11 dezembro 2007

Até parece fácil

FCPorto 2-0 Besiktas
Lucho 44' e Quaresma 62'

Equipa: Helton, Bosingwa, P. Emanuel, B. Alves, Fucile (M. Cech 75'), P. Assunção, R. Meireles, Lucho (Bolatti 80'), Tarik (Postiga 74'), Lisandro e Quaresma

39608 espectadores

Pela segunda vez em treze anos de participação na Liga dos Campeões no formato de grupos, sendo um dos recordistas de participação na prova a par do Manchester United, o FCPorto conseguiu o primeiro lugar do seu grupo, sendo que é a 9ª vez que passa à fase seguinte. A naturalidade com que a equipa o conseguiu este ano, a aparente facilidade com que venceu este jogo decisivo, em que, teoricamente e matematicamente, tudo poderia acontecer, faz transparecer a ideia que para o FCPorto a concretização deste objectivo até pareceu algo fácil, sendo que muitos dirão até, agora, que este grupo era bastante acessível. Mas tudo se deve a uma campanha imaculada do campeão português, que teve a capacidade de ultrapassar todos os difíceis obstáculos com grande inteligência e eficácia, pertencendo, mais uma vez, ao grupo dos 16 melhores clubes europeus.

Jesualdo utilizou a equipa habitual, o onze base que tem estado à altura, até agora, de todos os mais difíceis desafios que têm aparecido e foi com naturalidade que tomou conta do jogo desde início, sem grandes pressas e sem arriscar muito, já que se havia alguém que precisava obrigatoriamente de vencer era precisamente o Besiktas. Ainda assim não assentou de imediato o seu jogo, tendo nos minutos iniciais andando à procura de saber como o adversário se apresentava no campo. A partir dos 10 minutos o jogo passou a ser controlado quase na totalidade, tendo até chegado marcado logo aos 12 minutos por Lisandro de cabeça, lance que foi mal anulado pelo árbitro assistente.

Mas o FCPorto estava bem, apesar de fazer tudo muito pausadamente, o que não agradava aos adeptos que iam sendo apoderados pela ansiedade. Até que bem perto do final da 1ª parte num lance de insistência de Raul Meireles, que esteve muito bem durante todo o jogo, este remata atabalhoadamente de fora da área, sobrando a bola para Tarik que, perante os protestos do guarda-redes turco a reclamar um fora-de-jogo inexistente, serve Lucho que fuzila sem dificuldades as redes desamparadas do Besiktas. Estava feito o mais difícil e na hora certa, para a equipa ir para o balneário mais calma.

No segundo tempo o FCPorto só teria de controlar, mas sabia-se que teria de conseguir sobreviver a uma investida turca, já que este nada tinham a perder nesta altura, e o imperial capitão Pedro Emanuel comandou soberanamente todo o sector defensivo, que esteve sem falhas e os lances de perigo iam aparecendo do outro lado do campo, já que agora sobrava espaço para Quaresma e companhia. E foi assim que aos 62 minutos e após um roubo de bola de Lisandro que rapidamente assistiu Quaresma, este, só com Rostou pela frente, que acabou por ser o melhor jogador turco em campo, fez o segundo golo da partida, acalmando assim quem ainda teria muitas dúvidas sobre o poderio do FCPorto nesta partida. A partir daí foi com calma e tranquilidade que o FCPorto jogou e até poderia ter aumentado a vantagem. Jesualdo conseguiu até fazer descansar alguns jogadores, como Fucile ou Lucho.

Com este primeiro lugar obtido, além da passagem aos oitavos de final da competição, o FCPorto poderá ter dado também um bom passo na passagem aos quartos de final, já que evita, além do Liverpool que é deste grupo, pelo menos os maiores “tubarões” do futebol europeu, já que todos eles já garantiram o primeiro lugar do seu grupo. Senão vejam: Chelsea (grupo B), Real Madrid (grupo C), AC Milan (grupo D), Barcelona (grupo E), M. United (grupo G) e Inter (grupo G), todos ficaram no primeiro lugar do seu grupo, pertencendo no sorteio ao pote onde está incluído o FCPorto, logo não podem jogar com este, ficando apenas a duvida no grupo H entre o Sevilha e o Arsenal que só será resolvido no resto da jornada de hoje.

Mas por agora há que pensar no campeonato e o próximo jogo é bem difícil, venha ele.

