21 julho 2011

Gostei do nosso velho Porto - e do Atsu!

Vitória por 3-1 no ventoso estádio de Vila do Conde, muito ritmo, pressão constante, na frente, defesa adiantada, "jogando" com os factores da partida (vento a favor permite jogar mais ofensivamente), boas jogadas, bons jogadores, bom FC Porto na primeira aparição pública em Portugal.
Dois golos de Kléber de cabeça, a dois bons cruzamentos de Fucile de lateral-esquerdo, o brasileiro antes acertou num poste a passe de Varela da direita. Um golo de canto directo de Moutinho, aproveitando o vento. Outras oportunidades para marcar, Djalma tem iniciativa mas ainda é incapaz de decidir bem no remate, um deles isolado não pode atirar à figura do guarda-redes.

Mas gostei do puto ganês, Christian Atsu, e uma jogada sua da esquerda, rápido a fugir a um defesa e procurar espaço para um remate violento à malha lateral, mostra as credenciais desta pérola africana que não sei, sinceramente, se deve ser cedido para rodar ou aprender com os melhores e ficar numa redoma. Bom também Kelvin, muito drible e genica inventiva. Bom reaparecimento de Fucile, sem pré-época.


A mancha: o penálti pela desatenção costumeira de Fernando, perdendo a bola em zona proibida como no seguimento do final da época passada, mas Bracalli não pode passar a bola para aquela zona e deve avisar o colega do "polícia" nas costas e estavam três à volta do médio...

Domingo (19h) a apresentação com o Peñarol (da final de Tóquio de 1987), resta saber se todos serão vistos ou alguns já despachados... Hulk não foi visto, mas decerto não foi vendido. Ah, e por cá continuam também Beto, Rolando, Sapunaru (à direita)...


Para fim do dia em boa disposição, partilho esta opinião inteiramente: http://www.pobodonorte.com/2011/07/idade-33-anos-clausula-de-rescisao-20.html
E o moço de 33 anos, que há dois mesitos levou 5-1 no Dragão (embora não tenha jogado cá...), dizer que é possível bater o Porto fica a matar e a condizer numa equipa que perdeu 4 jogos em 5 na época passada, acabou a 21 pontos e conta já 39 jogos sem ver o Porto perder no campeonato...

9 comentários:

  1. Também gostei do Cristhian, mas juntamente com o Addy deveriam rodar uma época, por exemplo na Académica, sob o olhar atento do Pedro Emanuel.Do Kelvin pareceu-me ter um potencial enorme e uma capacidade técnica excepcional, gostaria de os ver tentar meter em jogos mais abertos e com o apoio dos mais experientes...Kléber é um valor seguro.
    Fernando é muito bom a matar jogo e assustador quando se mete a fazer rodriguinhos, fez umas coxinhas minutos antes e depois tentou novamente e abusou da sorte.Num jogo normal, aquele penaltie corresponderia à expulsão do GR e à redução da equipa...O Bracali ainda está muito nervoso. Beto está furioso.Maicon com o Sereno ao lado fica inseguro, agora imaginem sem o Sapunaru, o Helton ou o Álvaro Pereira...Djalma perdeu ou estragou 70% das iniciativas.Varela continua potente.Moutinho idem.Otamendi bem. Rolando a dar alguns tremores...Castro está valente.Belluschi com qualidade.Micael a querer ser vedeta.Walter agarra-se muito à zona central e ao defesa, tem que descolar e desorganizar como Falcao ou Kléber.Fucile fez um jogo 4 estrelas e meia, não pode facilitar nunca, tem tendência a paralisar o cérebro.

    ResponderEliminar
  2. O Djalma parecia-me muito melhor do que surge agora, naquele lugar faz recordar o Alan quando chegou ao Porto, mas mais trapalhão ou sôfrego...Talvez queira mostrar muito depressa serviço e isso nem sempre resulta.Vamos esperar.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia

    Ontem tivemos oportunidade de ver o FC Porto actuar diante do adversário mais valoroso, desta pré-época até então.

    O Rio Ave tem uma excelente equipa, bem orientada, reforçou-se bem, manteve as pedras basilares da época passada, e este ano estou seguro que farão um campeonato tranquilo. Tudo isto valoriza a nossa exibição diante da equipa vilacondense.

    A forma de jogar em relação à época passada, mantém-se quase inalterável, até porque o desenho táctico não mudou, e o plantel mantém-se.
    O cunho pessoal de Vítor Pereira nota-se sobretudo em duas faces do jogo do FC Porto: Defesa mais subida e pressão mais alta e por outro lado temos uma atitude mais activa na recuperação de bola.

    Os extremos têm mais liberdade para deambular para zonas interiores, com os laterais a entrar nas costas, provocando desequilíbrios nas defesas contarias.

    Gostei da atitude pressionante da equipa, e da resposta física que a equipa já dá nesta fase da pré-época. Conseguimos acelerar o jogo quando necessário, e controlar o jogo com posse de bola quando o adversário tenta reagir. Para conseguir jogar assim é necessário boa preparação física e mental. Capacidade de controlo, domínio e pressão são a chave para o sucesso no futebol moderno.

    Quanto aos jogadores que transitam da época passada todos tiveram exibições positivas, com destaque para Moutinho, que cada vez mais é um senhor jogador.
    Um patrão no meio-campo, inteligente a jogar, o nosso maestro dá o compasso ao futebol da equipa, e é peça fundamental nos princípios de controlo e domínio do jogo.
    Fez mais uma exibição de alto nível.
    Walter pela negativa, tarda a impor-se. Parece que tudo lhe corre mal. Escorrega, bate contra adversários, muito lento e por vezes trapalhão, infelizmente para ele, provavelmente será um dos dispensados do plantel.

