29 novembro 2007

Alguém terá de pagar esta factura

Liverpool 4-1 FCPorto
Torres 19', 78', Lisandro 33', Gerrard 84'(gp) e Crouch 87'
Equipa: Helton, Bosingwa, Stepanov, B. Alves, M. Cech, P. Assunção (H. Postiga 81'), Kazmierckzak (R. Meireles 65'), Lucho, M. Gonzalez (Tarik 77'), Lisandro e Quaresma

45.000 espectadores

Existem jogos assim, jogos em que tudo parece estar sob controlo e de repente… Uma derrota em Liverpool, temos que reconhecê-lo, é algo que pode acontecer a qualquer equipa de topo mundial, mas uma goleada sofrida por quem normalmente vence, deixa qualquer adepto de rastos. Não deixam de ser números completamente exagerados, não reflectindo, de todo, o que se passou em Anfield Road. Quem não tiver visto o jogo pode ficar convencido terá sido fácil para os ingleses abaterem o Dragão, mas a realidade é que até perto de 15 minutos do fim o resultado estava completamente em aberto e poderia ter sido bem diferente.

Jesualdo Ferreira parece não aprender com os erros. Depois de em jogos europeus anteriores ter mudado a equipa e o resultado ter sido sempre o mesmo, a derrota, voltou a fazê-lo e a realidade é fria e crua, resultou novamente em derrota e pesada. Mas desta vez nem acho que tenha sido pelas mudanças que este triste resultado aconteceu. A táctica acabou por ser o mesmo 4-3-3 e apenas três jogadores foram mudados em relação ao jogo de sábado. Pedro Emanuel foi rendido por Stepanov, o que se compreende pelo poder físico dos ingleses e a velocidade dos seus avançados, Raúl Meireles foi rendido por Kaz, mais uma tentativa em ganhar altura e poder físico, e Tarik deu lugar a Mariano Gonzalez, aqui foi um claro indício que a táctica nem sempre seria de três avançados fixos, o que seria normal tendo em conta o adversário.

O jogo começou com o normal ascendente da equipa da casa, o FCPorto, mesmo sem grandes investidas dos reds, conseguiu segurar o jogo, mas as perdidas de bola eram muitas, principalmente de M. Cech (onde estava o Fucile?) e do estreante Kaz. Normalmente iam surgindo alguns lances de relativo perigo que a defesa portista ia resolvendo e aos 28 minutos, na marcação de um canto e numa escorregadela de Lucho, Torres, sem oposição, cabeceou para a baliza desamparada de Helton. O FCPorto reagiu bem e começou a ter mais posse de bola. Kaz, perdidos os nervos iniciais, vinha subindo de rendimento e numa excelente iniciativa individual cruza para o sempre surpreendente Lisandro Lopez (ainda gostava de saber quantos km correu este lutador) que marcou um grande golo. A partir daí e até ao intervalo o controlo do jogo estava completamente nos pés dos portistas.

Para a segunda parte esperava-se um Liverpool mais contundente no ataque, mas o que se viu foi um jogo completamente repartido e as oportunidades surgiram dos dois lados, sendo que até as mais perigosas surgiram na baliza de Reina. Kaz, que estava bem, foi substituído por Meireles, e Mariano, que até estava a fechar bem o seu lado, foi substituído por Tarik. Surgiu então o lance que resolveu o jogo, digo resolveu porque a partir desse lance o jogo acabou, tendo o FCPorto saído completamente dele. Novamente Torres, e num lance de insistência, conseguiu passar pelo meio de Bosingwa e Stepanov ficando só em frente a Helton que nada mais poderia fazer, passando então o Liverpool para frente do marcador. Empolgados pelo seu público, os reds não mais pararam de pressionar e num lance em que Stepanov sofre falta, inocentemente e mostrando que ainda não está preparado para estes ambientes, mete mão à bola e o árbitro marca penaltie. O quarto golo surge num lance em que Helton é impedido de chegar à bola por um avançado do Liverpool, sendo assim carimbada a goleada.

2-1 ou 4-1 vale exactamente o mesmo em termos pontuais. O FCPorto segurou o primeiro lugar de qualquer das formas, graças à vitória do Besiktas frente ao Marselha, continuando a depender de si para continuar na champions, bastando fazer um ponto para tal, para ser primeiro no grupo tem apenas de vencer os turcos no próximo jogo no Dragão, o que não é nada do outro mundo. O que aconteceu depois do dois a um, tem de ser visto e revisto, tendo transformado um resultado normal naquilo que muitos apelidarão de humilhação. Que sirva para aprenderem a controlar as emoções e a saberem reagir após sofrer um golo. Que sobretudo sirva para espicaçar os jogadores para o próximo jogo e os faça pensar que alguém terá de pagar esta factura.

Liga Intercalar
FCPorto 3-1 Trofense
Adriano 19', 86' e Rui Pedro 23'

Equipa: Ventura, Eridson, João Paulo, André Pinto, Lino, Castro, Leandro Lima, André André (Graça 89'), Rui Pedro, Adriano e Edgar (Tengarrinha 72')

1500 espectadores

77 comentários:

  1. Primeira meia hora muito má!A defesa entrou no espírito natalício e começou a dar brindes atrás de brindes. De repente, marcamos um golo caído do céu e tudo muda!Até o Kaz e o Mariano parecem mais confiantes. Se continuarmos a trocar a bola como trocámos nestes últimos 15m e deixarmos de oferecer prendas acredito mesmo que saíremos de Anfield com um bom resultado.

    FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  2. O nosso treinador é de facto muito fraquinho. Exibiçao humilhante.

    Sr. Jesualdo voce foi de facto hoje, muito incompetente.

    Nem vou escrever mais nada.

    ResponderEliminar
  3. Treinador mesmo muito fraco, é mesmo á tuga a fazer contas até á ultima, acho que as entradas do Kaz e Mariano não resultou, gosto muito de Stepanov mas hoje tem estado muito mal, estou doente com o resultado, abraço

    ResponderEliminar
  4. entramos mal, chegamos ao golo sem saber como e depois acabamos por equilibrar as coisas.
    3º e 4º golos são irregulares o que não atenua a fraca exibição do Porto.

    Não vale a pena voltar a apostar no Mariano, se for possível é devolve-lo em Dezembro.


    Enorme desilusão, apostava que seria hoje que alcançariamos a 1º vitória em Inglaterra.

    este é dos resultados e acima de tudo do tipo de exibições que custa digerir.

    Espero que, como alguém dizia após este género de resultados, o benfica É QUE VAI PAGA-LAS !

    ResponderEliminar
  5. INJUSTIÇA!!!
    nem sei o que dizer..

    o porto jogou bem, fez uns excelentes 75 minutos debatendo-se de igual para igual com o liverpool, que apesar de td não é nada inacessível ao porto!

    no 1º golo foi um azar do Lucho que escorregou qd não podia - há que ter atenção a isso e não facilitar

    depois foi o nervosismo do stepanov, acho que não o devemos crucificar de vez,é ainda um jogador mt jovem e com mt potencial, podendo vir a ser um grande jogador no fcp, no entanto, de momento acho que não tem o estofo e capacidade mental para ser titular e este jogo, infelizmente, comprovou-o!
    há que ter isso em conta no jogo da luz!

    apesar da derrota até não ser um resultado mt injusto, o resultado, esse sim, é uma injustiça tremenda, não reflecte o jogo e penaliza os jogadores

    já comprei o bilhete para ir apoiar a equipa à luz e espero que Jesualdo tenha a capacidade para não deixar que este resultado pese demasiado nos jogadores, eles não merecem, no jogo da luz têm a oportunidade de provar o que valem

    Apesar de tudo há que corrigir algumas coisas bem visíveis neste jogo, para mim, acima de tudo, a insegurança da equipa a defender nas bolas paradas, o porto não pode facilitar!!

    Não podemos desanimar, na champions está td em aberto..

    Sábado há mais, esperemos que melhor tb

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  6. o jesualdo esteve bem e o kaz e o mariano jogaram bem... o stepanov teve muito mal... acontece...
    e a verdade e que ainda vamos ganhar o grupo... porque o Porto vai ganhar ao Besiktas.
    Quando é o foi a ultima vez que o Porto ganhou o grupo da liga dos campeoes??
    fica a pergunta...
    A coesao defensiva que o Porto continua a demonstar e só e unicamente merito do Jesualdo.
    E nao e a 2a parte deste jogo, que foi completamente atipica, me faz mudar de ideias. O Porto nao tem um treinador tao bom, a excepçao do mourinho, ha muitos muitos anos. E pena e que alguns calhaus com olhos (ou sem eles) so vejam o que lhes interessa.

    ResponderEliminar
  7. Mas que raios!!! O que é que custava ter deixado o Tarik, o Pedro Emanuel e o Meireles jogar de inicio?? Porque raios é que se poupou o Fucile contra o Setubal? Porque raios é que há que se inventar sempre que há um jogo dificil? É incompreensível.

    ResponderEliminar
  8. Sobre a (in)competência do Prof não comento! Sobre "os calhaus com olhos" é caso para dizer: 4-l é realmente um excelente resultado! Por pouco igualávamos os 5-0 de Hannover! Da equipa que jogou hoje gostei muito de Cech e Stepanov, seguríssimos a defender e muito melhores a atacar...No 1º golo o Stepa foge do Inglês que faz o remate, no 2º é comido de cebolada e não falo do Penaltie, porque aí ele tem razão foi carregado pelo adversário! Nós sabíamos que o árbitro podia tender para o Liverpool mas nem era preciso, tínhamos lá -no banco- quem tratasse do assunto!...

    ResponderEliminar
  9. Custa-me falar. Ao intervalo não esperava nada este desfecho e com o decorrer da 2ª parte tb não. Mas a verdade é que, mesmo considerando o resultado extremamente pesado e injusto, estou mto desiludido. Já nem me lembro da última vez q sofremos 4 golos num jogo!
    Sou daqueles que não envereda pela crítica fácil ao treinador pois n é ele q falha os golos nem comete os penalties, no entanto, foi ele q decidiu pôr o Stepanov em campo e foi este q enterrou o jogo. Até considero que o Kaz e Mariano n estiveram mal e cumpriram as indicações do técnico mas o Stepa fez asneira e da grossa.
    Enfim, nem quero falar mais sobre isto. Vamos ver se a equipa recupera p o jogo de Sábado. Os jornalistas já estão a tentar moralizar o SLB defendendo q o resultado deles hj foi mto bom, por isso temos de ter cuidado.

    ResponderEliminar
  10. Nem quero falar da vergonha que é ter que aguentar com os comentários da Sportv1 e 2 em simultâneo sobre os Lisboetas! Tudo bem foram arrumados! Mas é triste ter que sofrer isto em cima dos ombros e ainda ter que sofrer com a incapacidade de alguém saber ler um jogo! O Liverpool não joga nada!...O árbitro e mais alguém, deu-lhes a vitória!

