25 novembro 2008

Com naturalidade nos oitavos

Fenerbahce 1-2 FCPorto
Lisandro 18' e 28 e Kazim Kazim 64'

Equipa: Helton, Fucile, Rolando, B. Alves, P. Emanuel, Fernando, R. Meireles, T. Costa (Guarin 61'), C. Rodriguez (M. Gonzalez 74'), Lisandro e Hulk (Pelé 79')

Faltando ainda uma jornada para o final da fase grupos, eis que o FCPorto conseguiu carimbar a passagem aos oitavos de final da Champions League, fruto duma vitória inequívoca, realizando uma exibição com uma enorme personalidade, duma solidez táctica pouco vista nesta época. Ao jeito do “desafio” lançado pelo Zirtaev aquando do post de lançamento ao jogo, pode-se dizer que foi um FCPorto de luxo, sem Lucho, que venceu na Turquia.

Não, não é um facto inédito, e histórico, no palmarés do nosso clube, esta equipa não irá ficar na história, a comunicação social passará ao lado deste feito preferindo outros assuntos tal é a normalidade das vitórias portistas, mas para quem esteve durante algum tempo com os pés fora dos oitavos de final, esta vitória, com a consequente passagem garantida, terá um sabor ainda mais suculento do que apenas ser uma obrigação. Como a morte de Mark Twain, as noticias da morte da equipa do FCPorto na Champions League foram bastante exageradas.

Sem Lucho Gonzalez castigado por um momento de euforia na Rússia, Jesualdo Ferreira entregou o meio-campo aos cuidados de Tomás Costa, coadjuvado por Fernando e Raúl Meireles, enquanto na frente apostou no tridente que já vem sendo habitual Rodriguez-Hulk-Lisandro, na defesa Pedro Emanuel voltaria a ser aposta para defesa esquerdo, tendo Fucile alinhado pela direita.

Cedo se viu que a equipa portista teria de vestir o fato-macaco e arregaçar as mangas para levar de vencida uma equipa que, a jogar em sua casa perante o seu público fanático, tinha o orgulho ferido devido à má época que está a fazer, logo nos primeiros minutos Roberto Carlos, com os seus famosos remates potentes, quis ameaçar a baliza de Helton mas com pouco perigo.

A partir dos 10 minutos, o FCPorto assumia o domínio da partida, não mais o largando até ao final da primeira parte, a equipa pressionava muito perto da baliza adversária, com isso conseguia recuperar muitas bolas no seu meio-campo e chegar mais rápido à baliza adversária.

Aos 19 minutos, depois de uma jogada de insistência, Bruno Alves cruzava de forma perfeita para Lisandro Lopez que, com um remate acrobático, inauguraria o marcador. A equipa turca abanou e o FCPorto começaria a jogar à vontade, parecendo que os seus jogadores estavam em todo o lado, Raúl Meireles ainda testou a sua pontaria mas, por pouco, rematou ao lado.

O domínio portista era tal não sendo surpresa que, aos 28 minutos, depois de um longo lançamento lateral de Fucile, tendo a bola sobrado para os seus pés, Lisandro Lopez, na recarga de um seu próprio remate que o guarda-redes turco defendeu para a frente, alargaria a vantagem portista, bisando na partida.

Com tamanha desvantagem e sem capacidade de resposta, a equipa turca mais atónita e perdida ficaria, passados poucos minutos Tomás Costa enviou uma bola ao poste, concluindo uma excelente jogada de contra-ataque, e até ao final da primeira parte a segurança portista ditava o desacerto do seu adversário.

Na segunda parte, a equipa turca apostaria tudo no ataque, Aragónes faria entrar Kazim Kazim para dar largura ao ataque e a equipa vinha com disposição de empurrar a equipa portista para a sua baliza. Mas o FCPorto estava a realizar uma exibição demasiado personalizada, com muita garra e muita solidariedade entre todos, não tendo nenhum receio do ataque turco, era uma equipa disposta a sofrer e lutar muito para levar a vitória para casa.

Aos 63 minutos, Kazim Kazim reduzia a desvantagem turca, após um passe infeliz de Fernando, e com um remate fortuito, a bola iria embater no pé de Bruno Alves ganhando um efeito caprichoso, devolvendo as esperanças à equipa da casa. Momentos antes, Hulk numa jogada individual teve o golo, e consequente “morte do jogo” nos seus pés, mas permitiu uma defesa do guarda-redes turco.

