06 dezembro 2007

Ainda o clássico

A visão da "blogosfera" da bola sobre o jogo do passado sábado.

«Na primeira parte só houve uma equipa em campo. Até parecia que era o Porto que precisava da vitória. Na segunda, as coisas equilibraram-se. Agora já sabem porque seria injusto que o Benfica ficasse a 1 ponto: a diferença de qualidade entre as duas equipas é grande.»

«O destaque a quem o merece: Lisandro Lopez foi o melhor em campo e está ser a principal figura do FC Porto desta época. Marca, passa, corre, defende, luta. Faz tudo. Só não faz capas de jornais.»
Master kodro in 4-4-2

«Ainda falta muito campeonato pela frente mas ganhar ao Sporting em casa e ganhar na Luz, dobrando a bóia com 7 e 10 (ou mais) pontos de vantagem sobre a concorrência, sendo a única equipa portuguesas com chances de prosseguir na Champions, é bastante animador para o FC Porto de Jesualdo Ferreira, quer se queira, quer não, o grande obreiro desta fase positiva dos dragões.»

«Quanto à trivela de Quaresma, quem não gosta meteu a viola no saco, quem gosta apenas confirmou a excelência do gesto técnico.»
Eugénio Queiroz in Bola na Área

«Numa noite húmida e fria no frenético ambiente do Estádio da Luz, o Porto rubricou uma exibição personalizada, de grande qualidade, e a sair de Lisboa com os 3 pontos. O Benfica vinha de um momento positivo, empolgado pelas recentes exibições, mas mostrou não estar à altura do seu grande adversário. Uma exibição plena do FC Porto, que justificou os agora 7 pontos de distância para o seu mais próximo oponente.»

«O jogo iniciou-se com uma grande oportunidade de Nuno Gomes, que teria radicalmente o rumo da partida - Emanuel a salvar em carrinho, e o Porto a partir para uma fantástica primeira parte, na minha óptica das melhores que já produziu esta temporada. Um FC Porto "à italiana", com a tal coesão defensiva que foi incapaz de demonstrar em Liverpool. Em adição, um meio campo extremamente bem organizado, com uma capacidade de passe notável, e a permitir constantes saídas para o ataque. Por seu lado, a defensiva benfiquista nunca conseguiu adaptar-se a esta dinâmica dragões, e Lisandro, Tarik e Quaresma foram autênticos quebras-cabeça para a defensiva vermelha.»

«A meu ver, assistimos a uma partida quase perfeita dos dragões, que a nível táctico esteve irrepreensível. O Benfica teve uma postura positiva, especialmente no segundo tempo, mas a jogar apenas aquilo que o Porto permitiu.»
Rzamith in Jogo de Área

«O Porto dominou o primeiro tempo, chegando à vantagem num lance que nasce, precisamente, de uma tentativa precipitada do Benfica sair para a transição ofensiva. Pedro Emanuel recuperou e o resto foi uma demonstração da “fórmula Jesualdo” para as transições ofensivas portistas. Com o lateral – Léo – a cair no erro de se adiantar no ataque, Lucho nem precisou de olhar para soltar em Quaresma que ficou com todo o espaço para desequilibrar. Na segunda parte, o Porto baixou o bloco e o Benfica passou a ter mais espaço para construir e para fazer aparecer Rui Costa. A verdade, no entanto, é que o Porto não foi demasiado importunado no assalto benfiquista do segundo tempo e, se é verdade que o empate podia ter sido conseguido, também é um facto que as oportunidades se repartiram...»
Filipe in Jogo Directo

«Amanhã é o primeiro domingo do Advento, mas este sábado à noite houve Quaresma. Na Luz, o FC Porto venceu o Benfica (1-0) e foi Ricardo Quaresma quem resolveu o clássico ainda na primeira parte. Os bicampeões nacionais responderam à altura à derrota sofrida a meio da semana e cimentaram a liderança da BwinLiga (32 pontos), deixando o conjunto de Camacho a sete pontos da liderança.»