    ResponderEliminar
  11. Boa noite a todos

    "Nao gosto do Jesualdo porque ele � um medricas..."

    Esta � sem d�vida a frase mais ouvida no seio da familia portista nos ultimos tempos.

    Depois de uma falta chocante onde o "lucilio" do jogo n�o a quis marcar, Jesualdo a perder 2-1 tirou Assun�o e meteu um ponta de lan�a.

    O que se chama a isso?
    N�o � arriscar?

    Jesualdo acreditou que poderia chegar ao 2-2!

    Nem sempre as coisas correm bem!
    Temos muito que aprender com este resultado e com esta atitude tactica!!!

    Bom, o que � certo � que estamos na luta pelo 1� lugar do grupo.
    O que � certo � que dia 11 l� estaremos para partir a loi�a toda e festejar a passagem � fase seguinte.

    O que � certo � que agora depois deste resultado enganador, frustrante e desmotivador temos que ser DRAG�ES, levantar a cabe�a e ganhar j� o pr�ximo jogo!

    Pr�ximo jogo???

    Sim! Algu�m vai ter que pagar!!!!

    Abra�o a todos

    PS: Stepanov, este recado vai para ti. Es novo, tens talento. Vais ser alvo de criticas por todos mas ignora isso. Come�a a ser mais durinho... e ver�s que vais ter sucesso!

    ResponderEliminar
  12. Se a entrada do Kaz até seria admissível se fosse no sentido de dar corpo à linha média, é impensável que fosse feita com o sacrifício do Raul Meireles. O meio campo deveria manter-se e quando muito reforçar-se! Mariano esteve assim assim, mas não tem ritmo, quando saiu se lhe tapassem a boca estourava como um sapo...O Kazmierczak até esteve bem, diria mesmo muito bem -talvez por isso tivesse sido substituido- mas tirá-lo numa altura em que tínhamos o jogo na mão e alterar novamente o miolo, sobrecarregando o Lucho foi de mestre! Depois realmente só faltava tirar o Assunção, os que não jogaram nada ficaram lá!...Sim senhor, grande lição de táctica.

    ResponderEliminar
  13. Desculpem-me todos mas estou demasiado triste e zangado com tudo isto, não consigo aceitar uma burrice destas!...É demais para a minha pachorra, até amanhã!...

    ResponderEliminar
  14. Antes de ir queria dizer algo mais: grandes estiveram Lisandro, Lucho, Bosingwa, Bruno Alves e Paulo Assunção!

    ResponderEliminar
  15. Não adianta estarmos com lamúrias. O Jesualdo fez aquilo que muitos queriam. Colocar o Kaz e o Mariano, poupando alguns jogadores para sãbado. Correu mal, a coisa descanbou,o Liverpool tem grande equipa e aquele ambiente era sufocante. Agora já para o Benfica!!!

    ResponderEliminar
  16. Não adianta estarmos com lamúrias. O Jesualdo fez aquilo que muitos queriam. Colocar o Kaz e o Mariano, poupando alguns jogadores para sãbado. Correu mal, a coisa descanbou,o Liverpool tem grande equipa e aquele ambiente era sufocante. Agora já para o Benfica!!!

    ResponderEliminar
  17. Meireles,

    Não és só tu e essa azia k sentimos é afinal o preço a pagar pelo amor nutrido pelo clube. Custa a digerir, pois são anos a construir uma reputação na Europa e depois, apesar dos sinais anteriores, deita-se tudo a perder...

    Apetece-me gritar, berrar, bater, tamanha é a frustração e a incapacidade de lidar com um sentimento assim. Irrita já tanta asneira, as falhas do costume, as constantes invenções...

    E eu, k apesar da ida a Londres, frente ao Arsenal e ao Chelsea, achaa k desta é k era. K agora seria diferente. Uma postura mais arrojada, uma equipa pragmática, concentrada e o Porto esperado, k nos enche de orgulho. Mas não. Mais uma noite mal dormida, a reviver os lances, a analisar até à exaustão o pk das coisas, com a dor a não dar tréguas.

    O antídoto para isto? Só vislumbro um: vencer no sábado!

    Abraço,

    ResponderEliminar
  18. Depois de uma horinha a digerir esta vergonha, ja estou outra vez mais calmo.

    Como é que ainda ha gente a defender o que nao tem defesa?
    Jesualdo foi mais uma vez, incompetente.
    O lado esquerdo foi uma auto-estrada o jogo todo. E é precisamente isso que descompensa a equipa durante toda a partida. Peças mal arrumadas no meio campo, com os centrais obrigados a ler o jogo por antecipaçao para resolver 1001 problemas.

    Meio campo sem pressao, com a equipa encostada às cordas durante 75 minutos. Encostada às cordas! Sem reacçao do banco!

    Quaresma a espaços a jogar atras do ponta de lança com a equipa a desdobrar-se num 442 inofensivo e ultra desgastante para quem de andar 90 minutos a correr atras da bola (porque as transiçoes depois nao funcionam e a partir dai é a desorganizaçao total).

    30 minutos iniciais verdadeiramente humilhantes. Depois do grande golo do Lisandro, imerecido, a equipa soltou-se e o Liverpool, abanou. O ritmo da partida caiu e o Porto tirou vantagem disso.

    No intervalo disse a um amigo meu: "se nao houver alteraçoes vamos levar uma banho de bola. Nao sei se o Liverpool acerta na baliza, mas vamos levar um banho".
    Ora na segunda parte, o professor, incompetente, nao tirou o Kaz e deixando o flanco esquerdo à merce dos dois homens da ala direita do Liverpool e de qualquer centrocampista que quisesse combinar desde o meio, afundou a equipa. Continuamos por isso a jogar como na primeira meia hora, futebol de salao com 11, dentro da propria area.

    Substituiçao ultra-tardia do Mariano (que deveria ter sido realizada ainda na primeira parte) e depois a substituiçao do Postiga é de quem ja nao tem qualquer descernimento, quando ja tudo estava perdido.
    Isto de nao saber ler o jogo e fazer substituiçoes tardias funciona com o Belenenses e o Paços de Ferreira porque a qualidade dos jogadores o disfarça, mas contra o Liverpool nao funciona Sr. Jesualdo.

    Resultado injusto? Sem duvida. Deveria ter sido 4-0. O Porto nada justificou para marcar qualquer golo.

    Resultado injusto sobretudo para os jogadores, que passaram o jogo a correr atras da bola, esforçando-se ao maximo e saindo humilhados, envergonhados porque nao teem quem saiba ler o jogo do banco.

    O penalti é muito 'puxado' e no segundo golo o Helton é impedido de se movimentar pelo Kuyt, o que permite ao Crouch chegar à bola sem oposiçao.

    Jesualdo a inventar outra vez.
    Bolatti continua a nao jogar. Se queria poder de choque e capacidade no jogo aereo tinha aqui uma oportunidade de mestre para demonstrar que sabe ler jogos. Com Bolatti em campo, a entrada de Crouch nao obrigaria a grandes alteraçoes tacticas e a equipa manter-se-ia coesa. Tarik nao deveria ter ficado no banco e o pior, nem teve tempo para entrar verdadeiramente num jogo onde teria sido fundamental. Meireles muito menos.
    Qualquer portista viu isto logo aos 10 minutos de jogo.

    Cech nao é lateral para jogos destes especialmente sem meio campo para defender no seu flanco. Cech deve ser utilizado a medio ala. Ja andamos a bater nesta tecla ha mais de 4 meses!
    Mais de 9 ou 10 exemplos da incompetencia do nosso treinador durante um so jogo.

    Espero que os jogadores nao sintam esta derrota, embora eu pense que isso seja impossivel. Vamos ter um jogo muito complicado na Luz. A equipa sai mal, fisica e psicologicamente deste jogo.

    O treinador é o unico responsavel por esta situaçao. E nao batam agora no Stepanov. Isso seria uma tremenda injustiça.

    Eu escrevi antes do jogo que se ele nao inventasse teriamos todas as hipoteses de fazer historia. Pois claro, inventou.

    ResponderEliminar
  19. Jesualdo é preso por ter cão e preso por não ter.
    Se não tivesse arriscado e quisesse perder por poucos, é porque era medroso. Assim, tentou o empate, é porque levou um banho táctico.

    O nosso mal foi perdermos quase sempre a bola nas transições defesa-ataque, e com a velocidade de jogo do Liverpool estava-se mesmo a ver que mais tarde ou mais cedo eles iam marcar.
    O resultado é claramente injusto, mas perdido por 100, perdido por 1000.
    Foi pena o Lisandro não ter conseguido o 2-1 na 1ª parte e tudo podia ter sido diferente.

    ResponderEliminar
  20. Também estou muito mal disposto com esta goleada mas não é preciso bater tanto no Jesualdo, que ele não tem culpa nenhuma do Stepanov andar a dormir em campo. Só teve culpa em o pôr a jogar, mas em teoria fazia mais sentido jogar ele que o "baixote" Pedro Emanuel. Deu 2ª oportunidade ao Stepanov e ele desaproveitou-a completamente. Deu o 2º e 3º golos (mesmo tendo sofrido falta, podia perfeitamente não ter ido com as mãos à bola), ou seja, fabricou a vitória do Liverpool. 2 preciosos pontos perdidos em Marselha + 2 preciosos pontos perdidos na Amadora + 1 precioso ponto perdido em Liverpol, tudo à conta de desleixos e erros infantis de Stepanov. Tão depressa não volta a jogar. Está a sair muito caro este central que até parecia bom, e que até é capaz de ser mesmo bom, mas que tem que repensar a sua postura em campo e se quer ter uma carreira ao mais alto nível ou se quer andar por clubes de 2º plano.

    É preciso ter em conta que esta derrota, tirando a humilhação, não muda muito relativamente ao empate. Ou seja, com o empate, e com o resultado que aconteceu no outro jogo do grupo, o FCPorto precisaria de empatar com o Besiktas para passar, a não ser que Liverpool e Marselha empatassem, aí o Porto até poderia perder. Com a derrota, o FCPorto precisa igualmente de empatar, sem excepções.

    ResponderEliminar
  21. Destaco estas passagens dos comentários supra com as quais concordo:

    depois foi o nervosismo do stepanov, acho que não o devemos crucificar de vez,é ainda um jogador mt jovem e com mt potencial, podendo vir a ser um grande jogador no fcp, no entanto, de momento acho que não tem o estofo e capacidade mental para ser titular e este jogo, infelizmente, comprovou-o!
    há que ter isso em conta no jogo da luz! – Ricardo Oliveira

    Porque raios é que se poupou o Fucile contra o Setubal? - Pedro

    Não percebo porque não jogou o Fucile, de facto, e foi por aí (ouvi o jogo no rádio, não vi) que o LP teve mais ascendente na primeira parte.

    O Besiktas agora vem com tudo ao Dragão para conseguir passar e temos de ter cuidado... muito cuidado.

    Ouvi as declarações do Mariano Gonzalez, julgo que à TSF.

