16 novembro 2008

Uma vitória de sentido único

Equipa: Helton, Sapunaru (Lino 66'), Rolando, B. Alves, Fucile (Pelé 90'), Fernando, R. Meireles, Lucho, Tarik S. (E. Farias 45'), Lisandro e C. Rodriguez

37.400 espectadores

O FCPorto regressou às vitórias, em jogos a contar para o campeonato nacional, numa partida onde o jogo teve um sentido único: a baliza vitoriana. Quando se podia prever que o Vitória de Guimarães seria um adversário duro de roer, e muito difícil de bater, o certo é que foi um adversário que apenas procurou defender a sua baliza e poucas oportunidades teve para incomodar a defesa portista. Demérito deles mas, houve principalmente, muito mérito para a equipa portista que parecendo querer regressar aos bons tempos, dominou a partida a seu bel-prazer realizando uma exibição, em comparação das últimas, mais condizente com o seu estatuto.

A equipa tricampeã nacional, apresentou-se com três alterações relativamente ao jogo contra o Sporting, duas delas por castigo, saiu Pedro Emanuel e Hulk, entraram Sapunaru e Rodriguez para o seu lugar, e uma por opção, Mariano Gonzalez daria a vaga a Tarik Sektioui. Com essas alterações, Jesualdo mexeria na estrutura da equipa passando a jogar num declarado 4x3x3, com dois extremos e Lisandro Lopez no meio do ataque, o certo é que ganhou a aposta quer em aparecimento de oportunidades de golo, quer pela exibição da equipa.

Logo desde o primeiro minuto, a equipa portista entrou com uma enorme vontade de se impor, na primeira jogada do encontro, Sapunaru rematou forte para uma grande defesa de Nilson. Na jogada seguinte, foi a vez de Lisandro Lopez rematar à meia-volta mas, desta vez, foi fraco e à figura do guardião vitoriano.

O FCPorto entrou bastante forte, sentia-se muita tranquilidade, para isso contribuiu e muito as duas últimas vitórias fora de portas, muita velocidade, muito pressionante empurrando o seu adversário para a sua defesa, a circulação de bola fluía naturalmente, mas os únicos problemas na equipa portista eram mesmo a falta de acerto no último passe e a falta de concretização das muitas oportunidades de golo que, entretanto, surgiriam.

Rodriguez era dos mais activos no ataque, muito explosivo e trabalhador, tendo algumas boas situações para inaugurar o marcador, situações essas que ou Nilson defendia ou Rodriguez, que necessita de um golo para dar uma maior tranquilidade ao seu futebol, falhava, por vezes, de forma atrapalhada, como por exemplo num lance onde quase escandalosamente, não conseguiu marcar perante muitas facilidades da defesa vitoriana. Tarik também parece querer chegar aos velhos tempos, Lisandro sempre esforçado e o tridente do meio-campo controlava sempre as operações, com destaque para a grande exibição de Fernando.

A partir do meio da primeira parte, o jogo começou a baixar de intensidade, mas o FCPorto não desistia da procura do golo, as oportunidades surgiam, quase naturalmente, mas a equipa não conseguia acertar com a baliza, tendo indo para o intervalo com um injusto 0 a 0, perante o futebol atacante e oportunidades de golo falhadas pelos seus jogadores.

Jesualdo Ferreira faria entrar, ao intervalo, Ernesto Farías para o lugar de Tarik, com o intuito de tentar descobrir o caminho do golo. O jogo esse começaria da mesma forma, o FCPorto a querer marcar, encontrando pela frente um autocarro mas que abriria várias brechas que a equipa azul e branca não aproveitaria.

Até que, aos 65 minutos, depois duma jogada de insistência, com origem de um canto, Raúl Meireles cruzou de forma perfeita para Lisandro Lopez que, livre de marcação, cabeceou para o fundo da baliza fazendo o golo já muito merecido, para aquilo que a equipa portista tinha feito até ao momento. Foi pela 50ª vez que Lisandro Lopez marcou com a camisola portista.

A partir daí, o Vitória quis arriscar um bocadinho, vindo mais para a frente, abrindo mais brechas na sua defesa, com isso o FCPorto aproveitava para criar mais algumas oportunidades, mas, fisicamente, a equipa já ressentia do esforço das últimas partidas e, por vezes faltava clarividência na finalização.

