10 dezembro 2007

O meio-campo do FCPorto

"O FC Porto passeia na Liga. Aos poucos, aprende a defender sem Pepe. Isto é, com a defesa menos subida e menos espaço nas suas costas, compensando a menor velocidade do substituto. Este recuo do bloco podia alterar a dinâmica das transições defesa-ataque do meio-campo, mas o bom momento táctico-físico do triângulo Assunção-Meireles-Lucho resolveu, para já, essa questão. Com Lucho em boa forma, qualquer problema no sector resolve-se rapidamente. Ocupa o espaço a defender e a atacar surge na segunda linha para, sem um médio ofensivo clássico, iluminar a zona de construção entre linhas, com passes de morte, ou abrindo na direita em trocas posicionais com um falso extremo.

A questão agora é saber onde pode ainda a equipa crescer? Cada sector é um caso, mas o principal pensamento de Jesualdo a médio-prazo, para além do ponta-de-lança, estará no meio-campo. Vejamos: a época passada foi toda feita com seis médios. O mesmo trio titular de agora, mais Anderson (só em alguns jogos) Ibson (segunda escolha) e Jorginho (muitas vezes na ala do ataque). O melhor momento da equipa coincidiu com o melhor do sector na primeira volta.

O pior foi também consequência da quebra desse trio. Na segunda volta.
Esta época, há outras soluções. Não são melhores, são diferentes. Nenhuma delas, porém, poderá segurar o sector se quebrar alguma daquelas peças-chave. Bolatti é, apenas, posicionalmente, um duplo de Assunção. Kazmierczak apenas dará maior robustez à meia-esquerda, mas sem a capacidade de queimar linhas de Meireles. Leandro Lima ainda vive à margem da máquina. É compreensível que os adeptos gostem dele, pois dá velocidade, faz fintas e desequilibra adversários. É compreensível que Jesualdo desconfie dele, pois, ao mesmo tempo, também desequilibra a própria equipa, sobretudo na transição defensiva.

Mariano é um erro de casting como médio puro. O seu melhor lugar é na esquerda, jogando de fora para dentro. Não tem cultura para jogar em zonas interiores numa equipa de top. Falta-lhe capacidade de temporização e noção de passe em circulação por trás. A melhor solução para equilibrar o sector com quatro médios continua a ser a subida do lateral Cech, como se viu na Turquia.

A equipa não tem, assim, hipótese de jogar, de forma sustentada, em 4x4x2. Só circunstancialmente durante o jogo. Uma opção que, para além das limitações do meio-campo, choca frontalmente com o jogo de Ricardo Quaresma, claramente extremo de 4x3x3.

Face ao exposto, é óbvio porque é que os novos médios não jogam. O velho trio Assunção-Raul Meireles-Lucho continua a ser o grande gestor das dinâmicas. O problema surgirá quando, como na época passada, alguma destas peças da máquina perder intensidade."

"Lisandro e o caso do ponta-de-lança
O outro ponto onde o FC Porto pode crescer, em opções e dinâmicas, é no lugar do ponta-de-lança. Lisandro é um grande jogador e faz o lugar com garra e eficácia, apesar de isso o deslocar da posição desde a qual as suas características se soltam melhor, na ala, como falso extremo, jogando de fora para dentro, em diagonais de aproximação à área. Mais do que estar no centro da área, Lisandro gosta de aparecer na área. Com um bom ponta-de-lança, o FC Porto continuaria a ter Lisandro (ainda melhor) e ganharia um clássico homem de área que, ao contrário do argentino, saiba jogar de costas para a baliza, entre os centrais e receber centros. Com isso cresceria muito a atacar. Olhando o plantel, Adriano seria o mais indicado. Mas não é esse o tipo de número 9 que o modelo de Jesualdo necessita. O ideal seria um avançado mais rápido que soubesse nas transições rápidas esticar a equipa, dando-lhe profundidade no corredor central, pedindo bola para os espaços vazios e não apenas centros atrasados."
Luís Freitas Lobo no início do passado mês de Novembro

PS: Textos retirados do Fórum do Portal dos Dragões. Não sei onde os mesmos foram publicados.

8 comentários:

  1. Já que este interessante texto do LFL parece não ter chamado muito a atenção dos Portistas de Bancada, deixo aqui a crónica do Rui Moreira da passada sexta feira em que aborda ainda o clássico e que tb está muito boa.

    "Um clássico em notas

    No clássico, ganhou a equipa com melhores jogadores e treinador.

    O jogo é colectivo, mas foi resolvido pelo domínio portista nos duelos individuais. No mais notado, que opôs Assunção e Rui Costa, diz-se que o cansaço dos jogos europeus afectou mais o veterano benfiquista, mas isso não explica tudo, até porque foi na primeira parte que a batalha foi mais desigual. Tanto, ou mais importante, foi a forma como Bosingwa anulou Rodriguez.

    Jesualdo pode não transmitir “garra e fúria” como Camacho, mas é melhor na estratégia. Com Rui Costa anulado, com Katsouranis e Petit muito próximos, escolheu como campo de manobra as costas desses trincos. Foi aí que o jogo se decidiu.

    O domínio foi menor a partir das lesões de Sektioui e Quaresma. Jesualdo perdeu o Lisandro ponta de lança e Postiga não lhe deu a acutilância e o controle de bola que procurava nessa altura do jogo.

    Mais uma vez, viu-se que este FC Porto seria imparável se soubesse jogar em contra-ataque. Falta-lhe ainda o cinismo, o melhor dos venenos para matar os jogos em que está em vantagem. Como me comentava o Carlos Daniel, é por isso que oscila: há momentos em que domina de forma imperial, e outros em que sofre muito.

