21 setembro 2010

Relatório (Bo)Ronha (XXX): Tranquilidade com "bentania"?

Andam todos a criar a falsa unanimidade à volta de Paulo Bento. De viagem pela manhã, ouvi na rádio que até se espera casa cheia no Dragão, a 8 de Outubro com a Dinamarca... com os adeptos pretensamente unidos e esperançados com o novo seleccionador. Li à noite, num café, que essa coisa de estarem todos com Paulo Bento já vem no Rascord, que era a folha de caserna nos anos em que PB treinou o Zbordem.
Já disse que, sem ser sequer por tornar-se a solução mais prática e à mão, é uma má escolha. Não por lhe desejar mal. Nem, sequer, por da última vez que terei escrito sobre ele ter frisado que o seu comportamento metia-me nojo e ele devia ser afastado do futebol. Foi no último Porto-Sporting, da época passada, com ele a portar-se mal e porcamente, levantando suspeitas sobre tudo e todos como sempre fez, aliás, quer no Dragão quer na Luz. À excepção de quando ganhava, muito menos quando era beneficiado pelas arbitragens frente ao FC Porto como na Supertaça de 2007 e a final do Jamor de 2008, no primeiro caso com uma mão escandalosa de Tonel não sancionada com penálti em Leiria graças a Bruno Paixão e no segundo com a habilidade de Olegário Benquerença a permitir todas as sarrafadas de Grimi em Quaresma e uma sobre Lisandro, por Polga, na jogada portista que antecedeu o golo leonino no prolongamento.
Por um passado truculento, cheio de insinuações e até acusações tão claras como a convidar os adeptos do Sporting a fazerem a vida negra aos árbitros para quem, segundo ele, os leões eram "demasiado simpáticos", Paulo Bento não terá, julgo eu que não esqueço estas coisas que a Imprensa do regime apagou dos ínumeros CV hoje publicados profusamente, ambiente favorável em nenhum dos estádios dos três grandes, nem sequer em Alvalade onde cantavam, como ele sugeria que fizessem aos árbitros, o sonoro "vai prò caralho", está a fazer um ano da sua saída de Alvalade após 1-1 com o Marítimo.
Os limpa-chaminés, que transformam o mais negro fumo nas mais alvas alvíssaras, lá deixam a "atmosfera" suavizar-se com esquecimentos tão graves como a suspensão de seis meses que o jogador Paulo Bento sofreu da UEFA após a turbulenta (foto acima, com o árbitro Gunther Benkö) e vergonhosa meia-final com a França, em Bruxelas, no Euro-2000, suspensões extensivas a Abel Xavier (que causou o fatídico penálti) e Nuno Gomes. Vi por acaso imagens no JN, salvo erro, e no telejornal da RTP ao almoço. No resto, desde o inefável António Boronha que viveu com muita proximidade toda aquela pouca-vergonha que não o fez nem demitir-se nem escrever relatórios, a tantos outros videirinhos de tudo o que seja personagem lisbonense, com cartão de sócio do Benfica e passado de treinador em Alvalade, tudo na paz do senhor.
Não deixa de ser irónico que, além de frescas na memória as peripécias do ex-treinador do Sporting durante quatro longas épocas que acabaram exasperando os próprios adeptos nada convencidos do presidencial "Paulo Bento forever" chramingado à despedida, o novo seleccionador chegue a este patamar com um passado de jogador suspenso meio ano por mau comportamento em campo com a Selecção Nacional. Se João Vieira Pinto foi excomungado com o soco no estômago do árbitro argentino do C. Sul-Portugal em 2002, Paulo Bento aparece beatificado.
Não nos bastou o soco de Scolari em Dragutinovic para fazer soar as campainhas de alarme de maus comportamentos que ninguém queria rever na Selecção. Esperou-se, no pico do Verão, que alguém fizesse uma adenda, tardia e suspeita, num relatório médico de controlo antidoping na Selecção, feito em privado na Covilhã, para sanearem um seleccionador por ter dito, com várias versões e nenhuma ouvida cá fora durante dois meses, para alguém ir fazer testes à cona da mãe de fulano.
O inefável Boronha, a quem insisto dedicar esta série de relatórios sobre o que não se conta e ele faz por omitir, que se ufana da "cacha" do insulto de Carlos Queiroz e assobia para o lado nas manigâncias processuais que ainda mantêm vivo um despedimento indigno e a dirimir em tribunal, anda a pôr as mãos no fogo por Paulo Bento quanto à sua integridade, que eu não ponho em causa. Mas quanto ao que se passou, à vista de todos, no Euro-2000, mais o desrespeito dos jogadores em geral por Humberto Coelho que precipitou o afastamento deste em termos que o então vice-presidente federativo e responsável da Selecção ameaça mas tem adiado contar, ainda sabemos pouco dessa e outras estórias vividas no banco com a Geração Dourada que tinha algumas coisas menos reluzentes que a fama granjeada dessa "fornada".
Não vejo que tranquilidade Paulo Bento possa trazer à Selecção, onde um treinador ligado a um clube costuma merecer desconfiança dos adeptos de clubes rivais apesar da bonomia da Imprensa lisbonense se for alguém com raízes na capital, mas a convocatória destes dias desfará as dúvidas até quanto à intransigência de PB contar com jogadores naturalizados, na altura em que reprovava o expediente a usar até com o seu então jogador Liedson. Pôr o Rui Patrício em vez de Beto será natural e pouco significativo para o g.r. suplente, tal como encaixar João Moutinho e se calhar formatar o sistema em 4x4x2 que conhece mas onde não deverá ter Varela, que rejeitou em Alvalade, nas alas.
A "bentania" com que marcou o futebol nacional nos últimos tempos apareceu de repente beatificada. Até auguram ser bom a "segunda escolha" logo atrás do "melhor do mundo" envolvido na vergonhosa operação de Madaíl em Madrid. Os pecados velhos devem surgir daqui a pouco. Eu até acho que temos jogadores para sacar a qualificação. De qualquer modo, se houver que gerir o fracasso até 2012, confirma-se ser melhor um rei por um par de dias do que duque toda a vida.

