05 dezembro 2007

Crónicas de um portista em Lisboa

Tenho reparado pelos comentários nesta nossa casa que existem muitos portistas de clube que habitam em Lisboa. Entendi que seria uma boa altura para contarmos as nossas experiências enquanto adeptos do FC Porto. No meu caso, na capital cinzenta e moribunda.

Tenho 31 anos e nem sempre foi fácil ser do FC Porto, ainda que nestas três décadas o nosso clube nos tenha brindado com sucessivos êxitos. Em casa dos meus pais o clubismo sempre foi dividido entre o encarnado e o azul. Foram muitas as pressões para que eu tivesse enveredado pelo caminho da tristeza, das vitórias morais, dos bigodes farfalhudos e do mito urbano que é dado a todos os benfiquistas – o ser um bom pai de família só porque é “rosinha”. Todas as tentativas paternas foram infrutíferas e ainda bem que assim foi.

A influência da minha mãe e a vontade de ser do contra em quase tudo que mereça uma boa discussão, fizeram com que cedo tivesse optado por dizer bem alto a todos que me quisessem ouvir que EU SOU do FC Porto. Se até aos meus 10 anos de idade, o meu pai insistia em comentar com os seus amigos que isto passaria, rapidamente percebeu que a tarefa seria bem difícil e que nem as idas ao estádio do galinheiro, as camisolas autografadas pelos jogadores e os almoços no Barbas fariam a diferença. Com 12 anos e um convite rejeitado da minha parte para jogar no Benfica foram a gota de água que fez transbordar o copo da esperança paterna. O meu pai deve ter pensado que se eu não aceitava ir defender as cores mais desejadas da rua só podia significar uma de duas coisas – ou o meu filho é parvo ou então é um “doente” pelo FC Porto. Hoje reconheço que a resposta talvez fosse um pouco das duas… No entanto o exemplo é sintomático e ilustrativo da minha “piéce de résistance” ao difícil que era não ser benfiquista em Lisboa.

Lembro-me de ser o único portista assumido na preparatória onde apenas os professores de Educação Física e de Matemática eram portistas, e por esse motivo serem também os docentes mais odiados da escola. Na secundária ser Dragão significava assinar um género de sentença de morte. Não fosse o facto de ter tido a sorte de os manda chuvas da escola serem meus amigos de infância, e o meu trajecto escolar poderia ter sido bem mais severo. Recordo o meu camarada Fernando que não tendo a benesse de ter cunhas que o defendessem da ira dos colegas e somando a isso o facto de ser também ele um portista em Lisboa, sofreu como ninguém por essa escolha “masoquista”… O rapaz levava tanta porrada à segunda-feira que a partir do 2º período já dizia ter mudado de clube, sendo a partir daquele momento…do Farense. Contentes com a evangelização encarnada, os meus colegas obrigavam-no a dizer isso bem alto para que todos ouvissem e assim servir de exemplo a outros malucos que tivesse a mesma escolha clubista. O facto de ter aparentemente mudado para o Farense não fez com que deixasse de levar porrada no início de cada semana… bem pelo contrário, ainda levava mais naquela cabecinha fragilizada pela opção tomada. Dizer-se que era do Farense não era seguramente a melhor opção, quer aos olhos dos benfiquistas quer inclusive a nós portistas. O Fernando era um fraco aos olhos de todos.

A pergunta que mais vezes fazem a um Dragão lisboeta era e ainda deve ser, o porquê de alguém que não nasceu no Porto ter escolhido o FC Porto como clube. Para eles só fazia sentido ser benfiquista ou sportinguista esquecendo-se que a sua grandeza em termos de número de adeptos se alicerçar nessa mesma realidade. Eles só têm (?) 6 milhões de adeptos porque existem muitos benfiquistas no Porto, em Braga, Chaves, Viseu, Faro… era o resultado da sua hegemonia baseada em calabotes que não chegaram a ser públicos - a rádio e o regime não deixavam. O Benfica tinha de vencer como exemplo da força do regime fascista e as migalhas ficavam para os Calimeros para que as patranhas não fossem demasiado óbvias e assim dar a ideia de que os campeonatos eram competitivos… Reparo que essas tendências castradoras ainda insistem em subsistir mesmo em democracia.

Pois a nossa grandeza internacional começava sensivelmente nessa época. Tinha 11 anos e tínhamos acabado de ser Campeões da Europa e do Mundo. O FC Porto era a partir daquele momento o clube que levava o nome de Portugal mais longe, e provava a todos os portistas que tínhamos tomado a opção mais acertada. Nós éramos (somos) os adeptos mais felizes deste país de invejosos.

Hoje tudo está diferente (ou talvez não) mas ainda assim as questões sustentadas por parte do grupo dos bigodes farfalhudos ainda se mantém. Como é possível alguém que não nasceu na “cidade dos andrade’s” ser adepto do FC Porto. A resposta continua a ser muito simples. Não é do FC Porto quem quer, mas sim quem pode. Nem mais nem menos. Ser do FC Porto em Lisboa, Porto, Viseu ou Faro continua a ser para estóicos adeptos e deixou há muito de ser um assunto geográfico. Para os que não querem ser do clube do regime, da farsa, da arrogância, da sobranceria e muitas outras coisas más a única opção continua a ser o FC Porto. Ser do FC Porto é ter sol todo o ano. Dizer que sou do FC Porto é sinónimo de alguém que não caminha para o precipício como qualquer cordeiro cego. Dizer que sou do FC Porto enche-me de orgulho. Nas poucas derrotas esse orgulho é multiplicado por mil. Na altura em que andava na escola, uma derrota do nosso clube fazia com que vestisse a camisola azul e branca e a fosse exibir para a rua, para a escola ou para os treinos. Aprendi em Lisboa que um portista nunca deve baixar a cabeça e nada melhor do que prova-lo dessa maneira em dias que ninguém quereria ser confrontado com a derrota. Eram as bocas que ouvia que me alimentavam até à vitória que normalmente viria logo de seguida. O FC Porto é assim e provou-o uma vez mais no último fim-de-semana. Depois de ter sido injustamente goleado em Liverpool demonstrou que não baixa a cabeça e fez aquilo que a mística ordena. Vencer. Vencer. Vencer. Mesmo quando os outros nos tomam por moribundos. Daí a minha decisão de à época da escola levar uma camisola com o Dragão ao peito para a rua depois de um jogo menos conseguido. Era a forma que encontrava para mostrar aos outros que nós somos mais fortes do que eles imaginam. Mesmo com todas as provas dadas nos ultimos anos eu acho que os rivais ainda não entenderam o que é ser portista. Entendem ainda menos, os portistas...de Lisboa.

