01 dezembro 2007

Dia de cobranças

Disse na crónica do jogo de Liverpool que alguém teria de pagar a factura de uma derrota tão pesada. Pois bem, chegou o dia, porque não somos de dar crédito por muito tempo e nada melhor para o fazer que em casa do principal rival. Na verdade, espero bem que o desaire de quarta-feira tenha afectado os jogadores azuis-e-brancos, e muito, espero que saibam que para os adeptos aquele resultado foi uma humilhação, para que assim se sintam, mais que nunca, obrigados a vencer, mesmo sabendo que uma derrota até nem colocaria em causa o primeiro lugar na liga.

O adversário de hoje começou mal a presente temporada, mas tem vindo a subir de produção, o que não quer dizer que estejam a jogar tão bem como nos tentam vender. Aliás, pelo que temos visto, muitas das suas últimas vitórias são principalmente fruto de muita "sorte" que tem vindo a acompanhar a equipa há várias jornadas e que não pode durar sempre. E os jogadores do FCPorto têm de ter a noção disso mesmo, interiorizarem que não são apenas melhores, são muito melhores que eles e que, impondo o seu jogo e jogando tudo o que sabem e podem, vencer será apenas a normalidade. Não será fácil porque, independentemente da forma de cada equipa, estes jogos normalmente não o são e ainda existe aquilo a que eu chamo de “factores externos” que podem sempre fazer alterar os planos. Para além destes factores, o que há mais a temer na equipa da Luz são mesmo só alguns jogadores que protagonizaram um historial clínico... em jogadores que contra eles jogaram, resta aqui a esperança que o senhor do apito saiba colocar um travão à dureza eventualmente praticada.

Em relação à equipa que vai entrar hoje em campo, espero Pedro Emanuel, que esteve bem contra o Setúbal, faça parte dela, entrando no lugar de Stepanov. O sérvio tem cometido erros influentes nos últimos resultados e o risco de o colocar a jogar num jogo tão importante como este é demasiado grande. Poderia até correr muito bem e o central ganhar confiança para o futuro, mas se corresse mal era "trucidado" pelos adeptos e poder-se-ia perder um bom e jovem central com valor. Jesualdo deveria então, precisamente colocar Stepanov no banco, tanto no jogo de hoje, como no próximo jogo do Dragão, e quando tudo estivesse mais calmo, lança-lo novamente, sendo que lhe devia dizer isso mesmo, que era exactamente para sua protecção. De resto espero que não hajam invenções e conto que Fucile já tenha descansado o suficiente para render o atabalhoado Marek Cech, conto com o regresso de R. Meireles e de Tarik ao onze inicial, fazendo assim a equipa que nos tem habituado e que melhores resultados nos tem trazido.

Vencer, vencer, vencer, é o único bom resultado para este jogo. Menos que isso, e para os adeptos, será apenas mais uma derrota. O FCPorto tem um dom, mais que ninguém sabe transformar as adversidades em “dopping” para voltar a vencer. E é esse espirito guerreiro que têm de ter, é isso que têm de fazer, lembrarem-se que o bi-campeão de Portugal foi goleado no último jogo e que tal é completamente inadmissível, seja contra quem for. Sejam onze Lisandros em campo, lutem todos como ele até à última gota de suor que assim o resultado será só um, a nossa vitória. Mostrem a raça do campeão e cobrem hoje a derrota de quarta-feira.

Benfica - FCPorto, SportTv1 - 19H45

17 comentários:

  1. Espero sinceramente, hoje, adormecer feliz..isso implica como é obvio uma vitoria do FC Porto. Tenho a certeza que se os dragões jogarem o que sabem, com muita pressão sobre os benfas, com concentração até ao último minuto do jogo(sabem bem o que estou a dizer),então ganhamos seguramente -claro está, se o arbitro não inventar-

    Zirtaev, tenho duvidas nesse teu "11", tenho um palpite, que o jesualdo, vai usar o kaz no meio campo -um combativo-, ainda mais se tivermos em conta que Petit ou Bynia jogam..pffff

    Em conclusão, uma nota, nos últimos dois anos, Lisandro e Anderson, ficaram no estaleiro 4 e 6 meses respectivamente, depois dum jogo com estes carneiros espero que desta vez, as coisas sejam diferentes..

    FC Portooooooooooooooo

    ResponderEliminar
  2. Primeiro de tudo, grande título, só falta uma imagem de um carteiro :)

    Não sei porquê, mas penso que Stepanov hoje irá jogar de inicio, eu não arriscava era capaz de pôr o Pedro Emanuel, prefiro proteger um jogador do que voltá-lo a lançar ás feras.