Liga Intercalar
FCPorto - S. Braga, 15H00 - PortoCanal

19 comentários:

  1. PRIIIIIIIIIIMEEEEEEEIIIIIIROOOOOOOOOOOOOSSSSSSSSS!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Ora uma vitória tranquila penso eu de que :)

    A equipa esteve concentrada, dominou a partida a seu bel-prazer, mas apesar disso, continuamos a dar muitos passes aos adversários no meio campo, problema físico ou de concentração, mas isso é uma realidade. É uma questão de tomarmos a atenção sobre isso.

    A equipa esteve muito bem no geral, mas tenho de destacar um jogador em especial: Paulo Assunção,é uma maravilha observar as suas movimentações no campo sempre com pés de veludo.

    Objectivo primordial conseguído, penso que conquistamos o apuramento no jogo contra o Besiktas lá, vamos saborear este 1º lugar, num dos grupos mais equilibrados de sempre da Champions League, conforme disse a Uefa, e depois esperar quem nos vai calhar.Tenho fé que vamos jogar contra o Schalke 04.

    um abraço à bancada e viva o FCP.

    ResponderEliminar
  3. Deixo aqui o meu comment de Outubro,após empate em Marselha.

    Prognósticos:
    3ª jornada

    Marselha 7 pontos
    FCP 5 pontos
    Besiktas 3 pontos
    Liverpool 1 ponto

    4ª jornada

    FCP 8 pontos
    Marselha 7 pontos
    Liverpool 4 pontos
    Besiktas 3 pontos

    5ª jornada

    FCP 8 pontos
    Marselha 7 pontos
    Liverpool 7 pontos
    Besiktas 6 pontos

    6ª jornada

    FCP 11 pontos
    Liverpool 10 pontos
    Marselha 7 pontos
    Besiktas 6 pontos

    Já está!!

    P.S.- preferia não ter acertado e ver o Liverpool na UEFA...

    ResponderEliminar
  4. O Porto esteve bem, embora um pouco perro por causa da pressão na cabeça dos jogadores. O árbitro até parecia um Elmano ou um Lucílio, um golo mal anulado ao Porto logo no início, sucessivas faltas por marcar contra o Besiktas, amarelo mostrado ao contrário a Quaresma, complicou-nos a vida q.b. mas o Besiktas foi (é) demasiado fraco para aproveitar. O resultado pecou por escasso, 4-0 era mais condizente com o que se jogou mas o guarda redes deles salvou 3 ou 4 golos e foi o melhor do Besiktas.
    Para os oitavos de final também gostava que nos saísse o Schalke 04, o FCP costuma dar-se muito bem com as equipas alemãs. Se sair qualquer outra equipa que não Sevilha ou Arsenal também não é mau.

    ResponderEliminar
  5. Bom jogo, exibição simpática, com bastante controlo, várias oportunidades de golo (com um mal anulado ao incansável Lisandro, algumas prestações individuais de Lu(ch)xo), vitória justíssima alcançada, primeiro lugar atingido no grupo.

    Enfim, primeiro objectivo cumprido por um FCPORTO regularmente EUROPEU!!!

    Agora, tudo é possível...até Moscovo.

    ResponderEliminar
  6. Tranquilo, podiam ter sido mais mas enfim,,, primeiros no grupo, isso foi importante.
    Jogar no Schalkhe, era o regresso a Gelsenkirshen de muito boa memória.
    Do jogo destaco Tarik, Lixa, Paulo e Pedro Emanuel com um grande corte na 1ª parte, de raça. Alves também OK e o belo golo do Quaresma.

    ResponderEliminar
  7. Confesso que, exceptuando os últimos minutos, não gostei da exibição da equipa na primeira parte. Por momentos cheguei a temer que estivessem "contentes" com o empate. Salvou-se o golo para dar alguma cor a uma primeira metade algo fraquita. Apesar de terem controlado o adversário, apreceu-me ver pouca ambição e pouca vontade de resolver o jogo cedo.
    Na segunda parte, a história foi outra. Apesar de estar em desvantagem, o Besiktas foi pouco mais que inofensivo e permitiu que jogássemos como mais gostamos, ou seja, com o bloco mais atrás e com rápidas transições defesa-ataque. Já antes do 2º golo podíamos ter marcado pois tivemos várias oportunidades.
    A verdade é que atingimos os nossos objectivos e a equipa e o treinador estão de parabéns. Por muitos defeitos que se lhe possam assacar, foi competente e soube aproveitar a péssima primeira volta do Liverpool.
    Em relação ao sorteio, estou com um palpite que nos vai calhar o Olympiakos.
    Mas venha quem vier, jogaremos para ganhar.
    Toca a acreditar pois tudo é possível!

