05 janeiro 2008

Estranho caso da cegueira colectiva

"Quando falta uma jornada para se completar a primeira volta, o FC Porto vai à frente da classificação. Tem a melhor defesa mas não tem o melhor ataque da prova, o que se explica pela “cabazada” do Benfica ao Boavista mas também por um factor oculto que convém, nesta circunstância, mencionar.

Em 14 jornadas, tanto o Benfica como
o Sporting beneficiaram de seis grandes penalidades. Aos “encarnados”, foi-lhes assinalado um penalti contra, ao contrário do que aconteceu aos “leões”. Seria provável que o FC Porto, que ataca mais, tivesse beneficiado de, pelo menos, o mesmo número. No entanto, ainda só foi assinalado um penalti a seu favor no jogo em Coimbra, em que esse raríssimo fenómeno só sucedeu por insistência de um assistente, já que o inefável Elmano nada viu.

Poderia ser um daqueles inexplicáveis fenómenos em que a estatística e a lógica divergem. No entanto, houve múltiplas circunstâncias em que os portistas deveriam ter beneficiado do castigo dos 11 metros:

-Na 1ª jornada, (FCP / Braga)-João Ferreira não viu uma carga sobre Quaresma; na 7ª (FCP / Leixões) Rui Costa não viu o empurrão de Elvis a Quaresma, na 9ª (FCP / Belenenses) Paulo Baptista não viu outro empurrão a Quaresma, na 11ª (FCP/Setúbal) Xistra não viu uma falta sobre Lisandro, na 12ª (Benfica/FCP) Jorge Sousa não viu a falta de David Luís sobre Lisandro e, no último jogo, na Choupana, o major Henriques assinalou a falta, mas fora da grande-área.

Ou seja, o FCP deveria ter beneficiado de sete penalties no total, contra os seis dos concorrentes directos, o que teria consequência provável em golos e pontos. Estaremos perante um “glitch” temporário? Recorrendo à estatísticas do blog “Portistas de Bancada”, verifica-se que desde 95/96, (época em que as vitórias passaram a valer três pontos), o FC Porto tem um saldo de 67/29 nos penalties a favor e contra, contrastando 89/22 do Sporting e de 81/32 do Benfica. Tudo isto num período de domínio absoluto, em que o FC Porto já ganhou 8 títulos, com muitos mais pontos e golos marcados que os seus adversários. Os que se interessam pelo estudo da probabilidade e conhecem a lei dos grandes números, estarão de acordo que esta cegueira não é casual ou aleatória. A sequência contraria a mais popular teorias da conspiração, que sugere serem os azuis e brancos os beneficiários e demonstra que, se não há batota, há pelo menos uma distorção selectiva que prejudica por isso que tenho dito que as nossas vitórias são, tal como há trinta anos, sempre mais difíceis que as dos outros."
Rui Moreira in A Bola

PS: Queria destacar desta crónica a alusão ao Portistas de Bancada feita pelo nosso "colega" Rui Moreira, aproveitando assim para lhe agradecer publicamente. Aproveitei também para mostrar novamente, já que recebi alguns pedidos para tal por email, o quadro estatístico citado e que foi publicado no post do também nosso colega "Zé Luís, "O Porto-Sporting e a tabela de penaltis em actualização permanente", publicado em 21 de Agosto último, ou seja, ao qual ainda falta a actualização devida em relação ao que deste campeonato já foi jogado.

9 comentários:

  1. Esta crónica deve ter deixado muito benfiquista e sportinguista a engolir em seco...

    ResponderEliminar
  2. Embora já tenha feito referência, num comentário anterior, volto a repetir:um excelente trabalho estatístico, que deita claramente por terra determinadas teorias, acerca dos benefícios do F.C.Porto.A visibilidade que lhe foi dada pelo Rui Moreira, é mrecida.

    ResponderEliminar
  3. Já em comentário de ontem confirmei que li a crónica de Rui Moreira em A Bola.
    É pertinente este recolocar do "aviso à navegação".
    O littbarski tem razão e em post anterior, talvez o último a que alude Zirtaev (21/8/2007), eu verifiquei que faltava corrigir 2001-2002 e repito:
    onde se lê 5 de Abril deve ler-se 5-4 (Abril é mês 4) e 4 de Maio é 4-5 em grandes penalidades a favor e contra, respectivamente.
    A leitura fica facilitada, cabe ao Zirtaev a correcta edição do quadro.

    ResponderEliminar
  4. excelente trabalho, muitos adeptos do slb e sporting quando confrontados com a pergunta: nos últimos anos quem teve mais penaltis a favor? diram todos claramente que foi o porto ou nao fosse o porto sempre beneficiado pelas arbitragens pois bem aqui tem os numeros.

    ResponderEliminar
  5. Excelente texto do Rui Moreira na "Bola", a evidenciar algo que todos os Portistas têm consciência que acontece, em caso de dúvida nunca apitar em beneficio do FCP, o que até é bom, pois só mostra que em condições normais de igualdade teriamos ainda mais titulos e conquistas.
    Mas claro que os pseudo-jornalistas vermelhos/verdes são incapazes de perceber e obviamente de o dizer que o FCP é muito melhor que os seus adversários, e isso nota-se nas transferências que o FCP têm feito para os colossos dessa Europa e que os jornalistas estrangeiros dão tanto enfase, e cá em Portugal é o que todos sabemos...

    Cumprimentos
    www.zedobone.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Excelente cronica que adicinada ao quadro estatistico, vem de encontro as suspeitas de todos.
    Espero que em definitivo se esclareça aquilo que a comunicação social insiste branquer ao longo das ultimas decadas e ao mesmo tempo para contrariar tudo aquilo que os adeptos adversarios consomem e dizem pela boca fora sem qualquer nexo!
    Contra provas não há argumentos.
    ...
    Gostei de ver a excelente exibição do Helder Barbosa pela academica, que só vem provar que merece fazer parte do actual plantel do clube, em detrimento do Mariano Gonzalez,ainda por cima na ausencia do Tarik na taça de Africa.
    A Opçao Rabiola tambem é valida,mas talvez faça mais sentido na proxima epoca.
    Relativamente ao Bruno Moraes, julgo que devia merecer uma derradeira oportunidade para se redimir de algumas acusações feitas por ele e pelo pai.
    A fraca rentabilidade de Postiga Adriano e Farias, pode ser colmatada com a entrada deste rapaz com alguma infelicidade ao nivel de lesoes graves.será?
    Cump.

    ResponderEliminar
  7. Amanhã a QUERIDA IMPRENSA, vai abrir a 1ª página com o título :

    BENFICA A SEIS PONTOS DO 1º.

    Vai uma aposta ?

    ResponderEliminar
  8. Não, francisco, a manchete será que o reforço Esperança (também) não vem...

    ResponderEliminar