06 setembro 2008

Constituindo novos campeões

Um parque para novas estrelas

Após ter servido de quartel-general do FC Porto durante quase 40 anos e de ter assumido um papel fulcral no crescimento do clube, o Campo da Constituição reabriu ontem as portas depois uma profunda remodelação. Agora chama-se Vitalis Park e vai servir de âncora ao projecto Dragon Force, a escola de futebol, que serve de apoio à formação. Pinto da Costa presidiu à cerimónia, que contou ainda com a presença da administração da SAD, da equipa técnica - excepto Jesualdo Ferreira -, bem como os capitães, Lucho e Pedro Emanuel, e antigas vedetas, como Lima Pereira, Frasco, Gomes, Paulinho, Vítor Baía e Semedo.

A nova Constituição, projectada por Ludgero Castro, dispõe de todas as condições para formar novos campeões, mas também pretende ser um espaço de aproximação do clube aos adeptos e, como tal, terá sempre as portas abertas. Além do espaço dedicado ao futebol, contará com uma Loja do Associado, uma Loja Azul e ainda de um Sports café.

O FC Porto contou com a parceria da Unicer neste investimento e Pires de Lima, presidente da empresa, destacou a "força de uma obra com cunho de responsabilidade social e de apelo à prática desportiva e à vida saudável", justificando a aposta com as "excepcionais garantias que o FC Porto dá a quem investe". Já Pinto da Costa falou de um "momento importante para o futuro do FC Porto", que será garantido pelos "200 meninos que, por hora, vão aprender a jogar futebol. Estamos no bom caminho. O futuro do FC Porto será cada vez mais risonho, mais forte, porque estes meninos vão sentir sempre o que é ser do FC Porto", frisou o presidente portista.

O projecto Dragon Force pretende explorar um novo mercado de prospecção de talentos, gerar novas receitas, aumentar e fidelizar o número de jovens adeptos a nível nacional e internacional. Para já, estão inscritos mais de 600 alunos que começarão, a partir de amanhã, a aprender a defender, fintar e rematar, iludidos pelo sonho de um dia imitarem a carreira de Vítor Baía, Gomes ou Semedo.

In O Jogo

17 comentários:

  1. PORRA , esta "MALDITA" administração da SAD só faz "PORCARIA" ....O PINTO da COSTA tá "SENIL"... para que é que isto serve ????
    Só gastam dinheiro onde não devem !!!!

    Eleições JÁ !!!

    Espero que alguns " ILUMINADOS" entendam o alcance das minhas palavras .

    Abraço a todos os PORTISTAS

    ResponderEliminar
  2. wolfboss..comentario senil é o teu..é mesmo dos mais ridiculos que já li na blogosfera!! mesma de alguém tapadinho que nao vive nem quer viver a realidade! que tristeza

    ResponderEliminar
  3. Wolfboss disse...administração da SAD só faz "PORCARIA" .
    Prezado Wolfboss: que tem a ver a "FCP-Futebol SAD" com as obras na Constituição?
    Esta obra é da responsabilidade do Futebol Club do Porto, cujo Presidente da Direcção é Pinto da Costa.
    A "FCP Futebol SAD", é uma sociedade cujo Presidente da Administração (e não Direcção) é o Presidente da Direcção do Futebol Club do Porto, por inerência, isto é, pelo facto do FCP deter a maioria das acções. Percebido?
    A dita cuja "SAD" não faz obras. Apenas gere o futebol profisisonal.
    Assim como o FCP não compra nem vende jogadores, nem paga comissões a empresários.
    Esclarecido?

    ResponderEliminar
  4. Vitalis Park, Dragon Force mais o Dragon seat... será que o Mister vai levar o clube para a Premier League? Ou esta súcia não sabe falar português?

    ResponderEliminar
  5. F.C. Porto: Parecer contraria Freitas
    Defesa de Pinto da Costa entregou no Tribunal opinião contrária à que legitimoucastigos do Conselho de Justiça


    A defesa de Pinto da Costa entregou no Tribunal Administrativo um parecer que contraria o documento que serviu de âncora à Federação para validar as decisões da reunião de 4 de Julho do Conselho de Justiça.

    Em 2002, Mário Aroso de Almeida assinou, em parceria com Freitas do Amaral, o livro "Grandes Linhas da Reforma do Contencioso Administrativo". Percorridas as 30 páginas do parecer sobre os acontecimentos da polémica reunião do CJ, que ratificou a despromoção do Boavista e a aplicação de suspensão de dois anos a Pinto da Costa, não restam dúvidas de que este professor da Faculdade de Direito da Universidade Católica não subscreve a mais recente publicação do ex-ministro dos Negócios Estrangeiros - "A Crise no Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol".

    "Ora, em nossa opinião, a partir das 17.55 horas, o CJ deixou de estar reunido, pois que o respectivo presidente, no regular exercício dos seus poderes, encerrou a reunião". Esta é uma das mais importantes conclusões do parecer elaborado por Aroso de Almeida. O documento, com data de 31 de Julho, foi solicitado pela defesa do presidente portista e anexado ao procedimento administrativo especial que Pinto da Costa interpôs no Tribunal Administrativo de Lisboa.

