12 setembro 2010

Afinal, há falta de muita coisa, até... estrelas! E comida! Daí a fome de pontos e casa onde não há pão todos ralham...

OK, ainda não há questões essenciais e "dúvidas existenciais" a colocar em manchete sobre a razão de "eles" correrem muito menos. Já se falou que marcam menos golos e até sofrem muitos mais do que estavam habituados, da mesma forma que pedem penáltis agora como negavam os que eram evidentes para os adversários mas passavam sem assinalar-se contra o Benfica que tinha muitas dificuldades em jogos de 11 contra 11...
Um espertalhaço ou outro já aludiu, atrevido e em risco de ir para o desemprego por (como o Queiroz) "falar demais", ao aborrecimento que se tornou para David Luiz, Óscar Cardozo e Luisão terem ficado mais um ano no chamado "Inferno" da Luz. Luisão até se irritou quando lhe contaram que o Benfica não admitia negociar a sua saída para o Atl. Madrid que lidera agora a Liga espanhola e ganhou a Liga Europa com o ex-técnico benfiquista Quique Flores muito glosado pelos seus ex-adeptos. A David Luiz, que até "recusou" o Chelsea, já voltaram a assomar os grandes nomes da Europa e ele conheceu um na última semana pelo estágio do Brasil em Barcelona... Já Óscar 60ME Cardozo é que não tem tantos interessados seguramente só pelo valor da sua cláusula, mas a esperança é muita de vender esse portento que levaram a melhor marcador do campeonato depois de o Makukula de 40ME ter sido bem vendido por 2ME, 5% do valor estimado para a sua venda...


O veredicto dos campos, porém, é implacável e a classificação não engana tanto como as diatribes contra os árbitros e os reforços que vinham tornar a equipa "mais forte", tal como os do mercado de Inverno que ou foram devolvidos à procedência (Éder Luiz) ou mal "calçam" hoje em dia (Kardec).

LugarEquipaJVEDGMGSPontos
F.C. Porto44009212
V. Guimarães4220528
Académica4211747
Sporting4211427
Sp. Braga4211647
Olhanense4130216
P. Ferreira4130436
Nacional4202566
U. Leiria4121225
10ºPortimonense4112674
11ºBeira Mar3111244
12ºV. Setúbal3111134
13ºBenfica4103663
----------------------
14ºNaval4103273
15ºRio Ave4013161
16ºMarítimo4013141
Calma, descem só os 3 últimos. Mesmo quando as dívidas ao Fisco davam despromoção nada aconteceu…


Mas o mal para não correrem como "voavam" na época passada não é por se sentirem desgostosos com a permanência no "Inferno". David Luiz, deslumbrado decerto pela proximidade do FC Barcelona que dizem estar no seu encalço pela necessidade de um "espanador" em Camp Nou, confessou antes da última jornada:


Benfica » David Luiz
"Há pouca gordura para queimar!"
O Jogo, 10/9/2010, e só não foi manchete no Grande Porto, mas eu vi a capa no Alto Minho e tinha o rapaz com a boca aberta para não haver dúvidas.

Portanto, o mal é fome, mas como não a há que não dê em fartura, o "mais catedrático" e "mestre da táctica" dos "catraum" em diante para ser "exterminador implacável", não esmorece com as derrotas. Após cada uma sai-se com cada uma e, vai daí, diz aos jogadores que "vamos ser bicampeões". Não há ainda manchetes, porque a credulidade tem limites, tal como não consta de que se tenham fartado de rir ou de chorar no balneário.
Já em Felgueiras, no dealbar da sua carreira em 1995-96, Jorge Jesus deixava o balneário estupefacto com a sua teoria e análise, de tal forma que só deram por ela quando desceram de divisão, com Latapy, Lewis e Sérgio Conceição nos quadros. Prelecções para os jogos eram do género: "nós fazemos isto, cruzamos aquilo, cobrimos aqui, atacamos ali, temos a bola assim e jogamos assado"; até os jogadores perguntarem: "Ó mister, mas o adversário não joga e vai ter falta de comparência?

É claro que o clube dos basófias diz que tem dinheiro para comprar jogadores e nem precisaria competir na Champions - onde amanhã, para exorcizar demónios, recebe os judeus do Hapoel que alguns já confundiram com os temíveis cipriotas do APOEL (vi escrito em A Bola um dia destes). Entretanto, com tanta riqueza e sinais exteriores de falar tanto dela, a camisola desta época (à esquerda), comparada com a da época passada (à direita), perdeu algum brilho.
Conseguem detectar a razão de empalidecer tanto?
É mais uma de marketing genial como os segredos do sucesso financeiro (não revelados, claro) para ninguém copiar?





Há muita modéstia em 2010-2011...







10 comentários:

  1. Pessoal, venho convidar-vos para participarem na 5ª Edição da Liga Zé do Boné (UEFA Champions League Fantasy Football). Escolham a vossa equipa no site da UEFA e registem-se na Liga com o código 84454-15875.

    Há prémios para os melhores!

    Conto convosco!!

    ResponderEliminar
  2. "Atl. Madrid que lidera agora a Liga espanhola"

    Fiquei parvo...

    ResponderEliminar
  3. "Esses" gajos são muito à frente!

    As derrotas são estratégicas. A idéia é dissipar o "efeito" Roberto!!!

