27 janeiro 2008

O sabor amargo da injustiça

Equipa: Helton, Bosingwa, P. Emanuel, B. Alves, Fucile, P. Assunção, M. Cech (E. Farias 45'), R. Meireles (M. Gonzalez 69'), Lucho, Quaresma (H. Barbosa 82') e Lisandro

37.458 espectadores

O futebol, por vezes, é assim mesmo, atrevo-me a dizer que é por essas e por outras coisas que ele é tão fascinante, mas, de facto, só quando calha a nós, é que sentimos o quanto é frustrante ver uma equipa lutar tanto, a tentar contornar a falta de sorte, a não desistir de procurar a sua felicidade e chegar ao final derrotada e sem nada puder fazer.

Contrariando o título do blog convidado para a emissão de antevisão ao clássico que a SportTV transmitiu, diria que a chama do dragão esteve bem presente em Alvalade e que não existem motivos para envergonhar os adeptos portistas, antes pelo contrário, se o
FCPorto perdeu uma partida em Alvalade, poderá ter ganho uma força anímica, ainda maior, para que, no final do campeonato, o Tri seja, com maior ou menor dificuldade, uma realidade.

Jesualdo Ferreira apostou em Marek Cech como a maior novidade da equipa, optando por mudar o sistema táctico, montando a equipa em 4x4x2 em vez do habitual 4x3x3, com Quaresma a fazer companhia a Lisandro no ataque, mas, valha a verdade, não foi por aí que a derrota surgiu, apesar de ser duvidosa a sua opção de mudar um sistema que tão bem funcionava até então.

O FCPorto entrou na partida com muita personalidade, notando-se alguma tranquilidade, fruto da sua posição e da vantagem que tem na tabela classificativa, logo na primeira jogada poderia ter inaugurado o marcador, quando Lucho apareceu sozinho frente a Rui Patricio e falhou clamorosamente. Aliás, esse lance acaba por reflectir um pouco aquilo que a partida foi, o FCPorto muito rematador, com claras oportunidades de golo, à procura da sua felicidade, e ela a surgir para o seu adversário que pouco a procurou, embora lutasse muito para não a deixar fugir.

O Sporting, de seguida, deu mostras de querer equilibrar, com Izmailov a ter uma pequena oportunidade, ficando no ar a promessa de que poderíamos assistir a uma boa partida de futebol, com duas equipas a procurar a vitória, o que tal não viria a acontecer.

O certo, é que o tempo passava e o FCPorto não mais largou o domínio da partida, tendo mais uma vez, Lucho, o maior perdulário da equipa portista, falhado, novamente, um golo quase certo, após boa combinação com Lisandro.

Mas o minuto 13 foi o inicio de 3 fatídicos minutos, que viriam a ser determinantes para o desfecho da partida, a responder um cruzamento de Izmailov, Vukcevic inaugura o marcador, num remate, em que, embora muito forte, Helton não pode ficar isento de culpas, ficando a sensação de que é completamente defensável e que ele poderia fazer muito mais para tentar parar a bola, acabando por deixar a bola passar pelo meio das suas pernas, fazendo relembrar o golo sofrido em Londres contra o Chelsea que nos custou a eliminação na Champions League da época passada.

A equipa pareceu meio perdida perante tamanha, e injusta, adversidade, e, quase no minuto seguinte, o Sporting marcaria o segundo golo, golo esse irregular, já que quando surge o cruzamento de Pereirinha, Vukcevic está em claro fora de jogo, tendo este rematado à baliza antes de Izmailov marcar e, se já existia injustiça com o FCPorto a perder pela margem mínima, então assim, ela seria ainda maior.

Após alguns minutos de completa desorientação portista, com passes errados e muitas perdas de bola, o FCPorto acabaria por se erguer a si próprio perante aqueles dois " socos no estômago" , acabando a primeira parte já em cima do Sporting, criando algumas oportunidades de golo para reduzir a desvantagem.


Mas a primeira parte ainda acabaria por ser marcada por um penalty que ficou por assinalar, Ronny empurrou claramente Ricardo Quaresma dentro da grande-área tendo o árbitro deixado seguir. Curiosamente, na mesma emissão especial da Sportv e, numa retrospectiva dos anos anteriores, verifiquei que o Sporting, nos clássicos, teve a seu favor vários penalties, e o FCPorto poucos ou nenhuns, coincidências que o tempo não quer apagar.

Na segunda parte, Jesualdo Ferreira substitui Cech por Farias, optando por dar mais balanço ofensivo à equipa, o argentino entrou bem e até acabou por realizar uma boa partida, mandando a bola à barra num grande cabeçada, mostrando que merece que seja dada continuidade às oportunidades que tem tido, ultimamente, para jogar.


Mas a partida foi reatada com uma entrada de Liedson, fazendo jus à sua fama de "matador", sobre o Heltón, entrada essa que o árbitro se esqueceu de punir e que viria a criar dificuldades físicas ao guarda redes portista até o final. Culpa desse lance, e da respectiva benevolência disciplinar do árbitro, a partir daí, o jogo viria ser marcado por algumas quezílias, de parte a parte, e por um futebol praticado algo confuso entre as duas equipas, principalmente no meio-campo.

Mas, à medida que o tempo passava o FCPorto começava a justificar o porquê da diferença de pontos entre as duas equipas ser grande, a equipa foi para cima do Sporting, criando várias oportunidades para tentar diminuir a desvantagem, sentindo-se que era daqueles dias que a sorte não iria aparecer, por muito que nós a procurássemos.

Jesualdo Ferreira acabaria por arriscar tudo, dando uso àquela frase que Quinito celebrizou, "metendo a carne toda no assador", substituindo Raul Meireles e um desinspirado Quaresma, por Mariano Gonzalez e Hélder Barbosa, a equipa passaria a jogar em 4x2x4, com sentido único, mas já nada se poderia fazer, perante tantas oportunidades perdidas por parte dos atacantes portistas.

O FCPorto perdeu a sua segunda partida no campeonato, acredito que será apenas uma pequeno percalço numa caminhada vitoriosa rumo ao Tri, a equipa portista mostrou uma enorme personalidade, um enorme valor e não será por um dia menos bom, que o campeonato não será conquistado, embora o caminho para a meta ainda seja longo.

67 comentários:

  1. O Jesualdo inventa mt!!

    nem acredito no que estou a ver..INJUSTIÇA!

    ResponderEliminar
  2. Ninguem viu o 2º golo adversario em fora de jogo?..pois não..mas o golo do lisandro foi prontamente asinalado!!
    São aquelas adversidades que previra..só não previ foi a ajuda do Helton!
    enfim...

    ResponderEliminar
  3. Só tenho, para já, uma coisa a dizer: Este resultado é das maiores injustiças de que me lembro em jogos de futebol.

    Parabéns campeões.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Infelicidade e injustiça. Nada a fazer. Não era dia de ganhar, tantas ocasiões de golo desperdiçadas e muito futebol não traduzido no resultado.
    Depois as coisas do costume: 2-0 em fora-de-jogo e falta de Ronny sobre Quaresma na área que não é marcada. Uns fora-de-jogo vêem-se à distância, outros não.
    Com 2-0 em 16' e 4 faltas só sobre o Quaresma, 3 delas de Izmailov, nada aconteceu de disciplina e o Liedson que nem amarelo viu por falta sobre Helton lá viu um por atirar a bola para longe...
    Há dias assim, corre mal a todos e bem a alguns.
    Um tropeção que não impede a caminhada para o título.
    Vai surgir muita crítica ao 4x4x2 que deu para dominar o jogo na 1ª parte, a táctica alterada de Jesualdo e o frango de Helton sem culpa de um remate de 1ª e perto que passa sob as pernas de Bruno Alves. Vai-se arrasar tudo e todos mas isso não vai ter efeito nenhum. Nem no resultado nem em beliscar o que, apesar de Quaresma e Bosingwa longe dos melhores dias, de muito bom fez a equipa. Foi brava, lutou, tentou mas não foi feliz no jogo e na capacidade de o árbitro ver bem os lances.

    ResponderEliminar
  5. Fosga-se,amanhã nem leio jornais nem ouço radio nem vejo telejornais!Amanhã!?Amanhã nada é já hoje,nem pensar em ver aquele pseudo programa desportivo da tvi!Agora meus amigos não sei o que vai acontecer,só temos oito pontos de vantagem e muitas arbitragens como a de hoje pela frente,arbitragem essa que vai levar nota alta,vai uma apostinha? Não!Não me estou a esquecer dos erros cometidos tambem!

    ResponderEliminar
  6. Que grande baile de bola. Exibiçao avassaladora.
    Depois deste jogo toda a gente consegue perceber os 14 pontos de atraso.

    Um meio frango e um golo fora de jogo. Um fiscal de linha anula golos em fora de jogo e o outro näo.

    Temos uma equipa a anos luz da concorrencia e de facto, este campeonato nao tem historia. Nem sempre o Natal é a 27 de Janeiro.

    Xistra miseravel, como sempre. Principalmente na segunda parte. Como é que um arbitro destes depois daquela arbitragem no Dragao contra o Setubal, pode ser nomeado para este jogo? Enfim.

    Uma nota para os adeptos:
    De facto os niveis de exigencia sao outros. Apesar de terem sido esmagados, via-se aquele sorriso de uma alegria incontida (normal) e de incredulidade pelo resultado.

    Jesualdo mais uma vez a inventar, com Cech. Depois faz entrar Mariano, muito mal para nao variar.
    Nao entendo este treinador. Nao sabe fazer substituiçoes e inventa quando nao deve.

