30 setembro 2010

Mais uma vitória, jogando pouco e a falhar muito

Com a cavalgada de vitórias do FC Porto, a 11ª em outras tantas partidas oficiais esta época, parece que a equipa está satisfeita, sempre dá uma por cada titular. Mas a ganhar sempre, não jogando muito bem, parece também que, a cada jogo que passa, uma não vitória estará ao virar da esquina e chegará decerto quando menos se espera.
Não foi o risco hoje, com o CSKA em Sófia, mas o 1-0 dá para sofrer algum deslize. E, jogando pouco mas falhando muitas ocasiões de golo, a verdade é que vários deslizes defensivos, por vezes com a bola controlada e até no meio-campo contrário, a 2ª parte foi de sustos contínuos e o empate esteve iminente algumas vezes, mesmo que os dragões pudessem reclamar muitos golos falhados.
Não se pode cometer deslizes em posse de bola e a equipa balanceada para a frente, permitindo contra-ataques suicidas ao opositor. Na Champions isto dá golo quase certo, o CSKA é que não é dessa estirpe apesar de muito aguerrido e muito apoiado em casa.
Ficaram inúmeras exibiçõesd a roçar o fraco, Rodriguez a fazer praticamente só asneiras mas a jogar 90' pelo seu 25º aniversário, Belluschi sem entregar uma bola boa na frente apesar de um tiraço à barra, os laterais atacando mal, mesmo Álvaro muito irregular, Souza pouco afoito para a frente; por fim, as substituições já clásscas que nada têm resolvido, mesmo hoje com Varela a entrar por Hulk, Walter continua fora de órbita e jogou para reter a bola e queimar os últimos minutos.
Enquanto dá vitórias ninguém se queixa, mas há pouca evolução da equipa colectivamente e na Liga Europa com adversários menos exigentes isto chega para as encomendas. Até as substituições, já de cardápio fixo, não devem incomodar alguém, fosse com Jesualdo e um resultado negativo traria remoques ao treinador, mas enquanto dura o estado de graça parece ter piada...
Vamos jogar a primazia do grupo, como era previsível, com o Besiktas, mas ao menos a gestão de esforços permite ter pernas frescas para a crucial visita a Guimarães na 2ª feira, o dia da semana a que nos vamos também habituando depois das 5ªs feiras europeias que vão dando para prestígio e alguns euros...

11 comentários:

  1. Gostei da vitória, não gostei de muito do que vi...Porque, insisto, somos de outro Futebol...E isso ficou claro, mas não traduzido em golos, nem em realismo de jogo...Por momentos, deu-me a sensação que alguns jogadores perceberam que poderiam brincar e levar longe demais, os seus devaneios...Não gostei disso.
    André Villas-Boas deve corrigir esse tipo de posicionamento.Ele é inteligente, deve ter percebido.

    ResponderEliminar
  2. Amigo Portista, realmente acho que valeu o resultado sem dúvida uma vitória é sempre de louvar mal era. Mas a exibição poderia ser muito melhor, aliás esta temporada, já o praticamos o que aconteceu, desaprendemos? Ou está tudo bem assim?

    Cumprimentos,
    ultrasfcportomatosinhos

    ResponderEliminar
  3. Um aviso à navegação:-Segunda-feira é um jogo muito importante, se ganharmos, na disputa entre os dois bês (Benfica e Braga), um dos dois ou os dois, perdem pontos, e podemos assim consolidar e ampliar a vantagem...Portanto, atenção e concentração máxima para Guimarães, nada de facilitismos.

    ResponderEliminar
  4. Esta equipa dá-me a sensação de jogar o QB em função do adversário, tentando controlar sempre o jogo... tem corrido bem, na supertaça não deu abébias, nos jogos seguintes foi um pouco mais eficaz, com o Braga na única ocasião que corremos atrás do resultado, correu bem!

    Neste aspecto, o do controlo do jogo (não confundir com dominio) este porto faz-me lembrar um outro de há 6/7 anos atrás.

    Neste sentido, parece-me que as substituições têm sido sempre no intuito de poupar algumas peças mais influentes sem grande preocupação de mudar o rumo do jogo.

    Estou a gostar muito do trabalho do treinador e apesar do plantel e até 11 base quase idêntico, custa-me encontrar paralelismos com a equipa do ano passado.

    A derrota vai chegar um dia, é certo, mas pelas indicações que temos até aqui, acredito que a acontecer, o adversário vai ter que jogar muito mas mesmo muito para o conseguir.

    ResponderEliminar
  5. Já vos passou pela cabeça que temos um jogo (difícil por acaso) na próxima Segunda-Feira ?!

    E a queixarem-se porque é que o FCP não joga como o Barcelona e dá sempre 5-0 aos adversários...
    Sabem porquê ?! - Porque não temos o Messi, nem o Villa, nem o Pedro, nem o D. Alves, nem o Xavi, nem o Krkic, nem...

    Eu quero o FCP a ganhar e se possível a jogar bem, NÃO QUERO o FCP a jogar bem e se possível ganhar...

    Mal habituados, é o que me parece que muitos são...

    ResponderEliminar
  6. Off topic:

    Atênção às contas do SLB recentemente aprovadas.
    Para uma SAD que, em 2009, estava em falência técnica, parece haver ali estória!
    Alguém para investigar?

    Um abraço
    Pedro

    ResponderEliminar
  7. Na minha opinião foi um Porto qb ... faltou o 2 golo para ser um resultado justo pelo menos do que vi (1ª parte).
    TEmos que ter em atenção que gostariamos que o FC Porto jogasse sempre nos limites, no entanto a epoca ainda vai no principio e mantendo este descernimento podemos ir muito longe.

    Um abraço

    http://www.fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. O FCP jogou o suficiente e acabou um pouco com o credo na boca sem necessidade, tal era a sua superioridade. Ao contrário de ti gostei de ver o Souza jogar... não será um Fernando, mas deu muito bem conta do recado - num lugar que não é o dele. Entretanto o Sporting fez uma excelente exibição e a continuar assim poderá, eventualmente, perigar o «passeio» na Liga do FCP.
    http://bancadadeimprensa.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Lê-se este post e fica-se com a ideia que este Porto tem ganho por sorte! São 11 vitórias em 11 jogos... parece que por acaso. Tudo é criticável. E depois criticamos os Correios da Manhã, A Bola, Record, quando temos blogs, supostamente (?) Portistas (!!!) que escrevem isto. Sinceramente...

    ResponderEliminar
  10. Pedro, as contas aprovadas foram as do Clube e não as da SAD.

    É só aguardar mais alguns dias (semanas) para ver...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Pedro:
    -As contas do XLB podem ser apenas relativos ao exercício do ano.E podem ser manipulados, todos sabemos que existe engenharia financeira muito bem elaborada, como o Governo faz com -por exemplo- as Transferências dos Fundos de Pensões...
    -Podem até ser positivas, mas não quer dizer que anulem o déficit, apenas não o ampliam, como aconteceria se a tendência para acumular exercícios negativos, se mantiver...

    ResponderEliminar