    Com um bom trabalho, principalmente, psicológico acho que o sérvio tem todas as qualidades para singrar.

    Quanto às outras opções, estou de acordo com o Zirtaev, Fucile e Tarik de inicio.

    Estou esperançado numa grande vitória, por 2 a 0, com golos do Lisandro e Quaresma.

    Acima de tudo, peço tranquilidade, já que uma derrota não nos tira do 1ºlugar, muita concentração, atitude vencedora e uma grande vitória.

    ResponderEliminar
  3. Apenas por curiosidades:

    Confrontos Benfica Vs F.C. Porto

    Total 187 Jogos 66 (35%)V 49 (26%)E 72 (39%)D
    Superliga 146 Jogos 52 (36%)V 39 (27%)E 55 (38%)D
    Taça de Portugal 17 Jogos 9(53%)V 3 (18%)E 5 (29%)D
    Supertaça 24 Jogos 5(21%)V 7 (29%)E 12 (50%)D

    ResponderEliminar
  4. Benfica: Maior vitória em casa 1942/43 - 12-2
    F.C. Porto: Maior vitória fora 1938/39 - 1-6
    Resultado típico: Benfica-F.C.Porto (10 jogos) - 1-1

    Todos os dados de www.zerozero.pt

    ResponderEliminar
  5. Também eu, Adesivo, tambéu eu espero adormecer feliz. As noites são bem mais longas e difíceis de suportar quando a derrota pesa na consciência e o amargo de boca não cessa de azedar. Para hoje a receita é milenar: jogar como equipa, com elevados indíces de concentração, mostrando num ambiente hostil à turba ululante de k massa são feitos os DRAGÕES. Unos, formando um clã intratável, espero por um correctivo bem aplicado, dando já hoje um passo decisivo rumo ao TRI.

    Tal como o Zirtaev, espero k não existam surpresas de última hora e k o discurso habitual de Jesualdo tenha correspondência aos actos. A melhor equipa é essa que aí está, sem o fetiche Mariano e o desastrado Stepanov.

    A voz de comando de Pedro Emanuel, capaz de transportar a mística dos grandes capitães portistas, poderá ser o tónico de k a equipa necessita para a superação individual.

    Por isso, meus caros, por vós e por nós, vençam! Por vós, pois a humilhação de 4ª tem k ser apagada e por nós, aqueles indefectíveis, sempre presentes, fisica e espiritualmente, em qualquer lado, gritando bem alto o nome do clube.

    VAMOS MOSTRAR QUEM MANDA!

    ResponderEliminar
  6. 06/07 - Ben 1 - 1 FCP
    05/06 - Ben 1 - 0 FCP
    04/05 - Ben 0 - 1 FCP
    03/04 - Ben 1 - 1 FCP
    02/03 - Ben 0 - 1 FCP
    01/02 - Ben 0 - 0 FCP
    00/01 - Ben 2 - 1 FCP
    99/00 - Ben 1 - 0 FCP
    98/99 - Ben 1 - 1 FCP

    Ben - 3 V; FCP - 2 V; Ben-FCP - 4 E

    ResponderEliminar
  7. Tendo em conta os números dos últimos anos, podemos concluir que sempre que houve concentração, união e arbitragens equitativas e justas, o FCP sempre alcançou resultados positivos. Portanto a única coisa a fazerem é isso mesmo, e provarem uma vez mais que são melhores e superiores do que quem com um empate irá fazer disso uma vitória moral... (O costume)

    ResponderEliminar
  8. Em relação à equipa, concordo com uma excepção(calma não se atirem a mim), eu metia o Stepanov, ou vai ou racha e o rapaz já cometeu os erros todos que tinha a cometer.Espero que o treinador do F.C.P. perceba que nós,adeptos, digerimos melhor os 4-1 de Liverpool, do que uma derrota com benfica, nem que seja pela margem mínima.Espero também que Jesualdo tenha sido capaz de "limpar" a cabeça dos jogadores e aquela conversa, que a derrota contra os ingleses não afectou minimamente a equipa, seja verdadeira.No passado recente nós gostavamos deles assim: eufóricos,fanfarrões, cheios de tesão... comê-los, sabia-nos melhor, espero que agora a tradição se mantenha.

