28 abril 2007

Que sirva de aviso

Boavista 2-1 FCporto
R.Silva 15', Zé Manuel 50' e Lucho 71'

Qualquer campeão, ou pretendente a campeão, tem direito a ceder uma derrota, a ter um dia mau, mas tudo depende de como ela é cedida e o que se viu neste jogo é algo absolutamente inexplicável. A culpa não pode morrer solteira, ela tem de ir directamente para quem comanda a equipa, para quem é responsável por ela durante a semana, para quem é responsável por fazer os jogadores entrarem com espírito de campeões e para quem tem a responsabilidade de alterar o que está mal durante o jogo. Se os imprevistos podem alterar por completo uma estratégia delineada durante os vários treinos que antecedem a partida, já o que está errado durante jogo, e que está à vista de todos, sem que o responsável nada faça para alterar, é algo que já não se pode compreender. Mas é evidente que um treinador não pode levar com todas as culpas sozinho, se os jogadores não mostrarem raça, empenho e trabalho, por vezes pouco se pode fazer, e hoje terá sido um pouco de tudo isto que aconteceu.

Sabíamos qual o tipo de futebol do adversário, um estilo durão e raçudo, bem à imagem do seu treinador, uma equipa que tem como única virtude a sua entrega, virtude essa disfarçada só com alguma técnica de dois ou três jogadores. Aceitamos que a equipa inicial do FCPorto deveria ser, mais jogador, menos jogador, a dos últimos jogos, que boa conta de si deu. Mas a partir do momento que se viu que o meio campo azul-e-branco estava em clara inferioridade e que lhe faltava a dureza necessária para enfrentar o muito combativo meio-campo do Boavista, coadjuvado por um árbitro complacente, algo teria de ser alterado. E isso, todos vimos logo nos primeiros minutos com o FCPorto a ver jogar, a errar passes, a perder bolas, a nem sequer passar do seu meio-campo. Algo estava mal, algo tinha de ser mudado e a somar a tudo isso tivemos uma defesa que, após alguns lances mais apertados, parecia tremer quando a bola se aproximava, nascendo assim o primeiro golo dos homens da casa logo aos 15 minutos, sem qualquer culpa para Helton, com o normalmente imponente Bruno Alves a deixar-se antecipar.

Esperava-se uma reacção do FCPorto, mas essa foi ténue por parte dos jogadores, já do banco foi inexistente. O jogo foi-se arrastando até ao final da primeira parte, apenas havendo a salientar uma ou duas grandes defesas do Helton, que hoje fez uma excelente exibição. Arrastando-se também foram os jogadores portistas, com especial destaque para Postiga, e isto com os do Bessa a controlarem a seu belo prazer.

Para a segunda parte o inexistente Postiga foi finalmente substituído por Anderson, mas o meio-campo portista continuava perdido, já que o substituto de Postiga foi para o seu lugar no ataque. Continuava o frágil Jorginho entre os duros do Boavista, que chegavam e sobravam para um Lucho e Meireles abandonados à dureza do seu trabalho. De qualquer das formas notou-se que o FCPorto tinha entendido que uma derrota poderia ser um grande passo atrás na conquista do grande objectivo final e já se viu mais querer, apesar de muito inconsequente e num lance de contra-ataque, como que a fazer crer que existem dias em que tudo acontece, os boavisteiros acabam por marcar o seu segundo golo.

Só depois do Lisandro entrar, a mais ou menos meia hora do fim, e com o recuo de Anderson para o meio campo, começou-se a ver mais FCPorto e numa excelente desmarcação de Adriano, este é rasteirado dentro da área. Penaltie que Lucho concretiza e reduz para 2-1. Renascia a esperança num melhor resultado, até porque o guarda-redes adversário foi expulso, passando os da casa a jogar com menos um jogador. A partir daí só deu FCPorto e foi com naturalidade que se foram vendo lances de algum perigo perto da baliza adversária, mas que nasciam de jogadas pouco pensadas, sem muito discernimento, em que apenas Anderson parecia querer colocar ordem à casa. Via-se que o coração já pensava mais que a cabeça, via-se que só por muita sorte se poderia chegar sequer ao empate. E assim terminou o jogo com o FCPorto a jogar, desde a saída de Cech para entrar Renteria, apenas com três defesas no desespero de chegar ao golo.

Quaresma merece que lhe dedique umas linhas, ou melhor, se calhar, e pelo que fez hoje, não merecia sequer que o referisse, mas cá vai. Existem jogadores pelos quais nada ou pouco esperamos e se estes falham, quase nem ligamos. Mas Quaresma é um grande jogador capaz de coisas incríveis, capaz de estar um jogo até muito apagado e de um momento para o outro resolvê-lo em favor da sua equipa. Mas o Quaresma de hoje, mesmo que resolvesse o jogo num desses lances, teria de levar uma nota muito negativa. Negativa por só jogar para si, desrespeitando o trabalhos dos outros, negativa por ter perdido um sem número de bolas infantilmente, negativa por nada ajudar na defesa e negativa por ter levado um cartão amarelo completamente desnecessário que o impede de ser opção no próximo jogo (tal como Bruno Alves). O Quaresma de hoje foi para mim o pior em campo, o Quaresma de hoje não tem lugar em nenhuma equipa desta primeira liga.