Em suma, eu nunca diria que era do Farense, e sei que todos vós também não.

PS: o Soren num comentário recente contou-nos algumas das suas vivências aquando das visitas do FC Porto a Lisboa. A sua história sobre o adepto portista que se recusou a saltar enquanto a Juve Leo cantava ao seu lado “quem não salta é tripeiro” e que fez com que fosse espancado até cair inanimado na linha de comboio é o exemplo maior de um Dragão. Um Dragão prefere cair de pé do que deixar a sua honra no chão.

Liga Intercalar
V. Guimarães - FCPorto, 15H00 - PortoCanal

51 comentários:

  1. Um bem haja para ti Miguel. Que continues a levantar bem alto aí na Capital a nossa bandeira azul e branca. E a cada ano q passa com mais e mais seguidores. Um abraço e parabéns pelo lindo e sentido texto.

    ResponderEliminar
  2. Caro Miguel,

    Sou também um indefectível portista de Lisboa, da mesma geração, e revejo-me nesse seu excelente post!

    No entanto considero que existe uma evolução que deve ser realçada.

    Existem cada vez mais adeptos do Futebol Clube do Porto em Lisboa.

    Quando vou festejar para a Avenida da República todas as nossas grandes vitórias, reparo que são adeptos mais jovens que estão ao meu lado e que não têm qualquer receio em afirmar-se como adeptos do FCP, como que a mostrar a todos que não há nada melhor do que ser Portista!

    Para que a massa adepta do FCP aumente é necessário manter esta estratégia (não declarada) de algum "low profile", deixando que as consecutivas vitórias façam o seu trabalho junto dos mais jovens, não abdicando de defender os nossos objectivos e ideais.

    Esta é a estratégia a seguir pelo clube e pelos comentadores que o defendam nos orgãos de comunicação social. Devemos abandonar o discurso de Norte conta Sul, que na minha opinião já atingiu os seus objectivos e temos que nos tornar cada vez mais numa referência de Portugal, alaragando a nossa esfera de influência a todo o país.

    Obrigado

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Caro Miguel,

    Porque estamos do mesmo lado da barricada (tb sou portista em Lisboa) aqui ficam os meus parabéns pela crónica.
    Queria tb deixar claro que ser portista em Lisboa traz grandes vantagens comparativas. Eu, por exemplo, não resisto a ecoar cada golo do Grande FCP pela minha rua pois acredito que o processo de evangelização ainda nos tornará maioria na capital do império. O gozo que dá o picanço com os vizinhos lampiões faz-me sentir no Dragão, onde vou regularmente matar saudades.

    Um abraço,

    Sandro Matos

    ResponderEliminar
  4. ... Continuai então esse vosso belo trabalho de evangelização!!! - porque é isso o que eu façoquando aí me desloco, e todos os dias aqui no Porto, ou em qualquer lado. porque nesse aspecto trabalho não falta !!

    ResponderEliminar
  5. Só fui 3 vezes ver o FCP ao Sul, mais concretamente a Oeiras e ganhamos sempre, mas fui contra o Marítimo, Leiria e Vitória de Setúbal e apenas tive que ouvir umas pequenas "bocas" dos adeptos do Setúbal. Estava a chegar de carro, e estaciono lá numa das matas do Jamor mesmo à beira de um grupo de Setubalenses que bebiam, cantavam e dançavam, e começo a ouvir " povo de merda, vocês são povo de merda". Embora tivesse 2 miúdos no grupo e a minha mãe já de pé atrás, estacionamos normalmente, não fomos incomodados e fui almoçar lá para o meio da mata onde muitas mães deles atacam.

    Depois de mais uma Taça de Portugal ganha, e quando vou preparar-me para lanchar, vejo que o grupo dos Setubalenses estavam muito tristes e toca a animar a malta pondo uma musiquinha dos " Filhos do Dragão". Penso que nunca pus a música tão alta no meu carro, aquilo ate vibrava tudo, engoliram em seco, arrumaram as coisas e foram-se embora.

    Mas, apesar de nunca ter tido problemas de maior quando lá fui,curiosamente fui mais olhado de lado em Coimbra do que em Oeiras, em TODOS vi camionetas apedrejadas paradas penso que num túnel em Loures ou na Amadora.

    Embora problemas existam em todo o lado, seja no Dragão ou na Luz, ou em Alvalade, tenho a impressão que é mais fácil um benfiquista andar com a camisola do seu clube vestida na Ribeira, do que ver um portista com a camisola em Lisboa.

    Uma das coisas que me ficaram na entrevista do Pinto da Costa à Sic no Verão passado foi quando ele referiu à jornalista" a 1ª vez que vim cá só havia um portista, hoje já há 3". Fiquei estupefacto...3 no meio de quantos funcionários ? Vê-se o poderio dos outros clubes dentro da Comunicação Social.

    Na minha firma, na sede em Lisboa, no meio de 150 e tal funcionários existe um portista, mas ele confessou-me que chega para eles, portanto deve ser dos bons :) o mais estranho é que nunca recebo chamadas de Lisboa na 2ª feira depois de uma vitória do FCP sobre um clube lisboeta, demonstra que apenas são cobardes porque só falam de peito cheio, que é uma das características deles.

    Por isso, a todos os portistas de Lisboa e arredores um grande abraço e uma palavra de apoio, nunca mudem e lutem sempre contra tudo e todos.

    ResponderEliminar
  6. Não tem muito a ver com o post, mas achei que devia ser discutido aqui.

    Vídeo: Fernando Belluschi proposto ao FC Porto

    O médio Fernando Belluschi, estrela do River Plate, foi proposto ao FC Porto pelo empresário Fernando Hidalgo e, caso o bicampeão português tenha gostado da sugestão, o negócio pode mesmo ser fechado nos próximos dias.

    Aos 24 anos, Belluschi é titular incontestado do River, onde ocupa, no lado direito do meio-campo, a antiga posição de Lucho, vestindo até a tradicional camisola do capitão do FC Porto, a oito. Mede 1,73 metros, já alinhou pela selecção da Argentina e joga no River desde 2006.

    ResponderEliminar
  7. Miguel um grande bem haja para ti! Ser portista, onde isso não é bem visto , não é fácil! Eu digo isto por viver exactamente o oposto, pois sou de Santo Tirso(22 KM do Porto) e aqui a esmagadora maioria das pessoas que conheço são portistas . Continua a obra de envagelização pois estás no bom caminho! Já agora tb tenho 31 anos como tu, não há casta como a de 76 pois não? Não desfazendo...