    Quem muito sofreu foi Pedro Emanuel. Lutador e autoritário, compensa a menor velocidade com fibra e consistência táctica. Também Lisandro e Lucho fizeram grandes exibições, e Meireles fartou-se de jogar enquanto teve pernas, mas é Quaresma quem fica na história do clássico. Além do mais, adora encantar e não se atemoriza com os ambientes. Foi magnífico quando, tal como em Istambul, ofereceu a camisola à claque do adversário.

    Esse desportivismo contrasta com a lamentável conduta de Nuno Gomes, que não honrou os seus pergaminhos, construídos, ao que dizem, por um excelente assessor de imagem. É um jogador que tem sempre boa imprensa e a quem tudo parece ser perdoado: até o facto de marcar poucos golos. Porque tem muitos anos de profissão, devia saber perder. Fica-lhe mal descarregar a frustração no professor, que tanto o apoiou.

    Tal como Jesualdo é (ou era) benfiquista, também ele era (ou é) portista e só não conseguiu ingressar no FC Porto, quando era jovem, porque havia então um pacto de não agressão entre Pinto da Costa e Valentim Loureiro. De resto, ficou-lhe desse tempo o pseudónimo “Gomes”, inspirado na sua admiração pelo Bi-Bota de Ouro, que revela essa velha paixão e que ainda é o que de mais parecido tem com um grande goleador.
    "

    Rui Moreira in A Bola 07/12/2007

    O ùltimo parágrafo está excelente. Parabéns caro Rui.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Jesualdo pode não transmitir “garra e fúria” como Camacho, mas é melhor na estratégia."

    100 % de acordo, naquele jogo, Jesualdo esteve tacticamente perfeito. Mas, como dizem os artigos do post, ter um jogador como Lucho é muito mais fácil desde que o saibam aproveitar e não ande para trás e para a frente a fazer os lugares dos outros.

    Acredito que se o Quaresma fosse embora no final da época, o FCPorto começava a jogar em 4x4x2.

    ResponderEliminar
  3. Quanto ao Nuno Gomes ter uma boa imprensa, é curioso verificarmos que ele tem um programa onde TODAS as semanas é elogiado e falam dele até à exaustão, é o programa " Só Visto" que dá aos domingos.

    Aliás, aquele programa é dos mais nojentos da televisão, ali só existem 4 temas: slb,selecção, gato fedorento, e os amigos do Daniel Oliveira. Aliás esse Daniel Oliveira é padrinho de casamento do Nuno Gomes, por isso está tudo explicado.

    ResponderEliminar
  4. Amanhã temos um jogo muito importante para o desenrolar da época.Partindo deste princípio gostaria de colocar a seguinte questão: vocês acham que o F.C.Porto Sad e aqui incluo o treinador,está a fazer tudo para mobilizar e galvanizar os adeptos? Tirando o discurso de Jesualdo no lançamento do jogo e a publicidade no jornal O Jogo eu não vejo mais nada.

    ResponderEliminar
  5. Pelo menos a mim chamou-me a atenção, o texto do LFL: além de se notar o seu profundo conhecimento do futebol, transmite a informação e conhecimento com uma clareza e simplicidade que tornam simples percebermos o que diz. Pela primeira vez, senti que percebia alguma coisa de futebol!

    ResponderEliminar
  6. Em primeiro lugar, queria transmitir que estou plenamente de acordo com o Zirtaev, em relação ao comentário ao Dr. Rui Moreira. É clarissimo que houve penalty sobre o Lisandro (como também admito existir sobre o Di Maria, mas após ter visto as repetições todas seguidas na Sport TV)! E se quisermos entrar em "joguinhos" de arbitragem, seria o segundo amarelo (e expulsão) para o David Luiz, pois recordo da entrada dura deste jogador sobre o Lucho (penso até que é no seguimento desse lance do penalty). Mas a pergunta que queria deixar ao Dr. Rui Moreira era: Se o Porto não tivesse marcado (e ganho de forma clara), será que também pensaria o mesmo? Penso que este lance "morreu" porque o FCP ganhou e bem! Por outro lado, houve um "pacto de não agressão" entre os comentadores do mesmo programa, que no meu ponto do vista, não deveria ser "aceite" pelo Dr. Rui Moreira (como o Zirtaev diz perdeu uma boa oportunidade para "contra-atacar").
    Mas já que falei desse programa, verdadeiramente BIZARRO é o Sr. António P. Vasconcelos dizer que o critério da arbitragem no inicio do jogo foi mau e prejudicou o benfica, por causa do estilo de jogo do Camacho. Mas será que os arbitros devem apitar os jogos conforme o estilo de jogo do (treinador) benfica? Será algum regulamento novo que desconheço?

    100% de acordo com o Menphis, em relação a esse programa... só não sabia que o compadrio chegava a tanto!

    Por fim, e em relação ao jogo de amanhã, e uma vez que não vi em nenhum jornal, no caso de o Liverpool e Marselha empatarem, e o Porto perder, ficam todos com 8 pts, quais são os critérios de desempate? Como é evidente, o objectivo é ganhar, mas é uma possibilidade real.

    ResponderEliminar
  7. Em caso de o Marselha e o Liverpool empatarem e o Porto perder, nem à uefa vamos.

    ResponderEliminar
  8. boa tarde!

    Já tenho o meu bilhete para ir ver a passagem do PORTO para os oitavos de final da liga dos campeões! espero lá p+or todos vós!



    FORÇA PORTO!!!!!!!!

    ResponderEliminar