Jesualdo Ferreira mexia na equipa cirurgicamente, Guarin entrava para o lugar de Tomás Costa, Mariano substituiria Rodriguez e Hulk dava a vaga a Pelé, dando ainda mais músculo ao seu meio-campo controlando as investidas atacantes dos turcos que tentavam, tudo por tudo, chegar ao empate mas sem muito sucesso.

Até ao final da partida, o FCPorto aguentaria o “chuveirinho” turco e ainda procurava descer à baliza adversária, mas o mais importante era que a equipa nunca quebrou quer física, quer tacticamente, jogando sempre com muita entre-ajuda e muita garra, juntando isso à eficácia de Lisandro foram os segredos para a conquista de três pontos, com inteira justiça.

O FCPorto poderá, agora, encarar a partida contra o Arsenal com uma maior tranquilidade, podendo até, se Jesualdo Ferreira necessitar, de fazer descansar alguns jogadores, restando apenas a vontade de se vingar da humilhação sofrida em Londres, assim como a possibilidade de chegar a primeiro lugar do grupo, mas, o que interessa, é que o maior objectivo está conseguido, a passagem aos oitavos de final já cá canta. A partir de agora, tudo pode acontecer.

26 comentários:

  1. Só uma correcção, o Arsenal ganhou 5-2 na Turquia.

    ResponderEliminar
  2. Soren, viste o jogo em diferido.. gravaste? ou dá para ver na net? -eu estava de viagem e só "vi" por mensagens no tel..

    ResponderEliminar
  3. Grande resposta. Estamos a melhorar a olhos vistos e ficou provado que afinal há alternativas no banco. Tomás Costa fez uma grande exibição, Fernando está cada vez melhor, Guarin e Pelé entraram muito bem. Cebola teve grande atitude, mostrando que é um jogador de equipa. Hulk desgastou a defesa turca e Lisandro está de regresso à normalidade, ou seja, voltou a ser o matador de serviço.
    Agora, vamos acreditar que é possível chegar ainda mais longe.
    um abraço

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito do jogo. Fiquei impressionado pela qualidade táctica do Mister Jesualdo. Leu o jogo muito bem e sentiu os jogadores, substituindo-os na altura certa pelas escolhas mais acertadas. A transformação do Porto de 433 para 442 é perfeita durante o jogo, baralha bastante a equipa adversária e isso demonstra o trabalho que é feito durante os treinos. Eu pessoalmente gosto do Porto em 442 e ou muito me engano ou é isso que o Mister está a fazer aos poucos. Pois para mim o único extremo puro é o Tarik, embora o Mariano também o seja, é muito instável. E não tendo o Quaresma, acho que é muito pouca artilharia para jogar em 433. Embora neste futebol moderno as equipas tem de ser flexíveis a jogar em vários sistemas, o que não é fácil. Mas tenho que tirar o chapéu ao Mister Jesualdo por ter feito isso no Porto.
    O Lisandro é de uma garra incrível! Durante o jogo comentei sobre a garra dos jogadores Turcos que suaram a camisola mas que devem ter ficado estupefactos com a garra do Lisandro e companhia. Sim porque não foi só o Lisandro, o Fernando com 21 anos está a tornar-se num trinco soberbo. O Raul Meireles é dos melhores centros campistas da Europa. O Tomaz Costa está a crescer bem. O Fucile continua a sua progressão para se tornar um excelente lateral, teve o trabalho muito difícil ontem e esteve bem. Os nossos centrais já com Bruno Alves a ser um senhor e Rolando a tornar-se num, penso que mais uma época e serão fantásticos. O Pedro Emanuel fez o que pôde, mas não se podia esperar muito mais, a ajuda tinha que vir de Rodriguez que é um médio e não é definitivamente um extremo. Quanto ao Hulk temos de ter paciência e esperar mais um pouco, mas tudo indica que pode crescer. Quanto ao Pelé, gostava de ver um jogo completo mas ainda não sei o local deste neste FC Porto e o Guarim apesar das más críticas que lhe foram dadas depois do jogo, gostei da maneira como entrou. É um elemento de força para o meio campo já muito preenchido, que para o ano terá talvez mais um jogador que eu gosto que é o Ibson. Mas este Porto de ontem já pareceu o Porto

    Só uma nota para a comunicação social portuguesa com uma palavra que está muito na moda:
    Vocês já metem nojo!

