04 agosto 2008

Um Teste Promissor

No mais recente teste desta pré-temporada portista, mais especificamente o Torneio Internacional de Braga, pareceu-me novamente que este Porto tem a máquina surpreendentemente afinada para o momento temporal em que nos encontramos - basta comparar os níveis competitivos do campeão nacional com o dos seus maior oponentes. Na ressaca de um estágio que teve como maior objectivo preparar física e mentalmente os atletas para mais uma temporada longa e exigente, a grande maioria denotou já índices competitivos bastante apreciáveis, sendo que desta feita os golos foram também alcançados - de forma eficiente e muito interessante.

Frente ao Leixões, Jesualdo Ferreira tinha já referido que pretendia testar um esquema bem perto daquele que seria o mais certo para o início das competições oficiais, e foi com esse pensamento que nos chegou uma interessante informação: a colocação de Meireles como elemento fixo no vértice defensivo do meio-campo, uma possibilidade que em tempos já havia sido referenciada. Numa pré-temporada que, naturalmente, é a altura para testar novos elementos e novas estratégias, parece evidente que a saída de Paulo Assunção acabou por ser a mais notada no esquema portista. A preponderância do brasileiro no 11 azul-e-branco era por demais evidente, e a sua abrupta saída tem sido paulatinamente resolvida, de forma inteligente e tentando não criar um fardo que venha mais tarde a criar pressão sobre os seus possíveis sucessores. Assim, e à surpresa que para todos os portistas foi a entrada “vencedora” de Fredy Guarin, Jesualdo tem sabido aproveitar o rendimento do colombiano de diversos modos, como que rendido à versatilidade e qualidade futebolística do médio. Contudo, e aceitando como certo que no 433 portista um trinco terá que funcionar como pêndulo na recuperação e na eficiência posicional, a colocação de Guarin acabou por não resultar da forma mais consistente, pois resguardava uma posição extremamente importante, obrigando os restantes elementos do meio-campo a dobrar o lugar quando o colombiano se estendia no terreno (como a natureza do seu futebol o levava a fazer).

Frente ao Cagliari, a aposta decaiu em Fernando, um jogador que apesar de muito jovem tem já alguma experiência e rodagem numa posição que sempre foi a sua desde o início da formação como atleta (o que é importante destacar, num futebol actual feito de versatilidade e constantes adaptações). O temporada na Amadora forrou-se de sucesso, e é com mérito que o brasileiro é visto actualmente como um possível substituto natural de Assunção. A meu ver, será Meireles a opção imediata no que a partidas oficiais diz respeito, mas não será surpreendente que Fernando avance para a titularidade num futuro não muito distante.

Em termos defensivos, a segunda partida frente a um tenro Cagliari revelou também aquilo que já temia de há um ano para cá: Lino é definitivamente um defesa sem qualidade. Os seus dotes técnicos são evidentes, o pé esquerdo preciso e poderoso, mas naquilo que o seu lugar lhe exige Lino é um elemento fraco e sem estofo para o campeão nacional. Frente ao Cagliari, todos os lances ofensivos que os italianos protagonizaram num segundo tempo bem morno foram graças ao brasileiro que, numa pré-temporada em que revelou forte pendor ofensivo, conseguiu como que disfarçar os seus reais défices. Em oposição, frente ao Leixões tivemos a primeira amostra de Nelson Benitez - perante a qual fiquei surpreendido e bastante agradado. Muita raça que parecia estar escondida associada a forte pulmão, bom sentido táctico na hora de defender e um belo pé esquerdo a colocar o esférico na área contrária (conseguiu ainda uma vistosa assistência para golo de Lisandro).