10 comentários:

  1. Estes jornaleiros de meia tijela, também não deram conta da última exibição do Scolari. Ainda devem alimentar esperanças...
    Quanto ao apoio ao Paulo Bento, é natural que "esgote" a casa. Quem faz aqulea rábula do Real, também é capaz de comprar a lotação, e distribuir pelas "criancinhas"...
    Por mim, o que não quero é ver na selecção nenhum jogador do Porto, a servir de carne para canhão.
    Espero que o "assunto" se arrume já!

    ResponderEliminar
  2. Caro Ze Luis, obrigada, mais uma vez, pelos seus posts que sao excelentes!
    Um assunto aparte: como e' que e' possivel que a ADOP/IDP ponderem instaurar um processo a CQ, tendo este provas de fraude processual? Como e' que estes tipos tem essa lata. Entao e a justica Portuguesa algum dia lhes daria razao? Eles, que cometerem fraude, foram desonestos e ainda querem instaurar um processo ao Carlos? E' inadmissivel, revoltante! Tambem nao entendo como e' que o Socrates nao despede o Laurentino Dias pela desonestidade e corrupcao deste (que esta tambem a ser responsavel pela degradacao de outras federacoes desportivas).

    ResponderEliminar
  3. Peço desde já desculpa por a minha intervenção não ser relacionada com o assunto aqui tratado mas é que não posso e nem acho que se deva deixar passar a desonestidade intelectual que grassa em Portugal e que já se torna demasiado evidente para não haver mais gente a criticar a maneira como se fazem as coisas.

    Vou falar sobre o que se passou ontem com Vítor Pereira.

    Não percebo é como é que a verdade desportiva está adulterada por causa desse jogo do benfic contra... nem sei contra quem foi, mas não foi adulterada quando o benfic alinhou na 1ª e 2ª jornada do campeonato com 4 (ou 5, já nem sei ao certo) jogadores que se a arbitragem no jogo contra o FC Porto, na Supertaça, tivesse sido a correcta não poderiam estar em campo durante 1 ou dois jogos, dependendo do motivo da expulsão.

