16 agosto 2008

Regressar à terra

O FCPorto, começou a época de 2008/2009 da pior maneira possível, perdendo o primeiro troféu, realizando uma exibição nada digna do seu estatuto de TriCampeão Nacional, frente à equipa que se tem revelado com a maior, e a mais difícil, "barreira psicológica" de vencer desde que Jesualdo Ferreira começou a liderar a equipa portista.

Depois de uma pré-época onde o FCPorto demonstrou ser uma equipa com personalidade, com categoria, com um colectivo muito eficaz, nesta partida, realizada no estádio do Algarve, ele foi o contrário de tudo o que se tinha visto, foi uma equipa sem qualquer sentido de colectivo, a querer resolver tudo individualmente, com muitos percalços, principalmente defensiv
os, e com falhas decisivas, quase dando de mão beijada a vitória aos seus adversários.

Com a entrada de 4 reforços na equipa titular, Jesualdo voltou a colocar Lisandro na posição onde ele menos gosta, e consequentemente menos rende, dando a Farías a tarefa de ponta de lança, tarefa essa que
se revelou péssima opção.

No meio-campo, Guarin actuava como trinco e, mais uma vez, mostrou que, definitiva
mente, pelas suas características, talvez, ainda não seja o trinco ideal, sacrificando Raúl Meireles que mais parecia um bombeiro a querer apagar todos os fogos na sua zona e na dos outros. Lucho Gonzalez é classe à parte no meio campo da equipa tricampeã, mas não pode fazer tudo e acabou por ser, injustamente, a figura mais infeliz da partida, falhando um penalty numa altura em que a equipa poderia reentrar na discussão do resultado.

Na defesa, com as laterais entregue a dois reforços, o quarteto teve várias falhas, algumas delas irreconhecíveis em jogadores como Pedro Emanuel e Bruno Alves, tendo-se safado Heltón que nada poderia fazer quanto aos golos.

O jogo foi todo muito confuso, com muitas faltas, muito trapalhão, muita bola pelo ar, o que prejudica jogadores que gostam mais de a ter no pé, o tradicional jogo de fim
da pré-época, o Sporting foi a equipa que melhor se adaptou a esse estilo de jogo, mostrando também um colectivo mais organizado do que a equipa portista, mas a partida realizou-se sempre com um ritmo muito vivo e intenso.

Na primeira parte, o Sporting começou melhor e a querer chegar depressa à
baliza portista, o FCPorto sentia dificuldades nas marcações no meio campo, embora a equipa sportinguista não tenha conseguido criar lances de perigo na baliza defendida por Helton.

Com o tempo a passar, o FCPorto começou a equilibrar mais as coisas, Lucho começava a destacar-se com passes de categoria, mas o tridente atacante portista
não teve muitos espaços para poder brilhar. Aos 33 minutos, num grande remate fora da área, Lucho enviou a bola ao poste criando a primeira grande oportunidade de golo na partida.

Mas quando se pensava que o empate era o resultado no intervalo, quase sem fazer por isso, e num ressalto de bola com sorte à mistura e também, com algumas falhas defensivas portista, Djaló sozinho em zona proibida desviou a bola de Helton inaugurando o marcador, o que era injusto para o que se tinha passado no primeiro tempo.

Na segunda parte, o jogo continuou vivo, mas muito pelo ar, o FCPorto procurava desfazer-se do colete de forças que o seu adversário lhe colocava, mas nem sempre procurava a melhor solução, usando e abusando de alguns individualismos.

Jesualdo Ferreira retirava do campo o inócuo Farías fazendo entrar Hulk no sentido de dar mais força ao ataque portista, mas no minuto seguinte, mais um golo que quase caiu do céu para o Sporting, Sapunaru a cortar um lance e não conseguindo concluir esse corte com sucesso entrega a bola a Djaló que não se fez rogado com a oferta e ampliava a vantagem. Mais uma vez, um golo vindo de um ressalto e de um erro defensivo nada habitual da equipa portista.

A equipa portista, depois de se sentir algo descoordenada com o golo sofrido, começava a apostar tudo. Raúl Meireles proporcionava a Rui Patrício uma grande defesa, Guarín saía para dar lugar ao irrequieto Candeias e o FCPorto começava a pressionar cada mais forte, mas sempre sem qualquer perigo.

Até que surgiu o momento que quase se pode dizer, como o momento que confirmou a derrota e a noite mais infeliz da equipa portista. Logo o jogador que mais classe despontou na partida, Lucho Gonzalez, falhou a oportunidade de o FCPorto diminuir a desvantagem desperdiçando um penalty, marcado de forma frouxa e denunciada. Se algum jogador não merecia sair de cabeça baixa era o argentino.

Até ao final, a equipa portista não conseguiu lances de perigo para dar a volta ao resultado averbando a primeira derrota oficial da época e repetindo o filme visto, na época passada, na mesma competição .

Por último, duas curtas referências: Carlos Xistra mostrou como se pode fazer uma arbitragem tendenciosa e habilidosa sem casos e sem influência no resultado mas com muito influência no desenrolar da partida, muitas faltas marcadas, a favor do pontapé forte de Rochemback, perto da baliza portista, esquecendo-se de marcar algumas ao contrário, amarelar jogadores do FCPorto que protestavam, normalmente, as suas decisões, de forma intimidatória e esquecer de amarelar alguns jogadores do Sporting com entradas violentas, a roçar a agressão, o mesmo Rochemback sobre Lucho, mostrando que, por vezes, não são necessários penaltys para prejudicar uma equipa.

A outra referência, é relativamente aos comentários da TVI, felizmente a RTP conseguiu ganhar os direitos sobre os jogos do campeonato nacional, os telespectadores de futebol agradecem, tamanha é a desfaçatez e a falta de isenção dos comentadores da TVI, nada que não estejamos habituados mas, felizmente, vamos ver-nos livres durante algum tempo.

O FCPorto regressou à terra, depois de uma pré-época positiva, mostrando que ainda tem muito trabalho pela frente, faltando a tal segurança que Jesualdo Ferreira falara na sua conferência de imprensa, mas apenas perdeu uma partida. A próxima semana, Jesualdo Ferreira, conjuntamente com os seus jogadores, tentará corrigir os, demasiados, erros que se viram durante este jogo afim de começar o campeonato da forma que nos sentimos melhor: a ganhar.

47 comentários:

  1. Notícia no jogo:

    "Lucho saiu a chorar

    Mal Carlos Xistra deu por concluído o encontro, Lucho González voltou a colocar as mãos na cara como que a tentar encontrar uma explicação para o que se tinha passado no relvado do Estádio do Algarve. O argentino até fez uma boa exibição, mas saiu do relvado de rastos e a chorar pela forma como foi incapaz de marcar. A trave desviou-lhe um remate e Rui Patrício defendeu a grande penalidade, razões mais do que suficientes para desanimar e sair a correr para os balneários com as lágrimas a escorrer. Aliás, Lucho nem quis saber da medalha a que tinha direito ou de agradecer o apoio dos adeptos, como fizeram os restantes companheiros."

    Lucho é um exemplo para todos os jogadores. Grande profissional..

    Obrigado por tudo "El Comandante".

    ResponderEliminar
  2. O problema não está inteiramente nos jogadores nem no treinador, mas sim na nossa direcção. OK, já reparei nos comentários anteriores que muitos dizem que culpar a direcção é uma desculpa barata mas não concordo e já passo a explicar porquê.

    Desde que o nosso clube se tornou uma SAD, o que interessa APENAS é dinheiro e umas comissões. Não estou inteiramente dentro do assunto no que toca a comissões (já agora agradecia a alguém como elas funcionam) mas ano após ano mesmo que ganhamos toneladas de dinheiro nas vendas de certos jogadores, vamos gastar uma boa quantia à América do Sul para a maior parte dos jogadores ficarem no banco ou serem emprestados.

    Até o Mourinho no primeiro ano que treinou o Porto (quando o Sporting foi campeão) fez essa análise sem papas na língua.

    Para evitar-mos essas situações, penso que precisamos de um treinador que dê o "Murro na mesa" que o Jesualdo apesar de ser um bom treinador, não é capaz de fazê-lo (é preciso ter muito estofo para um treinador conseguir-se impor à direcção).

    Se o Jesualdo no futuro sair, só quero uma pessoa a treinar o nosso clube: o meu treinador favorito a treinar até perto do nosso clube, o Jorge Jesus.


    Sobre os reforços:

    O Hulk até parece ser um jogador interessante mas pelo que demos não tinhamos nomes mais sonantes por aí para contratar e por menos dinheiro até? Ou então não se contratava ninguém e ficávamos com o Bruno Moraes, Pitbull e Renteria.

    Na defesa: Não vou crucificar o Sapunaru, visto que apesar deste jogo não ter jogado lá muito bem, parece até ser um jogador interessante, esperar para ver.

    O Benitez é apenas um jogador banal, mais valia ficarmos com o Marek Cech que esse era mais ou menos mas ao menos não gastavamos dinheiro no argentino.
    No meio-campo, o Guarin apesar de ser um grande centro-campista, não é (pelo menos para já) trinco, ele é mais ao estilo Lucho. Mas não tinhamos o Ibson, Castro ou Paulo Machado para ficar a número 8 como alternativas mais ou menos credíveis a Lucho ou para jogar ao lado dele?