Hulk, como grande expectativa no seio dos adeptos portistas, denotou ainda alguma ansiedade, mas poderá ser uma das grandes surpresas para a temporada que se avizinha. Tecnicamente fantástico, detém um pé esquerdo que parece ter capacidade para furar muitas redes adversárias. Será contudo necessário esperar pelos próximos capítulos, pois a condição física terá que ser melhorada, e a adaptação ao nosso futebol será a realidade imediata na vida do brasileiro. Farias, esse fez questão de demonstrar na partida de hoje como o seu instinto se mantém intacto, e requer sem menor dúvida um tratamento bem especial no lote de atacantes do Porto, pela qualidade e experiência que ainda revela. Faltando de forma evidente um avançado à antiga, mais posicional e com maior “cultura” de finalização, este Porto parte para 2009 com predicados bem similares àqueles que vimos na época transacta: diversos elementos com qualidade bem acima da média, velozes e com uma versatilidade que é de enaltecer. Rodriguez e Hulk vêm trazer a Lisandro, Tarik e companhia uma ainda maior profundidade ofensiva à equipa, somando ainda alguns pontos para sectores em que a equipa se encontrava debilitada, como ao nível do disparo de meia distância e na marcação de bolas paradas. O defêso tem sido positivo para os dragões, e de momento restará esperar para ver se em termos oficiais o brio se mantém.

Artigo também publicado em www.jogodearea.com

22 comentários:

  1. Não tive oportunidade de ver o jogo de ontem, mas pelos comentários lidos parece-me confirmarem -se algumas das indicações dos jogos anteriores, nomeadamente: A manifesta falta de capacidade defensiva do Lino, ataca bem mas defende mal, e, sendo importante num defesa lateral atacar bem, não se deve esquecer que a sua primeira função é defender. Fiquei agradavelmente surpreendido com a exibição do Benitez contra o Leixões, inicialmente parecia a pior das contratações, mas quem sabe? pode estar ali a resposta para o problema do defesa esquerdo que nos atormenta, desde a saída do Nuno Valente.
    A dificuldade, tal como era espectável, em encontrar o jogador certo para o lugar 6. O Paulo Assunção já não é para aqui chamado. Pelas suas caracteristicas o Fernando parece o mais talhado para vir a desempenhar no futuro o lugar, mas no imediato ainda não tem a maturidade insdispensável. Faz muitas faltas na zona frontal e isso é perigoso. O Raul Meireles tudo indica ser a opção mais segura para inicio de época.
    Continua a rábula Quaresma. Espero e acredito, que o processo esteja a ser gerido da forma mais adequada. A equipa dentro do campo está a funcionar bem sem ele, mas creio que a sua situação no seio do grupo influenciará significativamente o desenrolar da época, sobretudo na relaçao com os adeptos. Se sair, e desde que por um valor aceitável, não concerteza os 40 milhões, óptimo. Se ficar, ou inicia a época com duas ou três exibições daquelas de que é capaz, calando os seus detractores, ou vai ter a vida muito complicada.

    ResponderEliminar
  2. Se o Lino não serve para defender não o ponham a defesa. Tão simples como isto.

    Se o Lino fosse vendido ao Real Madrid por 20 milhões de euros, o qeu diriam? Que o FC Porto faria um grande negócio e que o Real Madrid pagaria muito acima do valor de mercado do Lino.

    O mesmo se passou com o Hulk. O FC Porto até pode chegar a vendê-lo por 22 milhões mas aceitar 11 milhões pelo valor do passe para um jogador que marcou muitos golos na 2ª divisão do Japão e que jogava numa equipa que tinha acabado de subir de divisão e cujo passe pertencia a um clube da 2ª divisão do Uruguai parece-me claramente muito acima do seu valor real de mercado. Ou seja, vindo do mercado que veio, o Hulk nunca poderia valer 11 milhões.

    ResponderEliminar
  3. Nélson Barbosa, é precisamente o caso Quaresma que me preocupa, pois não vejo Jesualdo com pulso suficiente para colocar o Quaresma de lado, se este não render o suficiente. Além de que, se não transaccionado este defêso, a administração quererá manter o seu valor de mercado. Sinceramente, se Quaresma não sai, temos um problema entre mãos, até porque nos reforçamos com pés e cabeça para a sua saída.