    P.S. A coisa que mais me desagrada nas equipas portuguesa é a falta de ambição. Com o jogo ganho e o adversário controlado, contentam-se em deixar passar o tempo (e o nosso FCP fez isso hoje). As grandes equipas europeias não fazem isso. Veja-se o Liverpool. Em 3 jogos marcou 16 golos e só os marcou porque não ficou a olhar para o relógio assim que se pôs em vantagem. Quis sempre mais. Mas enfim, são mentalidades.

    ResponderEliminar
  8. portooooooooooooooo

    votem no quaresma para a equipa do ano no site da uefa:

    http://pt.uefa.com/fanzone/TeamOfTheYear/2007/index.html

    vamos la portoooooooooooooooooooo!!

    ResponderEliminar
  9. Tinha alinhavado um comentário um pouco mais alongado mas um corte de corrente mandou-o às malvas...Ainda bem, digo eu! O que no fundamental eu queria transmitir era a sensação de que o Porto ganhou bem, mas o árbitro Sueco tentou emperrar a coisa...Só a partir do momento em que o Liverpool ficou com o apuramento garantido "ele" se libertou das "amarras psicológicas"! Ele e "o que esteve de serviço" no Velodrómme até porque na minha opinião o Penaltie que deu no 1º golo dos anglófilos não existiu pura e simplesmente! Tão evidente assim, como não ter existido o fora de jogo que originou a anulação de um golo ao Lisandro! Só isso e um abraço a toda a bancada...Já agora, uma perguntinha dirigida ao senhor Rui Moreira: porque razão se esqueceram todos os senhores hoje -no TriodeCombate- de colocarem as suas lindas gravatas? Exactamente agora que o frio começa a apertar, estranho não é?...

    ResponderEliminar
  10. Estamos entre as 16 melhores da Europa uma vez mais o que vem sendo um hábito.
    Sinceramente não gostei da 1ª parte,apesar de termos o jogo controlado.
    Grandiosas exibições de Lucho, Assunção e Tarik ,mas todos os outros cumpriram.
    Agora venham as pequenas trutas( só não quero que calhe o Olympiakos ou o Arsenal).

    Como sempre a representar o país na alta esfera do futebol europeu!

    Poorto!!!!!!!

    ResponderEliminar
  11. O Porto está de parabens.
    Em Portugal nao via o Porto tao superior á concorrencia desde os tempos do Mourinho...
    O Porto de Jeusualdo é uma equipa fortíssima nas transições.consegue recuperar e em 3 ou 4 toques colocar perigo na baliza adversaria.
    Apenas na Europa o Porto encontra rivais á altura.
    Por isso até fevereiro temos que resolver o campeonato para depois tal como em 2004 pouparmos a equipa para se dedicar a fazer historia na champions.
    Para isso o Porto necessita de reforços de inverno porque o Porto nao tem banco,os reforços deste ano fora uma nulidade...o verdadeiro reforçoe é este surpreendente Tarik.
    Com reforços de qualidade para o banco e com este onze com Bosingwa como um dos melhord laterias direitos da actualidade na europa,um lucho a fazer lembrar a 1ª época e o quaresma de volta aos grandes jogos e lisandro goleador o Porto pode sonhar em chegar longe.
    O outro senao é a mentalidade medrosa de Jesualdo nos jogos fora contra grandes equipas...
    Jesualdo tem que se convencer que a joar a defesa em anfield,highbury e outros é pedir para ser goleado...o Porto tem que jogar fora com a personalidade que fez em Marselha.
    O unico senao deste Porto é o nao ter banco e a mentalidade medrosa de jesualdo nos jogos fora.
    O Porto se calhar com qualquer rival que nao a Roma tem obrigaçao de se apurar para os quartos de final da champions...a partir ´daí é sonhar.
    O shalcke sería um excelentr adversario por nos permitir regressar a esse estadio talisma e porque a equipa nao é muito forte,mas eu preferia o Celtic que para mim é a equipa mais fraca que se apurou em 2º.
    abraço e passem pelo meu blog;)

    ResponderEliminar
  12. Foi uma vitória tranquila, natural e justa da melhor equipa sobre o terreno. O FC Porto mostra que é uma equipa com qualidade suficiente para estar na alta roda do futebol europeu, deixando atrás de si o Liverpool, que foi golear fora o Marselha por 4 - 0! Tem agora os oitavos-de-final para jogar com um dos segundos e, se conseguir passar, nunca se sabe o que poderá acontecer, sabendo à partida que há equipas muito mais fortes em competição. Estou com uma fezada que o Schalke 04 será o senhor que se segue. E que bonito seria voltar a Gelsenkirchen...

