21 agosto 2008

E se a surpresa afinal acabasse por ser Quaresma...?

Acho que todos já chegamos à conclusão que Hulk não seria a surpresa que todos esperávamos.

Creio que Pinto da Costa deve-se ter entusiasmado quando viu aberta a possibilidade de um grande jogador assinar pelo Porto, acabou por falar cedo demais e depois teve que se desenrascar com o Hulk.

E se a grande surpresa fosse a permanência do Quaresma?

No último ano ficou na moda desvalorizar o peso e a importância que Quaresma tem na equipa, assim como, a sua enorme qualidade.

Infelizmente existem adeptos do Porto que de tão habituados a comer sardinha acabam por depois estar intoxicados pelo sabor desse peixe e não têm o gosto necessário para apreciar um bom Caviar como é Quaresma.

É um facto, Quaresma não é o tipo de jogador que seja de jogar em palcos como o campeonato português, é mais normal vê-lo em palcos como Camp Nou, Bernabeu, Old Trafford, San Siro, etc.

Por ser tão diferente do que estamos habituados se calhar leva a que as pessoas tenham problemas em aceita-lo e em dar valor aos momentos mágicos que nos proporciona. Porventura não estamos habituados a jogadores desconcertantes como ele e de qualidade acima da média como ele. São demasiados anos a levar com jogadores que fazem sempre o passe com a parte de dentro do pé, que puxam sempre para a linha e não arriscam o duelo individual, de jogadores que passam para os lados e para trás e que fazem com que as pessoas elogiem aquilo que denominam o jogador á Porto mais pelo suor na camisola que pela qualidade do seu jogo. Têm tendência a valorizar mais a transpiração e menos a inspiração.

Não tenhamos dúvidas, eu aprecio o jogador á Porto, naquela acepção de jogador identificado com a cultura de vitórias do clube, que deixa tudo em campo, que nunca desiste de lutar até ao último minuto…Mas não nos enganemos, ter jogadores que tenham isto tudo mas que não nos encantem não faz com que nos dê gozo ver um jogo de futebol sem ser do nosso clube.

Imaginem o Manchester com 11 John O Shea ou Fletchers, é um jogador que se esforça e sente a camisola como poucos, ou um Barca com 11 Puyols, seriam equipas que correriam muito, se esforçariam muito, mas aí aonde fica o espectáculo, a magia, a arte, o divertimento do público?

Sim, porque queiram ou não o futebol actualmente é muito mais que um simples desporto de ganhar ou perder, é um espectáculo, é uma arte e isso o provam jogadores como Zidane, Deco, Figo, Cristiano Ronaldo e por muito que não gostem alguns…Quaresma.

Obviamente que é importante ter jogadores como Bruno Alves e Lisandro na equipa mas só com esses apenas os jogos não teriam o interesse que têm com um Quaresma que nos faz saltar da cadeira a cada vez que pega na bola porque ao contrário de outros , nunca sabemos o que vai sair dali, e é esse gosto e essa ansiedade pelo inesperado que fazem milhares de pessoas pagar um bilhete.

Lucho, Lisandro, Bruno Alves, Meireles, são de facto grandes jogadores, mas alguém acha que um desses jogadores faria qualquer adepto estrangeiro que se desloque a Portugal para ver um jogo pagar um bilhete só para ver qualquer um deles..? Não, esse efeito neste clube apenas Quaresma o tem.

São cada vez mais raros os jogadores que nos fazem saltar da cadeira, que nos façam pagar um bilhte só para ver a magia do seu jogo…Quantos haverá por esse mundo fora…? 5, 6?

São poucos os jogadores que me fariam pagar um bilhete só para os ver jogar. Actualmente talvez: Messi, Cristiano Ronaldo, Kaka, Ibrahimovic e…Quaresma.

São os magos da bola…Aqueles que apesar de algumas vezes exagerarem na

jogada individual, ou estragarem um lance fazendo algo para agradar a bancada e alegrar o público, dão também a alegria ao jogo, o espectáculo, a emoção de ver coisas que parecem saídas de um sonho e que só os verdadeiros génios têm capacidade para a recriar.

Tal como todos os génios Quaresma é por vezes incompreendido e até injustiçado.

O estranho é ver pessoas do nosso clube a criticarem Quaresma e até chegarem ao cúmulo de dizer que ele não faz falta à equipa e depois elogiarem e defenderem de forma quase obsessiva jogadores absolutamente medíocres como o Mariano…

Tenho lido as coisas mais incríveis sobre Mariano…Quaresma é criticado por inventar demais, por jogar demasiado bonito, por ser individualista etc… Mariano é elogiado porque? Por ser esforçado, cumprir tacticamente e suar muito a camisola…. Isso faz dele um bom jogador? Quantos, milhares de jogadores fazem exactamente a mesma coisa…? Se colocarmos o Bruno Alves a extremo aposto que ele também suará a camisola como sua actualmente a central, com algum trabalho cumprirá tacticamente até porque tem cultura de defesa e aposto que se esforçará muitíssimo e ainda como bónus de ser capaz de marcar mais golos que Mariano e até quem sabe conseguir passar mais do que uma vez por jogo pelo seu adversário directo, coisa que Mariano não consegue.

Um jogador não pode ser titular do F. C. Porto só porque se esforça muito ou cumpre tacticamente porque isso qualquer jogador dos juniores seria capaz de fazer, isso é muito pouco principalmente se falamos de um extremo…Um extremo tem que ser muito mais que isso, tem que desequilibrar, ter técnica, capacidade de ganhar o um para um, qualidade de passe, capacidade de decidir, marcar golos e fazer assistências.

Agora se como Mariano existem milhares de jogadores a fazer exactamente o mesmo eu pergunto: quantos jogadores no Mundo fazem o que faz Quaresma…? Quantos têm a sua capacidade e habilidade? Quantos conseguem decidir um jogo encravado com uma só jogada? Quantos fazem o público desfrutar e se entusiasmar como ele faz a cada trivela? Quantos conseguem dar espectáculo, alegrar as pessoas com jogadas inimagináveis e ainda serem efectivos para a equipa como jogador com mais assistências ou marcando golos decisivos?