Agora mais que nunca o derby de hoje assume uma grande importância para o FCPorto, já que um empate manteria os dois mais directos competidores à distância. Mas o FCPorto continua em primeiro, seja qual for o resultado, e continua a depender de si próprio. Só espero que tenha servido de aviso o que se passou no Bessa, para que não tenha de depender dos outros.


PARABÉNS HEXA-CAMPEÕES

Parabéns à equipa de hóquei em patins do FCPorto pelo hexa-campeonato ganho ontem no pavilhão de Fânzeres, tendo vencido pela terceira vez o Benfica neste fase final do campeonato. Desta feita foi por um concludente 5-0.

PS: Na Opinião da Bancada está uma nova questão. Responda já aqui:
Porque perdeu o FCPorto no Bessa?
Pouco empenho da equipa
Táctica inicial desajustada
Treinador mexeu mal na equipa
Falta de sorte
Por culpa do arbitro
O adversário foi melhor

49 comentários:

  1. Que 1ª parte...apetece-me insultar tudo e todos...porra, nem digo mais nada.

    ResponderEliminar
  2. 1ª parte completamente oferecida ao adversário. Assim não, não vamos lá.

    Mais fé, se marcarmos cedo agora na 2ª parte ainda venceremos.

    Um abraço.
    PS: Tive de mudar da TVI para a RTPAfrica, já não aguentava a histeria do comentador de serviço.

    ResponderEliminar
  3. Assim NÃO meus senhores, ASSIM NÃO...onde está a garra ? porque Anderson só jogou 45 ? tantas perguntas, nem quero dizer mais nada...comentadores do pior, deviam mostrar aos jogadores como eles nos adoram para ver se eles acordam.

    Como jogámos melhor com pressão do que sem ela,continuo esperançado no título.

    ResponderEliminar
  4. eu axo k o jogo so começou para o porto apartir dos 70 min.o jesualdo mais uma vez foi cagao,via k na 1ºparte nao estavamos a conseguir ter controlo do jogo mexia na ekipa.se fosse eu tinha tirado o quaresma aos 60 min(logo depois de ter visto o amarelo).ele hoje deve ter feito uma promessa antes do jogo em como nao passava a bola a ninguem,e o jesulado nao teve tomates para tira-lo.o campeonato agora ta mais dificil por causa da deslocaçao a mata real,mas pode ser k a ekipa tenha consciencia dakilo k fez hoje e ate ao fim do campeonato jogo sempre no limite.

    ResponderEliminar
  5. e pronto, já começam os festejos...estes Zés Pereiras ganham a nós é o campeonato deles, já ouço a festa...é o que faz viver perto do Bessa...

    ResponderEliminar
  6. Postiga a defender no flanco direito: zero!
    Nem atacar nem defender.
    Equipa desunida, sem raça.
    Sem um treinador que saiba levantar a moral das hostes e instigar um espirito de vitoria.
    Falta de trabalho tactico em termos de ataque organizado. A desorganizaçao foi total.

    Conto 3 cruzamentos de morte ao primeiro poste sem ninguem para desviar. Isto com Adriano, Renteria e Lisandro em campo.

    1-Muita falta de trabalho tactico.

    2-Falta de mentalizaçao de vitoria como comprovam atitudes de falta de concentraçao do Quaresma durante todo o jogo.

    3-Falta de raça e trabalho fisico.

    4-Entrada à imagem do jogo no Dragao com o Sporting. O treinador nao tem coragem para mexer nas pedras e mudar a inferioridade numerica no meio campo, e assim, um desiquilibrio num flanco resulta em total falta de ligaçao ofensiva e acantonamento defensivo.

    No final foi penoso ver o Porto com um jogador a mais e a bombear bolas para a area, sem qualquer ligaçao no seu futebol, por falta de calma e mentalizaçao competitiva.
    Anderson é um autentico prodigio e nao fosse ele teriamos perdido por 2-0.

    Demasiado mau. Ou preparamos a proxima época com muito profissionalismo ou estas paragens de natal e estas folgas de 2 e 3 dias vao novamente estragar a temporada.

    No proximo jogo, sem Bruno Alves nem Quaresma, vamos precisar de um Anderson e um Lisandro ao melhor nivel. Espero que o Joao Paulo esteja bem.


    Uma nota final:
    Postiga, Ricardo Costa e Jorginho nao teem lugar na equipa e Cech é um grande jogador no meio campo mas a lateral esquerdo nao tem lugar. Como é possivel o Adriano ter sido considerado dispensavel?

    ResponderEliminar
  7. Nao aprendem nada com a equipa de hoquei.
    Esses sim merecem um grande aplauso.

