28 outubro 2010

Vilarinho ensina Vítor Baía com o exemplo Mourinho e o que é o atraso de Portugal

A Imprensa do regime evocou os 10 anos da queda de Vale e Azevedo que tanto ajudou a colocar no poleiro, adulando-o até ser preso, pactuando com os contratos rasgados que, conta Vilarinho, valiam 6ME com a Olivedesportos e passaram a dar 2,5ME da SIC a quem o vigarista se entregou deixando lá uns rufias que ainda permanecem na estação de Carnaxide.
Parece que fez 10 anos de Manuel Vilarinho ter ascendido à presidência do Benfica, três anos antes de, quiçá transformado em Vilavinho, ter cedido, qual direito hereditário norte-coreano, ao jagunço e criminoso orelhudo o lugar a um traficante condenado em tribunal - mas esta parte, a da inacreditável "cedência de direitos" ao ex-presidente do Alverca a Imprensa do regime nunca mais explorou.
Vilarinho, mais lúcido ou mais tomado pela bebida vá-se lá saber, veio dizer que foi "um dos cinco melhores presidentes do Benfica" e claramente acima do actual detentor do poder ainda hoje investigado em várias acções policiais.
Pode gabar-se, Vilarinho, de ter tido Mourinho. Mas, ainda assim, foi Vale e Azevedo que o contratou, mas o sucessor despedidu-o nunca imaginando a projecção de Mourinho, como ali nunca a teria tido. Tal como pode ufanar-se de, na sua campanha presidencial tão demagógica e populista como a do seu antecessor vale tudo, prometer contratar Jardel, aquele brasileiro que o Gastar Vamos teve na mão e Pinto da Costa recebeu de braços abertos e, ao tempo, sem receio de manchetes ordinárias de "roubar" isto ou "desviar" aquilo que o Benfica simplesmente não quer.
Os últimos três presidentes do Benfica só confirmam o dizer de Abraham Lincoln: "Quase todos os homens podem enfrentar a adversidade, mas se quiserem testar o carácter de um homem, dêem-lhe o poder".
E o poder, esse poder é este que Vilarinho descreve em A Bola: "Mas nunca percebi a razão da Imprensa o temer [Vale e Azevedo] só pelo facto de ser presidente do Benfica. E aí admito: ser presidente do Benfica mete medo a muita gente, eu tenho essa experiência. Mas é um sinal de atraso do nosso país».
E para provar que Vítor Baía não tem razão de pensar que se tivesse jogado no Benfica e/ou Sporting teria tido outra projecção garantida pela mesma Imprensa do regime, basta ver que Mourinho nunca teria a projecção que teve se lá tivesse continuado. E, pior, é que fugiu da Luz e não acabou em Alvalade, como de lá lhe acenaram. As coisas eram tão más por ali que acabou em Leiria, mas cedo se mudou para o Porto com o êxito que se sabe.
Mas esta é só uma piada para animar o Grande Vítor Baía, jogador mais titulado no mundo do futebol profissional e o maior guarda-redes de sempre em Portugal. Porque ele tem razão, teria mesmo uma estátua, seria comendador e decerto levado ao colo à presidência da FPF se tivesse jogado no Benfica. Presumindo, claro, que ganharia pelo menos metade dos títulos que venceu no FC Porto.
Algo que até Paulinho Santos, comparado com o inimigo de estimação João Vieira Pinto, lho demonstraria ser irrealizável. Mas que teria boa Imprensa, que não seria atacado de forma vil nos jornais nem pelo Morcela de Campo Maior (em 2000, lembram-se?) e que não o trocariam pelo Ricardo na Selecção Nacional, lá isso teria e é claro que Vítor Baía seria mesmo o Eusébio das balizas.
Imagine-se o Hulk no Benfica com a média de golos (1 por jogo) de CR7 em Madrid? Os golos de Ronaldo são celebrados como de Portugal em Espanha e, contudo, há um jogador no FC Porto que lhe leva a palma. Destaque, outra vez, para Hulk? Não, agora fala-se de andarem a perseguir CR7 com um "laser".
A prioridade e relatividade das notícias da Imprensa Destrutiva, isso sim, é caso único no Mundo!
Felizmente, para Vítor Baía e José Mourinho, eles atingiram o topo, ainda que possa, o topo, ter diferentes patamares: o do FC Porto e o do Mundo. Mesmo que o FC Porto, como já sucedeu um par de vezes, o atinja também.
Poucos é que se dão conta disso. E, então, sabujam-se e lambuzam-se uns aos outros, mas nessa orgia de mediocridade e inveja nem Vítor Baía nem José Mourinho se revêem. E sabem porquê.
sobre aquela vergonha anunciada de um adepto ter morrido em Braga ao festejar o título e ser atacado por adeptos rivais, supostamente do Braga. Como sempre, o clube da propaganda e da violência gratuitas diz que não entenderam as suas justificações.
Continuamos, de resto, a aguardar a instrução criminal, pedida pelo FC Porto, sobre o apelo à violência na tv dos bimbos, feito por "jornalistas profissionais" como a ERC diz que existem naquele antro, e coadjuvados por um advogado palhaço ou cu lasso instigador da divulgação das escutas do Pífio Dourado às quais teve acesso enquanto advogado de defesa do árbitro Jacinto Paixão.