    Há que não nos deixarmos, nem deixar os menos atentos, enredar nestas histórinhas que os galináceos e seus associados são mestres em criar.

    ResponderEliminar
  4. Selecção Nacional ?!
    - O que é isso ?!

    ResponderEliminar
  5. Excelente post.

    Já não me recordava desse triste episódio da suspensão do Paulo Bento, ainda bem que existem blogs como este para nos arejar as cabecinhas e relembrar de determinadas situações que a imprensa do regime teima em branquear.

    Faz-me lembrar abéculas como Sá Pintos e Scolaris que como desportistas cometeram actos que em qualquer país civilizado os devia erradicar do futebol seja dentro ou fora das quatro linhas, mas que infelizmente continuam a gozar da benesse da corja da comunicação social que temos.

    ResponderEliminar
  6. boa tarde! tirei esta noticia do inimigo publico que satirisa bem o jornanismo que temos ca;


    Após Óscar Cardozo ter marcado dois golos, mandado uma bola ao poste e perdido duas oportunidades de golo nos escassos 16 segundos que tocou na bola durante o já distante Benfica-Sporting de Domingo, os jornalistas d'"A Bola" conseguiram igualar o recorde do paraguaio quando, no dia a seguir à vitória do líder do campeonato no tradicionalmente difícil estádio da Choupana, despacharam as referências a esse jogo em apenas 16 segundos.

    Assim, em apenas 16 segundos, os jornalistas escreveram a minúscula referência ao jogo na capa, deram meia-dúzia de notas aos jogadores azuis-e-brancos lá para o meio do jornal, mandaram uma boca ao árbitro do jogo e ainda perderam duas oportunidades de referir a falta de eficácia do Falcão quando comparada com a do Óscar Cardozo. Amanhã os jornalistas d'"A Bola" vão dedicar a manchete e catorze páginas interiores a descrever, numa corrente de consciência à maneira de James Joyce, tudo em que Óscar Cardozo pensou durante os 5394 segundos que não teve a bola nos pés durante o Benfica-Sporting

    ResponderEliminar
  7. Viva!

    desculpem só agora meter os comentários, estive fora de ontem para hoje e ontem à noite pude escrever num net-café este post.

    Não pude acompanhar de perto as notícias de ontem (e de hoje), pelo que até logo à noite irei postar algumas vezes para pôr a escrita em dia.

    Até lá, Ana, prometo dissecar o processo ADoP por estes dias e expor a porcaria toda neste caso.

    Invicta, pois sou eu a lembrar e cada um a lembrar mais alguma coisa, até me esquecia do Sá Pinto.

    Já agora, quando ele voltou ao activo na Selecção, não era já o inefável (Bo)Ronha o respknsável pelas selecções?

    Sobre o Vítor Pereira, Vale e Azevedo, vou postar esta noite.

    E, ainda, sobre o Amândio do Carvalho, é obra o paquiderme.

    ResponderEliminar
  8. Carlos, o jornalismo que temos por cá, infelizmente, nem 16 segundos vale. Mas essa que nos traz aqui tem piada.

    ResponderEliminar
  9. Eu já achava estranho não descascar sobre o vitinho...
    Quanto À selecção, interrompi o meu interregno de seleção para ver o mundial, graças ao Zé Luís que me convenceu que o Queiroz fazia o melhor que podia.
    Infelizmente, como se pode ser pelas 30! postas do nosso amigo, aquilo continua a tresandar e não se aguenta. E não é com PB que alguma coisa vai mudar.
    Só se for os jogadores a atirarem-me muitas vezes para o chão. Sempre podia ser o regresso do Liedson às "boas exibições"...

    ResponderEliminar
  10. Pois, nightwish, mas quando se souber do processo da ADoP então é que vai cheirar mal.

    Já nem estava a ver quem é o vitinho, eu chamo-lhe outra coisa.

    Do PB também há muito para falar, do (Bo)Ronha, da Geração Dourada.

    Da convocatória é esperar, com tranquilidade.

    ResponderEliminar