    ResponderEliminar
  8. Como parece que o Dr. Rui Moreira é participante deste blog vou aqui deixar o meu desagrado com o tempo perdido a ver (como sempre)o Trio d'Ataque no dia de ontem. É que levei alguns socos sem resposta. Não que tenhamos de ter as mesmas opiniões, mas custa a engolir.

    Ouvir o cinesta falar sobre o comportamento do Jesualdo como desculpa para o do Nuno Gomes, e nada do outro lado? Jesualdo não devia responder aos adeptos do Benfica, mas o que tem Nuno Gomes a ver com isso?

    Ouvir o cinesta dizer que para além disso, nada mais de anormal se passou, e não lhe foi relembrado que adeptos do FCP foram agredidos no final do jogo?

    Ver imagens de 2 penalties claros (Lisandro e Di maria), e não, nada se passou, nada aconteceu, embrulharam-se e cairam? Como foi o penalti do Benfica em Setubal? Mas imagens estão lá, o que é preciso mais?

    É para isto que perco todas as terças 90 minutos?

    ResponderEliminar
  9. Caro Pedro estou contigo, pura perda de tempo o trio de ataque,mas, já reparaste, que eles ao falarem olham uns para os outros, a ver se o que estão a dizer, merece a concordância geral?
    O mais politicamente correcto, como sempre, é o Rui Moreira.Sobre Belluschi, que acompanho a algum tempo, era bom que viesse pois é um craque.

    ResponderEliminar
  10. Eu tive uma situação mais complicada, por ser Algarvio, e ser do FCP. Ora a milha família e as casas dos meus avós paternos e maternos eram as únicas 2 casas que não existia ninguém lampião (na casa do meu pai era tudo FCP e na casa da minha mãe era tudo sportem, depois quando se casaram, e com o meu nascimento e o dos meus irmãos, ninguém se tornou lampião (o maior medo do meu pai), a minha mãe e um dos meus irmãos e' sportinguista, mas não ligam muito ao futebol, e eu o meu pai e o meu irmão de 10 anos (este e' mesmo doente, 10 anos e já foi a Alvalade e a Luz), somos Portistas, e é um orgulho, mesmo numa terra pequena como Vila Real de Santo António, em que toda gente conhece toda gente, e' quase proibido ser-se do FCP, por isto ou por aquilo, ou por estarmos situados no ponto mais sul do pais, e termos o Porto quase a 700 kilometros, mas o ORGULHO é maior que a distancia, eu tinha 2 anos quando o Porto foi campeão europeu e campeão do mundo, eu fui ver o Porto a Sevilha ganhar uma taça UEFA, eu festejei quase sozinho (apenas com mais 3 amigos) na minha terra a vitoria da Liga dos Campeões, em que havia lampiões que tinham cachecóis do monaco e camisolas, e andavam a fazer a festa para o monaco.. no dia a seguir, ninguém foi trabalhar, o monaco tinha perdido, e eles olharem para as caras de ORGULHO dos portistas era muita frustrante para eles. agora moro em lisboa, estudo cá, mas é um orgulho andar de cabeça erguida, com orgulho no meu clube, enquanto os outros choram e arranjam desculpas para os falhanços que são os seu clubes.

    P.S: Tinha eu 10 anos, no 5º ano, aula de EVT, tínhamos que fazer um desenho, depois um azulejo e uma t-shirt com o mesmo desenho, eu desenhei um dragão pousado em cima de uma casa que dizia "Eu sou "lampiao" FREE" e o azulejo dizia "Esta casa é "lampiao" FREE", por causa disso a minha professora levou me ao concelho directivo, puseram-me um processo disciplinar, e acusaram-me de "Difamação de uma entidade publica", ate que o meu pai foi a escola, com uma t-shirt a dizer "benfica é merda" e gritou com aquela gente toda, chamou-os de ignorantes, e eles la tiraram o processo disciplinar.

    ResponderEliminar
  11. eixeira, este texto está fabuloso e dá bem para entender o que pode sofrer um portista em Lisboa.

    Tinha ideia que era difícil, mas não tinha ideia que era tanto e ao ler algumas das vivências de Portistas d Bancada que aqui relataram (e a alguns a quem aproveito para dar as boas vindas) fico quase chocado com o que leio.

    Estóicos representantes do nosso grande e ganhador clube, que por vós, tb por vós, tem de continuar a ganhar, ainda mais que o que ganha, já que assim é mais fácil para vocês conseguirem impor o orgulho de serem portistas e com isso "evangelizar" todo o país.

    Eu felizmente nunca tive problemas em ser portista, o que é normal na zona onde vivo. Por aqui, perto do Porto, conheço muitos benfiquistas e sportinguistas e sei que eles não têm nunca problemas em se assumirem. Apenas existem discussões normais e eles são tratados apenas como adeptos de outros clubes. Mas o que vocês contam fede a xenofobia e é vergonhoso num país livre e democrático. É muito triste. Por isso força campeões.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. com o devido respeito - nem sequer quero comparar este valente texto com mais nenhum outro - quem quiser ler uma coisa que escrevi aqui há atrasado sobre este tema:

    http://pipaterra.blogspot.com/2006/11/portismo.html

    ResponderEliminar
  13. Qt ao Rui Moreira, tb fiquei desapontado. Ele terá a sua opinião e eu respeito. Mas tal como aconteceu com o Dia Seguinte em que o Guilherme Aguiar disse não lhe parecer falta, ele disse o mesmo e eu fiquei estupefacto. Como é possível uma placagem daquelas ser considerada um lance normalíssimo?!?!?

    Não entendo. Se dissessem, é falta, mas é possível que o árbitro não tenha visto... ainda vá lá, mas, e apesar das poucas repetições, o que é estranhíssimo praí com 30 câmaras no estádio, dizer que não é nada, não compreendo.

    Tb não gostei que nada tivesse sido dito sobre o depois do jogo, dizendo que nada se passou, qd elementos da equipa técnica do FCPorto (massagistas e um irmão do Stepanov, ao que sei) e foram agredidos já fora do estádio. Eu próprio tive amigos que escaparam por pouco, expliquei como as coisas funcionaram. Tanto encobrimento é muito estranho, tanto como inadmissível.

    Já qd o Vasconcelos veio com a história que o árbitro foi habilidoso no início do jogo, a única resposta do Rui Moreira foi que o David Luís fez faltas para tal, mas então e a habilidade do árbitro na 2ª parte que só via faltas para um lado.