    Quanto aos jogadores contratados novos neste plantel, o destaque vai sem dúvida para Kléber pelos dois golos que marcou, pelas suas movimentações na área, pelo seu faro de golo, excelente a jogar de costas para a baliza e no jogo aéreo, penso que esta época temos uma boa alternativa a Falcão.
    Djalma foi outro dos jogadores em maior destaque. Foi o mais rematador, e a par de Varela foi o maior desequilibrador. Falta-lhe aprimorar a finalização.
    Castro tem lugar de caras neste plantel. É um miúdo que mesmo em jogos a feijões dá o litro, e em termos de atitude e abnegação está na linha de jogadores míticos que actuaram no FC Porto.
    Addy vai ser dispensado, não denoto evolução alguma neste jovem.
    Kelvin é um jogador dotado tecnicamente, mas ontem não deu para ver muito do seu potencial. Face às muitas alternativas no plantel, fica a dúvida da permanência no plantel.
    David e Christian são dois jovens de grande valor que não tendo lugar no plantel, há que colocá-los num clube onde possam actuar com regularidade e evoluir. A Académica de Pedro Emanuel seria o clube ideal.
    Por último Bracali. Este excelente guarda-redes que se afirmou no futebol português ainda sente demasiado o peso da camisola, o que o leva a cometer hesitações e erros, como aconteceu ontem. Não se pode fazer um passe a um colega àquela distância e ainda por cima com adversários à ilharga. Com o decorrer da época Bracali vai acabar por se afirmar como uma excelente contratação.

    Último destaque para a boa presença de portistas em Vila do Conde, e para o fair-play que imperou entre as equipas.

    Abraço

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Atrevo-me a dizer que, pelo que tenho visto, incluindo resumos em vídeo dos jogos da equipa de juniores do clube na época passada (eles estão disponiveis no site do clube) este Atsu é uma autêntica pérola. Há lances nesses vídeos absolutamente geniais. Se fosse eu a mandar ficava no plantel para ser utilizado.

    ResponderEliminar
  5. No meio-campo, não sei se não deveria ser equacionada a saída de Belluschi. É um jogador que perde protagonismo com a forma de João Moutinho, Guarín, Micael e Castro. Mais Danilo! Hoje até se fala na Bélgica da vinda de Steven Defour, do Standard Liége. Belluschi parece ser um jogador que fisica e mentalmente não se dá bem com o estatuto de suplente (lembrar há dois anos com Jesualdo e regresso após lesão prolongada na época passada perante protagonismo de Guarín). Julgo que para ser suplente - e acho que isso é um dado adquirido - seria um jogador que poderia ser transferido.

    ResponderEliminar
  6. Carlos, o Atasu foi a primeia vez que o vi, foi pouco mas gostei imenso. Nem sabia do seu passado.

    Daí a minha dúvida e ainda bem que assumiste uma opção. Talvez seja a correcta, ficar, aprender e crescer para explodir. Mas no FC Porto seguramente terão mais parâmetros para tomar a melhor decisão. Penso, pelo menos, que é um jogador para nunca mais largar, mesmo que seja para rodar cedido.

    Quanto a Belluschi, há que ter calma, a época é longa e um deste calibre faz sempre falta. Não creio, por exemplo, que o R. Micael seja melhor. E ainda não sabemos como ficará a estrutura a 1 de Setembro. Belluschi sempre teve uma qualidade acima da média e quando é chamado corresponde. Mas é óbvio que, na altura, as opções terão de ser tomadas.

    Eu deixo apenas as impressões, para reflexão. Essa pode ficar também, é importante e o Belluschi é uma referência. Recordo, a época é muito longa e vai ser ainda mais exigente. Muito mais.

    ResponderEliminar
  7. É curioso, já li tudo e o seu contrário do Djalma, uns deveriam pensar que ele seria para pegar de estaca, o que já era difícil num onze como o que tivemos na época passada. Outros que esteve abaixo ou acima do que fazia no Marítimo, como se fosse comparável.

    A noção da medida e da exigência não é um atributo dos adeptos de futebol, demasiado fracos de memória, carentes de referências, ignorantes quanto a termos de comparação e rigorosos sempre na medida máxima.

    A mim basta-me ver que, no contexto do FC Porto, um puto ex-Marítimo não se encolheu, assumiu jogadas, arriscou o remate (o que nem todos os novatos ousam fazer) mas, claro, é verdinho para ser capaz de decidir um jogo, apurar o remate e a melhor opção para o fazer. Porém, mostrou-se desinibido, espontâneo e por isso gostei.

    ResponderEliminar
  8. Sobre o Djalma é verdade que se lê de tudo: na minha opinião não é tão jovem quanto isso (já está nos 25 anos salvo erro) e portanto não tem a margem de progressão que se poderia esperar se tivesse vinte. Resta esperar para ver qual é o rendimento dele depois de adaptado à realidade do clube e à mentalidade e exigências da equipa. Mas era um dos que eu acreditava/acredito ser boa contratação, ao estilo de Varela, por exemplo.

    ResponderEliminar
  9. Não é o FC Porto que nos preocupa. Preocupa-nos é, se formos à Champions, o Barcelona e o Real Madrid, para também podermos competir. Porque, daqui a um ano, um ano e tal, o FC Porto já não fará parte do nosso campeonato. O campeonato do Sporting daqui a um ano ou dois será o Barcelona, o Ajax, o Real Madrid. Isso para nós é que vai ser importante.

    Quem faz estas declarações não é o palhaço Tiririca ou qualquer outro,mas sim o vice-presidente do Zportem e presidente do ACP,Carlos Barbosa...Bom começo no futebol de um cretino de nascença!Eles não aprendem nunca.

    ResponderEliminar