18 janeiro 2008

Escolhas

"O grande problema de ter de escolher entre duas hipóteses é a inevitabilidade de assumir a responsabilidade pelas consequências dessa escolha. Quem nunca escolhe nada, nunca corre o risco de errar, mas também nunca decide, nunca dirige, limita-se a ser dirigido. Ora, Jesualdo Ferreira tem uma escolha para fazer agora que o campeonato faz uma pausa para recuperar o fôlego antes do clássico que levará os bicampeões nacionais até Alvalade. De que forma abordar o jogo com o Aves, para a Taça de Portugal? Por um lado, a Taça é um dos objectivos prioritários dos portistas, tanto mais quanto o campeonato até está, à falta de concorrência, meio resolvido. Por outro, há um núcleo de jogadores sobrecarregados por uma sucessão impressionante de jogos disputados ao mais alto nível e para os quais o futuro próximo reserva apenas mais do mesmo, quer ao serviço do FC Porto, quer até ao serviço das respectivas selecções. Finalmente, há também um núcleo de jogadores que a qualidade do onze principal tem mantido longe das primeiras opções de Jesualdo Ferreira no campeonato. Ora, idealmente, o treinador do FC Porto tentará conciliar todos os problemas para chegar a uma solução. De que forma abordar o jogo com o Aves? Pois, com uma equipa ambiciosa, capaz de o ganhar e garantir a continuidade dos portistas na prova, enquanto permite a poupança de alguns dos jogadores mais utilizados e ao mesmo tempo dá aos outros mais uma oportunidade de demonstrar que merecem outras oportunidades. Simples, não?"
Jorge Maia in O Jogo

Tal como escreve e muito bem Jorge Maia neste texto, a escolha para Jesualdo Ferreira não é realmente simples. Se por um lado tem jogadores que, apesar de não estarem ainda cansados, terão pela frente uma série de jogos que os poderão fazer estar esgotados numa frase crucial da época, sendo esta uma boa oportunidade para se irem poupando, por outro lado a experiência do ano passado na Taça de Portugal e até deste ano na Taça da Liga deveria servir para fazer o professor nada arriscar. O adversário, o Desportivo das Aves, é uma equipa conhecedora de ambientes como o do Estádio do Dragão e ainda na época passada esteve na primeira liga, não sendo por isso um simples e modesto adversário de um escalão inferior.

Como tivemos uma semana para preparar o jogo e fazer recuperar algum jogador que estivesse menos bem e como teremos também uma semana até ao jogo seguinte, arriscaria muito pouco e apenas faria descansar dois ou três jogadores, dando oportunidades a vários atletas que vão esperando por elas, deixando sempre no banco os jogadores principais da equipa para se necessários forem. Ainda sem Hélder Barbosa e Rabiola, por questões burocráticas da FPF (!!!), a minha escolha para o onze inicial, embora ressalvando que, melhor que ninguém, o treinador saberá quem mais precisa de repouso, seria a seguinte:

O AC Milan ainda na passada quarta-feira caiu na Taça de Itália aos pés de um pequeno clube, tal como o Real Madrid caiu aos pés do Maiorca nesse mesmo dia. Dois gigantes da Europa tombam nas respectivas taças dos seus países, algo que pode acontecer a qualquer um, maus dias todos podem ter, só que com o FCPorto, em 2007, isso aconteceu por duas vezes e já nenhum de nós fica descansado quando o adversário é de uma divisão inferior. O FCPorto entra em todas as provas para vencer e neste momento ainda está inserido nas três mais importantes, mas tanto os jogadores como o treinador devem ter a consciência de que ainda nada venceram este ano. Jesualdo, com o leque de jogadores que tem, poderá ter razões para sorrir, tal como disse o Zé Luís na sua última crónica, mas esperemos mais uma vez que tenha aprendido com os erros, esperemos que faça as melhores escolhas.

FCPorto - D. Aves, Sábado - 18H30 - Estádio do Dragão

16 comentários:

  1. Zirtaev, escolhia exactamente esse onze com a saida do Lino.

    Se o jogo estiver bom, o Lucho e o Meireles podem sair na segunda parte. A ver vamos.

    Boa noticia a inclusao do Rabiola. Ve-se que a proxima época ja esta quase definida por quem trabalha no clube. Veem-se apostas em jovens valores a quem se dara minutos para integrarem o plantel na proxima época, se demonstrarem valor para isso.

    Esta estratégia vai sustentar a sanidade financeira do clube que, tera forçosamente que contratar 2 craques na proxima época. Craques para substituir os 2 que possivelmente sairao (ainda que eu espero que so saia um).

    Enfim, para ja tudo boas noticias e boas mensagens que passam de dentro para fora. Espero que o Adriano jogue.