Mas a partida não iria terminar sem que o FCPorto marcasse mais um golo, desta vez por Ernesto Farías que, sendo assistido pelo compatriota Lisandro, apareceu isolado e escolheu, tranquilamente, o melhor lado para colocar a bola fora do alcance de Nilson, fazendo o resultado final.

Foi com o hino da Champions League, uma pequena provocação à equipa vitoriana, fazendo lembrar o final do ano passado frente de um jogo frente a um clube muito amigo do Vitória de Guimarães, juntando a presença de António Salvador, presidente do Braga, lado a lado com Pinto da Costa, na tribuna, que a partida terminou com um resultado justo, e sem qualquer discussão.

A crise parece que já lá vai, a equipa portista começa a querer voltar às boas exibições, as oportunidades de golo já surgem fluentemente agora é uma questão de afinar a pontaria, o FCPorto conquistou uma vitória importante, ainda por cima diante do seu público, tendo com isso regressado a tranquilidade ao Dragão. Agora é tempo de descanso, fruto do adiamento do jogo contra o Estrela da Amadora, e preparar a próxima partida, partida essa de extrema importância, tanto para a continuidade da equipa na Champions League, como para a continuação do regresso aos momentos felizes que este clube, felizmente, nos habituou nos últimos anos.

25 comentários:

  1. Menphis,
    excelente cronica!

    pela TV, pareciam estar bem mais que 37.400 espectadores (sei que os nºs, são oficiais).

    Quanto ao Rodriguez, acho que está a melhorar jogo após jogo, tal como a equipa toda..mas um golo ia lhe fazer muito bem!!

    ResponderEliminar
  2. Menphis, esta tudo dito.

    Continuo a achar que era importante fazer ver aos jogadores que quando nao estao bem fisicamente existem outros para fazer o lugar.

    Alias o 442 coxo que se tentou utilizar na segunda parte fez também perder muito do futebol da primeira, porque o Lucho a espaços descaido sobre a direita deixava a equipa coxa ofensivamente e recuperava lento defensivamente. Enfim, devia ter sido substituido.

    Os intocaveis, nem sempre podem ser intocaveis, fazem mal aos balnearios.

    Viram o cigano ontem em Palermo? Eu nao.

    Nunca percebi bem a perseguiçao, nem ao Fernando, nem ao Sapunaru, nem ao Guarin. Sao todos belissimos jogadores. Se jogarem um época inteira, a segunda vai ser muito melhor certamente.

    ResponderEliminar
  3. A PSP está a realizar buscas e detenções desde o início da manhã, a nível nacional, visando residências e instalações da claque «No Name Boys».
    As diligências estão a ser realizadas em mais de 40 locais e segundo fonte da PSP.
    Por volta das 16 horas, o número de detidos era já de 30, segundo a agência Lusa, que citava fonte policial, acrescentando que os líderes do movimento de apoio ao Benfica estavam entre os detidos.
    Terão sido apreendidas tochas incendiárias e droga alegadamente na posse de elementos da claque afecta ao Benfica e que tem agredido polícias e adeptos de claques rivais. Alguns elementos estão indiciados também por tráfico de droga.
    Destaca-se um incidente com um autocarro do Futebol Clube do Porto incendiado, junto ao Centro Comercial Colombo, em Junho passado, e que transportava adeptos da clube portuense, para um jogo de hoquei em patins.
    As diligências estão a decorrer em articulação com o Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa.
    A polícia estava na posse de mandados de detenção, no âmbito de um processo que envolveu escutas telefónicas.
    Os detidos serão presentes ao Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa, esta segunda-feira para primeiro interrogatório judicial.