Preferem um jogador que faça o mesmo que todo o jogador comum faz e que vos faça ver as mesmas coisas que já vêm todo o santo dia em qualquer jogo de futebol? Ou um que vos faça arregalar os olhos com pormenores técnicos que nunca imaginaram ser sequer possíveis de executar, enquanto pelo caminho decide jogos, faz assistências e que nunca se cansa de ganhar?
Nos últimos tempos virou moda também alguma comunicação social criar a ideia de que será mau para o Porto se Quaresma não sair , que será uma derrota para o clube não o conseguir vender e que será um foco de instabilidade.

1º Derrota não vender Quaresma? Derrota seria anunciar que um jogador não sai a não ser por uma grande soma e para um grande clube e depois transferi-lo para um clube qualquer…

Derrota seria se o jogador quisesse sair para o Betis ou para o Everton em vez de jogar no F. C. Porto.

2º- É mau Quaresma ficar no F. C. Porto para o clube…? Começo-me a sentir culpado e até isolado por ousar achar que manter um dos melhores extremos do Mundo no plantel é um grandioso reforço…

Desde quando manter um jogador que é claramente de outro campeonato no nosso clube é mau? Quer dizer, contratar Reyes e Aimar que não triunfaram em clubes médios de Espanha são reforços do outro Mundo, mas manter Quaresma que é pretendido por grandes clubes europeus não só este ano mas desde há muito tempo é um mau reforço…?

Tenho que me sentir culpado ou mal por achar que o Quaresma a ficar é um grandioso reforço, uma vez que é de longe dos melhores se não o melhor jogador do campeonato português e de longe o melhor jogador português a actuar em Portugal?

Serei muito estúpido por achar isso?

Devia estar triste e a chorar pelos cantos a pensar “que chatice do caraças pá, lá vamos ter que andar mais um ano a ter que ver golos lendários, assistências de trivela e grandes jogadas que só por si valem o preço do bilhete.., que chatice pá, agora lá vamos ter que ter de juntar ao Lisandro e ao Rodriguez a magia de Quaresma e fazer um dos melhores trios de ataque que este campeonato alguma vez conheceu…”

Nós devíamos estar tão tristes e preocupados com a permanência do Quaresma no plantel como os adeptos do Manchester devem estar desolados com a permanência de Cristiano Ronaldo no seu…Realmente é muito chato quando temos que ficar com craques mundiais no nosso plantel.

O engraçado é ver como a estratégia e o discurso muda consoante a conveniência…Os mesmos jornais que hoje falam de que Quaresma é mais problema do que solução para o Porto e encaram a sua permanência no plantel como algo mau e que até é um jogador que atrapalha a equipa, são os mesmos jornais que no ano passado falavam de uma dependência da equipa em relação ao Quaresma e que logo após que os clubes de Lisboa se viram arredados da luta pelo título e já não tinham mais nada para se motivar anunciavam a morte do projecto vitorioso do F. C. Porto porque era certo e seguro que perderiam Quaresma e que sem Quaresma o Mundo acabaria…Teses catastróficas que já conhecemos de há muito tempo, ou não se tivesse dito o mesmo de: Deco, Jardel, Mourinho etc.

No final de tudo, os mesmos que escreviam isso agora escrevem que afinal nós ficamos mais fracos por ficarmos com um jogador que eles anunciavam como o responsável pelo nosso sucesso…? Estranho não é?

Eu vejo aqui uma dupla vitória… Ao longo desta pré temporada Jesualdo preparou a equipa para jogar sem Quaresma jogando pelo seguro, e provou que afinal existe vida para além de Quaresma e que o F. C. Porto será sempre competitivo saia quem saia apesar de como é óbvio perder qualidade e agora depois de o provar ainda poderá ajudar á festa e tornar a equipa que já está entrosada e mecanizada aquele toque de magia e de criatividade que falta, a cereja no topo do bolo que será o tal jogador que decide que é Quaresma e que todas as grandes equipas têm que ter.

O estranho é ver portistas a deixarem-se levar nessa onda de criticar a permanência do Harry Potter e de quererem desvalorizar a sua importância no clube nos últimos anos e a sua inegável qualidade.

Uns afirmam que sem ele melhoramos nos livres. Ainda bem., sem ele foi possível que outros demonstrassem qualidades na marcação de livres, com ele ganharemos mais uma opção e não mais um problema. Alguém é ingénuo ao ponto de achar que é o Quaresma que decide ser ele a marcar os livres todos…? É claro que é uma opção de Jesualdo. Errada? Claramente, mas tal como são outras como a aposta num jogador que supostamente deveria ser extremo e como tal desequilibrar no duelo individual e não tem a mínima classe que é Mariano, ou mal como apostar num defesa esquerdo ao estilo de Mareque, pequeno, lento, pouco ofensivo e permeável na defesa que é o Benitez.

Outros afirmam que Quaresma se ficar fica desmotivado. É porque não conhecem a personalidade de Quaresma certamente…

Trata-se de um jogador orgulhoso, com um grande ego, mas acima de tudo um competidor nato. Só sabe jogar para a frente, só encara a vitória como alternativa e talvez por isso se adaptou tão bem ao F. C. Porto por mais que muitos duvidassem que se pudesse identificar com a cultura do clube.

Obviamente que o Ricardo ficará triste por não dar o salto para a grande liga que ele sempre desejou, mas isso passará a partir do momento que lhe derem aquilo que realmente o faz feliz…a bola. Poder recriar-se com ela, poder jogar perante um Dragão cheio, poder alegrar a vida de milhares de pessoas com um dom que só os predestinados têm.