    ResponderEliminar
  4. Que mais dizer Zé Luis,excelente.
    Foram-se duas estrelas michelin, no próximo ano zero estrelas, vão abrir uma residencial do sobe e desce, com uma tasca no r/c para vender ginginhas.

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  5. Isto é retirado de A Bola de hoje. É a estupidez absoluta no seu melhor... Mas que texto mais ridículo.

    "Por Nélson Feiteirona

    Plenário dos órgãos sociais do Benfica reúne-se hoje de urgência. Aguardadas medidas muito duras. Guimarães foi a gota de água.

    O Benfica entende que o que aconteceu em Guimarães, no passado sábado, ultrapassou tudo o que seria tolerável e prepara-se para dar um grande murro na mesa, susceptível de abalar os alicerces do futebol nacional.A irritação encarnada, perante aquilo que é considerado como uma sucessão de provocações (e a homenagem, na Associação de Futebol do Porto, a Olegário Benquerença, poucos dias antes de o árbitro do Leiria dirigir o embate entre vimaranenses e benfiquistas, terá sido uma das mais relevantes), é imensa e do Plenário dos Órgãos Sociais, convocado com carácter de urgência para hoje à tarde, deverão sair medidas de extraordinária dureza.

    Para o Benfica, neste momento estão em causa os próprios fundamentos do futebol profissional, estando os encarnados preparados para intervir em múltiplas áreas, de carácter diferente.

    Na Luz, a indignação pelo trabalho de Olegário Benquerença em Guimarães é enorme e pretende que a Liga, através de Vítor Pereira, tome posição pública sobre o sucedido. Na ausência de uma explicação cabal, o Plenário mandatará a Direcção (e concomitantemente a SAD) para tomar medidas que traduzam, na medida justa, a irritação que esse acto de desconsideração acarretará.

    Há quem lembre, no universo do Benfica, que o clube, há três anos, chegou a estar preparado para não participar na Taça da Liga e que essa é uma possibilidade ainda permitida pelos regulamentos.

    Circulam, entre os benfiquistas, mensagens de SMS e on line a exortar à falta de comparência dos adeptos nos jogos realizados fora da Luz. O argumento principal é a necessidade de penalizar - uma vez que o Benfica é o clube que arrasta, de norte a sul, maior falange de seguidores -, no seu todo, uma competição que não garante as regras básicas da verdade desportiva. No Plenário de hoje, esta questão vai estar em debate, havendo desde já um forte sentimento de compreensão para com esta possibilidade, ou não se estivesse perante aquilo que é visto, em círculos directivos, como um ataque concertado ao clube.

    Trata-se de matéria muito sensível que não deixará de suscitar, esta tarde, reflexão aprofundada, uma vez que a receita dos jogos com o Benfica é vital para o equilíbrio financeiro de muitos clubes da Liga Zon Sagres."

    ResponderEliminar
  6. Teixeira, cada clube usa a estratégia que mais lhe convém e defende os seus interesses da melhor forma que lhe for possível, com a cnivência dos apêndices informativos da BimboTV e do jornal da caserna.

    Isso é, digamos, normal e até sabemos do que a casa gasta.

    Menos compreensível, mas ainda assim natural como a sua sede, são agentes exteriores, ou marginais, assumirem as dores do clube como o Rui Prantos e quejandos.

    Eu gostava, mais uma vez, de ver uma editoria com tomates no sítio para repor as imagens da época passada de inúmeros jogos em que o Benfica foi beneficiado. Não, as imagens não foram desterradas para o arquivo. O problema é que, na altura, não foi reltada a enormidade dos benefícios ao Benfica, daí não haver moral e razão para as reporem e contrastarem com o que se diz e faz agora.

    Quanto aos benefícios enormes ao Benfica na época passada de mais um título imundo graças à APAF, todos assobiaram para o lado. Alguns é que não têm vergonha na cara e dizem que isto é um escândalo.

    A esses pode dizer-se, como em muitos comentários de encornados durante toda a época, coisas do tipo:
    "Inchem filhos da puta"
    "Mamem seus corruptos"
    "Os cães ladram e a caravana passa".

    Mesmo blogs aparentemente insuspeitos e isentos, ou que se dizem equidistantes das paixões clubistas, estão a cair no ridículo depois do silêncio vergonhoso da época passada. É o caso do 442, por exemplo, graças a um paineleiro só que, como os que passam do 8 para o 80, tem a credibilidade que estes protestos ocos merecem.

    Também depois do que vi e relatei aqui na 1ª jornada o Rui Prantos em delírio contra não sei quantos penáltis do Bnfica-Académica nada me surpreende.

    Aliás, be cedo viquei que "eles" iam estranhar e quando digo "eles" digo "uns" e "outros". Sejam os "porcos" ou os "cães" que fazem a corte e seguem a vara. Em matilha, claro. Os fóruns televisivos compõem o ramalhete, cumprindo o preceituado de que cada macaco no seu galho.

    ResponderEliminar
  7. Nightwish, não sabias do Atléti líder em Espanha? Ah, malandro, já pensavas que o Mourinho era campeão...

    ResponderEliminar
  8. paulop,

    boa iamgem a do albergue com uma estrela só e duas apagadas...

    Essa do sobe e desce é ainda reminescência da alternadeira?

    ResponderEliminar
  9. Armindo, vão muito à frente como a lebre na corrida com a tartaruga?...

    ResponderEliminar