    Disse que não estava à espera de jogar. Que ainda sente que lhe falta qualquer coisa para poder ajudar a equipa. Que tem falta de confiança. Que precisa de mais confiança no momento de atacar. O jornalista perguntou-lhe se o lance em que tinha Lucho e Quaresma isolados e decidiu avançar para a baliza sozinho, perdendo a bola, era um exemplo. Mariano disse que sim. Disse ainda que tem de melhorar.

    E eu pergunto: se até o jogador admite que não está bem, porque é que joga?

    Como este está emprestado, i.e. não é um Tarik que passa a de besta a bestial, nem um Stepanov que ainda há-de ser bom (eu lembro-me de me irritar com as entradas imaturas do Bruno Alves que lhe valeram expulsões e prejudicaram a equipa... começava a não gostar nada do rapaz... e agora aí está: um senhor. Stepanov também deverá lá chegar), o melhor é devolvê-lo já e recuperar, talvez, o Luís Aguiar que já deve ter o cú cheio de farpas do banco do Estrela... Assim não dá para perceber se vale a pena comprar.
    Mandem para o Estrela o Edgar e recupere-se o Renteria.

    E o Ivanildo? Já viram o que está a jogar? Tinha ou não tinha lugar neste Porto?
    Quem mais pode jogar no lugar de Quaresma senão o Ivanildo ou o Vieirinha ou o Helder Barbosa? E onde estão eles?

    Quando jogará o Rui Pedro? Só o SLB e o SCP é que põe os miúdos a jogar?

    Para que precisamos de Mariano e mesmo de Luís Aguiar quando temos o Bruno Gama e o Paulo Machado?

    Qual é o receio de apostar nos nossos jogadores portugueses? Rendem menos do que Mariano, Lino, Luís Aguiar, Edgar, Kaz???

    Enfim... acho que há uma série de coisas que estão mal. Não imputo tudo ao Jesualdo, mas, apesar de os resultados serem bons, porque são... estamos em primeiro lugar na BWIN e na Champions, não consigo simpatizar com o Jesualdo... Também não simpatizava com o Ivic, nem com o Octávio Machado, nem com o Oliveira, nem com Co Adrianse, nem com o Del Neri, nem com o Artur Jorge, nem com o Fernando Santos... e todos (excepto o Neri) ganharam muitos jogos, julgo até que todos ganharam campeonatos (não me façam confirmar a estas horas da noite). Pelo que não é por uma questão de simpatia que vamos lá.

    Simpatizava muito com o Robson e é impossível não gostar de Mourinho depois de tudo o que deu ao clube.... (digo eu).

    Também simpatizava com o Carlos Alberto Silva... e lá ganhar, ganhou.

    Treinador que venha para o FCP, se não inventar, arrisca-se a ganhar... basta isso..,

    ResponderEliminar
  22. Na mouche Soren..
    o teu comentario é exactamente o que penso.
    Depois de uma exibição meritoria contra o Setubal, o professor resolveu inventar!!!!
    Acho tambem que não devem crucificar o Stepanov que na minha opinião fez um bom jogo-considero que o unico erro, foi no lance do 1º golo,mas aí foi ajudado pela escorregadela do Lucho.
    De resto antecipou-se a inumeros lances, cortou, adivinhou jogadas e evitou outros tantos golos!
    é claramente puxado no terceiro golo,mas claro já ouvi os comentadores sabidolas do costume baterem no rapaz!
    Ma fds..que mau jogo e depois dizem que não tenho razão!
    O Mariano jogou 77 mns para surpreender quem?
    E que instruções deu o professor ao meireles que ao entrar em campo fez cinco remates disparatados de fora da areas quem nem pontuação obteria no Rugby!
    O quaresma foi de facto uma nulidade!nestes jogos tem de jogar para a equipa e o adversario não era o Setubal!
    Alguem aqui já disse ,mas de facto o Lucho e o Lisandro acompanhados de perto pelo Bosingwa e pelo Bruno Alves e P.Assunção estiveram acima da media!
    Nao estou habituado a derrotas humilhantes contra uma equipa ao nosso alcance que no inicio da 2ª parte entrou desorientada,mas qual quê! o professor disse no final " apostamos no seguro " - tipicamente á antiga meu caro, jogar para o empate sem criar uma unica ocasiaõ de golo na 2ª parte!
    E mais não digo!..estou algo apreensivo para sabado se o professor resolver inventar!
    ...
    ps..Parabens Adriano: mais dois golos para a tua conta pessoal,só que o professor não viu o teu treino!
    Será Deja-vu?

    ResponderEliminar
  23. Esta foi pesada.

    Acho que a estratégia do Jesualdo falha quando ele arrisca vencer o jogo nos últimos 15 minutos ao tirar o Kaz e colocando o Tarik, quando era óbvio que a substituição natural perante a mudança de pedras do Liverpool, seria a entrada do Bolatti para o lugar do Mariano. Ao mesmo tempo que Tarik se pepara para meter o pezinho no relvado sofremos o 2-1 (o Stepanov foi um pantufinhas o ressalto). O Jesualdo que já queria ganhar com a entrada do marroquino (não entendo as adjectivações de medricas que aqui li), ainda mais motivos ganhou para abrir a frente de ataque - o Tarik entra mesmo e a seguir o "Bostiga"...correu mal...

    O Stepanov infelizmente precisa de banco e o Cech é uma nódoa. Stress? Nenhum. Estamos em 1º (quantas vezes pudemos dizer isso), e falta-nos uma vitória em casa para arrumar com o grupo. Deixem-se de "pipoquices" e assobiadelas. Parecem cães! O FCP perde e a "Bancada" aumenta o nº de comentários...deprimente. A vergonha de perder 4-1 em Liverpool é suplantada pela vergonha de ao FCP já terem chegado os abutres. Tanta malta nova a comentar no dia em que o FCP necessita de apoio... Continuo a não entender a assertividade negativa que assolam as "bancadas do Dragão".

    ("E eu é que sou burro...")


    E SIM o benfica vai pagar a factura e SIM o FC Porto está em 1º no grupo A da Champions e está em 1º lugar da Liga Portuguesa! Nisto a culpa também é culpa do Jesualdo?... Pois...dos "pipoqueiros" é que não é de certeza...


    Abraços. Vejo-vos na Luz.

    ResponderEliminar
  24. este treinador é simplesmente uma ANEDOTA.

    N percebo como todos passam a vida a dizer que é um senhor do futebol, etc etc, em que????
    teve na selecção e foi uma tristeza, selecção só defendia ou perdia, no benfas nem se fala, no braga nc foi capaz de nas alturas certas fazer historia, no porto vai safando o facto de ser um ENORME clube onde qlq treinador pode ser campeão.

    Este jogo podia ter sido ganho ou empatado e ele estragou tudo. KAZmieckaz é um grande jogador, devia jogar mais vezes na minha opiniao.
    ja no boavista era o melhor junto com o outro polaco que ainda esta la.
    mas enfim....detesto mesmo este pseudo treinador que muitas vezes corta "as pernas" ao dragão.

    abraço a todos amigos portistas!!
    sabado temos que ganhar..e temos tudo pa ganhar menos treinador

    ResponderEliminar
  25. Teixeira, voce nao percebe mesmo nada bola.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  26. Amigos não posso estar calado e ver tanto disparate junto. Temos ainda bem presente na memória o que aconteceu com o Oliveira em Manchester e com Robson em Barcelona. Nestes jogos alguns têm a mania de inventar soluções que não são soluções nenhumas. O meio campo do Liverpool é fisicamente forte e era perfeitamente aceitável que essa parte -a fisica- fosse mais cuidada. A entrada de Kaz era para mim lógica -embora a estranhasse- porque dava ao meio campo algum "corpo" que ele necessitava...E deve-se dizer que Kazmierczak até esteve bem a aprtir da altura que entrou no jogo. Não se justificava a sua saída -naquele momento- até porque o resultado era favorável. A sair alguém poderia ser Cech ou mais previsivelmente Mariano, a sofrer com a falta de capacidade física. Cech esteve mais uma vez uma nulidade quer a defender quer a entregar a bola. Raramente ela chegava jogável a um dos avançados, a primeira vez que isso aconteceu foi golo! Não compreendo porque não esteve lá o Fucille. Não compreendo porque se fazem alterações do género daquelas que se fizeram, sem nexo nem critério compreensível!Quando saiu o Paulo Assunção eu afirmei: vem aí o terceiro golo! Fui bruxo!...Ele queria ganhar? Não acredito! Ele fez de conta que arriscava mas de facto, aquilo que conseguiu foi enfraquecer definitivamente a equipa e especialmente o sector defensivo já todo cheio de buracos!Ao intervalo alimentei a esperança que fosse rectificada alguma coisa do que tinha sido apresentado de inicio, erro meu, veio tudo igual ao que tinha terminado o primeiro tempo e eu senti mais uma vez o que me parecia perfeitamente claro: vamos entregar o ouro ao bandido! Não sou extraordináriamente inteligente, não sou sequer medianamente inteligente mas se eu -até eu imaginem- percebo o que se passa no campo, porque raio de incapacidade ou embriaguês, outros mais responsáveis e "conhecedores" não se apercebem do se está a passar ali à frente do seu nariz? Incompetência ou má fé? Não sei o que pensar! Já é demais meus senhores...No próximo fim-de-semana vamos lá a ver qual é o coelho que este "sábio" vai tirar da cartola! Só espero que "ele" tenha um pouco mais de nervo, coragem e lucidez! Bolas, até os comemos!

    ResponderEliminar
  27. Para mim, o grande erro do Jesualdo foi ter perdido a oportunidade de resolver o problema Stepanov, no imediato. O golo do Porto foi imerecido porquê? A jogada foi bem construída, o golo foi excelente. Foi por ser a primeira oportunidade de golo do Porto? E o que tinha feito o Liverpool, antes de chegar ao primeiro golo? Esse, sim, caiu do céu. Qual foi a melhor oportunidade de golo da primeira parte? Se calhar foi do Lisandro. Portanto, eu acho que a exibição não foi assim tão desastrosa. Jogámos em Inglaterra, frente ao vice-campeão europeu. Na primeira parte, entrámos mal, mas acabámos bem. Recuperámos de uma desvantagem, o que demonstra atitude. Fomos dominados na segunda parte, muito por mérito do ritmo e da dinâmica de jogo do Liverpool. O meio-campo foi cedendo, a defesa ruiu nos últimos minutos do jogo. Foi mau. É inegável. Penso que é preciso mexer na defesa. Fucile e Pedro Emanuel devem entrar, na minha opinião. De resto, apesar da derrota pesada (e em meu entender exagerada), o Porto continua em situação priveligiada para seguir em frente.

    O próximo jogo é já no Sábado, na Luz, um jogo importantíssimo. Há que recuperar forças, corrigir os erros e erguer a cabeça.