Acho até que toda esta novela do Inter, e comentários como os que têm saído na imprensa italiana de alguns treinadores com o objectivo claro de facilitar a sua transferência para o Inter, assim como, os comentários de Mourinho e Moratti a dizer que não pagam tanto dinheiro por ele, só servirão para nos beneficiar…

Isto tudo assim como as reticências que por cá vão colocando sobre a sua importância no clube, e a sua qualidade para dar o salto, só estão a aumentar vontade de ele provar que estão todos errados.

Quando víamos um Quaresma acomodado com a sua situação de craque e pouco motivado para jogar numa liga demasiado pequena para o seu enorme talento agora se calhar estas pessoas estão de forma involuntária a despertar um monstro…

Se acham que já viram tudo esperem pelo que o nosso Ciganito é ainda capaz de fazer para os surpreender… Claramente estão a perturbar a pessoa errada e irão se arrepender, porque serão esmagados pelo seu futebol superior, verão ainda mais trivelas, passes de letra e golos antológicos, em vez de calar só a Luz,calará os grandes palcos por esta Europa fora e isto poderá ser o click necessário para demonstrar á Europa do futebol que ele é um jogador capaz de se tornar lendário,

Com o estimulo interno necessário que vai desde a confiança depositada por presidente e treinador e o carinho dos colegas e adeptos, Quaresma poderá ser o líder de um projecto ambicioso que passa, muito mais do que ganhar mais uma liga mas desta vez explodir na Europa e vingar duas eliminações na Champions que souberam a injustiça por o futebol que apresentamos.

Pinto da Costa nisso é exímio…Também de Deco se dizia em 2003/2004 que ficaria frustrado após o clube recusar uma proposta de 20 milhões de euros do Real Madrid para a sua venda. Aí Pinto da Costa foi importantíssimo na forma como o motivou e lhe lançou o repto de se sagrar esse ano campeão da Europa pelo F. C. Porto e sair em grande.

O mesmo Pinto da Costa deverá fazer com Quaresma. Fazer-lhe ver que se não pagam 40 milhões por ele não o merecem e que cabe-lhe a ele mostrar este ano a toda a Europa quem é o verdadeiro Ricardo Quaresma e que 40 milhões até sai barato e no final do ano em vez de estar á espera que um clube pague aquilo que ele vale, terá é que escolher entre os vários gigantes que lutarão por ele e aí demonstrará aos dirigentes do Inter o grande jogador que acabaram de perder por acharem demasiado caro. O mesmo aliás fez Carvalho ao ir para o Chelsea após o Real Madrid afirmar que nenhum central valia 30 milhões…depois arrependeram-se e não voltaram a cometer o mesmo erro com Pepe.

É perfeitamente irrelevante o facto de Quaresma não ter jogado a pré temporada com a equipa, uma vez que Jesualdo sabe que seria mais difícil para ele preparar uma equipa com Quaresma para depois perde-lo, do que ficar á espera de uma boa surpresa e inclui-lo numa equipa já mecanizada ,e que receberia com alguma comodidade -graças ao trabalho táctico realizado - o talento selvagem do Mustang.

Porque para se jogar a Champions não basta ter uma equipa organizada, colectivamente forte, pressionante, entrosada e que corra e se esforce muito, porque equipas dessas encontraremos várias, é preciso ter isso e ainda aquele bocadinho a mais que faz uma equipa passar de média a boa ou muito boa, que é ter um ou dois elementos com aquele pedaço de talento e capacidade de decidir o jogo numa jogada individual.

Lucho é um jogador cerebral, é fantástico e pensa o jogo todo da equipa mas não tem aquela capacidade de decidir sozinho como Quaresma, Rodriguez é muito forte e rápido e um jogador que dá muita verticalidade ao jogo do Porto mas falta-lhe a criatividade e o improviso de Quaresma e Lisandro é um tremendo avançado mas precisa de ser bem servido e para ele um Quaresma será um auxílio precioso nesse aspecto.

Temos visto um F. C. Porto organizado, a movimentar-se bem, bem solidificado mas com menor criatividade. Isso menoriza o espectáculo e o item do entretenimento que o jogo também deve ter e que Quaresma pode acrescentar, e falta também o tal elemento criativo que toda a equipa tem que ter, o jogador que sem ser um corpo estranho no processo de jogo colectivo possa ele, por si só, decidir o jogo quando o colectivo não funciona, que possa chamar a si as atenções e assim libertar colegas e dar aquele toque de imprevisibilidade ao jogo da equipa, dificultando assim as marcações e o estudo e desmantelamento dos processos de jogo da equipa.

Sem Quaresma ficamos com uma equipa bem mais fraca relativamente ao ano passado.

Ganhamos mais opções para o meio campo mas perdemos 3 elementos importantes sendo que dois deles estão nos melhores do mundo nas suas posições e por isso por mais bons que sejam os substitutos nunca serão tão bons.

Sem Quaresma ficamos com poucas opções de qualidade para as alas uma vez que sem Tarik temos que jogar com Mariano.

Já se Quaresma ficar na equipa podemos
dizer que o F. C. Porto manterá uma equipa talvez não ao nível do da época passada, mas, com o entrosamento de alguns reforços, com capacidade de se aproximar á equipa da época anterior e com o passar do tempo quem sabe até não conseguir ser melhor.

Mantemos um elemento criativo como Quaresma e acrescentamos do outro lado um jogador muito vertical, bom tacticamente e um poço de energia que é Rodriguez que fará com que tenhamos as alas mais equilibradas em relação ao ano passado que tínhamos 2 virtuosos como Tarik e Quaresma mas que eram de pendor bastante ofensivo e parecido.

Assim ganhamos um trio de ataque de classe mundial, capaz de desfeitear as melhores defesas da Europa e capaz de impor respeito em qualquer campo que entre.

Ganhamos também mais opções de qualidade no banco, coisa que não tínhamos na época passada, ganhamos um excelente opção atacante com Tarik que será arma secreta, podemos ainda vir a ganhar finalmente um ponta de lança se Hulk for pelo menos melhor que Farias o que não se afigura difícil, teremos como já mencionei mais opções para o meio campo e ainda um reforço importante para o centro da defesa que é Rolando.