    ResponderEliminar
  5. Grande vitória...estão todos de parabéns!

    Não há palavras para o Lisandro, é craque!

    Apesar de achar o Lucho extraordinário, fiquei contente que ganhássemos sem ele. Assim, não a equipa não se vai ressentir quando ele estiver fora de forma.

    Coisas as seguir. Bruno Alves está a baixar de forma (acontece e não é por isso que vem grande mal ao mundo) e quanto ao Hulk, acho que pode ser um jogador galático se aprender a jogar à bola em equipa. Não tenho dúvidas que um Mourinho faria dele uma estrela mundial.

    ResponderEliminar
  6. Peço desculpa pelo comentário off topic, mas não resisto a postar parte de um texto do jornalista ex sportv josé marinho. retirei esta pérola de uma tertulia kafkiana, ode o referido se defende de ataques contra o seu benfiquismo:

    "Mas o que lhe posso garantir é que a redacção da Sporttv é composta de grandes profissionais, que trabalham imenso para conseguir oferecer um produto de qualidade e que numa torrencial maioria são tão ou mais benfiquistas que o Pedro, que gostam e sofrem tanto ou mais que o Pedro quando o Benfica perde, que se juntam na redacção para ver os jogos do Benfica, torcendo pelo clube de que gostam".....

    Olha que novidade!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Grande vitória do FC Porto que não calou todos os detractores, porque uns quantos resolveram atirar a alvos errados abstraindo-se que o importante é a equipa e o que se passa no relvado.

    Saúdo, por isso, o comentário do niveusdraco muito a propósito do que me parece fundamental avaliar neste momento: a flexibilidade e fiabilidade táctica da equipa que nem estranhou a ausência de um craque feito como Lucho.

    Os detractores que atiram para todos os alvos tanto arrasaram jogadores como o treinador e o seu aparente dogmatismo táctico, quando Jesualdo já muito variou e agilizou o sistema dentro do modelo de sempre que implantou no FC Porto.

    Pelo que me apercebi ao ler os comentários dos últimos dias em que estive ausente, insiste-se em provar "eu tenho razão em relação a este ou aquele jogador", quando só a harmonia colectiva permite que todos e cada um mostrem o melhor que sabem.

    E, ao contrário dos que hoje se acham, pontualmente, com razão num ou outro aspecto esquecendo os muitos outros em que subestimaram tantas coisas pelo caminho, o plantel dá garantias e é mais forte e compacto do que os anteriores - até já dá para liderar a Liga Intercalar.

    Foi só questão de Jesualdo pôr as coisas no lugar (e à falta dessa ordem perdeu dois jogos de forma absurda), indiferente às críticas após-Londres que foram de todo injustas no que quiseram dizer além do que valeram naquele momento.

    E ao pôr as coisas no seu lugar está definido, claramente, o sistema e os titulares. A única dúvida relativa reside na lateral-esquerda que será mesmo de Fucile quando Sapunaru estiver au point. Um FC Porto de Lucho, obviamente, e tanto mais quanto Cebola deixar de fazer chorar quando aproveitar mais as ocasiões para marcar. Que venha na altura certa.

    ResponderEliminar
  8. Parabéns Porto... Exibição segura excepção feita ao lado esq. da defesa. Os novos estão a crescer e a perceber finalmente a grandeza do clube que representam. Com a compra de 1 bom defesa esq. ainda podemos fazer coisas bonitas esta época... Francamente gostei.

    ResponderEliminar
  9. Para mim, os portistas que vêm comentar com entusiasmo depois das grandes vitórias do Porto, são portistas verdadeiros. Aqueles que só vêm comentar depois das derrotas, são portistas "melancia azul e branca"; Azuis e brancos por fora, vermelhos por dentro.

    ResponderEliminar
  10. Parabéns Porto pelo Grande jogo Colectivo, destacar essencialmente Tomás Costa, Grande jogo , o puto vai dar cartas,mais uma grande exibição do Fernando, ninguem deu por ele, e claro Licha, grande licha, sempre a lutar(ainda vais a tempo de ser o melhor marcador da Liga).

