17 janeiro 2008

Mais do que simples lagosta

"Não é todos os anos que surgem jogadores com um talento tão distinto. A equipa técnica do Porto tem a noção de que Hélder Barbosa possui uma enorme margem de progressão e, embora a ausência de Tarik Sektioui (CAN) possa ter sido vista com algum cepticismo, a verdade é que facilitou o regresso ao plantel portista de um activo que pode desenvolver-se e tornar-se num jogador de excepção nos próximos anos do futebol português.

Embora seja um atacante com grande mobilidade e apareça muitas vezes em zonas interiores de finalização e criação, Hélder Barbosa apresenta um futebol mais incisivo quando joga a partir das alas, podendo, assim, tomar mais balanço para encarar os defesas em 1v1 e executar o cruzamento, aspecto em que é particularmente forte. Muda facilmente de velocidade e, além de um vasto repertório de dribles, cruza bastante bem com o seu fantástico pé esquerdo - ultimamente era ele que cobrava grande parte dos cantos e livres na Académica.

A sua qualidade de drible curto e longo é impressionante, mas é também aí que reside o seu ponto mais frágil, pois ainda tenta recorrer demasiado a lances individuais para definir as jogadas. As perdas de bola e os adornos desnecessários são, naturalmente, fruto dos 20 anos e esta nova etapa no Porto, agora treinado por Jesualdo Ferreira (Hélder estreou-se com Adriaanse, na última jornada de 2005/6, em que, curiosamente, foi expulso), pode melhorar esse detalhe.

Uma grave lesão no joelho em 2006/7
Se bem que tem ainda 20 anos, Hélder Barbosa já contraiu uma lesão grave no joelho, que forçou o seu afastamento durante dois terços da temporada de 2006/7 – o seu último desafio oficial pela Académica nessa época tinha sido na 10.ª jornada, contra o Porto. Logo depois, a tal lesão no joelho, sofrida num jogo-treino frente ao Pampilhosa,
negou-lhe a participação no resto do campeonato. Recorde-se que Hélder, na maior parte das ocasiões utilizado no lado esquerdo, estava a ser um dos jogadores com melhor rendimento na equipa de Manuel Machado, até porque Filipe Teixeira – o jogador globalmente mais evoluído que passou pela Académica nos tempos mais recentes – estava visivelmente em má forma, muito abaixo daquilo que pudemos ver no período Nelo Vingada. Hélder Barbosa entrou nalgumas partidas na condição de suplente, mas tinha a capacidade para desequilibrar e virar os jogos, como aconteceu, por exemplo, num desafio em casa frente ao Estrela da Amadora, à 9.ª jornada, no qual jogou apenas a segunda parte e contabilizou um golo e uma assistência numa vitória por 2-0.

Devidamente recuperado da lesão, mas já sem oportunidade para jogar com Filipe Teixeira, que se transferiu para os ingleses do WBA, ou com Dame N’Doye (Panathinaikos), Hélder Barbosa voltou, em 2007/8, a assumir-se como uma das referências no ataque da Académica. Antes de ser treinado por Domingos, foi, evidentemente, uma das raras “lagostas” de Manuel Machado no conjunto do Calhabé...

Comparar com Quaresma?
Podem ter semelhanças nas posições que ocupam, no jeito como driblam e como encaram os defesas no 1v1, mas também convém relembrar que Ricardo Quaresma já passou por esta fase que Hélder Barbosa vive actualmente. Designadamente no que diz respeito a uma certa ingenuidade na tomada de decisões e no controlo da ansiedade. Afinal de contas, nem todos crescem com a maturidade de Cesc Fàbregas ou David Silva, que aos 20 anos já parecem ter 30 pela forma adulta como explanam o seu jogo. Tudo isto faz parte de um normal processo de evolução, pois é inegável que o talento existe e precisa de ser trabalhado com tempo."
LC in
PrimeiroToque

Apresentado que está Hélder Barbosa neste crónica, ou pelo menos dado melhor a conhecer, e sabendo que Rabiola já hoje treinará com o plantel principal, vindo do Vitória de Guimarães, resta a pergunta da praxe neste mercado de Inverno:

O FCPorto necessita de se reforçar para o resto da temporada?
Sim, na defesa
Sim, no meio-campo
Sim, no ataque
Não