    Ok, quiseram fazer daquilo um jogo perfeito e ainda por cima o FCPorto ganhou. Que assim seja.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. Caro Miguel Teixeira,

    "Obrigou-me" a voltar cá (o que faço com muito gosto).

    É que está confirmado (o que já tinha dito ao Zé Luís).

    A vitória na cestinha foi tão, mas tão BRILHANTE, que os portistas ficaram verdadeiramente inspirados.

    O seu texto merece figurar num compêndio de PORTISMO !

    Que me perdoem todos os portistas do norte (nos quais orgulhosamente me incluo), mas reconheço um valor adicional aos portistas do centro e do sul.

    Até porque acredito, piamente, que, com o cada vez maior número "deles", o FC Porto será, daqui a uns anos, o clube com mais adeptos em Portugal.

    Já faltou muito, mas muito mais...

    ResponderEliminar
  15. Fui portista de Lisboa durante anos ate vir para os EUA nos anos 90.
    Ainda me lembro de ir a Luz e Alvalade de camisola, cachecol, bone e bandeira do Porto.
    Lembro-me de gritar a plenos pulmoes pelo Freitas no terceiro anel da Luz, mesmo por cima do sector de socios, de dos dissabores que tive nos pavilhoes da Luz, com cadeiras a voarem depois de uma vitoria na taca de Portugal em hoquei, e no de Alvalade depois de ganharmos a nossa primeira competicao Europeia em hoquei.
    Nessas alturas as claques eram menos agressivas e so' nos jogos de andebol, basket e hoquei nos pavilhoes e que havia problemas. Mas era tambem nesses que dava mais gozo ser um dos unicos portistas a gritar pelo Porto.
    Costumava esperar por um momento de silencio das claques e la saia um grito "PUUUERTOOO"... Bons tempos.

    ResponderEliminar
  16. Pronto, já nao nos precisamos de preocupar com a liga intercalar xD

    ResponderEliminar
  17. Bom Post Miguel Teixeira. Parabéns!

    Eu nasci há 52 anos em plena zona de benfas, na Penha de França, e vivo actualmente nas Olais, onde os benfas também pululam a par dos calimeros.

    Sou sócio dos Dragões de Lisboa e do FCPORTO, deslocando-me com alguma frequência ao Dragão.
    Faço questão de ter em permanência uma bandeira do FCPORTO colada ao vidro de uma das janelas da marquise de casa.

    Por força das circusntâncias, académico-profissionais, sou cada vez mais pró-activo na defesa e divulgação do FCPORTO, tendo em consideração a pouca vergonha desinformativa dos OCS em relação ao nosso clube. Por isso, tudo quanto for para afirmar o sentimento portista, faço-o, incluindo, pontual e cirurgicamente, ir tomar um café a uma esplanada interior do C.C.Olaias bem identicado à Dragão.

    Surgiam sempre (agora menos) alguns "azeites" de invejosos a parecer querer "comer-me". Nada que um olhar firme não resolvesse sem mais...

    Devo dizer que uma das situações mais complicadas que passei, foi justamente numa final de Taça, no Jamor, em que o benfas de Camacho ganhou ao FCPORTO de Mourinho, num jogo vergonhoso de apito avermelhado pelo Lucílio (Calabote) Baptista. Nos arredores do estádio, antes do jogo, gangues de NNBoys atacavam cobarde e indiscriminadamente tudo o que cheirasse a PORTISTAS, e primeiro que a polícia limpasse o ambiente houve algumas situações críticas...

    Uma nota final para dizer que também fiquei muito triste com a performance "INfeliz\passIVA" do Rui Moreira no Trio de Ataque, relativamente às várias opiniões do representante benfas acerca do jogo\ARbitragem, do caso do malcriado "NUlo goLOS" e dos ataques traiçoeiros fora do estádio a pessoal portista, facto que a C.Social também branqueou. Quanto ao Guilherme Aguiar, já deixei, mesmo em zapping, de ver aquela coisa do "dia seguinte".

    ResponderEliminar
  18. Por imperativos profissonais eu, portuense de gema tive de viver dois anos em Castelo de Vide, inesquecíveis, numa terra acolhedora e onde fiz muitos bons amigos de todas as cores.
    Mas bem me lembro, quando lá cheguei, portista era raro, contavam-se pelos dedos, de resto benfas e lagartos.
    Assim, aproveitando o local privilegiado da minha casa, na rua principal, hasteava na varanda, orgulhosamente, a bandeira do FC PORTO, a festejar as inumeras vitórias do nosso Clube que, neses dois anos aviou toda a gente.
    Foi a ano da final da Taça das Taças - que pedemos mas jogamos bem - e o primeiro ano do Artur Jorge.
    Assim, foi uma barrigada de FC Porto, e lá me passeava com a sua gloriosa camisola.
    à noite é que tirava a bandeira pois o meu " SIS " informou-me que estaa preparada uma escada para um asalto à bandeira ( 1º andar ) e asim de manhã lá levavam com a dita para começarem bem o dia.
    Daí saber bem o que é ser portista fora do nosso Burgo.
    E hoje sei que os azuis e brancos são mais, a começar pelo meu afilhado. De pequenino se torce o pepino.

    ResponderEliminar
  19. Uma frase ressalta das demais: "um Dragão prefere cair de pé!". Mera bravata? Não, nada disso. Uma frase dita com sentimento, com orgulho, transbordante de paixão pelas cores k nos alimentam a alma. E é aí, nesse sentimento k nos consome, k nos faz permanecer, estóicos, enfrentando perigos imensos, k reside a mística deste clube. Feita de gente e por gente assim, k não se verga, k resiste, k permanece indiferente a arruaças, a provocações, à turba ululante, hostil.

    Parabéns pelo belo texto, Miguel, feito de sentimento e exaltando os valores do nosso clã. Todos nós, de Norte a Sul, já teremos sentido na pele, alguma vez, o ódio visceral k este País destila ao Porto e aos seguidores do cube do Dragão. Mas, está bom de ver, continuamos cá, enpunhando bem alto a bandeira do nosso clube. E sim, também eu, tal como tu, me sinto imensamente orgulhoso na derrota, pois são estas k nos fortalecem ainda mais.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  20. Zirtaev, bem lembrado a história da arbitragem habilidosa!! Então não é que o assistente que "amarelou" o Fucile não deixava sair um contra-ataque do FCP na 2ª parte? E porque será que não há livres para o FCP na entrada da área do benfas?

