13 dezembro 2007

Nós pelo mundo

"Gigantes seguem em frente
Real Madrid, Olympiakos, Porto, Liverpool e Schalke 04 se classificam na Liga dos Campeões.
No Grupo A, o mais equiulibrado, Porto e Liverpool sobreviveram. A liderança do Grupo ficou nas mãos do Porto, que fez 2 a 0 no Besiktas, no Estádio do Dragão. Lucho González e Quaresma marcaram os gols da classificação."
In Jornal Sports (Brasil)

"O FCporto garante a primeira posição
O FCPorto cumpriu as expectativas e derrotou com certa comodidade os turcos do Besiktas (2-0) e classificou-se como primeiro do grupo A da Liga dos Cmpeões, relegando o Liverpool para a segunda posição."
In Diário As, El Mundo Deportivo e Marca (Espanha)
(Curiosamente as crónicas do jogo são iguais nos 3 jornais desportivos espanhóis)

"O FCPorto cumpriu sua parte ao dominar calmamente o Besiktas (2-0). Mais uma vez, com uma derrota sem apelo, os turcos deixaram-se submeter totalmente pelos portugueses, que com Quaresma à cabeça, conquistaram o bilhete para os oitavos de final da Liga dos Campeões."
In FranceFootball (França)

"FCPorto no topo
Golos de Lucho Gonzalez e Ricardo Quaresma deram ao FCPorto uma vitória fácil sobre o Besiktas e um lugar entre os dezasseis clubes que continuam em prova, terminando o grupo à frente do Liverpool, ficando assim no primeiro pote do sorteio para as eliminatórias."
In Daily Telegraph (Inglaterra)

O Site Oficial da UEFA lançou a votação para a eleição da equipa ideal do ano de 2007. Quaresma está entre os candidatos. Podem votar aqui. Eis o que diz a UEFA sobre ele:
"Um poderoso e talentoso extremo, Ricardo Quaresma continua a impressionar no FCPorto tendo emergido também como jogador chave na selecção nacional portuguesa."
In Site Oficial da UEFA.

Nós por Portugal
Algumas capas:Nós para os invejosos

"Golo assim nem a pedido
Aos 37 minutos um grande plano sublinhou o sorriso de Saglam, treinador do Besiktas. Percebia-se. Estava com mais de um terço do jogo andado e continuava bem dentro da decisão. Até ali, incomodara o FC Porto, com mais bola do que Jesualdo gostaria. O campeão português até fizera um golo, mal anulado a Lisandro, mas, fora esse momento, nada. Nem domínio, nem segurança, muito menos oportunidades. O bom humor de Saglam terminou pouco depois. Aos 40 minutos, Bosingwa passou por toda a gente e obrigou Rustu à melhor defesa da noite. No instante seguinte, Lisandro simulou e Tarik rematou forte, com perigo. E a um minuto do descanso, Lucho chegou ao golo. Quer dizer, foi mais o golo que foi ter com o argentino. Tudo aquilo foi caricato. Raul Meireles falhou o remate à entrada da área, a bola subiu, Tandogan demorou a sair, mas todos os colegas pensaram que havia fora-de-jogo. Sobretudo Rustu. O guarda-redes ficou de braço no ar, um daqueles momentos que duram a eternidade. Tarik reagiu a medo, quase convencido de que de facto estava em posição irregular. Tocou para Lucho e foi golo."
In Correio da Manhã

Algumas capas deles:

Liga Intercalar

FCPorto 4-0 Braga
Adriano 21', Kaz 37', Leandro Lima 51' e Marco Aurélio 89'

Equipa: Ventura, Eridson, João Paulo, Tengarrinha, Lino, Castro, Kazmierczak, Leandro Lima, Rui Pedro, Adriano e Edgar

PS: As traduções dos textos dos jornais estrangeiros são minhas, podendo assim existir alguns erros. Alertem-me caso notem algo para que possa corrigir.

