20 setembro 2010

FC Porto não treme, não vacila, não... goleia - a resposta foi dada

O FC Porto, utilitário e pouco brilhante, não acusou pressão exterior, deslocada e apressada, ganhando na Choupana com tranquilidade. Foram 2, podiam ter sido 4 ou 6, Falcao falhou um penálti, Bracalli impediu a goleada mas há também demérito dos rematadores portistas que correm, desta forma, o risco de... dar ânimo aos rivais.

Quem falha assim não goleia, conquanto controle perfeitamente todas as operações, tornando as coisas fáceis para si e complicando só até certo ponto ao perder eficácia no remate. É muito bonito contar as bolas enquadradas na baliza, mas em Portugal, genericamente, remata-se muito a meia altura e a meio da baliza, ajudando os guarda-redes a dar nas vistas.
Com Bracalli feito herói pela imperícia dos avançados portistas, por um lado falha um resultado rotundo que dá azo a "cabalas" das mais disparatadas, por outro lado retira brilho que um 0-5 ou 0-6 fatalmente concede, isto sem expulsões gratuitas de jogadores adversários ou penáltis marcados por faltas inexistentes fora da área como vulgarmente acontece na Madeira.
Pronto, os peçonhentos vão dissecar, com ajuda da dinâmica dos fluídos, a física quântica e a importância das lâminas de barbear na cultura dos agriões, um alegado penálti de Rolando que é inexistente além de imperceptível para o árbitro Bruno Paixão que até esteve muito bem em toda a partida - e algo vai mal para eu assentir isto de forma consciente por muito que queira combater a tendência para ver as coisas desapaixonadamente e me custe elogiar um coveiro da arbitragem portuguesa, mas é neste jogo que se deve observar o trabalho do árbitro e não no penálti clamoroso negado no Mar a Ruben Micael da última vez que apitou o Porto, já para não falar do Roubo Maior fez em Fevereiro 10 anos.
Pois é, a bola tensa suscitou o corte de cabeça de Rolando que, sem lhe chegar nem ver a bola, só teve intenção de a cortar legalmente e esta bateu-lhe, de raspão apenas, num cotovelo com o braço dobrado e próximo do corpo, logo em posição não passível de ser assinalado penálti. Se o árbitro tivesse marcado, pois teria de aceitar-se, mas isso na condição de ter visto com que parte do corpo Rolando desviou a bola. A verdade é que, mesmo sem obstáculos à frente, Bruno Paixão tanto pode negar a evidência de um derrube de Joel a R. Micael no Leixões, a mão de Tonel claramente estendida para a bola na Supertaça de 2008 em Leiria, como não percepcionar se um desvio ligeiro na bola foi com a cabeça ou, inadvertidamente, com o braço de Rolando.
Daria pano para mangas a exploração mediática da coisa se a vitória tivesse sido pela margem mínima, mas dará na mesma porque dá jeito a quem à 4ª jornada deste ano descobriu derrube a Aimar por Ricardo em Guimarães quando este cortou a bola e justamente não houve penálti; e à 4ª jornada da época passada redefiniram o português e maravilharam as Leis do Jogo para verem penálti sobre Aimar em Leiria quando o defesa local cortou apenas a bola e tiveram um penálti indecoroso que lhes deu uma vitória suja e imerecida.
Certo é que, esta noite, um lance fortuito tornou-se indiferente para o resultado e meramente um acidente do jogo para uma equipa local que não obrigou Helton a qualquer defesa, algo também irrelevante para quem quiser montar o cavalo da agitação e intoxicação com os "agit-pro" disseminados pelas tribunas do regime e assalariados armados em cavaleiros do apocalipse.
Mas nas próximas duas jornadas teremos adeptos e treinadores rivais a torcerem para o FC Porto vencer Olhanense e Guimarães. Para quem, por muito que se esforce e prometa mundos e fundos, precisa de se chegar aos lugares da frente, já que o 1º classificado não cede, então que os 2º e 3º lugares fiquem mais ao alcance. É que falar do meio da tabela para o topo tem, isso sim, muitos obstáculos pela frente...