«Fruto do maior ímpeto com que abordaram o jogo, os encarnados beneficiaram logo aos 50 segundos da primeira ocasião flagrante de golo, com Nuno Gomes como protagonista. Primeira e única dos lisboetas no primeiro tempo. O FC Porto ganhou ascendente a partir do momento em que assentou o seu jogo e foi francamente a melhor equipa no quarto-de-hora final da primeira parte.»
Da Rocha in Livre Indirecto

«Uma 'trivelada' à Quaresma resolveu o clássico dos clássicos e deixou o FC Porto ainda mais sozinho no topo da 1ª Liga, agora com sete pontos de vantagem sobre o segundo classificado. Se dúvidas ainda restassem em consciências mais crentes, o jogo da Luz veio demonstrar cabalmente qual é a melhor equipa portuguesa, marcando as devidas diferenças existentes nesta altura entre Benfica e FC Porto.»
Bruno Pinto in Paixão do Futebol

Magia
"O FC Porto anula um passe de ruptura que deixaria Nuno Gomes isolado. Rui Costa esbraceja, prevê o pior. Pedro Emanuel só precisa de um braço, o direito, para indicar a Lucho a direcção do golo. O médio está de costas, mas roda e não gasta mais do que um toque para lançar Quaresma. Léo está perdido e a sua subida não foi compensada, David Luiz é presa tenra para a avidez de um Mustang. A bola mora na baliza de Quim e, no banco, Jesualdo sorri. Tudo isto se passou em oito segundos. É fácil ler-lhe a mente naquele momento: a sua equipa acabara de lhe dar mais um daqueles golos que o professor tanto trabalha, tanto pede.

Mais do que a execução individual de Quaresma, o lance que decide o clássico é definido pela subida do bloco, que asfixia a condução do ataque encarnado, ilude Rodríguez e força-o a errar. O Benfica é metido numa teia e num piscar de olhos o FC Porto consegue envolver os seus três sectores para, com a maior das simplicidades, colocar-se em situação de finalização.

Quando defende, a equipa está posicionada para atacar e, neste mecanismo, é fundamental a presença de Lucho. O argentino é referência nas zonas de pressão e, após a recuperação, na transição ofensiva. O lançamento do ataque rápido passa invariavelmente por ele, pela sua imensa cultura táctica que lhe permite decidir bem e depressa, acelerando processos."
André Viana in Record



Liga Intercalar
V. Guimarães 1-0 FCPorto
Tiago 29'

Equipa: Nuno (Ventura 45'), Castro, André Pinto, Eridson, António Graça, André André (Cristiano Seixas 78'), Ricardo Miguel (Tengarrinha 45'), Rui Pedro, Marco Aurélio, Alexandre Freitas (Jorge Chula 67') e Edgar (Ricardo Dias 60')

14 comentários:

  1. "A minha experiência disse-me,no sábado passado, para não ir futebol, para ficar em casa. A derrota era certa." Leonor Pinhão.Pessoal,toca a telefonar à mulher do Botelho, ela tem dotes premonitórios,quem sabe não nos indica os números do Euromilhões?Não há dúvida,quem quiser ficar bem disposto à quinta-feira, é só ler a Pinhão, é uma risota.

    ResponderEliminar
  2. Pois é, existe aí uma certa unanimidade que a mim me cheira a esturro, andam a aprontar alguma.

    Já estou como o Miguel Sousa Tavares, agora toda a gente me dá os parabéns, já dizem que merecemos, até pessoas que nunca discuti futebol e nem sabia que eram benfiquistas. Nem uma guerrinha nem nada, nem alguém a questionar o resultado, valha-nos ao menos os comentadores na televisão.

    Cheira-me a esturro, andam todos a guardar as espingardas para ver se 3ª feira caímos para nos atacar ? Ou querem adormecer o inimigo para depois o ultrapassar, como na história da lebre e da tartaruga...hummm..olhos bem abertos, amigos.

