23 junho 2007

Gomes, o bibota

Aproveitando a reaproximação entre o presidente Pinto da Costa e o bibota de ouro Fernando Gomes, o que deixa transparecer que a tempestade já lá vai, coloco aqui um texto que mostra quem foi este grande goleador e a grande paixão que representa o FCPorto para ele, que foi o meu e o ídolo infância de muitos portistas. Servem também estas palavras para os mais velhos se recordarem de alguns grandes momentos e dá a conhecer aos mais novos um dos eternos símbolos deste glorioso clube.

O homem golo

É o melhor marcador de toda a história do FC Porto. É o homem que mais golos conseguiu no Estádio das Antas.

Fernando Gomes não esquece o seu primeiro jogo, a 8 de Setembro de 1974, frente à CUF, no Estádio das Antas: "Não podia ter corrido melhor. Vestia pela primeira vez a camiso­la da equipa principal do Porto, o meu clube de coração, e marquei os dois golos da vitória."

Não demorou muito e Gomes ganhou o estatuto de um dos meninos queridos da massa associativa e alimentava esse estatuto com golos que ficaram para a história. Ajudou à con­quista do histórico bi-campeonato 77-78 e 78-79, e, por essa altura, já coleccionava "Bolas de Prata". A 24 de Outubro de 1979 vive uma das noites mágicas das Antas. "O Porto derrotou o Real Madrid por 2-1, marquei os dois golos. Fabuloso."

O estádio vibrou, e de que forma, com aquele triunfo histórico: "Para mim soube a dobrar pois no dia anterior lesionei-me no adutor da perna direita, e, curiosamente, foi com o pé direito, que marquei os dois golos, e ajudei a der­rotar o poderoso Real Madrid."

Gomes opta pela carreira no estrangeiro, esteve duas épocas em Espanha ao serviço do Gijon mas regressa às Antas pela mão de Pinto da Costa. Pouco depois o Porto dá início a uma das mais brilhantes campanhas europeias do clube. O primeiro adversário na Taça das Taças é o Dínamo de Zagreb. Na primeira mão o Porto perdeu por 2-1. "Marquei o nosso golo, mas fiz o único penalti da minha carreira e acabámos por ser derrotados." Quinze dias depois, numa noite de chuva, a 28 de Setembro de 1983, lá estava o Estádio das Antas cheio, à espera de um único tento para que a equipa seguisse em frente na Taça das Taças. Foi tudo muito doloroso, "jogá­mos muito bem, dominámos do princípio ao fim, tivemos, sem exagero, umas dez ocasiões de golo, mas a sorte não que­ria nada connosco. O tempo passava e já ninguém acreditava na possibilidade de vencermos a eliminatória. Tínhamos a consciência de que o jogo já estava nos descontos, nas ban­cadas já se viam clareiras, pois alguns dos nossos adeptos abandonavam o estádio perante tal destino. Até que, depois de alguma confusão na área e de alguns ressaltos, consigo o golo. Foi uma sensação indescritível, corri de uma baliza à outra, nas bancadas só se via gente aos saltos, guarda-chuvas pelo ar.... Uma festa imensa. Foi dos golos que vivi com mais intensidade em toda a minha carreira".

O Porto haveria de chegar à final da Taça das Taças, onde foi derrotado pela Juventus. A frustração foi atenuada à custa de mais um bi-campeonato, em 1984-85, época em que Fernando Gomes foi pela segunda vez o melhor goleador da Europa com 39 golos. No último jogo do novo "bi", o Porto estava obrigado a vencer o Covilhã, tal a pressão exercida pelo Benfica. As Antas gelam quando os serranos fazem o 0-1, o Porto chega ao intervalo a perder e o Benfica é virtual­mente o novo campeão. "Sabíamos que tínhamos de vencer mas estava tudo muito complicado. Sentia-se o nervoso miudinho que passeava nas bancadas." Mas Fernando Gomes depressa acalmou os sócios do FC Porto. "Num dos golos mais bonitos da minha carreira, consegui o empate. Estava na área, descaído para o lado esquerdo, recebo um cruzamento no peito e sem deixar cair a bola, todo no ar, remato para golo. É decididamente um dos golos mais boni­tos que marquei." O Porto venceu por 4-2, Gomes ainda mar­cou outro golo e viveu mais um dia de conquista e alegria no Estádio das Antas.

