12 agosto 2008

A importância do triângulo (Parte 1)

Uns preferem-nos mais abertos, outros mais fechados, uns com dois vértices mais recuados, outros com dois vértices ofensivos, outros até o trocam por o losango, o que não há dúvida é que nos últimos anos muito se tem falado na importância do triângulo.

Pode-se considerar que é o coração da equipa, é a forma como conjugamos esses 3 elementos que preenchem o centro do campo que se pode ditar a forma como a equipa pensa e encara o jogo, a forma como gera os ritmos a que os restantes companheiros jogam, e a segurança e coesão defensiva. Por isso compor o triângulo do meio campo é sem dúvida o exercício mais delicado e complicado para se fazer numa equipa. Não é só coabitar 3 jogadores, trata-se de definir previamente o estilo de jogo que se quer impor e encontrar 3 elementos que sejam diferentes, cada um com uma função muito específica e conseguir que juntos formem um bloco unido que faça a equipa jogar. É no meio campo que se ganham e perdem jogos, e como tal, é aí que as rotinas devem ser mais afinadas.

Por vezes há jogadores que nesse triângulo quando bem oleado atingem níveis de rendimento que sozinhos nunca o conseguiriam, porque por vezes trata-se de fazer uma fusão entre 3 jogadores que se complementam, que suprem as carências do outro, que separados são vulneráveis mas juntos quase invencíveis.

No F. C. Porto habituamo-nos a triângulos absolutamente fabulosos porventura o mais completo e inesquecível foi o composto por: Costinha-Maniche-Deco. Costinha era o ministro, a sobriedade em pessoa, de uma leitura táctica fantástica, fazia com que o campo parecesse mais pequeno para o adversário e as linhas de passe desaparecessem.

Maniche era o pulmão, corria quilómetros e estabelecia a ligação entre a sobriedade defensiva de Costinha e a criatividade e magia de Deco. Elevava as rotações a que o jogo se desenrolava e ainda detinha um pontapé canhão fazendo assim aquilo que faltava a Deco e Costinha.

Deco era o mágico 10 o criativo que imaginava todo o jogo ofensivo do Porto mas que também era o 1º a defender, pressionando bem alto. Os 3 separados eram bons jogadores, mas juntos pareciam invencíveis, jogavam de olhos fechados e não há dúvidas que foram um dos grandes motivos para a máquina de jogar futebol que era o F. C. Porto dessa época.

Nas últimas duas épocas Jesualdo Ferreira criou outro triangulo de grande qualidade, com características diferentes, mas também fulcral no domínio que o Porto obteve na liga portuguesa, composto por: Paulo Assunção, Raul Meireles e Lucho Gonzalez.

Este ano porventura o maior desafio de Jesualdo na construção da equipa será encontrar forma de reconstruir o triângulo após a saída de Assunção, é só um jogador é certo, mas obriga a que toda a dinâmica do triangulo e consequentemente da equipa seja alterada.

Há que ter em atenção a entrada de reforços como Sapunaru e Rodriguez na equipa que poderá influenciar na hora de escolher a dinâmica a dar, e na escolha do jogador para entrar para a posição que era da Assunção, que se no papel é o mesmo na prática poderá significar uma nuance no modelo de jogo da equipa.

Os triângulos do meio campo tal como as tácticas sejam elas 4-3-3, 4-4-2, 4-4-2 losango etc. são apenas desenhos, a forma como as peças se dispões antes do árbitro apitar para o inicio do jogo, o que interessa depois é o modelo de jogo que a equipa apresenta, ou seja, a forma como as peças se movimentam em campo, a dinâmica da equipa.

Os princípios da equipa esses são imutáveis ou praticamente imutáveis, e não sofreriam alteração por mais jogadores que saíssem da equipa titular, agora o modelo de jogo parece-me que poderá sofrer ligeiras alterações apesar do desenho táctico se manter o mesmo como Jesualdo já o referiu.

Como tal, não sobram dúvidas que até ao 1º jogo oficial a maior preocupação de Jesualdo é encontrar a fórmula certa para o seu meio campo.

Uma coisa é óbvia e inequívoca, Paulo Assunção só há um e é totalmente inócuo tentarmos encontrar um novo Paulo Assunção, o que já é diferente, é encontrar um jogador com características semelhantes que assegure um modelo de jogo mais próximo da época passada.

