22 setembro 2010

Vi-te, ó Pereira, a arrumares com F. Gomes e a credibilidade da Liga

A máscara, e o verniz, cai com facilidade e não será por dar prelecção ao fim de cada jornada, como sugere o V. Guimarães, ou novo fórum a cada cinco rondas da Liga, reclamado pela APAF, que esta coisa esquisita se compõe. Porque depois da pouca vergonha da época passada sem comentar dezenas de erros e de jogos, vi-te ó Pereira quis sair da casca.
Na época passada, como aqui foi denunciado enquanto a Imprensa dita Desportiva assoprava que o clube mais grande do mundo era até maior do que o Sp. Braga que liderava ao fim da 1ª volta, quando expus a quantidade de jogos e de minutos em superioridade numérica do Benfica face aos seus adversários, todos assobivama para o lado enquanto os árbitros apitavam penáltis em barda para o Benfica, negavam penáltis aos montes aos adversários e reduzia estes, normalmente, a 10 ou mesmo 9 jogadores, abrilhantando o que era dito melhor futebol da Liga.

Ao pôr-se de cócoras como se pôs agora, vi-te ó Pereira a arruinar a credibilidade da Liga e a desmerecer o apoio do novo presidente Fernando Gomes. Este, convém recordar, prescindiu do Bosta da Liga na matéria disciplinar e explicou: havia muitas queixas de praticamente todos os clubes quanto à isenção disciplinar do órgão do Bosta. O Benfica estrebuchou, mas apoiou Fernando Gomes pelo menos com a certeza de vi-te ó Pereira prosseguir o seu caminho na arbitragem. Terá Fernando Gomes aprendido a lição ou manter os árbitros como estava era meio caminho andado para ter a benção do Benfica? É que o FC Porto não apoiou presidente dos árbitros, da disciplina e da Liga...
A nova época começou assim: sarrafada como ovos moles em Aveiro. Não se ouviram lamúrias.



A coisa deu para o torto, as promessas não foram cumpridas em campo e comprido foi o cortejo com o altar tão longe e a liderança nem se fala. Bom era quando se negavam penáltis em jornadas praticamente sucessivas: Académica, Sporting, Naval que na Luz viu um penálti não ser marcado pelo SLB e o mesmo Senhor Lucílio Baptista inventou uma falta sobre a Maria, num mergulho costumeiro, e do livre nasceu a vitória aos 90+4'...
O SLB não tardaria a apitar na Luz, poucas jornadas depois o Benfica ganhou ao FC Porto com um golo precedido de fora-de-jogo clamoroso, flagrante mas que, espectacularmente, passou despercebido a todos, tão ébrios pela vitória e só a custo, com a exposição dos blogs para vergonha da Imprensa dita Desportiva, lá se descobriu a marosca.



Entretanto, explicou-se como a conjugação de Marte com Júpiter e o alinhamento com a Lua permitiu marcar este penálti em baixo em Leiria, com um corte evidente (a bola subiu altíssimo) do defesa local e um mergulho descarado do Caimar que deu penálti e a vitória, mais uma fraudulenta mas explicada de todas as maneiras pelas Leis da Gravidade que nem Newton supusera mas que umas marretadas na tola de uns marretas esclareceram os comentadeiros do regime.



Vi-te ó Pereira a explicar que, visto na tv, o corte de Ricardo, na bola, com o risco de Caimar fazer das suas e chorar como em trabalho de parto, era motivo para penálti. Se, há um ano, em Leiria, o dito líder dos árbitros tivesse corroborado a tese benfiquenta hoje teríamos entendido muito melhor que cortar a bola e dar no adversário sem querer é falta e na área penálti.
Isto dito sem sorrir, pelos mesmos que, pelo corte na bola, advogavam que Katsouranis não fizera sequer falta quando partiu uma perna a Anderson, lance do qual vi-te ó Pereira não falou para nos esclarecer a todos.
Se vi-te ó Pereira vai voltar a falar para a semana ou daqui a cinco jornadas não sabemos, mas para ver se trata de todos os clubes por igual e atende idênticas reclamações é uma boa lição para o FC Porto não se calar, como tem feito, cada vez que é prejudicado e na época passada foi "martelado" com um pneumático munido de silenciador.
O mesmo silêncio que acompanhou a procissão do andor vermelho em 2009-2010.
Um silêncio, por exemplo, quebrado hoje, ao ouvir na rádio as nomeações para a 6ª jornada e saber do destaque da "jarra" destinada a O. Benquerença pela segunda ronda consecutiva.
E andaram todos tão calados que, há dias, tive de perguntar: e o João "por onde anda o João" Ferreira?.






2 comentários:

  1. É uma submissão total do Presidente da arbitragem ao Benfica, percebe-se agora porque os encarnados não fizeram barulho com a eleição do FGomes, eles estavam com os olhos apenas na arbitragem...Vieira manda, Pereira obedece.
    Pois é verdade, mas esquecem que nós continuamos com os olhos abertos, quando eles vêm um jogo, nós também o vemos e sabemos fazer a nossa leitura...2º Golo do Benfica com o Sporting, Cardozo amortece a bola com o braço e com o peito -falta- endossa a bola para a receber de seguida, e fazer o golo...Erro do árbitro com incidência directa no resultado.
    Agora quem pode ter mão nesses comportamentos do Vítor, será o Fernando Gomes mas como há uma certa independência...O Porto tem que tomar uma posição, sobre esta tomada de posição.Senão damos uma imagem de meninos pacíficos.O Sporting lá sabe as linhas com que se cose...

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente no ultimo e no presente ano, comemos e calamos.
    Como portista não dá para perceber a lógica da batata nesta questão por parte do clube.

    Os mafiosos vieram choramingar, resultado veio logo o tó pereira dar-lhes razão e fazer vénia a esse clube de 6 milhões de cabeçudos.
    Na 2f na merda da sic, la estava o administrador dos mafiosos a falar de "escândalos" no lance do Rolando, pena o Guilherme não lhe ter respondido a letra, nos gamanços do ano passado e neste ano desse clube de circo.

    Desconfio que ainda vamos ter de ir buscar o Jesualdo para falar...
    O Cerqueira o que faz ao certo?

    ResponderEliminar