Liga Intercalar

Penafiel 0-4 FCPorto
Rui Pedro 2', 19' e 55' e André André 16'

Equipa: Nuno, Eridson, André Pinto, Tengarrinha, Stephane, Ramon (Chula 60'), André André, Graça (Pedro Branco 83'), Marco Aurélio, Josué (Miguel Galeão 46') e Rui Pedro (Seixas 66')

15 comentários:

  1. Um médio de qualidade talvez fosse necessário. Isto porque alternativas aos 3 titulares...

    Um bom negócio ou até o retorno de alguns jogadores nossos como Paulo Machado ou Ibson..poderiam resolver.

    ResponderEliminar
  2. Quanto ao Helder Barbosa, acho que está feita, duma forma excelente acrescenta-se, a apresentação do seu valor. Penso que apenas é capaz de lhe faltar um pouco mais de força física, é um pouco franzino, mas com um bom trabalho na parte física ele irá evoluir favoravelmente, isto porque é conveniente ter bom físico para aguentar os defesas portugueses que só sabem socorrer às faltas pra parar um jogador que faça mais dribles.

    Quanto a reforços, só se existir um grande negócio, de um jogador que faça a diferença, talvez para o meio campo, mas sabemos o quanto é difícil vir um jogador que se adapte rapidamente na equipa,faça logo a diferença e que possa jogar na Champions. O meu sonho seria o Tiago, mas nem todos os sonhos são possíveis.

    ResponderEliminar
  3. Acredito que o plantel do Porto contempla várias hipóteses que permitem muitas e boas soluções. O regresso de Hélder Barbosa e a entrada de Rabiola faz aumentar esse leque! Ontem vi um pouco do jogo da Liga Intercalar e fiquei muito bem impressionado com o Rui Pedro -por exemplo- e outros jovens que jogaram em Penafiel! Nuno esteve em grande...Mais tarde, talvez o regresso de Ibson complete em definitivo esse tão desejado equilíbrio...

    ResponderEliminar
  4. Regresso do H.Barbosa sim, assim como gostava que dessem uma chance ao C.Pitbull. O Rui Pedro-parece que vai ser emprestado ao E.Amadora-precisa de jogar e só a intercalar não chega, dizem os responsáveis.Concordo também, que é preciso um médio, pois se o Lucho ou o Raúl se lesionam
    ...temos um problema.

    ResponderEliminar
  5. adivinhava-se

    jogo: benfica- maritimo
    jogador-makukula

    penalti a favor do maritimo que o poderia colocar a vencer na luz e contra 10 jogadores do benfica. maritimo que ainda não tinha perdido qualquer jogo ate ai e dominava o benfica

    makukula ao contrario do estipulado insiste em marcar o penalti. marca displicentemente e falha o penalti.

    o maritimo perde pela primeira vez na liga. o treinador no decorrer do jogo tira makukula e no final diz que este tem de ser castigado por desobediencia.

    mercado de inverno: makukula faz pressao no maritimo (provavelmente recusa-se a treinar) e tudo indica devera ser negociado para a luz.

    tudo isto é apenas lógico. adivinhava-se.

    onde anda a morgado e o seu grupo de investigadores?
    a investigar ofertas de relogios, pois claro.

    ResponderEliminar
  6. Boas,

    em relação aos reforços, penso que bastaria um médio que pudesse ter qualidade suficiente para substituir o Meireles ou mesmo o Lucho. Concordo inteiramente com o Menphis: acho que o Tiago seria uma excelente solução porque não está a render na Juventus e provavelmente, se lá continuar até ao fim da época, não terá grandes oportunidades de jogar e, como todos sabemos, este é ano de Europeu. Além disso, é um jogador que daria um jeito enorme na Champions, pois não jogou nenhuma competição europeia este ano e já possui alguma experiência por ter jogado pelo Lyon e pelo Chelsea.
    Acho que devíamos tentar propôr esta ideia ao Jesualdo e ao PC.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Caiam no sério por favor... O Porto nao tem dinheiro pro Tiago...

    Quanto a médios... Eu acho que o Bollati e o kaz dão conta do recado...

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. xas, eu disse que nem todos os sonhos são possíveis. Por alguma coisa eu disse isso, não ?

