25 novembro 2010

A verdade desportiva da Taça de Portugal


Enquanto o FC Porto vai voltar a receber a Juventude de Évora, fatalmente vem-nos à memória os 7 golos de Jardel, vai fazer creio que 13 anos por estes dias, na goleada de 9-0 numa caminhada que significou o triunfo na Taça de Portugal e a dobradinha com António Oliveira, depois, no final de 1997-98.
O sorteio da 5ª eliminatória da Taça foi hoje na FPF mas as dúvidas, como de costume, continuam sobre uma série de rondas. Desde recursos nas instâncias disciplinares que não se percebe como não são resolvidos a tempo e horas em vez de meses de indefinição com jogos de equipas quase dos distritais... Até ao incomum cancelamento do Benfica-Braga da última fase, no passado fim-de-semana.
Quando se jogar para a 5ª eliminatória, a 12 de Dezembro (FC Porto e também o Sporting, que visita o Bonfim, querem antecipar para sábado 11, por causa dos jogos seguintes da Liga Europa a 15 e 16), ainda Benfica e Braga decidirão quem segue em frente para receber o Olhanense, segundo o sorteio deste início de tarde.
Ora, se já foi bizarro e inédito o adiamento da partida inicialmente agendada para o último sábado, alegadamente por causa da cimeira da NATO que decorria bem longe das imediações da Luz, não se percebe porque razão, para bem da verdade desportiva e a dignidade da competição, o calendário da prova não é acertado a tempo e horas.
Por exemplo, porque não jogam Benfica e Braga na próxima 4ª feira, dia 1? Até é feriado nacional... Mesmo que o Sporting também jogue, para a Liga Europa, recebendo o Lille às 20.05h, nada impede que na Luz, em horário desfasado - por exemplo, ou às 19.30h ou às 21h, que convém às transmissões televisivas -, se jogue a eliminatória atrasada da Taça. Com horários desfasados evita-se o risco de confluência indesejada de adeptos na Segunda Circular entre os dois estádios. Não se prevê afluência incomum de adeptos do Braga à Luz e muito menos de franceses a Alvalade. O risco é mínimo, quanto a segurança e logística de operações.


Obviamente, a gente sabe, eu sei, porque não joga. Mas não faço de conta que isto é sério. O Benfica já tem agendado o jogo com o Olhanense para 6ª feira, dia 3 de Dezembro. Porque depois defronta o Schalke na 3ª feira seguinte, na Champions. Mas podia perfeitamente jogar para o campeonato no sábado, que cumpriria o descanso de 72 horas para o jogo europeu e o jogo anterior se o disputasse para a Taça na próxima 4ª feira. Mas não há seriedade nem verdade desportiva, pois não? Nós é que fazemos disto tudo coisas normais, e tudo o que é anormal na Europa do futebol.

Quando chegasse a 12 de Dezembro para um deles receber o Olhanense segundo o sorteio de hoje, Benfica ou Braga já saberiam o que fazer e não se desvirtuaria a Taça de Portugal nem em paralelo as outras competições. Porque não é assim que se faz na Europa onde julgamos pertencer também no domínio da bola redonda. É que, entretanto, não se antevê uma data em breve disponível para o Olhanense visitar Luz ou Braga, depois da decisão entre estes a 12 de Dezembro, a que se segue a última jornada da Liga antes da pausa natalícia (19). E em Janeiro há 3 jornadas nos grupos da Taça da Liga.

Mas há quem olhe, como de costume, para a verdade desportiva só quando dá jeito.
Esta saloiice de adiar um jogo da Taça, beneficiando de descanso extra para as provas europeias, com um argumento externo e estrambólico, já muitos o esqueceram, mas levou em 1991, há 20 anos, o Benfica a cancelar um jogo em Chaves, para o campeonato, só porque ia jogar depois ao Sparta, tão longe quanto é Praga...
A verdade desportiva é como a memória de certas abencerragens. Selectiva. Espécie rara. Deve ser por isso que os do costume entopem de lixo as colunas de opinião e os debates televisivos. Mas batem com a mão no peito e garantem ser lúcidos, sabedores, isentos e sérios. Os pivots e os editores não se lhes toca. O circo must go on. Sem aplausos. Só tristezas.

3 comentários:

  1. desse jogo com os 7 golos do Jardel, o que sempre retive foi o "comentário do aziado da TV, dizendo:

    ...com o sempre difícil Juventude...

    a propósito dos golos de Jardel, e a despropósito da sua frustração.
    Os anos que os arautos levam de má disposição!!!!

    ResponderEliminar
  2. Caro Zé....

    Foram 9-1 e não 9-0...

    Abraço

    http://odiabodeazul.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. amigo dragão (tenho aversão a diabos, não leves a mal),

    esse "1" não foi o golo de letra do Jardel?

    nem me lembro se marcaram algum golo, mas obrigado.

    ResponderEliminar