4 comentários:

  1. Zé Luís:
    Achei um piadão que ainda ontem o APV se quisesse fazer passar a ele e ao Benfica, por vítimas do Vale e Azevedo...Eles queriam-no mesmo, desejavam-no frenéticamente, como desejam agora recuperar o Roberto ou recontratarem o Sabrosa. Recordo-me perfeitamente que foram várias camionetas do Porto -lembram-se da na altura récem-criada Casa do Benfica no Porto e do seu mentor-mor, ali na Rua de Camões?- com sócios inscritos à pressa, para elegerem o ValeTudo...Até lhe chamavam "carinhosamente" o Pinto da Costa Vermelho!...E os principais apoiantes dessa campanha meteórica foram precisamente e como habitualmente os senhores da Sic, com o Schnitzer e o David Borges à cabeça...
    Gostei da comparação dos currículos do Paulinho Santos e do "menino de oiro" despachado para a Selva por tuta e meia...
    Outro caso:
    "prometer contratar Jardel, aquele brasileiro que o Gastar Vamos teve na mão e Pinto da Costa recebeu de braços abertos"
    -Se não há outro sentido nestas palavras e pode haver, o Jardel que era para ir para o Benfica -vindo da Turquia- rumou a Alvalade já que no Porto, o Octávio deu-lhe a nega, não o queria, não prestava...Se calhar precisamente com essa intenção, a facilitação da sua ida para Lisboa, onde foi novamente o melhor marcador Nacional...Acho que o Octávio tem um lugar marcado na JuveLeo...

    ResponderEliminar
  2. meireles,

    os da sic que se promoveram e ainda lá estão são precisamente aquela aberração do José Augusto Marques, depois apanhado em directo a rir-se com LFV como se fossem bons amigos, e Martim Cabral que foi chefe de gabinete do vale tudo. Penso que todos sabem quem são.

    Quanto ao Jardel, não confundir a ida para o Sporting, indesejado por Octávio mas também não forçado por Pinto da Costa que se quissse o impunha mesmo sem tibiezas, com o recuo do Benfica junto do Grémio de PA onde Jardel jogava e antes de vir em 1996 para as Antas.

    O currículo de Paulinho Santos, como se sabe, mete o do JVP no bolso. É só fazer contas e tirar conclusões. Basta dizer que PS ganhou 8 (oito!) campeonatos pelo FC Porto, fora o resto.

    ResponderEliminar
  3. Dessa tentativa de contratação anterior à sua entrada no Porto de Oliveira, desconhecia...Estava a supor que referias a famosa bandeira de campanha do Vilarinho.Copofónico.Barbas para abater o João.PSD.Benfiquistão.Londrino.Vigaristão...É tudo OFF...

    ResponderEliminar
  4. Não, o Benfica quis mesmo o Jardel antes de este vir para o Porto. Jardel tinha 20 ou 21 anos então.

    A situação do Vilavinho foi quando ele já tinha saído do Porto para o Galatasaray, exactamente nesse mesmo ano de 2000 em que decorreram as eleições no benfas.

    Era demagogia pura, o Jardel tinha custado 16ME ao Gala e Jardel ganhava 300 mil euros mensais em Istambul. Nunca poderia vir para o benfas. De resto, Jardel foi um ídolo instantâneo no Gala, ganhando sozinho com dois golos a Supertaça frente ao Real Madrid (2-1). Só na 2ª época, falhado o título turco para o F'bahce, Jardel começou a sentir a pressão de Istambul e quis sair, chegou ao Porto, puseram-lhe um cachecol no aeroporto, vinha para assinar e... teve de dar meia volta porque o Octávio não o quis, recusou mesmo Jardel. Então, de volta a Istambul mas sem jogar, Jardel acabou por vir para o Sporting com a insistência do José Veiga.

    ResponderEliminar