    ResponderEliminar
  28. Meu Deus!, o que aqui vai... É azia mesmo. Parecem os outros... embora estes se contentem com empates mesmo no risco de serem eliminados da Europa!
    Vergonha?
    Humilhação?
    Treinador?
    Táctica?
    Substituições?
    Medo?
    Que o jogo tenha acabado mal, e bem pior do que aos 75' poderia admitir-se, vá lá.
    Mas este cataclismo todo?
    Bolas!

    ResponderEliminar
  29. Obrigado, littbarski.
    Repuseste alguma verdade na coisa.
    Não dá para justificar o resultado, mas ajudaste a amenizar o ambiente.
    Contudo, basta ver o que desequilibrou. O 2º golo. Como surgiu? O que se passou?
    Até àquela altura não estava a ver como o resultado iria ser alterado.
    Jesualdo tentou ganhar, escolheu foi mal os jogadores para sair.
    Ao fazê-lo, acabou de legitimar as substituições de Benitez que ele disse terem sido decisivas.
    Amanhã é outro dia, sábado o FC Porto ganha na Luz, 3ª feira o Benfica fica em 4º e acaba-se a Europa e dia 11 o Porto ganha e acaba em 1º no grupo. O Liverpool empata em Marselha e vai lutar com o Bayern para impedir o frágil Sporting de perder outra final da UEFA...
    E digo isto porque o dia correu-me mal, estou de mau humor. Conforto-me só em ver gente pior do que eu, neste momento.

    ResponderEliminar
  30. "Até àquela altura não estava a ver como o resultado iria ser alterado."
    Foi a melhor anedota que ja ouvi este mes.

    "Jesualdo tentou ganhar, escolheu foi mal os jogadores para sair."
    Esta é quase tao boa como a anterior.

    Porra. Um gajo deve apoiar a equipa, mas enterrar a cabeça na areia nao é necessario.
    Este foi sem sombra de duvidas o pior jogo da época. Nao vale a pena andar a tapar o sol com a peneira.

    Ninguém esta a aqui a discutir quem se apurou ou quem se deixou de apurar. Nao tenho vitorias morais, nunca tive. Isso é para galinhas e lagartos. Estamos aqui a discutir o jogo de hoje. E o que se passou foi uma humilhaçao, nem tanto nos numeros, mas sim no jogo.
    Fomos manietados por insuficiencia de competencia do nosso treinador.

    ResponderEliminar
  31. Acho que algumas pessoas deviam deixar de escrever a quente.
    Certo que e preciso desabafar mas convem ponderar e assimilar os acontecimentos de uma forma minimamente racional.
    Eu achei que as apostas do Jesualdo resultaram e durante grande parte do jogo o Liverpool nao conseguiu levar grande perigo a baliza do Porto.
    O premeiro golo do Liverpool e devido a um erro de marcacao do Lucho, era ele quem estava a marcar o Torres e nao o Stefanov como alguem aqui disse.
    Infelizmente o Stefanov e mais um jogador que nao caiu no goto dos adeptos e qualquer coisa que corra mal na defesa e culpa dele.
    O golo do Porto nasce de um grande cruzamento do Kaz, alias o melhor cruzamento visto no jogo todo.
    De seguida o Lisandro e egoista, nao da a bola ao Mariano e o Porto falha o 1-2 num periodo de grande dominio que calou Anfield e pos o Liverpool a nora.
    Na segunda parte o Liverpool pos mais pressao mas nao teve grandes oportunidades. O Helton nao fez nenhuma defesa minimamente dificil.
    O Torres saca o segundo golo com sorte e algum galo do Stefanov, no que considero um erro minimo e perfeitamente normal, mas que infelizmente deu em golo (os golos normalmente resultam de algum erro defensivo).
    O jogo podia ter ficado em 1-2 e o Porto podia ter tentado o empate mas o arbitro nao ve o puxao ao Stefano e acabou com o jogo.
    Gostava de ter visto o Tarik entrar mais cedo, que o Meireles nao tivesse forcado o remate de longe cada vez que pegou na bola, e achei que tanto a entrada do Postiga com a saida do Assuncao foram mas decisoes.
    Nao gostei do Quaresma, apesar de se ter esforcado, parece que quando as suas "coisas" nao lhe saem bem nao consegue encontrar formas alternativas de servir a equipa.
    Apesar do resultado, gostei do Porto e acho que temos uma grande equipa.

    ResponderEliminar
  32. Soren,

    eu aconselho o uso moderado de bebidas alcoolicas. Cuidado.


    Um abraço.

    ResponderEliminar
  33. Vocês até são capazes de ter alguma razão quando tentam arrefecer o resquício desta quarta-feira. O Zé Luís bem pode satisfazer-se com a azia dos outros, ela no meu caso é tão grande que vai poder alimentá-lo durante toda a semana...O Jorge diz e muito bem que o Porto até nem jogou mal e poderia perfeitamente ter ganho o jogo com naturalidade...Pois, é por isso mesmo que eu me sinto assim! Então mostramos que o Liverpool teve medo de nós -respeitou-nos e muito- meteu os jogadores mais lançados para o ataque só na parte final do desafio, mas o que entristece verdadeiramente é alguém ter a sinistra possibilidade de destruir em duas penadas o que antes fez e bem! Ao intervalo poderíamos estar a vencer se o Lisandro tem marcado naquele segundo clarão de esperança que conseguimos criar naquela defesa toda retalhada do Liver...Mas ficou-me sempre a sensação que apesar disso o Porto -os seus responsáveis- tinha cometido asneiras tremendas e difíceis de emendar mesmo que o quisessem...Porquê? Porque tinham sido feitas três alterações ao normal esquema táctico da equipa que a correrem mal, mesmo se fossem corrigidas durante o jogo o máximo que se conseguiria, era voltar à estaca zero! Daí eu julgar que elas -as alterações- fossem corrigidas no decurso do intervalo...Erro meu a leitura feita por quem "sabe da poda" foi exactamente a contrária: está tudo a correr muito bem, vamos manter! Pois e depois não satisfeito, o Kaz estava a jogar bem, tira o rapaz -talvez de castigo- e mete o tal elemento que fisicamente é mais frágil. Bom até o árbitro percebeu a força que o Polaco trouxe ao Porto -num choque entre ele e o argentino do Liverpool- e foi confortar o jogador dos Reeds num lance dividido, só faltou dar-lhe um beijo na boca e por despeito marcou falta contra o Porto!O Jesu "reguila" deve ter pensado: ele está jogar bem não está, então vou tirá-lo! Aliás só assim se justifica que não o tenha feito com o Stepanov ou o Cech e tenha ido ao limite de retirar o Assunção!...Sinceramente isto é coragem? Para mim é inconsciência absoluta!

    ResponderEliminar
  34. Depois de uma das piores humilhações que tenho memória,(sigo o Porto há mais de 35 anos),aqui vai aquilo que me vai na alma:
    Jesualdo: uma vez mais em vésperas de irmos à Luz não aposta nos melhores e o resultado foi a derrota e a humilhação ( no ano passado, que é como quem diz há uns meses atrás 0-1 com o Sporting no Dragão).
    Apostar em 3 verdadeiro CÊPOS:
    STEPANOV - Ontem dissipou as dúvidas, voltou a estar ligado ao pior. Os dois jogos com o Marselha, Belenenses, Amadora ( culpado no 1ºgolo a meias com Helton e aquele penáltitão estupidamente desnecessário como evidente. Ontem fez passes comprometedores que intranquilizaram ainda mais a equipe, foi culpado no 2º e 3ª golo e mesmo quando fez um bom corte logo depois ofereceu de bandeja a bola ao adversário. Basta!! - já nos provocou mais dissabores em tão pouco tempo do que outros ao fim de várias épocas!
    Por mim seria dispensado imediatamente. Que ABÉCULA!
    Por falar nisso Marek Czeck - é pô-lo no mesmo embrulho!
    Mariano Gonzalez - quando o próprio reconhece que não contava jogar e que não se sente confiante. Deprimente!
    Por último, destaque pela positiva para Bruno Alves, e Lisandro.
    Há que reconhecer que marcamos contra a correntre de jogo e que a partir daí até final da 1º parte correspondeu o nosso melhor período. Porque até aí tinha sido mau demais.
    A 2ª parte foi das mais deprimente que me recorde. Não conseguimos criar uma única oportunidade de golo e fomos subjugados de uma forma que está ao nível do que seria capaz de fazer qualquer equipe dos escalões terciários!
    A nossa reputação europeia saiu profundamente abalada,´não só pelo peso dos números, mas sobretudo pela imagem covarde e medíocre que deixámos.
    Estou francamente desapontado e mesmo que no final da época ganhemos o campeonato nacional não vou aceitar nunca a frustração de Liverpool e a frustração da Amadora, mesmo apesar de me ter feito portista na hora da humilhação e da derrota.( 9º lugar em 1970 e 6º en 1972) SÓ PARA NÃO PENSAREM QUE SOU DAQUELES PORTISTAS DAS VITÓIAS ( SÓCIO 7016 DO F.C.Porto) com lugar anual desde sempre.

    ResponderEliminar
  35. Nunca entendi por que razão os treinadores nestes jogos gostam de surpreender...
    geralmente dá mau resultado e não é de agora.
    Exemplos???
    Robson colocou Aloisio A esquerda ... goleados em Barcelona.
    Oliveira surpreendeu com Castro, perdemos com o Liverpool e o Costa foi crucificado.
    Com o Arsenal Jesualdo também alterou e perdeu
    Desta vez igual...
    Não chega?
    Daí torcer sempre o nariz a este tipo de coisas.
    Talvez só com o Mourinho isto tenha funcionado - caso de Alenichev - preparado para as competições internacionais.
    Hoje, que já vi o resumo, acho que o Stepanov deve descansar ( já achava ) e não se justifica não ter jogado o Pedro Emanuel.
    Teria o resultado sido outro? Não sei, mas é o que dava garantias mais seguras.
    Agora é arrepiar caminho, acertar, deixar de inventar e ganhar no galinheiro.

    ResponderEliminar
  36. Existe nesta equipa do FCP algo que se perdeu a muito e que se nota nestes jogos mais importantes: Qualidade de passe.

    Enerva ver bastantes jogadores que nao sabem onde estao os colegas, que nao conseguem fazer um passe de 15, 20 metros sem colocar a bola nos pés do adversario, inacreditavel, certas perdas de bola sao completamente infantis, e ontem Stepanov, Cech e Kaz abusaram .

    PS: Sr. Jesualdo, com a idade que tem ja devia saber que nao se inventa tanto nestes confrontos.
    Uma coisa é a equipa ser pressionada e encostada pelo adversario, outra é constrangir-se a si própria.

    ResponderEliminar
  37. Acebei de emendar um erro na crónica. Só agora tive oportunidade de ver com mais atenção, Helton no último golo é claramente impedido de chegar à bola por um avançado do Liverpool. Ou seja falamos de uma goleada, além de injusta, completamente feita em erros arbitrais. O penaltie que não deveria ter sido e o último golo que não deveria ter sido assinalado.