    E quanto ao Dia seguinte e ao Guilherme Aguiar, ainda vejo, mas já não ligo. É um verdadeiro tacho, nada mais do que isso.

    ResponderEliminar
  21. Teixeira, revejo-me em tudo o que escreves.
    Desde ser o unico portista na escola primaria (sim, em toda a escola!) e depois também o unico na preparatoria on de festejei tal como tu o 1o titulo de campeao da Europa. Sozinho.

    Nunca me acabrunhei, nem virei a cara a comentarios xenofobos.
    Sabes como as escolas das linhas do Estoril e Sintra tinham e teem ambientes muitos pesados. Foi nesses ambientes que cresci, portista e orgulhoso.

    Como nos, os portistas de Lisboa compreendemos o que é ser portista.
    Isto é muito mais do que um clube, mais do que paixao clubistica, isto é um ideal nao conformista que prevalece e nunca sera apagado do mapa.
    Vamos continuar a ser assim, muito grandes. E com orgulho.

    ResponderEliminar
  22. Sou madeirense e do Marítimo. Mas como todo o madeirense (diria que 90%), tenho um segundo clube, pelo qual também discuto e chateio-me com os amigos e colegas com outras preferências: penso que posso dizer que sou do FC Porto.

    Lembro-me do choque que o meu apanhou quando ele me perguntou:
    -qual é o teu clube?
    -sou do Marítimo. - respondi eu.
    -e daqueles grandes, do Continente?
    -sou do Porto.

    Foi uma bomba porque o meu pai, para além de Maritimista, sofre pelo benfica. Isto, dias depois do Porto ter perdido a final da Taça das Taças com a Juve... tinha, se não me engano, 6 anos.

    e como eu compreendo o autor deste post.

    ResponderEliminar
  23. Bem, Miguel, já se vinha sabendo, aos poucos, o sentir de um portista de Lisboa. O Miguel Sousa Tavares, que lembrei por estes dias, teve aquela sentença/definição a equiparar ser portista em Lisboa como ser muçulmano na Bósnia então martirizada, estávamos no auge da guerra suja e limpeza étnica dos sérvios aos não sérvios (croatas, muçulmanos, kosovares, albaneses) no sul da antiga federação jugoslava com a Bósnia - e Srbrenica trsitemente famosa - a ferro e fogo.
    Mas uma coisa é o MST dizer isto numa frase que, hoje, porventura, poucos conhecerão o significado: o que era ser bósnio nas garras sangrantas dos sérvios (e até dos croatas...), como seria, salvo as devidas proporções, ser portista em Lisboa nos anos 80 e 90.
    Outra coisa é tu descreveres com tanto pormenor até as cambiantes familiares e o sofrimento de sofrer vexames perante os intolerantes lisbonenses. E um vexame ainda hoje se sente, por exemplo, não pelo futebol porque têm pouco para contrariar à hegemonia do FC Porto, mas quando apontam alguém do Norte pela pronúncia do Norte. O que eu acho horrível é a pronúncia lisboeta, sem ofensa para os portistas e não portistas de Lisba, mas só me lembro disso quando fazem a observação sobre a pronúncia do Norte, carago. É que se não se fizer a destrinça, a mim é igual falar à Tejo, ou ao Mondego (pronúncia reconhecível também) ou à Douro. Eu noto logo a pronúncia lisboeta, mas a boa educação impede-me de fazer qualquer observação. Porém, se me pisam os calos eu não me calo!
    É muito sentido e até comovente ler a tua aventura, extensível a muitos portistas que todos sabemos existirem em Lisboa. E vê lá que sais da toca e quantos coelhos não aparecem de azul e branco, em Lisboa, em Vila Real Sto. António e no Funchal, aqui morada também de muitos portistas que nos Barreiros não ficam atrás de qualquer claque benfiquista que lá vá.
    Os meus parabéns e o desejo de que toda essa força positiva, longe de esmorecer, sirva como alguém já propagandeou para tu expandires a fé e o orgulho em ser do FC Porto.
    Evangelho segundo o Santo DraGraal, o Dragão lendário.
    Foi por isso, por vocês também, que me deu para descrever o que foi a minha última visita à Luz. Saí de lá mais vocacionado para a propagação da crença portista contra o populismo intolerante e a azia diabólica de quem sentiu sempre o rei na barriga.
    Por sinal, o dragãolisboeta jdm contou o que também eu vi na última final de Oeiras entre o FC Porto e o Benfica, com os adeptos portistas permanentemente sob ameaça e com a complacência das polícias.
    E da evangelização patenteamos a nossa hegemonia, mainada!

    ResponderEliminar
  24. Este MIGUEL que não é de VASCONCELOS ...

    possui "ALMA de DRAGÃO" !

    ResponderEliminar
  25. Sou um portista do Porto e por isso nunca tive esses problemas cá.

    Mas tive uma história engraçada uma vez em Estremoz. Entrei num café e a pessoa que entrou à minha frente pediu uma cerveja do Benfica. Eu para marcar posição, orgulhosamente pedi uma cerveja do Porto.

    Então perguntei ao homem do balcão se havia mais gente a pedir cervejas do Porto. Ele respondeu-me que não, não conheço portistas aqui. Isso aqui não há!

    Imediatamente a seguir entra outra pessoa e pede: Uma cerveja do Porto!

    Então? -Perguntei ao homem- Disse que não havia portistas?

    E ele: Não sabia que ele era portista! E ele é daqui!

    Foi uma cerveja que me soube muito bem!

    ResponderEliminar
  26. Pois eu sou benfiquista, fui ao Bessa ver o jogo em que o Benfica conquistou o seu último título, e não pude comemorá-lo na Avenida dos Aliados porque alguém que se julga dono da cidade não deixou.
    Sempre vi comemorações dos títulos do Porto em Lisboa, designadamente os europeus, e nunca houve qualquer problema.
    Ainda no último sábado se viam inúmeros cachecois do F.C.Porto no meio das bancadas da Luz (bem fora da zona destinada às claques do Porto), sem que ninguém os incomodasse.

    Essas historietas ficam bem no blog, apelam ao fanatismo, são de algum modo romanescas, mas não correspondem à realidade, ou então são casos muito pontuais, interpretados por gente menor, como a há em todos os clubes, cidades ou países.