No álbum de recordações destaca ainda dois jogos da temporada 1976-77. "Por duas vezes consegui marcar seis golos numa partida. Frente ao Atlético, vencemos por 8-2 e contra o Belenenses a quem ganhamos por 8-0."

A fechar uma vida de memórias no Estádio das Antas, uma das recordações mais intensas. Já com a camisola do Sporting, Fernando Gomes vai jogar às Antas, estava na últi­ma época da sua carreira. "Durante o jogo mantive-me o mais distante possível de todas as recordações que tinha daquele estádio. Fiz o meu trabalho, honrei a camisola do Sporting e como sempre dei o máximo." No fim da partida foi impossível conter as emo­ções. Fernando Gomes despe a camisola do Sporting e vai entregá-la à claque do FC Porto. "Na­quele momento eu não sabia se levava a cami­sola do Sporting ou a do Porto. Pediram-me tanto a minha camisola que fiquei confuso, tive a sen­sação de sempre, ía ali como jogador do Porto dar a minha camisola. Algo que fiz dezenas de vezes ao longo da car­reira." Assim se despediu Fernando Gomes da massa associa­tiva do Porto, "não foi a despedida que sempre desejei, pois tinha o sonho de acabar a carreira de azul e branco ao peito. Eu que sempre ultrapassei todas as dificuldades não consegui esse final de carreira. Quem tinha o poder de decidir optou por me dispensar. A vida às vezes não nos dá o que queremos. 14 anos depois mantenho o desejo e a vontade de regressar ao meu clube de sempre".

In t’Antas Glórias de Júlio Magalhães, Págs. 49, 50 e 51, Edição de Novembro de 2003

22 comentários:

  1. Fui colega de turma do Gomes no Liceu Alexandre Herculano durante dois anos lectivos, já ele era um sobredotado para as artes do futebol. Jogar na equipa dele era garantida a vitória, marcava de qualquer maneira nos renhidos campeonatos que disputavamos nos intervalos com bolas de plástico trazidas clandestinamente - era proibido jogar mas desafiavamos a lei - ou na aulas de Educação Física.
    Gomes já era conhecido e admirado pelos colegas e professores de "ginástica", lembro-me das palavras de um deles num jogo contra a Ramalho com a selecção do Alexandre, " este tipo é um tratado ".
    No ano seguinte ingressou no FCPorto, seu Clube de sempre, defendendo o Porto nas intermináveis discussões que tinhamos com os benfas, numa época em que ainda nada ganhavamos e daí para a frente foi o que se viu, estando eu, nessa altura, longe de imaginar as alegrias que aquele colega me iria proporcionar.
    Já não nos vemos há mais de duas décadas, provavelmente nem se lembra da maioria dos colegas da turma, mas para mim será sempre uma enorme referência e fico agora feliz pelo seu regresso à sua casa de sempre depois de ultrapassadas as divergências com o Presidente.

    ResponderEliminar
  2. simplesmente,o melhor ponta de lança de Portugal de sempre.quem dera que ainda pudesse fazer uma perninha para fazer roer de inveja os ponta de lança que temos,e poder-mos matar saudades.
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. mais que merecido este destaque a um dos meus ídolos.

    recordo-me bem do choque que tive com a sua lesão que o impediu de ir a Viena. Choque pela tremenda injustiça para com tamanho jogador e símbolo do clube.

