06 novembro 2008

Assim se recupera o sorriso

Equipa: Helton, Sapunaru (Pelé 68'), Rolando, B. Alves, P. Emanuel, (Lino 78') Fernando, R. Meireles, Lucho, Tarik (Hulk 45'), Lisandro e C. Rodriguez

Afinal valeu a pena acreditar até ao fim. Apesar de tudo, de todas as contingências do jogo que pareciam estar contra o FCPorto, valeu a pena acreditar que a vitória ainda estava ao nosso alcance, que todo o nosso azar iria terminar e que, finalmente, a sorte também nos iria acompanhar pelo menos uma vez. O FCPorto reconquistou a vontade de sorrir, suspirando bem fundo, ao conseguir uma vitória muito importante, e se é verdade que a crise não foi completamente ultrapassada, porque ainda existiram coisas que se devem melhorar futuramente, o certo é que esta vitória é o primeiro passo para resolver alguns problemas que assolaram a equipa nas últimas partidas. Foi uma vitória do querer, da garra, da transpiração, da união, e do sofrimento, foi com muito sofrimento e com muita fé nele próprio que o FCPorto conseguiu uma vitória que permite, acima de tudo, desanuviar toda essa pressão negativa que caía sobre os ombros desta equipa e encarar o futuro com um maior optimismo.

Jesualdo Ferreira efectuou três mudanças na equipa titular, sendo as mais significativas na defesa, começando pela baliza colocou, finalmente, Helton no lugar de Nuno, e chamou Pedro Emanuel para defesa esquerdo dando um pouco mais de experiência à equipa. Por fim, Tarik Sektioui substitui Hulk, talvez querendo dar maior largura na frente de ataque.

O jogo começou, novamente, da forma como temos visto as ultimas partidas, com o azar a bater à porta da equipa portista, Raul Meireles num remate fora da área consegue fazer com que a bola embatesse, e já lá vão 12 vezes( !!!) esta época, no poste da baliza adversária, negando o primeiro golo. A equipa entrou bem, não se notando quaisquer sinais de intranquilidade, com um futebol muito pausado, se bem que um pouco lento, sentia-se a crescer na partida e a querer mandar no terreno adversário, fazendo aquilo que mais lhe competia que era ir atrás da vitória. Até que, voltamos a ver o filme já mais do que visto nesta época, o Dínamo Kiev, na primeira descida ao ataque, no primeiro remate que efectua à baliza de Helton marca um golo, parecendo ser já quase um caso de bruxedo.

Os resultados negativos geram falta de confiança, a falta de confiança gera receio, e foi mesmo receio que parecia ter visto na equipa portista quando viu o avançado do Dínamo avançar no terreno, não tendo ninguém procurado estorvar a sua acção, foi no meio de três jogadores portistas que ele rematou para o fundo da baliza não dando hipóteses de defesa a Helton.

A partir do golo sofrido, temeu-se que o pesadelo dos maus resultados iria se prolongar, mas a equipa portista, ao contrário do que tem sido habitual, não se conformou logo e não se rendeu, procurou mudar o rumo dos acontecimentos desde cedo, se bem que nem sempre da melhor maneira. O FCPorto, até ao final da primeira parte, teve sempre muitas dificuldades em chegar em condições à baliza adversária, o meio campo parecia estar demasiado preso a uma teia montada pelos ucranianos, o ataque não era rápido nas suas saídas, e as oportunidades de golo escasseavam tendo o FCPorto ido para o balneário com o resultado que menos lhe interessava.

No intervalo Jesualdo Ferreira deixava ficar Tarik no balneário, entrando para o seu lugar Hulk, o que, viria-se a provar mais tarde, iria dar uma maior força para o ataque, se bem que o jogador brasileiro necessita de dar maior tranquilidade ao seu futebol, exagera imenso nos protestos e ainda se faz muito às faltas, certamente o momento intranquilo da equipa e ainda por cima ter entrado quando a equipa estava a perder contribuiu para a sua intranquilidade e o seu desespero, mas futuramente terá que controlar o seu ímpeto.

