21 dezembro 2007

O regresso a Gelsenkirchen

Champions League - Oitavos de Final
Schalke 04 - FCPorto
1ª mão 19 Fevereiro (terça-feira) - Veltins Arena
2ª mão 5 de Março (quarta-feira) - Estádio do Dragão

Os outros jogos deste sorteio:
Celtic - Barcelona
Lyon - M. United
Liverpool - Inter Milão
Roma - Real Madrid
Arsenal - Milão
Olympiakos - Chelsea
Fenerbahçe - Sevilha

16 comentários:

  1. Vou já marcar viagem para a Alemanha numa low cost. Que prenda!
    Rico sorteio, Celtic-Barça, Arsenal-Milan e Liverpool-Inter. Mais Olympiacos-Chelsea, Lyon-M. United, Roma-Madrid e F'bahçe-Sevilha.
    Ainda podemos ser felizes nos 1/4 final, se correr bem com os alemães como espero.
    Só falta ganhar logo a noite.

    ResponderEliminar
  2. Gelsenkirchen, óptimas e inolvidaveis recordações!Schalke, nem tanto:em 76/77 fomos eliminados por eles, depois de termos empatado 2-2 na Luz( até parece mentira) e perdido na Alemanha 3-2 depois de termos estado a ganhar 2-0 até 10 minutos do fim.
    Eram outros tempos, estavamos a começar, agora sem euforias excessivas, acredito que vamos passar.

    ResponderEliminar
  3. Acho que o sorteio foi bastante generoso. Tal como dizia o Menphis, tb para mim era o adversário ideal, não só pela equipa como pelo regresso a um local de tantas e boas recordações.

    Foi uma bela prenda para este Natal ser este o adversário. Agora como diz o Zé Luís, só falta vencer logo à noite.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Correu bem o sorteio.
    Contra os alemães sempre que perdemos fomos roubados (na minha memória estão jogo contra o Hamburgo e contra o Bayern).
    Creio que passaremos.
    Para mim vão passar:
    Barcelona
    Manchester
    Inter
    Real
    Milão
    Chelsea
    Sevilha

    Depois é sonhar com as passagens às meias e um Sevilha calhava mesmo bem ou mesmo o Chelsea.

    ResponderEliminar
  5. Valeu bem a pena ganhar o grupo! Evitamos o Inter e regressamos a um estádio que nos deu uma enorme alegria, para defrontar um adversário ao nosso alcance.
    Como curiosidade, e assim de repente, penso que só o Pedro Emanuel conhece o estádio, no actual plantel (considerando só os potenciais convocados).

    ResponderEliminar
  6. Em primeiro lugar. deixem-me reproduzir as declarações do Vítor Baía após o sorteio, pois penso que definem bem a forma como devemos encarar a eliminatória:

    «Os sorteios são sempre complicados nesta fase, porque as equipas são de grande nível. O meu sorriso prende-se com o facto de regressar a um estádio que conheço bem, onde fui campeão da Europa e do qual guardo recordações fantásticas», começou por referir Vítor Baía, identificando na equipa alemã um adversário de respeito.

    «O Schalke tem um ataque bastante forte, uma defesa coesa. Sofreu apenas quatro golos nesta fase de grupos. Mas é sempre uma incógnita. Temos agora dois meses para preparar este jogo, pelo meio haverá o mercado de Inverno e não sabemos se haverá jogadores novos nas fileiras do Schalke», notou.

    Não obstante as dificuldades que o Schalke vai colocar, Vítor Baía encara a eliminatória com optimismo, apoiando-se no percurso de sucesso do FC Porto nas competições europeias, e no «estatuto» que defende na Champions.

    «A confiança é muita. Temos consciência de que somos uma das equipas da Europa com mais títulos internacionais nos últimos 20 anos. Temos o nosso estatuto e encaramos esta eliminatória com grande optimismo, sabendo de antemão que será complicada», afirmou.