    ResponderEliminar
  4. Análise correcta. Foi um bom jogo. A equipa começa a estabilizar e a aproximar-se daquilo que poderá via a render. Nota-se que em determinados momentos, ainda paira no subconsciente de alguns jogadores, o espectro das últimas derrotas, e isso faz com que alguns gestos não saiam com a espontaneidade necessária. É preciso que os golos comecem a entrar mais cedo, e a partir daí, penso que tudo será mais fácil.
    Confirma-se aquilo que no inicio da época se previa. O Fernando caminha a passos largos para se tornar num número 6 de grande qualidade, o que é decisivo numa equipa com o modelo de jogo como a do FCP. O Fucile, mesmo limitado fisicamente, demonstra a cada jogo, ser o melhor lateral que temos. O Sapunaru tem condições para ser útil e a dupla de centrais está estabilizada a um nível já muito bom.
    No meio campo, Meireles está de pedra e cal, e, apesar do Lucho se encontrar fisicamente algo distante do seu melhor, é insubstituivel nesta equipa, resolve com a sua técnica, com a sua visão de jogo, o que lhe escasseia em força.
    Quanto ao ataque, o Rodrigues precisa de marcar um golo, ou fazer duas ou três assistências, para adquirir confiança na decisão do último gesto, tem muita vontade, muita força, mas também muita ansiedade.
    O Tarik, continua a ser jogador para 45 minutos, embora útil, Lisandro está igual a si próprio, raça, determinação, espirito de equipa, inteligência. Espero que o Hulk, olhe para ele e aprenda como se joga para a equipa. Quando o fizer, e se fôr capaz de a fazer, formarão uma dupla arrasadora.
    Em suma, é presciso recuperar fisicamente os dois laterais e o Lucho. Com isso e uma vitória na Turquia, temos campeão. E teremos muitas alegrias.

    Uma nota para a noticia sobre as detenções dos "passaritos". Ai se fosse uma claque do Porto! Amanhã teríamos toneladas de tinta nos jornais do sistema, abertura de telejornais e a nomeação de mais uma superquipa de Lisboa para investigar. Assim vai tudo passar discretamente.

    ResponderEliminar
  5. Globalmente a equipa fez um bom jogo, de qualquer forma tenho que destacar a excelente exibiçao do Fernando, finalmente o Grande Jogo,
    aliado a um Bom jogo tambem do Lucho, que um dos melhores jogos dos ultimos tempos.

    Um golo que espero seja moralizador p/ o Lisandro, que bem merece o nos precisamos.


    Apesar do Golo, continuo a nao perceber certas opçºoes do treinador, Farias para mim é jogador de Liga intercalar e mesmo assim continuo c/ duvidas. Sera que o Porto nao tem um jogador muito melhor do que isto, sei lá um "Tipo" chamado ADRIANO??.


    De qualquer forma uma Vitória muito importante para a recuperaçao anímica da equipa e já agora dos adeptos.

    ResponderEliminar
  6. Fizemos uma boa exibição, sem dúvida, num resultado que pecou por escasso. Gostei da equipa globalmente, mesmo o Sapunaru, por quem não nutro simpatia especial, achei que esteve seguro. A defender estivemos muitíssimo bem. Julgo que o Helton tem até ao final da época para decidir se quer ser um bom guarda-redes, à altura das exigências do Porto, como está a ser agora, ou um frangueiro que só dá sustos aos adeptos, como foi no início desta época. De qualquer modo, continuo na minha e acho que o Porto devia contratar o Beto do Leixões já para a próxima época. Isto independentemente do que o Helton vier a fazer porque se for bom ficamos com dois excelentes guarda-redes, se for mau ficamos com a garantia de que pelo menos o Beto tem condições para ser o titular.
    Já agora, alguém me sabe explicar porque é que o Estrela da Amadora-Porto, da próxima jornada, foi adiado?

    ResponderEliminar
  7. duarte, o jogo contra o Estrela foi adiado porque Portugal vai fazer um jogo de exibição contra o Brasil na 4ª feira, o jogo será às 23 horas e tal horas de Portugal, acabando na 5ª feira, e a FPF "entrega" os atletas, depois de usados, na 5ª feira de tarde. O FCP vai jogar 3ª feira à Turquia e corria o risco de estar a preparar o jogo, que me principio teria de ser jogado no sábado, sem os jogadores chamados pela FPF. Do mal o menos, o Estrela aceitou o adiamento da partida e pelo menos dá para trabalhar com um pouco mais de tempo para o jogo contra o Besiktas.

    ResponderEliminar
  8. Assisti ao jogo Flamengo 5 palmeiras 2 , com 3 golos de Ibson ( e vão 10 no campeonato)e com um exibição de LUXO.
    Numa altura em que lucho esta a render menos, não temos ninguem como IBSON..
    Oh prof Pardal,este rapazinho não tem lugar no plantel do fcp?

    ResponderEliminar
  9. Obrigado Menphis. De qualquer modo, por causa da selecção, o Porto é que se queima porque vinhamos numa sequência de jogos positivos e agora vamos parar e ficar com um jogo a menos durante umas semanas. O jogo é adiado e o Porto terá de jogar num campo dificílimo mais tarde, onde já não vence julgo que desde o último ano do Fernando Santos, e nessa altura a forma do plantel pode ser outra. Enfim, tudo isto por causa de um amigável. Eu pergunto antes se não seria mais fácil dispensar os jogadores do FCP que vão à selecção, mas pronto com a FPF já se sabe como é.