Isso é algo muito difícil de concretizar porque venderam gato por lebre ao professor. Prometeram-lhe dois jogadores para substituir Paulo Assunção e afinal deram-lhe dois médios com características mais ofensivas e que nunca jogaram a médio mais defensivo. Um claro erro de casting, o que não invalida que os jogadores em causa possam vir a ter utilidade, mas não na posição para que foram anunciados como reforços.

Para Jesualdo seria importante também saber se Quaresma se manterá ou não na equipa, para saber qual a melhor formula para o potenciar na equipa, e isso se traduzirá na necessidade de fazer este triangulo mais ou menos ofensivo consoante seja necessário criar e atacar mais pelo meio e transportar mais a bola, ou torna-lo mais defensivo ou com maior preocupação no capitulo de gerir as transições rápidas e o último passe para os jogadores rápidos que aparecem pelos flancos capazes de assumir o jogo ofensivo da equipa.

O F. C. Porto com a saída de Bosingwa ganhou um lateral com rotinas de central e por isso muito bom defensivamente que é Sapunaru, mas perdeu aquele fulgor ofensivo de Bosingwa que fazia o flanco direito todo e assumia as despesas ofensivas pelo lado direito, deixando o lado esquerdo para Quaresma e obrigando a um lateral esquerdo mais defensivo.

Tendo em conta estas condicionantes será a partir daqui que Jesualdo terá que analisar as opções para configurar o triângulo do meio campo e decidir se altera substancialmente alguns automatismos do modelo jogo da equipa, que naturalmente já se alterará com a entrada de Sapunaru para lateral direito e Rodriguez para extremo esquerdo.

(continua)

20 comentários:

  1. Boa analise por parte do Ricardo Costa,
    De qualquer forma, creio que o triangulo não se deve inverter esta época, na medida, em que não só as rotinas, como as características dos jogadores assim as obrigam..isto é, um trinco, nas costas de dois médios interiores.
    Nos jogos de pré-temporada, o prof. Jesualdo experimentou (2 trincos+1 médio ofensivo) foi notório, que o Lucho não se dá muito bem, como único médio ofensivo (não é um nº10 puro), daí ser posta de lado logo essa ideia, para não falar nos médios defensivos, que andavam um cima do outro, sem saber bem que terrenos galgar.
    “Venderam gato por lebre ao professor”, não estou de acordo com isso, Guarin, é médio defensivo (até já ouvi o próprio dizer, até joga, na selecção colombiana a trinco), simplesmente, tem características diferentes do P.Assunção, e não está completamente adaptado. Além do mais, o jesualdo, tem mais trincos no plantel, Fernando, Bolatti, Tengarrinha, e até Meireles faz muito bem essa posição.
    Na minha opinião, o que mais segurança daria a trinco agora, seria o Meireles, mas o perderíamos nas suas funções mais adiantadas. Assim sendo, acho que devíamos apostar no Guarin (trinco) + Lucho e Meireles (médios ofensivos), em que o Meireles compensaria, nas vezes que o Guarin vai á frente. Com a Lazio, pareceu-me, que não tínhamos um trinco fixo, ora aparecia o Meireles, ora o Guarin..este processo, quando mecanizado, pode ser muito útil, tanto a defender como a atacar..

    ResponderEliminar
  2. Este Balboa é cómico...

    Balboa: «Não há diferenças entre o Benfica e o Real Madrid»

    ...mas não é burro.

    Balboa: «O F.C. Porto é a equipa mais forte em Portugal neste momento»

    ResponderEliminar
  3. Carlos Xistra dirige jogo da Supertaça. :!

    ResponderEliminar
  4. Legenda:
    CA FCP = Cartões amarelos mostrados a jogadores do FC Porto

    CA SCP = Cartões amarelos mostrados a jogadores do Sporting

    CVPA SCP = Cartões vermelhos por acumulação de amarelos mostrados a jogadores do Sporting

    CVD SCP = Cartões vermelhos directos mostrados a jogadores do Sporting

    CA ADV = Cartões amarelos mostrados a jogadores da equipa adversária

    CVPA = Cartões vermelhos por acumulação de amarelos mostrados a jogadores da equipa adversária

    CVD = Cartões vermelhos directos mostrados a jogadores da equipa adversária

    ResponderEliminar
  5. Errata:

    CVPA ADV = Cartões vermelhos por acumulação de amarelos mostrados a jogadores da equipa adversária

