15 dezembro 2007

Mais um embalo rumo ao tri

Temo que a ultrapassagem do decisivo jogo da Champions e do sempre importante jogo com o clube da Luz faça a equipa entrar numa compreensível fase de “descompressão”. O facto de ter conseguido dois importantes triunfos, conseguindo passar com distinção estas “metas-volantes”, o que ia mantendo a equipa sempre alerta quanto aos adversários e com a concentração sempre ao nível máximo, poderá começar a fazer os jogadores descontraírem-se em demasia e com isso perderem o fulgor necessário para continuarem a jogar da mesma forma e com o mesmo empenho. Não me esqueço nunca do que Jesualdo disse há uns tempos atrás e que parece estar agora comprovado: “esta equipa joga melhor sob pressão”.

O V. Guimarães apresenta-se no Dragão como surpreendente terceiro classificado da liga, fruto de uma equipa ambiciosa, de um treinador que se enquadrou bem no clube e sobretudo de uma equipa verdadeiramente empolgada por uma fantástica e fanática massa associativa que se deverá apresentar em grande número no Porto, como sempre o fazem. O seu treinador diz que quer pontuar, aliás, como todos os outros o dizem, o que significa que se prevê que venha cá fazer também como quase todos os outros, colocar 10 ou 11 jogadores atrás da linha da bola à procura do pontinho do costume. Mas o que é certo é que deverá ser um jogo muito complicado para o FCPorto, tendo já os vitorianos mostrado argumentos para fazer a vida muito difícil a quem os defronta.

Fucile é a grande ausência para esta partida. A acumulação de muitos jogos e a sua grande entrega em todos eles deixaram mazelas que fizeram com que não recuperasse para hoje de um pequeno toque que teve na passada terça-feira e deverá ser substituído por Marek Cech na equipa inicial. De resto a única novidade na convocatória é a entrada de Leandro Lima, estando ao dispor do treinador todos os jogadores que também convocou para ronda europeia. A minha previsão:

Para este difícil jogo é necessário, além do apoio dos adeptos, que tenham muita paciência e a equipa precisa de manter a concentração e o mesmo empenho dos últimos jogos, já que só assim, e contra o clube da cidade berço da nação, o FCPorto conseguirá mais um embalo rumo à conquista deste campeonato.

FCPorto - V.Guimarães, 20H45 - RTP África e TVI

6 comentários:

  1. Focus- Os casos mais emblemáticos, como o Casa Pia, o Apito Dourado e a Operação Furacão, como é que os encaixa nessa realidade?


    Marinho e Pinto- O Apito Dourado é folclore. Isso não tem nada de relevante. A Operação Furacão morreu na areia, como se costuma dizer. Para se combater a verdadeira corrupção em Portugal não se pode, estou convencido, atacá-la a partir do poder judicial.

    ent. Focus de 6ª feira

    ResponderEliminar
  2. Não me parece que a equipa vá descomprimir, Zirtaev. O adversário é de respeito, neste momento é objectivamente mais candidato ao 1º lugar que o Sporting, e os nossos jogadores já se devem ter sentido um pouco "picados" (no bom sentido) pelas palavras de pessoas do Vitória, o que costuma dar bons resultados. Para além disso, ainda têm a memória muito fresca dos 7 pontos de vantagem que eram o campeonato antecipadamente ganho, e que quase sem saberem como, passaram de um momento para o outro a 1 ponto e o SLB já era quase campeão. Por todos estes motivos, penso que o Porto vai encarar este jogo muito a sério e jogando para ganhar do primeiro ao último segundos do jogo.

    ResponderEliminar
  3. Grandes memórias de grandes jogos com os de Guimarães.
    Creio que os encararemos como boa equipa que são. Já basta de facilitismos!
    Tenho que admitir que têm uma massa adepta fantástica e independentemente de nunca terem conquistado um campeonato ou Taça de Portugal (têm uma Supertaça que nos ganharam), apoiam o clube incondicionalmente. Se todos os clubes tivessem o apoio das suas gentes como o Guimarães, sem o peso da trilogia Porto, Benfica e Sporting, talvez o nosso campeonato fosse ainda mais competitivo.
    É e será sempre um grande jogo de futebol!

    Viva O F.C.Porto!!

    ResponderEliminar
  4. Estou como o azulebranco: Guimarães é um caso à parte no panorama futebolístico nacional, pela sua massa adepta e o simbolismo que agarram com paixão.
    Concordo que as declarações de alguns jogadores são o suficiente para espicaçar o ânimo dos jogadores do FC Porto. Vamos lá a ver, então, quem é melhor.
    Realço ainda esperar que, com um tipo que sabe de bola como poucos apesar de ser um pouco gabarolas, Manuel Cajuda que bem merece esta onda positiva que ele próprio gerou na Cidade-Berço, seja capaz de cumprir o que muitos apregoam mas não praticam: jogar de igual para igual, jogar para ganhar, discutir o resultado e não o jogo.
    Há treinadores da tanga que nunca ganharam nada, como o Jorge Jesus que joga hoje com o Belenenses retranqueiro frente ao Benfica, mas se acham os melhores do mundo.
    Cajuda é dos melhores treinadores portugueses e o percurso do Vitória SC comprova, uma vez mais, que sabe pôr uma equipa a jogar futebol.
    Por isso voi desafiar o frio e lá estarei para o jogo do ano, que os outros ja passaram e temos de ganhar o próximo.

    ResponderEliminar
  5. Estou com bastante expectativa para ver este grande jogo de hoje. Um FC Porto-Guimarães é sempre um grande desafio para ambas as equipas e o nosso FCP seguramente não vai facilitar.

    Dois bons treinadores, duas boas equipas e uma massa adepta que "grita" pelos seus de igual para igual será mais do que suficiente para assistirmos a um grande espectáculo, seja no Dragão ou em casa através da tv como vai ser o meu caso.

    Acho que este Guimarães vem ao Dragão para jogar de forma muito parecida com o Belenenses - muito bem arrumados na defesa mas com o objectivo de fazer o contra-golpe. Esta do contra-golpe tirei das declarações do Jorge Jesus que ontem explicava os 5 momentos do jogo como se fosse um professor ou mesmo um special one que acabou de descobrir a pólvora...(risos). Percebo o porquê do Zé Luís detestar a postura do Jesus.

    O homem é de facto "um gargantas", fala demais e até posso concordar com muitas das criticas que o Zé Luís lhe faz, mas ainda assim e apesar da sua evidente arrogância até entendo que é bom treinador e as suas equipas tem provado isso mesmo. Cajuda é melhor (não tenho dúvidas) e também eu prefiro os seus métodos. Em termos ofensivos dá 5-0 ao Jesus mas no Dragão mandam os que lá estão e tal como os Liverpool's, Chelsea´s e outros colossos que ultimamente tem passado pelo Porto, também o Cajuda virá jogar na contenção. Teremos que entrar forte no jogo e no caso de não marcarmos cedo teremos que ser pacientes. Os três pontos são fundamentais e não tenho dúvidas que os nossos jogadores estão mentalizados da importância desta missão e não irão facilitar. Em suma, e no seguimento do texto do Zirtaev, espero que os adeptos que estejam no Estádio saibam ter paciência e também eles vençam no jogo das bancadas.

    Abraços e até logo!

    ResponderEliminar
  6. Votem no melhor golo de sempre do FC do Porto:

    http://jn.sapo.pt/2007/11/20/desporto/desporto2007.html

    ResponderEliminar