    ResponderEliminar
  10. Sobre o Ibson, espero vê-lo ainda a jogar de dragão ao peito. Já se percebeu que o Jesualdo não vai muito à bola com ele, mas desconfio que esse não é o único motivo pelo qual não está no plantel, aliás acho que nem é o principal, mas pronto. Só que também é um facto que ele apenas aceita estar num clube se for para jogar, não é aquele tipo de jogador paciente que não se importa de ficar uma ou outra vez no banco e ir agarrando o seu lugar no 11 inicial e por muito bom que seja não chega para tirar o lugar ao Fernando/Pelé, Lucho e Raul Meireles.

    ResponderEliminar
  11. Duarte,

    "pergunto antes se não seria mais fácil dispensar os jogadores do FCP que vão à selecção".

    Se o Carlos Queiroz vem ao Dragão e sentou-se ao lado do Pinto da Costa levantou uma celeuma grande, imagina o que seria se ele dispensasse os 3 jogadores portistas convocados.

    ResponderEliminar
  12. Bom jogo, adversário péssimo. Desde o Boavista de Carlos Brito (também 2-0 no Dragão) que não via uma equipa tão fraca.

    Enorme jogo do Fernando, classe de Lucho cujas "assistências" podiam ter rendido uns três golos com homens isolados.

    Rodriguez muito vivo mas morto na hora de decisão. Tarik é só para meiaspartes? Não percebi a troca ao intervalo, nem as saídas dos laterais-direitos: ambos por lesão?

    Mesmo assim, continuo na minha: em jogos de ataque declarado, Lino é o defesa mais ofensivo. Fucile do meio-campo para a frente não tem técnica nem lucidez.

    Lamento que o jogo tenha terminado sem amarelos, é sinal de que mais uma vez os adversários foram poupados: aquele 99 do Vitória fez cinco faltas só na 1ª parte, 3 delas que me lembre a ser mauzinho com Bruno Alves. Douglas merecia amarelo como Nilson por demorar a pôr a bola em jogo. Bem... querenças.

    Sobre o jogo na Amadora, a justificação oficial não é conhecida, porque quem pediu o adiamento foi o Estrela que só tinha interesse nisso para prevenir-se do tal pré-aviso de greve que já não iria a tempo do jogo com o Benfica.

    Decerto não foi para beneficiar o FC Porto, mas aos dragões convinha antes da ida à Turquia e com os jogadores a chegarem tarde da selecção que vai jogar ao Brasil.

    ResponderEliminar
  13. Meus caros,

    Nuno André Coelho!

    Fixem este nome. Penso que à boa moda do nosso GRANDIOSO clube pode estar mais um bom central na forja!

    Lembrem-se também, que à excepção de Pepe, os centrais de excepção aparecem no nosso clube por volta dos 24 anos. Portanto vamos dar algum tempo ao menino e depois vê-se!

    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Zé Luis, a primeira função de um defesa, é defender e nesse capítulo o Lino é uma nulidade. Contra o Leixões, era um jogo de ataque declarado, e com ele, o resultado foi o que se viu. Dois dos golos foram da sua responsabilidade. Eu gosto muito mais do Fucile, é seguro a defender e, quando em boa forma fisica, apoia bem, possuindo uma boa capacidade de recuperação, aspecto fundamental num defesa. A substituição dos laterais foi visivelmente por lesão.
    A generalidade dos comentadores, é de opinião que o Porto jogou muito melhor na primeira parte do que na segunda. Pois é... mas não jogando um futebol tão bem articulado, na segunda parte, marcou dois golos e ganhou o jogo, e, eu cá por mim, prefiro que a equipa seja menos brilhante e vença, do que dê um grande espectáculo e termine derrotada. Não gosto de vitórias morais.