    CVD CVD = Cartões vermelhos directos mostrados a jogadores da equipa adversária

    ResponderEliminar
  6. Legenda definitiva:

    Legenda:
    CA FCP = Cartões amarelos mostrados a jogadores do FC Porto

    CA SCP = Cartões amarelos mostrados a jogadores do Sporting

    CVPA SCP = Cartões vermelhos por acumulação de amarelos mostrados a jogadores do Sporting

    CVD SCP = Cartões vermelhos directos mostrados a jogadores do Sporting

    CA ADV = Cartões amarelos mostrados a jogadores da equipa adversária

    CVPA ADV = Cartões vermelhos por acumulação de amarelos mostrados a jogadores da equipa adversária

    CVD ADV = Cartões vermelhos directos mostrados a jogadores da equipa adversária

    Zirtaev, pf, elimina a anterior legenda e errata. Esta história dos númeroS já me está a dar cabo da cabeça :).

    ResponderEliminar
  7. Com a Lazio reparei num pequeno pormenor, Benitez num determinado momento saiu da sua posição de origem -olhei para lá- e estava o Raul Meireles a ocupar o espaço!...Mal o Benitez se apressou a reocupar a posição, Meireles avançou para a linha média. Melhor do que nós o Prof saberá, quem resolverá melhor o problema, tem os elementos todos, treina-os todos os dias, pode experimentar todas as possibilidades e testar qual será a cambiante mais adequada aos seus intentos, porque é disso que se trata, de escolher quem irá pôr em prática aquele que é o seu projecto pessoal!...

    ResponderEliminar
  8. Quem é esse tal de Paulo Assunção??????

    ResponderEliminar
  9. Equipa para a Supertaça:

                            Helton
    Sapunaru   P. Emanuel   B. Alves   Benítez
                       Raúl Meireles   
             Lucho                     Guarín
    Mariano                                 Rodríguez
                           Lisandro

    ResponderEliminar
  10. Duas curiosidades em relação à natação dos Jogos Olímpicos de Pequim:

    1. Pretos? Nem vê-los. Apenas um americano. De resto, nada. Não devem gostar de tomar banho.

    2. As mulheres não têm mamas. Deve ser para evitar problemas de hidrodinâmica.

    ResponderEliminar
  11. O benitez está a marcar os cantos do lado direito e depois vai a correr para a sua posição, ou seja, faz uma diagonal... Enquanto ele não chega o Meireles compensa. Só haverá problema no dia em que o FCP sofrer um golo em contra-ataque... até lá, é giro ver o Benitez a correr, a olhar para a relva e a pensar: "deixa-me ir para a minha posição, enquanto o Mister me põe a jogar..."

    Paulo Assunção? também não estou a ver quem é... estas férias fizeram-me mesmo mal!

    ResponderEliminar
  12. Já li melhores comentários neste blog.

    É a benfiquização do nosso Porto?


    Damn it!

    ResponderEliminar
  13. BASILEIA ALLEZ!

    Peço desculpa a todos mas estou a DEFENDER OS INTERESSES do meu clube, pois o Basileia é um clube simpático para calhar no Grupo do Porto!
    Como o Guimarães não pode ficar no mesmo grupo, ainda calha uma equipa complicada, por issso... FORÇA BASILEIA!

    ResponderEliminar
  14. antunescus,

    Estás desculpado. Devemos ser sempre patriotas, principalmente para com clubes amigos e leais como os espanhois e os gayvotas.
    Nunca nos podemos deixar cair na tentação de vingança em relação a clubes tão simpáticos. Devemos sempre dar a outra face. Devemos sempre perdoar e teremos o reino dos céus à nossa espera.

    Senhor, perdoai essas pobres almas que penam na sua mísera vivência terrena. Não percebem que algo maravilhoso os espera quando Lhes abrires as portas celestiais. Eu sei que o Teu coração é magnânimo e tudo perdoas, até mesmo aqueles que tentam entrar na Liga dos Campeões pela porta do cavalo. Dai-lhes a recompensa eterna e que adormeçam queimados pelo fogo da tua justiça.

    ResponderEliminar
  15. recomendo a leitura deste post:


    http://teatro-anatomico.blogspot.com/2008/08/ser-benfiquista_09.html

    ResponderEliminar
  16. Mais um que foi estúpido

    Após várias desavenças entre os dois, Carolina Salgado, que se recusou a abandonar a estalagem, ficou instalada num dos apartamentos, enquanto a mãe, que chegara na véspera, se alojara noutro quarto com os dois filhos da autora do livro Eu Carolina. Hoje de manhã, e após uma das empregadas do complexo turístico ter desvendado a Francisco Rolo um pedido que Carolina lhe terá feito, o proprietário expulsa-a.