Infelizmente não é uma substancial melhoria porque não se fizeram os investimentos correctos que teriam que passar por um grande trinco para o lugar de assunção e um lateral esquerdo de elevada qualidade que pegue de estaca no lugar, mas já é muito bom podermos pelo menos ter margem de manter o nível da equipa titular do ano passado e ainda reforçar as opções que temos no banco.

Por tudo isto torço para que seja esta a surpresa para esta época: Ricardo Quaresma.

35 comentários:

  1. Ricardo Costa,

    Escreves cada testamento. :)

    A qualidade do Quaresma não está nem nunca esteve em causa. É concensual que o Quaresma é um jogador com capacidades técnicas bem acima de média.

    A questão fulcral reside no seu rendimento e de que forma o Quaresma consegue contribuir para o jogo colectivo da equipa. Se o Quaresma fosse capaz de manter um nível competitivo elevado durante os jogos e ao longo da época, alguém iria pôr em causa o Quaresma? Seria, de longe, um dos melhores jogadores do mundo. E, garantidamente, já não estaria no FC Porto porque 40 milhões de euros seriam uma pechincha. Ou os grandes clube europeus andam todos a dormir? Ele é bom mas ainda não vale 40 milhões de euros e por isso ninguém se disponibilizou para os dar. Se o Cristiano Ronaldo tivesse uma cláusula de 40 milhões já não estaria no Manchester. São jogadores diferentes. O Cristiano Ronaldo é mais completo mas eu acredito que o Quaresma podia atingir o nível competitivo do CR.

    A sua capacidade técnica devia ser usada para desequilibrar individualmente nas jogadas de um-para-um e em prol do colectivo. O grande problema do Quaresma é só tem sido capaz disso em alguns momentos e não continuamente. Há jogos que chega a ser irritante. Não foi por acaso que foi assobiado no Dragão.

    Falta ao Quaresma uma forte capacidade mental. Qualidade tem ele de sobra. Precisava de ter um treinador que o preparasse mentalmente, que o tornasse mais forte, mais constante.

    ResponderEliminar
  2. O artigo é tão extenso, que a determinada altura fica dificil entender a mensagem que tenta transmitir. :(

    Quaresma será um grande jogador sim, quando conseguir imprimir constância às suas actuações ao longo da época. É evidente que como portista gostaria que ele fizesse parte do plantel, a questão será mais: Será que Ricardo Quaresma quer ficar no FCP?

    Outra coisa que me faz confusão é o porque da birra contra o Mariano, pelo amor de Deus, deixem o coitado do homem trabalhar em Paz. Será dificil entender que assim torna a tarefa do jogador (Mariano) mais complicada e os unicos prejudicados somos nós, os adeptos?

    Saudações Portistas.

    ResponderEliminar
  3. Também eu adoraria que o Quaresma ficasse, mas o melhor Quaresma. O melhor de sempre, de preferência. Mas qual Quaresma pode ficar no FC Porto? Qual?

    Alguém duvida se o melhor Ronaldinho Gaúcho ainda continuaria no Barcelona ou, pelo menos, se fosse transferido nunca seria pelos 20 milhões. Seria por muitos mais.

    Porque motivo o Manchester não quer, por dinheiro nenhum, desfazer-se do Cristiano Ronaldo porque já viu o melhor CR e acredita que vai volta a ver ou até melhor nesta época.

    O melhor Quaresma. Motivado, empenhado, disponível para crescer competetivamente, para se sacrificar em prol da equipa, para respeitar o treinador e para perder os tiques de vedeta. Esse Quaresma nunca seria um problema mas sim uma fantástica solução.

    Esse é o busilis. Se o Quaresma ficar, que Quaresma teremos?

    Nem tu, Ricardo Costa, sabes a resposta.

    ResponderEliminar
  4. Seja qual for o Quaresma que fique, tenho a certeza que será sempre melhor do que um esforçado MAriano, jogador que até aprecio.

    O Quaresma não é um problema um jogador deste nivel será sempre uma benção em qualquer equipa, e a comparação com Ronaldinho não tem qualquer tipo de lógica, o Quaresma nunca sabotou a equipa, nunca minou o balneário, esteve por vezes menos bem mas ao contrário do brasileiro nunca se esteve "nas tintas" para o clube.

    Sei que o FC Porto sem Quaresma fica mais pobre.

    Força Porto

    ResponderEliminar
  5. O FC Porto sem o Futre, o Gomes, o Madjer, o Domingos, o Kostadinov, o Aloísio, o Branco, o Jardel, o Deco, etc, etc, também ficou mais pobre e não passou a jogar com 10 e muito menos deixou de continuar a ganhar.

    ResponderEliminar
  6. O que quer dizer se pudessemos, na altura, continuar com o Futre o Madjer o Deco o Branco teriamo-lo feito e sem dúvida que ganhariamos ainda mais.

    o FC Porto é mais forte com o Quaresma do que sem o Quaresma, é apenas a constatação de um facto, logo o FCPorto fica mais pobre com a sua saida. O que não é o mesmo que dizer que o clube deixa de ganhar...poderá é ganhar menos.