    ResponderEliminar
  15. A arbitragem do Dragão foi muito habilidosa, sempre a prejudicar o Porto. Os jogadores do Porto estavam sempre em fora de jogo - com auxiliares vermelhos é o que dá - e pelo menos 2 vezes enganaram-se. Foram marcados vários livres perto da área do Porto em lances em que não há falta rigorosamente nenhuma, há apenas disputa limpa da bola, ombro com ombro. Ficaram por marcar várias faltas ostensivas ao Guimarães - lembro-me de um lance em que o Rodriguez é abalroado e nada foi marcado e lembro-me de outro em que o Carlitos ampara ostensivamente a bola com o braço e o árbitro deixa seguir. No lance em que os jogadores do Guimarães reclamaram grande penalidade e em que o árbitro assinalou canto contra o Porto, a bola já tinha ultrapassado claramente a linha lateral antes de ser cruzada e mais uma vez o auxiliar não viu. Resumindo: Contra o Porto viam tudo mesmo o que não existia, a favor do Porto não viam nada mesmo o que era ostensivo. E é assim no Dragão, porque fora deixam-se de habilidades e prejudicam à descarada, como se viu em Alvalade, Luz e Vila do Conde. A massa assobiativa tem que se reconverter e passar a assobiar e insultar estes fulanos durante todo o jogo.

    ResponderEliminar
  16. e a tal bola fora é caso de somenos. O que interessa aquele pseudo jornalista dos cromos nas cxs de sapatos, é que a jogada foi polémica! Polémica, sr "não sei-quê"?
    Incompetencia ou venalidade. Bola fora, lançamento do Porto e acabou a manipulação...

    ResponderEliminar
  17. Muito bom post, apenas não concordo que o Porto tenha entrado tão forte na segunda parte como na primeira. Pois a substituição do Tarik pelo Farias emperrou os processos ofensivos da equipa.

    O Lino não é o melhor lateral esquerdo do Porto em jogo algum, minto, acho que na Liga Intercalar é capaz de ser uma boa alternativa.

    O adiamento é do jogo E. Amadora x F.C. Porto está muito mal explicada, mas na minha opinião até vem a jeito no imediato devido ao jogo na Turquia que pode ser de vital importância para a permanência na Liga dos Campeões, mais tarde no campeonato nacional veremos se foi bom ou mau este adiamento.

    Da arbitragem não vale apena falar pois como tenho vindo a dizer aqui quando jogamos bem, não há filho da pu... que nos lixe a vida, dificulta e muito mas não nos impede de atingir os nossos objectivos.

    Como nota final, pergunto aonde andam os abutres que por aqui pairam quando a equipa está mal??????

    SAUDAÇÕES PORTISTAS

    ResponderEliminar
  18. nelson barbosa, revê conceitos

    "a primeira função de um defesa, é defender e nesse capítulo o Lino é uma nulidade"

    e não confundas central com lateral.

    "Contra o Leixões, era um jogo de ataque declarado, e com ele (Lino), o resultado foi o que se viu. Dois dos golos foram da sua responsabilidade"

    Revê o jogo, eu expliquei abundantemente quem falhou e quem não actuou como devia nos golos. Lino foi o menos culpado quando no canto do 0-1 defendeu o seu poste, Tomás osta abandonou o seu por onde a bola entrou e Rolando não atacou a bola ao primeiro poste. E quando Braga aparece na área para o 0-2, Lino estava fora da área para o deixar fora-de-jogo e Rolando é que pôs Braga em jogo.

    De resto, aproveitando o Leixões, experimenta perceber o que se passou de tão mau naquele jogo e o que sucedeu de tão bom neste com o V. Guimarães, independentemente do que as equipas adversários fizeram ou não nos dois jogos.

    Tinha preparada uma extensa análise a essa questão dos laterais, com exemplos e opiniões fundamentadas, mas isto bloqueou e perdeu-se o texto que já nem tenho vontade de recuperá-lo.

    Acho que as observações feitas acima chegam para não corresponder na tua opinião. Podes gostar muito do Fucile mas sobre ele eu já venho dizendo muito sobre os jogos em que defensivamente é notável e outros em que é dispensável, como foi no sábado em fase ofensiva que não domina.

    Concordo que esteja condicionado na esquerda, mas a deficiência técnica nota-se também à direita. Eu noto, pelo menos, como noto em Maxi Pereira que é uma coisa a roçar o ridículo mas há quem goste e até quem aplauda...

    ResponderEliminar
  19. Como sempre, estive no Dragão. Embora frente a um adversário jogar para o empate, vi Fernando a fazer um grande jogo, Rodriguez a explodir, Lucho como comandante e Lisandro finalmente a marcar. Mas, sobretudo vi ambição e garra da parte de todos.