18 comentários:

  1. Ainda bem que a comunicação social cá do burgo é como é. Ainda bem que gentalha assim está do outro lado da barricada. Com a azia deles, as vitórias do FCP têm mais sabor, cada vitória vale por duas ou três. Que continuem em busca de reforços para os "rosinhas" que eles bem precisam, só com os árbitros e os "Ricardos Esteves" não vão lá.

    ResponderEliminar
  2. Tal como diz o lema do Liverpool: "Tu nunca caminharás sozinho" também o Fc Porto nunca caminhará sozinho. Terá sempre a Marca, o France Football, o As, o Daily Mirror, a Gazzetta d'ello sport, o daily telegraph, o Sport e tantos outros sempre com ele.
    Ainda bem.

    ResponderEliminar
  3. Eu vivo em Madrid este ano e devo dizer que daqui é que da para ver a superioridade enorme do Porto e a forma como a comunicação social é inquinada...Eu aqui todos os jogos que vejo sao com comentadores espanhois e por isso imparciais...Todos admitem que torcem pelo Benfica do Camacho mas dizem que o Porto é superior,tem um plantel superior
    .Elogiam muito o Porto,e quaresma,tarik,lisandro assim como Lucho e Bosingwa.Dizem que o Porto pode ser a maior surpresa da champions este ano e que pode chegar muito longe e que o Porto é dominar por completo o futebol portugues...
    No jogo Benfica-Porto disseram ate que era pena porque ja se sabia que o Porto venceria o campeonato e que isso é o costume...Nesse jogo ocorreu um episodio que me fez rir por me fazer ver o como a impresna lisboeta é parcial...No lance do lisandro em que ele cai na area quase nao hovue repetições e os coentadores espanois disseram que era penalti.Depois naquela queda ridicula do Di Maria os comentadores disseram logo á 1ª repetição que era uma simulaçao...so que eu para mim proprio pensei..da maneira que é a sporttv nao me espantava nada que tentassem arranjar ali um penalti....Dito e feito,passaram sem exagero umas 5 repetições do lance...e a uma ceeta altura os comentadores espanhois(que ate torciam pelo benfica por causa do camacho) dissseeram "nao entendemos porque a realização esta a passar tantas vezes este lance,já se viu que é uma simulação..."E pensei eu,se fossem portugueses e acima de tudo portistas íam entender...lolol...É muito bom ver o respeito que o Porto tem...
    Ca em ESpanha desvalorizam tudo o que nao seja de Espanha e acham a liga portuguesa uma liga menor,mas todos respeitam e admiram o Porto...Alias o espanhol normal do Benfica so conhece o Camacho e pouco mais...Ja do Porto conhecem e falam muito do Quaresma,mas nao só,ha tambem o Lucho e os mais atentos e os comentadores desportivos elogiam muito o Lisandro e o Tarik que pelas prestações na champions tem deixado uma excelente imagem..
    Eu sempre reparei a forma como o Porto é desvalorizado em Portugal e como tentam diminuir os seus feitos,mas visto de fora do país ainda se vê melhor a antítese entre o enorme respeito que o Porto tem fora de portas e o desprezo com que é tratado no seu proprio país...
    Outro exemplo,no final do jogo contra o besiktas,liguei para o meu pai e ele disse-me que na abertura do telejornal diziam que o Porto tinha ganho com um golo polemico...Enquanto cá criticou.se foi a burrice do guarda redes uma vez que nao ha nenhum fora de jogo....
    Outro exemplo é esse texto do correio da manhã...Nojento é o melhor que se pode dizer...vindo do mesmo jornal que tambem relacionava um segurana acusado de assassinar pessoas na noite com o presidente do Porto so porque numa imagem de rquivo o viam entre uma serie de super dragoes á entrada do trubinal numa manifestação esponatania de adeptos do Porto...O CM deve achar que o Pinto da Costa conhece todos os elementos da claque...lolol.O CM acha que o Besiktas tinha dominado e fala de um golo mal anulado ao Porto como se fosse um mero detalhe...Ca em Espanha na tranmissao salientaram é que o Besiktas pouco fez para quem tinha de ganhar e que o erro do rustu compensava o erro do auxiliar porque o Porto ja merecia e devia estar a ganhar a essa altura...E no final disseram mesmo que o Porto se quisesse tería partido para a goleada...
    Como é tudo tao diferente quando nao se vê por um filtro vermelho e num país em que se procura corruptos á força quando as pessoas ainda nao reparam que a maior corrupção vai na mente das pessoas mesquinhas e invejosas...
    .
    .
    .
    Ps,este texto está publicado no meu blogue:www.palavraso.blogspot.com,estao todos convidados a visita-lo...e logo que consiga perceber mais de blogues farei um link deste blog que leio com assiduidade e que é de grande qualidade.
    Um abraço portista desde Madrid

