22 novembro 2010

Lisboa, Lisboa (I)*

* acho, agora, que vou fazer mais uma série, que a semana justifica-a
Pelo visto são estes, embora antes de o Porto ter ido a Alvalade, creio que em 2003, o Dias da Cunha tenha pedido chaimites... A coisa vai aquecer muito mais do que uma cimeira de gente sorridente e salamaleques. A capital do País é um local sinistro, perigoso, minado. Preparem-se.


Parolos deslumbrados, subitamente as televisões encheram-se de especialistas a preencher o fim-de-semana, não de bola, em que há muitos entendidos, mas de coisas estratégicas da geopolítica mundial. Primeiro fizeram crer que isto era algo de excepcional; depois, que Portugal era o centro do mundo, mesmo que os protagonistas mais importantes tenham feito apenas o suficiente para uma conversa de chacha entre uma refeição mais formal e um chá das cinco.

Ouvir aquela gente especialista até parecia que a maioria já tinha estado num evento do género. E só uma ínfima parte acompanhou um deles, possivelmente apenas os correspondentes das tv's em Bruxelas, sede da NATO.

É por isso que a maioria das reportagens por exemplo:

- nunca mostrou o que é o escudo antimíssil

- não distinguia um torpedo de uma bazuca

Contudo, sobraram por exemplo:

- referências ao que faziam as primeiras damas, mesmo da versão masculina que acompanhavam as esposas ministras

- problemas de tráfego, de negócios parados, de condicionantes de acesso à área da cimeira

Ninguém se perguntou se numa cimeira em Bruxelas o banzé era igual? E se os belgas aceitam de bom grado tantas restrições?


Para ridículo tuga, os blindados a 5ME não vieram. E, para meter fel na sopa, até um jogo de futebol foi adiado? Algum jogo de futebol foi adiado nalguma parte da Europa por causa de uma cimeira? Algum ministro do Interior, um MAI ou menos credível e não saloio e pateta, criava um alvoroço por causa de equipamento repressivo que pode ter falhado o alvo original mediante o objectivo da sua contratação, mas servirá para a repressão que dê jeito que isto nunca se sabe...

O único bloco político-militar sobrevivente da Guerra Fria, a NATO, precisa de um cordão de segurança à sua volta que impeça simples manifestação de repúdio de apenas umas centenas de pessoas com todo o direito de o fazerem e circularem na Europa da Liberdade de Movimentos e de Expressão?

Eu até acho útil a NATO, mesmo em tempo de paz, e só por não haver Império do Mal para combater ou situações de guerra generalizada (houve intervenções várias nos Balcãs) não significa que tenha de se extinguir a organização, quando os seus membros reafirmam sentir-se mais seguros em grupo. Mas saber que houve pessoas detidas por se manifestarem deixa-me, uma vez mais, envergonhado de ser Português.

Da mesma forma, aprecio e ainda gosto de Barack Obama, mas lamento o lapso certamente involuntário de se referir ao sangue português pelo cão - dizem que é de água, mas presumo que seja de pêlo - Bo que a família adoptou na Casa Branca...
Parece, enfim, que para o ridículo ser completo há isto


pois chegaram, ainda que ligeiramente tarde, os blindados que garantiriam a segurança dos senhores das superpotências.

Lá, na Lisboa que se julgou o centro do mundo cuja Imprensa mundial não lhe ligou patavina, acabou por acontecer aquilo que os talibãs locais fazem por esquecer. Isto



tudo bons rapazes, o terrorismo está no Norte. Deve ser por isso que as SCUT passaram a ser pagas, para impedir a liberdade de acção directa. SCUT que tem nome de míssil por sinal. Ou de tratado (START, por exemplo).

Quanto à bola, uma fraquíssima assistência no Sporting-P. Ferreira (menos de 9 mil pessoas) que nem os jogos no Dragão para a Taça da Treta...

Mas bem me parecia que estão a poupar-se para o que eu já previ desde a feitura do calendário do campeonato:


http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/Ensaio%20geral%20para%20a%20recepção%20a%20João%20Moutinho


É só instrução, saloia mas instrução. E não saem disto. Metidos no seu imperial buraco que só é pena termos de pagar também para isso.

2 comentários:

  1. Boa posta, como é habitual.

    Os links estão mortos

    ResponderEliminar
  2. Será que "os Blindados de 25 Milhões" foram para o Seixal durante a Cimeira da Nato?...Porque em boa verdade era ali que estava todo o perigo de explosão do fim de semana, não é lá que vivem os Muçulmanos?...

    ResponderEliminar