22 novembro 2008

Um sério caso de polícia

"A operação fair-play desmontou a tese calabresa, mostrando que a comparação entre Porto e Palermo, invocada por pseudo-sociólogos e afins, só pode ter sido inventada por palermas. O problema das claques não tem base regional. Tem a ver com o seu modelo, semelhante ao das milícias, que propicia a infiltração por marginais e radicais. Gente que, protegida pelo ambiente de clã e pelo fervor colectivo, encontra, no seu seio, condimentos propícios à construção de teias de cumplicidades.

Por isso, as claques devem ser filtradas e legalizadas, para serem menos estanques e terem hierarquias responsáveis e responsabilizáveis. As outras, que são barrigas de aluguer para a marginalidade, só podem ser desmanteladas pela força da lei. Mas a certificação não pode ser um instrumento branqueador.

No caso da claque benfiquista, o clube deve ser responsabilizado se os materiais ilegais tiverem sido apreendidos dentro das instalações do clube, porque é fácil compreender que essas áreas reservadas dos estádios são a mala diplomática onde se podem esconder armas e drogas, fumos e tochas, que por isso escapam ao controle de acesso aos jogos.


As claques são úteis como apoiantes, e também fazem parte do grande espectáculo, desde que resistam à subversão dos seus fins: seja pela marginalidade, seja pela mão dos dirigentes dos clubes.

Infelizmente, é vulgar serem estes a corromper as claques, para as arregimentarem e transformarem em guardas pretorianas ao serviço de desígnios que rigorosamente nada têm a ver com a glória desportiva. Quando as claques servem de escolta aos dirigentes para as suas bravatas cobardes, quando são usadas por eles para silenciarem jornalistas incómodos ou vozes discordantes, deixam de ser úteis e passam a ser, apenas, um problema muito sério e uma ameaça à nossa segurança. Um sério caso de polícia.
"
Rui Moreira in Coluna do Senador (A Bola)


PS: Quero aproveitar este post para agradecer todas as palavras simpáticas que me foram endereçadas na caixa de comentários do anterior post e dizer-lhes que na medida do meu possível e do meu escasso tempo tentarei, junto com os meus colegas, não desiludir quem visita este blog e tentarei sempre lançar os debates que acho mais importantes para o FCPorto e tudo o que se poderá de algum modo relacionar com o clube.

Este post é um desses exemplos, porque apesar de o problema parecer estar longe e o assunto nada ter a ver connosco, a verdade é que também na claque que acompanha o nosso clube poderão existir problemas de algum modo semelhantes e que mais tarde poderão afectar a imagem do clube.

Obrigado a todos.

9 comentários:

  1. http://legionofdragons.blogspot.com

    Uma final sem Lucho no horizonte..

    Mas só a vitória pode estar na cabeça dos Portistas!

    http://legionofdragons.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Por falar em claques , sera verdade o que circula na net , o BOSS dos SD ter comprado 1 restaurante em Matosinhos por 250000€ em notinhas contadas??

    ResponderEliminar
  3. Na net pode circular tudo quanto os invejosos quiserem!
    Interessa são as certezas:
    - Os títulos conquistados pelo FCP.
    - A incrível perseguição que a Justiça tem feito ao FCP, com contornos absolutamente rídiculos!
    - A certeza que se os SD tiverem "culpas bo cartório" eles pagarão e com juros altíssimos, para mais uma vez, servirem de exemplo;

    ResponderEliminar
  4. Os Super Dragões não são nenhuns 'escuteiros', nem se pede que o sejam...

    Mas julgam por acaso que já não estão bem investigados ?!

    Que se tivessem feito METADE do que os nn são acusados já não teria a Dona Morgado vindo por aí acima por os maus na cadeia ?!...

    Ou será que julgam que a justição é CEGA & IMPARCIAL ?!
    - Bem... se acreditam tenho pena e julgo que a medicina ainda não está suficientemente avançada para atenuar esse estado de alucinação...