    Trincos? O Fernando neste momento é o que penso que funcionava melhor ou então o Meireles jogar nessa posição, mas penso que ele rende muito mais ao lado do Lucho. No entanto para trincos (no banco) tínhamos o João Paulo que era um bom central de recurso e até jogava nessa posição quando fosse preciso.

    No que toca a extremos já tou a ver que o Quaresma ou vai ser vendido em breve ou então mesmo que fique não vai jogar por alguma razão interna do clube. No entanto não podíamos ficar com o Helder Barbosa como alternativa a Rodriguez?

    ResponderEliminar
  3. Sobre o Jorge Jesus, queria dizer: o meu treinador favorito neste momento a treinar no nosso país.

    Mas sim, basta ver o histórico dele nos clubes que passou. Basta ver como era o Leiria há uns tempos e agora como está. O Belenenses já tou a ver que vai sofrer o mesmo destino após a era de Jesus.

    Já agora, para ter atenção este ano ao Braga.

    ResponderEliminar
  4. Neste momento que nos pedem para por os pes na terra, vejo um Chelsea Portsmouth e delicio-me com o nr 20 dos blues....Quem e' este fantastico jogador que faz sonhar qualquer adepto ? Considerado o melhor em campo, no seu jogo de estreia fechou o marcador com um golo soberbo...Que saudades......

    ResponderEliminar
  5. Penso que a sorte do jogo foi factor decisivo na vitória do SCP...se o remate de luxo entra, o Sporting teria de tomar outra atitude tacticamente e abrir espaços para o nosso contra ataque e aí Rodriguez poderia fazer muita diferença...o Scp pouco mais fez que o FCP...cm a excepção dos golos (ambos cm muita sorte à mistura) não me lembro de nenhuma jogada mt mais perigosa que as nosssas...
    Preocupa me muito a complacencia que tenho visto para cm Rochemback...no sábado, no torneio do Guadiana foram apenas dois exemplos de entradas duras a que os arbitros fizeram vista grossa...e preocupa-me porque a visita a Alvalade está aí à porta...

    ResponderEliminar
  6. sealth,
    não podia estar mais de acordo, em relação ao treinador que gostava de ver no nosso FCP..Jorge Jesus (2º melhor treinador Português.. porque o 1º,é Mourinho). Pela sua disciplina, cultura táctica, método de trabalho sério, vontade de vencer!

    Em relação aos reforços, acredito, que todos têm muito valor, mas não para entrar na equipa para já, tirando o Sapunaru (apesar de ter falhado no jogo), são reforços, para irem se adaptando, o que é um erro, na medida, em precisávamos de jogadores feitos, para entrarem na equipa JÁ, porque com as saídas, de outro modo não poderia deixar de ser.

    ResponderEliminar
  7. Completamente de acordo stealth, a historia das comissões ja é uma vergonha a muito tempo... Perguntem ao Sr. Antero quanto é que recebeu dos russos, pelas vendas ao Dinamo de Moscovo, e na venda do Bosingwa ao Chelsea.
    Muita gente perguntou, o porquê da não utilização do Bosingwa na final da taça. É fácl explicar, vieram á Invicta os lacaios do Abramovich, e encheram os bolsos do Sr. Antero para fechar o negócio rapidamente. É lamentável mas é verdade. Não valeria mais alguns €€€€, depois do Euro 2008? Fica a questão, e muitas outras em relação a esta SAD.

    ResponderEliminar
  8. Acho engraçado alguns comentários.
    A sad é culpada de tudo que seja mau.
    O que conseguimos de bom, é fruto da argúcia e inteligência dos treinadores.
    Que eu saiba quêm autoriza a compra e dispensa de jogadores é o treinador, Pitbull, Ibson, Paulo Machado, João Paulo etc, etc.
    Quêm anda a queimar jogadores e quêm não muda a táctica para rentabilizar as qualidades dos jogadores é a SAD? Nunca pensei!!!
    Na era Mourinho, houve um jogador que não se adapatva ao 4-3-3, mas que jogava que se fartava no 4-2-2. Alenichev. Perguntem ao Mourinho o que ele fez, para rentabilizar este jogador. Existe um igual no FCP, actualmente mas o Burrualdo quer que o mesmo seja trinco, nem que seja à pedrada. Bollati, ou IBSON. Vejam o que se passa com o Renteria. Diz que é bom, que vai voltar e depois não o quer. Não é a SAD. É o homem que é teimoso.
    Só não foi porque ganhou o título. Aqui foi a SAD que o segurou e não o manda-chuva. O J.Jesus já tem pré-acordo com o FCP.
    Ctos

    ResponderEliminar
  9. Aqueles que dizem que o Bosingwe foi vendido pela SAD, esquecem-se que este jogador teve picardias com o treinador. Vejam o jogo Estrela - FCP. O jogador chegou a tempo e queria jogar a final. Quêm não o deixou foi a SAD ou foi o treinador? Vejam as declarações do jogador, que até chorou por não jogar.

    No FCP, estamos habituados que quando ganhamos, ganhamos todos e quando perdemos perdemos todos.
    Existem erros de parte a parte, mas quêm manda no jogo é o treinador e os jogadores. Sejamos claros e analisemos os factos com frieza.

    Agradeço que leiam a crónica dedicada a Bobby Robson, no Bibóporto. A transformação que a equipe e o clube tiveram com a mudança de IVIC, para Robson.
    Será que não estamos no mesmo? De 2 trincos adaptados e 4 defesas que até se estorvavam, para futebol de ataque? Aos 13 segundos do inicio da partida já ganhavamos por 1-0. Ou chegavamos a horas ao campo, ou perdiamos o 1-0.

    O Prof. tem por vezes tiques de treinador de equipes fracas. Azar dos azares, o homem considera o SCP, uma das equipes mais fortes da Europa, e jogamos como se sabe.

    Na minha modesta opinião ele até pode jogar com 2 trincos. Têm é que permitir que a bola seja movimentada para a frente com um passe de ruptura por cima e não só com a bola junto à relva. Este é que é o defeito do jogo do Prof. Por sua vez é a grande virtude do jogo do Paulo Bento. O trinco, ou o defesa central, enviam a bola pelo ar, para a cabeça do Derlei que a distribui para as costas da defesa. Ou colocam a bola nas costas da defesa, por cima ou por baixo. Por isso joga com 2 avançados que se complementam. Um que joga bem de cabeça e distribui jogo, e outro que recebe passes de ruptura por baixo e que roda rápido para a baliza. ( Derlei-Postiga (cabeça); Liedson, Djaló ( por baixo). No FCP a bola só é colocada por baixo, e sempre na entrega directa-lateral ou muito raro na diagonal. O PB sabe que o FCP só joga assim, por isso coloca o losango a funcionar, cortando as linhas de passe laterais, junto à relva. Obrigando o FCP a jogar directo pelas laterais, o que torna fácil defender ou fazer falta para parar o jogo.
    Só conseguimos passar este sistema com 3 avançados que se movimentem entre si, para obrigar os defesas centrais a mexerem-se. Como jogou o Glasgow Rangers em Alvalade. Como o Prof. coloca jogadores amarrados às linhas e um tecla estático...perdemos bolas atrás de bolas. Vejam as estatisticas do último jogo. Quêm no FCP, faz isto? Como não é feito, vendem o Postiga, e compram avançados que não o fazem, mas que podem receber a bola junto à relva. Continuamos a ter só um tipo de saída de ataque, e por isso somos demasiado previsíveis.
    Indicações de quêm? Da SAD ou do treinador?
    Só uma maneira de jogar não chega. Por isso podemos jogar em 4-4-2, ou 4-3-3, que enquanto não tivermos 2 tipos ou mais de saídas para o ataque, não vamos lá.
    Por isso a importância do Quaresma
    Nunca se sabia o que o hoe, ia inventar.Esta situação ajudava a tapar as limitações técnicas do Prof. Agora ficaram ainda mais a nu.
    Por isso o SCP, ganha com ainda mais facilidade.
    O que temos chega para ser campeão? Este ano não sei, talvez...

    Quanto ao SCP, acreditem que vamos perder os jogos todos, enquanto este senhor não perceber que a movimentação do SCP, é tão simples e directa. Que gozo deve ter o PB!!!
    Isto até, nem é novidade. O Mourinho já utilizava esta táctica.

    Ctos

    ResponderEliminar
  10. Senti os jogadores nervosos no inicio do jogo e também no inicio da 2ª parte. Em jogos decisivos os jogadores acusam muito a responsabilidade e é ai que se vê a qualidade de um treinador.
    Os jogadores do scp superam-se nestes jogos mas os do Porto acusam a responsabilidade em demasia.

    ResponderEliminar
  11. dragon4,

    "O J.Jesus já tem pré-acordo com o FCP", isso é o teu desejo?
    (também era o meu .. hehe), ou uma afirmação?