Na segunda parte, o FCPorto procurou dominar ainda mais a partida, efectuando um pressing mais perto da baliza adversária, se é certo que a bola nunca chegava em condições ao ataque, as oportunidades para o empate eram poucas e o resultado não era o mais desejado, notava-se uma grande atitude na equipa em querer mudar as coisas o mais rápido possível, e não se poderia apontar o dedo à sua capacidade de luta e garra. Jesualdo Ferreira tira Sapunaru, entrando Pelé para o meio campo, o que daria origem a que Fernando fosse para lateral direito, e a partir daí notou-se que a equipa portista ganhou uma maior frescura no meio campo e até o lado direito portista ficou a ganhar com essa opção.

Logo no minuto seguinte, finalmente percebeu-se que a sorte poderia mudar, Raul Meireles marcou um livre, que viria a bater num jogador adversário, mas desta vez sobrava para a cabeça de Rolando que viria a colocar a bola na baliza adversária. Afinal também tínhamos direito a sorte, por vezes procurar apenas não basta, mas já começava a ser demais. Mas, logo a seguir o FCPorto passou por um susto na sua defesa, Helton viu a bola embater no poste, e ainda por cima os ucranianos ganhavam quase todos os ressaltos e o receio de voltar a acontecer os azares já vistos voltavam a aparecer.

Até que quando muita gente, por ventura, já pensava que o apuramento para os oitavos de final poderia estar comprometido, ou pelo menos mais complicado, eis que Lucho Gonzalez devolveu a esperança e colocou o FCPorto numa posição bem privilegiada, mas não facilitada, para que esse apuramento seja realidade, numa jogada de ataque rápida, Hulk combina bem com Lisandro, este cruza para o segundo poste onde estava "El Comandante" que viria a marcar o golo da vitória. Lamenta-se que não tenha tido a mesma frieza com que ele enfrentou o guarda-redes e fez o golo, na altura dos festejos, sendo por isso expulso, ficando impedido para alinhar no próximo jogo.

Apesar de ainda ter sido uma exibição perfeita, o que também era difícil em virtude dos últimos acontecimentos em redor da equipa, a partir de agora, apenas dependemos de nós próprios e isso foi uma grande conquista nesta jornada europeia. Além disso, esta vitória servirá para derrotar alguns fantasmas derrotistas que pairavam sobre a equipa. Domingo, contra o Sporting, em Alvalade, será a prova, ou não, que a crise terá terminado.

32 comentários:

  1. Estranhamente e pela vez primeira nos últimos tempos acreditei até ao fim que era possível ganhar.
    Os jogadores estavam a dar tudo o que podiam e quando assim é tudo é possível.
    Pouco antes do golo do Rolando pensei: bem... podemos perder outra vez mas temos que dar os parabéns aos jogadores na mesma!
    E tenho a certeza que se o jogo fosse no Dragão, mesmo perdendo, não haveria assobiadores! Porque já vi lá a equipa sair sob aplausos mesmo com um resultado menos bom!
    Mas atenção.... a equipa técnica, esta ou a futura :-), tem muito trabalho pela frente!
    FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  2. Chamo a atenção para a capa de hoje do record... (não é q haja alguma novidade nisto mas a dias em q tou mais sensivel e sai-me estes desabafos...)

    ResponderEliminar
  3. Realmente notou-se diferenças nesta partida. Principalmente fez-me sentir que poderiamos dar a volta ao jogo, coisa que não senti no jogo em casa contra o Dinamo e na Naval.
    Gostei também da união demonstrada pelos jogadores ainda no túnel de acesso ao relvado, provando mais uma vez que todos estão empenhados em dar a volta a esta pretensa "crise".

    Domingo lá estarei na retrete de Alvalade a apoiar o FCP.

    Cumps,

    P.S - Boa análise ao jogo.

    ResponderEliminar
  4. Ó HULK Onze milhas,

    Achas mesmo que no Dragão com o estado actual, alguma vez o FCP perdia e saia sob aplausos ?!