    Perante esta situação, julgo que a posição 6 é um mero problemazito, que o Porto tratará de resolver mais cedo ou mais tarde. O Bolatti é uma pobreza, o Guarin parece demasiado móvel para uma posição como a 6, como tal Meireles talvez seja a real opção, a não ser que Fernando nos dê verdadeiras garantias de rendimento. Uma coisa é certa, é francamente mais agradável um plantel rico e com várias opções, do que a falta delas e a constante readaptação de elementos a outras opções.

    ResponderEliminar
  4. É intrigante como não se nota a falta de Quaresma nesta pré-época e até parece que o ataque funciona melhor sem ele, os comentários tem sido na sua maioria na questão do "trinco" e não no ataque.

    ResponderEliminar
  5. Estou de acordo que o plantel é francamente mais equilibrado esta época. O problema do 6, é de facto, na minha modesta opinião real, mas só o é no curto prazo, não podemos esquecer que, pelo menos do ponto de vista emocional, ate ao dia 5 de Outubro, jogo com o Sporting, nada fica decidido matemáticamente, mas já imaginaram o FCP com 15 pontos nesse dia? Já pensaram no clima que pairava lá pelas bandas de Lisboa?. Acredito no entanto que a equipa tem no grupo gente com potencial mais que suficiente para encontrar as respostas adquadas.
    Efectivamente também me preocupa mais a questão Quaresma, no caso de ficar na equipa. Vamos ser optimistas, sem perder o sentido critico claro.

    ResponderEliminar
  6. Esta tudo muito optimista por estas bandas e os jogos a serio ainda nao chegaram.

    Nao percebo essa do Guarin ser demasiado movel para a posicao 6. Uma coisa e dizer que ele e demasiado bom noutras posicoes para ser colocado a jogar como medio defensivo outra coisa e ele ser colocado a medio defensivo e estar permanentemente fora de posicao por ser tacticamente indisciplinado que e o que tem acontecido com o Guarin e nunca acontece com o Meireles.
    Isto pode ser preocupante porque o jogador ou nao esta disposto a fazer o que o treinador quer ou nao tem inteligencia tactica para perceber as responsabilidades da posicao.

    ResponderEliminar
  7. Quanto ao Hulk Acho demasiado cedo para o avaliar, parece-me que ele esta bastante ansioso para mostrar o seu valor o que e perfeitamente normal num jogador jovem, no entanto, nao diria pelo que vi ontem que ele e um portento de tecnica.
    Numa jogada falha a baliza a tres metros e noutra jogada bate facilmente o defesa mas com um toque demasiadamente pesado perdendo a bola para o guarda-redes. Nos remates de longe nao vi nada de especial e no livre tambem nao.
    Como disse acho que muito disto se deve a ansiedade, mas realmente ainda nao vi grande coisa.

    ResponderEliminar
  8. Estou de acordo que o plantel esta época é bastante equilibrado, no entanto quando me refiro ao problema do jogador da posição 6, estou a pensar no curto prazo, até porque na minha opinião no grupo existe gente com potencial para vir a desempenhar o lugar com grande sucesso. Quando falo no curto prazo, estou a pensar concretamente no calendário do campeonato. Já concerteza imaginaram o que seria no dia 5 de Outubro, jogo com o Sporting, o FCP ter 15 pontos?. Matemáticamente nada estava decidido, mas será facil de imaginar o estado de alma reinante lá pelas bandas da capital. É nesse sentido que penso.
    Quanto à questão Quaresma indiscutivelmente é mais complicada. De momento a formatação da equipa denota que o Jesualdo estará a procurar demonstrar ao Quaresma que ele desportivamente é dispensável, porem não podemos deixar de ter em conta o seu valor económico, e aqui é natural que a SAD pressione o treinador a metê-lo na equipa. Vamos ser optimistas, sem perder o sentido critico.