    ResponderEliminar
  12. O Bosingwa foi vendido pela SAD do FC Porto, num negócio que me pareceu bom. O que não me pareceu bem foi a vassalagem prestada ao Chelsea. Deixar que o jogador viajasse até Londres e depois aparecerem fotografias, no site oficial do clube inglês, com ele e o Peter Kenyon a celebrarem o contrato, na semana da final da taça, é pouco bonito de se ver. Também terá o Jesualdo culpa disto? Não, claro que não. Mais, depois disto não havia grandes condições para que ele jogasse. Eu pelo menos não gostaria de ver um jogador do meu clube (na teoria) alinhar com a camisola mais bonita do mundo sem a sentir, a enverga-la como quem muda de t-shirt todos os dias e escolhe uma que até já nem gosta muito porque a preferida está para lavar.
    Passado o caso-Bosingwa, era depois exigível que fosse contratado alguém que o substituísse. Veio o Sapunaru, uma incógnita porque ninguém sabia quem era o rapaz. Alternou jogos discretos com outros claramente positivos em jogos particulares. No primeiro jogo a doer teve um erro clamoroso. Eu, que apesar de nunca ter sido daqueles entusiastas que diziam maravilhas do romeno, não espero que ele seja crucificado por causa daquilo, é que ainda hoje vejo portistas dizerem cobras e lagartos do Secretário por uma coisa semlhante e não gosto, nem concordo. De qualquer modo talvez tivesse sido mais aconselhavel contratar o João Pereira, ficavamos com ele e com o Fucile para a direita.
    À esquerda havia um grande problema e foi "resolvido" com a contratação do Nelson Benitez, argentino suplente do Lanus. Está-se mesmo a ver que foi o Jesualdo a pedir a sua contratação. Ou seja, em vez de contratarem um bom lateral-esquerdo, vão buscar um desconhecido, para juntar ao Lino, que ainda para mais nem titular habitual era no seu clube.
    Não há milagres meus amigos, quando os reforços são, na maioria, nulidades, pouco ou nada se pode fazer, mas ainda é cedo e pode ser que alguns deles se revelem bons jogadores, como aconteceu com o Pepe. Pode ser também que aqueles que já lá estão há algum tempo, e que nós bem conhecemos, cheguem para segurar o barco. Somos tricampeões e isso vale alguma coisa, nem que seja só no papel.
    Acredito e desejo que estas preocupações que exponho não façam grande sentido para esta época, mas para épocas vindouras, em que já não teremos, por certo, Lucho, Quaresma, ou Bruno Alves e os seus sucessores estejam longe de os fazer esquecer, aí talvez façam algum sentido. A ver vamos e quero muito estar enganado.

    ResponderEliminar
  13. Mais uma coisa, o Quaresma não vai jogar com o Belenenses e, pelo andar da carruagem, também não vai defrontar o Benfica. Nem o adepto mais crítico do Jesualdo dirá que não joga porque ele não quer. O Quaresma não jogará porque a direcção não quer, está mortinha para o vender. Se puder, irá faze-lo, nem que seja no último dia de transferências, quando já não tiver hipóteses de ir ao mercado contratar um sucessor. Mesmo que fique, falhando o Belenenses, não terá depois ritmo de jogo para jogar contra o Benfica.
    Resta-me suplicar o seguinte: Tarik, volta e depressa!!!

    ResponderEliminar
  14. Mas mais uma vez o Porto perde (consecutivamente pela 3ªvez, a quarta nos últimos cinco) sem ter sido inferior. Desta vez, exclusivamente, por azelhice própria, ao contrário das outras vezes.
    Incrível foi o desplante de Amândio de Carvalho, Vice-Presidente da F.P.Futebol, não se coibir de festejar, agarrado no Pódio aos jogadores do Sporting´aquando da entrega da Supertaça, como se pode ver na 1º e 3ª página da edição de hoje de « O Jogo», como de um dirigente ou adepto do Sporting se tratasse... Vergonhoso!!!
    Também a entrada em campo de Miguel Veloso, quando fazia exercícios de aquecimento, não só não mereceu o devido cartão amarelo como não foi referido por nenhum comentador ou orgão de comunicação social, como também é costume neste fictício País. Ao invés (tanto num caso como noutro), se fosse ao contrário...
    No dia seguinte à vitória do Porto no Torneio de Braga, regressava a casa, e ainda em Espanha, mas próximo de Portugal, sintonizei consecutivamente a Antena 1, TSF e R.Renascenças e EM NENHUM DOS NOTICIÁRIOS DESPORTIVOS OU GENERALISTAS DAS 3 ESTAÇÕES FALARAM DO F.C.PORTO E DA VITÓRIA VESPERTINA OU DO CASO QUARESMA ...
    Também no futebol o País tende a afunilar para Lisboa!
    VERGONHOSO!!!

    ResponderEliminar
  15. errata:
    queria dizer « na edição de ontem de O Jogo».

    ResponderEliminar
  16. O Jesualdo cometeu erros?Sim,alguns,nao me vou alongar porque já os referi no comentário anterior.


    Foi o maior culpado?Nem pensar.O que decidiu o jogo foi a superior qualidade dos jogadorres do Sporting e a sua exibição.
    Lisandro jogou mal por ter começado a extremou ou simplesmente jogou mal?É que a ponta de lança conseguiu ainda jogar pior...
    .
    .
    Guarín não é trinco?Claro que nao,então porque tantos aqui defendiam que ele era trinco para nao ter que criticar a Sad por ter contratado um jogador a dizer que era trinco e afinal nao era...?
    .
    .
    Farías é uma nulidade?Sempre foi,então porque tantos portistas andaram a epoca passada toda a defende-lo?
    Porque ninguem questinou a Sad qual foi o critério para dispensar Adriano que ja tinha provado muito mais no Porto e não Farías...?Vejam quem representa um e quem representa outro,quem ganha comissao com um e quem ganha com outro.
    .
    .
    Que culpa tem Jesualdo quando temm para laterais:um suplente da selecção da Roméina que custou 5 milhoes de euros,um suplente do Lanus da Argentina e um lateral de 30 e tal anos que nunca jogou numa grande equipa em Portugal que é o Lino?
    .
    .
    Que culpa tem Juesualdo que em 3 anos apenas lhe deram um verdadeiro reforço que foi o Rodriguez?
    .
    .
    A grande diferença é que em anos anteriores Jesualdo conseguiu safar-se mantendo a estrutura e os jogadores que tinha,muitos dele herança ainda de Mourinho numa época em que ele nao deixava os comissionistas fazerem negocio no Dragão.
    .

    A diferença é que este ano Jesualdo não pode fazer como o ano passado em que colocou os reforços todos no banco porque sabia tao bem como nós que nao tinham qualidade e ele nao teve palavra nenhynma a dizer na sua escolha,tendo apenas que dizer venham eles porque sabia que era isso ou nada..

    Este ano perdeu 3 jogadores importantes e não tem alternativas dento do plantel campeão e assim sendo tem que colocar os reforços trazidos pela Sad.
    .
    .
    So deixo a questão?Porque gasytamos 1 ou 2 milhoes em Benitez e nao trouxemos por empréstimo o Antunes que é internacional portugues e até é poritista?
    .
    Porque gastamos dinheiro em Guarín e Tomás Costa e não fomos antes buscar Pedro Mendes que é um excelente trinco e um excelente médio,conhece os cantos á casa e foi envolvido num dos piores negócios da historia do clube...?Já imaginaram se em vez de termos um Guarín a aprender como se joga a trinco tivessemos Pedro Mendes,Meireles e Lucho no meio campo...?
    .
    .
    Já pensaram como sería o nosso clube se voltasse a ter uma pol´+itica de contratações a sério como tinha com Mourinho e não movida a comissões?

    .

    Apostar nos excelentes jovens que formamos para depois enterrar em equipas de 2ª?Apostar no mercado nacional,jogadores ja adaptados ao nosso campeonato e trazer do estrangeiro apenas mais valias e não jogadores pa encher o plantel e os bolsos de alguns para logo depois andarem durante anos e anos emprestados e a fazer da nossa carga salarial a mais elevada em Portugal=?.
    .
    .
    Porque se gasta 5,5 milhoes por metade do passe de um jogador que apenas se destacou na 2ª liga do Japão e que por maius que tenha qualidades não tem esse valor de mercado.
    Porque os portistas aceitam isto de ânimo leve sem questionarem nada nem ninguém?
    O Hulk vale mais que avançados de créditos firmados no futebol europeu?
    .
    Porque somos os 1ºs a gozar com o Benfica quando gasta 11 milhoes de euros em Cardozo que era destaque na liga argentina e internacional pelo seu país mas gozamos porque 11 milhoes de euros é dinheiro a mais,e depois nao criticamos o facto de gastarmos 5,5 milhoes por metade do passe de um jogador que nunca saíu do Japao e que foi estrela na 2ª liga japonesa?
    .
    .
    Preferimos criticar o treinador como se ele fosse o culpado pela falta de qualidade dos reforços que tem tido em 3 anos.
    .
    Muito fez ele em anos anteriores lidando com a saída de Pepe,Anderson e sem ter reforços de qualidade e sem ter banco dominar em Portugal como tem dominado.
    .
    .
    Quando os Quaresmas,os Pepes, os bosingwas e outros jogadores que vieram para o Portpo com critério e da herança de Mourinho começam a saír este é o caminho normal...progressivamente ficaremos mais fracos porque depois ficam é os colocados pela comiss~´ao como_Bollati,Mariano,Benitez,Farías etc---
    .
    .
    O problema é que so no dia em que o Porto deixar de ganhar é que as pessoas sew lembrarão de criticar e aí é o mais fácil de o fazer e já é tarde demais para corrigir os erros que fomos cometendo ao longo de anos e que um dia se acumularão,basta equipas como o Sporting terem a inteligência de melhorar como o Sporting este ano teve com uma política de contratações criteriosa e não com Purovics de épocas anteriores.
    .
    zsaudações portistas