    Parece-me que não estás a ver bem as coisas...

    No próximo jogo em casa o primeiro passe falhado dá logo direito a assobiadela, seja ele aos 2, 20 ou 50 minutos...

    Neste momento é esse (mais) um dos CANCRO da nossa equipa, e nem tanto o Jesualdo, o Benitez ou o Mariano...

    ResponderEliminar
  5. Estou em crer que houve - oxalá ultrapassada - uma crise de confiança. Continuo a achar que temos um excelente plantel, bons valores individuais e a gestão/organização no rumo certo. O problema é que para crises de confiança é preciso preserverança do lado de quem joga e paciência do lado de quem vê jogar. E, no futebol, a conjugação das duas coisas é muito difícil.

    ResponderEliminar
  6. Notícia do Rascor:
    "Bruno Paixão no Sporting-FC Porto.O setubalense recebeu ontem a nomeação para o clássico, mas a divulgação oficial só será feita amanhã"

    Mais um que temos que derrotar! Porque será que é o Rascord que dá a notícia em 1a. mão?

    ResponderEliminar
  7. Genericamente concordo com o comentário. Neste momento pedir mais à equipa não era possivel. Aquilo que se lhe exigia, raça, determinação, querer, ambição, enfim... a demonstração do verdadeiro espirito do dragão, isso ela deu.
    Foi pena a expulsão do Lucho, a equipa sem ele é outra, e bem pior. Mas aquela explosão incontrolada de alegria, assim como as suas palavras no fim do jogo, são compreensíveis e também reveladoras do seu inconformismo. Ele tem apesar de tudo, crédito para cometer um erro por aquele motivo.

    Este jogo não resolveu nenhum dos problemas estruturais da equipa, mas pode ser o ponto de viragem, para a retoma do rumo a que estamos habituados, o das vitórias.

    Neste momento não vale a pena ter ilusões de ver a equipa a jogar futebol de grande qualidade, por razões diversas: o falhanço evidente de algumas contratações, a dos defesas esquerdos, é um verdadeiro "caso de estudo", a inevitável imaturidade de alguns jovens com potencial, mas ainda muito verdes e certamente outras questões, porventura menos evidentes, para mim, mas seguramente importantes. É sintomático que a jogada da vitória, tenha sido feita pelos dois do costume, Lisandro/Lucho. Por tudo isto, nos próximos jogos terá de ser resolvido com o coração, o que ainda não é possivel com a cabeça. Foi assim ontem, e espera-se, que volte a ser no Domingo em Alvalade.

    ResponderEliminar
  8. Não foi "game over", ganhámos uma "extra ball" :)

    ResponderEliminar
  9. vou indagar na net o site da SportTV para lhes mandar um e-mail de protesto.

    Não pago um balúrdio de SportTV para ver ter o real madrid / juventus na sportTV 1HD e o FCPORTO relegado para a sportTV 2.

    Se repetirem a piadinha mando-os às malvas.

    ResponderEliminar
  10. partilho aqui o e-mail que acabo de enviar à sport tv:

    "Aos Srs. responsáveis pela programação:

    Exmos. Senhores:

    Sou assinante da sport tv e, portanto, não preciso de lhes recordar quanto pago mensalmente para aceder aos vossos prezados canais.

    Sou assinante (com sport tv 1HD) porque pretendo ver futebo nacional, internacional e, sobretudo, os jogos do clube de que sou adepto (o F. C. Porto).

    É inadmissível que, jogando uma equipa PORTUGUESA, no caso, a minha equipa, o F. C. Porto, não tenham emitido esse jogo na sporttv1 HD (eu pretendia gravar esse jogo) e tenham optado por um jogo entre duas equipas estrangeiras (real madrid / juventus).

    Relegar o jogo D. Kiev/F.C.PORTO para a Sport tv 2 é inaceitável neste caso concreto.

