24 novembro 2007

Sem margem para errar

Depois de um resultado negativo, o que os jogadores mais querem é voltar a jogar, para poderem refazer, perante os adeptos, a opinião negativa deixada. Eles próprios precisam que esse jogo se realize rapidamente para que consigam ter a consciência mais tranquila, sentindo que estão a cumprir a sua obrigação e poderem assim encarar os treinos com mais alegria. O que é certo é que após o empate na Amadora, e já lá vão 16 dias, não mais tiveram oportunidade para refazer aquilo a que se pode chamar de “equivoco”. Mas o ansiado jogo aí está, devolvendo também aos adeptos o verdadeiro futebol de que gostam no seu estádio.

O adversário é um surpreendente Vitória de Setúbal, que, contra todas as previsões, na classificação tem-se assumido como um candidato à Europa. Muito bem orientado por Carlos Carvalhal, e contando com alguns jogadores emprestados pelo FCPorto, entre os quais se têm destacado o Cláudio Pitbull e o Bruno Gama, a equipa sadina é uma equipa lutadora, muito organizada e muito difícil de bater, como tem provado neste primeiro terço do campeonato.

A receita de Jesualdo para este jogo deverá ser o habitual 4-3-3, mas acredito que deverá alterar um ou dois elementos no onze habitual. Nestes elementos incluo Stepanov que nem sequer foi convocado, não por castigo, já que não acho que seja assim que se proceda com jogadores que já deram mostras de qualidade, o mesmo se passando com Helton, mas sim porque, tal como Fucile, esta semana nenhum dos dois cumpriu integralmente o plano de treinos estabelecido e assim sendo deverão apenas ficar a 100% para o jogo de Liverpool. Por outro lado sou da mesma opinião de Jesualdo e acho que o central deve ser protegido. Para o lugar do sérvio, conto em saudar o regresso do capitão Pedro Emanuel e para o lugar do uruguaio, conto com um Marek Cech moralizadíssimo pelos dois golos obtidos na goleada da sua selecção. De resto a equipa habitual. A minha previsão:

Este jogo torna-se ainda mais importante devido ao calendário, já que na próxima jornada o FCPorto defronta o segundo classificado que se encontra a apenas 4 pontos de distância. Também por isto o FCPorto tem de vencer, a margem para errar não existe neste jogo, já que manter as distâncias fará a equipa encarar com mais tranquilidade a importantíssima viagem ao sul que se aproxima.

FCPorto - V. Setúbal, Domingo, SportTv1 - 18H15

14 comentários:

  1. Zirtaev: Colocaste o Fucile no lugar do Bosingwa o que não está de acordo com o que escreveste, pelo que é um lapso evidente.

    Normalmente não és muito rigoroso quanto ao posicionamento dos centrais (esquerda/direita) quando lanças a equipa provável. Julgo que, simplesmente, não dás muita atenção a isso e aceito que assim seja.

    Contudo, duvido muito que o Pedro Emanuel possa ocupar um lugar à direita no eixo da defesa.

    Apesar de Bruno Alves ter vindo a jogar à esquerda, se o P. Emanuel entrar, certamente irá para a direita e P. Emanuel para a esquerda.

    Logo veremos.

    Continuação de bom trabalho.

    ResponderEliminar
  2. Temos que ser muito fortes e ter a "vaca" que os outros têm. Uns empatam no fim, outros ganham pela enésima vez no fim.... chiça é demais. Não podemos facilitar, com esta ou outra equipa desistir apenas no fim....

    ResponderEliminar
  3. o que tem vindo a acontecer é um nojo de todo o tamanha. o orelhas deixou de comprar arbitros e passou a comprar jogadores das equipas adversarias, a começar no ricardo esteves e a acabar por agora no nojo desta noite com um guardaredes completamente vendido que mamou 3 frangalhotes de todo o tamanho. o domingos tem mesmo de explicar muito bem porque não jogou o pedro roma que costuma ser contra os grandes sempre o melhor jogador em campo. nojento, com o domingos a particiapar na festa. assim é facil para aqueles vermelhuscos manterem as esperanças de apanharem o porto. estou enojado.