    ResponderEliminar
  4. Vi não só esse primeiro jogo do Gomes com a CUF, como cheguei a ver o Gomes nos juniores. Lembro-me praticamente de todas estas passagens da sua carreira, à excepção do jogo com o Dínamo de Zagreb. Vi as goleadas ao Atlético e ao Belenenses, até os "6 golos" que ele falhou na semifinal com o Aberdeeen até meter uma que nos deu 1-0 e Vermelhinho completou depois em Pittodrie com um dos mais fantásticos golos de sempre a carimbar a passagem à final das Taças.
    Vi também, e contrario a versão "amigável" que é simpática para o jogador, a oferta da camisola do Sporting ao Tribunal, pois o túnel era ali. A verdade é que a massa associativa não gostou e esse gesto acirrou os ânimos contra Gomes, que não doi despedido nem dispensado, simplesmente não renovou contrato e optou por continuar a sua carreira em Alvalade. Os factos são estes, não adiante disfarçar, os sócios não gostaram e até rejeitaram a camisola que Gomes ofereceu, foi mesmo um tumulto contra Gomes naquela zona.
    Quanto ao símbolo do Porto, obviamente, nunca deixou de o ser. Vi golos e golos do Gomes, não perdia um jogo nas Antas, salvo alguns das eurotaças. Esse do Real Madrid assisti no antigo "sucateiro" (o nosso 3º anel), não havia bilhetes, tive de faltar às aulas à noite e nem foi a 1ª vez... No Bernabéu perdemos 1-0 quase no fim e Gomes tinha falhado um golo com a baliza aberta, tipo Djaló nos sub-21.
    A verdade é que, tal como Beckham, Gomes mal fintava um adversário, nem fintava um guarda-redes e se o tentava era só para ganhar um penálti como, nesse ano de 74, contra o Wolverhampton. Era o nosso Gerd Müller, o bombardeiro portista que uma vez em Famalicão, no ano do bis, marcou de costas, pois um remate de um colega desviou nele à entrada da área e foi o primeiro de cinco a zero.

    ResponderEliminar
  5. off-topic

    este título do Record é sintomático de todo o processo Apito Dourado

    Apito Dourado: Benfica também pedia árbitros
    ESCUTAS NÃO FORAM VALORIZADAS

    seria muito interessante saber da boca da Morgado o que leva estas escutas a não serem valorizadas !!
    será apenas porque não envolvem o Futebol Clube do Porto ?
    será esse o factor de valorização ?

    ResponderEliminar
  6. http://souportistacomorgulho.blogspot.com/2007_06_01_archive.html

    Este link foi colocado ontem na caixa de comentários pelo offshore e refere-se a uma notícia saída na edição impressa do "Correio da Manhã" que relata algumas escutas comprometedoras que associavam o Benfica à escolha de árbitros para os seus jogos.
    FINALMENTE ALGUÉM PARECIA COLOCAR O DEDO NA FERIDA...

    Mas, curiosamente, no dia seguinte leio a seguinte notícia no JN:

    'Crise directiva no "Correio da Manhã"

    O subdirector do jornal "Correio da Manhã" no Porto, Manuel Queiroz, foi demitido ontem ao início da tarde e a decisão da administração do matutino foi comunicada à Redacção pouco depois. Além do director, foi afastado do cargo de coordenador da edição no Norte Luís Lopes.

    Ao JN, Manuel Queiroz confirmou já não fazer parte da direcção do 'Correio da Manhã', mas não quis adiantar qualquer motivo para a sua demissão do cargo. Também não quis dizer se continuaria a trabalhar naquele jornal.À redacção foi anunciado que ficará como editor interino Secundino Cunha de Braga até ser nomeado um novo editor para a edição do Porto. Não se sabe ainda quem ocupará esse cargo.

    Sabe-se que haverá alguma reviravolta, uma vez que o cargo de director no Porto deixa de existir, mantendo-se a Direcção toda em Lisboa.

    A Direcção do 'Correio da Manhã', contactada pelo JN, não quis comentar a situação.'


    http://jn.sapo.pt/2007/06/23/ultima/crise_directiva_correio_manha.html

    AINDA HÁ ALGUÉM QUE ACREDITE QUE A COMUNICAÇÃO SOCIAL NÃO É TOTALMENTE MANIPULADA POR ESTA CORJA BENFIQUISTA?!

    Este assunto vai morrer. Nenhum dos outros jornais ou televisões se vai dedicar a investigar este "estranho" despedimento. Mas nós não podemos ficar calados!