    Ainda se houvesse outra equipa portuguesa em causa eu poderia admitir tal facto (ok, eu sei que o ben7ica dá mais publicidade etc.....).

    No caso de que falo, ontem, dia 05.11.2008, é inaceitável a vossa opção de programação.

    Aproveito o momento (apesar de não identificar o meu nº de cliente), para dizer que se tal situação voltar a ocorrer deixarei de ser vosso assinante.

    Queiram aceitar os meus melhores cumprimentos"

    ResponderEliminar
  11. eu ja tinha tomado a liberdade de enviar 1 email a avisar do mesmo.

    ResponderEliminar
  12. Os jogadores deram o litro como deram nos jogos anteriores. Por isso sempre achei que assobiar a equipa para além de prejudicar o rendimento, é injusto.

    Depois a pré-época foi mal planeada e chegamos a Novembro sem modelo de jogo definido e com duas pechas no plantel que desiquilibram a equipa nos seus processos. A falta de um defesa esquerdo de qualidade e de um jogador que segure a bola no meio campo e crie roturas em ataque continuado. O Pelé demonstrou que tem capacidade para criar jogo, segurar a bola e libertar mais o meio campo.

    Depois ha que ter coragem e pulso, coisa que o treinador ainda nao demonstrou. Tanto para obrigar os jogadores a jogar e estarem calados como para controlar as noitadas e deixar de fora quem nao se encontra bem fisicamente.
    Penso que a estrutura do clube é a verdadeira arma para ultrapassar esta fase.

    O jogo teve um ritmo alucinante e gostei da resposta fisica da equipa. Nunca vi jogadores do Porto no chao a cortar o ritmo de jogo.

    Fizemos um jogo globalmente superior ao que o Arsenal fez em Kiev. So pressionou nos ultimos 10 minutos e nao levou 3 ou 4 na primeira parte porque nao calhou.

    Agora so dependemos de nos e o resulatado do Fenerbache obriga o Arsenal a jogar a 100% em Londres na proxima jornada, para nao se arrriscar a vir ao Dragao com o primeiro lugar perdido ou em perigo.

    Em termos individuais continuo a nao perceber porque é que Hulk nao é titular e porque é que se insiste em Rodriguez colado na esquerda, amarrado, onde é presa facil, especialmente na forma em que se encontra. Ou se calhar até percebo.

    Esta vitoria foi muito importante.

    ResponderEliminar
  13. A SPORT TV respondeu de imediato ao meu e-mail.

    Assim sendo, quero tb partilhar aqui a resposta que recebi:

    "Boa tarde Sr. ...(tomei a liberdade de apagar aqui o meu nome)


    A SPORT TV agradece o facto de nos ter contactado com a sua opinião, pois consideramos de extrema importância saber o que pensam os nossos assinantes, sendo também uma ajuda no desenvolvimento do canal.



    Relativamente ao seu comentário, informamos que a SPORT TV não transmitiu o Dínamo Kiev x FC Porto SPORT.TV1 uma vez que ainda não existiu produção em alta definição do jogo da Ucrânia. Assim sendo, optou-se pela transmissão na SPORT.TV1 do Real Madrid x Juventus, uma vez que o mesmo foi produzido e transmitido em alta definição, sendo que a qualidade da transmissão do Dínamo Kiev x FC Porto não ficou alterada, sendo indiferente a sua transmissão na SPORT.TV1, SPORT.TV2 ou SPORT.TV3.


    Os jogos do Benfica, Sporting e FC Porto na Liga Portuguesa são sempre transmitidos em alta definição. Nas competições europeias, nos jogos realizados fora, já não depende da SPORT TV a produção em alta definição.



    Para receber todos os destaques da nossa programação subscreva a nossa newsletter semanal, bastando para isso aceder a http://www.sporttv.pt/Newsletter/Newsletter.asp .



    Sem mais de momento e aproveitando para lhe desejar as maiores felicidades e que nos continue a acompanhar, subscrevemo-nos."

    ResponderEliminar
  14. Uma resposta terceiro mundista a atirar areia para os olhos das pessoas.

