25 janeiro 2008

Os famosos 15 minutos

Não era minha intenção fazer um post sobre o assunto, aliás disse a várias pessoas que não o faria, mas era inevitável aborda-lo com algum destaque aqui no blog, até porque, como é evidente, tem tudo a ver com o próprio blog, com o seu sucesso e com todos os que o visitam, e se este tema não merece destaque no que respeita ao Portistas de Bancada, que mais merecerá?

Para meu completo espanto, aconteceu que, na passada semana, fui abordado para conceder entrevistas a vários órgãos de comunicação social. Sim, disse bem, vários! Abordado, claro, como administrador do Portistas de Bancada. Não sei ao certo o que lhes deu para o fazerem todos de uma assentada, mas a verdade é que o fizeram no espaço de muito poucos dias. A início a minha relutância foi total, não é algo que me fascine em particular, tenho até algum pavor deste género de exposição, de ter de dar a cara, mas, e ouvindo várias opiniões, todos foram unânimes: era uma oportunidade que não deveria perder e que mais tarde arrepender-me-ia se não concretizasse. Compreendi a mensagem, pensei nos convidados que aqui participam, assim como em todos os que aqui comentam e achei que, se eu não merecerei este relevo, eles pelo contrário merecem-no todo e não os poderia deixar mal. O certo é que esta semana tem sido verdadeiramente extasiante para mim, um principiante e completo ingénuo nestes assuntos e que depois de aceder à primeira entrevista, não tinha como dizer não às outras. Quando é que imaginava que isto pudesse chegar a este ponto?! E logo eu que gosto de ficar no meu cantinho...

O primeiro convite a surgir foi de um canal de televisão do Norte, o RNTV (Região Norte TV - disponível na TVTel) em que me pediram para me deslocar aos seus estúdios na próxima semana para a gravação de um programa dedicado a blogs apresentado pela Clara Teixeira, o X-Blog, e em que o Portistas de Bancada estará em destaque. O programa deverá ir para o ar deste domingo a oito, dia 3 de Fevereiro. No dia seguinte também a SportTv me convidou para conceder uma entrevista para uma reportagem no âmbito do clássico do próximo domingo, reportagem essa em que abordaram dois blogs de cada clube interveniente, sendo que os eleitos por parte do FCPorto foram o Portistas de Bancada e o excelente «BiBó PoRtO, carago!» do BlueBoy. A entrevista, a cargo do jornalista Pedro Miguel Castro e da repórter de imagem Ana Veloso, está feita e a reportagem deverá passar no próximo domingo na antevisão do clássico.

O mais difícil estava feito e, no meio de todo o nervosismo de iniciante, a primeira entrevista tinha sido dada, com mais bacorada ou menos, nem sei, depois se verá o resultado. Eis senão quando, e no meio de tudo isto, recebo mais um convite, desta vez do jornal topo de audiências a nível nacional, o Jornal de Notícias. João Queirós, jornalista de desporto do jornal, contacta-me para uma entrevista no âmbito de uma reportagem com os três blogs mais “conhecidos” dos três grandes clubes nacionais. Mais uma vez acedi e já está dada, assim como a respectiva sessão fotográfica feita cá em casa por José Mota. Esta entrevista, mais completa, aborda vários assuntos, mas fala-se principalmente na forma como o blog foi evoluindo neste ano e meio de existência e como é desenvolvido no dia a dia, sendo que alguns “segredos” acerca do Portistas de Bancada e do seu administrador serão desvendados. Se por mais nada for, talvez por isto valha a pena lerem. Em princípio, pelo que me foi dito, sairá na edição do próximo sábado, mas quero chamar a atenção para o facto de ainda não estar confirmado, podendo o dia ser outro.

Enfim, para quem não gostas destas coisas, já tenho bem a minha conta delas. Andy Warhol disse que ”um dia todos teriam direito a 15 minutos de fama”, os meus parece que apareceram sem eu nunca aspirar a eles e ainda não sei no que poderão resultar, mas devo dizer que foram (ou estão a ser) experiências verdadeiramente inesquecíveis e que nunca pensei vir a viver. Outros 15 minutos? Pessoalmente dispenso-os sem qualquer problema, mas a realidade é que foi um grande orgulho receber estes convites e conceder estas entrevistas, porque tudo isto é, nada mais, nada menos, que a grande recompensa para o trabalho desenvolvido no blog por mim, mas principalmente pelos meus convidados e pelos comentadores que tanto o prestigiam. Por isso o meu grande obrigado a todos e os parabéns a todos os Portistas que tanto enriquecem esta Bancada.