    Ao contrário de Freitas do Amaral, Aroso de Almeida, reputado especialista em Direito Administrativo, entende que estavam criadas condições para, ao abrigo do artigo 14.º, nº. 3 do Código do Processo Administrativo, Gonçalves Pereira encerrar os trabalhos, classificando a decisão como "inteiramente coerente", na sequência de "um movimento de rebelião em relação ao presidente".

    A reunião do CJ, recorde-se, aqueceu quando Gonçalves Pereira declarou o conselheiro João Carrajola de Abreu impedido de votar nos recursos interpostos pelo Boavista e por Pinto da Costa. Na análise a esta acção do então líder do CJ, Aroso de Almeida considera não existir exorbitação, embora admita que a decisão "parece enfermar de um vício de falta de pressupostos". Este é, aliás, o único reparo que o parecer aponta ao procedimento de Gonçalves Pereira. De qualquer forma, acrescenta que a decisão em causa "só era passível de impugnação junto dos tribunais administrativos".

    O processo disciplinar instaurado pelos conselheiros ao presidente do CJ também é considerado irregular, desde logo porque "tal matéria não constava, na verdade, da ordem de trabalhos da reunião".

    Não restam dúvidas de que, segundo Mário Aroso de Almeida, a reunião em que foram votados os recursos de Pinto da Costa e do Boavista não tem qualquer validade e leva com carimbo de "inexistente": "... os membros do CJ deveriam ter feito na sequência da referida reunião era promover a convocação de uma nova reunião extraordinária (...), em ordem a tentar obter aprovação das deliberações, que, apressadamente, pretenderam adoptar, ainda no próprio dia 4 de Julho de 2008".

    Para além de reprovar a acção dos membros do CJ que deram andamento à reunião, em contraste com a aprovação de Freitas do Amaral, Aroso de Almeida, que também é consultor do Gabinete de Política Legislativa e Planeamento do Ministério da Justiça, esclarece que o "vício de desvio de poder", atribuído a Gonçalves Pereira pelos conselheiros que continuaram a reunião, "carece de prova". Desta forma, o parecer desmonta toda a argumentação dos conselheiros, tornando-se mais uma arma importante na defesa de Pinto da Costa junto do Tribunal Administrativo.

    in "Jn"

    ResponderEliminar
  6. É um sonho tornado realidade. Finalmente temos condições, ao nível das melhores da Europa, para investirmos realmente na formação.
    Não devemos porém passar do oito ao oitenta. Aposta na formação sim, desde que a juventude seja integrada num plantel com jogadores maduros e de créditos firmados.
    Que a partir daqui passemos a ver mais Baías, Fernandos Gomes, J. Costas e R. Carvalhos, nos nossos planteis seniores

    ResponderEliminar
  7. E por falar em Vítor Baía...
    Não sei se alguém leu o artigo ridículo do Rui Cartaxana no site do Record.
    Entre outras coisas ele chama covarde ao Vítor, insinua que a sua não convocação para o Euro 2004 se ficou a dever àquele desaguizado com o Mourinho em 2003,como se o Ricardinho também não tivesse tido problemas com o seu treinador, no Bétis, e nem por isso tenha deixado de estar no Euro 2008. Afirmou que "Qualquer adepto de futebol minimamente informado sabia da ‘fama’ que Baía tinha de ‘controlar’ o balneário, de influenciar e manipular os outros jogadores, o que, sendo porventura um mérito seu, desagradava de sobremaneira a qualquer treinador –e isso mesmo algumas ‘almas caridosas’ deram a conhecer a Scolari".De um modo subreptício chama-lhe mal-criado, narcisista e vaidoso.
    Mas para que estou a gastar o meu latim se apenas em uma palavra se define este artigo? Nojento!

    ResponderEliminar
  8. eu sei que ele tava a ser ironico..e por isso mesmo disse o que disse! é de quem não percebe nada de nada e mistura alhos e bogalhos! ele..nao tu :)

    ResponderEliminar
  9. È bom ver a constituição a renascer !
    Quanto à ironia do wolf, só digo o seguinte:
    Critico quando tenho a criticar e elogio quando tenho que elogiar. Faço-o sempre com o FCP no coração, independentemente de quem o representa.
    Portanto se achas que a tua ironia me vai impedir de dizer aquilo que penso que é melhor parar o clube, podes esperar sentado!

    Somos todos portistas!

    ResponderEliminar
  10. desculpem a gralha:que é melhor para o clube

    ResponderEliminar
  11. Eu sou do FCPORTO!

    Visitem e comentem por favor, a vossa visita e o vosso comentário são muito importantes.

    visitem

    http://www.just-boys-banda.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. O Comité de Disciplina da UEFA instaurou três processos disciplinares ao V. Guimarães. Em causa estão os acontecimentos da segunda mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, frente ao Basileia.

