06 setembro 2010

Relkatório (Bo)Ronha (XIX): a Noruega e o bacalhau seco português

A provar que só há dois resultados no futebol, a vitória e a não vitória, como há bacalhau fresco tirado do mar e o seco e salgado à maneira portuguesa que faz muitos desconhecerem que tipo de bicho é aquele ao natural, o pitoresco 4-4 de Portugal com Chipre, em rescaldo, teve a seguinte abertura do noticiário da selecção na SIC durante todo o dia de hoje:

"Pior arranque não podia haver", como se Portugal tivesse perdido, a única forma de haver um "pior arranque" creio ainda ser a derrota e independentemente dos números. E, logo a seguir no tremendismo, a mesma peça indicava que "Portugal fica logo em posição delicada" no grupo, o que pode impressionar quem pense que se vai para o último jogo de apuramento, com a diferença de este ter sido apenas o primeiro.

Esta tralha, de um enviado-espacial desde Oslo, passou de manhã, à tarde e à noite, o que arrasta a incompetência por toda a estrutura hierárquica editorial da SIC sem alguém ter sugerido uma alteração mínima a estas bizantinices informativas desde o editor que primeiro terá visto de manhã a peça ao director de informação que a deixou entrar, à mesma, no jornal da noite.

Ao mesmo tempo, lá o Laurentino disse que, "não sendo adepto da técnica do 'achismo', porque eu não acho nada", acabou por dizer: "achei que não fomos felizes e achei que podíamos ter ganho" a Chipre. É uma forma sempre peculiar de futebolês governativo que não difere do português informativo acima plasmado e transmitidos em peças praticamente sucessivas em horário nobre televisivo.

É nestes entretantos e nestes infelizmentes, como diria o celebérrimo e saudoso (também ele adepto do chimarrão) Odorico Paraguaçu, que Portugal joga amanhã com a Noruega. A SIC, sempre avisada, lembrou-nos que Portugal ganhou sempre à Noruega em jogos oficiais. Mas, claro, também o tinha feito com Chipre e olha o que aconteceu.

Tirando aqueles a quem escapou que Chipre, na última época e em competição para o Mundial-2010, tinha ganho 4-1 à Bulgária e perdido 2-3 em Itália após vantagem de 2-0 até aos 78 minutos em Parma, juntam-se aqueles que nem sabem o que a Noruega tem feito e muito menos o salto que deu com o regresso do carismático Egil "Drillo" Olsen. Para o Euro-2008 a Noruega só falhou o apuramento por perder em casa com a Turquia quando lhe bastava o empate no último jogo. E, afastado depois o antigo internacional Hareide, dos tempos em que perdia sempre com Portugal, a chegada de Olsen deu logo isto:
1-0 na Alemanha, em amigável em solo alemão na estreia, em Fevereiro de 2009;
daí para cá juntou-lhe vitórias de 1-0 na Suíça, 1-0 na Eslováquia e 4-0 à Escócia;
as únicas derrotas da Noruega com Olsen - que antes tinha levado a Noruega ao Mundial-94 e 98 e ao Euro-2000 - foram com a Holanda, em jogo oficial de apuramento para o Mundial-2010 num grupo em que os laranjas venceram todos os jogos e chegaram depois à final de Joanesburgo, e com a Ucrânia no final da última época em jogo amigável.
Isto é só para avisar sobre o solo em que se pisa e onde a França foi a última a cair, em Agosto, na estreia de Laurent Blanc, com CQ, premonitoriamente, a ver na bancada do Ullevaal...
Se Portugal ganhar, como espero, parece que cumprirá a obrigação que advém do histórico anterior de êxitos; se não ganhar, o "Adeus Polónia e Adeus Ucrânia" começarão a ser aduzidos ao inevitável despedimento do seleccionador que tanto anunciam já para o dia de 5ª feira (ainda a SIC) como, segundo A Bola, só para depois de recebermos a Dinamarca, já agora adianto, no Dragão, em Outubro, pelas 20.45h, pelo que vi no site da UEFA e creio não ter sido ainda difundido em Portugal pela própria FPF.
O problema para amanhã não é Miguel Veloso, naturalmente, ocupar a vaga de Coentrão a lateral-esquerdo, mas se Nuno André Coelho será útil, pela altura, como trinco face ao jogo directo dos nórdicos e dos pinheiros da Escandinávia que têm na frente, apesar da aparente baixa de Carew a que se junta o poderoso esquerdino JA Riise também KO. Neste caso último, NAC tirará o lugar a alguém que deve ser Manuel Fernandes, pois Portugal não poderá ter o aventureirismo ofensivo de Guimarães, ainda que as falhas individuais defensivas, por muito que Bruno Alves queira repartir as culpas "na derrota de todos", tenham sido a marca de um jogo, de tal forma inesperada que escureceu o brilhante futebol de ataque produtor de quatro golos, duas bolas nos ferros, uma sacudida sobre a linha e mais um par de boas defesas do g.r. cipriota.
Mas como no futebolês só se olha para os resultados, isto é o que é e não pode ser diferente com gente assim.
Aos jogadores cabe ganhar e Portugal vai à Noruega como antes foi à Suécia e mereceu mais do que o 0-0 lá depois de perder em casa com a Dinamarca num dos maiores festivais de futebol ofensivo deste século só superados pelo desnorte de cobertura do meio-campo que ditou a derrota nos 5' finais de Alvalade com uma saída em falso de Quim, num canto, e um golo de chouriço nos descontos desviado num jogador português. Mas, como diz Carlos Manuel, o futebol é isto. Pois é, até tem dois resultados apenas e duas maneiras de ver o bacalhau, ao natural ou na seca.

2 comentários:

  1. Ze Luis, realmente as noticias nao so na sic como no resto dos canais portugueses e jornais, sao feitas por pessoas (supostamente profissionais) rascas.
    O que e' que tem contra Carlos Queiroz?? Nao entendo toda esta perseguicao. E' tudo tao mesquinho, tao estupido. A imbecilidade reina por todos os lados...
    E agora ja estao a julgar com antecedencia a saida do seleccionador e a colocar outros nomes como substitutos-tudo isto mete nojo!

    ResponderEliminar
  2. Zé Luis estas em grande ... depois do capitulo final do Relatorio (Bo)Ronha, penso que devias seriamente pensar em publica-lo em livro ...

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar