22 setembro 2010

A garrafa de Maniche na disciplina da Liga



Em contraste com o traste aí em baixo, no mesmo dia de ontem soube-se, noutro departamento fundamental da Liga e pilar do campeonato decorrer da melhor forma possível, que Maniche levou um jogo de castigo por atirar uma garrafa para o público, depois do jogo da Luz.


Ora, isto talvez fosse possível na anterior gerência da tasca da Liga, porque era um "agressor" contra alguém do Benfica. Mas no tempo do Bosta da Liga, com a complacência do taberneiro daquela coisa mal frequentada, Luisão atirou com um isqueiro para as bancadas do Dragão e não foi suspenso.


A diferença é essa e basta. Lembrei-me de imediato do episódio e da diferença de tratamento dado a um clube, sempre protegido, em desfavor de todos os outros. Não tinha sequer visto as capas dos desportivos mas li, de relance, qualquer coisa sobre "garrafa trama Maniche" num rodapé da tv pela manhã que não percebi. Ouvi, por fim, na rádio, à tardinha, sobre a coisa. Ao mesmo tempo, uma voz de uma associação de adeptos do Sporting mostrou-se desapontado com esta disciplina da Liga. Não por achar mal o castigo, mas por temer ver dois pesos e duas medidas como era hábito com o Bosta da Liga.


Que a aragem da Comissão Disciplinar tresandava a Bosta da Liga era um facto e, por isso, Fernando Gomes tratou de, ouvindo os clubes e muitos se queixaram, mudar a equipa jurídica.


Agora, como se vê, a arbitragem está na mesma e fede. Fernando Gomes não deu a vassourada devida em toda a extensão. Já sabe que tem um Judas à mesa, com guardanapo vermelho.


Eis, aqui, o peso diferente da disciplina, embora se aguarde por um tema quente para avaliar da isenção. Veja-se o "peso" da arbitragem a acorrer ao chamamento de um clube, o mesmo que estranhou a destituição do Bosta da Liga.


Apanham-se mais depressa mentirosos do que coxos.

4 comentários:

  1. Tentativa de agressão ao público, penalizada entre 2 e 4 jogos, isto no tempo do Hulk, agora já deve ser menos, claro...

    ResponderEliminar
  2. É menos por ser a um clube da capital do império.. olha se fosse um jogador azul e branco.. ia esperar no estaleiro pela passagem ao Europeu da Selecção.

    Pena o Maniche não levar uma bazooka, não se perdia nada.

    ResponderEliminar
  3. será que nunca viram que o isqueiro nunca foi arremessado? infelizmente caiu-lhe da mão

    ResponderEliminar
  4. Quando vi a notícia pensei o mesmo, lembrei-me de imediato do Luizão e do adepto que, certamente queria dar umas passas e não tinha isqueiro para acender o cigarro. Enfim, critérios... Será que são para manter? A propósito deste castigo escrevi isto: http://xavierorkall.blogspot.com/2010/09/menino-de-coro-expulso-em-resposta.html

    ResponderEliminar