    Contactada pelo SOL, a funcionária garante que a hóspede lhe pedira em tempos «se eu arranjava uma bola de cocaína». Após a confidência, Rolo confronta a ex-namorada e depois de grande discussão coloca-a na rua.

    Carolina Salgado contactou então os elementos do corpo de segurança da PSP, dizendo-lhes que fora agredida por Rolo e que ele tinha uma arma ilegal em casa. Estes, por seu turno, chamaram a GNR local.

    A ex-companheira de Pinto da Costa parece ter azar com os homens ou vice-versa, e quando a GNR chega ao local, queixou-se de ter sido agredida por Rolo e de este ter uma arma em casa.

    Com o consentimento do proprietário, os guardas fizeram buscas na estalagem, tendo encontrado uma pistola de pequeno porte, mas no apartamento que estava ocupado pela mãe de Carolina Salgado. A ex-companheira de Pinto da Costa afirma que a arma pertence a Francisco Rolo.

    Francisco Rolo, contactado pelo SOL diz que só agarrou Carolina Salgado «pelo braço» e que lhe deu um «empurrão», não tendo esta ficado ferida. Acrescenta ainda: «Ela fez tudo para me tramar desde que rompi a relação. Faço minhas as palavras de Pinto da Costa: também eu fui estúpido».

    Esta tarde, o empresário prestou declarações no posto da GNR de Fronteira, tendo apenas sido interrogado sobre a arma encontrada, e negou que esta lhe pertença.

    Contactada pelo SOL, Carolina salgado não quis prestar declarações.

    Entretanto, segundo o SOL apurou, o Ministério Público do Porto instaurou um inquérito aos elementos da PSP que prestavam segurança a Carolina Salgado. O inquérito visa apurar por que razão, conforme fora noticiado pelos jornais, os agentes impediram Carolina Salgado de efectuar um teste de alcoolemia e droga, após recente acidente que teve no Porto. Estes, que já foram ouvidos, negam mas, de facto, os testes não foram efectuados.

    Fonte: sol.sapo.pt

    ResponderEliminar
  17. A grande intriga desde defeso não está em saber se Quaresma sai do FC Porto, se Moutinho e Veloso deixam o Sporting, para onde podem estes jogadores ir, se haverá ou não mais surpresas, ou se Luís Garcia sempre vem, ou se Rui Costa avança para o plano B Smolarek ou para o C Falcao. A dúvida é: onde é que o Benfica vai buscar dinheiro para fazer contratações? Uma questão que nenhum jornalista se atreve a fazer quer porque não lhe interessa, quer porque sabe que se o fizer tem os dias contados.

    Como todos sabemos, a sobrevivência e manutenção do status por parte dos 3 grandes do futebol português tem de ser feita à base da venda dos seus melhores jogadores, pelo preço mais elevado que conseguirem, e pela compra criteriosa de jogadores a baixo custo ou então com elevadas perspectivas de renderem algum lucro no futuro próximo. Claro que a isto há que aliar a vertente desportiva para não alienarem os adeptos e para valorizarem os activos e tornarem-se atractivos para potencias reforços. Existe a possibilidade de contrabalançar os maus resultados de um ano na época seguinte, ou de fazer o inverso. Mas ainda assim, é necessário garantir um "fundo de maneio" para que o clube não venha no futuro pagar uma factura elevada pela falta de consciência dos actuais dirigentes.

    Quanto olhamos para os 3 grandes, vemos que o FC Porto é aquele que melhor tem gerido esta relação já que para além de conseguir um balanço positivo em termos de compra e venda de jogadores tem conseguido triunfar em campo. Nas últimas duas épocas, o FC Porto gastou cerca de € 41.500.000 na compra de jogadores, valor contrabalançado com vendas no valor de € 94.400.000. Para este valor astronómico, contribuíram largamente as vendes de Pepe e Anderson na temporada transacta, e de Bosingwa na presente. Isto dá um saldo positivo de € 52.900.000. Um valor que pode aumentar caso se concretiza a transferência de Quaresma que representará um encaixa entre 25 a 40 milhões de euros. Para o futuro, a continuidade de Bruno Alves, Lucho e Lisandro é garantia de mais encaixes milionários para o Dragão.