    ResponderEliminar
  4. Já deixei o meu gozozinho ao sobral no correio da manha. se tiverem pachorra façam o mesmo.

    ResponderEliminar
  5. RICARDO COSTA DE MADRID
    Espero que não fiques chateado comigo mas peguei no teu texto e espetei-o no maisfutebol... na noticia da renovação do Leo.
    Obviamente que referi o texto como teu e retirado deste fabuloso blog.
    Desafiei os gajos a publica-lo...se tivessem tomates para tal.
    O texto é simples e excelente e da-me gozo que os Benfas levem com ele na tromba.
    Mais uma vez, desculpa a ousadia.

    ResponderEliminar
  6. Miguel nao tens que me pedir desculpas,ate me sinto lisonjeado com o gesto.
    Nao acho que o texto merecia tanta atençao...;)
    Obrigado pela honra e tu tal como todos os portistas de bancada sao muito bem vindos ao meu blog que falará nao so de futebol mas de muita coisa,mas como futebol é a minha maior paixao sem duvida que será presença assídua e sempre que possa vos informarei do que se diz aqui por Espanha.
    abraço a todos

    ResponderEliminar
  7. Ricardo Costa.
    Excelente post!
    A vergonhosa manipulação da opinião pública, pelos orgãos de comunicação social, já foi muitas vezes por mim abordada. E há muito que não se confina à escrita e à palavra. Os próprios realizadores das transmissões televisivas quer em directo, quer em diferido manipulam de uma forma repugnante.
    Por mim seriam veria-os com agrado, espancados até à morte!
    Aquando das nossas vitórias e quando ''fazem directos'' entrevistando portistas, escolhem normalmente, portistas de ocasão ou não, mas com uma particularidade:
    São quase sempre pessoas que garantidamente têm mau aspecto; não conseguem articular uma frase com princípio, meio e fim; etc, etc.
    Isto com uma finalidade e obedecendo á lógica do género: já que não os vencemos, denegrimo-los de forma a travar o crescente portismo!
    Já há muito que o Canal Panda e outros canais/programas para crianças quando entrevista atletas, principalmente futebolistas, o fazem exclusivamente com atletas do Benfica ou do Sporting, de forma tal como noutras madrasas ( o significado no mundo ocidental é escola religiosa islâmica ) a ''fazerem novos seguidores dessa doutrina cujas principais Mesquitas (e não Catedrais), em Lisboa, são as do Estádio da Luz e de Alvalade.
    Reconheço no entanto, que essa caozoada torna o nosso portismo e as nossas vitórias mais vibrantes.

    Abraço azulebranco!

    ResponderEliminar
  8. Na 3º feira no site do IOL falava da venda dos passes dos jogadores do Boavista na 4ª Repartição de Finanças do F.C.Porto, na zona da Boavista,não sei se alguém reparou nisso. Mandei-lhes um comentário apenas a dizer que agiram por má-fé, e nem era preciso dizer mais nada. É claro que o comentário não passou, isto sem nenhum insulto quando vejo por lá coisas incríveis.

    Penso que onde se vê o pior dos portugueses é nos fóruns, seja eles realizados na rádio, na tv ou até na net.Já assisti a peixaradas melhores do que fóruns como a " bancada Central", por exemplo, e depois ver os comentários nos sites do Record, Correio da Manhã e Mais Futebol é do pior que se pode ler.