    ResponderEliminar
  7. Falta apenas acrescentar que, como bem refere o josedasilvapereira do Blog "Sou Portista Com Muito Orgulho", a notícia do CM não se encontra online, para não fazer muito alarido...

    ResponderEliminar
  8. Fiquei muito magoado quando ele rumou a Alvalade, não entendia que ele pudesse fazer isso assim sem nenhuns constrangimentos...Domingos quase seguiu o mesmo caminho mas foi travado a tempo dizem que em plena viagem para Lisboa. Eu sei que eles são profissionais e devem buscar o melhor para si e para as suas famílias, mas nisto do Futebol os Clubes representam muito mais do que uma simples Entidade Patronal e assentam em Paixões que nos fazem ver todos estes movimentos de forma pouco isenta...São os óculos reguladores a funcionar. Ainda há duas semanas estive no Olival para ver os Júniores, a meu lado estava o Drulovic e eu sem sequer pensar nisso "vi-o" de camisola do Benfica envergada, foi inevitável essa associação ainda para mais naquele jogo. Ele queria ver o jogo mas estava tudo repleto, as bancadas completamente cheias e o único sector um pouco mais vago era o reservado aos adeptos do Benfica e senti que ele rumava para lá, seria o descrédito total naquele ambiente, mas era perfeitamente compreensível aquele seu impulso, eu próprio não me importava de saltar para lá, o que eu queria era ver o jogo e não estava a consegui-lo ali de forma alguma, mas eu, estava ali na condição de cidadão anónimo, ele não podia usar esse estatuto, tinha sido um símbolo do FCPorto e foi em determinada altura assim "usado" como arma de arremesso contra nós e isso "ele" não podia ignorar, mesmo que invocasse as razões mais justas que conseguisse recordar. Lá o vi a tentar espreitar entre a mole humana e eu vim embora, era preferível seguir outro caminho que aquele ridículo gesticular a tentar conseguir uma aberta...Eu sentia que era inútil a minha presença, estava tudo sob controle e fui-me tranquilo, tomar um café e comprar pão no café mais central da zona do Olival...Ficaram na memória aqueles momentos de confusão, Drulovic, Areias, Helder Barbosa ali a tentarem inutilmente ver o que se passava uns metros abaixo...Fico contente por tudo ter levado o rumo que era o mais acertado, Gomes é uma figura do Clube, sente-o tanto como eu o sinto, é ali o seu lugar!

    ResponderEliminar
  9. Relativamente à manipulação da Comunicação Social alguém duvida que ela exista? Na segunda feira o próprio Seara confessou que se houvesse alguém que quisesse fazer mal ao Benfica -isto a propósito do Berardo- mesmo invocando o facto de ser Benfiquista, dificilmente passearia incólume pelas ruas da cidade de Lisboa! Ninguém deu importância a este pequeno desabafo, mas ele reflecte bem o que é a verdade no Desporto e a sua
    reflexão sobre a Sociedade...A realidade é que nesse mesmo dia ou no "dia seguinte" o "coitado" do Joe teve que vir pedir desculpas públicas, pelas atoardas que tinha proferido dias antes! É que isto de se ser rico não redunda sempre em total imunidade, especialmente se se mexe com o Status instalado no Poder! As ruas "da sua cidade" são muitas vezes longas e escuras...