    Já o Sporting tem continua a apostar na contratação a custo zero ou a baixo custo e na valorização dos activos da sua academia. Nas duas últimas temporadas, os leões gastaram perto de € 16.650.000 em reforços, enquanto arrecadaram cerca € 32.500.000, o que perfaz um saldo positivo de € 15.850.000. Convém no entanto realçar que esta saldo se deve em muito à venda de Nani ao Man Utd na última temporada já que na presente o Sporting apenas conseguiu receber cerca de € 2.200.000 resultantes da venda dos 40% do passe que detinha de Carlos Martins e do empréstimo de Purovic. Em todo o caso, a presença na Champions e o facto de contar no plantel com 3 jogadores com mercado (Moutinho, Veloso e Vukcevic) significam que o Sporting não terá grande dificuldade em manter um saldo positivo no futuro.

    O Benfica por outro lado está a praticar uma gestão de clara fuga em frente. A administração encarnada ou descobriu petróleo, ou tem alguém a financiar as aquisições, ou então está a apostar numa estratégia de "ou vai ou racha" na procura de êxitos desportivos nesta temporada que permitam capitalizar economicamente na próxima. Nas duas últimas temporadas o Benfica tem um registo de compras no valor aproximado de € 57.900.00, compensado com vendas no valor de € 37.600.00, o que resulta num saldo negativo de cerca de € 20.300.000. Isto para um clube que não terá receitas da Champions esta temporada significa claramente a saída iminente de alguns jogadores. Luisão e Katsouranis são os nomes que vêm à cabeça, embora não seja de acreditar que consigam representar um encaixe superior a 20 milhões de euros, ao qual se terá de descontar o valor da compra de 1 ou 2 dos jogadores que Quique Flores pretende para o ataque.

    Aquilo que daqui se retira é que, por mais que a imprensa desportiva continue a veicular a ideia de que a superioridade do FC Porto se deve a um maior orçamento, a verdade é que é o Benfica o clube que mais gasta para reforçar a sua equipa e quem menos proveitos desportivos daí retira. O FC Porto tem-se mostrado uma máquina de "fazer dinheiro" conseguindo arrecadar mais do que os seus dois rivais juntos. Já o Sporting tem uma gestão mais equilibrado gastando muito menos, mantendo ainda assim uma equipa competitiva a nível nacional. É importante não esquecer que aqui apenas usei os valores das transferências dos jogadores não avaliando o impacto dos salários destes. Por exemplo, Marc Zoro chegou ao Benfica vindo do Messina a custo zero, mas recebeu em termos salariais cerca de € 2.200.000, um valor muito alto para quem quase não jogou.

    Nota: os valores que aqui apresentam resultam de cálculos efectuados por mim com base nos valores das transferências. Estes valores foram obtidos através dos comunicados dos clubes à CMVM ou a notícias veiculadas na imprensa desportiva acerca dos negócios. Como tal, é provável que haja algum erro nos valores totais, mas não em termos de tendência.

    Fonte: olhodedragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. All-Time Club World Ranking (1.1.1991-31.12.2007)

    01. FC Barcelona España 710 Pontos
    02. Manchester United FC England 628
    03. Real Madrid CF España 602
    04. Milan AC Italia 595
    05. Juventus FC Torino Italia 584
    06. FC Internazionale Milano Italia 532
    07. FC Bayern München Deutschland 514
    08. Arsenal FC London England 511
    09. CA River Plate Buenos Aires Argentina 483

    10. FC do Porto Portugal 405

    11. AFC Ajax Amsterdam Nederland 400
    12. Chelsea FC London England 397
    13. Liverpool FC England 387
    14. CA Boca Juniors Buenos Aires Argentina 374
    15. Parma AC Italia 373
    16. AS Roma Italia 361
    17. Valencia CF España 352
    18. SS Lazio Roma Italia 342
    19. Glasgow Rangers FC Scotland 334
    20. São Paulo FC Brasil 326

    32. Benfica 245
    96. Sporting 48

    Fonte:
    http://www.iffhs.de/?3d4d443d0b803e8b40384c00205fdcdc3bfcdc0aec70aeedbe1a


    Ao fim de cada ano a IFHHS atribui pontos aos cinquenta primeiros lugares do ranking mensal, recebendo 50 pontos o primeiro, 49 o segundo e assim sucessivamente. Este ranking leva em consideração o início do ranking em 1 de Janeiro de 1991, criando assim o ranking dos maiores clube de todos os tempos.

