25 outubro 2010

O desafio de Villas-Boas

Várias situações/declarações sugeriam um trabalho diferenciado a seu respeito. Remeto para resumos no final deste texto. Obviamente, não do Jesus a chorar a perda dos seus melhores jogadores, quando já tão próximos estamos do Natal; ou a ser permanentemente enganado pela realidade da Champions que, da sua "cátedra", acredita(va) poder vencer e agora até os seus discípulos e pantomineiros lhe atiram à cara tanta basófia que nem cabe no amplo antro do clube da dita e dos distintos "papagaios".

Mas a declaração de André Villas-Boas, em vésperas de receber a U. Leiria e quando se sabe, agora, que tem o Benfica a 4 pontos de distância mas a muitos mais em qualidade de jogo e categoria de plantel, confiando, pelo que acha ser normal, lógico e "implícito", que não continuará se não for campeão no FC Porto tem muito que se lhe diga, ainda que sem merecer manchetes (O Jogo preferiu destacar uma mirífica transferência de Hulk pela cláusula) nem comentários dos adeptos portistas.
É curioso. Desta vez não houve descontextualização, desculpa banal. Nem má interpretação, outro expediente para assobiar para o ar. Nem sei se muitos engoliram em seco, incapazes de raciocinarem sobre o sucedido, ou mudos e quedos por tal ser dito por quem já ganhou uma aura mágica e um certo tique de intocável, até por ser portista desde pequenino, liderar a equipa de forma tão serena quanto soberba e assumir-se como um protagonista até em conferências de Imprensa, onde está longe de ser um menino, de se intimidar pela "première" com um grande e de dar grandes motivos de reflexão.
E, sendo assim, convém perguntar que motivos o terão impelido a uma declaração daquelas?
1) dois dias depois de Pinto da Costa ter abrilhantado a aura do treinador em Istambul, era preciso AVB "pedir" um reforço dessa confiança presidencial?
2) alguém acredita, mesmo dispensando-se das avaliações do que está já feito e foi obtido com plena satisfação de dirigentes, jogadores e adeptos, que o seu contrato teria condição sine qua non o de ser campeão?
3) está já esqucido por quanto tempo AVB assinou contrato com o FC Porto ou é um pormenor meramente despiciendo?
4) será um treinador capaz de se "pôr fora", mesmo vivendo o clube de perto e até perto do coração de aficionado, se for seduzido por emblema grande da estranja, sim na condição de, mesmo campeão e até vencedor na Europa (porque não?) a correr atrás de proposta milionária e irrecusável?
5) ou, mais prosaicamente, goza com os jornaleiros - mais uma vez não questionaram "em cima" sobre o que acabava de dizer... - e domina totalmente as conferências com canetas e pés de mirofone?
6) pior, ainda, será que usa a Comunicação (seja Social ou marginal) para dar "recados"?
7) e se os der, é para o balneário de forma a puxar por uma "vaga de fundo" do plantel a pedir-lhe já a prorrogação do contrato?
8) mais absurdo, um factor auto-imposto de pressão extra, para o seu trabalho e concentrar em si as atenções?
9) corre o risco de se tornar narcísico por via do anterior, de forma a poder receber todos os aplausos no final em caso de ser campeão mesmo?
10) mesmo que corra mal, mas faça um bom trabalho como o já exposto permite augurar com total sucesso, é crível que perca o lugar? tendo, ainda, outro ano de contrato?
Responda quem souber. Mas ninguém pode ficar indiferente e estas conferências de Imprensa prometem mais diversão no futuro, acho eu. Não é por ser ou não "clone" de alguém, mas imita muito bem e cativa pela inteligência a expor as suas ideias sem medo de interlocutores (realmente fracos) à sua frente ou de bolas na trave. Cada vez gosto mais deste tipo. E não estou a vê-lo sair tão cedo, por nada deste mundo.
declaração 1: saio em defesa de Vítor Baía e nem precisava de ler a posição generosa e lúcida de João Saraiva aqui entre Baía-e-os-talibans a seu respeito; lembrava-me da alusão de Baía a ser o Eusébio com estátua se tivesse sido do Benfica; sei que a implícita crítica de VB é à Imprensa da capital e o endeusamento imbecil de gente que não ganhou a décima parte do que venceu o maior g.r. português de sempre; o considerar o FC Porto "um clube mais fechado" é uma constatação óbvia, sem nada de pejorativo e já ultrapassado até o período de "black-outs" que ele viveu como jogador mas que há muito passaram à história pelo que nada tem de crítica contemporânea; ao fazer este resumo, e tendo em atenção os "talibãs" que João Saraiva muito bem identificou, dispenso-me de me referir a esses rafeiros e vira-latas de ocasião que, aliás, acusaram o toque depois de lhes chamarem a atenção das asneiras que (repetidamente) cometem pela heresia de... serem mais papistas que o papa.
declaração 2: Paulo Sérgio insurgiu-se contra a calendarização dos jogos do Sporting com o discurso calimero conveniente mas sem razão para a qual ninguém lhe chamou a atenção: os leões não tiveram as exactas 72 horas de descanso entre dois jogos; mas bastava terem trocado de horário com o Benfica para praticamente se cumprir o regulamento; não deixa de ter razão, em pequenina parte, por sinal pouco relevante. Mas podia queixa-se directamente à TVI, que pela primeira vez ao domingo marcou um jogo para as 18h. E o Sporting vive, e muito, da tv. Mas já teve benesses no calendário, jogando à 2ª feira depois de jogo europeu. E terá mais. Já o FC Porto, que jogou bem longe e tem o seu jogo esta 2ª feira, terá de defrontar o Benfica 72 horas depois do jogo com o Besiktas no Dragão. Jogar na Europa tem estes inconvenientes, fará quando as coisas apertarem lá mais para a frente.
adenda: não posso fazê-lo agora que isto vai longo, mas destaco e remeto para interessados um notável artigo (sem link, quando há tantos inúteis por lá online...) de Silva Peneda, ex-ministro e grande portista, na sua coluna dominical do JN. Sobre economia, valores transaccionáveis, competitivdade, valores não-transaccionáveis e chulice. Do Porto, do Norte, para Lisboa. Ensinará muita gente burrinha que dá-se ares de basófias a viver com o dinheiro de quem produz e vende o que importa, nos ministérios e gabinetes de telecomunicações e energias sediados na capital. Explica-se onde está o valor e quem pode sair da crise, quem vive do esforço alheio e arrisca ficar na merda, apesar dos "efeitos difusores" e de roubarem verbas comunitárias ao Norte de Portugal supostamente para, desde o Terreiro do Paço, as distribuírem pelo País.