    ResponderEliminar
  17. Há aqui muita precipitação como de costume... nos comentários anteriores muito se criticam novas opções e contratações... sapunaru, benitez, guarin e hulk são agora criticados tal como bosingwa, pepe, bruno alves e raul meireles foram no passado. sapunaru é um grande jogador - bem melhor que fucile (parece que toda a gene se esquece que este último quando toca a defender não é propriamente brilhante)- e na esquerda é preferível ter um esquerdino e não estar com constantes adaptações. guarin não e de facto trinco, mas sim um jogador para alternar com raul meireles assim como tomás costa pode ir entrando quando o lucho não estiver disponível. hulk e candeias fizeram mais em 30 minutos que lisandro e farias no resto do tempo. a terminar, desde já a minha maior preocupação para esta época: josé gomes é muito diferente de carlos azenha e este era muito importante na gestão do plantel do fc porto... a ver vamos, espero estar enganado.

    ResponderEliminar
  18. Carlos:
    A diferença é que Bosingwa,Pepe e Raul Meireles foram indicados por Mourinho e Bruno Alves não pagamos nada por ele e é um jogador da casa.
    .
    .
    Sobre Sapunaru ser um grande jogador ou não,isso eu não sei e julgo que tu também não saberás uma vez que ninguém o conhece.
    Tem alguns créditos,pelo facto de ser internacional mas é muito cedo para se dizer que é melhor ou pior que o Fucile.
    Para já já vi o Fucile fazer melhores jogos que ele no Porto..
    .
    .
    Sobre o Hulk fazer mais que o Farías isso é muito fácil,basta correr e mexer-se um pouco.não me parece uma grande proeza jogar melhor que o Farías,qualquer miudo dos juniores jogaría melhor.
    .
    E mesmo o Hulk apesar de se mexer mais nao fez uma grande exibição,tropeçou umas 5 vezes na bola,até parecia que lhe atrapalhava.
    .
    .
    Sobre justificares a péssima aquisição do Benitez por mais valer ter um esquerdino que um adaptado...Para isso porque nao se contratou o Antunes?Não é esquerdino também?
    Porque nao se contratou um lateral esquerdo de créditos firmados ou pelo menos que fosse titular no seu clube e não suplente do Lanus...?.
    .
    .
    E ja agora nao me lembro de:Bosingwa e Raul Meireles terem sido criticados na época, tratavam-se de dois internacionais sub-21 portugueses e nao um qualquer desconhecido da américa do sul...

    ResponderEliminar
  19. Ricardo Costa a mim parece-me é que não precisamos de "Record's", "A Bola's" e "Correios da Manhã" para enervar e desestabilizar os sócios e adeptos do Futebol Clube do Porto. Gostas de adoptar uma postura incendiária criticando tudo o que se decide dentro do clube, dando a ideia clara de uma pessoa com enorme falta de humildade, que se julga dono da razão. Conheço muitos adeptos assim... mas são quase todos sofredores da 2ª Circular. E é por terem adeptos desses que slb e scp têm passado anos a penar... comendo-se uns aos outros, enquanto o Nosso Clube tem crescido aos olhos de todo um país mesquinho, que desde há quase 3 décadas nos tem visto constantemente a ganhar. Somos Tricampeões! Nem vou falar nas ditas modalidades amadoras. Guarda a viola porque de Presidentes de bancada estão alvalade e a luz cheios... com o insucesso que toda a gente sabe.

    ResponderEliminar
  20. Conclusão imediata: o Ricardo Costa é daqueles que "matou" à primeira jogadores como Pepe, Bruno Alves, Tarik... haja paciência! Comom é que alguém é capaz de fazer juízos sobre jogadores a quem ainda só viu fazer 4 ou 5 jogos. Já se está a criiticar o Hulk. O Hulk veio de um campeonato diferente, não fez estágio de pré-época... só alguém sem o mínimo de conhecimento do que é o futebol e o processo de integração de um jogador numa equipa pode tecer comentários, como, não raras as vezes o vemos aqui fazer. Mas cheira-me que o Hulk vai dar que falar... e o Mariano é bem capaz de o pôr a pensar lá para Dezembro.

    ResponderEliminar
  21. O Corriere Dello Sport diz que o Quaresma está no Inter por 18 milhões mais o Pelé. Mau negócio, seria um negócio aceitável caso o Suazo estivesse envolvido, assim é mau. E para quem andou a apregoar que ele só saía por 40 milhões, depois já eram 30 mais o Pelé e agora são 18, vai ser o gozo total lá para os lados dos caloteiros da luz. Vendê-lo será péssimo e não virá ninguém para o substituir, de certeza. Ou seja, o Mariano está nas suas sete quintas, não tarda nada.

    ResponderEliminar
  22. Sobre o Hulk critiquei a exibição dele e não te disse que ele era mau jogador ou que não pode vir a ser útil,mais que o Farías será de certeza.
    .
    O que questiono é o preço pago por ele,e se aquele é o verdadeiro valor de mercado do seu passe e se com aquele dinheiro não era possível contratar um jogador de cr´´editos firmados para chegar ao Porto para ser titular e não para ser trabalhado ainda.
    .
    .
    E eu não matei o Pepe,o Bruno Alves e o Tarik.
    Critiquei quando eles jogaram mal tal como tu certamente o fizeste e todos os portistas,mas nunca questionei o critério de quem os escolheu porque esse critério era claro e sabia a quem atribuir responsabilidades.
    .
    Pepe foi indicado por Mourinho.
    Tarik indicado por Adrianse
    Bruno Alves jogador da casa.
    .
    Completamente diferente de Farías,Benites,Bollati etc,quem os indicou?Porque vieram?
    .
    .
    Caro Daniel não sou incêndiário e não critico tudo o que vem do clube.Critico quando há motivos para isso assim como elogio no mesmo sentido.
    .
    Agora,não contes é comigo para ser carneiro e abanar com a cabeça a tudo que a Sad decida como se eles fossem perfeitos.
    Quer dizer,Jesualdo não tem direito a errar e é massacrado pelo mínimo erro e aí não vejo tu ou alguém chamar quem o faz de benfiquista ou incendiário,basta criticar.se algumas políticas da Sad e passa-se a benfiquista e incendiario...?
    .
    Não me parece um criterio justo...
    .
    .
    E eu não sou o dono da razão,tenho direito á opinião como todos e a expresso d forma livre e descomprometida como espero que todos o façam.
    .
    Agora não contes comigo para fechar os olhos a algumas coisas bem claras que não correm bem no nosso clube há alguns anos...
    Para ti ser bom portista é não ter espírito critico e aceitar tudo e abanar com a cabeça a tudo o que sai da Sad.
    Depois se as coisas correm mal culpa-se o elo mais fraco que é o treinador manda-.se embora traz-se outro e fica logo tudo bem.
    .
    .
    Se a equipa perde é culpa do treinador que não sabe aproveitar os jogadores que tem e não de quem contratou jogadores sem qualidade.
    .
    .
    O clube evoluiu com a crítica e não se todos se calarem quando detectam um problema,piores são os que se calam e deixam as coisas andarem até ao ponto de ficar insustentável e só tarde demais é que se queixam.
    .
    .
    Pela tua lógica nunca teríamos o clube que temos hoje,porque se o F. C. Porto é o clube que é foi porque uma pessoa chamada Jorge Nuno Pinto da Costa lembrou-se da nossa época revoltar-se com uma série de coisas que se passavam no clube e não se calar como faziam uma série de portistas ao aceitarem ter um presidente que passava mais tempo em Lisboa que no Porto e que vía o clube como um clube regional que não devía sequer pensar em intrometer-se na luta entre os clubes da capital.
    .
    .
    Sobre o Mariano me calar em Dezembro,é engraçado ouvir o ano passado inteiro que ele ía calar muita gente e o que vi foi exibições rídiculas de tamanha a falta de classe...E depois o criticado é o Quaresma...Isso sim é que é de portista a sério,criticar o Quaresma que é dos melhores do mundo na sua posição e elogiar um jogador como o Mariano que num jogo inteiro não passa o adversário directo mais que uma vez.
    .
    .
    Espero que respeites a minha opinião sem questionares o meu portismo porque acho que quando se começa uma discussão por aí perde-se logo toda a razão.