    Farias muito bem, Lisandro gigante e Quaresma nao merecia sair.
    Liedson e Bruno Alves deviam ter vindo para a rua. O brasileiro primeiro que o Bruno.

    ResponderEliminar
  7. Ze Luis, nao pode haver criticas ao 442 porque Jesualdo tentou e bem partir o jogo. Arriscou tudo o que tinha para arriscar. E sendo certo que o Sporting ficou com mais espaço para jogar no meio, Jesualdo confiou e bem na qualidade das alas da sua equipa.
    Depois estragou tudo com a entrada do Mariano. O Barbosa portou-se bem melhor a dar razao a muitos daqueles que pedem que os putos voltem em detrimento de pseudo-estrelas que nao valem o dinheiro que ganham.

    Porque é que o nosso treinador queimou o Adriano durante mais de meia época? Para proteger o Mariano?

    Isso é que eu nao entendo.

    ResponderEliminar
  8. Triste mas convencido, Vamos ser campeões! Mais uma vez conrta a Corja dos Xistras, e apitadores avermelhados!

    ResponderEliminar
  9. enfim, como disse no comentário ao intervalo repito agr com maior certeza INJUSTIÇA!!

    um grande jogo de futebol, o porto a jogar e a criar oportunidades mas infelizmente o Lucho a desperdiça-las e o Helton a deixar-nos mal!! há jogos que parecem estar destinados..

    O Farias entrou mt bem, a verdade é que nem sequer devia ter entrada ele já devia era estar lá dentro desde início!! apenas isso a referir em relação ao Jesualdo, de resto a equipa fez um bom jogo recheado de qualidade e azar!

    parece que vamos ter de aturar amanhã capas de jornais a dizer "campeonato está ao rubro" "benfica e sporting a assustar o FCP" entre tts outras barbaridades! somos uma grande equipa! não nos vamos deixar ir abaixo, NÃO PODEMOS!!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  10. So tenho de dar os parabens aos jogadores do Porto pelo Show de bola que deram em alvalade, apesar do resultado adverso e das decisoes tendenciosas da equipa de arbitragem.
    Nao me lembro de tamanha injustiça nem num banho de bola desta dimensão,só o Lucho falhou 4 golos feitos,mas contei uma duzia de oportunidades flagrantes.
    Subscrevo aquilo que o Ze Luis escreve relativamente ás fracas exibições do Bosingwa e do Quaresma,mas na minha opinião todos foram abnegados e lutaram até ao fim!
    Uma critica ao Professor por insistir no Mariano que a meu ver nem na equipa B tem lugar e não entendo a sua insistencia.
    De resto muito prejudicados pela arbitragem e acrescento ao que o Ze luis diz que na 1ª parte Polga,Ronny, Izmailov fizeram inmueras faltas sobre o quaresma que passaram impunes e houve entradas de Liedson sobre Fucile na 1ª parte e sobre Helton que nao foram suficientes para um cartao amarelo,alias o brasileiro pode dar porrada o jogo todo que nao leva um amarelo!
    Tambem se confirma um penaltie sobre o Quaresma na 1ª parte e outro sobre o Lucho aos 82 mns!
    ENFIM..Nada que nao estivesse á espera..
    Temos de manter a confiança na melhor equipa em Portugal mesmo a jogar contra 14!
    Cump.

    ResponderEliminar
  11. E com uma redundante lata

    "O resultado a justificar-se"
    - Comentadores...

    Por amor de Deus, Liedson por expulsar, [O caso do Bruno Alves... arbitro deu-lhe o amarelo sem ver o lance ... Critério?Jogador adversario no chao. Amarelo.] Izmailov em 20 minutos 3 entradas, entre delas 2 a tentar matar Quaresma. Pereirinha e outros jogadores em entradas fora de tempo propositadas...

    Nota negativa para a finalização de Lucho, e gostei mais uma vez de ver farias no ataque, faltam entrosamentos com lisandro contudo mas pelos vistos temos companheiro para o Lisandro.

    PS : Alteraçoes do jesualdo vao de mal a pior. Mas foi a primeira vez que o vi a substituir antes dos 60!

    Boa semana adeptos de bancada e FORÇA PORTO!
    :-) -abraços-

    ResponderEliminar
  12. Nada a dizer! Grande exibição!

    O Jesualdo fez bem em ensaiar o 442 porque vai precisar para a Champions.

    Há dias assim. Se um ET visse este jogo, não tinha dúvidas sobre quem tinha 14 pontos de avanço.

    ResponderEliminar
  13. GRANDE INJUSTIÇA....

    Força FCP!!

    A jogar desta maneira não tenho dúvidas nenhumas que mais uma vez ganhamos o campeonato.

    Saudações portistas.

    Nuno Freitas

    ResponderEliminar
  14. bem quaresma meteu-me um nojo neste jogo, devia ter saido logo ao intervalo.

    Jesualdo hoje esteve mal o zporting com uns laterais tao fracos como eles tinham hoje dos 2 lados e pos o quaresma a jogar precisamente no sitio onde estavam os melhores do jogadores do zporting (polga veloso e tonel).

    ainda assim o Porto mostrou porque é que esta em 1º, jogou bem podia ter marcado e virado o jogo, a bola hoje não entrou felizmente temos uma grande vantagem que da uma margem para percalços como estes.

    gostei muito das exibiçoes de paulo assunçao lucho e do melhor em campo lisandro (esta numa forma excepcional o melhor avançado que vi jogar pelo porto a par com Jardel).

    farias jogou bem mandou uma a barra que se entra-se era um golao e esteve bem, mariano hoje ate esteve bem, e barbosa fez umas arrancadas.

    Quanto as contas do titulo este resultado não muda nada, pelo contrario permite que a luta pelo segundo continue ao rubro.

    ResponderEliminar
  15. Hoje o Porto provou o porquê de eu não acreditar que possamos chegar muito longe na champions este ano apesar do excelente onze que temos.
    O nosso treinador....
    Atenção,eu acho que o Jesualdo tem feito um excelente trabalho,mas o facto é que ele nos grandes jogos demonstra não ter a mentalidade de um treinador de equipa grande.
    Pensava que ele apenas o fazia na champions e que na liga já se tinha deixado disso após a vitória na LUz...mas afinal não.
    .
    Hoje o Porto entrou a perder quando o Jesualdo desmonta as rotinas de jogo de um 4-3-3 que explora as nossas ra´pidas transições e jogo pelas faixas por um 4-4-2 losango defensivo em que deixa Quaresma perdido no meio e a receber a bola muito atrás e longe das zonas do terreno aonde desiquilibra dando-se mais á marcação.
    .
    O jogo de hoje sería uma oportunidade de ouro de cilindrar os fracos laterias do Sporting com Quaresma de um lado e Lisandro do outro...
    Ao invés disso Jesualdo fez o favor a Paulo bento de não pressionar os seus fracos laterais...
    .
    Depois Jesualdo teve a lata de não retificar o erro a 1ª parte inteira não mexendo na equipa quando perdia por 2-0.
    Mesmo assim o Porto falhou muitos golos feitos e o árbitro deu uma mãozinha ao Sporting.
    Mas Jesualdo tinha que continuar a inventar e na 2ª +parte quando o Porto carregava e se pedia risco e talvez Helder Barbosa na faixa esquerda,Quaresma na direita e os 2 argentinos na frente eis que Jesualdo se lembra de acrescentar ao joso Mariano..
    Nao lhe terá chegado as péssimas exibições de Mariano toda a época???
    2ª asneira,na altura que era para ir com tudo para a frente e não havia nada a perder,Jesualdo tira Quaresma que mesmo muito marcado pode resolver o jogo num lance e troca-o por Barbosa.
    Troca por troca num jogo em que o Porto faltando pouco para o fim perdia de 2???
    Essa professor tem que a explicar,tal como a entrada do Mariano,tal como essa sua tendência suícida de nos jogos fora contra grandes equipas inventar e colocar a equipa á defesa retirandolhe o seu sistema de jogo enraizado.
    .
    Medo de quê?do 4º classificado da liga a 14 pontos do Porto?
    Eu entendía(com muito custo) que o fizesse com o Sporting e Benfica perto do Porto,agora com o campeonato quase resolvido???
    .
    Helton tal como no ano passado em Londres deu um frango que comprometeu a equipa mas mais grave demonstra desconcentrações inaceitáveis.
    Acho que só lhe fez ma ter deixado de ter Baía no banco...
    Ele precisa de sentir pressão para jogar concentrado.
    Ele desde que Baía se retirou tem andado relaxado demais.
    Mal por mal prefiro o Nuno.Acho que o Helton está a precisar de banco...
    .
    .
    Mesmo assim gostei da atitude dos jogadores que mesmo com o treinador a prende-los num sistema que não é aquele em que eles se sentem mais confortáveis,msm assim deram tudo e só lhes faltou serem mais eficientes.
    Nota de destaque para Lisandro hoje...Um guerreiro,o melhor em campo mesmo com o Porto perdendo.
    Os comentadores aqui em ESpanha não pararam de o elogiar todo o jogo,e ele merece todos os elogios e mais alguns...
    .

    Já o Helton foi fortemente criticado,e um dos comentadores dizia que não é guarda redes para o Porto porque falta-lhe o fundamental num guarda redes,a estabilidade e segurança.e o Helton é capaz do melhor e do pior...
    Já discordei mais,hoje acho que este Helton está a milhas daquele que conquistou a titularidade a Baía.