    Não são desculpas, mas o estes erros existiram e fizeram com que os números fossem assustadores, sem que nada os justificarem.

    Tenham calma que o FCPorto não jogou tão mal como fazem crer muitos dos que aqui estão a comentar e o Liverpool não é uma equipa qq.

    Pensemos positivo, que isto faça o FCPorto definitivamente ir jogar com raiva no sábado e traga os três pontos da Luz que são bem mais importantes.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  38. Colocar Stepanov e Marek ao mesmo tempo, só podia dar nisto.

    O primeiro que descanse e daqui a uns meses que se lhe dê uma oportunidade tal como o Bruno Alves teve.

    O segundo, não tem culpa. Não sabe mais. Se no meio campo ainda disfarça alguma falta de qualidade, na defesa é um imcompetente de primeira. Mais de 80% dos d.e. das equipas da 1 liga jogariam melhor que ele.


    Depois, Mariano: o que é isto??? Lga Vitalis é muito.

    De resto, o Kaz até cumpriu bem.Merece jogar mais vezes.

    Agora o pior? Não me lembro de tantas vezes o FC Porto perder a bola em passes a partir da defesa. Aquilo era recuperar e entregar ao...adversário!!!

    Quaresma: ao seu nível em jogos de complexidade superior.

    A única coisa boa é observar o endeusamento dos lamps por parte da imprensa até ao jogo de sábado.

    O Pedro Emanuel TRATA do resto no balneário.

    ResponderEliminar
  39. Tanta opinião a quente. Quem nunca teve um dia mau, que o diga.
    O importante é passar aos oitavos, conforme eu dizia há 15 dias atrás.
    Uma vez nos oitavos, depende do sorteio, e podemos ter a consciência que qualquer equipa que lá esteja está ao nível dos "Chelsea, barcelona, etc", por isso se tivermos de continuar com a nossa caminhada, tem mais valor eliminar um grande do MKT, do que um celtic ou shaktar ou roma.

    ResponderEliminar
  40. Miguel Teixeira, aconselho-lhe o uso moderado de drogas.
    No entretanto, continue a aprender alguma coisa de bola enquanto le os meus comentarios, estes, tal como o meu conselho, sao gratis.

    Cuidadinho.

    Um enorme abraço, cheio de amizade.

    ResponderEliminar
  41. O resultado não compromete as aspirações do FC Porto na Champions e com uma jornada por se disputar tudo pode acontecer. A margem de erro terminou e agora há que ganhar ao Besiktas para acabar a primeira fase da competição no primeiro lugar do grupo.

    ResponderEliminar
  42. Soren,

    espero que aquando da sua visita natalícia ao nosso país, não se esqueça de enviar curriculum vitae para a administração do FCP. Quem sabe se não será o sucessor do Jesualdo já para o mês de Janeiro? A imprensa lisboeta e os "pipoqueiros" iriam adorar.

    Arrisco-me a afirmar que com o meu caro amigo Soren no banco de suplentes, o FCP nunca teria perdido em Liverpool.

    ABRAÇO

    PS: se este cenário idilico tiver confirmação num futuro próximo, eu prometo que levo pipocas para o Dragão tornando-me em mais um orgulhoso "pipoqueiro".

    ResponderEliminar
  43. O Zirtaev vem com a sua crónica colocar alguns pontos nos "is" e de algum modo fazer-me crer que não terei sido injusto na análise que fiz a quente. Não tenho nada contra os jogadores que mal ou bem jogaram ontem...Quem é o culpado pela escolha dos Ministros é o Primeiro Ministro que os admite para as tarefas necessárias à governação! Escolher o elenco e depois dizer que os actores é que tiveram a culpa do mau filme realizado não ter sido um sucesso, não é próprio de um Bergman...Stepanov tem qualidade só que está sem confiança, é preciso acreditar que a ganhará mas será devagar ou devagarinho se tal for preciso.Não serviu para defrontar o Setúbal e já serve para jogar em Liverpool? Estava cansado? Ele jogou mesmo pela Sérvia? O Mareck está sem qualidade já há algum tempo, não admira que o seu lugar tenha vindo a ser ocupado pelo Fucile...Porque colocá-lo agora? Kaz não me surpreendeu, era talvez a inclusão mais previsível para este jogo, até a sua utilização como suplente contra o Setúbal permitia pensar nisso, assim como pensei que o Lisandro jogasse num dos extremos e entrasse o Farias, igualmente utilizado naquele jogo.Estou triste e fulo é o termo porque a equipa não estava a render e embora o empate fosse o resultado justo ao intervalo -até pela perdida do Lisandro- a equipa estava presa, sem capacidade de dominar o jogo etrocar a bola e isso só foi ténuemente disfarçado com o empenho e a classe de quatro/cinco jogadores que tudo deram para conseguir que esse resultado fosse conseguido.Foi impressionante ver a luta intrépida de Lisandro Lopez, à frente, atrás na defesa, nos cantos ou livres e no meio campo a tentar emperrar o domínio dos Ingleses...Merecia três ordenados mínimos no mínimo! E depois a classe de Lucho o seu domínio do esférico a sua estupenda leitura de jogo, a sua entrega...Bosingwa que mostra ter muita qualidade -apesar de algumas vezes exagerar no individualismo de querer levar os adversários ao ridículo. Tem uma velocidade e técnica extraordinárias...Bruno Alves e os seu espírito de sacrifício e brigão, sempre de cabeça bem direccionada no sentido da bola e do adversário...Paulo Assunção, a formiguinha, sempre a correr, parece alimentado a pilhas Duracel, joga a bola redondinha e a tentar tapar com classe e sacrifício os buracos à sua direita e esquerda...Se não fossem estes quatro magníficos teríamos levado um banho de bola tal o desacerto do início. Depois lentamente o Kaz começou a engrenar e quando justificava a sua entrada foi mandado sair, significativo. Talvez a poupá-lo para o Benfica!...Mariano não esteve muito mal, mas pareceu-me sem estofo físico para aguentar um jogo daqueles, saiu estoirado...Não vou falar de Quaresma, porque ele parece ficar afectado nos jogos grandes...Sobem-lhe as tatuagens à cabeça! Helton, tem que ser mais decidido, mais corajoso nas saídas e deixar de querer mostrar que é bom de bola. Foi estorvado nitidamente no 4º golo -não interessa que os Lisboetas não quisessem ver isso- o importante é nós termos a consciência do que é verdade o que eles pensam não nos deve preocupar. Ontem desliguei o som e foi em silêncio que era cada vez mais ruidoso à medida que o desafio se desenrolou, que o fui vendo. É provocatório o que estes "senhores" da SportTv fazem. Transmitir em simultâneo o que se passava em Lisboa -antes e depois do nosso jogo- e ignorar completamente o que iam transmitir a seguir é ignominioso!...Mas eles que se satisfaçam com a UEFA, embora provavelmente nem isso consigam...Sei que o nosso apuramento é perfeitamente possível e a conquista do 1º lugar no grupo também, mas que Diabo isto não pode, não pode de maneira alguma acontecer até porque o Liverpool mostrou estar em todos os domínios ao nosso alcance, admitindo mesmo assim que eles têm outro ritmo de jogo...Se fosse eu a escolher a equipa para a Luz seria a que entraria se eu pudesse ter decidido em Anfield Road:
    Helton; Bos, Pedro Emanuel(João Paulo), BAlves e Fucile; PAssunção, Bollati(Kaz), Raul Meireles e Lucho Gonzales; Quaresma(LLima) e Lisandro. -Um pormenor, em Liverpool estiveram frente a frente, os dois maiores marretas que eu conheço!...

    ResponderEliminar
  44. Não entendo a opinião do José Luís e do Zirtaev, cujo as opiniões costumam ser coincidentes com as minhas.
    Então não foi uma péssima exibição?
    O Stepanov ainda merecerá uma 2ª oportunidade, mesmo que seja daqui a dois/três meses?
    Então a estranha propensão para cometer penáltis cretinos e passes tão arriscados como desnecessários?- isto para além da desconcentração cronicamente evidenciada. Não! - não venham compará-lo em termos de início de carreira no clube com o Ricardo Carvalho, com o B.Alves, com o Pepe ou mesmo com o Fernando Couto, porque estes não eram tão persistentes na mediocridade e estupidez. Este Stepanov está para a nossa defesa como o Krajl, o maior fiasco de guarda-redes que alguma vez tivemos, para a nossa baliza, disso não tenham dúvidas!
    Marek Czeck tem sido frequentemente o 12º jogador mais utilizado e quase sempre o pior ou dos piores. Menos péssimo a médio esq. do que a lateral. Se´é verdade que o Rennes está interessado nele então que vá nem que seja de borla!
    Mariano é devolvê-lo à precedência, já!!
    Kaz-dificilmente deveria ser suplente, quanto mais titular!
    ( não venham defendê-lo pelo tal centro, porque antes tinha feito só asneiras a ponto de ter sido repreendido e depois quase nada mais fez que jeito tenha tido!
    Quaresma - Fez dos jogos mais fracos até hoje, razão pela qual nunca poderá ser ''dos melhores do Mundo'', na sua posição, porque lhe falta consistência e regularidade exibicional.
    E os danos de imagem que tão medíocre e covarde exibição provocaram? - Ou pensam que hoje nos principais gabinetes de avaliação dos grandes clubes europeus o jogo não será dissecado, como alíás todos os outros?
    Na 2ª parte:Incapazes de criar uma única oportunidade passível de criar perigo, quanto mais considerada de ''golo cantado''!
    Com que então « a exibição não foi tão má como para aí dizem ». Isso é discurso para a comunicação social! - tal como foi o de Jesualdo ao dizer que o Porto foi superior na 1ª parte. Espero que à semelhança da Amadora o Presidente do clube tenha ido ao balneário.
    Eu sou daqueles que, naquela série de 8 vitórias nas primeiras 8 jornadas, já dizia que a equipe andava a jogar pouco ou muito pouco e que era imperioso melhorar. Pois bem, até agora o jogo em Marselha foi o melhor e o segundo melhor foi com o Setúbal, mas praticamente foram as tais excepções que confirmam a regra.
    Não estou de cabeça quente, mas estou profundamente desolado com tão covarde prestação.
    Abraço a todos os portistas que recusam meter a cabeça na areia!

    ResponderEliminar
  45. Azulebrancodixit, nao sou tao duro com o Stepanov mas subscrevo tudo o resto. Tal como concordo com os comentarios do Offshore, Miguelmor, Louro, Meireles, paulo sampaio neves, etc, etc.

    Teixeira, voce nao tem capacidade intelectual para discutir seja o que for comigo.
    Por esse motivo, as suas insinuaçoezitas infantis, brejeiras e sem nivel ficarao a partir de hoje, sem resposta.

