02 novembro 2010

Nem tudo o que reluz é ouro

Infelizmente é verdade. http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1463951. E tinha contrato de 3 anos... mas ao menos em Espanha pagam tudo na íntegra e rápido, sob pena de não contratarem enquanto não darem o "finiquito" com o técnico cessante. Reforma dourada, então?
"A sedução do campeonato espanhol pode ser tão fantástica como era o calcio para Quaresma. Mas Jesualdo vai voltar ao normal, isto é lutar pela manutenção como se habituou na Académica, E. Amadora e afins em Portugal. Pode ir para um lugar ao sol com a equipa que se safou na última da descida, com golo de Duda ao Real Madrid, mas não sei se terá o brilho que merece neste fim de carreira do treinador".
O que escrevi acima, a 17 de Junho, tinha toda a razão de ser. E fi-lo pelo muito respeito e admiração que nutro por Jesualdo, sempre reiterado. Não pego no tema para mostrar a minha razão, mas para revelar que o que tem de ser tem muita força e pouco há para descobrir no futebol. Era, como então titulei, ir para o sol mas sem brilho. "Eles" mesmo para os técnicos espanhóis raramente têm paciência, quanto mais para com um estrangeiro.
Para compor o ramalhete, comentários de quem vê pouco mais do que a ponta do próprio nariz chamavam a atenção para o novo proprietário, um sheik que adiantou um cheque de 250ME, e o dinheiro injectado, supostamente para fazer o clube dar o salto para patamares europeus. Fiz ver que os cifrões iludem muita gente, a realidade suplanta, porém, a fantasia.
De resto, basta consultar os comentários à notícia do Público, certamente replicados pelos fóruns de outros jornais, para se perceber o nível e o entendimento da coisa de quem acha ter uma opinião para tudo, com os preconceitos e o carácter bronco de sempre.
Tomara que estivesse enganado. Ou que o próprio Jesualdo não se tivesse iludido.
Ainda na Liga espanhola, justamente a de maior fulgor, já tem foros de patológico o consenso televisivo em só dar e falar do Ronaldo, do Mourinho e do Real Madrid. Nada que não tivéssemos visto na época passada, aliás com o nojo que já se nota agora com dois meses de época oficial. Temos direito, ou obrigação?, de saber se Ronaldo meteu dois ou três golos e o Madrid quatro ou cinco, sem mais nada para ouvir daquilo lá. Hulk pode ter os mesmos golos de Ronaldo, mas a CS de cá replica a de lá e só fala de Ronaldo. É o patrioteirismo parolo de sempre, pequeninos toda a vida, miseravelmente tacanhos e incapazes de ver o nosso próprio quintal.
Não ouvi nada do Barça, até prova em contrário a melhor equipa de futebol da actualidade e porventura de sempre, mesmo que tenha jogado o 1º contra o 4º da época passada e com 5-0 num festival de futebol com mais um bis de Messi.
E, como sucedeu com Galileu, apesar das negações, contudo "ela" gira, no Barça que ainda mais me maravilha.

2 comentários:

  1. Amigo Zé Luis.
    Como tens razão.
    Acho que o "goberno" está sediado em madrid.
    A rtp então abusa.
    Grande barça que joga à bola e nickles.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Pois é mesmo assim, nota-se, transpira-se serventualismo capitalista, não se trata de traição à Pátria porque este homens não têm Pátria, mas apenas sentimentos plutocratas...Só vêm zérinhos à frente dos olhos, sempre a bailar como o fandango...Até irrita!
    Sem sair muito do tema:
    -Hoje "a coisa estava a correr bem" e depois, borraram o quadro, mais um minuto e iam à viola...

    ResponderEliminar