    .
    Gostava de ouvir as explicações de Jesualdo para as substituições e o porquê dele sempre alterar a táctica quando a equipa joga fora nos grandes jogos...
    O Porto tem que se adaptar ao Sporting???Não brinquem comigo,com a diferença actual entre as duas equipas e mesmo que não a houvesse o Sporting é que tem que se adaptar ao Porto.
    Na champions a nossa única chance é jogar a 2ª mão em casa para rectificar as invenções medrosas de Jesualdo nos jogos fora...
    O que me espanta é que Jesualdo é uma pessoa inteligente e ainda não teve a capacidade de concluir que sempre que ele inventou nos jogos fora os resultados foram sempre mais maus do que bons,algumas das vezes até mesmo catastróicos como no ano passado em Londres com Arsenal e este ano em Liverpool...
    .
    .

    ResponderEliminar
  16. Vi o jogo com 3 sportinguistas e 2 benfiquistas. Foi um excelente jantar. No final todos me deram uma palmadinha nas costas, não de superioridade, mas sim de "tivemos uma grande sorte".

    Durante o jogo, utilizaram o facto de sermos superiores para fazer crescer a sua vitória de hoje. O FC Porto devia/podia ter ganho o jogo. Teve oportunidades e não concretrizou. Paciência.

    Somos melhores até a perder. Tragam as faixas. Contudo, Jesualdo mal desde o inicio com e escolha de Cech. Mal na insistência de não mudar. Eu teria mudado aos 25 minutos. Teria feito entrar Farías/Adriano no lugar do eslovaco, que simplesmente nunca me convenceu. Não é de hoje. Mais uma vez paciência. Não crucifiquem Hélton. Ele na verdade não merece. Depois do Baía não temos melhor desde Mlynarzick. É motivo suficiente.

    Não temos motivos para vergonhas. A exibição, ainda que baseada numa derrota não deixa de demonstrar pormenores suficientemente animadores para o futuro. E o futuro do FCP é a Champions. Tranquilos!

    Abraços!

    ResponderEliminar
  17. Quanto à estratégia concordo com a que foi apresentada, só não penso ser o Mareck o jogador indicado para estar mais à frente no corredor esquerdo...É um jogador com menor movimentação, daí...Para mim sendo estas as opções de Jesualdo, teria de ser Cech atrás e Fucille mais à frente, ou então outro jogador na posição do Cech...Bolatti ou simplesmente Farias!
    -Mas tudo bem, hoje concordo com a análise final do Prof, creio que ganhámos uma equipa embora perdendo o jogo! Imaginem agora que o Lisandro não era considerado off-side, o Porto fazia 0-1 e ganhávamos o jogo...Era um escândalo Nacional.Lá vinham as carpideiras do regime, vestir o luto. Como foi o Sporting a beneficiar de um erro desses do árbitro, tudo normal -não acha Prof que está a exagerar?- como sempre...É caso para dizer -desculpem os puristas- PUTA.que.os.PARIU!...Rui Orlando, Carlos Daniel, Carlos Xistra, Cardinal -palhaço ou não- se fossem todos para o Cambodja ou para a Coreia do Norte!...O Pool Pot é que lhes tratava da "gravata"!...Mas dizia eu que concordo com a análise do Jesualdo, porque também fiquei com essa estranha sensação de que ganhamos uma equipa...Perdemos inúmeras oportunidades de golo, dominámos completamente o jogo -69% de posse de bola não quer dizer nada?...Já sei, o Sporting jogou na quarta-feira com o Beira-Mar, mas arrumou o jogo no início, logo...Desculpas de m....O que eu sei é que o Cardinal viu o fora de jogo do Lisandro e não viu a entrada assassina do Liedson -olhem bem para a carinha do mano (não foi nada, não foi nada)...FdaP ponto final parágrafo, muito longo!Foi como ontem o outro caramelo dominou a bola com as mãos ou os braços e ninguém viu nem o FdaP do Corneado!...Aquele que está sempre a dar "bitaites" na TV(Independente de quem?) acerca da Imparcialidade e da Azia...Ide chamar Parvos aos Espanhóis!...Que esses até vos comem de cebolada!Mas pronto o Campeonato está mais animado, o Benfica está a OITO e o Sporting apenas a ONZE pontos!Gostei do PBento...Reconheceu a nossa superioridade. Agora o Quaresma e o Helton?...Um está cada vez mais maluco -mudou três vezes de botas- até parece o MeirelesPortuense que pensava, se jogasse com botas Adidas novas, jogava certamente melhor!Falta de tolinha...Cabeça de alho xoxo...Falta-lhe trabalho Psicológico para aumentar o espaço naquela carola e deixar de se julgar o Maradona!O Helton deve descansar uns joguinhos até para arrefecer aquela dôr no seu pé direito!...Entrada desnecessária dizia o comentador! Entra o Bruno Alves sobre o Moutinho -merecia cartão vermelho diz o mesmo melro.Boa noite camaradas!...Que mais posso acrescentar?...

    ResponderEliminar
  18. Só um aviso, aqueles convites foram mesmo para nos adormecer!...

    ResponderEliminar
  19. Só não embarco nessas de perdemos um jogo mas ganhamos uma equipa.
    Essa mentalidade é mais de equipas como Benfica e Sporting que se contentam com vitórias morais.
    O Porto hoje perdeu.Perdeu porque cometeu erros,o maior coube ao treinador e os menores á falta de eficacia dos jogadores,mas perdenos.
    Nao ganhamos nenhuma equipa,essa sempre tivemos este ano.
    Pena que nem todos se tenham lembrado disso quando a assobiaram ainda este ano no Dragão.
    Tenho muito orgulho nesta equipa,e não foi preciso o jogo de hoje para isso.

    ResponderEliminar
  20. Estava a ver o jogo num canal satelite norte-americano e dizia o comentador ingles Kevin Evans:

    "De facto ha coisas no futebol que nao sao para serem entendidas. Uma equipa, claramente superior em todos os sectores do terreno, alas, meio campo, ataque e defesa, tem uma dezena de oportunidades para marcar e 61% de posse bola e perde por 2-0 contra uma equipa que marcou uma vez num lance de infelicidade do guarda redes do Porto, e outra num lance infeliz do fiscal de linha. Foi um grande jogo de futebol, mas dada a capacidade deste Porto, o campeonato portugues parece-me sem historia."

    Palavras para que?

    ResponderEliminar
  21. Todos os campeões precisam de levar uma estalada para não baixarem a guarda. Faz parte do jogo. Siga para bingo!

    ResponderEliminar
  22. Ricardo Costa: acho que já o disse, mas volto a repetir pela ENÉSIMA vez: não vou normalmente ao Dragão, daí não poder assobiar a equipa mesmo que o quisesse fazer!...Só se os meus assobios feitos em Gondomar sejam ouvidos nas Antas ou em Lisboa!...Para além disso não assobio por princípio, nem o Porto nem nenhuma outra equipa...De vez em quando chamo FdaP a uns quantos caramelos que se valem dos seus lugares para lixarem os outros -assim à moda do Cardinal- mas passa-me logo!Agora em relação ao Prof eu sempre afirmei que ele, tem falta de genialidade, aquela diferença entre um bom Treinador e um Treinador excepcional! Tenho dito.

    ResponderEliminar
  23. A equipa precisa de apoio no próximo jogo...Hoje ficou provado porque somos a melhor equipa em Portugal e uma das melhores da Europa (pelos menos estamos nos oitavos das Champions)...Criamos oportunidades mais do que suficientes para ganhar por 2 ou 3 golos de vantagem...A equipa que jogava em casa fez 3 /4 remates e marca 2 golos...Fomos infelizes, a arbitragem habilidosa...Como é possível golo irregular e penalti não marcado na 1ª parte sobre o Quaresma, mas a MERDA da SPORT TV com problemas técnicos não repetia com clareza os lances...Na 2ª parte , o Liedson era expulso...E depois falam do Bruno Alves, sinceramente não compreendo a cegueira dos comentadores mouros...O Porto só teve mal em entrar no jogo de picardia, porque notava-se que os lagartos entraram na 2parte para enervar e provocar os nossos jogadores..Que saudades de um Paulinho Santos, André ou Rodolfo (este não me lembro de ver jogar,mas 2º o meu pai tinha "ronha")...O liedson não se ficava a rir...Palavra de grande, grande apreço para o enorme Lisandro ^Lopez, faltou o golinho,mas lutou, lutou, lutou...Farias entrou bem, mas faltou alguma sorte e talento...Oh Lucho podias treinar a finalização nos treinos (dasse), deve ter sido a 1ª vez que o insultei...Já desabafei...Lol..