    ResponderEliminar
  7. É claro e óbvio que é muito melhor ter um Quaresma nem que seja desmotivado a um Mariano no topo da sua motivação...
    .
    .
    E eu não acredito nessa desmotivação,se o Quaresma ficar ficará com o orgulho ferido e quererá provar a todos que ele é mesmo um jogador especial.
    .
    .
    É incomparável Ronaldinho a Quaresma como bem o disseram.
    Ronaldinho ha dois anos que não joga nada no Barça,sai todas as noites,tem problemas disciplinares graves e de falta de profissionalismo (em espanha fizeram a contabilidade e no ano passado faltou a 90 treinos ficando antes no ginasio,na piscina etx).
    Ronaldinho é um ex jogador em actividade, Quaresma é dos melhores extremos do futebol mundial e neste momento muito melhor jogador que Ronaldinho que é só markting e pouco mais.
    .
    .
    Hoje saíu a notícia de que o Liverpool estará disposto a apresentar proposta ao F. C. Porto por Quaresma e assim entrar na luta com o Inter.
    Isto pode fazer disparar a proposta do Inter uma vez que em Italia se comenta o mau estar de José Mourinho em relação a Massimo Moratti por não lhe ter dado ainda Quaresma que foi dos seus 1ºs pedidos e que vive um impasse há demasiado tempo.
    .
    .
    Diz-se que o Liverpool prepara-se para oferecer uma 1ª proposta de 25 milhões de euros.Ainda longe dos 40,mas sabe-se que o Porto pode baixar para 30 milhões de euros com algumas contrapartidas.
    .
    Se for para o Inter,que paguem 30 milhões mais o Pélé.
    .
    Se for para o Liverpool que paguem 30 milhões e incluam o Lucas no negócio,ou como empréstimo com o Liverpool a pagar os vencimentos ou com a venda de metade do passe ou a sua totalidade.
    .
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  8. Se no inicio da pré temporada acho que quaresma poderia sair sem muito prejuízo para a equipa, nesta altura acho que deveria ficar e acharia um absurdo se sair por menos que os 30M.

    Se por um lado gostava que a sair fosse para o Inter para ser treinado pelo mourinho, por outro lado gostava que outro clube o contrata-se e o inter tive-se a lição que o real teve em 2004 quando não quis pagar pelo Ricardo carvalho e contratou o woodgate (o real aprendeu a lição e pagou o que foi pedido pelo Pepe), quem sabe se o inter não será o proximo.

    ResponderEliminar
  9. Confesso que li o longo post em diagonal, mas acho que apanhei o essencial e não posso estar mais de acordo com o Ricardo Costa.

    Devo esclarecer que adoro sardinhas, mas não desdenho um bom caviar...

    Posto isto, "inch'alá" o Ricardo Quaresma continuasse no FCPORTO, mesmo que, às vezes, o brinde com impropérios (mudos, contidos, ou o que queiram, porque não há que dar o flanco dos sentimentos efémeros aos adversários, quiçá inimigos). Mas o prazer aos olhos e aos sentidos (e a eficácia) do seu futebol também me deram MUITOS momentos (perenes) de prazer inigualável. Além disso, matematicamente, se quiserem, é dos mais PRODUTIVOS, e com um extra, A ESTÉTICA, que não encontra preço tabelado no mercado.

    Por isso, se o QUARESMA ficar, e OXALÁ fique, eu também fico MUITO FELIZ.

    ps: acabo de ler o comentário do 'sirmister', que também comento: '100% de acordo'.

    ResponderEliminar
  10. Quaresma se ficar vai ter de ir ao psicólogo, pois deu toda a ideia que durante o estágio da pré-época andou com cara de frete.
    Acredito que ele «vá» só não sei por quanto. Tenho a ceteza que é o melhor para todos

    ResponderEliminar
  11. Estou de acordo contigo hurakatai!- é isso tudo!

    ResponderEliminar
  12. Por mim, os jogadores podem ir todos, cada um a seu tempo. Já vi entrarem e sairem tantos jogadores que não me preocupo com isso.

    Eu sou adepto do clube e não de jogadores, treinadores e dirigentes. Enquanto o meu clube existir estou-me maribando para quem vai embora.

    Eu sou portista e não quaremista ou outro qualquer.

    ResponderEliminar
  13. Nunca tive jogadores-ídolos. O meu ídolo é o clube. Tenho bandeiras e cachecois em que só aparecem os simbolos do clube. Nunca jogadores, treinadores ou dirigentes.

    FC Porto sempre. O resto, tudo passa e passará.

    ResponderEliminar
  14. Completamente de acordo com o hurakatai... no Porto tive dois grandes ídolos de infância: Domingos e Vitor Baía (quando estavam a aparecer). O Porto é um clube vendedor, portanto não me faz qualquer impressão que se venda este ou aquele, dependendo do "timming", claro. Voltando ao Domingos foi com muita satisfação que o vi ao meu lado na final da Taça com um cachecol do Porto ao pescoço. Já o Jorge Costa não me merece metade da admiração... ainda ha dias numa grande entrevista que deu para um jornal semanal que saiu recentemente o jornalista o questionava acerca do "seu Porto"... ao que ele respondeu: "que meu Porto? O meu Olhanense...". Deve querer chegar a treinar um grande de Lisboa. Já Domingos ja por várias vezes admitiu que lhe custa defrontar o Porto como treinador, e que nunca esconderá que é Portista.

    ResponderEliminar
  15. O Jorge Costa...

    O 'portismo' desse gajo dava aqui uma bela posta...

    ResponderEliminar
  16. Excelente post!
    Apesar de criticar Quaresma quando acho que o devo fazer, concordo que se ele ficar será o melhor reforço que poderíamos ter.
    Agora era bom que a decisão seja rápida porque queria vê-lo derrotar outra vez o Benfica na Luz!

    ResponderEliminar
  17. todos reconhecemos o valor de quaresma, acho que quem não o fizer não percebe nada de futebol agr de facto o mais importante é esclarecer e resolver de vez toda esta novela, isto sim é importante e tem interferido com o inicio da época.

    se quaresma ficar óptimo, é preciso no entanto saber educa-lo e preparar-lhe mentalmente para a época que se avizinha.

    se não ficar espero msm é que o porto o saiba substituir pq como já aqui disse várias vezes acho que apesar de termos um bom plantel acho que se trata de um plantel algo desequilibrado. faltam jogadores para posições importantes em virtude de algumas vendas e perdas de jogadores.

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  18. Ricardo Costa :

    Tem calma...

    Vais ver que todos nós vamos , de facto , ficar surpreendidos !


    Abraço

    ResponderEliminar
  19. De facto o PdC devia fazer um esforço para Quaresma ficar... talvez oferecendo-lhe mais alegria... contratando jogadores mais portugueses e mais competitivos... para o assalto à Champions que é o que realmente interessa a qualquer Portista.

