01 setembro 2010

As últimas de um "mercado" estranho e cada vez mais acabrunhante

Um dia inteiro fora do País e o regresso com o mercado de transferências, finalmente, fechado, sem novidades mas com coisas hilariantes, concluído no meio de factos ridículos e omissões igualmente deliberadas de tanta incapacidade negocial apesar da grandiloquência, sempre trazida à baila, de nomes sonantes e promessas de coisas mirabolantes de gente sem dinheiro, passe a expressão, para fazer cantar um cego.
O FC Porto lá despachou Tomás Costa, sempre medíocre e custoso de emprestar, aos romenos do Cluj, com o chamariz de jogar a Champions que é demais para a sua capacidade. E conseguiu colocar Miguel Lopes, ainda que na II Liga espanhola, no Bétis de Sevilha, com o português incapaz de cumprir as promessas deixadas no Rio Ave e que me seduziram, embora tenha cedo constatado que o FC Porto era claramente um passo maior do que a sua curta perna poderia dar.
As parangonas dos jornais não se encheram mais de coisas parvas com nomes irrelevantes, na medida contrária aos anúncios fantáticos de jogadores mais ou menos cotados proclamados como reforços certos, particularmente no Benfica e com uma chusma de capas e manchetes difíceis de igualar no parvo mundo da bola de algodão que são as notícias do "mercado", com tanto de infantilidade como de parvoíce saloia.
E é curioso constatar que, enquanto o desejado de Jesus, Huntelaar, vai para o Schalke por apenas 13ME, apesar da alegada cobiça, com declarações do próprio técnico do Benfica, de um clube que se diz cheio de dinheiro e apenas apanhou um g.r. com valor disparatado e algumas coisas em saldos, temos ainda até uma vedeta já fora do prazo como Alex. Hleb, capaz de trocar o grande Benfica pelo monstruoso Birmingham.
Coisas destas têm sucedido a um ritmo alucinante, ou nomes quase desconhecidos como Lovenkrands disseram preferir o Rangers ao Benfica, ou outra vedetas pouco sonantes também trocam o clube da Luz anunciado como certo de os obter, por emblemas de segundo plano europeu.
Parece que sucedeu o mesmo ao Sporting, já marcado por uma inacreditável contratação de outra vedeta que nunca foi e sempre caído em desgraça como Pongolle e aquele episódio inenarrável de Angulo contratado para uma posição mas que só rende noutra que era de Moutinho. E de coisas irrazoáveis como pensar em grande com o pequeno Matias Fernandez passamos a ver como os leões desejavam um jovem desconhecido, mais um por provar, chamado di Santo, para vê-lo assinar pelo modesto Wigan.
O mercado tem sido assim nos últimos anos, ou apanhando refugo, que pode cheirar apenas um ano (Saviola), ou andando na crista da onda com nomes "em baixo" que não convencem ninguém nem provam em campo algumna coisa.
É, ainda, por isto, que com tostões o Braga se tem feito grande, sabendo comprar na loja dos 300 para sacar milhões a vender laterais ao Sporting e a entrar, à sua vez, na Liga milionária.
Entretanto, nem o sabia, Sálvio obtido por empréstimo já foi titular logo no primeiro jogo pelo Benfica, um tipo que era apenas suplente no Atl. Madrid e tão consagrado como o guardião Roberto que os colchoneros haviam cedido ao Saragoça.

6 comentários:

  1. Mas o Miguel Lopes e o Tomás Costa foram para sempre ou foi por empréstimo? É que se foi o último, enfim, o problema continua.

    ResponderEliminar
  2. Boas,
    Já temos plantel fechado.
    abraço

    PS - Comentem sff:

    http://campeoesfcporto.blogspot.com/2010/09/plantel-fcporto-20102011-definitivo.html

    ResponderEliminar
  3. Sou adepto portista e custa-me aceitar que as pessoas vejam mediocridade no Tomás Costa. OK, aceito que não fosse o futebol mais vistoso, mas aquela entrega não existe em todos os jogadores. Será que o Mariano González tem essa entrega? NÃO, é a resposta clara. Aceito que estivesse tapado por muitos nomes que acabam por ganhar-lhe a posição, mas com tantas provas em competição não poderia ser mais um activo e a apoiar a equipa? SIM.

    De resto, excelente artigo. E se não te importares colocarei o teu blogue na lista dos que recomendo no meu blogue

    www.contingentetuga.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. 3ª Jornada, 6 pontos de avanço e já começou...

    http://www.dnoticias.pt/impressa/diario/225284/desporto/225327-aliciamento-a-kleber-tira-tres-pontos-ao-fc-porto

    ResponderEliminar
  5. Zé Luis não faço a minima ideia da sua profissão, mas se não é jornalista é pena, grande artigo mais uma vez, continue com as suas prosas, comento poucas vezes os seus artigos,mas geralmente clico nas 5 estrelas.

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  6. Pudget, desde a primeira hora que anotei T. Costa como jogador medíocre e desde sempre tive oposição de adeptos que acham o contrário. Cada um na sua, eu sempre a ver o jogador dar-me razão, muitos por aqui sabendo da minha inabalável opinião sobrer o assunto e cada um podendo opinar como lhe apetece, mas nunca conseguindo desmentir o que o campo demonstra. Não é jogador para o FC Porto, tal como Miguel Lopes náo o é.

    ResponderEliminar