    Este ranking prejudica os clubes que obtiveram bons resultados anteriormente ao início do ranking. Clubes como Santos FC, Liverpool FC ou Benfica que nas décadas de 60 e 70 obtiveram inúmeras vitórias e títulos não figuram no topo do ranking exatamente por este não considerar resultados anteriores a 1 de Janeiro de 1991, em virtude de a verdade desportiva anterior a este período não ser muito fiável.

    Por outro lado, clubes que começaram ou continuaram a obter bons resultados na década de 90 aparecem no topo do ranking, como é o caso da Juventus FC e FC Barcelona.

    Esse sistema de apenas considerar jogos a partir de 1991 cria casos inusitados como acontece com o clube AD São Caetano que foi fundado apenas em 1989, dois anos antes do início da contagem, porém está no ranking à frente de clubes centenários que antes da criação do sistema tiveram muitos momentos de glória na sua história, mas que não contam para o ranking.

    Fonte:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Classifica%C3%A7%C3%A3o_dos_maiores_clubes_de_futebol


    A Worldwide Historical Clubs Ranking based on Mathematics

    1º Boca Juniors (Arg) 28.026,41
    2º Milan (Ita) 24.376,69
    3º Real Madrid (Spa) 23.469,66
    4º Peñarol (Uru) 22.236,04
    5º São Paulo (Bra) 21.283,04
    6º Independiente (Arg) 19.293,20
    7º River Plate (Arg) 19.218,43
    8º Nacional (Uru) 18.531,04
    9º Juventus (Ita) 16.819,23
    10º Santos (Bra) 13.148,93
    11º Ajax (Neth) 12.485,02
    12º Internazionale (Ita) 12.188,35
    13º Bayern München (Ger) 12.026,10
    14º Racing (Arg) 10.622,55
    15º Corinthians (Bra) 10.525,72
    16º Liverpool (Eng) 10.513,35
    17º Flamengo (Bra) 10.367,92
    18º Palmeiras (Bra) 10.169,49
    19º Olimpia (Par) 10.009,45

    20º Porto (Port) 9.337,50

    21º Grêmio (Bra) 8.686,31
    22º Estudiantes (Arg) 8.583,06
    23º Manchester United (Eng) 8.319,22
    24º Benfica (Port) 7.683,37
    25º Internacional (Bra) 7.591,01

    54º Sporting (Port) 1.627,07

    Fonte:
    http://www.rsssf.com/miscellaneous/mathclubrank.html

    ResponderEliminar
  19. Curiosidades:

    Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking", o Futebol Clube do Porto é considerado o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 20º maior do Mundo. [1]
    O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica, o 9º da Europa e o 16º do Mundo (ver Ranking Mundial de Títulos).
    O FC Porto é o clube português com maior número de títulos, contando actualmente 265 títulos oficiais (somando: Internacionais, Nacionais e Regionais) e 110 títulos oficiais (somando apenas: Internacionais e Nacionais) NOTA: Este ranking encontra-se falseado ja que foi somado ao palmarés do SL Benfica 15 campeonatos nacionais de escolinhas, escalão esse que nunca teve tal competição. Na verdade, descontando esses 15 títulos ao SL Benfica, o FC Porto é o líder com 110 e Benfica em segundo com 107.
    O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA. O FC Porto soma 14 títulos só no século XXI, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos.
    O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 110 títulos oficiais (2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes; 2 Taças / Liga dos Campeões Europeus; 1 Taça UEFA; 1 Supertaça Europeia; 22 Campeonatos Nacionais de Séniores; 17 Taças de Portugal; 15 Supertaças de Portugal; 19 Campeonatos Nacionais de Juniores; 17 Campeonatos Nacionais de Juvenis; 12 Campeonatos Nacionais de Iniciados; 2 Campeonatos Nacionais de Infantis) contra 107 do Benfica e 76 do Sporting .
    O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (6), tem mesmo mais que todos os outros clubes portugueses juntos.
    O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional.
    O FC Porto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas.
    O FC Porto já disputou 22 das 28 finais da Supertaça Nacional.
    O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época.
    O FC Porto já fez o pleno nacional ou seja, fez a "Tripla" por 3 vezes (1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional, Vencedor da Taça de Portugal e Vencedor da Supertaça Nacional, na mesma época.
    O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA.
    O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade nas competições internacionais, em casa, 29 jogos (1974/75 até 1987/88).
    O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato, a Taça de Portugal e a competição Europeia em que esteve envolvido (em 2003).
    O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).
    O FC Porto contém nos seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.
    O FC Porto tem, segundo o seu último relatorio e contas, 83.669 sócios pagantes. No ano anterior o clube tinha 86.229, tendo por isso perdido 2560 sócios no espaço de um ano. [2]
    O FC Porto era o único clube português no extinto G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa, sendo também o único representante de Portugal entre os 16 fundadores da Associação Europeia de Clubes (ECA), criada após a extinção do G-14.
    Segundo o Ranking Histórico Mundial de Clubes, o Futebol Clube do Porto é considerado, em termos de currículo, o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 17º maior do Mundo.
    Tendo em conta um estudo realizado em 2004 pela FutureBrand, uma empresa americana especializada em consultoria de marcas, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português. O estudo apresenta as 30 marcas mais cotadas do futebol europeu e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto. O estudo teve em conta factores como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube. Neste ranking de marcas europeias, o FC Porto ocupa a primeira posição em Portugal e a 27ª na Europa [3]. Um estudo semelhante efectuado em 2007 pela empresa alemã BBDO remete o FC Porto para o 2º posto nacional (atrás do SL Benfica), embora a nível europeu o clube se encontre melhor posicionado do que no estudo da FutureBrand, no 21º lugar [4].