    ResponderEliminar
  24. Soren,
    esse apresentador não tem qualquer futuro na comunicação social portuguesa :)

    ResponderEliminar
  25. Caro Meireles,eu não o estava acusar de assobiar a equipa.
    Apenas estava a dizer que a equipa tem sido assobiada no Dragão em alguns jogos de forma injusta.
    Fico então a saber que somos vizinhos!;)
    Saudações portistas
    www.palavraso.blogspot.com

    ResponderEliminar
  26. confesso: a partir dos 70 min relaxei. todo o nervoso que me havia abalado o espírito nas duas horas anteriores desvaneceu-se. encostei-me para trás, puxei os joelhos para o peito e pousei neles o queixo. há dias assim: nada corre bem. e há dias assim: não me lembro da última vez que vi uma arbitragem tão descaradamente viciada. e também há dias assim: em que os campeões mostram a sua fibra, mostram aquilo que realmente os faz Grandes dentro dos Maiores. a perder por 2-0, o Porto dominou. a perder por 2-0, e até ao final, o Porto acreditou e lutou como se a diferença para o segundo lugar não existisse. ficou-me no ouvido as palavras de um adepto do sporting a deixar o estádio: se sonhamos com o título? nem pensar: o Porto mostrou que ganha quando quer. nós temos é que lutar pelo segundo lugar. ficou-me também, como consolo da incrível injustiça da derrota, as palavras curtas e sentidas de Jesualdo na flash interview: a certeza que terá dito o mesmo no balneário, que terá dito aos nossos jogadores que eles foram Grandes, que tiveram uma atitute de Campeões, que o caminho é precisamente por aqui.

    uma palavra, apenas, e um levantar do véu para o post de amanhã: o hélton. na época passada, após termos deixado a liga dos campeões no campo do chelsea com um deslize do hélton, fiz questão de, no jogo seguinte do dragão, me levantar e o aplaudir particularmente. o que disse na altura, mantenho-o hoje: achava injusto crucificarem o rapaz por um erro que, na verdade, acontece. mas também acrescentei que ele estava muito longe da imagem quase divina que muita gente têm dele. reconheço-lhe, como qualidades, rapidez de reflexos e uma agilidade fantástica. mas, e repito: a má colocação é uma constante, e a fraca capacidade de gerir a ansiedade também. convenhamos: quando ele faz uma grande defesa, fica confiante para o resto do jogo e tudo lhe corre bem. quando faz uma asneira, fica desconcertado e nos 20 min seguintes é um verdadeiro perigo à deriva. acresce a isto a mania perfeitamente irritante que ele tem de sair a jogar com a bola, às vezes com o requinte de tentar fintar um avançado adversário: imperdoável, qualquer perda de bola nessa situação é fatal. já para não falar do sagradinho pontapé de baliza que vai direitinho para a bancada - pelo menos um por jogo (eu nem me preocupava tanto se não insistissem que ele é "bom com os pés"...). concluindo: não acho justo que um jogador passe de bestial a besta por causa de um erro isolado. mas neste caso sinto-me particularmente à vontade para falar, já que:
    1. nunca o tratei como bestial;
    2. isto não é um erro isolado, é só MAIS um erro que nos custa 3 pontos.

    caro Zé Luís, sabe como eu aprecio e respeito as suas opiniões, mas o primeiro golo é de bradar aos céus. um remate de primeira e de perto é, de facto, indefensável SE for feito para a zona superior da baliza, numa área não coberta pelo GR. o remate do orelhinhas-penteadinho foi feito à figura do nosso homem de baliza, precisamente para a zona do corpo que possibilita melhores defesas: a barriga (estando os GR com os joelhos dobrados, posição "alerta"). o normal nestes casos é os GR receberem a bola com as mãos e dobrarem o corpo sobre si mesmos, impedindo assim que a força do remate provoque uma fuga da bola. ao Hélton, a bola passou-lhe entre as pernas (!!). quanto ao segundo golo, esqueçamos que foi gritantemente em fora de jogo: a bola era inteiramente do GR...

    o Hélton é, de facto, capaz do melhor e do pior. mas não é esse tipo de GR que eu quero no meu Porto. nunca foi esse tipo de GR que o Baía foi. eu quero um GR que possa não ser capaz de fazer uma defesa que provoque 165739 visualizações no youtube, mas que seja suficientemente constante para defender aquilo que habitualmente é defensável. quero um GR que erre, porque todos erramos, mas que não perca a calma a seguir e não comprometa todo o jogo. quero um GR que assuma a sua posição e não dance o samba na areia, não arrisque, não atrase (demasiado...) a reposição da bola quando o Porto está a ganhar, não invente, não grite com a defesa quando as coisas correm mal. a verdade é que - perdoem-me - quero um GR à imagem de Baía. a verdade é quero um GR como o Nuno. palavra de honra que quero. desde o início da época que o repito, hoje com força renovada: o lugar do Nuno é entre os postes. o Hélton será um excelente GR se tiver capacidade de aprendizagem, trabalho, e humildade para aceitar que não sabe tudo. porque não sabe. diacho. não sabe.

    ah, o levantar o véu para amanhã: alguém tem que levar com o meu mau-feitio ao intervalo, e o menphis é sempre uma vítima simpática: tem imensa paciência para me aturar e vai sempre deitando água na fervura com umas palavrinhas doces: "vá lá, tem calma, o rapaz nem esteve assim tão mal, (deixa-me tentar desviar discretamente o assunto para outra coisa a ver se ela se cala...)". [obrigada, amigo!;) és grande!]. hoje, ao intervalo, disse-lhe que o hélton tinha passado todos os limites e que, de mim, levava apenas um ponto na classificação, nem que fizesse a defesa do século na segunda parte. vá, não fez a defesa do século, mas provavelmente fez uma coisa bem mais importante: teve o espírito de sacrifício suficiente para permanecer em campo semi-lesionado (depois da PATADA que o sr. artista de circo lhe mandou... tivesse essa PATADA sido disciplinarmente sancionada, e talvez o jogo não tivesse descambado tanto nos minutos seguintes...). o porto queria ganhar, e o Jesualdo precisava das substituições lá à frente. o Hélton aguentou - como campeão, de facto - as dores no pé. 2 pontos por isso. mas atenção: isso faz dele um jogador com capacidade de entrega e paixão, NUNCA um excelente GR.

    ResponderEliminar
  27. OK Ricardo, eu moro em Gondomar sim, vou muitas vezes ao Dragão, mas vou lá tomar café -Dolce Vitta- olhar aquela arquitectura única e reviver os meus grandes prazeres no Futebol! De resto vejo sempre os jogos em casa, pago a SportTv e aproveito -exactamente nestes dias mais frios- até me dá um gozo do caraças eu estar aqui em frente à lareira e ver o pessoal lá no Estádio todo vestido até ao último cabelo...Já passei pelo mesmo.Mas nunca assobiei o Porto ou qualquer outra equipa, não está na minha educação -não que me considere chique, ou um menino bem educado, mas é mesmo assim- gosto de ver um jogo desapaixonadamente -o máximo que puder- e deixar rolar o desafio! Claro que sofro e muito, ainda mais quando me parece ser perfeitamente possível -como hoje- dar o tiro de misericórdia nos adversários -não é justo dar-lhes falsas expectativas- e se faz exactamente o contrário.Mas tenho que admitir o seguinte: o Futebol é mesmo assim, há nele muito de trabalho, qualidade estratégico/táctico/técnica e de sofrimento, mas também uma parcela enorme de fortuna e quando ela está do outro lado, pouco há a fazer...

    ResponderEliminar
  28. Meus amigos Portistas: durante o jogo estava piurso, era incrivel o número de perdidas da nossa grande equipa. Depois, tal como a Catarina, relaxei, recostei-me no sofá e assisti deleitado ao grande banho de futebol que o Porto dava em casa do Sporting. Vitórias morais podem nao contar nada pontualmente, no entanto, depois deste jogo, souber que o Porto será campeão dê por onde der. Que vontade, que garra, que chamas que este dragão deita. Às vezes a bola não entra, é verdade, mas nem todas as noites serão assim. Meus amigos, fizémos o melhor jogo da época esta noite, e nem todos os adversários têm a sorte que este Sporting teve hoje. Por estas e por outras estou contente com o meu Porto hoje. Como Jesualdo disse, é este o caminho para o tri e em Alvalade XXI eu vi-lo claramente pela primeira vez.

    PS - Estreei hoje as minhas pantufinhas do Dragão, é bom que elas não comecem a enguiçar os jogos ><

    PS.2- Zirtaev, classe de campeão hoje à tarde. Bateste a milhas os outros senhores do Sporting.

    PS.3- Lisandro começou timidamente, vamos lá ver no que dá este Farias.

    ResponderEliminar
  29. Nao entendo porque é que hoje é que se lembram que o Quaresma esteve mal. Nao jogou bem, mas sempre que tem a bola nos pés obriga a movimentaçoes "estranhas" do meio campo adversario para o marcar. Desiquilibrou a espaços.

    Nao entendi a substituiçao, porque nao vinha alterar nada. Tiraria poder ofensivo ao Porto, com Mariano e Barbosa em campo. Um sem qualidade e o outro sem entrosamento.

    A atitude do Quaresma quando foi substituido, é a normal. Os meninos mimados, sem caracter nem respeito pelos colegas de equipa e pelo treinador fazem birrinhas assim. Depois de demonstrar que também nao tem respeito pelos adeptos e tentar "suavizar" as asneiras que diz com umas frases de "amo o FCPorto" que alguém lhe escreveu, agora vimos mais um espectaculo do projecto de astro.
    Técnicamente sem duvida um sobredotado, mas a cabeça nao da para mais. Paciencia.

    ResponderEliminar
  30. A TVI e os seus comentadores melancias deram um resumo branqueado onde certos lances como oa agressoes do Liedson foram escamoteados!
    Pior que isto foi ouvir o Coroado dar o beneficio da duvida na legalidade do lance do segundo golo e entendeu que houve teatro do Quaresma no penaltie clarissimo sobre o mesmo!
    é a porcaria da nossa Televisão.
    Cump.

    ResponderEliminar
  31. Hoje portugal agradece ao Porto.
    Graças a nos, o campeonato está relançado.
    Obviamente que nao estou a falar do 1º lugar. Esse ainda cá mora com 8 confortaveis pontos.
    Falo do 2º lugar.
    O motivo da nossa derrota hoje foi castigar dois clubes.
    Castigar o guimaraes por nao ter ganho ao benfica e por isso merecer ir parar ao 4º lugar e castigar o benfica não arrumando o sporting da luta pela preciosa 2ª posição. É coisa quase à senhor dos aneis, o "precious" eheheheh.

    Os sportinguistas que tomem em consideração que nao voltam a ter tanta sorte como hoje e nós esperemos não ter esta ineficácia na finalização, porque oportunidades de ganhar isto com uma perna às costas não faltaram.