    Quaresma é nosso! E deveriamos querer que assim se mantivesse...

    o dinheiro meus caros... como vimos esta época... Sapuranu por Bosingwa... não traz felicidade.

    Cumprimentos Portistas!!!!

    A propósito... grande post! Bem hajas...

    ResponderEliminar
  20. Hurakatai:

    Já somos dois.Também nunca comprei nada que dissesse FCPorto campeão etc, porque me fiz portista quando nada ganhavamos. Acho mesmo que seria tão portista como sou, se nunca tivessemos ganho nada.
    Nunca tive idolos em nada na vida.
    Sou um tripeiro/portista de gema e isso basta!
    Saudações Portistas!

    ResponderEliminar
  21. Eu também gostava que o Quaresma ficasse. Eu já me vi a imaginar um trio de ataque composto por Quaresma, Lisandro e Rodriguez, sob o comando do Lucho, mas não sei que Quaresma vai ficar, se ficar. Não sei como iria aquela cabecinha reagir à frustração de não concretizar o seu legítimo sonho de jogar num campeonato mais mediático e mais bem remunerado. Claro que reconheço ao Presidente capacidade para o motivar. E o facto de ter havido algumas pessoas, como supostamente o presidente do Inter e alguns treinadores italianos, o desvalorizarem, é um bom argumento para o levar a jogar de raiva e a demonstrar todo o seu génio, tenho é algumas dúvidas que o treinador tenha capacidade para gerir as suas reacções, quando as coisas não estiverem a correr bem, como inevitavelmente irá acontecer uma ou outra vez.
    Mas eu também gostava que o Futre, o Deco, o Ricardo Carvalho, o Pepe, o Anderson e mais alguns tivessem continuado no Porto, porém eles foram embora, esta é a realidade com que temos de viver. Todos eles foram úteis ao FCP, quer desportivamente que económicamente, e isso é que é importante. O Quaresma desportivamente tem sido útil, embora por vezes irrite os adeptos,não podemos esquecer o quanto ele também irrita os defesas adversários, portanto se sair por um valor justo,não certamente os tais 18 milhões de euros, que seja muito feliz, cumpriu a sua missão e o F.C.Porto continuará grande.
    A propósito de idolos, eu também não tenho, nem nunca tive idolos e também me fiz portista quando nada ganhávamos e seguramente não deixaria de o ser se voltasse-mos a esse tempo, mas ò meu caro azulebrancodixit, não era nada agradável chegar ao trabalho á segunda-feira e ouvir os benfiquistas a falar dos andrades não acha?

    ResponderEliminar
  22. Pois, para alguns comentadores, independentemente do assunto, a culpa é sempre do Professor Jesualdo...


    Sempre! E a malta também tem os olhos bem abertos...

    ResponderEliminar
  23. Resolveste atrofiar c'o Mariano e prontos, mas tu tambem nao gostavas do Tarik ha' um ano atras, por isso...

    Nenhum Portista que eu conheca diz que o Quaresma vai ser um problema.

    Claro, que toda a gente gosta de ver o Quaresma jogar e toda a gente acha que ele e' uma mais-valia, mas se meteres 10 Quaresmas em campo + um guarda-redes, perdes de certeza.

    Penso que a divagar nao vais encontrar a resposta.

    Se ficar, fica. Se nao ficar... boa sorte, boa noite e um paralelo.

    Fosga-se !!!

    Passa p'ro proximo capitulo...

    ResponderEliminar
  24. Ah, esqueci-me de referir:
    Dizes que o Rolando e' um reforco importante para a defesa, mas assim que ele entrar e mandar um falhanco "tipo Stepanov", vens aqui crucifica-lo logo a seguir.

    Como e' que sabes o valor do Rolando ? Ainda nao se viu com a camisola do Porto, por isso...(nao me digas que viste os jogos todos do Belenenses o ano passado).

    Acredito mais no Stepanov, que foi crucificado em dois jogos, do que propriamente no Rolando (criado pela comunicao social, tipo Paulo Madeira.)

    Todos os jogadores, sao importantes !!!

    Se nao me engano, tambem nao gostavas do Cech e agora choras por ele (tambem era o unico defesa esquerdo que centrava as bolas em condicoes).

    Bibo' Porto !!!

    ResponderEliminar
  25. Sonicmale69,
    Acho que disseste tudo : Fosga-se, passa pr'o proximo capitulo.

    Ricardo,
    Este assunto ja foi debatido, re-debatido e voltou a ser debatido. H'a uma semana escrevia que a telenovela quaresm a ja enjoava e a maior parte das pessoas que por aqui passam diziam o mesmo.
    Porque voltar a bater no ceguinho !
    E' preciso escrever uma telenovela, para chegar a conclusao que so os habituais assobiadores do dragao e' que acham que o Qauresma, se calhar, de em quando, talvez, nao sei ao certo, e' um jogador mais ou menos !
    Quem tem dois olhos na cara, sabe que o Qauresma e' enorme e seria uma imensa alegria caso ele ficasse.
    foda-se, ja chega de telenovelas e testamentos tipo, canto VI dos Lusiadas.
    Sei que tens grande eloquencia e pretendes expor as tuas as ideias, mas foda-se, nao facas tipo Diego, joga simples e rapido como o Lucho e tudo sera melhor. Nao compliques o que e' facil.
    Agora, vamos mas e falr de bola.

    ResponderEliminar
  26. Não conheço nenhum jogador que dividi-se tanto a opinião dos adeptos portistas e sinceramente esta novela já me enoja, porque me faz lembrar os folhetins de inicio de época, mas dos clubes da 2ª circular.
    O que realmente interessa é o FUTEBOL CLUBE DO PORTO e não o Quaresma, antes dele houve grandes jogadores e depois dele irão vir muitos mais...
    No entanto acho que o F.C. do Porto deve vender o Quaresma, mas não ao desbarato e já agora para qualquer outro clube que não o Inter, só para meter nojo ao Mourinho e principalmente ao Moratti!!!