45 comentários:

  1. Zirtaev, nem sei o que dizer. Parabéns. Que grande trabalho, que grande blog, que faz parte do meu dia a dia desde ha um ano e meio, altura em que comecei a comentar neste espaço.

    De facto, este espaço cresceu porque aqui se discute o essencial, o importante e nao o acessorio. E também porque, finalmente a internet deu voz aqueles que menos a tinham.
    No contexto desportivo aqueles que menos voz tinham eram os portistas. Um paradoxo.
    O paradoxo reside no facto de se calhar serem os que mais teem a dizer e os que melhor sabem ver o futebol, fruto de muitos anos de vitorias contra inumeros inimigos e muitas situaçoes extra-futebol constantemente escondidas, escamoteadas e minimizadas por uma classe de jornalistas e dirigentes muito mal formada.

    Os anos de vitorias também permitiram aos portistas aprender com Pinto da Costa e outros ilustres portistas. E ja mais recentemente, compreender que ele é humano. E que apesar dos erros pessoais, continua a ser o homem certo no lugar certo, sem que se deixem de apontar falhas na comunicaçao do clube nos ultimos 2 anos. Um clube que esta tao à frente dos outros em tantas vertentes. Porque nao esteve também na comunicaçao no ultimo ano?

    E é também nisto que o Portistas de Bancada vem acrescentar algo mais. Criar uma voz que durante 2 anos foi praticamente inexistente.
    Arrisco-me a dizer que o Portistas de Bancada abriu os olhos a muita gente para o que realmente se passa, abriu discussoes que os mais ignorantes deconheciam e fez muitas vezes de porta voz da alma portista.

    Tenho muito que te agradecer Zirtaev (e ao Ze Luis também e a todos os outros), nao so pela qualidade do teu (vosso) trabalho mas por um espaço que crias-te, que faz de facto, parte da vida das pessoas que aqui convivem. Espero que isto nunca acabe!

    ResponderEliminar
  2. Meu Deuuzzz Zirtaev!! Isto está a tomar proporções incontroláveis! :-) Estás em grande. Felizmente que já tive o prazer de te conhecer, ainda anónimo. Agora que estás a ficar famoso posso dizer que já almocei com o Zirtaev. Ah poisé. Não é para todos. Roam-se :-)

    http://rascordonline.planetaclix.pt

    ResponderEliminar
  3. Zir, apesar de ser anónimo sempre li o que aqui é escrito.
    Hoje aproveito para te felicitar e dar os parabéns a todos os portistas de bancada que vão estar representados e bem representados nos media.
    Felicidades para este nova etapa.
    Não desistas.

    ResponderEliminar
  4. Destaque merecido. Parabéns pelo trabalho no blog, assim como para os convidados.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns, pá! Custa-me a crer que sou amigo de um FAMOSO!
    Abraço,
    Xerxes

    ResponderEliminar
  6. Parabéns Zirtaev.

    Comecei a conhecer o mundo dos blogues portistas precisamente na semana em que criaste este blog e posso dizer que tive o privilégio de assistir diariamente à sua evolução fantástica desde o primeiro dia.

    Parabéns também pela forma como sempre soubeste receber os teus visitantes e pelo distinto grupo de convidados que soubeste recrutar.

    Continuem o excelente trabalho que nós, portistas, agradecemos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. ena pá Kum Kaneco
    os meus grandes enormes parabéns Zirtaev

    ò próximo bacorinho tens de pagar uma rodada ao pessoal, afinal agora és um figura pública

    grande abraço

    ResponderEliminar
  8. Zirtaev,

    Muitos parabéns pelos teus (esperemos que assim seja) primeiros 15 minutos de fama. É certo que muitos contribuem e ainda mais participam neste blog mas és sem dúvida o grande impulsionador!!

    Fico com grande expectativa para associar o nome Zirtaev à pessoa!!

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  9. Amigo Zirtaev,

    Estes momentos, não são mais do aquilo que já falamos mais do que uma vez... um prémio mais que merecido e justo para este 'Portistas de Bancada'. Se dúvidas mais houvessem, elas ficaram completamente dissipadas...