Bom e competente jogo do FC Porto, sem ser retumbante mas que, na sua caminhada cadenciada e segura, firme e determinada, dando um passo de cada vez, controlando mais a bola em vez de tentar os esticões das transições (demasiado) rápidas apanágio de Jesualdo (o que não é, para mim, um defeito, apenas não saíam sempre bem), não deixou ter efeitos em vários quadrantes: retirar veleidades ao opositor em sua casa; desmoralizar um pouco mais a concorrência directa que já vem longe e quase a perder de vista; e enfraquecer algum parco entusiasmo alheio mesmo na Imprensa do regime com pouco que pegar para manchar um percurso 100% vitorioso - ainda que a contundência que o resultado podia ter demonstrado não esteja à vista e, aparentemente, nem o futebol pensado e metódico de Belluschi&Cª justificaria, embora oportunidades não faltassem.
Desculpem, não tenho jeito para fazer "relatos", o onze de Villas-Boas é sempre o mesmo e foi a partir assim em força e com os melhores aptos que Jesualdo engatou 8 vitórias seguidas em 2007-2008, relatos é com o balde mar da TVI, prefiro ver as coisas numa conjuntura mais ampla e multidisciplinar, mais preocupado com a moral do que com a história, porque o bem prevalece ainda que o mal e a caramunha se aliem para um fogo cruzado e fátuo para distrair atenções.
adenda: ora aqui está uma opinião isenta como deve ser.
"O árbitro não viu mão de Rolando na área portista logo a seguir ao golo do FC Porto e ainda assinalou um penálti controverso sobre Varela (que Falcao acabaria por desperdiçar atirando ao poste)".
Um tal de Filipe Escobar de Lima precisa de escovar com outra coisa e nem é a coisa da mãe dele, talvez os dentes ou os óculos próprios. Mas ganha consistência e idoneidade porque na ficha do jogo acertou que tal desenrolou-se no Estádio da Madeira, no Funchal. Pelo menos um ponto a favor do Público, jornal que é amiúde a imagem do Ministério Público onde há, também, a rainha de Inglaterra e o resto é uma confusão de duques, condes, viscondes e marquesas.

13 comentários:

  1. O nosso objectivo foi alcançado, facturamos + 3 pontos, e já estamos á espera do próximo jogo, que este já faz parte do passado. Eu até atrevo-me a dizer, que mais valia acabar já com este campeonato e começar já outro. :)

    Força porto allez, allez.
    Cumprimentos,
    ultrasfcportomatosinhos

    ResponderEliminar
  2. Vejam as 1ªs páginas dos pasquins de Lisboa. -Num e noutro, destaque completo para Cardozo, "o melhor dos últimos 30 anos", "fez dois golos em dezasseis segundos"!...O FCPorto ocupa aí uns trinta/avos das ditas.

    ResponderEliminar
  3. Scolary é mesmo um grande manhoso -ele sabe posicionar-se-, leiam estes apontamentos...

    "Vejam que tenho elogiado muito os árbitros. Todas as semanas. Mas fazer o quê? Agora fui expulso e vou ter de responder por isso", disse, concluindo: "O melhor é ficar fora do banco, porque aí não vai mais ter expulsão."

    O Palmeiras caiu para o 13º lugar do Brasileirão (29 pontos/23 jogos). Já os três pontos deixaram o São Paulo em 8º, com 31 pontos.

    ResponderEliminar
  4. Claro que não foi uma exibição brilhante, no entanto suficiente e equilibrada.

    Destaco o Maicon, mais uma vez penso que vamos dar um grande central ao futebol mundial.

    Continuo a dizer, que não entrando em euforias, mantendo a garra e determinação podemos ir longe.