    ResponderEliminar
  10. certo...
    eu foi mais em resposta ao miguelmor...
    eu sinceramente acho que reforços, só mesmo se for um defesa esquerdo, mas bom, nada de linos ou ezequias ou leandros, etc etc...
    e não é preciso ir longe, temos o rodrigo alvim ou o jorge ribeiro aqui ao lado...

    ResponderEliminar
  11. xas, ok tudo bem :)

    a questão é : o que queremos fazer na Champions ? com jogadores de maior qualidade é mais fácil ir mais longe, mas nesta altura é muito difícil ir contratar um, e parece que os nossos responsáveis já aprenderam essa lição.
    Onde se pode arranjar craques que possam estar disponíveis para a Champions ? noutros mercados que não o europeu, e aí sabemos que temos de perder, pelo menos, um mês para ele se adaptar ao clube, à cidade e ao país, ele nunca consegue se impor logo, a não ser que seja logo um fora de série.

    Confio no Kaz e confio no Bolatti, mas se tivesse algum de qualidade superior disponível era bom, se não houver possibilidade então tudo bem na mesma, o campeonato está quase no bolso, e a Champions com um pouquinho de sorte podemos ir mais longe do que o ano passado.

    Penso que o FCP está a mexer bem no mercado em Dezembro, um ala era indispensável, já o temos, vamos trabalhá-lo para que ele seja uma peça influente,não o vamos ver como o salvador porque o FCP nem precisa e salvadores, no final da época ver-se-à o que se pode fazer.

    ResponderEliminar
  12. Caro xas,

    eu não disse que o Tiago seria fácil de conseguir. Aliás, tb acho que, tendo em conta o campeonato em que está a jogar e o ordenado que aufere, seria difícil convencer o Tiago a vir para Portugal, nem que fosse por empréstimo. Para além disso, tendo em conta o seu passado no SLB, nem sequer sei se ele veria essa possibilidade com bons olhos (era preciso ser parvo para não aceitar mas tudo bem). Mas a verdade é que não me parece assim tão impossível. E porquê? Porque o Tiago é um activo da Juventus que, em virtude das suas exibições, se desvaloriza a cada dia que passa. Sentado no banco de suplentes será mto difícil que seja convocado para o Europeu. Pelo que sei, a Juventus não veria com maus olhos a saída do Tiago desde que recebesse o mesmo (ou quase) que pagou por ele. No meu ponto de vista (talvez tendencioso), isso só será possível emprestando o Tiago a outro clube. Acredito que a Juventus e o próprio Tiago veriam isso com bons olhos. Em relação ao ordenado, o FCP também tem muitos jogadores emprestados cujos ordenados continuam a ser suportados por si, por isso, seria perfeitamente possível fazer um negócio semelhante com a Juventus. O PC é um excelente negociador e acredito que era bem possível conseguir fazer este negócio que, a meu ver, beneficia todas as partes.

    Mas claro que é mais fácil falar do que fazer...

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Penso que precisamos de um médio criativo.

    Deco ou Anderson defendiam
    e eram capazes , simultaneamente , de provocar desequilíbrios nas transposições de ataque rápidas .

    Em certos jogos , a ausência de um jogador criativo (que não precisa de se chamar Deco) torna-se evidente .

    ResponderEliminar
  14. e eu volto a achar que nao... era destruir dois anos de trabalho e começar tudo de novo... o dinamismo da equipa partindo de dois medios centro pros avançados , e mesmo o posicionamento defensivo da equipa está bem como está...
    quanto ao tiago... ha muitas equipas na europa capazes de suportar o salario que estão interessadas no Tiago...
    O Porto não tem desafoso financeiro para o ir buscar...
    Andamos aqui todos a concordar que o facto do Postiga ter saido é muito bom para a folha de salários, e agora queremos gastar mais do que temos?
    Areia pro olhos e mentiras é mais lá pra baixo...
    O tiago é um fantastico jogador... a juventus sabe isso e não o deixa sair, já se falou do interesse do Barcelona, do Lyon, do Milan... e a verdade é que a Juventus lá vai tentando mante-lo...

    Eu acredito que o Porto não precisa de mais do que tem pra ir longe na champions, talvez um defesa esquerdo...

    ResponderEliminar