    Quanto ao resto, fico agora a aguardar pela 'sessão de autógrafos'... não te esqueças depois de avisar a malta, ok? :D

    aKeLe aBrAçO,

    ps - obrigadaço pela referência ao 'BiBó PoRtO, carago!!' neste teu post... pela minha parte, deveria ter tido o mesmo procedimento no meu d'ontem, mas na última hora, resolvi retirar essa referência unicamente por um único motivo: não queria estragar a surpresa aos teus leitores, até pq já tinhamos combinado que tb ias fazer uma referência aqui neste teu espaço. Ou vou ter mesmo assim que ir ao 'Perdoa-me' :D

    ResponderEliminar
  10. Parabéns Zirtaev,tu mereces!
    A blogosfera está a tornar-se um espaço de referência, onde se pode dar contributos muito úteis para a melhoria do desporto em geral e do futebol em particular.
    Um conselho de quem já teve os seus, como tu dizes 15 minutos de fama: a exposição, principalmente através da tv é óptima, mas, também tem contras, que têm a ver com a inveja e a malidecência própria da nossa sociedade.
    Mais uma vez parabéns e um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Desde que descobri este Blog e o Bibo-Porto, não parei de os ler e também participar.
    Daí achar merecido o destaque que lhes está muito justamente a ser dado, tal a qualidade que revelam.
    Zirtaev, um abraço de parabéns e muito obrigado.

    ResponderEliminar
  12. Zirtaev,

    Já tive oportunidade de te dar os parabéns, mas ainda assim não podia deixar de o fazer aqui também. Inteiramente merecido pelo trabalho que tens desempenhado em prol do FC Porto na blogosfera.

    Para mim é um enorme orgulho pertencer a esta enorme familia que é o "Portistas de Bancada".

    abraços!

    ResponderEliminar
  13. Ena pá, 2008 começa em grande, não vos dizia? Vai ser um ano abençoado, mesmo estando a ser assombrado com toda esta pantominice dos valores mobiliários...Ou imobiliários?...O BCP ainda te vai nomear administrador. Vais ver caro Zirtaev... Só tenho que te dar os meus parabéns e dizer-te que esta notoriedade assim de supetão é inteiramente justa e também adequada na dimensão...Não ficará por aqui -acredita- se nessas intervenções souberes actuar como autêntica vedeta que és...Não receies os assobios, mas também te digo, se eles surgirem aceita-os como prova de exigência e algum carinho...Estou em pulgas para ver o teu brilhozinho nos olhos e no fundo ver-te finalmente em carne e osso, ainda que apenas através das imagens e dos Jornais...Diz-me só -se souberes- a que horas é que pensas que irá sair na SportTv e já agora explica melhor que Canal é esse que tu defines com RNTV...Caramba. Estou orgulhoso por ti! Um grande abraço de sinceros parabéns! Fico muito satisfeito também com a evidência dada também ao Blue -ele merece!...Viva o FCP!!! Já agora, já descobriram qual é a côr do Carlos Daniel?...

    ResponderEliminar
  14. Muitos parabéns zirtaev, o blog merece e tu tb! vai ser com enorme prazer que vou tentar assistir à reportagem, ver-te pela 1a vez e dizer com orgulho que participo naquele blog!!

    parabéns mais uma vez a ti e a todos os que participam aqui diariamente, é mais um motivo pelo qual eu me orgulho de ser portista!!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  15. Meireles o C.Daniel é benfiquista doente, parece um santinho nos directos,mas com a câmaras apagadas farta-se de dizer mal do F.C.Porto.
    A primeira coisa que ele faz em janeiro, disse-me um amigo que trabalhou na r.t.p é mostrar as cotas do benfica pagas para todo o ano.

    ResponderEliminar
  16. eu apenas posso dizer que não fico admirado por esta noticia. O amor ao clube, a qualidade dos textos e post, a beleza com que o blog está decorado, a informação que contem e o saudavel debate que cria nos comentários.
    Para mim é simplesmente o melhor Blog
    azul e branco e muito gosto de cá vir. Como tal só peca por tardio este reconhecimento.

    Muitos parabens e que este blog continue a vencer como o nosso FC PORTO:)
    abraço

    ResponderEliminar
  17. o Carlos Daniel é portista, e já uma vez o disse na Tv.