    Um abraço

    http://www.fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Bom demais! Que crónica! Sejas quem fores está realmente au-point!

    ResponderEliminar
  6. amigo Zé Luis, já que queres buscar a "isenção" do jornalismo português que tal este :

    http://aeiou.expresso.pt/fc-porto-vence-novamente-com-polemica-na-arbitragem=f604747

    a parte que mais gostei foi do, e cito, "excelente" cabeceamento do João Aurélio. o Daniel Oliveira, novo dono do Expresso e declaradamente anti-Pinto da Costa, ele próprio afirmou, não perde tempo, pois não ?

    ResponderEliminar
  7. Pois, meireles, mas as 1ªs págs. não falam de penáltis e, já li por aí, dentro também parece que não falam de penáltis. Vou ler mais longo, mas é o que consta.

    Há gente que deve contentar-se em escrever direito o nome do campo onde há jogo.

    ResponderEliminar
  8. Mais um jogo, mais uma vitória. Parece ser o lema desta equipa portista liderada por André Villas-Boas, que conta por vitórias todos os jogos oficiais disputados esta época.

    Com humildade, trabalho, entreajuda, espírito de sacrifício e ambição, este grupo de trabalho faz o seu percurso imaculado, sem espalhafato, sem propaganda e sem o histerismo da CS. É assim que deve ser, é assim que eu gosto, é à FC Porto!

    Não foi um grande espectáculo de futebol, longe disso, mas os Dragões deixaram evidente no relvado húmido e escorregadio do estádio Madeira a sua superioridade, selando um triunfo justíssimo que só peca por escasso, tal o número de ocasiões de golo desperdiçadas (incluindo uma penalidade máxima), umas vezes graças à exuberância do guarda-redes Bracalli, outras por ineficácia dos rematadores portistas.

    Maicon foi para mim o melhor jogador portista (o melhor em campo foi Bracalli, logo seguido de Moutinho (que bela exibição)e do insuspeito Fernando.

    Pena que alguns atletas tenham denotado inadaptação ao relvado (Hulk esteve desastrado)e outros aparentemente alheados do jogo.

    Esta equipa merece mais regularidade exibicional pois tem matéria-prima para o conseguir, como demonstrou já esta época.

    Se não puder ser Ópera, que seja a «Valsa» vienense/87, para contrastar com o Fado Calimero e a «Pimba» das papoilas saltitantes.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Não li dentro, apenas sublinho o que vem nas lªas páginas, isto visto através da Net...E as 1ªs páginas mostram a orientação dos jornais, dizem muito do que eles pretendem pôr em destaque, e de quem querem chamar a atenção...

    ResponderEliminar
  10. Eu saliento este aspecto, porque é do Campeonato e dos jogos realizados que os Jornais falam e sendo assim, o destaque deveria ir inteirinho para quem vai à frente e muito mais para quem jogou efectivamente no dia em referência, mas não, relevam a vitória do Porto, subalternizam-na, para continuarem a dar "alimento" aos seus leitores preferidos...Chama-se a isto, enganar os tolos e ofender a verdade.

    ResponderEliminar
  11. finalmente, o velho abutre está de saída da selecção. Ao que parece ja tinha estado contra a contratação do CQ em 2008...mas porque é que ele não bazou na altura?

    ResponderEliminar
  12. Afinal todos viram penálti, só o Leirós no JN não viu. Nem eu. Também não interessa. Até que venha o vi-te ó Pereira dizer amén à instituição...

    ResponderEliminar
  13. Bom, na jogada do 2º golo do Benfica, o Cardozo afaga a bola com o braço -faz um "amortie"- , remete-la assim para o peito e passa-a, para depois a receber mais à frente e marcar...O Rui Moreira fala no lance, mas refere uma outra falta que ele próprio não consegue explicar...O que faz cometer este tipo de pecados, é "receber mensagens confusas" e dar-lhes algum crédito...Nem sempre correm bem.

    ResponderEliminar