    ResponderEliminar
  9. Antes de mais nada deixem-me dizer-vos que estou bastante agradado pelo faco de continuarmos a jogar em 4-3-3, por momentos cheguei a temer que o Jesualdo mudasse para o 4-4-2.
    No que a jogadores diz respeito, também acho que temos um plantel com mais soluções que no ano passado. No entanto ainda tenho algumas dúvidas sobre determinados assuntos. Por exemplo, o problema de lateral esquerdo mantem-se em aberto. O Lino até pode dar para consumo interno, contra equipas do meio da tabela, mas para a Europa não serve, está visto. Nada mudou na minha opinião em relação ao Benítez. Fez um bom jogo contra o Leixões, mas convinhamos, os de Matosinhos são talvez os principais candidatos à descida- sem nenhuma pena minha- e continua a dar a ideia de ter sido comprado a conselho de um qualquer empresário ansioso por receber uma comissãozita.
    Se em termos de laterais esquerdos de raiz estamos conversados, é melhor admitirmos o inevitável: o Fucile será novamente adaptado a lateral esquerdo. Não é uma má solução, pelo contrário, mas, se assim for, apenas teremos, na prática, um lateral direito-Sapunaru- quando podíamos ter 2, e de qualidade.
    Depois há a questão do Mariano. De todos os reforços, talvez aquele que melhor conhecíamos e simultaneamente aquele cujas expectativas eram menores. Custa pensar que tivemos jogadores como Bruno Gama, Pittbull e até mesmo o Alan à mão de semear e que emprestamos ou dispensamos, preferindo dar 4 milhões por aquele tapalhão.
    No meio de tantos médios não há nenhum que seja um número 10, apesar de não ser uma posição imprescindível numa equipa, sempre tínhamos o Leandro Lima e o Luís Aguiar. Não daria um destes jeito, principalmente se o Lucho se lesionar?
    Globalmente falando, e em jeito de conclusão, parece-me que temos uma equipa de qualidade e que tem todas as condições para triunfar em Portugal- na Europa é uma incógnita, para mim- apesar de não esquecer a paupérrima exibição com o Celtic no jogo de apresentação.

    ResponderEliminar
  10. Não é sobre o maravilhoso post:

    Jorge Nuno Pinto da Costa, se referiu ao "new look" da Casa do Dragão, outrora conhecida como Lar juvenil e hoje adoptada às circunstâncias dos tempos modernos. A definição do líder enquadra - se no âmbito da renovação da infra - estrutura destinada a acolher os atletas jovens e que se deseja venha a ser, cada vez mais, uma referência da formação azul e branca. Por aqui passa o futuro competitivo, nas vertentes técnica e humana, do clube e a manutenção da marca "à Porto". Shallum Pires, de 14 anos, é defesa do Salcete. Arnold Cardoz, de 15 anos, é avançado do Goa United. Chegaram acompanhados pelo treinador Lino Pereira, também ele Goês. Durante quatro semanas, integraram um estágio de aperfeiçoamento técnico entre a Constituição e o Olival, ao abrigo de um protocolo assinado pelo FC Porto, pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, pelo Comité Olímpico de Portugal e pela Associação de Futebol de Goa. Alojados na Casa Dragão, em regime de internato, e assistidos pelo professor José Maria Carvalho, coordenador do Departamento Pedagógico do FC Porto, os dois jovens jogadores não se limitaram a integrar os treinos dos escalões de formação dos azuis e brancos. Mais do que serem cuidadosamente integrados através de um programa social da responsabilidade da Faculdade do Desporto, Shallum e Arnold frequentaram as aulas de Português, Inglês e educação física de uma turma composta por alguns jogadores do FC Porto, na Escola Secundária António Nobre. Depois de Cumprido "um papel social importante", o FC Porto não espera retirar qualquer dividendo ou contrapartida do estágio e das condições proporcionadas que não seja o da "projecção do seu nome a uma área do globo que nos diz muito históricamente", esclarece José Maria Carvalho. "in revista Dragões"

