08 outubro 2010

(Des)informação e intoxicação, os Sousa em questão

Depois da intoxicação do dia anterior, com Luís Filipe Vieira a atacar directamente Pinto de Sousa, em declarações à A1 reproduzidas nos jornais (nova actualização 3), nada se vê da resposta do ex-líder dos árbitros ao presidente do Benfica.

















E foi esta:
"Não reconheço ao senhor Filipe Vieira sabedoria e competência para se pronunciar sobre o mérito de decisões judiciais".

"Desde 2004 que não exerço qualquer cargo ligado ao futebol em geral e à arbitragem em particular. Sou, por conseguinte livre de almoçar ou jantar com quem bem entender. Depois de tantos anos ligados à arbitragem, é natural ter amigos nesse meio e não devo ao Senhor Filipe Vieira quaisquer contas relativas às minhas amizades".
"Não sou, nem admitirei ser, bode expiatório ou manobra de diversão, para acalmar sócios descontentes de resultados desportivos abaixo das expectativas criadas".

Luís Filipe Vieira na condição de presidente do Benfica, e enquanto Pinto de Sousa liderava o Conselho de Arbitragem da FPF, jantou consigo "variadíssimas vezes" e a pedido do líder encarnado "sem que isso o tivesse incomodado".

"Porque não admito ingerências na minha vida pessoal, reservo-me o direito de em sede própria proceder ao apuramento de responsabilidades relativamente as torpes insinuações do Senhor Filipe Vieira".
Isto está, de resto, praticamente apagado na Imprensa, não acredito que tenha eco na rádio e muito menos nas tv's exporão os excertos de um comunicado que Pinto de Sousa dirigiu aos OCS.
Um homem ilibado de 144 crimes que inicialmente lhe imputavam, julgado em Lisboa onde se admitia ser a Justiça isenta e não comprometida, não tem direito a ver a sua resposta a um ex-condenado em tribunal "a prisão efectiva por furto ou instigação ao furto" (PInto da Costa dixit*) difundida com idêntido espavento.
Não admira. Confunde-se justiceiros com Justiça, Direito com Torto, Tribunais com Opinião Pública e até publicada.
(mais uma actualização, depois de ver isto em que felizmente não se apoia a Justiça por mais ordinária que seja: http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=467193 e veremos que impacto terá, hoje ou amanhã, na Imprensa do regime).
O último exemplo, ao que me consta por não ter visto a entrevista de JEB na RTP-1 ontem à noite?
Judite de Sousa quis saber do presidente do Sporting a sua opinião sobre as escutas do Pífio Dourado colocadas de novo no Youtube.
Da opinião que tenho da Direcção de Informação da RTP, cujos telejornais não vejo, já a dei em baixo a propósito do caso de Rui Moreira (nova actualização, 2) e o enviesamento informativo patente na tv estatal paga pelos contribuintes mesmo que não queiram. Não me admira, de resto, que uma responsável dessa Direcção de Informação admita aflorar o Pífio Dourado sabendo que tanto julgamento mediático e em instâncias próprias não condenou ninguém a não ser a ilegalidade das próprias escutas, entre muita porcaria que o processo suscitou.
O que só vem confirmar o que há muito me ensinaram: convém saber quem dorme com quem.
No caso da RTP (1), há muito ouvi de tanta mulher do Monte alegadamente Virgem arribar a Lisboa, está no alto mas sabe-se lá quanto passou ajoelhada e na horizontal sem ser propriamente... a dormir.
Lembro-me, de resto, de Valentim Loureiro, no auge do Pífio Dourado, apelidar a dita senhora jornalista, amiúde tratada por "doutora", de "Dama da Linha". E pressenti que esteve quase a falar de matrimónios frutuosos do que é a conveniência pessoal com cargos públicos exercidos.

(1) Importante, relevante e alarmante ler sobre os salários na RTP, de fio a pavio (ui, cheira mal): http://tascadepalmeira.blogspot.com/2010/09/caros-portuguesesvejam-para-onde-vao-os.html

(2) ver aqui http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/sport/desporto/moreira-deixa-trio-de-ataque como o "Benfica defenderá até às últimas consequências António-Pedro Vasconcelos".

(3) "Às vezes canso-me da informação que ouço. Pior que ser muitas vezes repetida, não tem utilidade para mim", admite o responsável da TSF. E explica porquê: "Os jornalistas têm um ego muito grande e fazem a notícia com base no que lhes desperta maior interesse. O futuro só será melhor se corrigirmos este erro."
E o director de Informação da TSF vai mais longe. Defende que "a notícia tem de ser mais útil" do que é hoje. "Mais informações de trânsito, de meteorologia, que tanto uma como outra se deixou de fazer com frequência, quais as melhores escolas, a melhor opção para ir de férias. Não se trata de elaborar ratings. É mais do que isso. É informação trabalhada para oferecer melhores notícias.",
Paulo Baldaia, director de Informação da TSF que permite o ego dos jornalistas e não corrige os seus erros numa função supostamente a seu cuidado, ontem num colóquio numa universidade, citado no DN.

*"Corre no Porto que há um presidente de uma SAD que, no Tribunal da Boa Hora, foi condenado a prisão efectiva por furto ou por instigação ao furto. Digo-vos já que não fui eu!"

6 comentários:

  1. felizmente a ditadura acabou,mas os tampoes a imprensa continuam,tudo pela"verdade desportiva",q o orelhas tanto apregoa

    ResponderEliminar
  2. Zé Luis no abafado "APITO ENCARNADO", vem lá textualmente que o rei dos pneus foi condenado por roubo, mais tarde investigado por outros motivos mais brancos.
    Admiro imenso a sua capacidade jornalistica e gostava que os seus próximos "relatórios" se debruçassem nesta questão.

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  3. Há pouco esqueci-me de pela enésima vez, dar-lhe os agradecimentos pelo excelente post.

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  4. Como dizia uma amigo meu, isto está tudo ligado.
    Alguns questionam o silêncio oficial do Porto.
    Depois da história do jantar que-não -foi, e a consequente resposta do visado, é por demais evidente que a ocultação da imprensa é orquestrada.
    Por isso faz o clube muito bem em não responder.
    Por outro lado, aquele idiota que preside ao benfas, só repete o que a agencia de comunicação lhe recomenda.
    E a propósito destas, nunca vi ninguém questionar porque a contratada pelo FCP logo denunciou o contrato, sugerindo que seria penalizada se o não fizesse. Quem terá então pressionado?
    Já agora, juntem às conjecturas a "posição" daquele senhor sindicalista da PJ.
    Depois, e bem depois, temos de convir que o silêncio é posição de quem sabe o que faz. E como faz.
    Quanto aos ataques que o senhor vermelho faz à justiça, é tudo vinho da mesma pipa. Afinal as escutas dele não eram relevantes...

    ResponderEliminar
  5. grande post
    que nunca te doam os dedos

    força porto

    ResponderEliminar
  6. Zé Luis, mais uma vez parabéns pelo post.
    Então aquela das "virgens" e das "posições" que tomam tem um requinte bem mordaz.

    A revolução está por dias... e por mais que não a queiram aceitar, ela vai chegar, para nos libertar destes incompetentes e oportunistas que nada fazem pela sociedade que os alimenta.
    E quando o estado tiver que emagrecer, por obrigação e numa dieta rápida, o clube do regime também irá na enxurrada, por muitos e longos anos.
    Nesse dia, talvez venhamos a ver mais umas ditas "vítimas" imoladas no fogo da inquisição para descanço da urbe, como o outro que imigrou para Londres.

    ResponderEliminar