    Individualmente, houve algumas actuações bastante positivas:
    - Bosingwa: sem grandes problemas a nível defensivo, integrou sempre correctamente a manobra atacante, usando a sua velocidade e fazendo diversos cruzamentos. Teve mesmo o golo nos pés ainda na primeira parte, mas Rustu fez uma bela defesa.
    - Pedro Emanuel e Bruno Alves: jogo muito seguro da dupla de centrais. Emanuel foi o patrão e a sua experiência e voz de comando faz o seu parceiro parecer mais pequenino. Alves também esteve em bom plano, jogando de forma simples como se impõe, e sobressaindo em alguns cortes oportunos.
    - Paulo Assunção: no segundo tempo teve duas hesitações, com perda de bola, nada normais no brasileiro. Fora isso, foi o pêndulo que todos conhecemos, sendo dos elementos mais importantes no equilíbrio colectivo. Posicionalmente, é um jogador impressionante, está sempre onde tem que estar no momento certo.
    - Lucho González: a sua movimentação no meio-campo e a classe e categoria que garante são imprescindíveis nesta equipa. Revelou-se bem combativo (algo que nem sempre sucede) e, ha hora de organizar e lançar o ataque, foi o mestre. Na retina, ficou-me um passe que isolou Lisandro já na segunda parte, concluindo com um simples toque a transição ofensiva dessa jogada. E claro o golo inaugural que marcou foi um ponto mais a seu favor.
    - Quaresma: manteve a bitola elevada demontrada de há uns jogos para cá. Melhor na segunda metade que na primeira, esteve sempre muito interventivo, conduzindo inúmeros ataques pelas alas. A maneira elegante como concluiu o lance do segundo tento, foi a melhor forma de agradecer a assistência de Lisandro.
    - Tarik: decididamente, com confiança, este marroquino é outro jogador. Óptima exibição, com alguns lances de pura criatividade e um magnífico remate em arco que merecia golo. Foi o melhor da primeira parte. Após o descanso, o cansaço começou a fazer-se sentir e acabou substituído, não sem antes exibir mais alguns bons apontamentos.

    ResponderEliminar
  13. Parabéns ao Prof.Jesualdo Ferreira. Soube, em duas semanas, explicar aos "meninos" o que é controlar um jogo na sua plenitude.
    Do jogo de hoje, gostei de observar que as transições defesa-ataque estão rapidíssimas e feitas com qualidade.
    Concordo com o que foi dito sobre Paulo Assunção. É um regalo ver jogar o homem que Adriaanse disse um dia que jogava no Arsenal ou Manchester United se tivesse mais 5 centímetros.
    Grande Porto. Não brilhou, não ofuscou, mas jogou bem e acima de tudo cumpriu.

    TESOURINHOS DEPRIMENTES DA NOSSA ESPÉCIE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL :
    No dia em que o Porto, única equipa Portuguesa, passa com distinção para os oitavos de final da CL em primeiro lugar do respectivo grupo, o que é realmente importante para "a Bola" são as fantasias vermelhas para a re-abertura do mercado de Janeiro. Enfim...mais do mesmo!
    Na edição de hoje, o Fc Porto, lá conseguiu passar do cantinho de baixo para o cantinho de cima da primeira página. Not bad!

    ResponderEliminar
  14. Pareceu fácil e a 1ª parte a alguns também deixou a desejar.
    Mas a equipa teve o controlo emocional para não se desguarnecer atrás e ir à procura do resultado que satisfizesse as bancadas de gozo.
    A verdade é que o treinador do Besiktas falava em vencer mas a equipa não arriscou nada. Como o Besiktas vimos o Marítimo, Boavista, Belenenses, etc. quando jogam no Dragão: tudo atrás da linha da bola, ataques com dois ou 3 jogadores.
    O problema na 1ª aprte foi a incapacidade portista de saltar a linha do meio-campo.
    Quando a bola não passa a primeira barreira (de médios, em princípio, mas também os alas fecham e até o ponta-de-lança dos turcos vinha fechar ao meio!), torna-se difícil arranjar espaços de penetração. Solução: bolas longas, desaconselhável; ou trocar a bola, rodá-la pelos jogadores e a toda a largura do campo. É encontrar o buraco da agulha.
    Curiosamente, o golo só apareceu com os turcos amontoados e a saírem mal da área, na sequência do canto de Quaresma e do rebote do Meireles. Golo legal, duplamente, porque não só arik estava em jogo como Lucho quando rematou.
    O Besiktas atacou como lhe competia, na 2ª parte? Nada disso, jogo atrás, lento, sem ritmo nem aventura. Os turcos tornaram o jogo fraco e, como russos ou checos, são perigosos só em casa.
    O Rustu salvou 3 golos e a goleada ficou por realizar, mas o 1º lugar evita-nos muitos incómodos - todos, na verdade - face aos 2ºs dos outros grupos e qualquer deles está ao alcance do FC Porto.