    Apesar da vantagem confortável que leva na Liga, o FC Porto não vai descurar as competições internas. «São competições distintas. A nossa postura, seriedade e educação desportiva não nos permitem deixar de lado qualquer competição portuguesa para pensar apenas na Champions», assegurou.
    A minha opinião pessoal é que o sorteio não foi mau para nós. É verdade que não nos calhou nenhuma pêra doce, mas isso já se sabia, pois nesta fase do torneio só estão equipas realmente boas.
    Para já, o primeiro aspecto realmente positivo é o facto de voltarmos a um estádio mítico para nós, sinónimo de grande felicidade. Penso que será bom para os jogadores, mesmo para aqueles que não foram campeões europeus (praticamente todos), jogar num estádio tão marcante para o FCP. Se isso por si só não os motivar, então não sei o que os motiva.
    Em relação à equipa alemã, já sabemos que vamos ter pela frente um adversário muito competitivo e que luta durante os 90 minutos. Fisicamente são mais fortes que nós, por isso vamos ter de suplantá-los tecnicamente. Tacticamente jogam ao estilo das equipas alemãs, ou seja, um 4-4-2 clássico. Também não é por aí que nos poderão surpreender. Defensivamente são fortes e no ataque possuem boas soluções.
    Se a eliminatória fosse agora, consideraria que estava perfeitamente ao nosso alcance, mas como é só daqui a 2 meses, prefiro ser mais cauteloso e apostar num 50-50. Contudo, apesar de termos evitado o tubarão Arsenal, é importante não embandeirar em arco e ser muito profissional na abordagem ao jogo.
    Força FCP!

    ResponderEliminar
  7. Concordo com quase tudo, mas deixem-me corrigir uma coisa:

    A meu ver, acho que estão a desvalorizar um pouco o forte ataque do Shalk e a sobrevalorizar a sua defesa. É que o sistema pode ser um 4-4-2 clássico, mas o seu estilo é bastante diferente dos alemães no geral.

    Esta equipa tem um caudal ofensivo bastante poderoso, com Kurany como principal arma. Eles jogam sempre o "jogo pelo jogo" e jogam sempre para vencer.

    Ora, esse volume de jogo ofensivo vai causar aberturas na defesa muito favoráveis às transições rápidas do Porto, que com Bosingwa, Lucho, Tarik, Quaresma e Lisandro, pode causar muitos destroços na defesa alemã. E também é de realçar que esta equipa tem 0% de sinismo, não consegue controlar o jogo, tem muitas dificuldades em geri-lo, ao contrário de nós, que graças ao exclente trabalho de Jesualdo, temos vindo a ganhar uma maturidade e inteligência táctica muito favorável a este nível de competições. Portanto, penso que o Porto vai sentir alguns calafrios com o ataque germanico-brasileiro, mas se manter a concentração, Alves e P. Emanuel e Helton acho que conseguirão impedir que as chanses de golo não passem disso mesmo.

    REsumindo, o Porto tem que ter cuidado com o ataque deles, e investir nas suas transições rápidas, pois esta quipa alemã deixa muitos espaços na defesa e é muito insegura e desconcentrada, sendo conhecida por perder jogos depois de os estar a vencer.


    Saudações a todos os portugueses, que vão estar em grande confronto com a Alemanha na UEFA e, claro, L.C.

    Parabéns pelo exclente blog.
    Continuem o bom trabalho
    Obrigado

    ResponderEliminar
  8. Regesso a Gelsenkirshen...bom augúrio. Será? Creio que sim.
    Quanto a hoje, colocaria Mariano, Lisandro à esquerda e Adriano na frente.
    É dos jogos que menos gosto que o Porto faça mas há que ir lá para ganhar.
    Força Porto.

    ResponderEliminar
  9. Como curiosidade o AufSchalk Arena, como nós o conheciamos, tem desde 2005 o nome de Veltins Arena, sendo este o nome de uma empresa alemã que distribui e fabrica cerveja, aos quais o clube alemão vendeu o nome do estádio.

    De resto, apesar de continuar a achar que foi um óptimo sorteio, como qualquer equipa que passa a esta fase, estes alemães não serão pêra doce, mas como disse Baía, se o facto de os jogadores regressaram a um tão mítico estádio para o FCPorto como é este não os motivarem, então não sei tb o que os motivará.

    Aliás, diga-se de passagem que o Baía falou muito bem, à campeão.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Eu ainda devo ser muito tribalista porque tinha uma esperança cega de que nos saisse o Celtic para que tivéssemos mais uma oportunidade de mostrar a certos megalómanos como faz para se prosseguir nas competições europeias. Mas pronto, o Schalke04 é um adversário mais do que acessível e penso que só com aquele "azar" tipo sporting é que não estaremos nos quartos de final.