    ResponderEliminar
  9. Sinceramente, acredito que façamos um bom resultado hoje. Ao mesmo tempo, e isto pode parecer paradoxal, não me admirava nada se perdessem o jogo. Não quero com isto dizer que estou pessimista, mas a verdade é que a forma como a equipa aborda estes jogos é imprevisível. O que acredito é que, se jogarmos com níveis de concentração elevados e com qualidade ao nível do passe, temos equipa para ganhar ao SLB. Os vermelhos vão jogar moralizados pelo empate "magnífico" com a "melhor equipa do Mundo" e pelo apoio recebido pela imprensa, que nestes jogos gosta de moralizar a sua equipa. Como já desde os tempos de Júlio César que o povo gosta de pão e circo, os adeptos vão apoiar a equipa do princípio ao fim, acreditando que esta vitória valerá os 5 pontos necessários para nos ultrapassarem na classificação. A tudo isto o nosso FCP deverá responder com serenidade e concentração. Não concordo que o jogo para nós não seja decisivo. É óbvio que é e é óbvio que uma derrota pode ter consequências perigosas para nós. Uma equipa que já teve 8 pontos de vantagem ver essa mesma vantagem reduzida para 1 ponto com mais de metade do campeonato para jogar pode ser difícil de digerir. Para a equipa que recupera dessa desvantagem, é uma injecção de moral muito grande. Para desperdiçar grandes vantagens basta o que (não) fizemos o ano passado.
    De qualquer das maneiras, somos claramente superiores aos milhafres e acredito na nossa vitória. Penso que deve jogar o Pedro Emanuel, pela simples razão dos avançados do SLB não serem propriamente velozes, o que deixa de justificar a utilização de um Stepa ainda a pensar com certeza no jogo de Liverpool.

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. johnny07 :


    Tanto o PORTO como o BENFICA são especialistas em contradizer as estatísticas !

    Quer isto dizer que o PORTO ganha quando não se espera , e o BENFICA perde quando menos se espera .

    ResponderEliminar
  11. REGRA #1 PARA O JOGO DE HOJE, SR.PROFESSOR E RESTANTE PLANTEL :
    O JOGO SO ACABA QUANDO O ARBITRO APITAR 3 VEZES. NUNCA ANTES.

    ResponderEliminar
  12. Stepanov, hoje... nem pensar! Seria arriscar demais. Pedro Emanuel chega e sobra para o Nulo Gomes ou Cardozo.
    Espero que Quaresma engate um bom jogo porque o mágico costuma engasgar-se em jogos desta importância.

    ResponderEliminar
  13. P.Emanuel - Nulo Gomes
    B.Alves - Cardozo

    A defesa fica bastante "equilibrada" para os avançados do Benfica. Não vale a pena meter o Stepanov, que jogará sempre sobre brasas (como fez em Liverpool mesmo antes de cometer os erros). Um erro dele neste jogo, por muito pequeno que seja, terá muito mais impacto que todos os que cometeu até agora.
    Na minha opinião ,deve ir entrando na equipa naqueles jogos em casa contra equipas de meio da tabela para ir ganhando confiança.
    Penso que é o futuro da nossa defesa e discordo daqueles que o consideram tosco com a bola nos pés. Sempre me pareceu um jogador com bom toque de bola e que, por isso, arrisca passes em demasia e por vezes falha, dando a impressão de não ter a situação controlada. O Pepe e o Bruno Alves também padeciam desse mal e era precisamente por não serem toscos.
    Um defesa tosco nunca falha passes porque o seu alvo costuma ser a bancada. Assim tipo, Ricardo Rocha. Nós é que estamos muito mal habituados por termos tido o privilégio de ver um central com a elegância do Aloísio defender as nossas cores durante 10 anos. Com ele ao lado, os melhores centrais portugueses da última época tiveram tempo para crescer e errar à vontade. Ou, se calhar, eram as espectativas dos portistas em relação aos jovens que eram diferentes do que são actualmente. Ainda me lembro perfeitamente de o R.Carvalho, na sua estreia, ter entregado um golo de bandeja ao Salgueiros. Na altura todo o estádio se levantou a aplaudir e a gritar "POOORTO". O Porto carburou para uma goleada e o R.Carvalho para uma carreira brilhante.
    Será que isso seria possível nos dias de hoje?

    ResponderEliminar
  14. Lembram-se do meu comentário após o jogo da LC ?

    o próximo adversário é que vai paga-las !!

    pois bem é com essa fé que vou agora sair para a xafarica da 2º circular :)

    Lisandro bisa !!!

    ResponderEliminar
  15. (...)"Com ele ao lado, os melhores centrais portugueses da última década tiveram tempo para crescer e errar à vontade."(...)

    ResponderEliminar
  16. Bem, o jogo, finalmente, está quase a começar. Já não aguentava a ansiedade.

    A equipa é exactamente a que coloquei no post e como tb disse no mesmo, só fico verdadeiramente contente com a vitória, um empate é pouco.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  17. Como está a jogar o nosso Porto acho que ganhamos, estou é a assustar-me com os critérios daquele senhor de preto que parece mais avermelhado, abraços

    ResponderEliminar