    Os homens que tratam das botas do HULK, tem que tirar a "cola" antes dos jogos, é impressionante como ele se agarra a bola em determinados momentos, até enerva, pá...

    ResponderEliminar
  11. Oh luis negroni cala-te. O Porto ganhou. Estamos todos contentes. Não há aqui nada vermelho.

    ResponderEliminar
  12. Na Turquia fazemos sempre bons resultados.
    Óptima vitória, as coisas começam a aparecer.
    Haja confiança.
    E agora pergunto eu ...
    Se não tivesse havido paciência e se Jesualdo tem sido corrido, estaríamos agora nesta etapa ou mergulhados numa crise funda???
    É preciso bom senso, sempre...

    ResponderEliminar
  13. Aproveitando um dia de férias,e o FCPorto jogar contra o clube da minha terra de nascimento, fui ver o FCPorto na Intercalar e até gostei quer do ambiente descontraído que por lá encontrei, das excelentes condições do estádio municipal da Póvoa, e do que vi, de alguns jogadores que por lá andam. Destaco André Viana, marcou 2 golos, um deles um grande golo, e fez uma grande exibição,este miúdo tem talento mas é preciso dar-lhe tempo, também do Josué a jogar como nº 10, o miúdo mexe-se bem, assim como um jogador que jogou no meio campo ao lado de Bolatti,penso que se chama Dias. Candeias até nem esteve mal,agora Rabiola, que me pareceu ter um bom toque de bola ( julguei que fosse extremo, mas jogou a ponta de lança), apenas como ressalva tem de acalmar os ânimos,principalmente em discutir decisões do arbitro,sei que lhe foi anulado o golo mas eu saí mais cedo e não vi essa jogada, o lateral direito do FCPorto também me pareceu muito ingénuo, perdeu algumas jogadas fáceis, mas de resto foi boa exibição e até foi um jogo agradável apesar do frio.

    ResponderEliminar
  14. Pedro, como ando sempre muito longe de Portugal tenho uma assinatura no site da Uefa onde agora até da para rever os jogos em HD.
    Posso ver e rever todos os jogos da Liga dos Campeoes na integra.

    Quanto aos outros jogos se precisares de informaçoes acerca de como ve-los em directo envia-me o teu email que eu dou-te umas dicas.

    Mesmo longe é possivel ver os jogos.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  15. Quanto à qualidade "tactica do Mister Jesualdo", é aquela que advém da inteligencia dele, que, felizmente, é superior à casmurrice que vinha demonstrando. Definitavemente a estrutura do Porto tem-lhe ensinado muita coisa. E aqui incluo alguns adeptos, excluindo assobiadores.

    Andamos aqui 4 meses a pedir outro sistema de jogo que so agora aparece, merce de uma pré-época mal feita, depois de 4 meses de jogadores desaproveitados fora das suas posiçoes naturais e de falta de coragem para mudar um modelo que nao era possivel dadas as caracteristicas dos novos jogadores.

    A inteligencia que ele agora demonstra, revela-se nas opçoes que tomou e que muitos de nos ha muito defendiamos. Rodriguez sem estar amarrado numa faixa e Hulk com Lisandro na frente, sao duas delas que so agora tomam forma.

    Nao ter o Tomas Costa a jogar em 4 posiçoes diferentes no mesmo jogo também ajuda.

    Tal como ajuda nao ter 3 defesas esquerdos nem 3 defesas direitos durante uma partida.

    Quanto à flexibilidade tactica ela existe esta época mais do que nas outras, porque as caracteristicas dos jogadores assim o permitem.

    Quanto à qualidade dos jogadores, individualmente, é evidente que so se pode aferir dela quando os jogadores jogam nas suas posiçoes e quando a "equipa funciona". Aqueles que no inicio cruxificaram jogadores que nem conheciam, ainda vao engolir muitos sapos. O Sapunaru vai ser um deles.

    Continuo na minha, o Tomas Costa e o Guarin sao belissimos jogadores que precisam de minutos nas suas posiçoes de origem e o plantel deste ano tem muito mais opçoes que o do ano passado.

    ResponderEliminar
  16. Nem mais Soren!!