    Fonte:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol_Clube_do_Porto

    ResponderEliminar
  20. Do ex-namorado
    Carolina queixa-se de agressão

    A GNR foi chamada hoje a intervir e fez buscas na Estalagem D.ª Leonor, em Fronteira (distrito de Portalegre), após uma denúncia de agressão feita por Carolina Salgado contra o e ex-namorado, proprietário daquele complexo turístico


    Após várias desavenças entre os dois, Carolina Salgado, que se recusou a abandonar a estalagem, ficou instalada num dos apartamentos, enquanto a mãe, que chegara na véspera, se alojara noutro quarto com os dois filhos da autora do livro Eu Carolina. Hoje de manhã, e após uma das empregadas do complexo turístico ter desvendado a Francisco Rolo um pedido que Carolina lhe terá feito, o proprietário expulsa-a.

    Contactada pelo SOL, a funcionária garante que a hóspede lhe pedira em tempos «se eu arranjava uma bola de cocaína». Após a confidência, Rolo confronta a ex-namorada e depois de grande discussão coloca-a na rua.

    Carolina Salgado contactou então os elementos do corpo de segurança da PSP, dizendo-lhes que fora agredida por Rolo e que ele tinha uma arma ilegal em casa. Estes, por seu turno, chamaram a GNR local.

    A ex-companheira de Pinto da Costa parece ter azar com os homens ou vice-versa, e quando a GNR chega ao local, queixou-se de ter sido agredida por Rolo e de este ter uma arma em casa.

    Com o consentimento do proprietário, os guardas fizeram buscas na estalagem, tendo encontrado uma pistola de pequeno porte, mas no apartamento que estava ocupado pela mãe de Carolina Salgado. A ex-companheira de Pinto da Costa afirma que a arma pertence a Francisco Rolo.

    Francisco Rolo, contactado pelo SOL diz que só agarrou Carolina Salgado «pelo braço» e que lhe deu um «empurrão», não tendo esta ficado ferida. Acrescenta ainda: «Ela fez tudo para me tramar desde que rompi a relação. Faço minhas as palavras de Pinto da Costa: também eu fui estúpido».

    Esta tarde, o empresário prestou declarações no posto da GNR de Fronteira, tendo apenas sido interrogado sobre a arma encontrada, e negou que esta lhe pertença.

    Contactada pelo SOL, Carolina salgado não quis prestar declarações.

    Entretanto, segundo o SOL apurou, o Ministério Público do Porto instaurou um inquérito aos elementos da PSP que prestavam segurança a Carolina Salgado. O inquérito visa apurar por que razão, conforme fora noticiado pelos jornais, os agentes impediram Carolina Salgado de efectuar um teste de alcoolemia e droga, após recente acidente que teve no Porto. Estes, que já foram ouvidos, negam mas, de facto, os testes não foram efectuados.

    In "O SOL" .

    ResponderEliminar