    ResponderEliminar
  3. Eu não acho que tenha sido tão consensual assim a vitória do Porto, como referi noutro comentário por estes dias. Especialmente na televisão, várias ocasiões e intérpretes difundiram uma imagem bem diversa, alegando equilíbrio no jogo e até "empate" nos penáltis reclamados!
    O Zirtaev faz um bom apanhado da blogosfera mas alguns já os conheço, são os "resultadistas" que apontam para onde indica o resultado do jogo. Se desse empate era merecido, se o Benfica vencesse também o era. Conheço essa gente que pulula até nos jornais e demais OCS.
    Já o master kodro, de quem gosto muito tal como o seu 4x4x2, indicou claramente, antes do jogo, o que achava da diferença, muito significativa, entre as duas equipas. E, resultado à parte, poucos entenderão como é gritante a diferença de classe e estatuto (ou estofo) de FC Porto e Benfica ou até de mais adversários em Portugal.
    Master kodro já antes escrevia que não acreditava na vitória do Benfica e que seria injusto, vejam a afronta que o homem assumiu, o Benfica reduzir a desvantagem para um ponto (caso vencesse). Escreveu antes do jogo porque o que a Bwin Liga tem revelado e uma flagrante superioridade do FC Porto.
    Coragem desta, e ele é um vitoriano do Guimarães, é que falta em quem comenta futebol cá na terriola, com medo de ofender as rosinhas delicadas e perder "audiências" ao afrontar a maioria estabelecida que não gosta que lhe criem desassossegos...

    ResponderEliminar
  4. Na verdade, o que me chegou a pensar fazer foi um apanhado das intervenções "inconformistas" com o resultado. Mas com essa gentalha nem me dou ao trabalho, não vejo o Dia Seguinte para não ter pena da figura de Guilherme Aguiar nem arrostar com a incapacidade dos iletrados da bola que são os outros dois comparsas de tão pobre programa. Nem vejo, há muito o venho dizendo, o Trio de Ataque, onde Rui Moreira às vezes cai numa posição de submissão e passividade que muitos comentários por aqui lhe têm apontado e ainda esta semana o fizeram.
    Ora, os "blocos" televisivos do pós-jogo dizem tudo sobre o que é escamotear a realidade. E como a maioria das pessoas vê TV e não lê (jornais, livros revistas), ainda que aqui muitas vezes com razão, a maioria que vê TV - e em geral até comenta telefonicamente ou por sms ou por email, mas decerto não é a maioria das pessoas que vão aos estádios - fica com uma ideia distorcida sobre o que se passou. Veja-se só o que muitos apontaram quanto à escassez de repetições sobre o penálti sobre Lisandro na Luz.
    Não fiz esse levantamento das situações ridículas televisivas, mas posso resumir de memória o que assisti no domingo e por estes dias, na tentativa de branquear o que se passou:
    - domingo de manhã, na RTP-N, o resumo do jogo da Luz não deu uma só ocasião de golo portista na 2ª parte.
    - nesse programa INFORMATIVO, o comentador do dia denotou um benfiquismo doentio ao afirmar que "se tivesse havido empate o resultado também seria justo".
    - nesse telejornal alargado matinal, produzido pela Delegação da RTP no Porto, nos estúdios do Monte da Virgem, a vi´tória do FC Porto não foi tema de abertura, nem depois da abertura, nem depois disso, nem depois e depois. Falaram de pelo menos 6 temas da actualidade, qual deles o mais importante mas de que nem me recordo agora.
    - é costume o comentador do dia, convidado, abordar os temas principais mas desta feita só nos últimos dois minutos falou, ou foi instado a falar, do clássico da Luz. E para dizer o que disse...
    Na 2ª feira, a Opinião Pública da SIC-N não foi sobre o clássico. Falou-se de outra coisa qualquer.
    Na 4ª feira, a Opiniáo Pública da SIC-N foi a passagem do Benfica à Taça UEFA...
    Isto é só um apanhado, de memória, do rescaldo da Luz.
    Por exemplo, nos diários desportivos de hoje, 5ª feira, a entrevista de José Veiga nem na 1ª página de A Bola aparece. Branqueamento e como o Omo lava mais branco nem as próprias televisões aproveitaram, com estardalhaço, as picadas de Veiga a LF Vieira. Não se abriu nem o telejornal da SIC-N de manhã com a entrevista que Veiga deu na noite anterior nesse mesmo canal.
    Imagine-se que dizia mal de Pinto da Costa! Imagine-se, ou recorde-se, o tempo de antena que Veiga tinha enquanto foi dirigente do Benfica! Lembre-se como quaisquer declarações, até as mais reles e sem razão, de dirigentes do Benfica têm aberturas de telejornais!
    Esta é a diferença e é esta realidade mediática que o FC Porto só a vencer supera e que pelo menos obsta a que não alcance mais pessoas, agregue novos adeptos, expanda mais a sua imagem, chegue aos mais recônditos cantos do país onde inculcaram uma intolerância ao FC Porto que chega a meter dó tal a pobreza de espírito.
    Repare-se que, ou da entrevista de Veiga à SIC-N (que não pude ver em directo e os resumos são tão diminutos que nem vale a pena...), ou das entrevistas do próprio a Record e O Jogo, muitas mais coisas disse Veiga mas pouco é transmitido. Quem quiser compre os jornais e pelo visto é mesmo o que vou fazer.
    Veiga, já agora, diz que gostava de fazer no Benfica (ser campeão 3 vezes em 5 anos, ser campeão europeu) aquilo que ele viu fazer no FC Porto.
    Veiga que era um refugiado portista na Luz mas, graças ao título fraudulento de 2005, passou a herói e, agora, diz-se quase responsável exclusivo dessa proeza garantida pela APAF.
    Lembre-se como Veiga saiu aos beijos e abraços de LF Vieira que garantia estar a porta aberta ao seu regresso e como se zangaram, de verdade, as comadres...
    Quem dá guarida a gente deste calibre já sabe com o que pode contar. Mas no Benfica Veiga foi sempre protegido, tinha antena aberta na CS e agora nem tudo o que diz é difundido.
    Vale a pena pensar nisto.