    Em vez de se desculparem e tentarem fazer um verdadeiro serviço ao cliente, indicam porque o fizeram, com um desplante impressionante.

    De facto, estamos atrasadissimos e nao é nas infra-estruturas nem no sistema de saude (que esses estao sempre entre os 15 melhores do mundo, para quem nao sabe), estamos atrasados é na mentalidade.
    Nem posso acreditar nessa resposta.

    ResponderEliminar
  15. Sobre o mail da SporTV:

    Eu não posso com esses FDP todos, mas a explicação parece-me plausivel...

    Eles não são responsáveis pelos meios técnicos de realização dos jogos, por isso não poderiam obrigar o Kiev x FCP a ser em HD, dai optar por dar o Real na SporTV1.

    Quanto a dar o FCP na 1 ou na 2 é a mesma coisa (não sendo em HD), pois a qualidade de um e outro é igual em qualquer assinante.

    Mas repito, não posso com aqueles FDP !! Nem cobertos de ouro !!!

    ResponderEliminar
  16. Mesmo atendendo a que o PEmanuel não tem grande velocidade penso que será melhor solução para a ala esquerda que Tomás Costa...Pelo menos enquanto não estiver OK o Fucille. Depois ganhávamos uma voz importante dentro do campo, isso percebeu-se ontem, os colegas da defesa -especialmente estes- passavam-lhe a bola como que a pedir-lhe uma indicação do rumo a tomar. Fernando na direita e Rolando e Bruno Alves no centro. Pelé como trinco, Raul Meireles e Tomás Costa ou Guarin ou Cristhian Rodriguez, Lucho, Lisandro e Hulk. Uma opinião e mais nada!

    ResponderEliminar
  17. Deko,

    A ver se nos entendemos.
    A questao de colocar HD no canal 1 da Sporttv é uma questao de opçao e nao de necessidade.

    O que eles fizeram foi uma total falta de respeito para com os Portistas. Isso é pratica corrente em todos os ramos da comunicaçao social.

    Como as pessoas sao individualistas, nao se organizam e o consumidor acaba por nao ter poder nenhum. Porque nao quer.

    Impressionante a falta de respeito da Sporttv.

    ResponderEliminar
  18. E tenho a certeza que se o jogo fosse no Dragão, mesmo perdendo, não haveria assobiadores! - hulk.

    Desculpem mas ia chegar um pouco tarde a esta bancada.

    Não há muito a dizer, nem do jogo nem do que afirmou o hulk.

    É que perdendo no Dragão ainda lá estariam hoje os assobiadores que aqui faltam agora para dizer mal de tudo e de todos.

    São os mesmos de sempre.

    ResponderEliminar
  19. Este jogo não resolveu nenhum dos problemas estruturais da equipa - nelson barbosa.

    Caro amigo, acho que resolveu alguns problemas estruturais.

    Parece que de um trinco vamos ter um defesa-direito. Não tem a velocidade dele, mas o Bosingwa também começou assim. É um crime se não se tira o máximo deste puto talentoso e dedicado que é o Fernando.

    De resto, o meio-campo vai ter, tem de ter Pelé e o Hulk terá de começar a jogar de início. Mas pelo menos o Pelé que voltou a entrar e a dar muita força ao meio-campo.

    Se queremos voltar a jogar virados para o ataque, note-se o 4x3x3 finalmente deliberado e perceptível que Jesualdo retomou, o meio-campo tem de ser forte e determinado.

    Este meio-campo já me agrada. E, assim, o ataque vai ter mais bola e fará melhor jogo.