    Continuo a acreditar no titulo e se amanha ocorrer um empate para o campeonato da segunda circular, teremos o titulo na mao.
    Mas é pena dar tantos pontos 'de graça' e ver os adversarios aproximarem-se por demérito nosso.

    ResponderEliminar
  8. Vergonhosa esta exibição!
    Culpado o prof. Jesualdo Ferreira que não montou uma equipa de combate.o Jorginho e o postiga não funcionaram e o Raul meireles não segurou o meio campo e o Quaresma jogou sozinho!!(merecia uma bola de presente só para ele!!)So mexeu na 2ª parte quando estava 2-0 e mesmo assim foi preciso o miudo Andersson pegar no jogo.. e nem contra 10 !!Que desorganização!!!Mais uma data de opções erradas(..) RENTERIA??..isto é muito mau..um campeonato quase ganho e agora estamos sob brasas!! A derrota em casa com o Est.Amadora em Leiria e agora esta é demais..
    Estou revoltado e decepcionado com o nosso treinador e as suas opções!!e não falem agora do arbitro que apesar de não marcar faltas a favor do FCP e de marcar sempre pontapé de baliza quando era Canto...estou verdadeiramente desapontado...
    Cumprimentos aziagos do Louro

    ResponderEliminar
  9. Só digo uma coisa: O Prof. não tem arcaboiço, tem medo, está no banco como quem está em plena trincheira debaixo de fogo, sempre acagaçado, com receio de ser atingido por algum objecto voador não identificado! Hoje também é verdade que tudo correu mal, meio campo muito macio para o jogo duro que se sabia o Boavista ia fazer,para uma série de tanques de guerra colocou três perninhas de arame!...A defesa falhou demasiado e o Fucille fez muita falta no lado esquerdo...Faltou músculo (porque não entra o João Paulo?)e foi aí na questão física que o Boavista segurou o Porto ganhou o jogo e depois restou-lhe esperar pelos eventuais erros da nossa defesa. R.Costa e Bruno Alves bastante mal no 1º golo...O R.Costa quase nem salta e depois aborrece-me solenemente com a sua atitude até parece ser ele o treinador, sempre a gesticular para os colegas em vez de dar o exemplo e correr como é sua obrigação! Já se sabia que seria mais ou menos assim, eu nunca tive dúvidas que seria um jogo deste tipo, durinho q.b. e se possível mais uns pozinhos (para isso lá estava o Sousa Maluco do árbitro)e parece-me que o único que não calculou isto foi o Prof...Se calhar também se formou na Universidade Independente! Vou jantar qualquer coisa e depois volto a passar por aqui.

    ResponderEliminar
  10. primeira parte sem nível.

    na 2º parte ainda podiamos ter feito o golo do empate mas foi demasiado coração e pouca cabeça-

    grande decepção.

    ResponderEliminar
  11. o Hóquei merece um post à parte.

    Parabéns por mais um campeonato !

    ResponderEliminar
  12. Não sei de quem é a culpa,o que sei é que o país desportivo rejubila,e portugal desportivo feliz = a portista triste!E eu sou PORTISTA,desde que me conheço,e isso representa muitos anos,mais do que aqueles que eu gostaria de contar!No entanto,e apesar de tudo ainda vamos à frente!Vamos ter fé,porque este campeonato se Deus quiser,vai saber por dez!Viva o FCP!Parabens aos do bessa,já ganharam o seu campeonato!

    ResponderEliminar
  13. No Bessa é permitido o Lucas defender com as maos dentro da grande area?

    No Bessa é permitido cortes com as maos que originam contra.ataques que dão golo?

    ...

    Porque nao oferecer-mos uma bola ao Quaresma para ele a levar pa casa???!
    Nao! Nao me esqueci do que faz e fez pelo Porto mas também nao me esqueci do que podia ter feito "mais" pelo Porto.

    Perdemos este jogo por culpa de um lampiao medricas que se senta no banco. (ponto final)

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  14. O Condor tem razão numa coisa, antes, em duas: somos todos portistas e, aconteça o que acontecer, amanhã ainda seremos primeiros.
    No resto, vocês desculpem-me todos mas desta vez quem está nervoso sou eu (eu diria até que estou f...): uma equipa que quer ser campeã (penso eu) vai jogar assim onde?
    Nervosismo em excesso - e eu, que sou teimoso, pergunto: naquele plantel e e equipa técnica não há ninguém que treine a parte psicológica?
    Desorganização táctica - onde caralho (pront, já desabafei) é que já se viu o Porto com 11, contra 10, a despejar bola atrás de bola para a área adversária?
    Equipa técnica sem rumo - Jesualdo não conhece o Boavista, nem o Pacheco? Entra com um meio campo macio, vê que Quaresma não dá uma para a caixa e não o tira, persiste no Postiga de início, teima em manter Anderson no banco até ao limite do impossível. Enfim, podemos ser campeões mas será mais por demérito alheio que mérito próprio.
    A dispensar com urgência: Ricardo Costa (uma besta), Cech (pelo menos da defesa), Jorginho, Hélder Postiga e o Renteria (mais uma vez, com uma bola nos pés para golo e faz um passe ao guarda-redes).
    Já agora, e para finalizar: o Porto não perdeu por culpa do árbitro.
    PELO MENOS GANHAMOS EM HÓQUEI EM PATINS... patins para alguns da equipa técnica e de futebol também não seria mal visto....