    ResponderEliminar
  11. Boas.
    Infelizmente, não pude ver o Porto-Cagliari. Mas vi o jogo frente o Leixões.
    No lado esquerdo da defesa é sem duvida uma grande duvida.
    Lino marca muito bem livres, coisa que o porto não tem desde que o Deco saiu, mas Lino não cumpre o seu treabalho defensivo, talvez porque seja também médio esquerdo.
    Fucile, é uma adaptação, embora cumpra o seu dever, ás vezes comete erros muito graves.
    Benitez, no FCP-Leixões, penso, que apenas mostrou uma amostra do que ele vale. Ele não é mau jogador, apenas está a se adaptar, tal como Farás que qquando chegou cá não fazia uma bem tal como mariano que so no fim da temporada pasada começou a dar nas vistas.

    Agora o trinco? O Guarín tem de jogar, ele vai ser como o anderson, mas NÃO a trinco. Um médio como Guarin não pode ficar "preso" na defesa, ele tem de se mexer, correr com a bola e procurar mais espaços livres para passar. Meireles devia ser adaptado a medio defensivo (que ja jogou nessa possição, salvo o erro) pois ele não é um jogador que inventa jogadas e que saiba fintar e correr com a bola ,e ainda por cima, ele tem a qualidade do potente remate à meia distÂncia, e penso que ele seja melhor a defender do que atacar.
    Fernado ainda é novo e ainda têm de evoluir. O Tomás Costa, não me parece ser um jogador ara ser titular numa equipa como o Porto.

    O ataque: Hulk, o nome diz tudo, jogador muito forte, muita velocidade e mantem a cabeça fria quando tem de escolher entre segurar a bola, rematar ou passar.
    Lisandro, nem se precisa de comentar, e começou a marcar, felizmente.
    Fárias, bom a procurar espaços para correr e para se desmarcar, acima de tudo um cabeçeador como poucos.
    Mariano ainda vai ser um grande mais valia para o Porto
    Rodriguez, nao tem muito que comentar, corre muito, pensa bem, resumindo: é um extremo.
    Quaresma, que vá. Se ficar, fica por frete, e não rende, não havendo equipas interessadas, e não se pode meter o "minino" no bvanco pois fica zangado e faz menos ainda e ninguem o vê jogar logo menos clubes interessados. Ele que vá, e que traga muito dinheiro por porto e quem sabe mais um jogador de troca ;)
    Tarik, coitado está lesionado, mas é de muita boa qualidade.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  12. mt tenho lido sobre o Quaresma e muita asneira se tem dita. Como todos somos apenas portistas ou treinadores de bancada quase tudo nos e permitido. Quase. Para aqueles que constantemente criticam o Quaresma pela
    1 )sua atitude e falta de profissionalismo, perguntem a quem sabe e a quem sente o clube, no minicmo, como todos nos : VBaia. O simbolo do nosso clube e baluarte da coesao do grupo tem uma opiniao bem diferente daqueles que defendem que Quaresma e mimado e vedeta. Porque um jogador pretende melhorar o seu contrato e jogar num campeonato em que em vez de uma, existem 4 equipas a lutar pelo titulo. em que em vez de 150K por mes, pode ganhar 300K, e' apelidado de mal agradecido !!!! Pensem quem esta a ser mal agradecido. Que jogadores tivemos nos 3 ultimos anos que vale a pena ir ao dragao so para os ver jogar : 3 anos, 3 jogadores : Anderson, Lucho e Quaresma.
    2a critica comum sobre Quaresma e' sobre o frete que ele faz a jogar. Consigo compreender as palavras dos portistas de bancada, contudo, em vez de frete, julgo mesmo que Quaresma e' muito fraco psicologicamente. Se a vida pessola ou profissional nao lhe corre `a medida, nao consegue ter a concentracao minina que se exige a um profissional. Nao se trata de veditismo ou amuos, na minha opiniao, trata-se de desiquilibrios emocionais.
    3 critica comum esta relacionado com a falta de entrega e amor a camisola....quem se lembra de um jogo em que Quaresma foi ( mais uma vez ) insultado pelo assobiadores do Dragao e revoltado chorou e quase que se atirava ao assobiador....um jogador que nao sente e que nao quer saber de nada, nao faz isso.
    Acredito que o Quaresma enerve muita gente e confesso que tambem me tira do serio ( aqule jogo em pacos ...), mas sejamos racionalmente coerentes e revejam os lances do Quaresma contra as galinhas da luz e digam se pelo menos, nao andamos todos a exagerar no uqe dizemos sobra o Quaresma.
    Qto ao facto do Quaresma nao ter lugar na equipa e de ser preocupante caso ele fique nao sei se devo dizer que se e' ridiculo ou simplesmente estupidez....a nao ser que seja preocupacao seja dos outros...