    ResponderEliminar
  20. Já a pensar na reabertura do mercado, o que acham da possibilidade do regresso de Leandro, lateral-esquerdo emprestado ao Cruzeiro, e das contratações de Miguel Lopes, lateral-direito do Rio Ave, e de Wesley, do Leixões. A confirmar-se, será que são jogadores para o FC Porto ?

    ResponderEliminar
  21. deliciosas essas duas tiradas de humor: presidente do braga na tribuna e hino da champions!!!

    eu é q fico um bocado à nora, pq até tinha alguma simpatia pelo guimarães e nenhuma pelo braga.

    Entretanto... agora até sou do Leixões desde pequenino :)

    ResponderEliminar
  22. Zé Luis; Relativamente ao conceito de defesa, reafirmo o que escrevi, "a primeira função de um defesa, é defender", independentemente de ser central ou lateral. Claro que, sobretudo num lateral, não sendo isso suficiente, é porém indispensável. O lateral ideal será aquele que defenda tão bem como ataque. No caso do Porto, eu nunca escrevi que o Fucile era um grande defesa. O que eu disse, e repito, é que na minha opinião, no actual plantel ele é o melhor lateral, ou se quiser ser mais exigente, o menos mau. É o lateral que consegue um melhor equilibrio entre defender, atacar e recuperar, além disso é um jogador com raça, sem ser conflituoso. Possui ainda uma vantagem em relação aos outros, é mais novo. Parece-me no entanto, que sobretudo quando vai à frente, o faz melhor pelo lado direito.
    O Lino, de quem não se pode esperar nenhuma evolução, concedo que é mais esclarecido no ataque e marca bem os livres laterais, mas apesar de ser alto, joga muito pouco de cabeça, é lento a recuperar e deixa completamente á vontade o adversário, não exercendo nenhuma pressão sobre ele. No jogo do Leixões, é óbvio que não foi o único a falhar nos golos, mas pelo seu lado aquilo foi uma avenida por onde os adversários circularam com todo o àvontade.
    Quanto ao Maxi Pereira, olhe eu gosto bastante dele... no benfica, espero que por lá continue por muitos e bons anos.

    Uma nota para o nobigdeal, subscrevo na íntegra o seu comentário.

    Já agora, e dando a minha opinão em relação à contratação de do Miguel Lopes, do Wesley e regresso do Leandro: penso que o médio do Leixões não tem lugar no Porto. Já não é um jovem, está no apogeu das suas possibilidades, sem margem de progressão, é jogador para uma equipa do meio da tabela e não mais do que isso. O defesa do Rio Ave, tem potencial de momento não acrescentava nada à equipa, mas poderia ser um investimento, tudo depende do preço. Quanto ao Leandro, não sei como está ele nesta altura, mas sou de opinião de que entre comprar mais um Benitez e aproveitá-lo, prefiro esta hipóteses.

    ResponderEliminar
  23. Não conheço bem o Miguel Lopes, mas a contratar seria na próxima época e não nesta, penso que estamos bem servidos não acrescentaria nada. Quanto ao Wesley, não sei, penso que já se aproxima dos 30 anos, não é bem o que precisamos, se calhar ganhamos mais em chamar de volta o Leandro Lima.Quanto ao Leandro subscrevo a opinião do nélson barbosa.

    ResponderEliminar
  24. nelson barbosa, um lateral tem de atacar. Caso contrário é um... defesa. E defesas há muitos. para serem bons, basta jogar a pé fixo e não deixar o ala ou extremo ir à linha e cruzar. Há-os aos montes por aí, o Grimi no Sporting é um matacão e acham-no bom, é grande mas não é grande coisa.

    Se quisermos um defesa a lateral há aí o Caneira, é difícil passar por ele mesmo quando não faz faltas... É um exemplo de adaptação para a função de defesa, um central adaptado. Há muitos mais, temos o Sergio Ramos do Real Madrid que até na selecção espanhola se fixou como lateral, sendo central de raiz. Temos muitos exemplos de laterais adaptados que não passam a linha de meio-campo, porque é escusado fazê-lo...

    Quando um lateral é bom junta a capacidade defensiva à ofensiva e faz a diferença. Temos o exemplo do Bosingwa, para não ir mais longe. No futebol moderno os laterais não podem só defender. E tenho uma opinião muito concreta sobre isto.