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  27. 1000 dias à campeão
    É PRECISO RECUAR MUITO PARA VER OS DRAGÕES A PERSEGUIR NO CAMPEONATO

    «A data que marca o arranque da Liga para o FC Porto coincide com um marco histórico: 1.000 dias a olhar para baixo no campeonato, 1.000 dias sem que nenhum clube chegue ao final de uma jornada com mais pontos do que os dragões.

    Desde 28 de Novembro de 2005, data de um triunfo em Barcelos (1-0), que os portistas não dão hipóteses à concorrência na maratona da Liga, contrariando a tendência evidenciada nas provas a eliminar, sobretudo ao longo da era Jesualdo Ferreira. Este é, vincadamente, um FC Porto para provas de resistência.

    O professor, que entra na terceira época de azul e branco, deu seguimento ao legado de Co Adriaanse, técnico que iniciou a sequência de sucessos na principal prova do calendário nacional. Depois de ter roubado a liderança ao Sp. Braga de... Jesualdo, não mais o holandês cedeu, reconquistando o título para o Dragão após uma decepcionante época com Del Neri, Victor Fernández e José Couceiro.

    A consistência já rendeu três títulos e por certo a equipa não descurará a oportunidade de prolongar a série, tendo para tal de conseguir um arranque forte num campeonato que apresenta um calendário inicial muito complicado.»

    Fonte: Record

    Sei de fonte segura que Rui Cartaxana, um indefectível "portista", ao ler esta notícia, entalou-se enquanto degustava a sua malga de nestum com leite, acabando por derramar todo o conteúdo que continha na boca, quase caindo da cadeira. Este "portista" inveterado já se tinha habituado a ver o FC Porto na liderança mas não esperava por esta notícia e muito menos no seu jornal preferido. Desatou logo a fazer contas com os dedos: "Ora, deixa cá ver. Três épocas dão... dão..., bom, é fazer as contas."
    Perturbado, disse para os seus botões: "Não sei como uma notícia destas sai no 'Record'. A semana estava a correr tão bem. No Sábado, perderam a Supertaça. Ontem, o Nelson ganhou a medalha de ouro. Tinham logo que vir com uma notícia destas. Fizeram de propósito para me estragarem o dia. No meu tempo, era impossível sair uma notícia destas. Isto é daquelas coisas que toda a genta imagina mas enquanto nenhum jornal dissesse nada, fazia-se de conta que não era verdade. Já estou mal disposto para o resto do dia.Dasssseeee"

    ResponderEliminar
  28. Esta novela Quaresma, faz-me lembrar a novela Deco.

    O Chelsea dava mais dinheiro, mas o Deco tinha apalavrado com o PdC, algo que o fez ir para Barcelona. Mal o Inquelino saiu do Chelsea, o Deco saiu do Barcelona para o Chelsea. Eh..eh...eh.

    Será que não estamos no mesmo com o Quaresma?

    Acham que o PdC já se esqueceu da final da liga dos campeões e de todo o tratamento que o clube teve aquando dos festejos com os sócios e simpatizantes?
    Não me parece. " Largos dias têm 100 anos" Lembram-se?

    Reparem na coincidência da afirmação de PdC na intransigência dos 40 milhões menos um euro, quando alguêm falou que o Inquelino andava a aprender italiano.

    Por isso aparece na ABOLINHA, " Suazo interessa ao Benfica" ????
    Este esteve apalavrado no negócio Quaresma/Inter/Manccini.

    Está quente...muito quente.
    Alguêm deve estar a fumegar, com isto tudo, e não deve ser o PdC, nem o FCP.

    Nisto tenho pena do Prof., e estou solidário com ele. Mas os interesses do Clube estão acima de qualquer um.

    ResponderEliminar
  29. Dragon4,

    Diga-me, foi você que descodificou o Código Da Vinci?

    ResponderEliminar
  30. Não....Só o código
    Quaresma/Inquelino/PdC/JM/Inter.

    Este é bem mais dificil, que o Da Vinci.
    Por mais voltes que se dá, só entregando 40, é que a caixa abre.($$$)