    Esquecem também, por desatenção ou oportunismo, que em Lisboa há dois grandes clubes, que mantém uma rivalidade muito mais antiga (e do lado do Sporting muito mais profunda, pois o seu ódio ao Benfica ainda é superior ao vosso, embora sem a mesma reciprocidade), e conquistaram cerca de 70 % dos títulos nacionais.

    Lisboa é Lisboa, o Porto é o Porto. Outra coisa são os seus clubes.
    Lisboa tem dois grandes clubes, clubes de Liga dos Campeões, clubes candidatos aos títulos, coisa que a cidade do Porto só acidentalmente conseguiu ter, com o episódico título do Boavista (aliás também o Belenenses chegou a ser campeão).

    Não tenho nada contra a cidade do Porto (pelo contrário), que até acho mais bonita e acolhedora que Lisboa. Gosto imenso de passear pela Rua de S.Catarina, adoro a Ribeira. Admiro profundamente figuras como Manoel de Oliveira ou Siza Vieira.
    Não misturem futebol com centralismo, com regionalismo, com história ou com política. Nada disso faz sentido, e até é, se pensarem bem, algo ridículo.
    Lisboa é a capital do país, podem discutir se centraliza demasiados serviços ou poder político (no que até estou de acordo), mas o Benfica nada tem a ver com isso.

    Aliás, o Benfica nem sequer é, quanto a mim, um clube representativo de Lisboa. O Benfica tem uma fortissima implementação no norte (quer no Minho, quer em Trás-os-montes), no interior, nas Beiras, no Alentejo (onde conheço povoações em que, em centenas de pessoas, há 100% de benfiquistas) e junto das comunidades portuguesas no estrangeiro.
    Se há clubes "de" Lisboa, são o Sporting (de uma Lisboa sofisticada e elitista) e sobretudo, o Belenenses, da Lisboa antiga, tradicional.

    Deixem-se desses fanatismos delirantes. Falem de futebol, do Quaresma, do Lucho, etc.
    Com uma equipa tão boa, faz-me impressão como insistem tanto noutros temas.

    A realidade é que Benfica, Porto e Sporting são clubes de futebol, o futebol é apenas uma modalidade desportiva, ou um espectáculo (como o queiramos entender) e não há que a misturar com outras questões, como muitos de vocês o fazem frequentemente.

    ResponderEliminar
  27. Pois é LF, Lisboa tem 2 grandes clubes e pelos vistos hoje em dia já não conseguem vencer um único, o Grande Porto. Houve tempos em que conseguiam, mas, ao contrário do que tu pensas, hoje (infelizmente só no desporto) as coisas estão mais equilibradas.

    Se calhar a solução seria mesmo a fusão dos dois "grandes" de Lisboa. Talvez assim nos conseguissem vencer. Talvez...

    Quanto à tua ida ao Porto, e aos exemplos que dás. Eu dou-te o meu. Quando ia à Luz era quase impossível andar de cachecol do Porto, dentro do Colombo, eram raros os adeptos do Porto com cachecóis.

    Há 2 anos, penso eu, fui ao Dolce Vita das Antas antes de um Porto-Sporting para a taça e estava cheio de sportinguistas de cachecol e camisolas, não houve problema nenhum.

    Também nunca ouvi falar de assaltos a carros e agressões como houve agora, nem vi benfiquistas a serem apedrejados enquanto se dirigiam para a camioneta, como a mim aconteceu.

    LÊ bem o que os Portistas de Lisboa e Sul aqui relatam e compara com o que se passa aqui, em que nunca houve problemas em escolas semelhantes aos relatados.

    ResponderEliminar
  28. Miguel,

    como portista e como lisboeta não poderia estar mais de acordo com o teu relato. De facto, é mto difícil ser portista em lisboa porque a grande maioria das pessoas não são tolerantes e, como estão em maioria, sentem que podem fazer tudo impunemente. Por acaso, nunca sofri na pele por ser portista mas tenho um primo meu que já sofreu bastante às mãos de fanáticos lampiões. Desde essa altura tenho tido muito cuidado com as minhas manifestações clubísticas, se bem que não tenho problemas nenhuns em afirmar que sou Portista, sobretudo quando me perguntam "És do Benfica ou do Sporting?"
    Creio que o crescimento do número de adeptos do FCP no Sul do país é algo que se tornará cada vez mais normal visto que somos o clube que mais títulos conquista e sabemos como esse é talvez o maior motivo por detrás da escolha de um clube. Mas mais do que o número de adeptos que existem "cá em baixo" preocupa-me de facto a falta de tolerância das pessoas. A agressividade que alguns energúmenos demonstram sempre que vêem alguém com outra cor clubística não é racional e pode, em alguns casos, ser extremamente perigosa. Infelizmente, grande parte dos portistas do Sul sabe que isto é verdade. No entanto, não pensem que isso nos assusta. Por cada portista abafado há sempre outro disposto a gritar ainda mais alto POOOOOOOOOOOOORTOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

    ResponderEliminar
  29. É difícil ser portista em Lisboa como é difícil ser portista em muitas outras zonas do país. Sou viseense, e há uns 15 anos atrás, quem admitisse públicamente ser portista, aqui em Viseu, era olhado como uma aberração ou um extra terrestre. Passávamos logo a ser tratados de maneira bem diferente, para pior, e na escola, éramos, no mínimo, gozados e humilhados o mais possível. Hoje já não é bem assim. É banalíssimo ver putos a passar equipados à Porto, ver cachecóis do FCP em carros estacionados, ver pessoas a ler "OJogo" (regra geral portistas). Pode dizer-se que actualmente, já há bastantes portistas, como eu provenientes de famílias tradicionalmente benfiquistas e sportinguistas, que decidiram ser portistas à revelia das vontades paternas. Portistas em meio hostil, não tanto como Lisboa mas também bastante hostil.

    ResponderEliminar
  30. Ao contrário do que o LF diz o benfica, na minha opinião, representa tudo o que de mau o centralismo significa ou significou.As razões já as expliquei em outros posts. No sentido oposto o FC Porto representa o Portugal novo, democrático, trabalhador e sem apoios do poder central...

    ResponderEliminar
  31. Obrigado a todos pela partilha de experiências enquanto portistas. Os comentários vindos de todos os cantos do país demonstram que longe vão os tempos em que o FC Porto era o simbolo de uma unica cidade. Hoje fica claro, até para os LF's, que o Dragão é representativo de um país.

    Abraços

    ResponderEliminar
  32. David Copperfield,

    Cada um vê as representações que quer.
    Dizer que o Benfica representa o centralismo ou o antigo regime é como dizer que o F.C.Porto representa o trabalho infantil.
    Uma ideia é tão absurda quanto a outra.
    Um e outro são clubes desportivos. Apenas isso.