    ResponderEliminar
  15. Helton, Bosingwa, Pepe, João Paulo, Cech, Paulo Assunção, Lucho, Anderson, Jorginho, Adriano, Lisandro

    O Postiga é uma nulidade! O Ricardo Costa é mau e pouco inteligente (só me de lembrar que o Tonel nunca teve uma oportunidade por causa dele ainda fico mais doente). O Renteria é um total idiota e não faz a mínima ideia onde veio parar...só espero é que saiba jogar à bola!

    O Jesualdo...é enfim...nem bom, nem mau! O que nos falta mesmo é um líder dentro do campo (Volta Pedro Emanuel) que ponha toda a gente em ordem! Tb nos falta um líder que fale durante a semana...que nos faça respeitar...onde é que está ele?

    ResponderEliminar
  16. O Jesualdo... é enfim...
    Ora cá está uma excelente definição do dito professor.
    Eu ainda poderia apontar outros defeitos, mas acho que por hoje o melhor mesmo é ir dormitar...

    ResponderEliminar
  17. Já estou mais aconchegado e mesmo assim continuo triste e verdadeiramente fulo. Fico solenemente aborrecido com jogos deste tipo, em que se percebe ter sido feita uma leitura completamente errada de como encarar esta autêntica final...O Boavista tem uma equipa de luta, muito aguerrida sem grande técnica mas veloz e o Prof. deveria saber disso e precaver-se com um meio campo mais reforçado, mais encorpado e mais duro, pois deveria ter percebido que o árbitro não ia perder a oportunidade de permitir a livre distribuição de biscoitos aos jogadores Portistas! E os outros - os Boavisteiros - não se fizeram rogados fazendo exactamente aquilo que melhor sabem executar: dar e distribuir trauliteirada a torto e a direito! Aquele senhor Ricardo Costa - que me perdoe mas não o consigo suportar - para mim não serve para a defesa do Porto, não tem velocidade, não tem técnica, não tem garra, não tem aquilo que do outro lado o outro Ricardo, o Sousa, tem e de sobra, tempo de salto, força, espírito de luta e sacrifício! Marcou um golo na baliza contrária e salvou outro certo sobre a linha da sua baliza, foi ele afinal que deu em duas penadas a vitória ao Boavista.

    ResponderEliminar
  18. O FCP fez uma miséria de 1ª parte. E quando o Boavista não podia mais com as pernas o FC Porto insistiu nos balões para a área...

    Que desespero. Não fosse o Hélton e teriamos saido de saca cheia do Bessa.

    Poderia aproveitar para lembrar que não temos um líder em campo (e fora), mas prefiro dar os parabéns ao Boavista pelo excelente jogo que fizeram. O resto é falta de atitude e maturidade competitiva para lidar com esta fase do campeonato.

    Não acordem não...

    Abraços à bancada
    [[]]

    Parabén ao Hockey. Mas isso são coisas mais "simples". Um Hexa é história. Merece post.

    ResponderEliminar
  19. Grande vitória da equipa de hóquei em patins que nos mostrou o que é saber lutar até ao fim! Contra uma senhora equipa jogamos com uma garra extraordinária e conseguimos e que parecia muito difícil a avaliar pelo que aconteceu no 1.º jogo! O treinador Franklin Pais só começou a festejar a vitória a trinta/quarenta segundos do apito final embora o resultado já apresentasse há muito 5-0!

    ResponderEliminar
  20. Não posso é deixar de falar em R.Costa e Postiga. Pff. Vendam-nos dêem-nos. Façam qualquer coisa.

    Então o Postiga já nem o posso ver em campo. Que bailarina. Ofereçam-no ao benfica. Faria um parzinho de porcelana com o Nuno Gomes.

    [[]]

    ResponderEliminar
  21. Até amanhã, vou fazer como o Quintino, tentar dormir...E ler um pouco sobre como conseguir alcançar a perfeição!Ou andar lá perto...

    ResponderEliminar
  22. Rectifico: não é Ricardo o Sousa mas sim o Silva! Estou mesmo assarapantado.......

    ResponderEliminar
  23. Se vencêssemos seriamoas campeões com toda a certeza! Assim o campeonato está em risco!
    Hoje perdemos porque os caceteiros pró-clubeslisboetas da Avenida fizeram o jogo das vidas deles como sempre! No fim a alegria deles pela vitória era quase nojenta!Hoje perdemos tb porque não fomos suficientemente fortes, fomos até fracos e sem chama! Hoje perdemos porque Jesualdo não foi corajoso! Hoje perdemos porque o Postiga e o RCosta e o Jorginho são demasiado fracos para jogarem neste clube! Hoje fomos derrotados porque o Pepe, o Assunção, o fucile etc não estiveram presentes! Hoje derrotaram-nos porque o Anderson e o Lisandro não jogaram de iníciotal como deveriam!Hoje perdemos porque não houve a consciência que este jogo era para GANHAR e ponto final!
    Espero que não tenhamos perdido o campeonato...amanhã saberemos mais.