15 comentários:

  1. Zé Luis:
    -Também me surpreenderam essas palavras do Villas-Boas, embora meditando considere que o que ele quis dizer com isso, foi que um treinador como ele, jovem, sem currículo, só se poderá manter firme num Clube grande como o Porto, se for capaz de comprovar de imediato as suas capacidades...E todos sabemos que é um pouco verdade, porque se algo correr mal com o André Villas-Boas nos tempos mais próximos, haverá uma corrente conjunta -interna e externa- no sentido de o arrasar completamente.
    Mas eu acredito nele, embora me pareça que está a expor-se demasiado, talvez seja fruto da sua própria personalidade, talvez tenha dentro de si uma alma de combate a que o seu aspecto ruivo não seja de todo estranho...

    Quanto ao ponto -Declaração l- faço minhas, se o permitires, as tuas palavras:

    "dispenso-me de me referir a esses rafeiros e vira-latas de ocasião que, aliás, acusaram o toque depois de lhes chamarem a atenção das asneiras que (repetidamente) cometem pela heresia de... serem mais papistas que o papa."
    -Nem mais, exactamente...
    -É que a alguns, "a língua gotejante já se lhes arrasta pelo chão de tão desejosos que estão, de serem os primeiros a poderem lamber as botas do dono"...Não suporto, é de vómitos!
    -Mas confesso, tenho alguma culpa disso, enganei-me, melhor deixei que me enganassem algum tempo...

    ResponderEliminar
  2. meireles,

    concordo plenamente contigo, ele está a expor-se um bocadinho e ainda é cedo, correndo o risco de vir a pagar por alguma língua de palmo que lhe destrava as palavras.

    ainda por cima, ele não é politicamente correcto e eu gosto disso, de gente que foge do trivial, do cinzentismo e que não retém as suas ideias, antes atira-as para serem confrontadas. é como digo, há pouca gente capaz de contrastá-lo. e ele sai sempre a ganhar.