    ResponderEliminar
  33. É a coisa mais linda, chegar á "Cesta do Pão" e cantar a plenos pulmões:...campeões, allez....campeões,allez...e depois olhar em volta enquanto nós cantamos na casa deles e só a nossa voz ecoa e ver 50.000 moucos de cabeça em baixo e lágrimas nos olhos por não terem tido a felicidade ou inteligência de serem portistas.....
    Thank God for making me a winner...

    ResponderEliminar
  34. LF,

    não querer admitir as evidências de que o Benfica representou o antigo regime eu até posso compreender, afinal, uma verdade como essa dói e deita por terra as fantasias benfiquistas de que o vosso clube foi um dia "grande" pelos resultados desportivos. É difícil olhar para todas aquelas fotografias a preto e branco e admitir que as taças bolorentas não eram mais do que a representação de um regime. O Benfica desempenhou muito bem esse papel - o de clube de estado.

    Vai-me dizer agora que não conhece casos idênticos noutras ditaduras, sejam elas de esquerda ou direita? Era prática corrente e você sabe, mesmo que não o queira admitir neste espaço.

    Absurdo é num seu comentário anterior definir o Benfica e o Sporting como clubes de Liga dos Campeões.

    ...

    ResponderEliminar
  35. Bem...o Benfica está lá há três anos consecutivos, e nesse período com melhores resultados que o Porto (pelo menos uns quartos-de-final...).O Sporting está há dois.
    Se olharmos mais para trás, o Benfica ainda é 5º no ranking de sempre da prova.
    Realmente houve uma fase em que o Porto andava lá sozinho. E antes, uma outra, muito mais prolongada em que era o Benfica.
    A seguir ao Milan e ao Real Madrid, julgo que o Benfica é o clube com mais finais disputadas.
    Se isto não é um clube de Liga dos Campeões, não sei o que será então.
    Enfim...

    Quanto à ligação entre antigo regime e Benfica, em 30 anos de futebol só há um ou dois é que ouvi pela primeira vez essa obtusa ideia.
    Ainda não havia democracia no país, já as eleições para presidente do Benfica eram livres. Desde sempre houve grandes nomes ligados à oposição e ao Benfica. Alguns dos seus melhores jogadores (Santana, Coluna) pertenciam a movimentos independentistas africanos.
    Até a cor da camisola fazia desconfiar o regime, e todas as suas mais altas figuras estavam ligadas ao Sporting e ao Belenenses (provavelmente as do norte, também ao F.C.Porto).
    Por exemplo Manuel Alegre diz que no exílio em Argélia, os relatos do Benfica eram um momento importante de afirmação patriótica.
    Figuras como Álvaro Cunhal, José Saramago, entre outros, insuspeitos de qualquer ligação ao regime, eram ou são benfiquistas.
    As zonas do país mais conotadas com a esquerda política (e logo, contrárias ao regime fascista) são curiosamente aquelas onde o Benfica tem maior expressão, como sejam o Alentejo e a Margem Sul do Tejo.
    Ao contrário do que aconteceu com o Sporting, o apogeu do Benfica não coincidiu com o apogeu do Estado Novo, mas sim com o seu declínio (lutas estudantis, guerra colonial etc). Não é preciso saber muito de história para perceber isso.
    Quando muito, os êxitos do Benfica foram instrumentalizados pelo regime. Isso admito. O contrário nunca !
    Podia estar aqui todo o dia a escrever argumentos, mas não serviria de nada.Quando dá mais jeito a confusão, a mistificação, a mentira, não há razão que seja suficiente. E vocês querem propagar essa mentira.

    ResponderEliminar
  36. Caro LF,

    depreendo pelos seus argumentos que eu tinha razões mais do que suficientes para achar que você nunca iria admitir o óbvio sobre o facto de o seu Benfica ser claramente o clube do regime. Aliás, você mesmo acaba por admitir ao escrever que o Benfica foi instrumentalizado pelo regime fascista. Os seus argumentos sobre a cor das camisolas, os locais onde o Benfica tem mais adeptos, personalidades independentistas das colónias ou comunistas serem do slb são por demais hilariantes.

    Respondo aos seus argumentos por pontos para ser mais simples.

    1. O Benfica que foi fundado em 1904 escolhe a cor encarnada porque já sabia de antemão que essa seria a cor da revolução comunista ou a do PCP que é fundado muito mais tarde??? Por favor, não insulte a minha inteligência porque eu não pretendo insultar a sua. Eu para fazer vingar a minha opinião nunca iria dizer que a cor do partido nacional-socialista de Hitler era encarnada. Isso seria usar artifícios e usar argumentos vazios como os seus.

    2. Diz-me que Coluna e outros africanos eram independentistas. Essa também é boa. Então está a dizer-me que antes de 1974, Coluna e os seus amigos eram oficialmente inimigos do regime, falando publicamente sobre as suas opiniões politicas??? Você sabe isso porque eles deram a sua opinião depois do 25 de Abril. Até lá limitavam-se como outros a baixar a cabeça e a discutir a independência das suas terras em surdina.

    3. Refere que no Alentejo e na Margem Sul (terras conotadas com o PCP são maioritariamente benfiquistas). Queria o quê? Que fossem do Sporting que antes de 1974 só deixava entrar para seus sócios pessoas com uma determinada altura, aspecto físico etc.?
    Não acha que faz sentido que uma maioria de população iletrada fosse atrás do que as rádios do regime lhes impunham por força da propaganda que se fazia em prol do seu Benfica? Para mim faz muito mais sentido este meu argumento. As pessoas (iletradas)comiam o que lhes colocavam à frente.

    3. Fala-me em Álvaro Cunhal e no facto de ele ser benfiquista como Saramago e outros. Essa é a cereja em cima do bolo. Sabemos que são/eram benfiquistas. É verdade. Mas fala-me em personalidades que nem gostam assim tanto de futebol e quando escolheram o Benfica como clube de coração ainda Salazar e o seu regime não estavam no poder. Ora aí está uma boa teoria para o facto de terem deixado de gostar de futebol. E como um homem não muda de clube, simplesmente devem ter-se desinteressado pela modalidade. Afinal, o seu clube, (entenda-se o de Cunhal e Saramago), era à época a bandeira do regime que combatiam na clandestinidade.

    Espero que tenha sido suficientemente claro nas exposições que lhe faço. Não precisa de admitir. Basta nem sequer responder.