    ResponderEliminar
  24. Hóquei em patins, no pavilhão de fanzeres, foi de deitar a casa abaixo!
    Eu estive lá! adorei o ambiente! Já n via um ambiente daqueles, desde que o Mourinho ganhou em Gelsenkierchen!
    A minha voz ainda está rouca de alegria :)
    A claque estaria de parabéns, se não fossem os petardos durante o jogo...
    Parabéns equipa de hóquei do Porto!


    No futebol, foi aquela desgraça...

    ResponderEliminar
  25. Coisas boas! O Lucho está a começar a jogar, já ninguem fica nervoso com o Helton, o Anderson vai rebentar com os adversários no resto do campeonato, o Bosingwa é top e Pepe e o Assunção estão a ficar disponíveis!

    ....estou em mentalização para tentar encontrar alguma coisa de positivo nesta derrota....

    ResponderEliminar
  26. Os culpados disto tudo são o meireles que anda sempre a dizer mal de tudo, o zirtaev que anda a desestabilizar a equipa com as sondagens, o rui moreira que dá entrevistas parvas. são esses os inimigos. no clube está tudo bem e na sad está tudo optimo, as contrataçoes foram um sucesso e o renteria é fantástico. Assina: FC Limpa Tudo

    ResponderEliminar
  27. Que desilusão... como é possivel jogar tão mal?

    ResponderEliminar
  28. Com que então PortistadeParedes, sou eu o culpado? Eu que me contive ao máximo para estar calado e não desestabilizar em nada a equipa com algo inconveniente que pudesse dizer até à hora do jogo, eu que prometi já não sei quantas vezes cumprir votos e sempre que eles foram satisfeitos cumpri-os com um esforço digno de um autêntico herói da Grécia Clássica?...Eu que ainda não consegui dormir hoje coisa de jeito porque gosto tanto do Raio deste Clube se calhar muito mais do que deveria e do que mim próprio? Até tive pesadelos, acreditem...E claro porque não conseguia conciliar um sono minimamente retemperador, aqui vim procurar algum alento, alguma palavra que me fizesse diminuir o sofrimento e me fizesse sorrir um pouco que fosse, para poder encarar este dia de Domingo com alguma coragem...Eu sei PortistadeParedesFCLimpaTudo, tu apenas quizes-te ironizar com a tua alusão, eu compreendo-te, nestes casos, brincando com a minha generosa e "naif" mulher até lhe costumo dizer que penso que ela é mas é Benfiquista e por isso estas coisas acontecem! E ela fica tão triste com as minhas palavras que me faz vir as lágrimas aos olhos ao fazer-me sentir sem pronunciar sequer uma palavra, toda a minha injustiça! Depois rimos da minha parvoíce e ela confessando que quem devia ser o Treinador do Porto era eu porque na sua perspectiva, percebo mais de Futebol do que uma série de Jesualdos todos juntos que por aí pululam! Mas eu segredo-lhe que não pode ser, porque ninguém me conhece, porque não tenho sequer o Curso de Treinador e apenas vejo o jogo apaixonadamente, tão apaixonadamente como o fazia quando tinha apenas tenra idade e jogava a bola horas seguidas, com outros miúdos muito mais sabidos e duros do que eu dias inteiros, até o Sol ter desaparecido por completo e nada nem ninguém, querer mais cheirar sequer a "maldita" da bola que estava para ali toda desfeita de tão maltratada! Depois era regressar a casa a cheirar e regado de suor por todos os lados, esconder cuidadosamente os sapatos todos esbutenados e as roupas rasgadas dos olhos condoídos dos meus avós e sonhar com o glorioso dia seguinte em que me apresentaria ainda mais imperial e sabedor no jogo, no muda aos cento e trinta e tal a acaba sei lá às quantas centenas de golos e ou caneladas...Raio, se os jogadores do Porto fossem todos como eu era, como todos nós éramos, estou convencido que só nos conseguiam ganhar quando estivéssemos ou todos mortos, ou então tão cansados de ganhar que nos nasceriam no peito assomos de verdadeira generosidade Cristã! Quando vejo um jogador de agora cair para o lado com um toquesinho de merd... e a contorcer-se com dores(?) - as câmaras a tentarem curiosamente verificar com inútil esforço de Zoonz ampliadíssimos para conseguir mostrar quando muito, umas simples arranhadelas - até me dá vontade de rir com a verdadeira mariquice, dos jovens jogadores de hoje! Eu chegava a casa com os joelhos, as pernas e os braços cheios de rasgões, com sangue e areia ainda misturados a polvilhar as feridas e pensava cá para comigo - que raio de mariquice é esta de me estar a preocupar com tão pouca coisa e a desinfectar com água fervida, álcool e depois se houvesse, algum mercúrio cromo só para embelezar um pouco a coisa! Agora um toque no nariz e eles atiram-se para o chão arevirarem os lábios à procura desesperada de uma pintinha de sangue como se fossem meretrizes e ficam ali a acenar convulsivamente como se estivessem em pleno estertor da morte, para que alguém lhes vá rápido, rápido fazer umas festinhas, amaciar o ego e dar umas palmadinhas nas costas ou noutro sítio mais desejado! Vão todos mas todos é passear e cheirar os lírios do campo!...