    ResponderEliminar
  46. Estou muito desapontado com uma certa histeria que se ve por estas bandas.
    99% das criticas que aqui se leem estao sao feitas por pessoas claramente ofuscadas pelo resultado.
    As analises de futebol e da qualidade dos jogadores nao podem ser tao condicionadas pelos resultados.
    Mas como e tipico quando o Porto perde atacam-se os bodes expiatorios do momento e os jogadores favoritos sao protegidos. Ja aconteceu o mesmo com o Pepe, o Bruno Alves que esta a acontecer com o Stepanov.
    Espero que ninguem no clube de ouvidos a estes velhos do Restelo.

    ResponderEliminar
  47. Soren,

    eu sou claramente um defensor do ambiente e das espécies em extinção. Como tal tenho total compreensão pelas aves raras. Não deixe de ser como é. Terá em mim um defensor da legitimidade da sua existência. Não coma é pipocas ao meu lado.

    ResponderEliminar
  48. de sevilla, com amor.

    aqui, bem pertinho do estádio que nos viu ser Maiores que o sonho não há tanto tempo assim, vos escrevo. não vi o jogo, confesso: não sei porque carga de água, os espanhóis estavam mais preocupados com o Real Madrid e com o Valência. estranho, digo eu, mas o que é que se pode fazer? acompanhei o jogo de uma forma entrecortada, entre um relato oscilante da TSF carinhosamente fornecido pela rede Wi-Fi do hotel (aqui diz-se "uí-fí"), o meu grande Mano que mandava sms's de 5 em 5 minutos e uma amiga que tinha em Anfield Road, que me ía ligando de quando em vez para eu sofrer com ela aquele ambiente tão arrasador. e vocês perguntarão, cheios de razão: mas como pode ela comentar um jogo que não viu? e respondo eu: não posso. por isso, comento-vos a vocês. os feedbacks que me chegaram ontem foram essencialmente de frustação e alguma irritação com Step e Hélton. mais tarde, já eu tinha visto o resumo, em conversas (telefónicas) posteriores e com ânimos mais serenos, lamentava-se a derrota e o descontrolo emocional da equipa nos instantes finais, mas gabava-se a coragem de uns e a entrega de outros. lamentava-se o onze inicial de Jesualdo, que correu mal, mas compreendendo a sua opção claramente táctica. compreendendo que ele correu um risco, coisa que tantos o acusam de não fazer, porque queria realmente ganhar o jogo. contra uma equipa que joga um futebol muito diferente do português, uma equipa diferente também. percebo a aposta em altura, compreendo perfeitamente a aposta em Step que, tendo corrido melhor as coisas, teria sido um tónico psicológico essencial para o rapaz, louvo a escolha do mariano para render um tarik que esteve muito apagado no último jogo, mariano esse que tem muito para dar e com certeza daria bem mais se não fosse brindado com um coro de assobios à primeira asneira (às vezes até antes) que faz. estou FARTA! gente: FARTA das vossas críticas ao Jesualdo e aos jogadores. não entendo, não compreendo, não aceito.
    há uns tempos atrás, eu gabava-me do povo das antas ser o melhor público de futebol: capaz de aplaudir de pé um Porto perdedor que tivesse deixado sangue, lágrimas e suor em campo, mesmo que tivesse feito algumas (quiçá muitas) asneiras. hoje, creio que estamos ao nível dos piores públicos de futebol! só eu sei quantas vezes aplaudi a equipa sozinha. só eu sei quantas vezes saí do dragão deprimida não com o que vi em campo, mas com o que vi fora dele. vocês são a personificação do que me magoa. ontem, noite amena, passeei-me pelas ruas de Sevilha com o cachecol do Porto. os espanhóis sorriam-me e perguntavam-me se eu já sabia do resultado. eu respondia que sim, e eles sorriam ainda mais. e eu explicava que o Porto estava em primeiro lugar na liga interna e na liga dos campeões. que há noites em que tudo corre mal e que eu, profissionalmente, também cometo erro atrás de erro. e às vezes cometo o mesmo erro duas vezes seguidas. e que isso só acontece a quem realmente luta por alguma coisa. com todas as suas forças. só falha quem luta. só falha quem luta, meus amigos.

    à medida que ia lendo os vossos comentários, ia-me entristecendo progressivamente. vi vozes exaltadas sem razão, vi portistas mais felizes por poderem criticar do que tristes por terem perdido, vi vozes a tentar amenizar e a serem insultadas - sim, insultadas. vi que a opinião dos críticos é a seguinte: quem critica, é inteligente; quem tenta expôr ideias contrárias com respeito e coerência, como o Miguel Teixeira, não sabe nada de bola.
    querem mesmo saber? estou cansada. muito cansada.
    querem mesmo saber o que dá cabo de mim? ontem o Porto perdeu e eu passeei-me pelas ruas de sevilha com o cachecol e tive uma noite bonita.
    hoje li os vossos comentários e estou sinceramente desgostosa.
    só que não posso. porque amanhã vou apresentar o meu trabalho em frente a uma assembleia de centenas de pessoas, e quero falar bem, quero estar bonita, quero mostrar aos meus colegas de todo o mundo como o meu trabalho é bonito. como eu gosto dele. e não quero estar desgostosa.

    há algum tempo, num almoço com o Zirtaev, mostrei-lhe a minha vontade de sair dos PdB. os motivos eram dois: o primeiro, é que sentia que o painel de colaboradores era já muito vasto e de uma qualidade superior, e que eu não podia acrescentar mais nada que se comparasse ao seu valor; o outro é que a minha vida profissional me impede da participação mais activa que eu gostaria de ter. ele recusou a minha "demissão". mas agora, amigo Zirtaev, com muita pena minha, eu não posso continuar aqui. e peço-te, do fundo do coração, perdão: por esta saída e pela forma como foi feita. mas - e tu percebes, não percebes? - eu leio esta caixa de comentários e fico triste como a noite: este NÃO é o meu Porto. o meu Porto nunca foi assim.
    peço também desculpa a todos os meus "colegas" do painel de convidados, por quem nutro simpatia e admiração, mesmo por aqueles que nunca tive a sorte e o prazer de conviver a nível pessoal - Miguel, Nuno, Zé e Rui Moreira. desculpem. mas este tipo de críticas, no contexto em que estão e sem aceitarem o contraditório senão à base de comentários insultuosos, magoam-me. repito: isto não é o meu Porto. isto não é a mística portista que eu conheço. isto não é amor. isto não é nada.
    parto para quem me entende e partilha comigo as minhas paixões e as minhas mágoas. vou continuar a levantar-me - sozinha, se for preciso - para aplaudir a minha equipa (os meus meninos) quando achar que eles merecem, mesmo que tenham sofrido 20 golos. e vou continuar a cultivar o silêncio dentro e fora do estádio, quando achar que as vitórias deles foram mais fruto da sorte e do acaso do que da luta. mas nisto, nestas críticas, neste baixo nível, neste insulto barato, nisto não me reconheço. nem um bocadinho. nada.
    contigo zirtaev, falarei pessoalmente assim que regressar ao Porto. mas confio que vais aceitar e respeitar a minha opinião.
    a partir de hoje, não faço mais parte do blog Portistas de Bancada.

    e agradeço que não me insultem, que não comentem no meu blog pessoal, e que se tiverem algum comentário a fazer o enviem directamente para o meu e-mail.

    e deixe-me poupar-lhe algum trabalho, caro Soren: reconheço desde já que não tenho capacidade intelectual para discutir seja o que for consigo.

    ResponderEliminar
  49. catarina acho mal que abandones esta comunidade. como eu há diversas pessoas que entendem e respeitam o que escreves. por favor pondera melhor...

    quanto ao jogo só posso dizer que fiquei triste porque há um porto a duas velocidades... há jogadores que lutam mais do que podem e outros que sinceramente esperam pacientemente pelo dia 30 para receberem certinho um ordenado chorudo que não fazem por merecer.

    mas o FCP é maior do que isso e nós adeptos somos muito mas muito maiores do que qualquer derrota ou desgosto.

    força FCP... força PORTO tu és a nossa glória...

    ResponderEliminar
  50. Obrigado Catarina pelo comentário e a apreciação da minha pessoa. Quanto ao facto de saires do PdB, é uma pena que assim seja mas compreendo a tua decisão.

    Eu como tu também me envergonho com esta alegria inusitada dos "irmãos" portistas para criticar...por criticar.

    BJS

    ResponderEliminar
  51. O professor pode ser um líder e saber gerir um balneário, no entanto continua a não saber gerir um plantel (pelo menos não é contra o Liverpool que o deve fazer!).
    Não soube preservar o Stepanov que face a sucessivos erros em jogos anteriores, foi novamente atirado para a fogueira em detrimento de jogadores com maior experiência.
    Agora toda a gente culpa o rapaz o que poderia ser evitado, professor Jesualdo!
    O kaz jogou meia dúzia de minutos esta época e foi lançado ás feras neste jogo…Mariano idem aspas.Marec Chec é um lateral limitado mas portou-se bem.
    Continuo sem perceber porque é que o Quaresma marca todos os lances de bola parada!-entao os pontapés de canto são sempre mal marcados!
    Insiste em jogar desta forma nos jogos em Inglaterra e deu-se mal em todos eles!..resultado: 3 derrotas!
    Para tal basta um pequeno exercício de memória:
    Época passada: Arsenal 2- FCP-0 –Fizemos um jogo horrível, Ricardo Costa a defesa Esquerdo, jogadores perdidos dentro de campo e nem uma oportunidade de golo criámos..
    depois Chelsea-2-FCP-1, Uma boa 1ª parte de facto , mas o treinador resolveu defender o empate e deu-se mal : eliminados nos 1\8 avos…
    Agora derrota por 4-1, o mesmo filme, os mesmos erros do passado,exibições abaixo do normal!enfim...
    Jogos em casa com os mesmos adversários: jogámos Q.B, fomos superiores, mas o professor não arriscou e no final três vitorias morais (perdão três empates)
    Em jeito de conclusão: ao professor falta-lhe algum estofo nesta competição, para consumo interno tem sido suficiente mas tambem devido á qualidade de certos jogadores.
    Naõ se pode culpar só o treinador,mas começa a ser demais.

    A imprensa já se sabia que nos iria cair em cima: os termos usados: ”Levaram tareia”, ” atropelados” etc.. e o destaque dado pelo empate conseguido pelos mouros perante o 9º classificado do campeonato italiano é noticia em todo o lado…
    Mas que raios!..Quem é que se encontra em melhor posição na Champions?
    Já para não falar da porcaria da Sport TV: que falta de respeito para com o nosso clube e os nossos adeptos,não houve reportagem em Liverpool depois do jogo porque?
    Cump.

    ResponderEliminar
  52. Este é o meu ultimo comentario no Portistas de Bancada.

    Catarina, leia bem os comentarios.
    Quem insultou primeiro foi esse senhor que voce tanto defende.
    Na realidade Catarina, esse senhor, que é mal educado, que faz comentarios cinicos e que depois chama os outros de bebados, nao percebe mesmo nada de bola.