    ResponderEliminar
  10. Off-shore, a questão das escutas serem irrelevantes para Morgado, as que envolvem e comprometem os mouros, na verdade tem problemas a montante.
    A questão, entre muitas outras que para mim viciam este assunto indelevelmente e lhe retiram toda a credibilidade por se basearem num segmento do futebol só possível por parcialidade - e resta saber se não há questões políticas de esvaziamento do processo Casa Pia, com a mudança de Governo e, depois, de PGR, como se sabe -, surge ANTES da Morgado.
    Surge porque, quando alguém decide fazer escutas a certos telefones, não fazem escutas a (outros) certos telefones.
    Isto é: o Apito Dourado é mesmo só o processo dos jogos de Gondomar. Por conversas cruzadas, apanharam-se outros telefonemas com outras pessoas. Um desses telefonemas até falava de terceiros, como este caso do Nacional-Benfica em que não se intromete Pinto da Costa.
    Ora, das escutas feitas e que depois derivaram para outras escutas e outros personagens, ampliou-se a rede a novos protagonistas, directos ou indirectos. Se outros nomes eram apanhados nas converas cruzadas, porque não estenderam a mais pessoas referenciadas como Luís Filipe Vieira?
    Esta é a QUESTÃO, antes de a Morgado entrar em cena. Quando ela entra, só havia as escutas que alguém entendeu fazer, deixando outras de lado.
    A questão seguinte, que entronca no que agora se pretende apurar é, agora, substantiva.
    Se o Araújo fala ao Alves e trocam o nome de Pinto da Costa, este apanha por tabela.
    Ora, Luís Filipe Vieira, para todos os efeitos, foi apanhado pelo telefone de Valentim, não pelo do próprio LFV. Podia aproveitar-se, de facto, esta deixa das escutas entretanto validadas e não valia, a posteriori, fazer escuta ao próprio LFV.
    Mas quando João Rodrigues fala EM NOME do Benfica e de LFV, está na mesma posição de intermediário, e o Benfica também, que está António Araújo.
    Agora soma 2+2. Pois, pode não dar 4, quando a conta está errada. E em termos de investigação isto está mal desde o princípio, porque houve parcialidade na investigação e não a isenção necessária de quem busca a procura da verdade que, ao início, ninguém sabia qual era nem a quem dizia respeito.
    Para mim, espantoso é a Imprensa destrutiva não colocar a mínima questão que belisque este processo, porque tem uma visão igualmente parcial deste processo e busca o condenado fácil e que alguém entregou numa bandeja.
    Creio que me fiz entender, porque desde o início tudo isto é muito claro, incluindo a pressão política que isentou os PS's da pedofilia. E de há muito defendo que, para bem do jornalismo que deve ser isento, interventivo e com uma acção de justiça social para servir a comunidade, muitas questões deviam ser levantadas, em vez de embandeirarem em arco em nome da protecção da Morgado a quem pediram os resultados que ela está a dar e eram previsíveis sob pena de ficar em risco a credibilidade da investigadora, como então escreveram a generalidade dos editoriais.
    Ora, isto não é justiça, como não é aceitar-se, sem delongas nem incómodos para a acusação (o MP), que o que diz Carolina, com o vício de forma e de substância que têm os seus testemunhos, é para ser retido e não contestado.
    A justiça popular vai sendo feita, o que também se enquadrava no interesse da prossecução deste processo até esta fase de o MP acusar por ter um poder discricionário para tal e ter, também, a má imagem que tem e é consabida.
    Aliás, eu já nem acredito em mais nada do que está feito ou mesmo do que ficou por fazer e que jamais se saberá - o que é lamentável. Quem fala da ponta do iceberg a descoberto, não teme que muito mais, noutras latitudes, esteja escondido?
    Agora é esperar que o verdadeiro caminho da Justiça, onde defesa e acusação se equilibram nos meios ao contrário do sucedido até agora, comece e termine serenamente.

    ResponderEliminar
  11. O meu ídolo de criança. Um goleador nato! Um grande Portista.

    ResponderEliminar
  12. Agora também no futebol de praia!
    Depois de 2-1 aos mouros lá em baixo, hoje 4-3. Não vi, mas conta-me quem viu que deu bronca porque os gajos têm mau perder em tudo. Dasse.

    ResponderEliminar
  13. Eu diria mais, caro Zé Luís, eles até têm "bom" perder, isto é, estão sempre a perder e não desistem...Bom são João para todos...Mau ganhar tiverem o Madridistas que armaram no fim da noite da celebração do Título uma confusão do caraças...Foram cento e muitos feridos, mas cá para mim, já todos sabem -nos mentideros- que quem esteve no meio e na origem daquilo tudo foram PC e os SuperDragões...

    ResponderEliminar
  14. A par de Baía, Gomes é o meu maior idolo no futebol.

    Teria muita saudade para transmitir em palavras mas não vale a pena depois da maioria dos comentários terem expressado o maior carinho que todos nós temos por ele. O melhor avançado que já passou pelo FCP.