    ResponderEliminar
  29. Após uma tarde perfeita ( parabéns Hoquei), vitórias em basquet e andebol, tudo corria às mil maravilhas.
    Fui ao bessa e durante os primeiros 30 minutos não acreditava no que via. Quem era o primeiro classificado? Quem jogava para ganhar??? quem queria ser campeão???
    Depois também quase nada melhorou, o treinador não é motivador e mexe tarde na equipa, os jogadores deviam estar avisados para o jogo do boavista ( nem é preciso ) e nada fizeram, cabeça baixa e descontrolo emocional.Neste aspecto óscar para o Quaresma, um completo flop que passou a vida a jogar só e a estragar tudo. Anderson, muito bem.
    Agora arriscamos morrer na praia, esperemos um empate para hoje, ao que chegamos.
    Depois, foi um rtegresso triste a casa e uma insónia do caraças.
    Mais não digo por hoje.

    ResponderEliminar
  30. Custa mt ver uma equipa como o FCP ter de passar por toda esta aflição p ganhar um campeonato que já podia estar ganho há algumas jornadas..concordo com td o q foi dito aqui:
    R.Costa só sabe dar pau, resmungar e gesticular c os colegas (pff vendam-o)
    postiga falta-lhe atitude
    quaresma dá pena de ver (é aqui q se vê a falta que treinadores como mourinho ou até co adrianse fazem p disciplinar jogadores cm este)
    Bruno alves tem melhorado bastante de facto mas ainda tem mt que aprender
    Renteria é jogador d futbol?devia jogar na mesma equipa que o lucas mareque não?são os dois mt bons..
    Prof. Jesualdo Ferreira!onde está a garra, atitude, coragem, audacia, destreza, conhecimento que tanto apreciamos num treinador??as equipas adversarias não se estudam?os jogos não são preparados?no intervalo não se faz nada??puxar orelhas aos jogadores, motiva-los??lisandor e anderson n banco??é preciso estar a perder 2-0??
    ainda dependemos de nós não podemos esquecer isso e eu acredito q vamos ser campeoes, mas q isto não era necessário não era..ter de aturar benfiquistas e sportinguistas até ao fim c esperança de ganhar o campeonato..aiai
    a equipa de futbol não perdia nd em olhar para o exemplo da equipa de hockey..essa sim uma equipa à porto PARABÉNS!!
    p semana há mais q possamos estar ca outra vez e mais bem dispostos claro

    Cumprimentos portistas p todos

    ResponderEliminar
  31. Foi realmente mau de mais.
    Os jogadores pareceram retraídos e até os desequilibradores, como o Quaresma não se viram. Ou melhor viram-se pela negativa.

    Continuo a acreditar que seremos campeões.

    Sem mais margem para erros
    talvez os jogadores se apliquem a 100% e fiquem mais concentrados.

    ResponderEliminar
  32. O meu telefone não pára de tocar.

    Acho que é porque o FCP não jogou nada ontem...

    E o pior é que o árbitro até ajudou...

    Argumentos?
    Ó pá! ainda vamos em 1º...


    [[]]