    ResponderEliminar
  5. Oops, percebi agora que O Jogo não fez entrevista a Veiga. Mas o elogio ao FC Porto (anotado por Alcides Freire em comentário), escarrapachado na 1ª página, não vem no texto no interior.
    Então, por exclusão de partes, a entrevista de Record a Veiga, anunciada na 1ª página, deve ser em retaliação por o jornal estar proibido de entrar na Luz. São as sempre sinuosas relações dos jornais com o poder dos clubes, mas do qual só se queixam com certos clubes. A Bola faz o contraponto e cada jornal está a delimitar a sua "independência" e o terreno que pretende pisar. Mas a bola dá muitas voltas nesta matéria de relações clubes-Imprensa. Porque, afinal, os jornais tratam logo de ir ao beija-mão, bajulando como convém. E tal como existem maus dirigentes, e de chicote na mão, há maus directores que dão o lombo às vergastadas que até acham merecidas, ainda que insinuem o contrário e gritem a plenos pulmões que não estão em queda por causa da subserviência e espinha dobrada. Diria o Bitaites que a vida é muito difícil.

    ResponderEliminar
  6. já agora, hoje vem uma muito interessante análise ao golo do FCP no blog " Jogo directo" .

    Apreciem.

    ResponderEliminar
  7. http://estadiodragao.com/o-joao-pinto-e-que-sabe/

    ResponderEliminar
  8. Caros Bussolistas e Portistas de Bancada:

    Voltando ao futebol, jogado :
    Desde que h� Campeonatos por pontos, desde 1934/35, O F.C.PORTO fez 147 jogos com o Benfica e 147 jogos com o Sporting :
    Com o Benfica:
    CASA: 73J,44V,17E,12D,G:144- 87
    FORA: 74J,12V,22E,40D,G: 73-155
    TOTAL:147J,56V,39E,52D,G:217-242
    Com o Sporting:
    CASA: 74J,38V,23E,13D,G:130- 75
    FORA: 73J,18V,15E,40D,G: 80-147
    TOTAL:147J,56V,38E,53D,G:210-222
    CONCLUS�O: Em campeonatos por pontos, estamos em vantagem face aos rivais, extra G-14.
    Curiosidades: antes do Campeonato da 1� liga (1�edi�o 1934/35), a n�vel nacional s� se disputava o Campeonato de Portugal, precursor da Ta�a de Portugal e que se disputava em sistema de eliminat�rias a duas m�os(tal como a prova sucessora nas 1� edi�es).Em Junho de 1933, o nosso clube foi a Lisboa, golear o Benfica por 8-0!- em jogo da 1� m�o dos 1/4 de final do Campeonato de Portugal, segundo cr�nica de Ribeiro dos Reis no Not�cias Ilustrado de 4 DE Junho de 1933.
    ''... o encontro �Benfica-F.C.do P�rto, que era o grande encontro desta jornada, por se tratar dos campe�es de Lisboa e do P�rto, terminou com um resultado absolutamente fora de t�das as previs�es.
    Embora se contasse com o trinfo da equipe do Norte, n�o se esperava contudo, uma t�o copiosa derrota dos �vermelhos� que v�em afundadas t�das as esperan�as para o t�tulo de campe�o.
    O F.C.do P�rto, aproveitando bem a tarde infelizdo guarda-r�des do Benfica, que noutros jogos tem sido a salva�o do seu club, soube construir um magn�fico triunfo que o p�e a coberto de qualquer surpresa.
    Exibi�o magn�fica dos campe�es do Norte, que demonstraram brilhantemente a sua grande �classe�.
    O resultado de 8-0, anormal em rela�o �s possibilidades dos dois clubs, fica na hist�ria da prova como uma das proezas mais not�veis e mais inesperadas.''
    RIBEIRO DOS REIS
    (Copiei depropositadamente com a ortografia de h� 74 anos atr�s).
    Este jornal faz parte da minha colec�o de jornais do s�culo passado e se f�r preciso farei ''scan'' para o FCPorto..