    Só um pequeno grand reparo Zé Luís. É verdade que Gomes não foi dispensado e que apenas não lhe renovaram o contrato. Mas faltou explicar o porquê de não lhe terem renovado o contrato...

    Foram levantadas muitas teorias e ainda hoje não tenho certezas sobre os motivos. Ficou-me na memória uma que falava que Gomes era um defensor acérrimo dos direitos dos jogadores e era visto como um sindicalista dentro do balneário, aliada à má relação que tinha com o "chibo" Octávio Machado...

    Contudo, se há alguma coisa que esta administração fez de bom nos últimos meses foi sem dúvida a reaproximação ao nosso Bibota. Já não era sem tempo!

    Abraços
    [[]]

    PS: grande selecção de sub-21 tem a Holanda.

    A Sérvia também tem lá umas belas pérolas...Jankovic, Ivanovic...

    ResponderEliminar
  15. Gomes é um dos meus ídolos de infância e grandessíssimo e leal portista, admiro-o incondicionalmente!

    OFFTOPIC

    Zirtaev desculpa lá a descida de nível, mas este gajo tira-me do sério,

    , IGNORANTE, HIPÓCRITA, CORRUPTO, ANALFABETO... O VERDADEIRO FD grande P:

    LUIS FDP VIERA



    2007-06-24 | 00:12:01
    Vieira sobre PC

    "É o estrebuchar
    do morto"



    O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, considerou este sábado que as acusações do seu homólogo do FC Porto são o “estrebuchar do morto” e de alguém que já pede a ajuda da justiça divina.

    “Onde é que ele disse isso? Pensava que tinha sido em Fortaleza, no Calor da Noite. Pelo que me contaram, é o estrebuchar do morto, está completamente morto. Já pede à justiça divina”, referiu Luís Filipe Vieira, reagindo ao discurso de Pinto da Costa no 37.º aniversário dos Dragões de Lisboa.

    Pinto da Costa afirmou estar “de peito aberto e consciência tranquila” relativamente às acusações de que é alvo no processo Apito Dourado e manifestou-se confiante na justiça dos tribunais e na divina.

    O presidente dos dragões levantou ainda suspeitas sobre quem pagou o livro de Carolina Salgado e ironizou, dizendo: “Corre no Porto que há um presidente de uma SAD que foi condenado por furto. Não fui eu.”

    Luís Filipe Vieira revelou que vai “responder por linhas certas” às declarações de Pinto da Costa, salientando: “felizmente, nunca fechei nenhuma empresa, nem nunca precisei de vender nada à pressa, para não pagar a um banco”.

    Em relação às acusações de Pinto da Costa sobre o pagamento de viagens a jornalistas e, em especial, a Leonor Pinhão, cronista de um diário desportivo, e de um alegado pagamento a um árbitro das competições europeias, o presidente encarnado disse que no Benfica “não há Calheiros”.

    No fim do segundo jogo da final do campeonato nacional de futsal, em que o Sporting derrotou o Benfica (2-1), Luís Filipe Vieira disse não compreender os comentários sobre Leonor Pinhão, porque “ela não é árbitra”.

    “Eu vi o filme do 'Padrinho' aqui há uns anos e, curiosamente, aqueles que iam à igreja todos os domingos, que brindavam as pessoas com muitas ofertas, também mandavam matar. Não quero entrar por aí. Brevemente, vamos responder à letra”, concluiu.

    Redacção Sportugal



    Este falso moralista nojento consegue ser pior que o Vale e Azevedo, que pelo menos era mais polido nas declarações!
    Espero ke o NGP JNPC continue a responder à letra como tem feito nos ultimos dias...e sobretudo os dirigentes do nosso clube não continuem a dar tiros nos pés...porque dado a qt e maldade de inimigos ke temos é imperdoável!

    ResponderEliminar
  16. Os homens andam mesmo com um galispo do tamanho das orelhas e "tromba dum elefante"...