    ResponderEliminar
  13. Apenas vi a primeira parte contra o Leixões. Gostei das indicações dadas pela equipa mas...são muito fraquinhos os nossos adversários. E, pelo que vi do resumo, o Cagliari também é muito tenrinho. Mas fico satisfeito pelas vitórias e por saber que a equipa está bem e recomenda-se. Mas, como já disse, vamos ver como a época começa já que iremos ter jogos difíceis logo de inicio.

    ResponderEliminar
  14. Estou de acordo que o ponto fraco do Quaresma é psicológico e é aí que tudo o que ele faz de errado assenta. Quando está bem, fica lúcido, joga de olhos fechados com os parceiros de ataque e sabe entrar pelo melhor sítio...Quando se perde nos seus demónios interiores confunde-se totalmente, tenta sair da situação de qualquer modo e normalmente entra por caminhos ínvios...Tenho dito que merecia mais atenção do Departamento de Futebol a obtenção do concurso a tempo inteiro, de uma pessoa com currículo garantido na área da Psicologia, para se estar sempre presente e preparado nestas situações...Também penso que o Quaresma se ficar, ficará para melhorar a equipa e não o contrário. Porque se não fosse assim o Dep estaria a cometer haraquiri...
    Já agora gostaria de salientar o que continua a passar-se com a maioria da Comunicação Social, especialmente com a Televisão, porque entra pela casa dentro sem que muitas vezes o queiramos, é só ligar a caixinha e zás lá estão os caramelos a debitarem propaganda...Ontem tive a curiosidade de assistir ao 1º programa pós defeso do "Dia Seguinte" e foi mais do mesmo...Saíram a falar do Benfica e do Sporting quando o campeonato acabou e entram a falar do Benfica e do Sporting agora que ele está para começar...Porra, que eles nem conseguem ser originais!
    Não entendo como o JGuilherme Aguiar aguenta aquela melgaria toda junta...Resultados da pergunta da noite, sobre quem fez melhores aquisições no defeso: 1º Benfica 43%, 2º Sporting 34% e só depois Porto 23%!!!!... Estamos aonde?...Na China?...Não há pachorra, viver neste País é viver num MANICÓMIO GIGANTE!...Tipo Magalhães Lemos do Algarve ao Minho!...Que aproveitem e joguem todos à Roda da Sorte...

    ResponderEliminar
  15. Excelente a análise do Zamith. VÊ-SE que percebe do que escreve. Parabéns. Vamos ver se esta novela (quaresma) não nos prejudica. Eu, pessoalmente não ficaria insatisfeito com a venda do Quaresma por 25/27 milhões de Euros.

    http://www.bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  16. Caro Meireles,

    Também por isso que as nossas vitórias são muito mais saborosas. É um extra que nos dão. A azia deles é proporcional às nossas vitórias. E se já ficamos muito satisfeitos com os nossos êxitos, é um gostinho especial o quanto eles ficam fodid**. Que bem que sabe.