    Enfim, foi daqueles dias...

    ResponderEliminar
  32. O Porto hoje só não ganhou por causa de mais um erro brutal do Helton que nos condicionou o resto da partida.
    Tivemos que lutar contra uns desgraçadinhos que se apanharam a ganhar 2-0 sem saber ler nem escrever, que defenderam o milagre com unhas, dentes, e mais o raio que os parta. Em condições normais o Porto teria saido de Alvalade com uma vitória simples e clara, tal a superioridade demonstrada.
    Nada a apontar a Jesualdo, nada a apontar aos 13 jogadores de campo.
    O Helton, deu-lhe mais uma daquelas febres de Chelsea que já começam a irritar profundamente.

    ResponderEliminar
  33. Carlos Alberto Fernandes em OJOGO:
    "Os dois golos de diferença são excessivamente penalizadores para os portistas, mas o mérito do triunfo dos leões não se pode beliscar."

    ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah. Assim é que nos gostamos dos nossos adversarios, cegos e tapados. Veem ai mais 2 décadas de vitorias arrebatadoras.

    Devo dizer que nao esperava um comentario tao estupido neste jornal.

    ResponderEliminar
  34. Ah so dizer que no texto deste senhor, sempre que menciona o 2o golo do Sporting nunca afirma que foi obtido em fora de jogo. As baboseiras do doente do Corneado, TVI's, Bolhas, Rascords, Caranasics e companhias lda's ja nao sao novidade, mas no Jogo?

    Esta classe jornalistica vive num mundo à parte. Um mundo doente, de desinformaçao, que, pelos vistos, é contagioso. E este senhor Carlos Alberto Fernandes que o diga.

    ResponderEliminar
  35. Antes de mais , parabéns ao nossos moços jogaram como deuses e quem perde assim é o próprio futebol que perde! Quem vê futebol vê uma mentira, mas quem ama o FCP como nós vê uma equipa que pode passar este Portugalzeco de chacha e jogar muito alto na Europa do Futebol. A sorte não esteve connosco, o arbitro também não (foi uma vergonha mesmo. Portanto vamos em frente e continuar as nossas caminhadas altas e deixar os gatinhos com o pratinho de leite se não morrem esfomeados.

    Obrigado FCP por outra grande exibição.

    Existem jogardores que até custa ver jogar pela sua entrega (o Lisandro nunca pode sair deste Porto).

    ResponderEliminar
  36. Comentadores da Sporttv...abstenho me de os comentar porque não entendo a linguagem dos burros e como tal não percebi nenhum dos comentários....Em relação ao jogo apenas um FCP à campeão mais nada...
    Já agora adorei o pormenor dos lagartos tentarem incendiar o seu próprio estádio...uma imagem priceless...

    ResponderEliminar
  37. "Nao entendo porque é que hoje é que se lembram que o Quaresma esteve mal. Nao jogou bem, mas sempre que tem a bola nos pés obriga a movimentaçoes "estranhas" do meio campo adversario para o marcar."

    Concordo contigo. Quando o Quaresma recebia a bola caiam 3 jogadores do Sporting em cima dele. Todo o jogo. E como eles só jogaram com 11(embora parecessem 14), o Quaresma só tinha que passar ao lado em vez de tentar, todas as vezes, de passar por eles. Só tem que ser inteligente.

    Ninguém do Porto quer assobiar o Quaresma. Ele não quer ser assobiado. Com certeza gosta mais das palmas que pede ao cobrar um canto. Todos queriamos passar os 90 minutos a aplaudi-lo. Mas isso só depende dele. Só depende da sua humildade e da sua inteligência. Os jogos não correm sempre bem. Não é possível estar sempre em forma. Mas isso apaga-se com esforço e dedicação. Um jogador inteligente enganava o povo com atitude. O lisandro não passa os jogos a tentar fintar a equipa adversária. Ele sabe que não é capaz. Não foi talhado para isso. Mas deixa tudo em campo. E lá recebe todos os louros. Tu depende de ti, Quaresma! Este é um Quaresma igual ao que chegou de Barcelona. Nós queremos o grande Quaresma, o que cresceu no Dragão.

    Creio que no lance do 2º golo (e não tiro daí qualquer nexo de causalidade, tantas foram as falhas), no ínicio da jogada, ainda no meio-campo do Sporting (onde se jogou ontem 85 minutos!), o Quaresma está a 10 metros da linha, sem mexer um cabelo que fosse e vê-se em grande cavalgada, LIsandro, a correr desde o meio para tentar pressionar o Ronny. Pena tenho de ainda não conseguir trabalhar com a placa de tv, não sou talhado para isso, reconheço...

    P.S.- este foi um fds difícil de digerir. A meu ver uma roubalheira em Guimarães, uma manipulação da comunicação social (incluindo editores de imagem da TVI), um jogo excelente do FCP em Alvalade (é bom não esquecer) e ficamos a 8 pontos do 2º. Mas só temos de jogar sempre assim, para sermos campeões!!

    ResponderEliminar
  38. Penso que tudo já foi dito em relação ao jogo em sí, queria apenas falar da reacção do quaresma a quando da sua substituição. Se compreendi o seu desabafo há uma semana, não posso compreender a sua reacção ontem. Foi uma atitude de menino de 5 anos mimado e insolente depois de lhe ser tirado o rebuçado. Fez uma 2ª parte desastrosa em que perdeu 90 % das bolas e foi, quanto a mim, muito bem substituido, mas o menino deve-se achar intocável para ter reagido daquela maneira e quanto a mim devia levar 1 castigo da SAD, no ordenado por exemplo(castigo silencioso, comunicação social não precisa de saber). Penso que toda a equipa lutou para dar a volta ao resultado mas nessa equipa só estavam 10 jogadores pois o quaresma só jogava para ele, queria calar os adeptos do sporting e sempre, mas sempre, que perdia 1 bola ficava parado. Acho que o Jesualdo devia ter 1 conversa séria com ele e chama-lo à razão para tentar que este caso não ganhe proporções maiores, pois tanto o Porto precisa de um Quaresma no seu melhor, como o Quaresma precisa do Porto.

    ResponderEliminar
  39. De facto há dias assim...

    - Fim-de-semana atípico: FC Porto e Guimarães dominadores, SLB e SCP com toda a sorte do Mundo.

    - Jesualdo sem culpas: a sua alteração até podia ser vista com desconfiança, mas a verdade é que, com esse esquema, aos 10m já tínhamos 2 claras oportunidades de golo. Só o censuro por não ter feito entrar o Farías ainda na 1ª parte e por não ter tirado o Quaresma mais cedo.

    - a equipa fez uma EXCELENTE exibição e merecia ter vencido este jogo...facilmente.

    - destaco 2 jogadores pela positiva: Lucho Gonzalez esteve enorme durante o jogo e conseguiu ter o descaramento de falhar 4(!!!) golos claros; e Lisandro López, com mais uma demonstração de classe, sobretudo dps da entrada do Farías, que o libertou e permitiu que o Licha inundasse o campo todo com a sua classe (pena é que só tenha conseguido rematar de fora da área).

    - não acho que tenha sido um frango. Concordo que o Helton foi mal batido, mas considero que ele tem atenuantes.

    - mais uma vez, e com muita pena minha, tenho de destacar pela negativa a PÉSSIMA exibição do Quaresma. Nunca passou quando devia passar (e foram vários os lances em que tinha colegas melhor colocados e resolveu ficar com a bola) e não conseguiu ser decisivo de outra forma. O grande problema é que os defesas já toparam o estilo de jogo do Quaresma e anulam-no cada vez com maior facilidade (até o Pereirinha que é adaptado a lateral!). Alguém já mencionou (não sei se para o desculpar se para o criticar) que o Quaresma smp atraía mtos defensores. Pois bem, os grandes jogadores sabem que essa atenção recai smp sobre eles, mas normalmente sabem aproveitar isso para lançar colegas que estejam livres (coisa que o Quaresma nunca faz). Jogou mal, mto mal mesmo, e já saiu tarde. Ainda por cima tem aquela atitude (mais uma) lamentável qd se dirigia para o banco. Enfim...

    - acredito sinceramente que a equipa vai dar a volta por cima, mas espero com alguma apreensão o próximo jogo com o Leiria para ver como reagem. Ontem reagiram "à Porto", por isso espero que assim continuem, mas nunca se sabe. O Leiria está a precisar urgentemente de pontos e está motivado porque lá conseguiu ganhar um joguito. Vai jogar no erro do adversário o que não nos permite falhar.

    Espero que tenha sido apenas um jogo infeliz e que a ordem natural dos acontecimentos seja retomada na próxima jornada.

    Força PORTO!

    ResponderEliminar
  40. Os portistas são exigentes mas,são justos e muitas vezes assobiam, porque as coisas são de tirar as pessoas do sério,como por exemplo contra a Naval ou a atitude do Quaresma contra o Aves. No jogo de ontem com aquela atitude mesmo de fosse no Dragão não havia assobios.
    Acho extraordinário que portistas novos, se achem no direito de mandar bocas a muitos, que eles ainda não eram nascidos e quando era difícil ser portista, já nadavam por todo o lado a trás da equipa e a sofrer pelo F.C.Porto.
    Um abraço ao Zirtaev; tive pena de não ter visto a tua participação na Sportv.

    ResponderEliminar
  41. Meus senhores, este jogo foi uma pouca-vergonha!!!!
    Proponho criar uma peitção a exigir ao FCPorto uma imediata e liminar demissão daquela coisa bigoduda e engravatada que se diz treinador de futebol e que se costuma sentar no banco do Campeão Nacional!!! Enxerguem-se profundamente meus amigos, não há treinador português com capacidade para treinar uma equipa como o Futebol Clube do Porto, ponto final parágrafo. Basta de testes, testezinhos e falta de testículos, Jesualdo na rua já!