    saudações portistas

    ResponderEliminar
  23. Caro Duarte:
    Não acho que temos motivos para nos preocupar...Pode ser apenas mais uma notícia estrategicamente colocada no corriero de lo sport por alguém afecto ao Inter.
    .
    Eu não quero nem posso acreditar que depois do nosso presidente dizer que Quaresma só saía por 40 milhões que o acabasse a vender por apenas 18 milhoes mais o passe do Pélé até porque o valor que o Inter lhe dá é de 10 milhoes de euros o que de si já é um exagero para quem diz que o Quaresma nao vale 40 milhoes...
    .
    Ou seja,a totalidade da transferência ficaría nos 28 milhões de euros,ainda longe dos tais 40 milhões.
    .
    Acho que o Pélé a vir será uma excelente contratação,um jogador jovem e português para variar depois de tanto descarregamento sul americano.
    Pélé a vir será importantíssimo porque poderá ser o tal trinco a sério e de raíz aque nos falta uma vez que Tomas Costa e Guarín chegaram como trincos e nenhum dos dois o é.
    .
    .
    Outra notícia que me preocupa é o facto do jornal dizer que a transferência se conretizará no dia 31 de agosto impossibilitando assim o Porto de contratar alguém.
    .
    Não admito que o clube o venda por menos que 30 milhões de euros mais o Pélé.
    Quanto muito baixar a fasquia e incluir apenas metade do passe do Pélé.
    .
    Ou entao para só pagarem 18 mihloes terão que incluir outro jogador no negócio.
    Se quiserem que incluam o Crespo ou o Suazo no negócio.
    O Porto não é um clube de saldos e o Inter tem que aprender isso.

    ResponderEliminar
  24. O que eu mantenho é que os teus comentários vão sempre no sentido de criticar tudo e todos dentro da administração, dando toda a ideia de que queres "moldar" o pensamento de quem aqui vem. Dizes que elogias quando tens que elogiar... estou ainda à espero de ver um comment teu a elogiar o que quer que seja em relação a quem comanda o clube. Felizmente não sou carneiro e considero-me um adepto com espírito crítico. Não concordo com tudo o que se passa a nível interno no nosso clube, mas também não contem comigo para desestabilizar, criticando sem critério, com o intuito de dividir os adeptos. Não tenho a menor dúvida de que estou a falar com uma pessoa inteligente (Ricardo Costa)... a qualidade dos teus posts provam-no, mas acho que devias canalizar todas as tuas ideias acerca do Nosso Clube, e optares pela crítica construtiva. Uma abraço

    ResponderEliminar
  25. Se o Inter levar o Quaresma, ficamos a «dever mais uma ao Mourinho», porque Cigano contrariado nem para a Feira serve!
    Não quero com isto dizer que ele não seja um virtuoso da bola porque o é e compensa as suas displicências, mas preferia um extremo mais consistente nas suas exibições!
    Apesar de concordar com a apreensão geral acho que temos condições para fazer desta derrota a Mãe de todas as vitórias!
    Domingo ás 19H15
    Todos no Dragão a apoiar o Campeão!
    Ps-Mesmo tendo jogado mal podiamos ter ganho. Bastava a sorte ter estado do nosso lado. A mijeira do Sporting contra nós tem os dias contado até á 5ºjornada. Vai uma aposta?
    Saudações Draconianas!

    ResponderEliminar
  26. Caro Daniel:

    Se costuma ler os meus posts,verá que ainda em posts passados elogiei a estrutura do F. C. Porto e que esse é efectivamente o nosso melhor reforço época após época,assim como a nossa mentalidade vencedora e a nossa cultura de vitórias.
    .
    .
    Não tenciono moldar o pensamento de ninguém caro Daniel,e as críticas que faço,faço-as aqui entre portistas,uma vez que acho que este é um espaço em que todos podemos partilhar as alegrias,as vitórias,os elogios., mas também as criticas e as preocupações que temos em relação ao nosso clube.
    .
    Não tenho dúvidas que todos sofremos com as derrotas e que todos queremos o melhor para o clube,apenas temos opiniões distintas e é bom que assim seja,a pluralidade de opinião só nos beneficia.
    .
    .
    Caro Daniel não critico tudo e todos dentro da administração.Critico algumas políticas e alguns casos concretos.
    Há pessoas competentes e outras menos competentes como em tudo.
    Não tenho intenção de desestabilizar o clube,até porque não tenho esse poder.Apenas dou a minha opinião e discuto a vida do clube de forma livre.
    E a minha crítica é sempre construtiva...Critica destrutiva é criticar por criticar sem apresentar soluções,coisa que não faço.
    Aliás muitas coisas que comento estão aos olhos de todos e algumas até são factos.
    .

    .
    .
    Caro Daniel,para que conste eu acredito ainda no tetra,não foi esta derrota que me roubou essa convicção.
    A minha preocupação é a Champions porque aí acho que esta equipa lhe falta qualidade para ambicionar mais do que conseguiu na época passada.
    .
    .
    A tendência é a melhorar com a integração do Tarik, assim como, com a entrada do Fucile no onze e com o trabalho que Jesualdo irá fazer com jovens valores como o Hulk ou o Guarín transformando-os em jogadores úteis para o clube.
    Sapunaru demonstrou dificuldades contra o Sporting mas creio que para nossa fraca liga nacional chega para grande parte dos jogos.
    .
    .
    Rolando foi um bom reforço e acredito que substituirá a curto prazo o capitão Pedro Emanuel.
    .
    Mas o grande reforço e que pode dar o salto qualittativo que necessitamos poderá ser Ricardo Quaresma.
    .
    Agora a defesa e acima os laterais merecem uma profundam reflexão por parte da equipa técnica em conjunto com a administração...devíamos contratar alguém até ao final do mercado para uma das laterais ou até as duas.-
    .
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  27. Ora, muito se fala e pouco se diz.

    A razao da derrota e' so' uma: a ausencia do Mariano, que obrigou a uma mudanca radical no ataque. Ou voces nao viram que o Mariano fez uma pre-epoca em grande ? Viram a primeira parte contra o Celtic ? A primeira parte contra a Lazio ? Os mecanismos estavam criados com Rodriguez, Mariano e Lisandro ! De um momento para o outro tem que se mudar as coisas e simplesmente nao e' bem assim.

    3 extremos impossibilitados de jogar (Mariano, Tarik e Quaresma) faz uma equipa ter menos opcoes.

    O Mariano vai ser como o Tarik (era uma bosta e transformou-se num Deus de um dia p'ro outro).

    Esperem p'ra ver....

    Os golos do Sporting foram uma caganca do car..lho (criados por desatencoes).

    No imediato, e' preciso o Benitez ficar no banco a meter o Fucile a titular (sera' que o Fucile fez algum mal p'ra ficar no banco ?)

    Temos uma grande equipa com ou sem Quaresma.

    Bibo' o Porto !!!

    ResponderEliminar
  28. Mariano contra a Lazio e Celtic fez um grande jogo????
    Quantas vezes passou pelo adversário directo?
    .
    Mariano teve muitos mais jogos e mais oportunidades que teve Tarik antes de ser emprestado.
    .
    Estranho é o Mariano depois da época deplorável que fez,demonstrnado nao saber passar uma bola,correr como uma bara tonta sem mínimo critério,sem técnica para ganhar no um para um e sem a mínima classe ainda ter ficado no Porto e com o clube a gastar dinheiro com ele...
    .
    Prefería mil vezews ir buscar o Conceição que mesmo com alguma idade ainda dá 10-0 ao Mariano em todos os items do jogo.
    .
    Essa história do Marianos er muito bom e que ainda vai provar ouvi também do Farías na época pssada...Ainda estamos á espera...
    A paciência de alguns para Marianos é muita e para Quaresmas inexistente...vá-.se lá pereceber estas coisas...
    .
    .
    O Mariano é dos jogadores com menos classe que eu ja vi ser titular do nosso clube naquela posição.
    O Candeias em 30 minutos fez mais que o Mariano em todo o seu trajecto no clube.

    ResponderEliminar
  29. Ricardo Costa,

    Se o Mariano é assim tão mau e o Jesualdo é assim tão bom, porque é que o Jesualdo aposta tanto no Mariano?

    ResponderEliminar
  30. Ricardo Costa:

    As comissoes existem e houve muita gente a encher-se à custa da barba longa. Ha sanguessugas nesta SAD como em qualquer outra. As pessoas investem para terem retorno. Isto parece-me pacifico.

    Pode nao ser pacifico a forma como o fazem. Isso fica para outra discussao.

    A forma como o Bosingwa nao jogou a final da taça esta por explicar. E esta questao do Quaresma é um circo nao so motivado pelas condiçoes do mercado, mas também pela SAD e pela fraquissima capacidade psiquica do jogador.

    Acho que toda a gente ve isto. Toda a gente sabe quem foram os Leos Limas, os Leandros e os Mareques e o dinheiro que deram a muita gente.

    Com certeza que os adeptos nao sao todos cegos e conseguem ver isto e muito mais.