    Por mim, podem continuar a ignorar-nos à vontade. Não precisamos deles para nada. As nossas vitórias, essas eles não nos conseguem tirar.

    ResponderEliminar
  17. "...paupérrima exibição com o Celtic no jogo de apresentação..."? O que eu vi foi uma grande exibição enquanto esteve a melhor equipa do Porto em campo, com o Porto a dominar completamente e a fazer grandes jogadas, com o Celtic a não conseguir sair do seu meio campo, com mais de uma mão cheia de oportunidades flagrantes de golo para o Porto e onde só falhou a finalização. Lisandro e Farias falharam oportunidades flagrantíssimas - também houve muito mérito de Boruch - e Rodriguez e Sapunaru e outros também falharam excelentes oportunidades. Só espero que, exceptuando a finalização que já melhorou e vai continuar a melhorar de certeza absoluta, o Porto faça muitas "paupérrimas" exibições como a da 1ª parte contra o Celtic. Se assim for, vamos de certeza fazer uma grande época.

    ResponderEliminar
  18. Anderson veio da 2ª divisão brasileira (e tinha estado na 3ª, se não me engano), custou 8 milhões de euros e foi um excelente negócio. Deco, na época anterior a vir para o Porto, jogou na 2ª divisão portuguesa (mais precisamente no Alverca), também custou muito dinheiro para a época, e depois foi o que se sabe. Não percebo porque é que pelo facto de ter jogado na 2ª divisão japonesa a época passada, já há quem torça o nariz ao Hulk e ao que ele custou. É perfeitamente natural os jogadores jovens começarem pelas divisões secundárias. O Deco aos 21 jogava no Alverca. O Sérgio Conceição aos 21 jogava no Felgueiras. O Hulk aos 21 jogava na 2ª divisão japonesa. Tudo perfeitamente normal.

    ResponderEliminar
  19. O Duarte Pernes no lugar de zurrar isto: "os de Matosinhos são talvez os principais candidatos à descida- sem nenhuma pena minha" - que canalize a fúria e os ódiozinhos para o Benfica esse sim devia desaparecer (SEM NENHUMA PENA MINHA - mas se calhar esta circunstância chatearia o Duartinho). Bate nos tipos do teu tamanho, ouve lá!

    ResponderEliminar
  20. Nuno, se falei no Leixões foi porque veio a propósito. Não faço a mínima ideia se és leixonense ou portista, se és do Leixões peço desculpa porque não pretendi ofender-te. Mas se és deves concordar que os seus adeptos, que têm um grande amor ao clube, têm um ódio de estimação pelo Porto e que não é recíproco. Para nós, portistas, o Leixões é um clube simpático, com uma massa adepta notável (até tenho amigos desse clube) e dada a proximidade geográfica até torcemos para que fique na 1ª liga. No entanto eu pessoalmente estou farto de ver os portistas (eu incluído) torcerem por clubes cujos adeptos só nos querem mal, até pode não ser o teu caso, mas que lá que isto acontece, acontece.

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  22. Luís, quando falei na má exibição do Porto estava a falar do jogo todo. Não me limitei a analisa-lo por partes.
    Diga-se, em abono da verdade, que se o Celtic foi encostado foi porque a equipa escocesa adoptou um estilo de jogo que não condiz nada com aquilo que estamos habituados a ver nas equipas daquele país. Defensivo, cauteloso, à espera do erro ou de uma oportunidade que acabou por aparecer.
    Como disse no meu comentário anterior, esta equipa para consumo interno dá, para a Europa vamos ver, até porque dúvido que este ano tenhamos a felicidade de jogar com um Schalke, ou coisa que o valha, nos oitavos de final.

    ResponderEliminar