    ResponderEliminar
  11. Peço desculpa porque "mais do que acessível" é um termo perfeitamente idiota para uma competição como a CL.
    Temos equipa para eles? Temos! Obviamente. Mas não pudemos esquecer Kevin Kuranyi e Gerald Asamoha entre outros.
    Vou dar uma vista de olhos no site dos gajos.

    ResponderEliminar
  12. Subscrevo o que o caro Benny Az referiu quanto à equipa do Schalke 04. Os alemães jogam num 4-4-2 clássico, sim, mas são os alemães algo peculiares.

    Jogam sempre "olhos nos olhos" do adversário, com grande poder ofensivo, mas pelo contrário, têm uma defesa muito insegura, deixando muito espaços. E tem muita dificuldade em segurar o resultado, são instáveis e têm dificuldades em controlar o jogo. Vivem essencialmente do pendor ofensivo. Portanto, se a defesa portista estiver segura e concentrada, e se as habituais transições rápidas saírem bem e não falharmos tantos golos como por vezes acontece (caso do Marselha, em que os podíamos ter perfeitamente dado 4 ou 5-1), penso que o Porto não irá jogar no Dragão a precisar duma vitória. Depois cá, penso que temos bastantes hipóteses de vencer.

    Já agora, fui ao site do Schalke 04, e vou vos tentar resumir o que eles disseram.

    Primeiro, les salientam os inúmeros tiítulos nacionais que nós conquistámos, referindo também a já enorme experiência e sucesso em provas europeias.

    Falaram também do jogo de 1976 e da mais recente conquista da Liga dos Campeões em 2004 por parte dos portistas.

    Também realçou que "não há equipas fáceis nestes oitavos" e que "o Porto ficou à frente de 3 equipas muito respeitadas".

    Por fim, referiram as declarações do treinador, Andreas Müller, que afirmou que «os "Royal Blues" são os desfavorecidos contra os líderes isolados da Liga Portuguesa". Disse ainda que "o Porto é um clube de top com muita experiência europeia", com todo o respeito pelos campeões mundiais por 2x.

    Bem, está tudo dito. Espero que todos os portugueses ganhem os seus jogos e que o Porto chegue, pelo menos, às Meias Finais. Era excelente!!!!

    Pró blog, continuem o exclenete trabalho.

    Bom Natal

    ResponderEliminar
  13. Não querendo parecer pessimista, alguém disse uma vez k "não se deve regressar aos sítios onde fomos felizes"...

    Espero bem k isso não abarque a cidade germânica, k tantas e tão gratas recordações nos deixa a todos. Mas, sinceramente, mais importante do k esse jogo é o caminho até lá, k passa já hoje pela Madeira...

    E, nada de deslumbramentos. Continuo a achar k existe demasiada e hipócrita euforia nos media, pois o Schalke, para além da imensa popularidade k goza na Alemanha, é uma equipa de topo, na Bundesliga. Parece-me k o Porto é favorito, tendo conseguido no ano transacto desembaraçar-se facilmente do Hamburgo, mas convêm ter consciência da tarefa difícil k nos aguarda...

    Depois sim, com a eliminatória passada, tudo pode acontecer, com Moscovo a surgir, lá no fundo do túnel, como a luzinha da esperança.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  14. Este blog está mesmo a tornar-se na minha principal fonte de informaçao no que toca ao nosso clube. Obrigado a todos os que participam e tornam esta comunidade possível. Quando se vive longe da "muy nobre i sempre invicta" estas coisas ganham uma dimensao diferente. Principalmente quando se vive na capital de futebol que Barcelona e nunca se vê dada a merecida atençao a uma equipa de topo mundial como é o Porto.

    Um abraço a todos e bom natal!

    PS. Estou triste pelo resultado de ontem, mas pelas oportunidades que vi o porto criar, nomeadamente aquela obra de arte do lizandro que o benaglio matou, parece-me que o jogo esteve perto de ser difierente.

    ResponderEliminar
  15. bem gostava de regressar a este estádio.
    foi um dia inesquecível

    ResponderEliminar