    Portanto a vit�ria de 5-0 para a Superta�a nos anos 90 com Ant�nia Oliveira �ao leme�, n�o foi a mais robusta para as nossas cores.
    Ali�s em termos de Campeonatos de Portugal ganh�mos 4, o Sporting 4 e o Benfica e o Beleneneses,3
    ... e o Carcavelinhos 1!

    At� breve!
    Jos� Maria B.R.Carvalho, S�CIO 7016 DO F.C.do Porto, ou P�rto, tanto faz, Tripeiro de Cedofeita, defensor do Eixo Atl�ntico e das EURO-REGI�ES , NESTE CASO NORTE DE PORTUGAL/GALIZA = GAL�CIA
    Abra�o AZULEBRANCO

    ResponderEliminar
  9. Caros Bussolistas e Portistas de Bancada
    ( Agora sem gralhas e as minhas desculpas)

    Voltando ao futebol, jogado :
    Desde que há campeonatos por pontos, desde 1934/35, O F.C.PORTO fez 147 jogos com o Benfica e 147 jogos com o Sporting :
    Com o Benfica:
    CASA: 73J,44V,17E,12D,G:144 - 87
    FORA: 74J,12V,22E,40D,G: 73 -155
    TOTAL:147J,56V,39E,52D,G:217-242
    Com o Sporting:
    CASA: 74J,38V,23E,13D,G: 130- 75
    FORA: 73J,18V,15E,40D,G: 80-147
    TOTAL:147J,56V,38E,53D,G:210-222
    CONCLUSÃO: Em campeonatos por pontos, estamos em vantagem face aos rivais, extra G-14.
    Curiosidades: antes do Campeonato da 1ª liga (1ªedição 1934/35), a nível nacional só se disputava o Campeonato de Portugal, precursor da Taça de Portugal e que se disputava em sistema de eliminatórias a duas mãos (tal como a prova sucessora nas 1ª edições). Em Junho de 1933, o nosso clube foi a Lisboa, no Campo das Amoreiras, golear o Benfica por 8-0!- em jogo da 1ª mão dos 1/4 de final do Campeonato de Portugal, segundo crónica de Ribeiro dos Reis no Notícias Ilustrado de 4 de Junho de 1933.
    ''... o encontro «Benfica-F.C.do Pôrto», que era o grande encontro desta jornada, por se tratar dos campeões de Lisboa e do Pôrto, terminou com um resultado absolutamente fora de tôdas as previsões.
    Embora se contasse com o triunfo da equipe do Norte, não se esperava contudo, uma tão copiosa derrota dos «vermelhos» que vêem afundadas tôdas as esperanças para o título de campeão.
    O F.C.do Pôrto, aproveitando bem a tarde infeliz do guarda-redes do Benfica, que noutros jogos tem sido a salvação do seu club, soube construir um magnífico triunfo que o pôe a coberto de qualquer surpresa.
    Exibição magnífica dos campeões do Norte, que demonstraram brilhantemente a sua grande «classe».
    O resultado de 8-0, anormal em relação às possibilidades dos dois clubs, fica na história da prova como uma das proezas mais notáveis e mais inesperadas.''
    RIBEIRO DOS REIS
    (Copiei depropositadamente com a ortografia de há 74 anos atrás).
    Este jornal faz parte da minha colecção de jornais do século passado e se fôr preciso farei ''scan'' para o F.C.do Porto, ou Pôrto, tanto faz!

