16 setembro 2010

Rápido a rodar na Europa este FC Porto mecanizado



Foram 3, também podiam ter sido 6 (penálti por marcar, bola na barra, boas defesas do g.r. austríaco) e um FC Porto em rodagem mais de efectivos do que de suplentes mostrou que a integração plena de todos está em Rápido andamento e a Europa ajuda.


Rodriguez algo complicativo no lugar de Varela, Ruben Micael ainda lento/ferrugento no meio-campo por Belluschi e Fucile um bocado incerto na posição que tem sido de Sapunaru foram as trocas de André Villas-Boas em relação ao onze habitual até aqui. E se os processos de jogo estão já assimilados, o processo de rodagem competitiva inicia-se com a intromissão das partidas europeias de que a eliminatória com o Racing Genk foi precisamente para dar corda aos sapatos e manter a veia goleadora na Europa: média superior a 3 golos por jogo.


Um Rapid forte fisicamente e duro a defender, com ocasionais raids velozes e objectivos na frente complicou na 1ª parte, mas soçobrou na 2ª metade com mais bola, mais cantos e mais remates portistas. Walter ainda entrou mas se os outros andam "perros" o brasileiro está mais enferrujado e parece de outro planeta que não compreende onde se meteu.


Quem dá conta de andar por cá há muito tempo é João Moutinho, que fez o melhor jogo pelo FC Porto e continua inoxidável, com Fernando a secundá-lo na autoridade do meio-campo portista a reduzir ao mínimo as investidas austríacas.


Mas o jogo esteve longe de agradar, pela lentidão e incerteza na movimentação colectiva resultante dos elementos menos rodados e menos confiantes lançados de início, Hulk individualista a estender a ineficácia do inseguro Rodriguez.. Porém, pouco mais há a dizer, a não ser a atenção notória e o serviço impecável nos lances de bola parada defensiva, com perigo dos livres laterais do Rapid. Já no ataque, quase sem querer, dois golos resultaram de pontapés de canto, o primeiro sem ser de forma directa e o segundo a permitir o cabeceamento de Maicon - a melhorar nitidamente depois dos jogos iniciais de nervosismo - e a recarga de Falcao. Ruben Micael, que em termos musculares parece um tipo "vidrinho de cheiro" e que pode mais romper do que durar, acabou por assinar o golo da noite após duas tabelas e um tiraço meio em força e meio em jeito. E, em suma, que os movimentos ofensivos e defensivos já parecem interiorizados praticamente por todos e faz parecer fácil a mecanização que é o "óleo" para tudo carburar rápido e em pleno. Como as vitórias incontestáveis o demonstram - e vão 8!
anedota: não havia necessidade de chamar Gaitan a Falcao no 2-0, nem é pela confusão do benfiquista J. Augusto Marques que se diverte com LF Vieira nos ecrãs com o Benfica sempre nas tontas cabecinhas, mas o argentino tem jogado pouco e nem sequer marcou; bem, acabou por superar a burrada de achar que o equipamento normal do Rapid é vermelho, quando é à V. Setúbal de listas verticiais verdes e brancas, porém há coisas que nunca mudam e até calados estes tipos são capazes de se denunciarem...
Denúncia: como fez o Carlos Teixeira em primeiro lugar, eis a ficha do Público do jogo do Dragão
Ficha de jogo
FC Porto, 3Rapid Viena, 0
Jogo no Estádio da Luz, em Lisboa.
Assistência 30.014 espectadores.
FC Porto Helton 6, Fucile 5, Rolando 7, Maicon 7, Álvaro Pereira 6, Fernando 7, Ruben Micael 6 (Castro -, 82’), João Moutinho 7, Hulk 5 (Belluschi 6, 69’), Rodriguez 5 e Falcao 6 (Walter -, 78’).
Rapid Viena Hedl 5, Kayhan 5, Sonnleitner 4, Soma 5, Dober 5 (Patocka 5, 79’), Hinum 5, Kulovits 5, Kavlak 5, Hofmann 5 (Trimmel 5, 73’), Saurer 5 (Drazan 5, 62’) e Nuhiu 4.
Árbitro Douglas McDonald 4, da Escócia. Amarelos Dober (18’), Hinum (39)’ e Rodriguez (61’).
Golos 1-0, por Rolando, aos 26’; 2-0, por Falcao, aos 65’ e 3-0, por Ruben Micael, aos 77’.
Notícia actualizada às 22h40
A actualização deixou lá o velho vício; mas a verdade é que o hábito da Liga Europa é naquelas bandas.

14 comentários:

  1. http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1456263

    Ora então na ficha de jogo deste jornal o encontro foi no estádio da Luz...

    ResponderEliminar
  2. O jogo não foi muito bom, mas o conjunto promete, continua a querer proporcionar expectativas positivas, embora se note alguma anarquia no momento da definição das jogadas...Talvez excesso de jogadores com características muito semelhantes...Com Fucile o lado direito ganhou profundidade.
    O árbitro -não é uma queixa, é uma constatação- deixou que existisse alguma dureza e desta vez, na contabilidade dos erros -contrariamente aos de lá de baixo- mais uma vez, fomos nós os prejudicados, não percebo bem porquê, o que darão lá em baixo que aqui não exista, aos homens de negro vestidos?...Bom resultado.

    ResponderEliminar
  3. E tens absoluta razão Zé Luís, alguém na SIC chamou Gaitan ao Falcao...Fiquei siderado, até pensei que estava a "ouvir vozes"...Eles só pensam "em tons de vermelho"...Que merda de vergonha, ou que vergonha de merda, que falta de profissionalismo, estão a relatar um jogo e se calhar a ver outro.Não me surpreendia nada...Nem sei se eles vêm ao Dragão!-Se calhar fazem o relato nos estúdios da Benfica SICTV...E depois, enquanto uns relatam o Porto, outros olham para o lado onde está a dar o treino do dia dos glorigozos...Porca Miséria!