    Perderam hoje em casa em futsal com o Sporting e ainda mais extraordinário vejam a classificação abaixo:


    «CLASSIFICAÇÃO DAS MARCHAS POPULARES EM LISBOA:

    1º Alfama
    2º Marvila
    3º Campolide
    4º Castelo e Mouraria
    5º Alcântara
    6º Lumiar
    7º Bica
    8º São Vicente
    9º Madragoa
    10º Olivais, Bairro Alto
    11º Alto do Pina
    12º Graça
    13º Carnide
    14º Bela Flor
    15º Santa Engrácia
    16º Beato
    17º Ajuda
    18º Benfica

    Glória Mundi SIC transit»

    ResponderEliminar
  17. Curiosamente, parece que nem o Sportugal nem o Record transcreveram a referência do PdC às "mulheres que amaram Mr. King".

    Se não fosse "O Jogo" mais uma vez as palavras inconvenientes para aqueles clubecos nojentos teriam sido completamente silenciadas.

    'Estejam tranquilos porque também consegui saber que as mulheres que amaram mr. King não foi por indicação do FC Porto".'

    http://www.ojogo.pt/23-123/artigo641383.asp

    http://www.ojogo.pt/23-123/artigo641384.asp

    ResponderEliminar
  18. Então não é que o David Borges também confessou "alguma estupefacção" -nunca ouvi nada disso, disse- relativamente a essa temática quando num dos últimos programas se abordou ao de leve "a coisa"? Apenas pura hipocrisia tenho como garantido, pois logo de seguida o novelo foi posto na cesta do pão para evitar que se desenrolasse demasiado...E não foi com receio da MJM -ela deve saber tudo isto e muito mais- mas apenas da Opinião Pública que tem sido sujeita a um autêntico bombardeamento cirúrgico...Convinha não provocar danos colaterais nesta altura! Ainda por cima vindo do David Borges, um jornalista experiente, manhoso, com um longo percurso na área desportiva, como acreditar que lhe passou ao lado essa notícia divulgada ainda por cima na Bíblia BOLA?...Mais cego que o cego autêntico é aquele que não quer ver!
    -Convém seguir o rumo traçado, esperar pelo desenrolar dos acontecimentos e na hora adequada atirar tudo para a Praça...Nessa altura eles não poderão continuar a fazer ouvidos moucos às inconveniências...Terão que as rebater em sede própria todos os factos que forem colocados o que tornará as coisas muito mais delicadas e difíceis de contornar. O ruído irá ser grande de mais para o calar concertadamente como até aqui tem sido a estratégia seguida pelo conjunto da Comunicação Social. Dou-me a pensar por que razão será que o nosso PC já tem três acusações confirmadas e o Valentim -que eu saiba- apenas uma?...Será que o Procurador da área de Gondomar é muito preguiçoso e levanta-se tarde?...

    ResponderEliminar
  19. Recuperado da ressaca de mais um S. João tenho que dizer que Gomes foi mesmo o meu 1º grande ídolo.

    Depois vieram Madjer, Futre, Baía, Deco, Couto, mas Gomes foi sempre o 1º, por aquilo que representou para o FCP, o seu amor à camisola.

    Foi com grande emoção que vi essa reaproximação, como disse na altura, é sinal que o presidente anda a unir cada vez mais os portistas, pelo menos alguns...

    ResponderEliminar
  20. O melhor jogador português de todos os tempos a par de Baia!Para mim um golo de Gomes valia por dois!Ainda bem que as coisas ao que parece estão a entrar na normalidade no que toca a relações com a direcção do clube!Mais uma prova de sagacidade do PRESIDENTE,que sabe tão bem como eu que nestes tempos tão dificeis que atravessa o nosso grande clube,todos os grandes portistas são poucos para ajudar o FC PORTO a vencer o jogo mais importante de toda a sua tão longa como rica história!

    ResponderEliminar
  21. À terceira lá conseguiram: um títulozito no Futsal e foi uma festa do caraças!....Até choro abundante houve por aqueles rostos. Compreende-se bem a necessidade que eles têm de nos pôr fora das competições, tivéssemos nós disputado este Campeonato e possívelmente lá teriam que meter a viola no saco mais uma vez. Esta nossa presença é um fantasma terrível a assombra-los constantemente!

    ResponderEliminar