    Gostaria também de pedir a todos que por aqui passam para não deixar passar em claro as vergonhosas arbitragens deste fim-de-semana, ontem fomos completamente roubados pelo Xistra e os seus amigos que permitiram aos lagartos dar pau em tudo o que fosse azul-e-branco e à primeira falta dura de um portista (Meireles, +/-10 minutos da segunda parte) amarelou logo!!!!

    E não deixem passar em claro o branqueamento total que toda a imprensa está a fazer ao penalti contra os lampiões, em guimarães, na primeira parte. Durante todo o jogo não se viu uma única repetição do lance, e na imprensa todos branqueiam a situação e ninguém teve tomates para falar nisso. o futebol português continua podre e a inveja dos medíocres ganha força!!! Portistas, não se calem!!!!

    ResponderEliminar
  42. Nao posso criticar um treinador de uma equipa que deu o banho de bola que toda a gente viu..apenas 2 criticas...Bosingwa displicente e Quaresma irritante..

    Uma nota á organizaçao sportinguista na porta por onde entraram os adeptos portistas..uma coisa que costuma demorar 1h20 minutos num estadio mais ao lado,em Alvalade demorou 20 minutos..os meus sinceros parabens..

    ResponderEliminar
  43. Eu bem alertei aqui há dias para esta nomeação do sportinguista V.Pereira. O C.Xistra, também conhecido sportinguista, cumpriu bem o papel.
    Apesar de ser mais fácil verificar o fora de jogo do sporting, dado que não havia movimentos contrários dos jogadores como no caso do Lisandro, aos costumes disse nada...
    Já o "matador" Liedson quase matava o Helton, mas nada, nem amarelo, como mostrou ao B.Alves, quanto mais vermelho directo como deveria ter acontecido. Espero para ver se a C.Disciplinar da Liga actua!!!
    E o penalti sobre o Quaresma que foi abalrroado? De facto, o Quaresma está quase parado a tentar driblar e o Roni vem em velociodade e abalrroa-o. Vê-se perfeitamente na televisão, para quem no campo não se apercebeu...mas Xistra nada, zero...e os comentadores e sofistas de jornalistas idem, zero...

    Depois, também podíamos estar para ali a jogar horas a fio, que era dia não. Tantas as oportunidades e os falhanços nossos, alguns verdadeiros escândalos, outros por mera falta de sorte, além do perú do Helton.

    Mas fica a certeza de que estamos no lugar certo e que o TRI não fugirá.

    Convém, porém, que se registe esta actuação do "Xistrema" e a pouca vergonha da "censura informativa" habitual. Basta comparar as primeiras páginas deste jogo com outros envolvendo os "segunda-circular".

    Haja vergonha!!! Mas enquanto nos procuram abater através da(s) sua(s) mediocridade(s), nós continuamos a Vencer.

    Espero que aos nossos representantes\opinadores não lhes doam as palavras, aquando das suas intervenções regulares nos media.

    ResponderEliminar
  44. Acho que o jogo foi completamente dissecado. Todos os intervenientes deram o seu contributo e na súmula destes comentários, encontraremos obrigatoriamente muito da verdade do jogo! A verdade passa pela duplicidade na apreciação de lances semelhantes, sejam eles perpetrados por uns ou por outros...A capacidade de sofisma dos homens é imensa, mas é necessários bater neste assunto para arrumar de vez com estes falsos arautos da justiça! A mim não enganam eles, por muito que pintem o rosto de uma dureza aparente e austera, tudo mentira, apenas uma enorme e surpreendente hipocrisia!...Quanto ao "JOGO", não esqueçam ele pertence ao QuinzinhoOliva e ele é Sportinguista dos quatro costados, embora o próprio esqueça que já o quiseram destruir lá para aqueles lados!
    "Voltou a rimar e é verdade"...Na SportTv a mesmíssima coisa, para quê a surpresa? Diz-me quem és, aquilo que possuis, quais as tuas afinidades e eu saberei melhor ler os teus disparates...Bola para o mato, que o jogo é de Campeonato...

    ResponderEliminar
  45. Sobre a TVI já nada me admira, no resumo do jogo contra o Naval o narrador dizia " ora reparem, Taborda a facilitar e depois, olhem bem, o espaço e o tempo que o jogador do FCPorto teve para preparar o remate e marcar",por isso não me admira que eles esqueçam de dar a entrada de Liedson e o penalty sobre o Quaresma.

    Da transmissão da Sportv, há apenas uma grande dúvida: porque raio o Meireles levou o amarelo ? É que não vi repetições nenhumas e pareceu-me que Pereirinha inventou uma falta.

    ResponderEliminar
  46. Catarina, para qualquer guarda-redes os lances mais difíceis são os que lhe passam perto a bola. Um remate daqueles, entre as pernas do Bruno Alves, a 7 metros da baliza, um pontapé de esquerdino bem dado na bola, não dá hipóteses de defesa.
    Em muitos lances, os guarda-redes dão o corpo à bola, não podem fazer mais nada. Depois, ou a bola bate neles ou passa por algum lado. No Helton podia bater no pé direito, ou no pé esquerdo, já que ia rasteira. O Helton nem teve tempo de ir com as mãos ao chão, porque aquilo são fracções de segundo. Não é por a bola entrar entre as pernas do guarda-redes que significa frango. Quando se defende, amiúde, diz-se por "instinto" e, porém, a verdade é que o guarda-redes faz qualquer coisa, mexe o corpo aleatoriamente, muitas vezes nem vê a bola partir. Se lhe bate dizem que é grande defesa quando ele nem sabe como e porque defende...
    Isto é do senso comum de quem jogue à bola mesmo na brincadeira. No campo, futebol ao mais alto nível, há coisas de que os jogadores nem se apercebem. O Quaresma não reconheceu que o golo em Istambul surgiu porque acertou mal na bola? Se lhe acertasse bem se calhar não marcava...
    Os comentários à técnica do jogo ou em jogo nunca têm comedimento e, normalmente, arrastam a emotividade do clubismo. Eu não acho frango o 1º golo e ainda este fim-de-semana vi o golo do Maiorca ao Atl. Madrid tal e qual o de Alvalade: bola entre as pernas do defesa e do guarda-redes atrás dele, sem que o último pudesse fazer alguma coisa para o evitar.
    Quando a bola passa por um punhado de jogadores vê-se nas repetições que parece impossível mas, em microsegundos e numa escala de valores que a Catarina deve conhecer, há uma miríade de reacções dos diversos jogadores em linha com o caminho da bola que a "deixam" seguir o seu caminho.
    Se o futebol fosse uma coisa fácil o melhor jogador do campeonato, que para mim é o Lucho desde há três anos e nenhum se lhe compara em pura classe e inteligência de jogo em movimento, teria aproveitado uma das 4 situações disponíveis.
    Percebemos, e para mim nem estranho por me lembrar de alguns jogos assim, que o FC Porto não estava em maré de marcar se ainda a esta hora estivesse a jogar.
    Quanto a outra componente, a táctica no jogo, os 90 minutos provaram que o Porto não perdeu pelo 4x4x2 (era preciso combater o amontoado de jogadores contrários no meio-campo), nem pelo Cech, nem pelo Bosingwa, nem pelo Quaresma, nem pelo Jesualdo e nenhuma equipa joga sempre no mesmo sistema.
    Nenhum sistema táctico é travão para evitar golos daqueles. Os cocabichinhos sem nada para se maravilharem no jogo, procuram questiúnculas estéreis e ir por esse caminho é esquecer o que de tão aleatório tem um jogo de futebol. Tão aleatório que a gente fica abananada por uma tão grande superioridade de jogo ter dado em derrota. Não foi a 1ª nem será a última vez. O futebol é cruel e nas finais nem se fala. Num campeonato, nas circunstâncias actuais, esta derrota não faz mal nem bem, tem de ser superada com vitória no próximo jogo.
    Para quem não quiser recuar muito no tempo, lembrem a final da Taça de 2004 em que contra todas as adversidades (Derlei ao poste, Lucílio no contra, Jorge Costa expulso por falta banal a meio-campo, F. Aguiar em campo após agressão a Derlei) o FC Porto foi superior, até os benfiquistas reconheceram que contra 10 levaram banho de bola - mas o FC Porto perdeu.
    Quanto à famigerada eficácia, não se recue tanto e lembrando o jogo com o Braga (4-0) imaginem se Lucho marcava dois golos como nesse jogo do Dragão eles surgiram logo no início...
    Para os quezilentos do costume, a verdade é que a generalidade da Imprensa e dos comentadores se não teve coragem de achar injusto o resultado pelo menos salientou como o FC Porto jogou bem.
    E quem joga bem, tal como salientei na derrota da Supertaça, ganha mais vezes. Perde aqui e ali, mas ganha muito mais do que os outros. Nem há dúvidas sobre isso.