    ResponderEliminar
  4. Temos de jogar concentrados e com muita paciencia. Vai ser um jogo com alguma pressao dado o resultado dos galinaceos que, apesar de tudo, demonstraram as fragilidades do costume.
    Nao estou com medo do jogo da Luz. Todos sabemos que o Porto é bem superior.

    A minha unica preocupaçao vai para a condiçao do Bosingwa, Bruno Alves e Quaresma. Jogaram muitos minutos pela selecçao e agora teem 3 jogos muito importantes pela frente, em que a condiçao fisica vai ser factor determinante para vencer.

    Gostava de saber qual é o critério para jogarmos quarta feira em Anfield e depois termos de jogar no Sabado no galinheiro. Nao percebo porque nao jogamos no Domingo. Embora nao benificie directamente nenhuma das equipas, este calendario é desprovido de logica.
    Enfim, brincadeiras à Liga Portuguesa de Futebol. Ainda me lembro da telenovela com o Leiria.

    ResponderEliminar
  5. Paulo, o lapso do Fucile e do Bosingwa está já corrigido. obrigado pelo reparo.

    Qt aos centrais, tens razão, não dou muita atenção ao posicionamento (esquerda/direita), mas tento, sempre que sei ao certo, colocá-los no devido lugar, e sei que o B.Alves tem vindo a jogar no lado esquerdo, não me lembrava era em que lado normalmente jogava o P.Emanuel, por isso os coloquei desta forma. Mas como tb dizes mais logo veremos.

    Vítor, vi a parte final do jogo e vi o segundo golo do benfica e começo a pensar cada vez mais como o FCPortoSempre. E, se assim for, a sorte não tem nada, mas nada mesmo a ver com isso... Eu não acredito em bruxas, mas... o resto já sabem.

    Só temos de ser superiores a tudo isso e temos mais que equipa para tal, e de uma coisa temos a certeza, este género de sorte a equipa da luz não terá contra o FCPorto.

    Para já temos um importante e difícil jogo para vencer e se, tal como Jesualdo dizia, o FCPorto joga melhor com pressão, ora aí está ela.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. fcportosempre :

    É muito estranha a troca do Pedro Roma pelo Ricardo percisamente neste jogo, e o Ricardo fez um jogo horrível. Provavelmente nunca mais jogará na Académica..
    Mas o rapaz é Portista, e jamais se venderia aos lampiões.
    Pode ser isto e aquilo mas vendido ou lampião não é.


    soren:

    Penso que vamos ao galinheiro no sábado porque os lampiões jogam no dia 4 na Ucrânia.



    Aquele N´doye da Académica não é nada mau...Vale por 5 Ivanildos.

    ResponderEliminar
  7. Quanto ao jogo de amanhã penso que o nosso maior adversário poderão ser os pipoqueiros que vão ao Dragão predispostos a assobiar.

    Se as coisas começarem a não sair bem e os assobios começarem a equipa pode destabilizar..

    A equipa merece estádio cheio e apoio!

    Sim o Setubal é uma equipa organizada,etc etc etc... mas são bem inferiores ao Porto e tremem num Dragão cheio a apoiar o Porto!

    Aqueles que andam mortinhos por ver o FCP perder para andar a destilar ódio a quem tanto nos deu que pensem 2 vezes e que vão mas é dar uma voltinha aos Aliados para ver a arvorezinha de natal!

    Força Porto!

    ResponderEliminar
  8. é a descarada,vejam o que diz o blog pobodonorte.

    Caro Domingos,
    Quando jogares com o clube do teu coração, o FC Porto, não te esqueças de trazer a prendinha que ofereceste ao Benfica. Coloca no banco dois dos melhores jogadores do plantel, o Joeano e o Hélder Barbosa, e, mais importante, dá uma segunda oportunidade a esse projecto de guarda-redes chamado Ricardo (o nome não ajuda). A forma como saiu "à maluca", naquele lançamento lateral, e depois do toque de calcanhar do Ilusão, decidiu dar uma palmada na bola, tendo hipóteses de a segurar com as duas mãos, foi de antologia! A Bola tem razão, os lançamentos do Bynia são mesmo meio-golo!

