04 setembro 2010

Relatório (Bo)Ronha (XVII): leituras do caso ADoP-Queiroz







a 31 de Agosto, que agora estou a pôr alguma leitura em dia.


Coincidem na instrumentalização do poder da ADoP pelo Governo e a interferência em matéria de disciplina desportiva... com a bizantinice de não se poder recorrer para os tribunais portugueses, só para o TAS de Lausana.


José Manuel Meirim há muito fala da inconstitucionalidade dessa norma que impede o recurso para os Tribunais Administrativos em Portugal das sentenças da ADoP.


Enquanto uns se ficam pelo que lhes sugerem as condenações, sem verificarem os pressupostos que as sustentem, outros querem ir mais fundo e perceber, afinal, em que País estamos e com que Direito lidamos.


E ainda esta:


outro(s) a bater em Laurentino Dias.
E outra, de novo do Joao Miranda e mais antiga (28/8):
E mais uma, que com relutância insiro depois de 24 horas de reflexão sobre esta opção, porwque acho Emídio Rangel um traste e nunca partilho da sua opinião demasiado enviesada e vendida a interesses instalados, o que contraria até este escrito essa tese de ser um defensor do regime socrático mas não o impede de denunciar o que é de denunciar, aqui:
pede a exoneração de Laurentino e lembra o que este (não) fez como político, mais um a sujar guardanapos.

14 comentários:

  1. Ze Luis obrigada pelos seus posts; por dar-nos a conhecer de uma forma clara, objectiva os factos neste processo de Carlos Queiroz.
    E incompreensivel e inadmissivel o que estao a fazer ao Carlos e uma pessoa sente-se impotente. O que me preocupa e' a reputacao e a carreira de um profissional extremamente competente. E o que me enfurece foi de o Carlos ter confiado na FPF-e agora estar a ser tramado por pessoas, sem dignidade, sem moral, sem escrupulos; neste momento o Carlos seria o treinador principal do M United e estaria muito melhor.

    E' tambem preocupante o outro processo de Amandio de Carvalho.

    ResponderEliminar
  2. Parece que ninguem viu(ouviu) o António simões no funeral do bom gigante e que disse(na sic noticias) das boas em relação ao tratamento dado por Amandio de carvalho ao Torres enquanto selecionador e Homem ligado ás seleções!mas pelos vistos essas declarações passaram ao lado...

    ResponderEliminar
  3. Ana, procuro só explorar o que não é explorado e parece mais significativo e objectivo do que a verdade que nos querem transmitir.

    Tudo isto resulta, afinal, da falta de liberdade de informação, do condicionamento informativo por mil e uma razões e pela autocensura que eu sei existir na Imprensa em geral, rádio e tv incluídas, muito por influência da comunicação de tipos ignorantes contratados pelos jornais, basicamente por estes mas com comissários políticos nas rádios e televisões que falam sobre tudo e sobre nada sem esclarecerem coisa alguma e dando opinião que quase a 100% sinto não ser livre e muito menos fundamentada, que fomentam a chamada opinião publicada que é do mais baixo teor de credibilidade e rigor, denotando a´miúde uma falta de senso e de conhecimento de causa que é assustadora.

    Tudo isto porque a Imprensa foi tomada, sob o mando dos seus patrões com interesses diversos e raramente perceptíveis ao leitor comum, por gente medíocre que, como disse há dias num desses posts que ficam para a posteridade sem eu ser sequer conhecido e muito menos famoso, é paga - como diz um desses patrões da Imprensa - a cinco mil euros mensais e cartão de crédito ilimitado.

    É esta vergonha que se passa, há muito tempo, que condiciona uma boa e rigorosa informação não enfeudada e nada livre e muito menos consciente e sapiente, de forma a ter uma Opinião Pública devidamente informada, também porque as pessoas não querem, não se esforçam e não pretendem ter a melhor informação possível, porque não há cenários ideiais adequados à realidade mas podia ser muito melhor.

    Infelizmente, as pessoas acham-se informadas só por verem o telejornal, seja ele qual for, sendo que estes têm erros inadmissíveis e são "coordenados" pelas agendas políticas e estas ditadas pelos interesses dos patrões de Imprensa.

    É este Portugal intoxicado e manipulado que tenho insistido em denunciar e dado o meu modesto contributo, em muitas áreas e não só no Desporto porque ligo muito ao que se diz e fala da Política e do Poder Político que deve ser exaustivamente escrutinado e querem-no livre de empecilhos a começar pelos própriso jornalistas-comentadores políticos e vendidos ao sistema colocado no poleiro, o que torna isto, pior do que cómico, trágico para a Liberdade de Informação que está pelas ruas da amargura.

    É contra este País de gente de merda que Carlos Queiroz tem de lutar e espero que não desista, porque ele tem razão e vai vencer, assim insista e alguns ajudem, é o meu convencimento.

    ResponderEliminar
  4. vidairada,

    tenho pena de não ter lido ou ouvido o Simões sobre essa matéria.

    Porque tenho, também, o António Simºões em alta consideração e seguramente o homem e desportista que sabe do que fala.