    ResponderEliminar
  47. Todos sabem como sou criterioso e desconfiado quanto a arbitragens. Do Xistra não me admiro da sua incompetência, como da generalidade dos árbitros. O FC Porto não perdeu por culpa do árbitro, foi infeliz nas suas ocasiões de golo como não teve sorte nas decisões da arbitragem.
    Este aspecto, não sendo o mais relevante do jogo de ontem, porque o FC Porto jogou o suficiente para poder ganhar, não deve é ser desprezado. Contudo, em reacções avulso de adeptos nos fóruns televisivos ou radiofónicos, percebe-se duas coisas:
    1) não sabem apreciar o melhor jogo e por isso não sabem porque uma equipa ganha mais do que as outras (incluindo a sua, de qualquer ressabiado)
    2) enfatizam os erros de arbitragem para o adversário e relativizam os que o favorecem.
    Alvalade, já o disse amiúde, é do pior para os árbitros, sob pressão constante. Mas fora não se podem queixar. Tal como agora marcaram um golo em fora-de-jogo por milímetros, para ganhar 2-1 no Marítimo tiveram outro fora-de-jogo no golo decisivo. Mas isso não se lembra porque se faz por esquecer.
    O Benfica não ganhou em Guimarães graças à arbitragem. Mas teve a favor todas as decisões de João Ferreira, a começar na falta inexistente que deu o 0-1. Mas no dia seguinte já o presidente do Benfica vociferava contra o árbitro, o tal João "Pode ser o João" Ferreira.
    Por cá a vida é assim no futebol. Tão regular como um penálti por marcar em cada derrota do FC Porto: na Supertaça com Bruno Paixão, na Choupana com Pedro Henriques, em Alvalade com Carlos Xistra.
    Deve ser por isso que cronicamente, mas não realçado nas crónicas, o FC Porto tem um menor número de penáltis a favor.
    Há quem ache que os milionários jogadores do Porto não precisam (não "merecem") disso, deviam ganhar e ponto, contra tudo e contra todos. Pois é isso mesmo...

    ResponderEliminar
  48. Correio da Manhã:

    "ARBITRAGEM: UMA ESTREIA RAZOÁVEL

    Para estreia não foi mau [compreeendo... só faltou o amarelo a Quaresma e a Lucho, por simulação, dentro da área do Sporting, para a arbitragem ser perfeita], embora não tivesse revelado a coragem necessária para se impor ao jogo duro dos portistas, por vezes a roçar a violência [por outro lado, a entrada de Liedson que lesionou o Helton, é obviamente compreensível]. Bem invalidado o golo de Lisandro (8’), compreensivelmente validado o de Izmailov [ora nem mais]."

    ResponderEliminar
  49. Caríssimos,

    O jogo de ontem deixou-me uma azia do tamanho do mundo. Quero acreditar que se continuarmos a jogar assim não vamos perder muitos mais jogos este ano.

    Mas agora, ter que ler as declarações do Xistra a dizer que ele errou mas também uma das equipas falhou muitos golos, é gozar com o esforço dos outros!!!

    Inacreditável!!!

    Espero que o Porto mantenha esta reacção calma face à arbitragem, mas demonstre uma posição firme e repudie esta espécie de gozo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  50. Zé Luis, li no Record aqui

    http://www.record.pt/noticia.asp?id=773191&idCanal=17

    ResponderEliminar
  51. o mais triste é o jesualdo continuar a fazer o que quer....

    terminou o jogo com a equipa que devia ser titular...incrivel como é limitado...
    e mais nao me apetece dizer

    abraço a todos!!

    ResponderEliminar
  52. Percebi, adamastor, que o Xistra ficou triste por o Porto perder.
    "uma das equipas também não finalizou da melhor forma as várias hipóteses que teve por azar".
    O Porto perdeu por azar, até o árbitro reconheceu.
    A 19/2/2000, o Porto perdeu em Campomaior por duas razões:
    Bruno Paixão disse que não era Deus para acertar em todas as decisões, depois de negar 4 penáltis e anular um golo limpo a Jardel.
    O José Soares fartou-se de agarrar a camisola de Jardel e até dar-lhe estalos na área, justificando-se os agarrões, na tv, por o árbitro não ter visto (logo, safou-se como podia).
    O FC Porto tem um azar do caraças nestas coisas.

    ResponderEliminar
  53. Mas não achas que é comentário desagradável?

    A falta de coragem deste Xistra é demais. Então ele desculpa os erros com as falhas dos jogadores do Porto???

    Mas isto é comparável?

    Se quer dizer alguma coisa admita os erros ou invente as desculpas que quiser, agora dizer estas alarvidades.

    ResponderEliminar
  54. Tarik já está a fazer as malas para o regresso ao Porto.

    ResponderEliminar
  55. adamastor, isto do Xistra falar dos outros a falar de si tem tanto interesse como o Sótraques elogiar a ASAE para negar a comparação com a PIDE.

    É que é preciso guardar as devidas distâncias e para isso haja bom senso. Que rareia e diz-se asneira.
    Olha, o Xistra é albicastrense como o mentiroso do primeiro-ministro.

    Mais um fim-de-semana para esquecer neste país de indigentes mentais.

    ResponderEliminar
  56. Pessoal, voces viram o raio de comentário que o JN faz hoje?
    O jornalista viu um jogo único, porque considerou o Porto vergado pelos verduscos... Incrivel!!
    Quanto ao jogo, acho que se repetissem já hoje, o Sporting nunca na vida conseguia igualar o feito!
    E além disso, o «Xistrema» esteve em campo...
    Sinceramente, lamento que o Jesualdo tenha medo dos lagartos. Farias, ou entao Adriano, deveriam ter sido titulares...

    Rumo ao TRI, não tenhamos dúvidas. Somos grandes!!
    Força PORTO!

    ResponderEliminar
  57. o jesualdo é mau demais.. a vergonha avisinha-se no estadio em que fomos bi campeoes europeus..eu nem quero imaginar o que o cepo do treinador vai inventar na altura..

    ResponderEliminar
  58. Mas, porto azul, quem garante que o 4x3x3 dava melhor resultado?
    Iria evitar-se os golos?
    O acerto na baliza seria superior?
    E a desigualdade numérica do meio-campo?
    fredy, uma coisa é jogar num adversário, que nem é directo, com 14 pontos de atraso numa prova de regularidade.
    Outra é jogar uma eliminatória a uma ou a duas mãos.
    As posturas são diferentes, o que está em jogo também, não há mata-mata, há pontos para gerir.
    Eu achei, desde o início, bem o reforço do meio-campo.
    E começo a ficar cansado de dizer que com o Sporting fechado no meio-campo quantos menos médios meteres pior será para ter a bola.
    Ora, o Porto teve a bola em 4x4x2, em 4x3x3 e em 4x2x4. Não teve foi arte para a meter na baliza.
    Esta discussão é estéril.
    Aquela sobre as arbitragens é só mais do mesmo.
    Nem se trata de discutir vitórias morais. A mim basta-me ver o que a equipa faz em campo e ficar satisfeito ou não. E eu não me incomodo com derrotas assim. Há vitórias pouco brilhantes que sabem pior. E os assobios com 1-0 à Naval comprovaram-no.
    A jogar assim os rapazes merecem é todo o apoio.
    Vamos ver como os adeptos se comportam no sábado. Eu quero estar lá nestes momentos. Aí sou mais importante para a equipa.

    ResponderEliminar
  59. Pedro e Miguel Mor, concordo plenamente com os vossos comentarios. Eu nao disse que o Quaresma jogou bem. Disse simplesmente que, mesmo sem jogar bem era o nosso extremo que mais desiquilibraria. Isso ficou demonstrado com as substituiçoes.

    Alias, ha 1 semana atras, eu fui o primeiro a escrever aqui que se Quaresma for um jogador de equipa, tornar-se-a muito mais imprevisivel, exactamente pelas razoes que voces descrevem.

    Ja escrevi isto mil vezes: se Jesualdo se mantiver fiel ao seu esquema, ao seu futebol, so com muito azar o Porto perde jogos. Ontem, mesmo sem Jesualdo ter estado feliz nas substituiçoes, so perdemos o jogo por mero azar e roubalheira esperada à mistura.

    Jesualdo evoluiu muito desde que chegou ao Porto e o Porto evoluiu muito com Jesualdo desde a época passada. Mas isto é como diz o Meireles falta-lhe a genialidade. Mas falta algo ainda mais importante: pulso. Com pulso e humanismo ganham-se balnearios. O problema é conjugar os dois. E é este o principal problema de Jesualdo.
    Endeusou Quaresma quando nao devia. Agora temos o mesmo menino mimado da era before Adriaanse. Queimou Adriano quando nao devia. Agora temos um matador de area sem confiança e cabisbaixo, o que nao combina com a sua personalidade.

    Mas nao acho que devamos aqui cruxificar o treinador. Devemos critar todos os Jesualdos e os Quaresmas construtivamente. E devemos reter o que o Ze Luis lembrou: esta época, nas tres derrotas sofridas a nivel nacional,
    ficaram penalties por marcar a favor do Porto e critérios disciplinares completamente absurdos em todas elas.

    E acho que estas actuaçoes vergonhosas destes nossos pseudo-srbitros devem ser muito bem dissecadas, porque a pobre pseudo-classe jornalistica portuguesa nao apontara a verdade.
    Sao demasiado fracos de caracter para o fazer. Sao demasiado terceiro-mundistas.

    As palavras de Xistra sao reveladoras dessa falta de caracter. Pedir desculpas a um clube por influenciar resultados so em Inglaterra.

    E agora o que farao os srs. da arbitragem que ha uns meses "puseram uns meninos de castigo"? Que castigo sera aplicado a Xistra?
    Ou sera mais um caso de coerencia invisivel e mesquinhez jornalistica para os anais da miséria nacional?