    Se voce sai do Portistas de Bancada ou nao é obviamente uma decisao sua. Nao tenho que me pronunciar sobre ela, embora goste de ler aquilo que escreve.

    Cada um tem as suas ideias e deve poder apresenta-las sem ter de ler comentarios cinicos e insultuosos de quem quer que seja.

    Esse senhor, tem um so post neste blog, que é insultuoso para os adeptos que nao comungam da mesma opiniao. Ja disse o que lhe tinha a dizer e nao perco mais tempo com ele.

    Nao é de agora que uns se dizem mais portistas que outros so porque nao discutem decisoes (erradas) do treinador.

    Isto é um blog, nao é um centro de decisoes. Veja os meus primeiros 2 comentarios e nao lera nenhum insulto. Leia os comentarios de outros e lera insultos cinicos em todos os paragrafos.

    Chega de hipocrisia. Se nao dissermos o que pensamos, para que escrever? Nunca pedi a cabeça de nenhum treinador, nem a de Couceiro. Mas quando o treinador esta mal, esta mesmo mal e ha que dize-lo. Enterrar a cabeça na areia nunca resolveu nenhum problema. Ou ignoramos os problemas ou criticamos construtivamente para que eles sejam resolvidos. O treinador neste jogo foi incompetente. Tal como foram os jogadores na Amadora, segundo ele proprio disse.

    Escrevi neste blog durante mais de um ano, consistentemente, sem insultar ninguém, antes de ser insultado. Quem ler esta caixa de comentarios sabe que é assim.

    Escrevi neste blog, durante mais de um ano, por amor ao FCPorto, o meu clube desde que nasci.

    Este é o meu ultimo comentario. Nao deixo de agradecer ao Zirtaev por ter colocado um comentario meu como post, acerca dos ataques vis de que o Porto é alvo na comunicaçao social. Por me ter deixado explanar as minhas ideias com liberdade. Obrigado Zirtaev.

    Sou uma pessoa feliz, considero-me um individuo com muita sorte em todas as vertentes desta vida. Critico construtivamente, alegremente, com paixao por vezes, porque do FCPorto se trata.

    Ja algumas vezes, algumas pessoas se insurgiram aqui, contra comentarios meus e de outros, apelidando inclusive os outros de ' menos portistas' e de ' estarem à espera que a equipa perca para poderem criticar'. Nao foi por isso que deixei de comentar o que quer que fosse, continuando fiel às minhas ideias.
    Sou portista a 100%, sempre serei e nao ha nada que me deixe mais feliz no futebol, do que ver o Porto ganhar.

    Deixo hoje de comentar neste espaço, com alguma tristeza. Nao o voltarei a fazer porque existem pessoas aqui que nao percebendo absolutamente nada do que falam, se julgam donos da verdade e sao mal educados.

    Catarina quero-lhe ainda dizer que sempre gostei de ler os seus comentarios e que prezo muito a sua opiniao.
    Quero cumprimentar o Meireles, com quem muito aprendi, O Zirtaev, o Louro e tantos outros com quem troquei ideias e aprendi coisas novas.

    Quero desejar-vos a todos a maior sorte e bem hajam por este ano de convivencia.

    ResponderEliminar
  53. "UTOPIA
    Cidade
    Sem muros nem ameias
    Gente igual por dentro
    Gente igual por fora
    Onde a folha da palma
    Afaga a cantaria
    Cidade do homem
    Não do lobo mas irmão
    Capital da alegria.

    Braço que dormes
    Nos braços do rio
    Toma o fruto da terra
    É teu, a ti o deves
    Lança o teu desafio.

    Homem que olhas nos olhos
    Que não negas
    O sorriso, a palavra forte e justa
    Homem para quem
    O nada disto custa
    Será que existe
    Lá para as margens do Oriente
    Este rio, este rumo, esta gaivota
    Que outro fumo deverei seguir
    Na minha rota?..."

    -Peço desculpa de inserir aqui este poema de "José Afonso", mas face à "revolta pelos sinais de revolta" aqui anunciados, acho que era bom dizer algo que revela a verdade que para mim é: "a verdade só dói a quem verdadeiramente a detesta." Dizer a verdade é a forma mais directa e correcta de enfrentar os problemas, mas há pessoas que gostam de criticar e muitas vezes até anunciar soluções radicais -como por exemplo, o que "X" precisa é de "ser metido comigo numa sala" e "ser por mim bem apertado" talvez três ou quatro estaladas?- quando muito bem entendem -mas só elas- e quando os outros o fazem abandonam a sala amuadas e feridas na sua susceptibilidade...«Que isto de ter um Blogue pessoal é chique e não está ao alcance "desta gentinha mal educada" e "pouco viajada" atendendo às peregrinações que eu já fiz...»
    «-Agora que já vi o sol da meia noite através de uma abóbora, essa experiência única e extremamente espiritualizante para o ser humano, vou perder tempo com esta gente ignara e feia?...» «Peço desculpa, mas isto de me considerarem igual aos outros é demais para a minha classe, amanhã vou ter de estar presente em sítio importante perante assistência numerosa e devo apresentar-me muito fresco e belo...Finalmente consegui, sou pessoa importante!...»

    ResponderEliminar
  54. Meus amigos, ausento-me durante umas horas e até já ouço falar em abandonos!!! Tenham calma e deixem-se de criancisses e amuos.

    Aqui todos têm direito a terem as suas opiniões. Aqui todos têm direito a criticar ou deixar de criticar. Aqui cada um sabe-se defender e não será a abandonar o barco que se defenderão melhor ou apoiarão mais o FCPorto. Somos todos portistas, temos todos uma e só vontade, que o FCPorto vença.

    Não vou pessoalizar porque... todos têm culpa qd não aceitam as opiniões dos outros, mas todos têm direito à sua.

    Adeptos que gostam do Jesualdo e apoiam as suas decisões sempre vão existir e sabem que existem razões para isso, assim como os adeptos que não o apoiam e que tb têm razões para tal.

    É necessário é saberem explanar as suas razões já que não é desta forma que vão mudar as opiniões uns dos outros. Será difícil dizer: "Você tem essa opinião, mas eu não concordo." sem insultos?

    Responder a insultos com insultos não é solução.

    Vamos com calma, quem dera a todos os clubes em Portugal estarem na nossa posição e quem dera à maior parte dos clubes da Europa estarem na nossa posição.

    Temos um jogo importante já no sábado e parecem estar uns para cada lado.

    Qt à minha opinião, é a minha, não a quero impôr a ninguém, mas é a minha e espero que a respeitem como eu respeito a vossa.

    Para mim o FCPorto não esteve mal no jogo de ontem até sofrer o 2 a 1 a 12 minutos do final. Aceito perfeitamente que exista quem não pense assim.

    Um abraço.
    PS: Catarina depois falamos.

    ResponderEliminar
  55. O grande Porto de Mourinho, no ano em que fomos campeões europeus, perdeu em casa 3-1 com o Real Madrid, num jogo em que começou bem, mas em que esteve depois muito mal defensivamente. Mas não houve problema nenhum. O Porto de Robson, levou 3 secos do Barcelona, em Barcelona, esteve muito mal defensivamente e também não houve problema nenhum. E o mesmo Porto perdeu em casa com o Panathinaikos e a Sampdoria, e também não houve problema nenhum. O Porto de Oliveira foi goleado por 4-0 em Manchester e pelo mesmo resultado em Madrid e ainda perdeu em casa com o mesmo Madrid por 2-0, foi um desastre nos 3 jogos e também não houve problema nenhum. Agora, com Jesualdo, com quem o Porto ainda não perdeu em casa para a CL (coisa de que Robson, Oliveira e até Mourinho não podem gabar-se), e que está na mais que invejável situação de, se ganhar, fica em 1º garantidamente e se empatar passa de certeza, é um clamor enorme, só por se ter perdido 1 jogo fora, na casa de 1 colosso mundial, e por 1 resultado volumoso que é mais culpa do árbitro (penaltie que era falta contra o Liverpool e falta sobre Helton por marcar, nos 3º e 4º golos) do que de outra coisa qualquer. Racionalmente, não faz muito sentido, quer-me parecer que é essencialmente a má vontade e o preconceito (por Jesualdo ser "vermelho" e pouco "cagão", assim ao estilo de um P. Bento ou Camacho) mal recalcados a virem ao de cima. Foi apenas 1 jogo que correu muito mal, como já tinha acontecido com o Mourinho, o Robson, o Oliveira, o Artur Jorge e todos os outros grandes treinadores que já passaram pelo FCP. A Catarina tem razão. Começa a ser complicado perceber e aceitar tanta animosidade. Até porque o que conta é o que aí vem, e para o que aí vem correr bem, o apoio total dos adeptos é fundamental. E depois, tudo ficará como está, com o Porto a continuar na CL e na liderança da bwin liga, com esta derrota a ser apenas mais uma enterrada no passado. Só espero é que não haja portistas cheios de vontade que as coisas corram mal nos próximos tempos, só para poderem depois vir dizer que afinal tinham razão.

    ResponderEliminar
  56. AzuleBrancoDixit, em lado algum digo que o Stepanov merece ou deixa de merecer uma segunda oportunidade. Em lado algum digo que o Stepanov teve ou deixou de ter culpa nos golos, apenas descrevo o que vi.

    A única apreciação que fiz ao Stepanov foi dizer que ainda é muito inocente e que não está preparado para estes ambientes. Está no post.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  57. Pois eu estou com a Catarina. Em vez de criarmos um ambiente positivo para o jogo com o Benfica, há pessoas que descarregam as suas frustrações como se os outros que defendem o plantel e a equipa técnica se sentissem menos frustrados. Eu não sou ninguém para dar lições de portismo a nenhum de voces, mas também não aceito o contrário. Sou novo, tenho 19 anos, mas a curta memória e experiência de vida chega-me perfeitamente para saber que os portistas que eu conheço não trocam insultos nem fazem comentários derrotistas. Claro que a crítica é aceitável. É aceitável e salutar, mas nas alturas próprias. Não quando estamos à beira de um embate importante para definir aquilo que será o FCP em termos desportivos a curto prazo no campeonato.

    ResponderEliminar
  58. Ao Soren:
    Eu não tenho -não tive- o privilégio de o conhecer, provavelmente não o compreendi muitas vezes ou lhe fui simpático nesta caixa de comentários, mas gostaria de lhe dizer uma coisa: -Sou solidário consigo, porque partilho dessa sua opinião de não querer esconder a frustração e a tristeza, com palavras de falsa simpatia...Para mim abaixo a hipocrisia!
    E não me venham com aqueles velhos argumentos de que "às senhoras nem com uma flor..."
    -Somos todos iguais por dentro, assim como queremos aparentar ser iguais por fora? Ou será que é ao contrário ou não é assim?...
    Quando vou ao volante -e não me chamem misógino- sei reconhecer de imediato -é instintivo, assim como quem olha para as opções tácticas no futebol- quem vai ao volante do carro que se cruza comigo ou que vai aos "ésses" pela estrada fora!...
    Para si Soren, um abraço!