    Gostava de saber o que ele disse a a Imprensa encobriu, pelos motivos acima expostos. Não me apercebi de nada nem sequer me lembro de ter visto o Simões nas imagens do funeral do Torres.

    A censura existe, hoje, para isto, para fazer de conta que o que foi dito ou feito não existe.

    á censura em Portugal, há muito o denuncio e sei que os próprios jornalistas fazem autocensura porque os "critérios editoriais" não o admitem, tudo está controlado e "formatizado".

    A forma de fazer carreira no jornalismo mudou muito, dantes não dava dinheiro nem verdadeiro poder e influência, hoje é feito discretamente e com benefícios encobertos que fazem de certos "gurus" gente bem posicionada que se ajuda a viver bem acima daquilo que podem, valem e merecem.

    Estou farto de gente vendida e conheço esta merda tão a fundo que me enoja e não me faz calar.

    ResponderEliminar
  5. O que o António Simões disse foi mais ou menos o seguinte:

    "Hoje vai a enterrar um homem que foi responsabilizado e liquidado para o futebol, pelos acontecimentos de Satillo, enquanto que o máximo responsável à época, por esses factos, se sentava ainda ontem no banco da actual Selecção Portuguesa..."

    ResponderEliminar
  6. Podem chegar a essas declarações através deste endereço:


    http://www.rtp.pt/noticias/?t=Antonio-Simoes-Homem-que-aniquilou-carreira-de-Torres-esteve-ontem-no-banco-de-Portugal.rtp&headline=20&visual=9&article=372698&tm=44

    ResponderEliminar
  7. Obrigado meireles, estou esclarecido apesar de só confirmar o que muitos lembram e já aqui evoquei.

    ResponderEliminar
  8. estas manobras da comunicação fazem lembrar outras em que vicente moura na altura o representante máximo da anti-dopagem declarou claramente que estava a ser vitima de ameaças de morte por parte do orelhudo dos pneus e apenas passou uma única vez na mesma sic noticias e depois ...acabaram-se as declarações não fosse o pinto monteiro e a zé morgado ver e ...nada!

    ResponderEliminar
  9. vidairada, essa do v de moura foi antes ou depois do JQ Manha ser press officer, tipo jorge abrenúncio braptista, do COI de todas as bacrracas nos Jogos de Pequim?

    ResponderEliminar
  10. Esta situação do CQ começou com as provocações do J.Batista no aeroporto, e vão continuar até o homem se retirar de acção. Tudo porque não ajudou alguêm a receber através da federação, mais uma ajuda de uns milhões por cada jogador dessa associação de doninhas, na selecção. Se calhar o controlo foi à procura de alguns para serem repescados os da doninha.

    Coitados...julgam-se tão inteligentes e deixam sempre o rabo de fora.

    ResponderEliminar
  11. O problema maior é que hoje as Selecções são a montra para muitos jogadores se valorizarem tendo em vista futuras transferências...Percebe-se isso facilmente no Brasil ou na Argentina, em Portugal não é tão notório -o nível médio dos jogadores é mais baixo-, mas começa a ganhar força.
    E os Clubes fazem tudo o que estiver ao seu alcance para colocarem na Selecção, alguém que favoreça os seus interesses, provavelmente Carlos Queirós furou algumas expectativas criadas -estou-me a lembrar do Quim, do Miguel Veloso, do Nuno Assis- e está a pagar a factura.
    Para além disso, o actual seleccionador é um pouco escorregadio, não se deixa moldar às circunstâncias e percebendo alguns movimentos, reage de forma mais brusca e agressiva o que só o vulnerabiliza e expõe ainda mais...

    ResponderEliminar
  12. Ainda sobre Laurentino Dias e o caso da descida do Famalicão e o aproveitamento do Fafe...Se não estou muito errado, no Famalicão jogava o nosso Fernando Couto e era treinado pelo Rodolfo Reis, o Fafe era treinado pelo Prof Neca e jogava lá o Rui Costa...Também aconteceu um coisa semelhante com o Leça e na altura dizia-se que o Porto queria transformar o Leça em Clube satélite...Reparem que o Apito Dourado surge com o Gondomar após este passar a ser satélite do Boavista, no outro lado da barricada estava um Clube de Gaia e um tal Ribeirão...

    ResponderEliminar
  13. meireles, total razão no penúltimo comentário, o CQ acabou com muitos interesses instalados e até as dicas do 11 aos jornalistas deixaram de existir, bastou retirar das convocatórias, logo nos primeiros jogos, um certo jogador muito popular mas praticamente... nulo, apesar de ter nome de goleador...

    quanto ao Famalicão, estava lá o F. Couto e o Rodolfo Reis, o Rui Costa só esteve no Fafe enquanto jogavam na II Divisão mas o Laurentino era dirigente e é natural de lá.

    ResponderEliminar
  14. Zé Luís:
    Tem razão esqueci-me do Nulo Gomes, pois aí está mais uma razão, quereriam vendê-lo ainda esta época e saiu furado o esquema.

    ResponderEliminar