    ResponderEliminar
  2. o Hélder Barbosa é, assumidamente, o preparar a substituição de Ricardo Quaresma na próxima época.
    Se só sair Quaresma....

    ResponderEliminar
  3. Em relação a saídas, aposto em 3 a 4...Lucho, Quaresma e bosingwa com valores semelhantes aos de Pepe e do Anderson...
    Será execelente para as finanças do clube se forem aplicadas na redução do passivo que se cifra na ordem dos 120 milhoes de euros...como temos dificuldades económicas, devemos fazer investimentos cuidadosos...Farias ainda vai ser útil e a taça poderá ajudar na motivação do jogador...Para além disso, Porto deverá tentar os restantes 50 % do Lisandro e do Paulo Assunção..

    ResponderEliminar
  4. Lista de convocados:

    Guarda-redes: Nuno e Ventura;

    Defesas: Fucile, Pedro Emanuel, Stepanov, João Paulo, Marek Cech e Lino;

    Médios: Bolatti, Castro, Kazmierczak e Lucho Gonzalez;

    Avançados: Adriano, Farías, Lisandro, Mariano Gonzalez, Quaresma e Rui Pedro.

    In MaisFutebol

    ResponderEliminar
  5. O fim está proximo.
    Referimo-me ao "glorioso" Apito Dourado.
    Procurem na edição on-line do "Publico" sobre as contradições da "sempre boavisteira" Dona Carolina Salgado.
    Estaria a pensar que seria uma jornalista do Record, ou do Correio da Manhã a entrevistá-la...

    Faltaram-lhe os capangas da PSP, pagos por vocês que vivem em Portugal, para a protegerem.
    MAs até quando os portugueses que pagam impostos têm que pagar para protegerem uma aldrabona?

    Sou muito feliz em Espanha...

    ResponderEliminar
  6. Há de hoje, em O Jogo, outra boa notícia: Edgar ficará mais um ano ligado ao Porto, por empréstimo. Acho que com oportunidades e ganho de experiência, poderá ser um avançado de grande futuro. Faz bem rodar agora e que para o ano marque muitos golos no Dragão.
    Eu não tenho medo das segundas escolhas.
    E não disse que os fantasmas de outras eliminações viriam à tona? Mesmo a de Jesualdo no Benfica? Com aquela equipa que pôs em campo?
    O JN de hoje traz histórias dessas eliminações. Até Regadas, no Gondomar, diz que foram os jogadores do Benfica que perderam a eliminatória, não o Jesualdo.
    Ainda esta semana caíram Madrid e Milan, mas tal como o Porto caiu há um ano com o Atlético, o M. United foi eliminado por uma equipa do escalão secundário na mesma semana. É inevitável, ou quase.
    Quanto às saídas temidas, é inimaginável saírem mais de 2 e mesmo 2 eu tenho dúvidas. Vamos aguardar, o FC Porto não está desesperado, está governável ao contrário dos rivais, a venda de Pepe irá reflectir-se nas contas desta época, depois sairá mais um (Quaresma?) e o equilíbrio financeiro será obtido sem perda de ganhos desportivos.
    Sobre a notícia do Público, vou já ler, não sei que mais contradições poderão apontar-se à Carolina séria rival do Sótraques nas mentiras em público...

    ResponderEliminar
  7. Dada a lista de convocados diria :

    Farias
    Quaresma Mariano G.

    Kaz Lucho

    Bollati

    Lino:Stepanov:Joao PAulo:Fucile

    Nuno

    ResponderEliminar
  8. A Taça de Portugal joga-se na SIC

    O acordo celebrado entre a SIC e a Olivedesportos, detentora dos direitos da prova organizada pela Federação Portuguesa de Futebol, tem a duração de um ano e prevê a emissão de um jogo por eliminatória até às meias-finais, os dois jogos que determinaram os finalistas e a final no Jamor – a decorrer no próximo mês de Maio."

    Este texto foi retirado do site oficial da SIC (Sociedade Independente de Comunicação).

    Se bem se lembram, até ao ano passado a transmissão dos jogos da Taça eram responsabilidade da RTP1. E se também se recordam, em todas as eliminatórias, desde a 4ª até à final, a televisão pública passava pelo menos um jogo em cada uma delas. Isto já não acontece com a SIC.
    Esta transmitiu o jogo da quarta eliminatória (fase em que participam os clubes da BWIN Liga), e o jogo foi, na altura, o Benfica x Académica. Sim, era provavelmente o jogo mais importante porque era disputado por duas equipas da primeira divisão, e portanto nada de anormal.

    Fora do normal é o que passa neste momento: a quinta eliminatória joga-se amanhã, e não há transmissão televisiva em qualquer dos jogos. OK, os três grandes jogam em casa, mas e depois? E os adeptos que não têm possibilidade de ir ao estádio? E os emigrantes, que esperavam poder assistir a um dos jogos através do serviço de televisão internacional?