    ResponderEliminar
  37. Apenas mais uma coisa. O LF ao admitir que o regime instrumentalizava os exitos do Benfica acaba, como já referi, por dar-me razão.

    E quer que eu acredite que se o regime se aproveitava desses exitos, não fazia nada internamente para maximizar esse aproveitamento?

    Sobre a cor das camisolas nem preciso de lhe lembrar de que cor era a camisola da Selecção Nacional...

    (Xeque Mate)

    ResponderEliminar
  38. Poderia escrever muito e seria com muito gosto. Mas vou ficar só por dizer que coloquei este blog nos favoritos. Já agora sou Draão mas Portuense.
    Grande abraço e grandes escritas.

    ResponderEliminar
  39. Lampiãozito Frustrado, embora sejas desavergonhadamente tendencioso, não és sequer extraordinário nisso, és apenas um exemplar vulgar da fauna lampiónica.
    Da forma retorcida e enviezada que é apanágio dos lampiões, lá arranjaste maneira de pôr o SLB em 5º no ranking de sempre da TCE/CL. Pois eu digo-te que, da mesma forma enviezada e retorcida, ponho o FCP em 1º lugar no ranking de sempre dos campeonatos nacionais, à frente do Benfica, apesar do SLB ter mais campeonatos ganhos (à custa de muitas calabotices, mas tem). Isto porque o FCP fez mais pontos que o SLB ao longo dos 71 anos que levam os campeonatos nacionais. Tu e a restante manada lampiónica dirão logo que não, indignados, que o Benfica tem mais campeonatos ganhos, que isso é que conta, que é ridículo estar a fazer rankings dos melhores de sempre por pontos, que o que conta são os troféus. Pois é, é isso mesmo, tens toda a razão, e é por isso mesmo que vocês não são 5ºs no ranking de sempre da TCE/CL, porque há mais que 4 equipas com mais troféus ganhos que vocês. Real Madrid com 9, ACMilão com 7, Liverpool com 5, Ajax com 4 e B. Munique com 4, já fazem 5 à vossa frente. Logo, o SLB será, quando muito, o 6º classificado do ranking de sempre dessa prova. Só que há muitos clubes empatados com o SLB, com 2 troféus ganhos. Barcelona, Inter Milão, Juventus, Manchester United, Nothingham Forest, Porto. E todos estes clubes, excepto Nothingham Forest, têm troféus ganhos noutras provas, coisa que o SLB não tem. Ou seja, tendo em conta todas as provas internacionais (porque o futebol internacional de clubes não é só CL, e para desempatar), o Benfica desce para um bastante mais modesto 11º lugar do ranking europeu de clubes. O FCP, está melhor que o SLB, no 9º lugar do ranking. Lá fora, sem calabotices, nem frutas, nem chocolatinhos, nós somos melhores que vocês. A verdade é isto, o que tu dizes são tretas.

    ResponderEliminar
  40. lf,


    ...representa o trabalho infantil? Como e de que maneira? Nós percebemos o que quer dizer, mas é demasiado desonesto intelectualmente para estabelecer a relação que vc pretende!
    Quanto ao benfica ser um dos maiores simbolos do mau Portugal e do centralismo do país, nem é necessário explicar, pois a relação é evidente...

    ResponderEliminar
  41. "Um e outro são clubes desportivos. Apenas isso."
    Nada mais errado.

    Caso contrário vc n estaria aqui a perder tempo em intrometer-se entre adeptos de uma outra agremiação desportiva , correcto?!?

    " o que tu queres, sei eu..."

    ResponderEliminar
  42. Miguel Teixeira,

    Os seus argumentos têm alguma graça. Reconheço o esforço e a criatividade, mas jogar com as palavras e os factos não lhe dá razão.

    Uma coisa é o regime fascista ter aproveitado os títulos europeus do Benfica para afirmar o país, e a reboque, o próprio regime. Se fosse o Porto a vencer, seria o Porto o aproveitado.
    Outra coisa é ser o clube a aproveitar-se do poder do regime, e isso nunca existiu, por mais que vocês queiram à força criar essa ideia.

    É óbvio que a cor dos equipamentos não foi escolhida por factores políticos, e que Saramago ou Cunhal não eram do Benfica por serem comunistas.
    Simplesmente, duvido que o regime escolhesse um clube com equipamento vermelho para tomar como seu, e que essas personalidades, opositores do regime, admitissem ser adeptos de um clube fascista.
    Dei estes casos como exemplos, não como causas ou motivos. Pois deve ficar bem claro que o Benfica não é um clube comunista ou esquerdista, mas sim popular e universal.

    Coluna ou Santana não eram opositores "em surdina" que só se assumiram depois da revolução. Tanto um como outro ajudavam financeiramente os movimentos de libertação, e creio que Santana chegou a ter problemas com a Pide.

    De resto, sobre o mais importante, não li qualquer argumento: a afirmação do Benfica não se deu no apogeu do Estado Novo, mas sim no seu declínio.

    ResponderEliminar
  43. David Copperfield,

    Faça o favor de ler melhor o que eu escrevi.

    ResponderEliminar
  44. Luís,

    Falei apenas no ranking na Liga dos Campeões. Admito que na Uefa o Porto tenha melhor palmarés, pois ganhou uma Taça e o Benfica nenhuma, apesar de ter disputado uma final.
    Mas o 5º lugar que refiro é baseado em critérios amplos e objectivos, de pontos (3-1-0), finais (10 pts), títulos (30 pts), presenças (1 pt) e eliminatórias passadas (1 pt).
    Se quiser fazer as contas...

    O que gostaria de saber é como, e com que critérios, é possível fazer um ranking de campeonatos nacionais com o Porto à frente do Benfica. Isso é que tem de me explicar.

    ResponderEliminar
  45. LF,

    eu não argumentei. Limitei-me a desmontar a sua fuga das evidências históricas. E acredite se quiser que não necessitei de esforço nem de criatividade. Isso deixo para si. Como escrevi anteriormente, em nenhuma altura pensei que o LF viesse aqui confirmar aquilo que todos sabem mas não convém admitir - o benfica foi claramente beneficiado pelo regime. Aliás, nos dias que correm a situação é bastante idêntica.

    ...

    ResponderEliminar
  46. Para que conste:

    há outro dragão em Lisboa.


    Abraço.

    ResponderEliminar
  47. Excelente post!
    Fez-me relembrar os grandes momentos na escola a defender o meu Porto!
    De um Dragão de Coimbra há 30 anos a defender o seu clube...

    ResponderEliminar