    ResponderEliminar
  5. Desde que fui assaltado em pleno dragão por um elemento da claque está tudo dito. Cambada de arruaceiros.
    E ainda sou ameaçado de porrada...São todos uns arruaceiros, sem profissão conhecida e que ainda por cima assaltam portistas...


    P.S. Fui ver o jogo Sporting-Porto a Alvalade e para além de ter festejado como se no dragão estivesse, não fui minimamente intimidado e cheguei a casa de telemóvel e relógio.

    ResponderEliminar
  6. É pena o RM, na sua actuação mediática como portista, ter muito mais em conta as suas ambições político/administrativas que o seu portismo. Dá uma ou duas no cravo - os 3 primeiros parágrafos - mas depois, para que o establishment lisboeta-centralista-benfiquista não fique muito aborrecido com ele, dá outras tantas na ferradura. O último parágrafo, embora inatacável como teorema, é no concreto da realidade futebolística portuguesa, um repositório de frases feitas e estafadas, vociferadas incessantemente pelos muitos arautos mediáticos do anti-portismo raivoso. Expressões como "guardas pretorianas", só são utilizadas no futebolês, para atingir Pinto da Costa via SuperDragões, não são utilizadas para rigorosamente mais nada. Frases como "Quando as claques servem de escolta aos dirigentes para as suas bravatas cobardes", idem aspas. Agradam de certeza absoluta à generalidade dos jornalistas de Bola, Record, TVI, SIC e RTP mas um portista inteligente e portista acima de tudo, devia abster-se de utilizá-las, pela perversão evidente que os seus significados sofreram no contexto sócio-futebolístico português. A não ser que seja ingénuo ou que as suas ambições falem mais alto.

    PS Pois é, angelodias, é isso mesmo, os SuperDragões são os piores malandros que há e os elementos da JuveLeo são uns santos. Lá porque tiveste mais azar no Dragão que no HiperSanitário de Alvalade - o que até está consoante a teoria das probabilidades, já que como portista deves ver muitíssimo mais jogos no Dragão que em Alvalade - isso não justifica que venhas fazer de Calimero para o PortistasdeBancada. Quantas vezes já foste ao Dragão e não foste minimamente intimidado e chegaste a casa de telemóvel e relógio? E quantas vezes terias chegado a casa de telemóvel e relógio se tivesses ido ao HiperSanitário as vezes que já foste ao Dragão? Já fui imensas vezes ao Dragão e às Antas e nunca tive qualquer problema. Pelo contrário, das poucas vezes que fui a Alvalade/Luz, já tive problemas mais que suficientes para não ter vontade de lá voltar a pôr os pés. Deixa-te de tangas. Com portistas como tu, não precisamos de anti-portistas.

    ResponderEliminar
  7. angelodias, eu sou da claque e tenho uma profissao respeitavel, tenho estudos, um curso superior,nao ando la para roubar ninguem, nem para arranjar problemas a ninguem!
    ando unica e simplesmente por amor ao clube e por amizade a muitos elementos que por la andam!
    faça o favor de n meter tudo no mesmo saco, foi roubado no dragao n quer dizer que seja da claque, ha gente no dragao que nao e da claque que tb rouba!

    ResponderEliminar
  8. Se calhar fui um pouco duro e cáustico em relação ao tema e não deveria ter generalizado.
    O que mais me custou não foi o simples roubo de um par de óculos. Foi a conivência de todos os que lá estavam, parecendo que estava eu próprio a cometer um crime ao interpelar o assaltante.
    Fiquei triste também porque adoro ver os jogos no meio da claque, e apesar de ser menos interventivo, vibro muito mais e após esse acontecimento obviamente que deixei de ver lá os jogos.

    ResponderEliminar
  9. O Luis, é mesmo vontade de embirrar. mas a gente vai percebendo quem é quem.

    se você vê, no meu texto, alguma critica ao FCP e ao seu presidente é porque VOCÊ (e não EU) tem a consciencia pesada.

    não é RC?

    ResponderEliminar