    ResponderEliminar
  33. Depois de o FCP ter feito entradas de rompante, nos últimos jogos, definindo a vitória logo de início, percebeu-se que o Boavista pretendia fazer uma pressão forte nos minutos iniciais, para contrariar aquele que costuma ser o nosso período.
    Essa pressão revelou a maior falha do FCP - o facto de, quando pressionado, não saber guardar a bola. É óbvio que nenhuma equipa domina um jogo durante 90 min., e por isso é preciso alguma inteligência na gestão da posse de bola, procurando controlá-la e "escondê-la" quando o adversário está mais activo. O FCP não sabe fazer isso.
    Viram-se, então, diversas iniciativas do Boavista. Aos 15 min., numa falha defensiva, sofremos o golo. Mas acho que esse momento não foi o pior - já que se viu uma reacção, embora fugaz, ao golo. O pior aconteceu alguns minutos depois, quando numa nova falha defensiva, Helton salva o golo numa defesa verdadeiramente espantosa. Penso que foi esse momento que abalou muitos jogadores, que sentiram que o Boavista podia mesmo chegar ao 2º - e aumentando os nervos. Esta seria a altura ideal para Jesualdo mexer na equipa, tirando Postiga - que estava a entregar o nosso flanco direito ao adversário - e metendo Lisandro (troca por troca) ou Anderson no meio-campo, investindo mais pela esquerda, e colocando Quaresma na direita. Ambas as opções seriam válidas.
    A opção de Jesualdo - de ficar quieto - fez com que o nervosismo se mantivesse, conduzindo a mais falhas defensivas, e com que o meio-campo continuasse em inferioridade. Num contra-ataque rápido, sofremos o 2º.
    Na segunda parte, tudo foi diferente e jogamos com outra garra. A equipa mudou imenso com as entradas de Lisandro e Anderson (não me deixo de surpreender com a extraordinária visão de jogo que este jogador revela nesta idade). Tivemos azar em diversos lances. Justificava-se o empate, ou mesmo uma vitória nossa, pelo domínio avassalador da 2ª parte. Considerando os 90 min., tivemos mais posse de bola, mais remates, mais cantos e mais oportunidades. Pareceu-me que, se o meio-campo do Boavista sempre me pareceu sólido e batalhador, a sua defesa parecia algo débil quando era um pouco apertada.
    Derrota amarga, que complica as contas para o título, mas não o compromete. Continuamos a depender de nós próprios, e faltam 3 jogos ao nosso alcance.
    Contra o Nacional, estamos sem B. Alves e sem Quaresma, mas espero que já tenhamos P. Assunção (que facilita a utilização de Anderson a titular, podendo ser usado em vez de Quaresma, e permitindo a substuição de Postiga por Lisandro) e, quem sabe, de Pepe.

    ResponderEliminar
  34. O Penaltie foi mesmo cavado pelo Adriano, mas àquela velocidade qualquer árbitro era "papado" como o "Maluco do Sousa" foi...Já repararam na verdadeira cara de tolinho que ele tem?... Parece familiar do Paraty, duas fotocópias dois autênticos Zuumbies, que andam meios adormecidos pelos campos do nosso quadrilátero terreno, a fazer asneiras atrás de asneiras com um ar dos mais naturais do Mundo. Mas para além do penaltie ficaram muita outras coisas para dizer, como a falta que antecede o 2.golo dos "remendados", a permissividade ao jogo duro dos "panteras" e os amarelos cirúrgicos a colocar de fora dois jogadores importantes, embora no caso do Quaresma fosse ele próprio a pedir o cartão com aquele estúpido acto de chutar a bola para onde estava virado, depois de a ter perdido infantilmente! Mas a TVI tão zelosa, até colocou o Anderson de fora no próximo jogo ele que presumo, não devia ter somado ainda quatro cartões amarelos, a não ser que fossem os acumulados durante os vários meses de tratamentos que teve de fazer, para poder curar a perna que lhe foi partida pelo Grego Katsouranis! De resto, uma não, duas mãos dentro da área e aquele pontapésinho na cara do Lisandro, dada assim meigamente como quem não quer a coisa, pelo recém descoberto internacional Litchensteiniano são pormenores sem qualquer importância de relevo, demais a mais, tudo o que fôr contra o Porto não conta, ou melhor conta, mas é a favor dos que deixam passar essas anomalias...Anomalias? Normalidades!...

    ResponderEliminar
  35. Boas notícias de Lisboa. Para sermos campeões, precisamos de duas vitórias e um empate. Podia ser bem pior.

    ResponderEliminar
  36. Já podíamos festejar na próxima semana...mas valeu,é como diz o post..que sirva de aviso

    ResponderEliminar
  37. O Paulo Bento não viu o lance do Caneira,estava longe.

    Eu a pensar que ele estava a olhar para o chão.

    ResponderEliminar
  38. Do mal o menos!A mediocridade lisbonense empatou o clássico eterno!Só perdemos um pontinho para o segundo classificado!Agora ó malta,por favor vamos jogar um bocadito mais nestes tres jogos que faltam,não é preciso jogar de caralho,basta só um pouquito mais,pois só dependemos de nós!Será pedir muito?acho que não,uma ves que não me dirijo ao homem do talho cá da zona!

    ResponderEliminar
  39. Melhor resultado não podia vir do sul, dadas as circunstâncias. Como diz o Nuno precisamos de duas vitórias e um empate. Se vencermos no Dragão e empatar-mos em Paços de Ferreira, por exemplo, somos campeões.

    Se por um lado temos sofrido, desde que começou a 2ª volta, completamente por culpa própria, por outro lado os adversários estão-nos a dar todas as oportunidades para sermos campeões. Se não o formos é vergonhoso e imperdoável.

    Lá teremos de festejar o título mesmo no fim, vai saber muito melhor :-).

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  40. Algo que me esqueci de dizer no post. Lisandro é o verdadeiro jogador à Porto e um exemplo a seguir pelos outros. Depois dele entrar o FCPorto foi outro.

    Preocupa-me para a próxima semana a falta de BAlves. RCosta e João Paulo... esperemos que o Paulo Assunção esteja de regresso. Já o Quaresma de ontem não vai fazer falta alguma.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  41. Pedro Sousa,

    não quero estar aqui a fazer o papel de adversário do FCP dando N exemplos em que o árbitro nos beneficiou na parte final do jogo. Não tenho palas nos olhos. E se sou o 1º a criticar "ajudas" que slb e scp já receberam esta época não posso ser hipócrita e simplesmente omitir um comentário honesto.