    Agora transportar isto para um jogo em que perdemos porque o treinador colocou mal as pedras no tabuleiro re-editando erros cometidos no passado, parece-me que nao é certo.
    Teimou em Guarin, que um dia até pode vir a ser um grande trinco mas o Porto nao tem tempo para formar trincos, principalmente quando os laterais sao novos.
    Colocou Farias que é uma nulidade e retirou Lisandro do jogo ao coloca-lo numa faixa. Alias discordo completamente quando dizes que o Lisandro jogou tao mal no meio como na faixa. Foi precisamente quando Lisandro passou para o meio que as movimentaçoes no ataque passaram a existir e mesmo a forma como ele se movimentou na area, arrastou adversarios de uma forma até ai nunca vista.

    Se o Professor Pardal nao inventar no proximo jogo, vamos ter um jogo ao nivel das prmeiras partes do Celtic ou do Lazio. Lisandro no meio e Fernando a trinco. E nao vale a pena andar a teorizar tanto o futebol senao parecemos ridiculos. Nao é a ciencia oculta que muitos apregoam.

    Outra coisa que podemos fazer com este plantel é, mantendo o Lisandro no meio, jogar com o Hulk por tras e mudar para um sistema de 4-4-1-1 (ou 442 como lhe quiserem chamar). Agora precisa é de ser bem trabalhado. Porque este Hulk é bom demais para andar a curtir banco. Poderoso, excelente pé esquerdo. Temos varios diamantes nesta equipa que vao demorar o seu tempo a evoluir. Mas se o Professor nao inventar eles evoluiem mais rapido.

    E agora pergunto: o Professor dispensou o Ibson e o Pitbull porque?

    Portanto, nao querendo tirar-te a razao quanto a muitas das coisas que dizes sobre a SAD, lembra-te dos resultados desportivos que esta SAD tem e a qualidade das equipas que tem montado.

    Lembra-te que os erros cometidos pelo treinador neste jogo, sao fotocopias de outros contra o mesmo adversario no ano transacto.

    Lembra-te que ja muitos jogadores foram queimados e assobiados durante um ano inteiro e depois foram os salvadores de uma época.
    Portanto pensem um bocadinho antes de destarem a cruxificar jogadores por causa de um jogo.

    Lembra-te das constantes incongruencias do treinador, quando diz que no meio campo nao quer perder 2 anos de trabalho, mas predispoe-se a perde-los no ataque e a adaptar um jogador numa posiçao chave que vai desguardenecer os laterais que ainda nao estao completamente adaptados. Lembra-te das sucessivas asneiras do Bosingwa e de quanto tempo ele levou para se fazer no jogador que é.

    O unico recorrente nesta derrota é o treinador. Ja o elogiei muitas vezes, mas é justo que o critique por esta derrota. Nao soube comandar a equipa e depois teve o azar de ter os laterais a provocar ressaltos de bola que resultaram em assistencias para golo.

    ResponderEliminar
  31. Caro Jrp_:
    Eu não disse que o Jesualdo é perfeito,comete erros e a aposta no Mariano é porventura o maior deles.
    .
    Soren:
    No jogo em concreto eu creio que em termos tácticos e estratégicos o F. C. Porto esteve bem,prova dissoi foi que criamos mais oportunidades que o Sporting.
    O problema foram erros individuais demasiado graves e a falta gritante de qualidade nas laterais assim como no ataque com o Farías.
    .
    .
    Mas lembro que muita gente aqui mesmo defendia que Guarín era trinco e que devía jogar nessa posição.Eu sempre defendi que não era trinco apesar de se ver que o Jesualdo o está a trabalhar para um dia poder ser.
    .
    Sobre a passagem do Lisandro para a ala isso parecia um dado adquirido por todos a partir do momento em que o Mariano não podia jogar.
    Sobrava apenas Candeias para jogar a extremo,e eu defendi aqui a sua titularidade,mas ningém acreditava,falava-se em Hulk ou Farías e o Jesualdo escolheu o Farías por kja ter jogado com Lisandro e com bons resultados em alguns jogos.
    .
    .
    Se jogasse Hulk de ínicio Lisandro tambem tería que jogar na ala.
    E o Lisandro já fez excelentes jogos na faixa,a derrota nao esteve por aí,porque o proprio Lisandro a ponta de lança so teve uma oportunidade e falhou na cara do guarda redes.Nãp jogou bem,foi uma noite não para Lisandro.
    .
    .
    Jesualdo cometeu estrategicamente erros graves nos jogos anteriores com o Sporting,jogos em que alterou a táctica para se adaptar ao Sporting e entrou com medo do adversário.
    .
    Neste jogo não aconteceu,entrou fiel ao seu 4-3-3 e para ganhar,criando mais oportunidades de golo que o Sporting mas perdendo graças a erros incríveis individuais e não colectivos,assim como exibições sofríveis de todos os reforços.
    .
    .
    Uma coisa que merece minha critica ao Jesualdo foi o seu discurso após o jogo.
    Justificar a derrota na felicidade ou na sorte do Sporting e na infelicidade ou azar do Porto parece-me um discurso bacoco e de perdedor,muito pouco ciêntifico coisa que só fica mal a alguém com a competência de Jesualdo.
    .
    Esse discursso fazme lembrar perdedores como Peseiro ou Fernando Santos.A exibição da equipa merecia respostas mais profundas,e todas essas questões Jesualdo fugiu.
    .
    .
    Sobre o facto de já termos ganho com a Sad.Ganhamos como perdemos como em tudo.
    Uma coisa não invalida a outra.
    Eu não critico a idéia da existência da Sad.Critico alguns administradores e algumas políticas apenas.
    .
    Convém lembrar que nos últimos anos os melhores jogadores do Porto tratam-se de jogadores escolhidos pelos treinadores e não esse tipo de negócios estranhos de jogadores desconhecidos provenientes da América do Sul.
    .
    .
    Tocaste numa questão sensível.Temos diamantes para explorar...Mas achas que uma equipa como o Porto pode-se dar ao luxo de gastar tanto dinheiro por diamantes a lapidar que não possam ainda entrar na equipa...?Com esse dinheiro não era possível contratar atletas com capacidade para entrarem logo na equipa?Não é disso que precisamos para suceder 3 elementos importantes como Quaresma,Assunção e Bosingwa?
    .
    .
    Ps-nºao deixa de ser engraçado agora todos criticarem Jesualdo por apostar em Farías...ainde me lembro de durante todo o ano muita gente defender Farías a dizer que ele era um grande avançado e que ainda ía calar muita gente..curiosamente o mesmo que dizem agora do Mariano...
    .
    Como as coisas correram mal,a culpa é do Jesualdo.Mas muitos sempre pediram o Farías que para mim é o pior jogador do plantel do Porto seguido de perto por:Bollati,Mariano e Benitez.
    .
    .
    Não foi por um erro de estratégia que perdemos.Perdemos por erros individuais graves em 2 golos e exibições sofríveis dos novos jogadores e de Farías e ainda graças ao falhanço de Lucho.
    .
    .
    O Jesualdo não tem culpa do Sapunaru ter metido água o jogo todo e ainda ter feito p passe para o golo do Sporting ou do Benitez ser uma anedota.
    Fucile devería ter jogado,aí sim Jesualdo teve culpa.
    .
    Tem culpa disso e de não se impor perante a Sad em relação aos reforços que lhe dão...Mas isso eu compreendo,no dia que ele o fizesse mandavam-np embora e levavam um treinador que aceitasse tudo e calasse...
    .
    Infelizmente a política é essa...Só mudou com a passagem de Mourinho porque aí foi o nosso presidente que teve que dar um murro na mesa e apostar ele num treinador para limpar a casa,dnado-lhe total poder para escolher o seu plantel.Só aconteceu porque o Porto sofria uma profunda crise desportiva e era preciso doesse a quem doesse recuperar o clube.
    .
    Mesmo assim ainda tentaram-lhe impingir um Serginho...mas ele respondeu á altura.

    ResponderEliminar
  32. "Uma sentença por jogo
    HUGO SOUSA

    Há uns tempos, um jogador disse-me qualquer coisa como isto - "Agora escreves que sou bestial, mas na semana passada escreveste que eu era uma besta. Portanto, não quero conversa." Não é caso único e, vá lá, este ainda o disse de forma civilizada, o que nem sempre acontece. Aqui para nós: ele tinha sido mesmo uma besta num jogo e bestial no seguinte. Apesar do intervalo curto entre um e outro, essa era a simples constatação de factos que a falta de encaixe teima em confundir com incoerência. Acontece. Moral da história: as críticas têm prazo de validade.

    Vem isto a propósito do que se ouve e lê por aí no rescaldo da Supertaça. Há muito boa gente que não consegue perceber como foi possível criticar o FC Porto depois de muitas semanas de elogios, colectivos e individuais, à pré-temporada. Continuo sem perceber onde está o mistério: o FC Porto não esteve bem com o Sporting, apesar dos sinais positivos na maior parte dos ensaios anteriores. Simples, não?

    Desconfio que, mais do que a constatação dos factos, o verdadeiro problema reside nas sentenças precipitadas que resultam deles. Não é incoerente achar que o FC Porto esteve bem na pré-temporada e mal com o Sporting; não é incoerente sublinhar que Sapunaru mostrou qualidades nalguns jogos e reconhecer que errou mais do que o razoável na Supertaça; não é incoerente aplaudir o bom futebol de Lucho e constatar que, afinal, ele também falha. Já agora, não será incoerente chamar a atenção para o que correu mal no Algarve e, se calhar, passar a próxima semana a elogiar a resposta do jogo com o Belenenses.