    Será porque, devido à transmissão do futsal não conseguiram "encaixar" o jogo de um dos grandes de Lisboa? Mas então e o FC Porto que só joga às 18h30? Pelos vistos vão passar um filme nesse horário. Curiosamente, querem saber qual? Chama-se "GOAL" (Golo em português), que adivinhem, é sobre um miúdo mexicano que joga futebol na rua e que é depois contratado pelo Newcastle United (no segundo filme até assina pelo Real Madrid). Não deixa de ser interessante: afinal nesse horário vai haver futebol. Pena que seja apenas ficção.

    tirado do blog via-azul

    ResponderEliminar
  9. O FC Porto gastou 4,4 milhões de euros para comprar os 50% que não detinha sobre o passe de Lisandro Lopez.
    Licha é todo nosso, como o Lucho, e entretanto o FC Porto recusou uma proposta de venda de Licha para o Zenit Sampertserburgo.
    Assim se ganham campeonatos.

    Entretanto, no tribunal, a Carolina foi questionada sobre a sua ocupação profissional.
    Disse que era colaboradora do Correio da Manhã.
    Devem pagar bem...

    ResponderEliminar
  10. Confirma-se mais uma boa jogada na gestão do nosso FCPorto, que acaba de anunciar a compra dos restantes 50% dos direitos do jogador Lisandro Lopez por 4,429 milhões de euros, após recusar a proposta do Zenit St. Petersburgo para a sua transferência definitiva.

    Assim se faz um Clube Campeão.

    Uns, falam, falam, invejam, invejam, caluniam, caluniam... e nada, outros trabalham e são competentes.
    Afinal, nada de novo. Para nós, trata-se simplesmente de uma questão de Excelência!

    ResponderEliminar
  11. aqui há umas semanas estava a decorrer uma sondagem sobre quem melhor defende as cores do fc porto. já não vejo a sondagem e não encontro o resultado. foi publicado?

    ResponderEliminar
  12. A noticia da compra do resto do passe do Lisandro é uma excelente notícia. Mas que grande contratação. Deixa-me mesmo muito, muito feliz, digo até que acho que é a melhor contratação do ano. Só falta colocar a clausula de rescisão nos 50 Milhões de Euros :-).

    Em relação ao jogo de amanhã, e dada a convocatória, retiraria então o Meireles e colocaria o Kaz e colocria o Pedro Emanuel ao lado do Stepanov, apesar de aceitar a dupla João Paulo e Stepanov. De resto tudo igual, não dá para arriscar muito mais quanto a jogadores poupados e mesmo assim têm de estar no banco o resto dos habituais titulares que foram convocados.

    De resto não dá para entender como a Federação deixa que alguma estação televisiva compre os direitos dos jogos e não os obrigue a transmiti-los, É a própria federação que destroi o futebol em Portugal, mais uma vergonha de um país de que me envergonho cada vez mais. Que tristeza.

    Um abraço.
    PS: Luísa, retirei a sondagem porque ela já se arrastava há muito tempo. Não guardei o link da sondagem, mas como sempre faço fiquei com um printscreen dos resultados da mesma e que podem ver aqui.

    Qualquer outra sondagem da Opinião da Bancada de que queiram ver os resultados, é uma questão de me pedirem que forneço-vos o link com os resultados.

    ResponderEliminar
  13. Qualquer que seja a equipa escalada para este jogo apenas peço que joguem com aquela garra que nós todos estamos habituados.

    Se isso acontecer de certeza que ganhamos o jogo e seguimos em frente.

    Força FC Porto.

    marinheiroaguadoce a navegar

    ResponderEliminar
  14. Eu, como o Zé Luís, também não tenho medo das segundas escolhas.

    A fobia que se instalou no Dragão sobre a utilização das reservas neste tipo de jogos deve ser combatida com esta solução.

    De qualquer das formas e independentemente das escolhas do Professor, o natural é o FC Porto passar esta eliminatória.

    Abraços!

    ResponderEliminar
  15. Acredito na equipa, seja ela de primeira ou segundas escolhas, penso que se houver seriedade e profissionalismo por parte dos jogadores do FCP a vitória será mais fácil. Penso que Lucho não deveria jogar de inicio por causa dos imensos jogos que faz, mas acredito que o Jesualdo saberá o que é melhor para equipa.

    Hoje o dia acordou bonito, espera-se uma boa casa para juntos irmos a caminho de mais uma final.

    um abraço

    ResponderEliminar
  16. Muito boa a crónica do Rui Moreira ontem na Bola, dedicada ao idiota do Cartaxana.
    E o Schalke continua a reforçar-se.

    ResponderEliminar