    ResponderEliminar
  60. o porto com o futebol que tem, com a qualidade que tem, n precisa de jogar à defesa em Portugal em nenhum estadio.

    devia jogar como sempre, pois tinha equipa de sobra para o sporting ( a prova é que ate aos 15 mn fez um bom jogo e com um estilo mais defensivo), imaginemos com o do costume.
    as outras é que deviam preparar-se para jogar com o porto, não o contrario.
    Para este campeonato o porto tem equipa de sobra e não precisa de experiencias..em todos os campos entrar para ganhar e ao ataque. ( por isso o mourinho é fantastico nisto)
    o jesualdo como treinador é 0, por onde passou pos as equipas a defender como nunca...a nossa selecção era uma miseria, no braga poderia ter feito historia e na altura de arriscar meteu-se na toca.
    No porto tantas vezes é assim...mas enfim..enquanto ele lá estiver temos que aguentar....na champions tenho poucas esperanças, não pelo valor do adversário que está bem ao alcance, mas pelo treinador que comanda a nossa equipa!!
    n compreendo mesmo o porque de ser medricas, quando esta na melhor equipa portuguesa e sem motivos para isso..!!1 enfim

    ResponderEliminar
  61. Já chega de discussões sobre o leite derramado. Acho que já todos percebemos que somos muito melhores, e que com situações normais vamos ser campeões e que com situaçãos anormais...também vamos ser campeões !

    Desde já lanço um desafio, um movimento de todos nós para o próximo jogo em casa. Neste momento e em face dos ultimos acontecimentos acho que a nossa equipa merece o nosso sacrificio e reconhecimento, por isso proponho que no próximo jogo em casa tentemos ter uma grande moldura humana e que no momento da entrada das equipas em jogos brindasse-mos os nossos jogadores com um aplauso em pé, para todos sem excepção.

    Neste momento eles precisam de sentir que sabemos que deixaram tudo em campo para que o resultado fosse outro até ao ultimo segundo do jogo, e que nós estamos com eles agora e até ao fim da temporada para juntos festejarmos os titulos que todos ambicionamos.

    Neste momento temos de estar todos juntos !!!

    Eu lá estarei !!! Quem me acompanha ?

    ResponderEliminar
  62. ...porque todos estamos de acordo que o Porto jogou melhor que a maioria dos jogos desta época, não obstante ter perdido o jogo, e que tal como no jogo da Supertaça em Agosto voltamos a ser azarentos e prejudicados pela arbitragem e tendo sido, também aí sido superiores, se bem que de uma forma não tão avassaladora, deixo de registo o seguinte:
    Mais uma vez na TVI os comentários do Luis Sobral à agressão de Liedson a Helton foram tendenciosos:
    « Helton, aqui uma vez mais,a ser vítima do excesso de auto-confiança», sobre o LIEDSON NEM UMA PALAVRA!
    Depois o programa prossegue e chega o momento que Jorge Coroado analisa os «casos do jogo»: após a passarem os golos - o anulado e o que devia mas não foi, passam logo para a falta de B.Alves sobre Moutinho. Jorge Coroado diz: Neste lance o B.Alves devia ser expulso directamente, tal como o Liedson que anteriormente a este lance, pela entrada sobre o Helton. Aí, o
    apresentador, Sousa Martins ficou visivelmente embaraçado, porque provavelmente o seu Chefe, o LUIS SOBRAL DEVERÁ TER ORDENADO AO REALIZADOR PARA EXCLUIR ESSE LANCE NA DITA ANÁLISE AOS CASOS DE JOGO!
    O Sousa Martins que é cá do Porto e segundo me dizem até é portista disse: não as temos (as imagens)disponíveis. Depois, mais lá para diante se for possível... Vamos agora ao resumo completo da jornada... e foi nesta altura que mudei de para o filme do Gandi...
    Nem me interessei saber se deram as imagens, ou não. Por norma só vejo a Tvi pelo FCPorto de resto recuso-me a dar Share ao canal mais nacionalparolista que é possível haver e que ainda por cima é um antro de anti-portistas dos mais descarado possível e imaginário!
    Amtes, há que reconhecer, o Rui Santos tinha comentado o jogo muito bem, na SIC Notícias. Discordei unicamente sobre a «consistência defensiva do Sporting». Qual quê?- tantas foram as vezes que Lisandro,Lucho e Farias entraram por lá a dentro como manteiga!

    Viva o Nosso F.C.Porto!

    ResponderEliminar
  63. Desculpa Ze Luis mas tenho que discordar.
    O Porto entra logo diminuído quando muda a táctica par 4-4-2.
    1º pela mensagem que passa aos seus jogadores de que têm que se adaptar ao 4º classificado da liga.
    2º porque alterou uma tátcia bem enraizada e com muitos mecanismos e rotinas que assim se quebraram.
    Depois porque discordo que uma equipa sempre que jogue com o Sporting tenha que reforçar o meio campo.
    Nao vi a Roma fazer isso,não vi o Manchester fzer isso e ate mesmo equipas pequenas deste campeonato venceram o sporting a jogar em 4-3-3.
    Para além disso entra a má leitura táctica.
    O Sporting tinha como pontos fracos para este jogo as laterais com o improvisado Pereirinha na direita e o fraquíssimo Ronny na esquerda.
    O ideal para o 4-3-3 do Porto fortíssimo nas transições e com muita velocidade e trocas posicionais nas alas.
    Com o 4-4-2 Jesualdo deixou os laterais do sporting menos pressionados e desviou Quaresma das zonas de terreno aonde ele resolve.
    Quaresma foi obrigado a vir buscar a bola demasiado atrás e ficou mais susceptível á marcação de vários jogadores que apareciam no seu raio de acção.
    E Ceh não foi apoio nenhum em termos defensivos,,acho até que atrapalhou mais do que ajudou.
    O Porto mesmo em 4-3-3 tem um meio campo forte defensivamente uma vez que tem 3 jogadores de características defensivas e não tem nenhum 10.
    A questão é simples o Sporting podia ter 4 jogadores no meio campo,mas o Porto só tendo 3 tería 3 jogadores no ataque e obrigaría o meio campo do sporting a ter que se partir para apoiar os laterais na marcação ao Quaresma e ao Lisandro.
    .
    XZe Luis não sei se o Porto sofrería os 2 golos em 4-3-3,provavelmente sim,mas não tenho a mínima dúvida que a equipa tería se sentido bem mais confortavel a jogar a táctica que sempre joga e com a qual se tem dado tão bem...
    E a jogar com um ponta de lançda de ínicio o Porto estará de certeza bem mais proximo de marcar do que jogando sem ele...
    Aliás não foi por acaso que a fase mais dominador do Porto aconteceu na 2ª parte quando entrou Farias e o Porto voltou ao esquema habitual...
    Tal como nao me parece coincidencia que sempre que o Jesualdo recorre de forma medrosa ao 4-4-2 nos jogos fora de casa os resultados são quase sempre negativos...
    Lembro-me da catastrofe em Londres contra o Arsenal e a derrota contra o Chelsea em que o Porto apesar de ter estado a vencer quase nada fez em termos ofensivos.
    E a catastrofe este ano em Liverpool tambem no 4-4-2...
    Em Chelsea aceitei a táctica porque efectivametne íamos defrontr um meio campo forte fisicamente e era um jogo contra uma grande equipa...
    Agora mudar a nossa forma de jogar para ir jogar a casa do 4º classificado da liga a 14 pontos?
    Isso não entendo...
    .
    Aliás mal vi o onze inicial disse logo para mim mesmo que o Porto não ganharia esse jogo como digo sempre que o Jesualdo inventa.
    Uma equipa como o Porto tem que impor o seu jogo aos adversários e eles é que têm que se adaptar.
    Mudanças tácticas admito contra equipas do mesmo nível ou superiores ao Porto,contra este Sporting nem pensar...
    Por isso não acredito que o Porto possa chegar á final da champions,porque sei que basta nos quartos saír-nos um Real madrid e o Jesualdo virá aqui ao Bernabeu com o seu 4-4-2 medroso e ás tantas como em Londres com 4 centrais...
    Uma equipa que entra com medo de perder,já entra condicionada...
    Os jogadores sentem quando o treinador está com medo.
    Eu quando jogava(nunca foi profissional mas mesmo nos distritais se sente isso), sempre que via o treinador mudar a nossa táctica para jogar contra fosse com quem fosse isso limitava logo psicologicamente toda a equipa porque demonstrava que o nosso treinador não acreditava que jogando como sempre jogamos pudessemos ganhar esse jogo...
    .
    E sentiu-se ao longo a 1ª parte que a equipa queria,lutava,dominava mas o jogo não saá tão fluído como de costume porque os jogadores não se sentem comodos no 4-4-2 e principalmente essa táctica faz o Quaresma desaparecer do jogo.
    Tendo um dos melhores extremos do futebol mundial não faz sentido não o aproveitarmos e jogarmos em 4-4-2 losango.
    Isso até da moral aos jogadores adversarios porque entram em campo a sentir que os adversários os temem uma vez que alteraram a táctica para combinar com a deles...
    Que saudades do Mourinho que jogava fora como se estivesse a jogar em casa...

    ResponderEliminar
  64. "fredy, uma coisa é jogar num adversário, que nem é directo, com 14 pontos de atraso numa prova de regularidade.
    Outra é jogar uma eliminatória a uma ou a duas mãos.
    As posturas são diferentes, o que está em jogo também, não há mata-mata, há pontos para gerir."

    as posturas sao diferentes??

    diz-me um mata-mata que o jesualdo tenha ganho?? ate com fatimas perde.. diz-me jogos grandes que o porto tenha ganho graças ao jesualdo?? diz-me algum merito que jesualdo tenha??

    ganha o liga portuguesa qq um ganha com este plantel..ganhar jogos contra equipas grandes e fazer boas figuras na europa como o nosso clube merece, nao é com qq um..e nao será com este cepo à frente de certeza!

    ResponderEliminar