    Não vi um único amarelo que não tenha sido bem dado aos jogadores do FCP. (já que deu o exemplo dos amarelos)

    Simplesmente o Boavista foi melhor. E mereceu largamente a vitória. Não fosse o Hélton...

    Em Lisboa fizeram-nos o favor de nos ajudar. anularam-se um ao outro. Sendo que o benfica demonstrou que não pode sonhar mais do que aquilo.

    Vamos em primeiro e os jogadores só tem é de honrar a nossa história correndo e lutando com cabeça e maturidade, coisa que não vi neste jogo. Quero acreditar que foi apenas um percalço fruto dos nervos e que conseguirão nos dar 3 vitórias consecutivas para podermos fazer a festa merecida.

    Abraço à bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  42. É verdade Zirtaev, eles não têm mesmo capacidade para chegar à frente, uns entram a matar e mais uma vez quase na 1.ª jogada golo! E depois é esperar pelo erro dos demais, mas nem sempre as coisas correm bem e lá veio o empate numa oferta do Nani suponho! O árbitro mostrou à saciedade que deve ser Sportinguista, mas tudo bem desde que os títulos fiquem em Lisboa...Agora este é daqueles jogos em que tudo mas tudo me sabe a mel: golo do Sporting é golo contra o Benfica, golo do Benfica é golo contra o Sporting, falta mal assinalada para o Sporting é prejuízo do Benfica e o contrário idem, aspas, aspas...Lesão de um jogador do Benfica, ainda bem, se for de um Sportinguista já devia ter sido! Saiu o Pitt Bull todo roto: Boa!... O Ricardito do Montijo magoou-se no tendão de Aquiles: só isso?!... Ganha o Sporting perde o Benfica, ganha o Benfica perde o Sporting!....Deviam ser sempre destes, os jogos dos nossos rivais, ficavamos sempre a sorrir!...Aliás ontem eles devem ter sentido algo do mesmo, embora eu tenha o "leve pressentimento" que torciam mais pelo Boavista, não terá sido???...Agora meus caros vou-vos fazer uma confissão: hoje gritei pelos dois, sem muito entusiasmo mas foi assim mesmo...Golo!...Golo!...Fod......!
    E a partir daqui vou manter um silêncio sabático, dando apenas como remate final, um recadinho ao Prof: ó mestre, meta lá P.F. o João Paulo!

    ResponderEliminar
  43. Este resultado mourisco ter-nos-ia dado o campeonato se tivessemos ganho! Tenho receio de perder o campeonato para o SCP...vamos ver...espero que não...

    ResponderEliminar
  44. Pedro Sousa,

    quem repara no que aqui escrevo sabe bem do desespero que é para mim ver o Postiga a envergar a camisola do FCP.

    Quando foi para o Tottenham fiz festa. Ve-lo a chegar uma época depois por 7 milhões de euros + P. Mendes (que considero excelente jogador) foi martelada a mais para a minha já pouca paciência. e vir receber 5 vezes mais do que já recebia...é muito mau para ser verdade.

    Vê-lo a titular simplesmente deixa-me fora de mim. É o jogador porcelana. Isso não é jogador para o FCP.

    Quanto a treinadores tenho por hábito apenas fazer críticas no final da época. Foi assim com todos menos com o F. Santos de que nunca gostei da sua forma de trabalhar equipas. Nem mesmo quando teve "algum" sucesso no meu Estoril-Praia. Já na amoreira eu era um contestatário ao engenheiro.

    O Jesualdo herdou um plantel que não é o dele e talvez tenhamos que ter alguma condescendência. Ainda assim é obrigado a ser campeão.

    Abraço à bancada e ao Pedro em particular.
    [[]]

    ResponderEliminar
  45. aconteceu o melhor resultado.
    mas não podemos ter outro precalço como no bessa.

    já repararam que a luz só enche com a visita do mágico Porto !!!

    ResponderEliminar
  46. "Lisandro é o verdadeiro jogador à Porto e um exemplo a seguir pelos outros. "
    exactamente !
    Anderson e Lisandro tem de ser titulares no próximo jogo.
    Postiga no banco !!!!!!!!

    ResponderEliminar
  47. repito o q o bandiduh disse:
    Coisas boas! O Lucho está a começar a jogar, já ninguem fica nervoso com o Helton, o Anderson vai rebentar com os adversários no resto do campeonato, o Bosingwa é top e Pepe e o Assunção estão a ficar disponíveis! E O Porto vai chegar lá, tenhamos fé. E nada de críticas agora.

    ResponderEliminar
  48. Também tenho pela convicção de que vamos ser CAMPEÕES mas não era necessário tanto sofrimento no final ...

    o problema do bosingwa é que tanto tem de TOP como de repente tem umas paragens cerebrais que arrasam o coração de qualquer portista

    ResponderEliminar