    ResponderEliminar
  20. Para o Nobigdeal!!!
    O Jogo foi produzido e transmitido por um canal de tv ukraniano que sendo parco em meios não tem HD para transmissão. A Sporttv, tal como qq outro Hostbroadcast que transmitiu o jogo fê-lo com o que recebeu da Ukrania. Aliás a SPORTTV é das poucas tvs na europa que transmite todos os jogos realiziados pelos seus meios em HD o que já valeu o louvor da TEAM e UEFA. essa observação revela ignorância primária. Se quizer mandar mails mande à UEFA por permitir que clubes como o Dínamo tenha estádios como o deles ou por permitir que países como a Ucrania não faça melhor porque não tem.... se estiver mal mude-se para Espanha onde a Pay-tv é mais carita, tem menos jogos e a qualidade é dubia.... ah... e qd a rtp transmite os jogos da champions ou da liga tb manda o mail ao provedor por eles, que são pobres, nãoterem e não o fazerem em HD? Pense antes de abrir a boca.

    ResponderEliminar
  21. Sobre a Spor Tv: quem é assinante tem os dois canais, logo pode ver o jogo seja no 1, seja no 2, não me parece que seja importante o canal onde o jogo é transmitido.
    Até podia ter dado no Porto Canal ou na Região Norte TV, ou mesmo na MTV, o que interessa é assistir ao jogo.
    E de facto, acredito bem que da Ucrania nao se transmita em HD.

    http://chutodeletra.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  22. Mas entao quem assina tem direito aos dois? Pensava que nao.
    Mea Culpa.

    Zé Luis,
    Nem mais.

    ResponderEliminar
  23. Só quero salientar um ponto, vejam o número de comentários quando o Porto perde e o número quando o Porto ganha, uma vergonha meus caros Portistas.

    Esta vitória não nos garante nada, mas pode garantir e muito.

    A atitude competitiva demonstrada e o vermos que temos jogadores foi muito importante, agora é perciso é po-los a jogar.

    Quanto à SPORTTV o que me irritou mais foi o desprezo que comentaram o golo da vitória da nossa equipa, agora se dá na 1, na 2 ou na 3 é me um bocado indiferente.

    Portistas, eu sei que está muita coisa mal, mas é nos momentos de crise que temos de apoiar.

    SAUDAÇÕES PORTISTAS

    ResponderEliminar
  24. HUGO,

    relativamente aos números de comentários quando o FCP perde comparando aos comentários quando o FCP ganha existem uma conclusões que posso tirar: o primeiro é que quando perde existe muitos "infiltrados" que se querem arranjar confusão e vai daí tocam a insultar.Cabe às pessoas distinguir o que é um debate sério,ou uma conversa de café. mas também quando eu leio que portistas dizem que nem sabem se é mau ganhar só porque não gostam do treinador, já acredito em tudo.

    ResponderEliminar
  25. menphis,

    também fiquei atónito, quando li esses comentários, enfim o que é que se diz quando os próprios Portistas não querem que a equipa ganhe, phonix...

    ResponderEliminar
  26. Espero que as coisas mudam. A exibição foi melhor do que a habitual , pode ser que os indices de confiança recuperem. Concordo com o Zé Luis quando indica o Fernando para defesa direito, assim resolvem-se alguns problemas: O Péle assume o lugar de trinco (tem mais profundidade que o Fernando) e o Fucile assume o lado esquerdo.

    O Rodriguez tem que ir para o banco por troca com o Hulk.

    Li agora na capa da Bolha que o Lizandro virou as costas aos adeptos, alguém sabe o que se passou?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  27. Posso estar errado mas vi na equipa que terminou o jogo em Kiev - tirando o inenarrável Lino, claro - a semente de uma grande equipa. Agora, só é preciso que o desnorte de Jesualdo páre e que consequentemente ele deixe de fazer alterações constantes e surrealistas deixando cristalizar estas "invenções" que foram sensatas e lhe saíram bem. Alterações mínimas - Fucile na lateral esquerda e eventualmente Pedro Emanuel, no curto prazo, no centro da defesa - e conjunturais - Rodriguez ou Tarik ou Tomás Costa, consoante o jogo ou o momento do jogo - é o que se lhe pede daqui para a frente, para que esta equipa possa ganhar confiança e crescer. Se tudo correr como espero, daqui por uns tempos, os assobiadores militantes vão andar muito frustrados porque já não vão poder andar a dizer mal de tudo e de todos.