    As sentenças valem 90 minutos, esticadas, para o bem ou para o mal, no intervalo entre os jogos. Só isso."

    ResponderEliminar
  33. Meus caros
    Podem discutir os jogadores que quiserem. Pode vir o jogador mais pintado, que ou o jogador cumpre as dinámicas de jogo que o Prof. quer ou vai à vida.
    Podemos bater na SAD, podemos bater nos jogadores, podemos bater nos árbitros , podemos até dizer que a baliza da equipe adversária, é mais pequena. O que acontece é que o FCP, só têm uma rotina/dinámica de jogo. Quando é preciso alterar o homem, não o faz porque não treinou, nem quer.

    Bola pelo ar, não entra na dinámica do Prof.

    Lembram-se dos passes que o Baia, fazia para o Capucho e este, cruzava para o Jardel? Simples e rápido, apanhando a equipe adversária em contra-pé.

    No FCP, actual isto é feito desde que o Lucho consiga sair com a bola controlada, endossando a mesma, aos extremos que em diagonal entregam ao Lucho/Licha para a finalizar à entrada da ârea.
    Quando o Lucho é amarrado por Moutinho, e Ismaylov, acabou. O jogo emperra. É tudo feito aos repelões. Isto é culpa da SAD e das comichões? Não me parece....

    Analisem o lance do romeno no 2º golo.
    Noutra equipa com outro treinador, este jogador teria feito o pontapé a ramaldense, para a bancada.Teria permissão para o fazer.
    Com este treinador, o jogador tem que saír com a bola controlada, passando-a para os médios defensivos, lateralizando a jogada.

    Como o médio defensivo alinhou com o defesa central,e não criou a linha de passe, subindo no terreno, o lateral teve que percorrer a paralela à baliza, para tentar entregar a bola jogável. Azar, perdeu a mesma, numa zona fatídica.

    Foi burro? Foi, porque deveria ter virado para fora ou para a linha do fundo cedendo canto. Será que o treinador autoriza?
    Como tudo é feito à porta fechada, não o confirmo na totalidade. É pelo que vejo nos jogos.

    Continuo a afirmar que a dinámica de jogo do FCP, é muito fácil de desmontar. A bola é sempre passada da lateral para o interior do meio campo, numa linha paralela à baliza. Esta dinámica não serve, e vamos ter mais dissabores, porque o unico que contrariava esta situação era o Quaresma, mais a sua facilidade de fintas junto à linha. Vamos rezar para que Tarik volte depressa e rápidamente.
    Este na dinámica de jogo do Prof. é outro indisciplinado. Por isso marcou aquele golo ao Marselha.
    Daí a preferência do professor pelo Mariano. Raramente procura cruzar, optando por entrar na área com a bola controlada. Falta-lhe o que alguns aqui afirmam. Saber fintar no um-para-um, para ter mais sucesso.

    Já repararam que quando estivermos apertados e quisermos fazer o chuveirinho para a área, quêm é que vai jogar de cabeça para distribuír jogo ou ganhar bolas de cabeça?
    E já agora quêm é que vai cruzar e fazer passes de 30 metros?

    Foi a SAD que comprou jogadores sem essa característica/possibilidade? Ou foi o Prof. que continua a pedir jogadores que só joguem de pé para pé.

    Por isso Adriano e Bruno Moraes não fazem parte das escolhas.

    A dinámica de jogo do Prof. é a que têm sido utilizada, sem capacidade para criar/treinar uma 2ª.

    Pitbull, foi embora porque faz passes de ruptura frente para a baliza, e não é jogador para ir à linha de fundo cruzar.
    Não encaixa na dinámica de jogo.

    A Sad, e o seu Presidente sempre afirmaram que davam todas as condições aos seus treinadores para fazerem um excelente trabalho. Os próprios treinadores o afirmam. Porque carga de água, alguns afirmam que a culpa é da Sad, do Presidente, e não o é do treinador?
    Na minha modesta opinião é de todos, inclusivê dos adeptos e sócios. Falta-nos ser mais exigentes, para que o Clube salte para outro patamar. O problema é que ficariamos cada vez mais sózinhos a competir em Portugal.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  34. Ja alguém leu o artigo que hoje faz manchete no jornal "A Bola", que diz que o pai doi Bruno Alves está indignado? Não sei do que se trata, mas se alguém souber pedia que aqui divulgasse o que diz a notícia. Parece-me é que já se começa a levantar um enorme burburinho à volta do balneário depois da derrota da supertaça. O CM também faz manchete dizendo que o Quaresma tem problemas com o clã argentino. Este caso do Quaresma começa a ter efeitos colaterais ao nível do ambiente do balneário e ninguém toma uma posição pública e de força. Sinais preocupantes, pouco usuais no Futebol Clube do Porto, principalmente em início de época. Mas vamos ver no que dá.

    ResponderEliminar
  35. Daniel, esse tipo de notícias vindas de onde vêm não me merecem nenhum tipo de credibilidade.

    ResponderEliminar
  36. Caro Dragon4:
    Podemos discutir o que quisermos. Podemos constatar que os reforços, de há três anos para cá, são nulidades, sendo que 90% não foram escolhidos pelo treindador. Podemos ver que o Quaresma não joga, não por opção do treinador, mas porque a SAD o quer vender à força toda. O Inter percebe isso porque se o Porto não estivesse desesperado para o vender deixava-o jogar, ou não? Vendo isso, o Inter deixa o tempo correr, baixando consequentemente o tempo para que o FCP tenha oportunidade de contrapor o preço oferecido pelos nerazurri.
    Vemos isto tudo e vemos que os bons jogadores que temos vão saindo a pouco e pouco, mas a culpa é do treinador que com bacalhau é obrigado a fazer lagosta.

    ResponderEliminar
  37. Bacalhau? AHAHHAHA Lucho, Lisandro, Quaresma, Anderson, C. Rodriguez, Pepe, Bosingwa.. (fico por aqui)..mas que rico bacalhau, quem me dera ter o Jorge Jesus a treinar estes jogadores, no FCP, iam ver onde parávamos...
    Fazem do treinador, o injustiçado, como se ele fosse um mago na táctica, e que não tem os jogadores que pede..
    Já referi, e volto a referir, ele tem os jogadores que pede, consoante as características que tanto gosta e acha serem as essenciais, ou seja, altos, fortes, possantes, polivalentes.. (já o ouvi a dizer, que sem este tipo de jogadores não conseguimos ombrear na champions). Reparem, (Não digo, que não são bons jogadores) Sapunaru (alto e polivalente), Kaz (alto e possante), T. Costa (alto e polivalente), Guarin (alto e polivalente), Hulk (possante e polivalente)…
    Porquê que o Ibson (estrela considera o Pinto da Costa), foi dispensado? Baixinho, e tem muita técnica, Pitbull, igualmente. Ele quer, é futebol de contra’taque, e poder de choque no meio campo..como diz o “Dragon4”, ele não quer outra “filosofia” para a equipa, não quer jogadores que construam jogo pensado (por isso não temos um nº10), que é importantíssimo nos jogos da champions e quando estamos a ganhar, para segurar a bola tranquilamente, movimentando-a, criando posse de bola..

    ResponderEliminar
  38. O Lucho e o Licha também vieram em algum contentor?!?!?

    O Jesualdo é algum novato?!?!?!

    O Jesualdo está a começar a carreira e por isso tem de lamber botas e comer o que lhe dão!?!?!?

    O Jesualdo não tem noção do valor que tem ao ponto de não se impor e exigir os jogadores que pretende!?!!?!??

    Não contratamos jogadores internacionais?!?!?!?

    Para mim, o Jesualdo é, no máximo, um bom adjunto para o FCP, já que trabalha bem aspectos técnicos dos jogadores.

    Como treinador principal é limitadissimo! Não é astuto! Em termos de motivação é uma nulidade! Hoje em dia, no futebol, ser capaz de motivar um jogador é meio caminho andado para se ter sucesso!

    Com um bom preparador fisico, um técnico que tenha carisma de líder e perceba alguma coisa de "estratégia" pode ir longe!

    Porque eu acho o Jesualdo um treinador fraco para as nossas ambições, só quero recordar que no Braga (afinal de contas, o único clube onde se destacou), mal a pressão chegou, quebrou e as épocas seguintes já foram bem mais fracas!

    Não me esqueço também das campanhas das selecções jovem sob o seu comando... falhamos redondamente!

    Um treinador que falha sucessivamente em jogos a eliminar não é um bom treinador! Não pode ser! Ninguém que seja bom tem azar permanentemente em 30 anos de carreira!

    Podemos ter um plantel até algo desequilibrado... mas já aqui escrevi... não podemos "inventar" um assunção... os jogadores têm de se adaptar, encaixar... eles treinam todos os dias e têm qualidade... d'outro modo não eram (ou não deveriam ser) jogadores do FCP!

    ResponderEliminar
  39. riskolas,
    "Para mim, o Jesualdo é, no máximo, um bom adjunto para o FCP, já que trabalha bem aspectos técnicos dos jogadores” ... subscrevo!!