    Grupo fácil?
    É sempre assim: são todos fáceis e o mais fácil deixou o FC Porto de 2005 fora da Europa... O Valência há um ano foi 1º no seu grupo, agora foi último. O Olympiacos foi último, agora foi 2º com os mesmos pontos do Real Madrid.
    O CSKA era fácil quando jogou com o Porto na Champions e depois eliminou Benfica e Sporting na Taça UEFA até ganhar em Alvalade.
    É sempre fácil, os 2ºs dos grupos serão fáceis, em comparação com os 1ºs que o Porto não vai defrontar.
    Olympiacos, Schalke, Roma, Celtic estão no patamar médio-alto, como o FC Porto. As hipóteses são iguais. Seriam desiguais se o Porto jogasse com Barça, Madrid, Inter, Chelsea.
    Mas sem dúvida que, um ano depois da boa campanha que terminou com infelicidade ante o Chelsea, a equipa está mais senhora de si, gere melhor os jogos, controla o adversário melhor. Mas não está imune a baixas de forma em Fevereiro, a lesões, a lances fortuitos como o de Helton.
    Eu sou pelo entusiasmo comedido, avaliando bem as situações à distância.

    Liga
    Importante para Fevereiro é manter a vantagem na Liga. Vencer o Guimarães e o Nacional, depois Naval e Braga, 3 jogos em casa e 1 fora, antes de ir a Alvalade, convém não esquecer que a melhor equipa do mundo quando ganhou a Supertaça com Paixão pode estar de rastos agora e já desacreditada de novo perante os seus adeptos e os ressabiados da crítica do regime. Afinal, tal como há um ano, quando em Alvalade, após perder com o Spartak (1-3) e a 9 pontos da liderança na Liga, já pediam "para ir roubar" dinheiro para comprar jogadores e acabaram a achar-se merecedores de serem campeões.
    O futebol é isto, onde é que já ouvi isto?

    p.s. - passam 3 anos da vitória de Yokohama sobre o Once Caldas nos penáltis. Pedro Emanuel está de pedra e cal na defesa, ele que marcou o penálto decisivo no Japão. Carlos Alberto e Diego estão no Werder Bremen, para onde foi Hugo Almeida, que pela 2ª vez foi afastado da Champions na última jornada (o ano passado em Barcelona). McCarthy está sem Europa no Blackburn. Mas o Porto continua em grande. Os outros...

    ResponderEliminar
  15. Já agora, na Liga recebemos o Benquerença no sábado. Não é mau.
    Posso propor uma homenagem a Luís Marcelino?
    Foi o árbitro-auxiliar sem o qual não teria sido assinalado penálti de N'Doye sobre Quaresma em Coimbra e que o inefável Elmano Santos foi obrigado a marcar.
    Sempre é o único penálti apitado a favor do FC Porto...
    Na jornada seguinte, com o Leixões, Élvis fez um igual, também sobre Quaresma, e não foi assinalado.
    Devemos celebrar estas poucas felicidades que vamos tendo porque esta matéria não tem sido, historicamente, favorável à equipa que joga mais ao ataque, faz mais golos, ganha mais jogos, é mais vezes campeã e tem muitos menos penáltis a seu favor do que quem fica em 2º, 3º e até em piores lugares no campeonato.
    Quanto mais não seja, por isso o Luís Marcelino merece. É o tipo de pescoço grosso, alto, largo de ombros, não tem que enganar. O que der depois o jogo há-se ver-se a seguir.

    ResponderEliminar
  16. Vejam a crónica de hoje do correio da manhã sobre o jogo: http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=269487

    Só li o título, mas parece-me suficiente para constatar que para aqueles lados vai uma grande azia

    ResponderEliminar
  17. Cumprir sem deslumbrar!
    A equipe foi cautelosa e nunca entrou em euforia.Tanto parecia temerosa como de repente mandona!
    O médios tanto recuavam em demasia como faziam pressing tipo asfixia.
    E foi assim com altos e baixos, que este jogo reproduziu fielmente a campanha que até agora o nosso clube está a fazer nesta competição.
    Com mais altos que baixos é claro!

    Venha de lá o senhor que se segue!

    Viva o Porto!!

    ResponderEliminar