    Agora, isto:
    "um treinador como ele, jovem, sem currículo, só se poderá manter firme num Clube grande como o Porto, se for capaz de comprovar de imediato as suas capacidades...E todos sabemos que é um pouco verdade, porque se algo correr mal com o André Villas-Boas nos tempos mais próximos, haverá uma corrente conjunta -interna e externa- no sentido de o arrasar completamente".

    É curioso, confesso que estive para explorar a questão da sua juventude. Não o fiz, mas sabia que alguém o faria.

    Nesse ponto, acho estranho essa lógica, porque não estou a ver que, quem o contratou como o mais jovem de sempre no clube, não admita que para o seu primeiro ano num grande e o primeiro ano completo a treinar não possa ser mal sucedido. Eu acredito, como disse, que será bem sucedido e, mesmo que o não seja, não vejo porque poderá perder o lugar.

    Se alguém lhe cair em cima? Bem, tanto poderá cair como não cair, depende sempre de ter graça ou ser engraçado e cair nas boas intenções dos outros. Sendo do FC Porto, a Imprensa Destrutiva tenderá a dar-lhe um estatuto menor. Se for bem sucedido, é como diz o Baía: nunca merecerá o estatuto que deveria ter.

    Agora, na frente interna, sabendo nós o que passou Jesualdo, ganhando ou perdendo, tudo é possível.

    Mas, voltando ao ponto da idade, se Jesualdo a ganhar era condenado ao ostracismo, perdendo estavam mortos por vê-lo pelas costas, não vejo que o factor idade tenha influência.

    E, repito, quem o contratou, penso que por mais de um ano, não o fez levianamente e pronto a correr com ele logo ao fim do primeiro ano. Só se fosse uma catástrofe, e creio que não só estaremos muito longe disso como a época será muito bem sucedida.

    Mas a verdade é que o próprio AVB acentuou a questão de ser jovem e de não lhe darem uma segunda oportunidade. Essa franqueza é que não entendi, mas isso é só para juntar à estranheza, minha, de ele ter falado assim pouco depois de o presidente ter destacado o seu trabalho.

    É essa coisa que, para mim, fica a zumbir. Ou, então, AVB realmente ainda tem a língua muito destravada e o desassombro das suas palavras não o afectam minimamente, portando-se como um... veterano.

    ResponderEliminar
  3. Deve ser fruto da sua juventude e da sua irreverência, mas provavelmente também de algum conhecimento já adquirido...Saberá ele de alguns que no escuro, planeiam lançar-lhe o tapete logo que possam...É que dentro de qualquer grande instituição, rodam sempre muitos interesses.
    Suspeitam-se, detectam-se, mas quase nunca se controlam...Porque a maioria são como os caracóis, ao mínimo toque encolhem os corninhos, até ganharem novamente confiança...E se puderem na segunda oportunidade, em vez de apenas esticarem as antenas dão também uma cuspidela...

    ResponderEliminar
  4. Pois, vermes, portanto...

    Mas continuo sem "ver" que ele possa sentir algum desconforto pela eventual descoberta de "ninhos atrás da orelha" e parece-me ser consensual lá dentro que AVB não se discute.

    Bem, meireles, se formos por aí, por alguma "conspiração", então, no limite, ele saiu-se assim para "lembrar" ao presidente que o tal tapete pode ser puxado e que treinador e presidente estão unidos contra algum golpe palaciano. Não, não acredito, estamos a brincar. Não se pode apontar nada a AVB. Só elogios, de facto.

    ResponderEliminar
  5. Sem alguma dúvida para mim o seu pior post, sou um naife a julgar pessoas, até um dia, que penso que está muito longe.

    ResponderEliminar
  6. Os cães rafeiros e talibans, estão precisamente do lado de quem escreveu. THE LAST ONE

    ResponderEliminar
  7. Falo apenas por dedução já que não conheço as coisas por dentro.Mas se noutros lugares bem mais fáceis de gerir, se pressentem estas irregularidades...
    Quanto ao Jesualdo Ferreira, o que se passa agora com ele em Espanha é sintomático, toda a sua estratégia futebolística, na minha concepção, assenta em oferecer o jogo ao adversário para sempre que possível, efectuar jogadas de contra ataque rápido e apanha-lo desprevenido. Nos jogos contra equipas que sentem obrigação de ganhar este processo resultará, contra equipas mais receosas ou manhosas, virar-se-à o feitiço contra o feiticeiro...Por isso os seus jogadores preferidos, são fisicamente possantes e rápidos em detrimento dos técnicos...Os seus resultados, são melhores obtidos fora que em casa.
    -AVB é diferente, privilegia a posse, sem desprezar a rapidez de processos sempre que tal lhe seja possível ou facilitado...No seu futebol reinam os jogadores mais franzinos, mas mais técnicos...Beleza existe nos dois processos, embora eu goste mais de ver a minha equipa trocar a bola em avanço constante, em vez de a ver a correr muitas vezes ingloriamente...
    -O ideal seria conjugar os dois processos, em mutações rápidas...Desconcertantes.