    Em suma, há dois processos de inquérito que foram apensados e se reportam aos factos ocorridos no final do jogo com os suíços e, posteriormente, no Aeroporto Basel Mulhouse, quando a comitiva portuguesa se cruzou com Hans Ten Hoove, o árbitro assistente holandês que anulou o golo a Roberto.

    Com os processos em fase de inquérito, o V. Guimarães mantém silêncio sobre o assunto até apresentar a sua defesa, que visará minimizar eventuais sanções e prejuízos. O clube liderado por Emílio Macedo pode ser sancionado com multa pecuniária e/ou interdição do Estádio D. Afonso Henriques por um jogo.

    O terceiro processo disciplinar resulta do facto de cinco jogadores do V. Guimarães terem visto o cartão amarelo na partida do St. Jakob Park, em Basileia. Neste contexto, o processo disciplinar é instaurado automaticamente.
    in "maisfutebol"
    É a justiça divina a funcionar!
    Talvez agora os seus aliados gayvotas e o Platini lhes deem uma ajudinha!
    Ou pensavam que estavam a lidar com a Liga, com a FPF ou com a Maria José Morgado?

    ResponderEliminar
  13. Ricardo Quaresma deixou «água na boca», esta sexta-feira, no seu primeiro jogo com a camisola do Inter, frente ao FC Locarno da Suíça (2-2). O jogador português fez a assistência para um dos golos dos «nerazzurri», apontado por Córdoba, mostrando desde logo uma das suas imagens de marca: a trivela.

    Mas esse não foi o único ponto de interesse da sua exibição. Ao longo de noventa minutos o extremo ex-FC Porto fez questão de mostrar ao público o seu reportório técnico, com túneis aos adversários e passes de calcanhar, entre outras coisas que pode ver nos vídeos incluídos nesta peça.

    O adversário era uma equipa da segunda divisão suíça, mas na verdade conseguiu empatar com o Inter (2-2) e Ricardo Quaresma também esteve algum tempo afastado da competição. Nos vídeos é possível ainda ver um passe magistral de Figo, para Júlio Cruz. Os dois portugueses deram «show». in maisfutebol



    CHORAI CARAGO. EU CHORO. OS HIPÓCRITAS DO PRESENTE E DO FUTURO QUE CHOREM LONGE DE MIM.

    ResponderEliminar
  14. Que simbolo é aquele que está ao lado do «lettering» (sim, também "sei" escrever palavras em inglês) FC Porto VITALIS PARK?

    Da Vitalis não é. Uma bolita com fogo a arder no topo. Ok.

    Saúda-se a inauguração. Lamenta-se a denominação. Espero que o espaço seja usado para mais do que uma escolinha onde apenas possam jogar os filhos daqueles que tem dinheiro.

    A ser assim, o Vitalis Park (blargh, que sabor a merda) será o sitio certo para qualquer endinheirado poder afirmar que o seu petiz joga no FC Porto. A formação e a captação fica nas mãos da elite. Quem tiver euros mete lá o filho, os talentos, esses, podem ter que ir treinar para os clubes periféricos.

    Gostaria de estar completamente enganado. As minhas desculpas em adiantado se for esse o caso.

    ResponderEliminar
  15. Muito satisfeito pela nova Constituição que, suportada num patrocinador, tem obviamente o "direito" de um "naming" e Vitalis Park sempre parece mais puro e cristalino do que Liga Sagres...

    Registei uma confidência de Pinto da Costa na inauguração: jogou no pelado da Constituição pelo Infesta.

    Posso dizer, já, agora, que também lá joguei pelo Infesta (juvenil), há 31 anos e tive colegas de equipa que foram contemporâneos, antes, com um certo João Pinto e Jaime Magalhães, nos infantis do FC Porto.

    Na Constituição também um tio meu, colega de Barrigana, ali defendeu pelo FC Porto e a família tem foto da equipa de então, creio que nos anos (finais) de 50.

    A Constituição integrava o roteiro essencial de um portista da zona alta da cidade, a caminho das Antas ou não. Depois, o Foot-Ball Club do Porto era e ainda é um distintivo marcantes que fica muito bem em azul sobre o branco da parede.

    A minha emoção com a Constituição, onde também cheguei a fazer testes (mal sucedidos, diga-se) com o famoso Feliciano, obriga-me a ir ver a nova cara, um dia destes.

    Estou satisfeito, e muito curioso, já agora, com a achega, sempre oportuna, do fcportosempre a respeito do artigo do JN, que me escapou nestes dias, sobre o parecer do contra o do Freitas.

    Acho mais empolgante a compita jurídica, ainda que se arraste bem mais tempo, sobre aquela coisa do CJ da FPF e as suas decisões muito à pressa quando não pela calada da noite, do que o folhetim da rameira e da protecção de Estado com a Mizé Tung do lado da República e o Ricardo Stalin Costa da confraria das encomendas da Liga da Bosta com dois pesos e duas medidas.

    ResponderEliminar