    Apesar de já estar habituado a isto, basta ver o que fizeram quando o FCP ganhou a Intercontinental no Japão, ontem não pude deixar de ficar revoltado com as capas dos jornais desportivos. E também de ver que depois de 30 minutos de telejornais o resumo do jogo ainda não tinha dado. É por isso que cada vez mais fico com vergonha de ser português, pelo menos assumiam tudo, em Espanha se compro o Sport sei que vou ter 14 páginas dedicadas ao Barça, se compro a Marca são 7 páginas de Real Madrid, ao menos que assumem, que tenham a coragem.

    Depois temos ainda pessoas como o Pacheco Pereira que relaciona o FCP com os crimes da noite na cidade do Porto, quero crer que à imprensa até faz jeito que a noite do Porto esteja assim como está. É só ver quem são os jornais que aproveitam mais o caso.

    Mas, estou como o Miguel, o Porto não caminhará sozinho, estamos aqui todos unidos prontos para o apoiar, para elevar mais alto o seu nome, e para festejarmos incansavelmente as suas vitórias, por muito que lhes custe.

    E nunca é demais falar deste assunto e apontar o dedo a estas injustiças, por muito que já tenhamos discutido aqui, e mesmo que não adiante nada porque não vamos mudar nada.

    ResponderEliminar
  9. Meus amigos, pior do tudo isso, foi um animal ter dito " o que se está a passar na noite do Porto
    tem a ver com a claque do F.C.P."
    Será que o clube e a claque vão reagir?

    ResponderEliminar
  10. Excelente o texto do Ricardo. Ontem qd abri a página na net do CM e li "golo assim nem a pedido" fechei-a imediatamente, isto é tudo gente com azia, ressabiada, com inveja. O Porto é o nosso orgulho e dessa gente n reza a história.

    ResponderEliminar
  11. O Zirtaev devia meter o autor do texto do CM, que deve tê-lo feito pela tv e assim menos desculpa terá... O sobral é o do Maisfutebol que no Beira-Mar-FC Porto (0-5) considerou praticamente todos os golos portistas irregulares nos comentários que fez na TVI. LOLOLOL!
    Boa intervenção madrilena do Ricardo Costa que nos dá, mais uma vez, uma percepção diferente das coisas. E uma coisa posso garantir. Tirando o factor-Camacho que faz os espanhóis olharem mais para o Benfica, em qualquer lugar da Europa, de Inglaterra à Itália, da França à Alemanha, até aos países mais pequenos em futebol, só conhecem o FC Porto, Benfica é passado muito remoto e Sporting nem sabem o que é.
    Ainda sobre o texto do CM, dizer que não houve oportunidades até ao golo e negar as intervenções do Rustu a evitar dois golos com 0-0 é distração, no mínimo.
    Devia estar a falar com a carolina... mas bocheche com criolina que isso passa!

    ResponderEliminar
  12. Faz hoje 20 anos a 1ª conquista da Taça Intercontinental no Japão, o jogo na neve às 3 da madrugada de domingo 13 de Dezembro de 1987. Golos de Gomes e Madjer, este no prolongamento, mundializaram o nome do FC Porto.
    Sou portista com muito orgulho festeja a data convenientemente.
    Ontem passaram 3 anos desde que Pedro Emanuel converteu o penálti decisivo para a vitória na 2ª e última Taça Intercontinental, num domingo de manhã 12 de Dezembro de 2004.
    Desde então que a prova se alargou a mais campeões continentais, além da Europa e América do Sul, assumindo a FIFA o novo Mundial de Clubes e dando aos detentores da Taça Intercontinental, de que o FC Porto foi o único clube português a vencer nas duas vezes citadas, o título de campeão do mundo.

    ResponderEliminar
  13. Zé Luís não coloquei o nome do autor da peça por coerência, visto que nas outras peças tb não o tinha feito. Por outro lado não vale a pena conspurcar o blog com esses nomes :-).

    RicardoCosta sê bem-vindo e muito obrigado pelo teu testemunho que está excelente e demonstrativo da realidade que alguns portugueses não querem em Portugal mas que é vista no mundo e não só em Espanha, sobre o FCPorto e a sua representatividade no futebol.