    ResponderEliminar
  40. Adezivo, o Anderson, o Pepe e o Bosingwa já não são jogadores do Porto. Enquanto o foram ganhamos três campeonatos, dois deles sob a orientação do Jesualdo Ferreira.
    Este ano, da lista que colocaste, só contaremos com o Lucho, o Lisandro e o Rodriguez e ao que parece o Quaresma vai sair. Quando me refiro a bacalhau refiro-me a Benítez, a Hulk, Lino, Mariano, entre outros. Infelizmente, Lucho, Bruno Alves, Rodriguez, Lisandro e Raúl são excepções no nosso plantel.
    Enquanto o Jesualdo foi tendo equipa ganhou, mas com os bons jogadores a saírem aos poucos e com os seus substitutos incapazes de os fazer esquecer a coisa fica mais difícil. Isto até nem é tanto para esta época, é para as próximas.
    Agora o Jorge Jesus é o treinador da moda para os detractores do Jesualdo. Tenho a certeza que, se ele viesse subsituir o professor, não aguentaria duas semanas sem que, as mesmas pessoas que o querem ver no FCP agora, lhe começassem a apontar críticas do género: "não é treinador para o Porto"; "tem tiques de treinador de equipas pequenas"; "não arrisca nada, é muito defensivo"; "tacticamente é fraco" e por aí fora.

    ResponderEliminar
  41. Boas DP;

    Se o JM diz que tem propostas para a venda do Quaresma, fez bem o PdC em dizer por quanto o liberta. Sabe que num negócio em que qualquer constipação serve para baixar o pvp, o PdC está a ser inteligente em não o colocar a jogar. Lembra-se do Andersson? O FCP quase perdia o investimento.
    O que calha ao FCP no negócio, só têm interesse se o mesmo se efectivar pelos 40. Caso contrário o FCP, ganha mais mantendo o jogador nos seus quadros, com os direitos desportivos do jogador, bem como com a parte desportiva.

    Se o preço baixar???, melhor o empresário perde e o jogador fica no Clube mais um ano. Veja lá se o Pdc, não o quer?
    Será?
    Vamos aguardar. O PdC sabe o que faz.

    Quanto ao Prof. você já respondeu na suas afirmações, que o homem , é um pouco limitado.
    Isto porque não conseguio aproveitar 90% dos reforços que lhe deram. Os outros 10% foi porque não tinha melhor para o lugar e tinha que colocar alguêm ou jogava ele e o adjunto.

    Mesmo assim , muitas vezes inventou, com o JPaulo e outros.

    Treinador para mim, é aquele que pegando num jogador desconhecido o transforma num bom elemento, rentabilizando o esforço de quêm investe.

    O FCP, que eu saiba não nada em dinheiro. Quêm investe quer contrapartidas, caso contrário....

    Até nisto o Prof. está a ser prejudicial para o Clube.

    Tirando o Fuccile, e o Tecla, os outros já lá estavam. Não vejo quêm o Prof. tenha lançado com sucesso?

    Mas espero estar enganado, e que o mesmo fique com a varinha mágica do Harry Potter, e consiga transformar os seus escolhidos em grandes jogadores da bola.

    Poderia estar aqui a enumerar alguns pequenos erros que o mesmo comete mas levaria horas, e não tenho tempo.

    Deixo-lhe este peq. exemplo. Supertaça de 2007. Faz a substituição de um jogador do meio campo, que estava a actuar na nossa esquerda, e entra outro que se foi posicionar na direita. O que estava na direita demorou a posicionar-se na esquerda.
    Resultado
    O russo do sporting, apanha a bola, ganha balanço, flecte da nossa direita para a nossa esquerda e manda bomba. Golo. E menos uma fruteira.

    Nunca se faz uma substituição, quando a bola não está em poder da nossa equipa. Já dizia o meu tio.

    São pormenores...como ele gosta de dizer.

    Riskolas e Adesivo.
    Apoiado.

    ResponderEliminar
  42. Duarte pernes,
    realmente Anderson, o Pepe e o Bosingwa já não estão, mas estiveram (quer dizer, que a SAD deu bons jogadores ao juju - algo que contradizes), realmente ganhamos alguns títulos, POUCOS.. o Jesualdo, ganhou muito poucos títulos com grandes jogadores,no plantel, é isso que eu digo e repito.. teve hipóteses e falhou.
    Quanto ao “bacalhau”, acredita, que ainda vais ver, que estás enganado, pelo menos em relação ao Hulk.
    Claro, que o Lino é uma anedota..
    Jorge Jesus, "tacticamente é fraco", isso só para quem não o conhece, evoluiu imenso, como treinador, esse sim, tem feito boas equipas, “com bacalhau”, e com esse “bacalhau”, deu banhos de táctica nos jogos com Porto, Benfica e Sporting, enquanto estava no Belenenses, ganhando alguns jogos, digo alguns, porque uma táctica, se não tiver bons executantes, claro que não funciona ás 1000 maravilhas, por mais perfeita que seja..

    ResponderEliminar
  43. Tendo lido os comentários concluo que «ambas as partes» têm razão numas coisas e noutras não.
    Independentemente do último jogo, porque não mudo de opinião facilmente, acho que Jesualdo Ferreira não é o treinador idel para o Porto. Ideal seria o José Mourinho, se nunca cá tivesse estado, ou seja o ideal não existe.
    O problema de Jesualdo é que tem a mania de inventar em jogos de indice de dificuldade mais elevado.
    Como foi, principalmente a inclusão do Guarin a trinco, uma vez que já se vira que não é jogador,(pelo menos até agora) para aquela posição.
    Estou á vontade para dizer isto porque no ano passado, apesar das 11 vitórias consecutivas no início do campeonato, não me cansei, naquela altura, de o criticar face á medíocre qualidade que a equipe exibia que era mascarada por alguma sorte como foi gritante na Turquia ante o Besitkas, ou em Coimbra ante a Académica, a 2º parte ante o Belenenses no Dragão e o desastre d e Liverpool e na Alemanha frente ao Shalcke, isto sem puxar muito pela memória.
    É verdade que para «acertarmos» num Lucho ou num Lisandro mandamos antes e depois «demasiadas bolas para o Pinhal».
    É evidente que a política de contratações e dispensas é mais do que polémica, no mínimo, bem como, aonde começa e acaba a responsabilidade quer do Jorge Nuno Pinto da Costa, quer dos Membros da SAD e aqui o terreno para especulação é muito vasto também.
    O problema é que na generalidade só somos capazes de põr o dedo na ferida quando os resultados não são bons.

    ResponderEliminar
  44. Não quero contudo de deixar de prestar os meus agradecimentos ao Prof.
    Estaria a ser injusto se não lhe reconhecesse, o seu papel importantíssimo na blindagem do balneário e no afastar dos nossos problemas da comunicação social, neste últimos 2 anos, quase 3. Com apitos e etc, se não tivessemos um treinador como o Prof., com boa comunicação social, estavamos feitos.

    Sabemos todos que temos alguêm que é linear, honesto e não faz ondas na sua conduta.

    Foi e é uma ajuda muito preciosa ao PdC, em que muitas das vezes, está sozinho a defender o Clube.

    Não sou dos que dizem que tudo o que o homem faz é errado.
    Falta-lhe contudo, é saber lêr o jogo nos ditos pormenores/detalhes, que não são ensaiados, mas que acontecem durante o jogo, e por vezes traduzem o resultado quando as equipes são equivalentes.

    Falta a matreirice/cinismo e frieza, para ser campeão europeu.

    Em resumo, falta-lhe o que dizia o Bobby Robson - Killer Instinct, para ganhar eliminatórias.

    Para ser campeão serve, e vamos conseguir ser tetra.

    ResponderEliminar
  45. O' Ricardo Costa, foste aos arames porque eu disse o que disse sobre o Mariano. Eu tambem acho o Candeias melhor e mais irrequieto e nota-se que quer mostrar servico, mas acaba por tornar-se inconsequente (Quaresma - Parte II).

    Eu so' estava a comparar o Mariano com o Tarik, porque o Tarik tambem era uma nulidade aos olhos de todos e depois arrebitou (com 30 anos, fosga-se!!).

    Um jogador precisa de jogar para ganhar confianca.

    Por falar em Mariano, o Seleccionador Argentino tambem deve ser cego, nao ?

    Nao desesperes, porque vamos longe com esta equipa....

    Continua o bom trabalho, porque os teus artigos estao MUITO BONS !!!

    ResponderEliminar
  46. sonicmale69, o Seleccionador Argentino é concerteza cego...

    ResponderEliminar
  47. No jogo de sábado Paulo Bento mandou os seus jogadores pressionarem alto e a falta de entrosamento dos jogadores do Porto fez o resto. Inexplicável continua a ser a produção(?) ofensiva do Porto de jesualdo frente ao sporting. Em 7 jogos apenas 2 golos marcados e 9 sofridos, 1 vitória, 1 empate e 5 derrotas.
    Queriam tirar-nos 6 pontos na secretaria. Por este andar vamos perdê-los contra o sporting.

    ResponderEliminar