    PS André, o que se passou, foi que o Porto ganhou a quem ninguém ainda tinha ganho, fora e virando o resultado, e o "super" SLB de Suazo, Reyes, Aimar e companhia, perdeu em casa só por 2, jogando népia. A maralha da Bolha assustou-se e reagiu como costuma reagir nestas ocasiões. Não se pssou rigorosamente mais nada para além disto, podes crer.

    ResponderEliminar
  28. E possivel que esta vitoria seja seguida de mais umas derrotas mas a equipa esta em construcao, temos muitos jogadores novos, nao so em termos de idade como em termos de tempo no clube.
    Relativamente a epoca passada sairam o Boswinga, o Paulo Assuncao e o Quaresma, nao teem podido jogar o Fucile e o Tarik e parece-me que tanto o Lucho como o Lisandro nao estao em grande forma e o Pedro Emanuel ja nao tem a idade que tinha.
    Dos titulares da epoca passada so o Bruno Alves e o Raul Meireles e que estao a jogar ao seu nivel normal.
    Por isso nao sei se a culpa sera mesmo do treinador ou dos reforcos.

    Quanto aos comentarios reparo que infelizmente esse Fredy posta constantemente em tudo o que e blog a atacar o treinador e os jogadores de que nao gosta sem nunca apresentar, ou tenta apresentar, argumentos com pes e cabeca. Nao ha pachorra...

    ResponderEliminar
  29. Amigos, podia aqui falar aquilo que achei do jogo, em termos de aspectos Técnicos e Tácticos, mas o importante mesmo dizer é que assim que vi aquela bola no poste da nossa Baliza, logo gritei alto e bom som que finalmente a nossa sorte tinha mudado. Felizmente tinha razão!

    Estou feliz, agora espero que os jogadores se libertem e, pelo menos não sintam o mesmo receio de errar que vinham a demonstrar. Se assim acontecer rapidamente a nossa calma e tranquilidade da Equipa regressarão.

    ResponderEliminar
  30. Tenho andado arredio e só ocasionalmente posso vir aqui, mas constanto que, em geral, estamos a chegar a uma conclusão que era possível admitir por antecipação:

    Podemos não ter a magia e a classe que Quaresma e Bosingwa, mais o PA, garantiam minimamente, embora de forma intermitente

    Mas devemos ter um naipe de soluções para vários sistemas de jogo e diferentes competições, o que é bom para uma longa temporada com muitas solicitações.

    A equipa precisa de estabilizar, algo a que Jesualdo não ajudou ultimamente, para depois poder fazer-se alguns enxertos quando necessário para se tirar o melhor rendimento de todos, sem prejuízo do entendimento necessário para a equipa.

    Com o arzinho de sorte que tivemos na parte final, mas não no jogo todo em que o FC Porto assumiu a despesa inerente, com um onze estável e compacto, com jogadores fortes e ambiciosos, engatar os próximos 3 ou 4 jogos será fundamental para a equipa se tornar imparável.

    Vi em Kiev coisas que fazem acreditar. Mas é preciso confirmar em Alvalade. Até para arrumarmos com o cai-não cai dos leõezinhos da tanga...

    Só não percebi a entrada do Lino, uma troca directa ao contrário das substituições anteriores porque o Hulk é diferente do Tarik, ainda à procura de ritmo, e o Pelé não pode acotovelar-se com o Fernando, ao passo que Sapunaru não sai da cepa torta.

    Mas senti ali uma equipa que precisa de afinar o jogo colectivo sem poder distrair-se com mais e más experiências como Jesualdo vinha fazendo de forma desconcertante e desconexa que feriram a equipa profundamente.

    ResponderEliminar
  31. Zé Luís disse:
    "Só não percebi a entrada do Lino, uma troca directa..."

    Creio que foi por causa do cartão amarelo do Pedro Emanuel. Caso contrário é inexplicável o Porto ter ficado sem ninguém para fazer o corredor direito.

    ResponderEliminar