29 setembro 2010

Domingos, não adianta chamar pelo Jesus... a virgem negra tem outros nomes

Estes também são os "enterras" do dia. Um quadro negro com medidas a vários tons.

Não havia altura melhor para passar a austeridade da cigarra que agora quer fazer-se de formiga.

http://economia.publico.pt/Noticia/governo-vai-criar-novo-imposto-sobre-sector-financeiro_1458703
http://economia.publico.pt/Noticia/ministro-das-financas-congela-investimento-do-estado-ate-final-do-ano_1458689

E, por fim, no futebol também a queda nos "mercados".


Dois treinadores portugueses estreantes na Liga dos Campeões sem muitos argumentos para justificarem derrotas claras, o Braga em casa com o Shakhtar (0-3) e o Benfica fora no Schalke a quem o árbitro italiano, mais seduzido pelas sereias de Lisboa do que pelos fumos das minas e siderurgias de Gelsenkirchen, não permitiu fazer jus ao resto do nome que leva a data de fundação do clube germânico e impediu o "nul-fier" (0-4) ao negar um golo limpo a Huntelaar e um penálti do desastroso César Peixoto sobre o gigante Metzelder ambos na 1ª parte.

Domingos ficou encalacrado com o 0-3 que podia ter sido 3-0 na 1ª parte para o bravo Arsenal do Minho. Mas a Liga dos Campeões é mesmo do "outro mundo", como já os minhotos sentiram com o verdadeiro Arsenal londrino. Nada a ver com a Liga portuguesa e muito menos com a Liga Europa, lugar habitual do Braga e até do Benfica.

Na Champions, mesmo com grupos que parecem da Liga Europa, como apontou Mourinho face aos potentados Milan, Madrid e Ajax no mesmo grupo com 20 títulos europeus entre si, até uma equipa mediana é para levar a sério e não se pode desperdiçar os golos como o Braga na 1ª parte.

Faroleiro do costume, ainda que estreante e contra o estreante Hapoel Telavive que apesar de tudo foi "roubado" na Luz, Jorge Jesus tem muita treta de boca mas sabe que o Benfica não tem pedalada física para esta Champions e pouca categoria para se impor ao vice-campeão alemão, sim, mas muito transfigurado e não por acaso em penúltimo lugar da Bundesliga.

A dura realidade da Champions, para a qual muitos adeptos começam a perceber que equipa portuguesa - o FC Porto - tem nível para lá andar e bem, é mesmo assim. Um péssimo Schalke podia ter goleado um pobre Benfica abafado fisicamente e de alma competitiva de trazer por casa.

Por acaso, Benfica-Braga joga-se no domingo, para ver o efeito pós-Champions em ambos e a estaleca para caminhar com ambições em várias frentes exigentes - o que voltou a comprovar-se ser apenas e só apanágio do FC Porto, algo que é tão desprezado quando os dragões lá andam e agora também pouco despertará em consciências pesadas pela palermice e ignorância bacocas incapazes de verem o óbvio que é a lição a tirar de uma história com moral: é preciso estofo!

Essa, pelo menos, o Domingos devia saber, porque a jogou pelo FC Porto e sabe que mesmo nesses tempos era difícil e sobraram mais desilusões do que alegrias enquanto jogador.

Os adeptos, e comentadeiros de ocasião, que gostavam de glosar precalços portistas mesmo que ocasionais, ainda estão por saber, como o Braga já provou, o que é defrontar Arsenal a sério e outros potentados europeus.

Se assim dão fiasco, imagine-se com outros competidores.

O Braga vai disputar, como era óbvio, a presença na Liga Europa na Primavera com o Partizan de Belgrado.

O Benfica, tremelicando, vai disputar com o Lyon a continuidade na Champions com a vantagem de praticamente ter assegurada a presença na Liga Europa na Primavera. Porque, além de o Schalke e o Lyon o confirmarem também, muito menos o Hapoel é das melhores equipas da Europa onde nem todos, de facto, têm capacidade para estar.

4 comentários:

  1. Zé Luís:
    Isto está mesmo mau!...Tassssssssssss.................Acho que vou pensar bem em emigrar para o Brasil...Pelo menos lá, tenho calor e moreninhas todo o ano.

    ResponderEliminar
  2. Realmente a "Calimerice" até resulta na europa ... será que os galinaceos tem assim tantas influencias ... pronto mas como se viu não tem estofo, nem mesmo sendo benificiados, para lutar contra o penultimo da liga alema ...
    Mas falando de coisas e equipas serias ... Espero que o jogo de hoje seja a continuação da evolução do nosso futebol. Com alguma rotação de jogadores que é essencial para manter os niveis fisicos e animicos, acho que mantendo o nivel de concentração e empenho conseguiremos ultrapassar mais este obstaculo.

    Um Abraço

    http://www.fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Não souberam honrar a história, e nem com ajudas lá foram... nada que não se esperasse... Entretanto para o hoje, e para o resto do campeonato o Sporting prepara-se para implementar as mais recentes medidas drásticas que certamente o levarão ao topo do futebol português (e quiçá mundial), rompendo com a hegemonia do FCP: http://bancadadeimprensa.blogspot.com/2010/09/sporting-toma-medidas-drasticas-no.html

    ResponderEliminar
  4. Novamente fora do tema:
    -O Porto ganhou hoje por números escassos por culpa própria.
    São duas equipas de Campeonatos completamente diferentes, podíamos ter goleado tantas foram as situações possíveis...Mas facilitamos em muitos momentos e eu cheguei a recear uma qualquer lesão em qualquer dos nossos jogadores -pensei mais em Hulk, mas esteve quase a acontecer com o Otamendi-, porque deixá-mo-nos cair de forma sucessiva em jogadas de contacto físico puro -as únicas que lhes convinha-, de bola pelo ar, algum facilitismo...Sem qualquer necessidade, eles são de outro Planeta e estão decerto no balneário neste momento, a pensar como é que perderam connosco, apenas por um golo...Não pode ser, temos que ser mais incisivos e calculistas.

    ResponderEliminar