    ResponderEliminar
  59. Às vezes as boas pessoas tomam más atitudes! Soren e Catarina voltem que estão perdoados!
    Com honestidade, julgo que falo por todos, e tb até pelo Miguel teixeira (julgo n estar enganado), que todos fazem falta neste blog,e por isso gostaria que revertessem a vossa posição e voltassem!

    ResponderEliminar
  60. Ah Catarina, só mais uma coisa. Boa sorte para o teu trabalho. Sou estudante e sei bem o que isso é. Sei o que é esforçarmo-nos para que as coisas nos saiam bem e depois o gozo que dá quando de facto nos saem mesmo bem. Apesar de também saber o que é esforçar-me para uma coisa e depois sair tudo ao contrário do planeado, o que não será, de certeza, o teu caso.
    PS: Aqueles que quiserem pensar que este comentário serve como metáfora para o que se passa com a nossa equipa que pensem, de qualquer modo boa sorte Catarina.

    ResponderEliminar
  61. Eh pá não acredito no que vejo, ou melhor no que leio neste blog!!
    então esta não é, ainda que virtual, uma casa de portistas para portistas, um blog onde cada um pode expor a sua opinião, seja ela qual for, para ler a opinião dos outros, concordemos ou não mas sobretudo para apoiar o nosso clube!

    não percebo o pq de tamanha confusão, há amigos que não gostaram da exibição e muito menos do resultado, muito bem é uma opinião, tão válida como a dos outros que até acharam a exibição boa mas que, tal como os outros, não gostaram do resultado!!

    é muito fácil ser dum clube quando este está a ganhar, mas é quando este perde que se deve mostrar o verdadeiro apoio!
    o porto perdeu, podia ter ganho, mas perdeu! tem de corrigir algumas coisas sim. o jesualdo errou, talvez, mas tb já acertou mts vezes!!

    como portistas só temos de apoiar a equipa, criticar qd tem que ser mas sempre com moderação e respeito pelos outros!!

    estamos em 1º na liga dos campeões e no campeonato, perdemos com uma grande equipa e temos um grande jogo pela frente, contra os grandes rivais e nada melhor que isso para reiniciar uma nova onda de vitórias!!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  62. Uma vez disse aqui que nunca iria escrever um comentário a quente, porque, provavelmente, escreveria coisas que mais tarde me arrependeria.

    Se eu tivesse escrito ontem, se calhar até começava mesmo em desancar em todos, tudo isso fruto do nervosismo de quem perdeu um jogo por números elevados,coisa que não estamos habituados.

    Antes de vir para aqui descarregar a minha frustração, preferi ir fazer outra coisa, tentar por as ideias em ordem .

    Gosto sempre de ler a crónica do jogo antes de comentar, é um hábito meu.Se calhar, ontem, não teria a mesma opinião, mas depois de ter digerido melhor os acontecimentos vejo que o Zirtaev acertou na crónica.

    Até os jornais ingleses, aqueles jornais ingleses que tanto humilham os adversários estrangeiros, elogiaram a atitude competitiva do FCP.

    Mas já não me apetece falar do jogo, e também não quero falar sobre o que se passou ontem aqui, apenas digo que o FCP é muito grande, e sente-se a sua grandeza quando se vê as opiniões apaixonadas dos seus adeptos. Vivemos todos o clube com paixão com emoção, todos ficamos revoltados com os sorrisos irónicos dos jornalistas da TV, todos ficamos revoltados com a troça dos nossos rivais apesar deles terem feito uma má figura na Champions,mas teremos de estar todos unidos, ser uma só voz, mesmo com diferentes opiniões, para que o nosso clube seja sempre, e cada vez mais, um grande clube.

    ResponderEliminar
  63. Meu caro Ricardo Oliveira a primeira coisa a fazer para se emendar um erro é ter a coragem e a capacidade de o reconhecer...Eu estou com a equipa e só tenho pena de não poder ir lá para dentro -NO SÁBADO- ajudar com o meu suor ou sangue! As coisas são para se dizerem no momento certo, é uma forma -para mim a mais certa- de se alterarem comportamentos. Eu próprio sou o primeiro a reconhecer os meus erros -ainda que o faça muitas vezes só para mim- e seria estúpido se no momento seguinte voltasse a repetir o erro que condenei anteriormente! Porque estou solidário com a equipa é que faço esta critica cerrada...A minha solidariedade tem uma intenção correctiva e não é com palmadinhas nas costas que se levam os homens para a luta. Se algum jogador do Porto ler o que está aqui escrito saberá avaliar melhor que ninguém quem tem razão e quem está a pôr água na fervura...Agora devem lançar toda a sua fúria -no bom sentido da palavra- para a luta que se avizinha! Porque se não o fizerem com toda a convicção, lá em baixo terão muito que amargar e depois digam que a culpa é do meirelesportuense!...Podem fazê-lo à vontade estou aqui para o suportar! Somos fortes ou não somos? Somos profissionais ou não somos? O que faz um Liverpooliano ser mais jogador que um Portuense? A face loira? A altura? Ou a estrutura do crâneo?...Vamos à luta! E não comecem a ter medo das críticas! Nada de Mariquices!

    ResponderEliminar
  64. O Soren não entendeu o meu (unico) post e desde essa altura que enfiou uma carapuça que eu não lhe coloquei.

    Na noite do 4-1 apenas referi o facto de a caixa de comentários estar mais cheia sempre que o FCP perde. O contrário não tem acontecido e isso é um dado que está patente em todos os jogos em que o FCP faz resultados menos positivos. O meu (unico) post continua perfeitamente actual e contextualizado.

    Eu não sou contra a critica. Sou contra os criticos e a forma como estes aproveitam os maus momentos para aparecerem. Nunca me referi ao Soren portanto mais uma vez sublinho a ideia de que ele é que enfiou a carapuça. O Zirtaev sabe a minha opinião sobre o Soren. Tenho a minha consciência tranquila. Fiz um comentário em que não dou lições tácticas a ninguém, contudo o Soren comenta a minha opinião escrevendo que nada percebo de futebol...como não sou hipócrita afirmo que a bebida pode ser nefasta. É a unica hipotese que tenho como acertada para a azia do Soren visto que não o tenho como burro. Mais não preiso de dizer e tal como na minha vida darei a cara pelos momentos menos felizes (os meus e os dos outros).

    Abraços, e quem não sente não é filho de boa gente.

    ResponderEliminar
  65. Bom dia!

    Aqui por Lisboa o dia amanheceu com um sol fantástico!

    Já tenho no bolso os 4 bilhetes para ir amanhã ao estádio da Luz ver o Porto ganhar ao Benfica, juntamente com 3 portistas, inabaláveis na fé de vencer este jogo!

    Cheguei hoje de manhã ao emprego e, como habitualmente, consultei o "Portistas da Bancada". Fiquei deveras impressionado com o número de comentários a este "post" e mais surpreendido fiquei com o conteúdo dos mesmos...

    Então agora desistimos? Não colaboramos mais, não comentamos mais...Nem quero acreditar!!

    Somos todos necessários para alimentar este espaço do qual todos gostamos. O que eu quero é alargar a participação neste blogue a todos os portistas que conheço, não quero que ninguém saia!

    Um ponto: Há diferenças significativas entre discutir os assuntos através de uma diálogo falado ou discuti-los através de comentários escritos...A interpretação de algo que lemos é nossa e não permite qualquer esclarecimento da contraparte!

    Temos que nos focalizar naquilo que é importante, a discussão das nossas ideias!

    Eu por motivo algum vou desistir de participar neste blogue, espero que todos façam o mesmo!!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  66. Amigo Meireles tens td a razão, qd é preciso criticar devemos criticar, não nos podemos esquecer que, tal como já foi referido e discutido aqui mts vezes, nós somos melhores que os outros pq exigimos mais que eles, o nosso próprio presidente PDC já disse isto!!
    eu mesmo já critiquei montes de vezes, já duvidei do Jesualdo e continuo a duvidar de algumas coisas (basta ler os meus comentários pelos posts anteriores) por acaso desta vez acho que não merece tão duras críticas, apesar de concordar com tds vós e me sentir frustrado por não termos conseguido sair de anfield road com outro resultado!!

    Somos tds portistas e é isso que nos une neste blog, não nos podemos esquecer disso, somos uma espécie de "irmãos de armas" eheh vamos é aproveitar este blog e td o que ele representa. como disse o adamastor:
    "Eu por motivo algum vou desistir de participar neste blogue, espero que todos façam o mesmo!!"

    também já tenho os meus bilhetes para o jogo de sábado (vai ser a 1a vez que entro naquela banheira) e prometo que gritarei por tds os que não poderão lá estar!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  67. Mais uma pérola em forma de poema:

    «ALI ESTÁ O RIO

    Ali está o rio
    Dois homens na margem estão
    Se um dá um passo outro hesita
    Será um valente, outro não?

    Bom negócio faz um deles
    Tem o triunfo na mão
    Do outro lado do rio
    Só um come o fruto, o outro não!»

    =JoséAfonso=

    ResponderEliminar
  68. Soren, desta vez falo directamente para ti. Espero que reconsideres e que voltes a comentar no blog. A diferença de opiniões tem de ser bem tolerada por todos e todos têm de saber interpretar as palavras uns dos outros num local como este e que muitas vezes não correspondem exactamente ao que se pensa.

    O Teixeira poderá ter sido algo duro, mas é uma questão de nos habituarmos à forma como diz as coisas e tenho a certeza que ele não se dirigia a ti directamente. Ele apenas constatou um facto, é que só nas derrotas certas pessoas escrevem. É natural que assim seja já que querem deitar cá para fora a raiva que sente, tal como muitos nós, mas não deixa de ser um facto e o ideal era todos participarem sempre, explanando as suas opiniões e assim ganhando mais legitimidade para poder criticar qd acham que o devem fazer. Tu não te encaixas neste lote, porque sempre tens vindo a dizer o que pensas quer nas derrotas, quer nas vitórias.

    Peço-te mais uma vez que reconsideres, o teu contributo tem sido muito bom, acho que todos estamos de acordo com isso.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  69. Subscrevo este comentário do Zirtaev. Para bom entendedor...


    Abraço

    ResponderEliminar
  70. Companheiros Portistas deste Blogg:

    Não me recordo donde oivi o seguinte:

    ''é na (bio)diversidade que assenta a riqueza do meio-ambiente'

    Aceito todos os pontos de vista, mas não deixo de afirmar aquilo que penso só porque, posso não estar '' a favor da maré''.

    Meireles: Comentários magníficos!
    Opiniões coincidentes!

    Mas também todos os outros que, com regularidade superior à minha escrevem nests Blogg que muitas vezes concordo ou discordo.

    Certo do que o ''Mau tempo já lá vai'' e confiante que ''se torne a Mãe de todas as vitórias''( bonança prolongada).
    Saudações tripeiras e portistas!!


    Pooooorrtooooo!!

    ResponderEliminar