    99% dos laterais são normalíssimos ou mesmo medíocres. Podem fazer espalhafato, correrem muito, irem à frente como tolinhos, como o tal Maxi e o Abel. Imagina que o Abel já disse que sonhava com a selecção. Se o nível dos laterais é este, estamos conversados.

    Deste modo, para mim, sem haver laterais que façam a diferença não há discussão. Não há muitos Roberto Carlos, ou mesmo o Bosingwa. Daí que considere ser a posição de lateral a de menos significado no futebol, a que menos dá nas vistas porque não tem influência no jogo na esmagadora maioria dos casos. Os que fazem essa diferença destacam-se claramente dos outros.

    Lembra-te que já tivemos o Mourinho a inventar o Ricardo Costa a lateral-esquerdo e dali não saiu grande coisa.

    Portanto, ou há ou não vale a pena falar nisso. Não trago o exemplo do Bosingwa por ter saudaddes e fazer falta; não está, não conta para nós. Jogamos com o que temos.

    Por isso vejo o Fucile como o nosso melhor lateral a defender na Luz, em Alvalade, nos jogos difíceis da Champions fora. Em caso, em ataque continuado, como no sábado, é um elemento pouco importante porque ataca mal, pode correr muito, pressionar como o Abel mas com a bola nos pés nem para carregar fardos de bacalhau serve.

    Fucile é o nosso melhor defesa, mas não para jogos como o de sábado. Nesse aspecto, é bem capaz de ser o pior a passar a linha de meio-campo. Podes gostar muito dele, eu também, mas tem limitações técnicas que em fase ofensiva não ajudam muito a equipa. Aliás, há muito venho apontando esta falha no Fucile, com a agravante de no lado esquerdo estar mais condicionado e jogar com o melhor pé para errar mais no passe curto e longo, para não falar no cruzamento em que procura o pé direito.

    Mas mesmo à direita, podendo estar mais à vontade e com acerto no passe curto e longo, pela linha ou para dentro, tem as mesmas deficiências técnicas, domina mal a bola e mesmo quando a corta dá-lhe pouco uso útil, tornando-se em fase ofensiva um certo peso improdutivo. Quando o ataque é contínuo, essa pecha afecta a produção global da equipa, por isso nunca se destacou nos jogos de pendor ofensivo e já leva 3 anos de Dragão sem evolução neste aspecto.

    Repara que nalgumas solicitações a que os colegas o submeteram, com a bola em profundidade, ele ficou-se, virou as costas e voltou para trás, o que diz bem da incapacidade ofensiva que tem.

    É tudo isto, que aponto há muito, a fazer-me divergir da opinião geral.

    Temos o exemplo do Rodriguez no sábado. Criou muito e se completasse bem o trabalho bom que fazia desde a retaguarda seria o melhor. Não sei porquê, a RR elegeu-o o melhor em campo, ouvi no rádio do carro quando deixei o estádio logo após o 2-0 (tinha pressa de sair e o jogo nem me agradou na 2ª parte). Fucile, como Rodriguez, faz bem as coisas... a metade. NO caso de um lateral, numa equipa como a do Porto, tem de saber atacar. Claramente ele tem défice superior ao dos outros laterais da equipa e não pode ser um meco feito para defender na lateral, até porque quase ninguém joga com extremos hoje em dia e muito menos em Portugal.

    ResponderEliminar
  25. António, o regresso do Leandro parece-me impensável. A acontecer é mais uma vez adiar sine die um problema que já tem barbas no Porto: o problema do lateral esquerdo. O Leandro até pode não ser uma nulidade, mas não chega sequer ao "bom". Se queremos resolver este problema de uma vez para sempre temos de investir e contratar um lateral esquerdo acima da média. Isto até porque com a contratação de um lateral esquerdo à altura do Porto, o Fucile passaria de vez a jogar à direita e ficavamos ainda com o Sapu que para suplente não me parece mau. Se a solução passar por manter o Fucile na esquerda, então não me parece descabida a ideia de pedirmos ao Chelsea o empréstimo do Paulo Ferreira até final da época, com direito de opção, mas isto é só uma suposição.
    Quanto ao Miguel Lopes e ao Wesley. O primeiro parece-me ter ainda margem de progressão, mas, pelo menos para já, não acho que possa suprir as lacunas do Porto. O segundo, é como o Menphis diz, já tem 30 anos e não é exactamente aquilo que precisamos, é um jogador que me parece bom para equipas de classe média/alta de Portugal, mas não para o FCP.

    ResponderEliminar