    ResponderEliminar
  18. Muitos parabéns, é sempre um sinal de reconhecimento pelo trabalho que desenvolves Zirtaev! E não deve ser pouco ter sempre um tempinho para dedicar aos nossos moços que nos enchem o coração de alegria! Devo dizer que tentei fazer um e não consegui por ser complicado escrever sempre todos os dias e estar sempre inspirado para escrever! Por isso muitos parabéns, e melhor vamos todos ver a cara por detrás das letras!!!!

    ResponderEliminar
  19. Zirtaev, perdoa-me o abuso, mas na impossiblidade de contactar o Rui Moreira por outro meio permite-me que o faça aqui.Meu caro Rui, o seu amigo Sílvio Cervan, na sexta-feira passada, fez insinuações a propósito do ingresso do Nuno no F.C.P. vindo do D. das Aves.Será que eu e os prtistas podemos agora que o Makukula, vai para o Benfica, insinuar que ele falhou o penalti na luz, porque já estava apalavrado com o Benfica?
    Como vê estas figurinhas de 5ª categoria, gostam de se meter connosco,só que mais valia estarem calados e tervergonha na cara.
    UM abraço.

    ResponderEliminar
  20. Parabens aos portistas de bancada!!! Um blog a imagem do clube...

    Quaaac!

    http://flthedragon.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  21. Parabens Zirtaev ,nao adormecas a sombra dos sucessos.

    ResponderEliminar
  22. Caros amigos,

    Antes de mais quero avisá-los do seguinte: A ENTREVISTA AO JORNAL DE NOTICIAS AINDA NÃO ESTÁ CONFIRMADA PARA AMANHÃ. O jornalista que me fez a entrevista disse-me agora mesmo que quando souber quando sai o trabalho me avisa e eu avisarei tb aqui nesta caixa de comentários. A quem estiver interessado, claro :-)

    De resto muito obrigado a todos, mas o certo é que vocês são muito responsáveis por este sucesso e o resultado foram estas brincadeiras que me arranjaram, tal como o BlueBoy disse no blog dele, a certa altura só pensava: Eu meto-me em cada uma :-). Mas conforme as coisas foram correndo o nervosismo foi passando.

    Qt à imagem que têm do Zirtaev e a que verão, enfim, só espero que não fiquem muito desapontados, já que tenho a certeza que vão ficar desapontados pelo menos um pouco. Garanto-vos que a estrela de cinema que possam imaginar, não existe de forma alguma (o Xerxes e o Pentadragão que o digam ;-)). E depois só espero que não gozem muito com as asneiras e exageros que poderei ter cometido. É que ás tantas disse coisas em que nem pensei bem e que poderão não ser exactamente o que pretendia dizer. Erros de principiante de que peço desculpas antecipadas desde já.

    Confesso que estou um pouco preocupado com a montagem feita pela sporttv, eles podem virar as declarações para qq lado, mas logo se verá. A reportagem deverá passar entre as 4pm e as 8pm, na antevisão do jogo. Logo que saiba mais pormenores tb avisarei aqui.

    Compreendo tb o que diz o DragãoVilaPouca sobre a exposição publica e os eventuais problemas que poderão surgir a partir disso. Espero mesmo que eles não apareçam, é que, se já não estava preparado para este género de coisas, ainda menos estou para enfrentar problemas. Mas se vierem, que remédio tenho senão em enfrentá-los.

    Um abraço.
    PS: Peço a quem me ler, se eventualmente poder gravar a reportagem em DVD, para o fazer e que entre em contacto comigo. Ficava muito agradecido.

    PS1:Garanto-vos que o Carlos Daniel é benfiquista.

    PS2: BlueBoy vais ter mesmo de ir ao perdoa-me :-).

    ResponderEliminar
  23. Porto1969, aproveito a tua deixa para dizer a todos que tentarei não adormecer à sobra deste efémero sucesso, mas a realidade, e já não vem de agora, é que ando um pouco cansado e se calhar até já notaram isso. O facto de não querer desapontá-los é o que verdadeiramente me tem segurado.

    Isto que agora está a acontecer serve, como é óbvio, de um óptimo balão de oxigénio, mas às vezes o que queremos não corresponde ao que podemos. E fico-me por aqui :-).