    Portanto a vitória de 5-0 para a Supertaça, no antigo Estádio da Luz, nos anos 90, com António Oliveira «ao leme», não foi a mais robusta para as nossas cores.
    Aliás em termos de Campeonatos de Portugal ganhámos 4, o Sporting 4 e o Benfica e o Beleneneses,3
    ... e o Carcavelinhos 1!

    Até breve!

    Abraço AZULEBRANCO

    ResponderEliminar
  10. Três golos de Mantorras e um de Dabao animaram o treino de conjunto do Benfica, esta quinta-feira, no Seixal, entre seniores e juniores, que terminou 4-1.

    ResponderEliminar
  11. "O destaque a quem o merece: Lisandro Lopez foi o melhor em campo e está ser a principal figura do FC Porto desta época. Marca, passa, corre, defende, luta. Faz tudo. Só não faz capas de jornais." -NEM MAIS!!

    "O jogo iniciou-se com uma grande oportunidade de Nuno Gomes, que teria radicalmente o rumo da partida - Emanuel a salvar em carrinho." - O GAJO NEM CHUTOU NA DIRECÇÃO DA BALIZA, QUANTO MAIS...

    "O FC Porto anula um passe de ruptura que deixaria Nuno Gomes isolado. Rui Costa esbraceja, prevê o pior. " - UAU!! QUANDO?

    ResponderEliminar
  12. Anda tudo o que é anti-portista, tão manso connosco, tão quase- simpático, tão quase-benevolente, isto traz muita água no bico. É a repetição da estratégia de há umas semanas atrás, antes dos empates com Belenenses e Amadora, quando o título já estava ganho e ia ser um passeio do FCP até ao título. Dizer bem, dar palmadinhas no ego, para que haja amolecimento, para que ocorram descuidos, para que aconteçam escorregões ou quedas, para depois voltarem a dizer mal, a difamar e a caluniar, com mais intensidade ainda que anteriormente. Até aposto como estão "mortinhos" porque o Porto perca com o Besiktas (apesar do prejuízo para o futebol português), para nos poderem caír em cima com quantas forças têm. E se acontecesse uma grande surpresa com o Chaves, a "festa" começava já sexta-feira. É portanto fundamental que os jogadores do Porto estejam bem acordados e conscientes das dificuldades, e tem feito bem Jesualdo com o discurso que tem mantido após o jogo na Luz, apelando pública e repetidamente à máxima responsabilidade dos jogadores, fazendo-os sentir que as dificuldades continuam imensas.

    A convocatória para o jogo de amanhã já é conhecida e desta vez Jesualdo não facilita muito. Parece que afinal "burro velho também aprende". Desta vez só poupou Quaresma, Bosingwa, Meireles e Tarik, para além de Helton. Vão lá estar Bruno Alves, Pedro Emanuel, Fucile, Paulo Assunção, Lucho e Lisandro, dos habituais titulares. Espero que não fiquem todos no banco para não acontecer nenhuma surpresa. É capaz de ser desta que Jesualdo consegue vencer uma equipa dos escalões inferiores.

    ResponderEliminar
  13. Eu não acho nada estranho os adversários renderem-se às evidências. É normal, ainda por cima num jogo em que nem da arbitragem poderam falar. O melhor que poderam fazer foi o que o Zé Luís constatou, com a notícia da vitória do FCPorto a ser quase tão ignorada como se ela tivesse acontecido contra um clube do meio da tabela (aqui para nós até nem está mal pensado), mas foi realmente a melhor forma que arranjaram, tentar esquecer, fazer de conta que não aconteceu.

    E memória é realmente coisa que lhes falta. O entusiasmo com que já andam com a conquista do acesso à UEFA (grande LOL) já lhes está a por a fanfarronice nos píncaros. Já são os melhores do mundo outra vez. Deixem-nos andar. Bem abençoados os pobres de espírito...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. AzulBrancoDixit, obrigado pelas tuas recordações e pelos teus calculos, trazem revelações realmente curiosas.

    Um abraço.

    ResponderEliminar