    ResponderEliminar
  31. Caro SonicMale 69:
    .
    Já vi que é um fã do futebol mágico de Mariano...Peço desculpa se lhe incomoda o facto de achar estranho o Mariano ser tão elogiado por uma ala portista enquanto Quaresma é tratado como um qualquer depois do muito que já deu ao clube.
    .
    .
    De resto,acho que me está a confundir com outro blogueiro.
    1º porque eu nunca crucifiquei o Mark Cech e muito menos chorei por ele.
    O Marek Cech como lateral esquerdo era uma opção interessante para ter no banco,como médio era mau demais por ser extremamente defensivo.
    .
    Não era um grande jogador,mas atendendo que o mandamos embora para ir buscar o suplente do Lanus,entre ele e o Benitez sem dúvida que Cech até parece o Roberto Carlos...
    .
    .
    Sobre o Rolando,por acaso assisti a vários jogos dele nã só pelo Belenenses como pelas selecções jovens e por isso conheço o seu valor...
    Estranho é haver gente capaz de jurar que Tomás Costa,Hulk etc são craques porque esses sim eu não sei como as pessoas acompanharam as suas carreiras...Principalmente o Hulk que jogava na 2ª liga do Japão.
    .
    .
    Rolando é a meu ver um reforço importante,não apenas pela sua valia e pelas suas características que podem ser muito bem trabalhadas na excelente escola de centrais que é o Porto,mas acima de tudo, pela sua juventude e por ser português.
    Será um bom substituto para Pedro Emanuel que já começa a ficar velho para estas andanças.
    .
    Sobre o Stepanov,actualmente coloco-o atrás de Rolando,pois Rolando em Portugal já provou mais que Stepanov que sempre que foi chamado cometeu erros muito comprometedores para a equipa.
    .
    .
    Não vejo que o Stepanov seja peco de todo,tem algumas características interessantes,mas faz-me lembrar o Pepe quando chegou,ás vezes parece que lhe para o cerebro e comete erros e distracções absolutamente infantis.
    O Stepanov precisa de trabalhar mais e corrigir algumas falhas de concentração antes de pensar ser titular no F.C. Porto.
    Não sei se irá evoluir e aprender como o fizeram Bruno Alves e Pepe ou se irá estagnar.
    .
    .
    Surpreende-me a dispensa dde João Paulo.
    Era um central interessante e polivalente podendo também jogar a trinco e em vários jogos cumpriu bem.Mais que Stepanov e tinha a vantagem de ser português.
    Acho mesmo que era um jogador capaz de se impor no F. C. Porto e uma boa opção para o banco,mais inclusive que o próprio Stepanov.
    .
    .
    .
    Sobre as pessoas que dizem que haverá Porto para além de Quaresma,eu próprio o afirmo no texto.
    O que não invalida que ele faça falta e que seja melhor que ele fique no plantel.
    Este plantel sem ele ficará muito mais fraco,principalmente porque não está dotado de jogadores com a a sua capacidade de de decidir um jogo sozinho e a sua criatividade na condução da bola.
    .
    Perder Quaresma e não contratar nenhuma mais valia que nos dê esse pedaço de criatividade e imprevisibilidade fará com que fiquemos com uma equipa mais fraca relativamente á época passada e mais fácil de estudar e anular.
    .
    A saír espero que saia em grande e só por uma avultada soma e alguns jogadores em troca que possam fortalecer algumas posições mais enfraquecidas neste plantel.
    .
    Pélé sería importantíssimo para se fixar a trinco e libertar Meireles e Lucho.
    Um lateral e um avançado seríam também benvindos.
    Preocupa-me é a Sad vender Quaresma e não aproveitar o dinheiro da sua venda para fortalecer o plantel com efectivas mais valias que bem precisa,e não apenas promessas que ainda têm que ser trabalhadas até entrarem na 1ª equipa.
    .
    .
    ps-1ª má notícia,Candeias não pode jogar no Domingo.
    Já há desculpa para o deixar de fora nas próximas 20 convocatórias ou deixa-lo jogar só 5 minutos de vez em quando e desperdiça-lo na intercalar...

    ResponderEliminar
  32. O' Ricardo, nao me use como bode expiatorio. Eu nao acho que o Mariano seja nenhum portento ou especial de corrida. Eu so' tenho referido e' que a mesma coisa aconteceu com o Tarik no ano passado, por isso vamos ver se o Mariano evoluiu (com tempo de jogo e rotinado com a equipa).

    E' claro que eu prefiro la' ver o Quaresma que e' 100 vezes melhor !!!
    Espero que se arrume com esta questao de uma vez por todas(o seu sarcasmo em relacao aos meus comentarios nao me cai nada bem e as minhas palavras nao devem ser distorcidas)

    Se nao foi o Ricardo a criticar o Cech, entao foi alguem por aqui nos comentarios. Sei que foi neste blog, porque para mim e'"O Blog do Momento e de Sempre" e e' o unico blog portista que eu consulto diariamente.

    Continue e debitar os seus pensamentos nesse teclado e que o triunfo do Porto na primeira jornada seja o prenuncio de um grande Campeonato e Liga dos Campeoes.

    (Concordo que o Pele' seria uma grande contratacao no pacote Quaresma).

    Peace !!!

    ResponderEliminar
  33. Caro Sonicmale 69:
    N�o tive inten�o de o provocar ou utilizar como bode expiatorio.
    Apenas quis-lhe fazer ver que dev�a estar enganado em rela�o � pessoa que fez essas considera�es sobre o Cech.
    .
    .
    Sobre o Tarik critiquei-o na altura como todos e com raz�o porque ele estava a render pouco,teve o trajecto que teve que ter quew foi o empr�stimo e depois voltou em grande.
    .
    EStranho � o Mariano jogar muito pior do que ele jogou na altura e n�s ainda o contratarmos...
    .
    .
    Aqui ficam os meus desejos de uma boa vit�ria do nosso clube j� no domindo e que para a semana estejamos aqui a discutir a boa exibi�o da equipa e espero eu a continuidade do nosso Harry Potter.Tor�o por isso,mas se sa�r que seja por uma elevada soma e que a aproveitemos para refor�ar o plantel que bem precisa.
    .
    .
    J� agora que amanh� o Sporting comece a perder e com um golinho do "nosso" Helder Barbosa. Acompanharei com mais aten�o o trajecto do Trofense s� para ver o futebol do Helder Barbosa.
    .
    E estou com fezada que o Benfica entra a perder ou empatar com o Rio Ave.
    ..
    sauda�es portistas e desculpe qualquer tipo de confus�o.

    ResponderEliminar
  34. Eu como portista posso parecer um desnaturado...mas NÃO precisamos de quaresma...


    É verdade é bom jogador, Deco também era e desenrrascamo-nos. Ele que vá, mas va´de uma vez por todas. Ele esta´a "mamar" dinheiro no porto (aposto que um mes deve ser o mesmo que muita boa gente ganha em muitos anos), para nem se quer jogar. Ele nem convocado, é.
    Se ele for a "supresa" eu fico decidudido. E é verdade Hulk nãio era a surpressa. Mas é muito bom jogador e porto tem muitos outros bons jogadores:
    Mariano é um dos melhores que o porto lá tem, e vai fazer esquecer o quaresma, tarik nem se quer se fala, Rodriguez tb é bom jogador, Hulk é estrela, Lisandro outro que não se comenta, Farias tb é bom de cabeça, e para que precissamos de usar 4x3x3? o 4x4x2 é mto, mto melhor em termos internacionais.
    A impressa e que insiste que o Quaresma é um jogador indespenssavel. não é. É apenas um jogador bom. Em dias bons joga bem e mete a cabeçados outros em água. Em dias maus só faz MERDA!!
    Mentalizem-se que ele é apenas bom jogador, pk é apenas isso, nada mais...

    ResponderEliminar