    ResponderEliminar
  8. -Pressinto "um latido asmático"...
    Mas continuando o discurso, é bem possível também que o AVB tenha feito esse tipo de acordo com o Porto, isto é com o Presidente, do género: -Presidente se eu não ganhar este Campeonato, se você quiser, vou-me embora!
    Pode ser assim, mas são tudo especulações...

    ResponderEliminar
  9. @paulop
    Quem não o viu noutro blog não entende o que disse.
    Você está demasiado sensível, não é bem você que é taliban, apesar de também haver pessoas muito sensíveis do outro "lado".

    ResponderEliminar
  10. meireles, está tudo em aberto.

    sintetizo em dois pontos:
    1) o timing das declarações, menos de 48h depois do presidente o ter reforçado, não faz sentido;
    2) ninguém explorou o facto e, por isso, ficamos todos a saber o mesmo e a pensar o que quisermos.

    a minha crítica, aliás, vai mais no sentido de os pés de microfone terem deixado passar mais uma...

    ResponderEliminar
  11. Relativamente a este assunto, tenho de concordar com o que o jornalista Mário Fernando (SIC, TSF) disse na SIC notícias e repetiu no respectivo blog:

    "Vilas-Boas proferiu aquela que vai ser , não tenho a menor dúvida , a declaração que mais interpretações vai provocar consoante os quadrantes. Diz ele que , se o FC Porto não for campeão , dificilmente continuará no Dragão. Sublinha , contudo , que é uma perspectiva pessoal , não que Pinto da Costa lhe tenha dado qualquer sinal nesse sentido. Sejamos práticos : Vilas-Boas é um tipo pragmático e que não corresponde ao típico padrão português. Para ele , um técnico com aquela idade , contratação-surpresa de Pinto da Costa , ou ganha ou trama-se. Ele aceitou sabendo perfeitamente com aquilo que ia lidar. Acreditou nele próprio , acreditou que tinha plantel para atingir o objectivo e avançou. E está tudo a correr-lhe bem , ainda por cima porque o principal adversário, ao invés do FC Porto , chega a finais de Outubro sem ter a casa arrumada (e sem saber quando terá)"

    aqui: http://tsf.sapo.pt/blogs/jogojogado/archive/2010/10/24/um-s-225-bado-peculiar.aspx

    e, também, acho que de facto o Ruivinho gosta de lenha na fogueira eheheheh

    ResponderEliminar
  12. E, contudo, Luís, vê-se por aí os adeptos portistas a comentarem?

    Alheiam-se de tudo e, de repente, se não gostam de alguma coisa aparecem "picados", sabe-se lá porquê...

    O Mário Fernando não é dos tipos que aprecio, mas acabamos por concordar no mesmo.

    ResponderEliminar
  13. Porto/Leiria:
    Excelente 1ª parte com Hulk em claro destaque, mas ressalvo de longe a grande qualidade no trato e na troca da bola, que aliás referi acima...Um ou outro equívoco até realça o restante trabalho.
    Acho que em certos momentos foram brilhantes, 3-0 justíssimo.
    O árbitro a querer cair para o Leiria em vários momentos, penso que têm indicações seguras de quem os dirige, para este tipo de comportamento...Não concebo de outra forma.
    2ª parte mais macia o 4-0 surgiu breve e a equipa desceu de concentração, naturalmente...A tendência do senhor árbitro voltou a notar-se e um penaltie -parece-me que a falta é fora da área, embora o jogador Leiriense caia claramente dentro- julgo que desnecessário de Fernando.
    -5-1 praticamente no minuto seguinte e mais algumas oportunidades falhadas por efeito de um certo egoísmo...Bom jogo na sua generalidade...44 ataques, 19 remates, 12 cantos e 60% de posse de bola.
    7 pontos de vantagem!

    ResponderEliminar
  14. gostava de ler o artigo do silva peneda mas não encontro...

    ResponderEliminar