    Ganda F.C.Portooooooooooooooooo!!


    P.S. Hulk, Guarin, B.Alves, Pelé.. são cá uns "armários" onde põem o pé, é deles.. hehe

    ResponderEliminar
  17. subscrevo as palavras do Soren.
    Sapu, Tomas Costa e Guarin são belissimos jogadores e ainda esta época se vão afirmar como tal.
    Só conhecia o Guarin, que colocava sempre na lista de jogadores em que, na minha opinião, o Porto deveria apostar.
    Por outro lado, há casos como os de Benitez, Stepanovic (um azarado a meu ver) e Bollati que tardam em mostrar via a ser úteis à equipa.
    No reflexão portista abordam o caso Adriano. Tenho muita pena que um jogador que deu tanto ao Porto esteja a ser tão mal tratado. Obviamente que não ponho de parte desconhecermos as verdadeiras razões para que tal aconteça.
    Mas merecia ser uma alternativa a Lisandro e Hulk.

    ResponderEliminar
  18. Soren, mais uma vez um excelente comentário.

    Se o Jesualdo não inventar e vier um defesa/ála esquerdo em condições em Janeiro este Porto permite-nos sonhar com algo mais que o campeonato e os oitavos de final da liga dos campeões.

    Só mais uma coisa, POR FAVOR RENOVEM O CONTRATO AO LISANDRO LOPES PORQUE SENÃO ELE VAI-SE EMBORA, OLHEM O QUE EU VOS DIGO!!!!!!!!!

    SAUDAÇÕES PORTISTAS

    ResponderEliminar
  19. Soren (e todos), eu a CL ainda vou apanhando em algum Sport Bar, mas jogos do campeonato n é tao fácil. se souberem sites da net em q se possa ver em directo/diferido, agradeço.

    ResponderEliminar
  20. Eu penso que será o último ano do Mister Jesualdo no Porto e talvez o do Lucho, o que é uma pena, porque finalmente e com muita demora o Porto volta a erguer-se como equipa europeia, apesar de ainda estarmos a alguns anos de luz dos colossos (é verdade). Todavia e em relação à análise do Menphis que é valiosa pois saber como andam as reservas é sempre bom, acho que o Porto tem que tal como os outros colossos europeus apostar mais ainda na formação. Não podemos todos os anos ter uma carrada de jogadores para integrar. Isso custa tempo e muitas vezes derrotas. Todos estes jogadores que hoje enaltecemos são valentes pelo seu colectivo e o colectivo custa e demora por a funcionar para ao fim de uma época fazer de novo. Temos o exemplo dos outros clubes portugueses no bom e no mau sentido, apesar do bom ter levado para tabaco ontem, a diferença é muita.
    Não é com jogadores em fim de carreira recentemente adquiridos e empréstimos impossíveis que se constrói uma equipa. A formação é essencial hoje para um clube como o Porto que não tem dinheiro para ir buscar estrelas. Quando falo em formação tanto vale em academia como em formar jogadores no plantel principal. Tenho fé neste colectivo. Falta alguns ajustes, mas temos tudo para isso.
    Temos de ter um pouco de paciência porque estamos no bom caminho.
    Gostei muito da crónica do João Pinto no Jornal “O Jogo” sobre este último jogo do Porto.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  22. Menphis disse...
    "Destaco André Viana, marcou 2 golos, um deles um grande golo, e fez uma grande exibição,este miúdo tem talento mas é preciso dar-lhe tempo..."
    Diogo Viana e não André.

    ResponderEliminar
  23. para ver jogos do campeonato na net:

    http://www.tvtugaforum.com/index.php?topic=5697.0

    É preciso é ir lá pouco antes dos jogos começarem porque os links só estão disponíveis pouco antes do jogo.

    Não é preciso SportTV para nada...

    ResponderEliminar
  24. @Pedro,

    se quiseres ver o jogo podes ir a http://rojadirecta.com/ fazes o registo no forum, e depois podes fazer download do jogo do porto, assim como de qualquer jogo da champions.

    Cump.

    ResponderEliminar
  25. Pedro envia-me o teu email.
    Se quiseres envia-o pelo Zirtaev que eu dou-te dicas para ver jogos em directo.

    Um abraço azul e branco.

    ResponderEliminar