    PS - Alguém se lembra do que foi dito há um ou dois anos, quando o Belenenses jogou contra o FC Porto, em Belém, com o seu segundo guarda-redes? Onde estão agora essas virgens ofendidas?

    ResponderEliminar
  9. Temos de ser muito fortes porque só dessa forma poderemos ganhar o campeonato, alem disso os proximos sete jogos são decisivos para o desenrolar da epoca (taça de Portugal incluida).
    O professor tem de apostar na melhor equipa, poupando um ou outro jogador mais desgastado pelas selecçoes.
    ...
    Relativamente aos mouros, para alem de não jogarem NADA, tem muita sorte, vencem quase sempre nos ultimos minutos e existem factores que os beneficiam sempre...
    Desta vez o Domingos inventou ao tirar da equipa um dos melhores guarda redes em portugal (Pedro Roma) e logo pora azar o rapaz é culpado nos tres golos!
    Ninguem aqui referiu mas os arbitros condicionam os jogos sempre a favor dos mouros.
    Aquele rapazito dos camaroes(quer dizer o caceteiro lá do sitio)fez falta para amarelo aos 22,30,50 e 57 Minutos(aqui o arbitro nem falta marcou)mas qual quê...a pancadaria continua!
    No entanto á primeira falta, os da casa estavam a levar amarelo(cinco no total!)
    Por duas vezes e em jogadas perigosas da Academica, o arbitro assinalou falta ,porque alegadamente teriam dominado a bola com o Braço mas tal não se verificou!
    Faltas, encostos sempre no ataque a favor dos mesmos, é um fartote sempre a empurra-los mas ao contrario bah..nepias..siga a marinha!
    Inclusive o fiscal de linha marcou uma falta do guarda redes por dominar a bola fora da grande area que o proprio NUNCA poderia deslumbrar face á sua localização!mas qual que,até pelas imagens da TV existem duvidas.Olhos de lince para o que lhes interessa!
    Estas situações continuam a suceder em todos os jogos e em caso de duvida são sempre beneficiados: o Circo continua!
    Cump.

    ResponderEliminar
  10. Realmente é inacreditavel a troca de um excelente guarda-redes, tarimbado e lançar às feras um jogador que fazia boas exibições no Varzim mas que não tem tarimba de 1ª divisão e logo num jogo destes.
    Não acredito em nada de especial de esquisito, mas foi uma diatribe do Domingos que lhe saiu cara.
    De resto BYnia, um cacete e o grego levou um amarelo por já estar a ensaiar mais uns cortes de bola perigosos como o que varreu o Anderson ano passado.E regressou o petit... nada de bom se afigura para as pernas dos adversários.
    Logo, é ganhar e ... ganhar. Haja atitude. Mais nada.

    ResponderEliminar
  11. Depois de explicado porque é que o jogo com os mouros é sabado (dia 1), continuo a não perceber porque é que o FCP joga hoje e não jogou ontem? assim vão ser 7 dias em três jogos! Não entendo...

    ResponderEliminar
  12. também tivemos muitos internacionais a jogar a meio da semana...e ausentes muito tempo dos trabalhos da equipa..

    ResponderEliminar
  13. Exame dificil antes da desloação ao "Circo". Hoje só o melhor Porto conseguirá ultrapassar os excelentes sadinos, mas estou confiante que com garra e determinação, aliadas à necessária estrelinha, venceremos. E a estrelinha a k me refiro não aparece aqui apenas por capricho, pois nos últimos tempos parece existir uma conjugação cósmica em k a sorte tem favorecido sempre os mesmos. Exibições sofríveis dos encarnados, sempre premiadas com golos nos últimos minutos (Marítimo, Paços e Académica), com penaltys falhados em alturas cruciais, livres inventados cirurgicamente e saídas desastradas dos guarda-redes. A isso juntou-se o lapso colectivo da Amadora e um campeonato que deveria, nesta altura, ter uma diferença pontual de 10 pontos, apresenta apenas 4.

    Contudo, é também em alturas destas, cruciais, quando começa um ciclo infernal de jogos, que os Dragões mostram a sua raça. Hoje, para servir de tónico, espera-se o fim da invencibilidade sadina, para depois, na 4ª feira, garantirmos o apuramento.

    Força Porto!

    ResponderEliminar