    Já agora, para os portistas mas em especial para alguém que aqui há dias dizia que o Benfica era um clube de Liga dos Campeões (então o que será o FCPorto?), aqui vai este texto tirado do JN e que li no blog Portogal:

    "Ao vencerem o Besiktas, anteontem, os dragões garantiram pela oitava vez o apuramento para a segunda fase da competição, a segunda como vencedores do grupo - só tinham ficado no primeiro lugar na época 1996/97. O F. C. Porto é a sétima equipa, em igualdade com o Arsenal, que ultrapassou mais vezes a primeira fase. Aqui reina o Real Madrid, o único clube que conseguiu atingir a segunda fase em todas as 12 presenças que regista na Champions. Seguem-se Manchester United, com 11, Milan e Bayern Munique, 10, e Barcelona e Juventus, com 9. O Real Madrid reparte com o Milan o recorde de sucessos, com três títulos, estando o nome do F. C. Porto entre as outras nove equipas que venceram uma vez o troféu.

    Os dragões estão ainda no top-ten das equipas com mais jogos realizados e com mais golos marcados na Champions.

    Os dragões têm mais presenças na competição (13) que o trio junto - Benfica soma cinco, o Sporting quatro e o Boavista duas. O mesmo sucede quanto a apuramentos para a segunda fase. Os benfiquistas ultrapassaram duas vezes a fase de grupos e os boavisteiros uma. Os leões nunca passaram da primeira fase. Os portistas têm mais jogos que todos os rivais 106 contra 78 - 36 do Benfica; 24 do Sporting; 18 do Boavista. O F. C. Porto soma quase o dobro das vitórias: 41 contra 22 (Benfica, 13; Sporting, 5; Boavista, 4).
    "

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. Por essas e por outras é que eu deixei de comprar jornais desportivos - inclusive o Jogo.

    Analisando as vendas dos três jornais desportivos chega-se à natural conclusão que estes baixaram as vendas pelo que prova que a sua estratégia está errada. A internet e a crise económica não explicam tudo. Os benfiquistas/sportinguistas com um pingo de inteligência também não gostarão de levar com areia nos olhos de 2ª a Domingo.

    Em jeito de conclusão, ainda bem, por motivos óbvios, que foi o FC Porto a vencer a intercontinental em 1987 e 2004. Imaginemos que fosse o slb...já tinham trocado o natal dos hospitais na tv pelos festejos das "vitórias" do slb...

    Livra!

    ResponderEliminar
  15. Ricardo Costa de Madrid
    Excelente post!
    Continua a amar o nosso clube e a dizer estas verdade que os portugas precisam de ouvir!
    Um abraço para ti Madrid!

    ResponderEliminar
  16. Recordo-me de há sensivelmente dez anos (salvo erro a 18.Set.1996) num famoso benfica-FCP, um comentador de nome Aurélio Márcio ter dito: "...foi o benfica a jogar e o Porto a marcar..."!
    É preciso ter lata para fazer uma afirmação destas quando o resultado fica 5-0!!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  17. O eugénio do Bola na Área avança com a notícia da entrada do jornal Marca no mercado português. Vem para defender que cores?...

    ResponderEliminar
  18. Excelente post do Zirtaev e muito bem complementado pela intervenção do RicardoCosta. É preciso denunciar estas situações, é isto que eu gostaria de ver fazer o nosso amigo Rui Moreira. Não adianta ter contemplações com pessoas que pensam de nós da forma como o fazem sistematicamente e não é preciso ser muito perspicaz para o entender. Não quero partilhar amizades com pessoas que acham isto perfeitamente natural! Se estivesse num programa da responsabilidade que têm muitos programas de comentários desportivos, não me doeria a voz em denunciar estas situações, ainda que me etiquetassem de parolo ou provinciano! Receio é o que eles pretendem incutir em nós...Não me interessa o que eles pensam apenas exijo igualdade de tratamento para o nosso Clube e para a nossa Região. O que há de errado nisso? Bem sei que olhariam de lado para mim, paciência também assim o fazem os que me querem meter a mão no bolso se eu grito: -Chamem a Polícia!...

    ResponderEliminar