    ResponderEliminar
  4. O golo do Rubem foi meio a espirrar, a bola foi ganhando efeito e anichou-se na rede.

    ResponderEliminar
  5. Realmente a do 'Gaitan' (e foi mais que uma vez que o fez) é revelador de que o subconsciente nos pode pregar partidas...

    ResponderEliminar
  6. Para mim foi dia "R"
    RISOTA;
    Golo de Gaitan;
    Mais um remate de longe na luz
    (sic...)

    RAPID;
    ROLANDO;
    RADAMEL;
    RÚBEN;

    ResponderEliminar
  7. Esse palhaço nem pediu desculpa !!! e fe-lo em duas ocasiões distintas!!!

    È impossivel disfarçar o benfiquismo destes pacovios da CS.

    Somos superiores a estes palhaços todos.

    Um abraço

    http://www.fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Bom dia,

    Ontem fizemos um jogo quanto baste para levar de vencida o Rapid de Viena, que ofensivamente poucos problemas nos criou.

    Na primeira parte, dominamos o jogo sem deslumbrar, com Hulk individualista e menos bem que nos anteriores jogos, mas "tantas vezes vai o cântaro à fonte, que lá deixa a asa" e assim foi, num dos inúmeros cantos conquistados acabamos por chegar à vantagem na primeira parte.

    Na segunda parte, e depois da entrada de Belluschi melhoramos imenso, e o resultado poderia ter sido mais volumoso.
    Realce para as excelentes prestações de Ruben e Rodriguez, jogadores pouco utilizados esta época.
    E Moutinho que rubricou uma excelente exibição.

    O golo de Ruben é uma excelente jogada de circulação de bola e tabelas, com uma finalização fantástica.

    Mais uma vez a SIC demonstrou o péssimo serviço que presta. Primeiro estavam sempre a antever a substituição de Cebola, que no entender deles estava a jogar mal, quando ele foi a par de Ruben um dos mais empenhados e melhor em campo.
    Depois estão sempre a falar no clube deles, ao ponto de gritar golo de Gaitan, quando Falcao marcou ... lamentável.

    Abraço

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. "Ficha de jogo
    FC Porto, 3
    Rapid Viena, 0

    Jogo no Estádio da Luz, em Lisboa.
    Assistência 30.014 espectadores."

    Esta é a qualidade do jornalismo, para mim o publico acabou.

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  10. Jogo com adversário acessível, permitindo gerir o plantel (descanso merecido para Sapunaru, Belluschi e Varela e minutos para Fucile, Rúben, Rodríguez, Castro e Walter).

    Depois de um jogo intenso frente ao Braga, foi pois natural quer esta gestão quer até o menor fulgor competitivo da equipa, que apesar disso, desenvolveu momentos bem interessantes, com destaque para Moutinho (a melhor prestação com o nosso emblema até ao momento), Rúben, Fernando e Rodríguez.

    Vitória confortável e justa, nesta «cavalgada» de vitórias consecutivas em jogos oficiais (dezoito), sem propaganda nem folclore.

    Um abraço

    OBS.:Com mais estes exemplos de alienação da CS, nem vale a pena perder tempo!

    ResponderEliminar
  11. Temos treinador (porque nos anos passados nao tinhamos...) !!!

    Isto mostra o que e gerir esforcos, 3 alteracoes no 11, nao como o Jesualdo fazia de trocar os 11 e por uma equipa que nao tinha a minima ideia de como jogar junta, logo nao aprendiam nada....

    Ha quanto tempo o Porto nao assustava em bolas paradas? ou a rematar de longe... sempre as p*tas de transicoes... era bola nos avancados e amanhem-se porque 3 defesas e um medio ficavam sempre a tomar conta do Helton.... (nao havia o homem de ficar displicente, parecia que o treinador nao confiava nele...)

    E ainda quero ver esta epoca o Walter a jogar sem parecer que aterrou ha 5 min no Porto...

    ResponderEliminar
  12. Pedro BM,

    é uma injustiça falar assim de Jesualdo.

    No exemplo dado de mudar 11 jogadores isso foi apenas na Taça da Treta e poucos se queixaram dessa opção. Quando lá chegar quero ver se o AVB não faz o mesmo.

    No que estamos mesmo de acordo é na aferição de Walter parecer sempre vindo de outro planeta e pronto a viajar de novo pela exosfera...

    ResponderEliminar
  13. Meus amigos, isto até pode ser provocação.Uma forma foleira de nos chamar matarruanos...Vocês gostam de que vos mencionemos, então tomem vamos dar uma de distraídos e vocês vão às cordas!...Mas eles esquecem que ninguém nasce em Lisboa, nascem no útero das mães deles, em resultado da mesma fórmula, prego em cima!...E se calhar até foram feitos no "curral das moinas"...Eles a guardar as vacas e elas, a ordenhar o cabrito!...
    Outra hipótese é do domínio da Psicanálise, "lapsus linguae com molho de afecto bem avermelhado"...

    O Walter pareceu-me mais desenvolto, mas como estava numa missão mais sacrificial nem deu para perceber bem...Parece-me mais leve.

    ResponderEliminar
  14. Voltei a ver o golo do Rúben, foi lindíssimo, bola em efeito a afastar-se gradualmente do GRedes...Pareceu-me feito sem muita convicção e assim o resultado foi magnífico, mas com uma dose grande de sorte.

    ResponderEliminar