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  25. Tive a felicidade desde o inicio de te acompanhar, apesar de ser à distância, no concretizar destes teus " primeiros 15 minutos de fama", e senti sempre uma enorme alegria por ti, acima de tudo por ser teu amigo, mas também pelo reconhecimento à qualidade do blog, do qual me orgulho participar

    É só mais um prémio à tua dedicação imensa do qual não me canso de falar.

    Domingo estaremos todos à frente da TV prontos para ver o Zirtev todo sorridente e de brilhinho nos olhos.

    ResponderEliminar
  26. Parabens, é o reconhecer da grande qualidade deste blog, quando os meios de comunicação social estão todos viciados, os blogs são na minha opinião um meio excepcional de transmitir ideias!!

    Um abraço e o desejo de muitos anos com a mesma qualidade de sempre!!

    ass: Tribunaldofutebol.blogspot.com

    ResponderEliminar
  27. eu queria dizer brilhozinho...brilhinho não sei o que é, nem penso que o Zirtaev tenha nos olhos :)

    é o que faz andar a escrever comentários à socapa do chefe :)

    ResponderEliminar
  28. Parabéns Zirtaev. O Sucesso não acontece por acaso. E tu e a tua equipa bem o mereces. Abraço.

    ResponderEliminar
  29. O Céu azul é o limite!

    Há que preparar versóes deste blog nas 6 línguas mais faLIDAS (não de falência). Desculpem o trocadalho do carilho. Ups!- estou a precisar dum cafarro bem tiré,
    Caixas!- não dou uma para a bola!
    Oh!-por favor!- é um sumaz de ananol e uma tista mosta!
    Biba o Pinto Baía!

    ResponderEliminar
  30. «E tu e a tua equipa bem o merecem». Assim é que está correcto:)

    ResponderEliminar
  31. Boas tardes.
    É com enorme prazer que estou aqui pela primeira vez a comentar, e sem dúvida foi mesmo na hora certa.
    Já visitei e li muitos comentários aqui no blog, e devo dizer que o "criador" do mesmo merece um bem haja, pois além de ter uma vocação evidente para a escrita, demonstra uma clarividência e frescura que me apraz registar.
    Muitos parabéns Zirtaev.

    P.s. Eu sou um portista ferrenho, porque não dizé-lo, doente por vezes, mas com muita diplomacia.

    ResponderEliminar
  32. estes serão os primeiros de muitos quinze minutos de fama.parabéns zirtaev,por fim vou conhecer-te.muito sucesso para ti assim como para o nosso portooo.cumprimentos

    ResponderEliminar
  33. Grande zirtaev,é assim mesmo,parabéns pelo teu Blog,um abraço para ti e para todos os colaboradores deste magnifico Blog,da parte de um portista que vos acompanha diariamente em Paris.

    ResponderEliminar
  34. Parabéns, Zirtaev! Isto mostra a força que os blogues já assumem na sociedade portuguesa e, repara, esta atitude da comunicação social parece-me uma espécie de "se não os podes vencer, junta-te a eles". É óbvio que a blgosfera já tira muita audiência aos canais oficiais de informação.

    Parabéns, mais uma vez. O Portistas de Bancada merece. Só tenho pena de não te ter acompanhado na reportagem da SporTV. O Pobo do Norte respondeu tarde ao e-mail...

    ResponderEliminar
  35. Já agora, o Carlos Daniel é benfiquista. Aposto as Taças dos Campeões ganhas pelo nosso clube :)

    ResponderEliminar
  36. Zirtaev,

    Distinção mais do que merecida !
    Parabéns !
    Irei estar atento !

    O Carlos Daniel não "só" é benfiquista. É totalmente D-O-E-N-T-E pelo benfica.

    ResponderEliminar
  37. ZIRTAEV :

    Estou certo que foi uma honra
    ( para a RNTV, SPORT TV e JN )
    por teres aceite o convite !

    Estou certo que mereces tal distinção e te sentes honrado !

    E tudo isto ainda vai no princípio !...

    ResponderEliminar
  38. Parabéns Zirtaev. Já agora, eu estou a tirar o curso superior de Ciências da Comunicação,daqui a dois aninhos, se Deus quiser, espero tirar o mestrado em jornalismo e, quem sabe, um dia não faço também eu uma reportagem sobre os portistas de bancada. Seria mais do que merecido para ti e eu espero estar à altura do acontecimento, se quiseres claro:).
    Em relação ao Carlos Daniel já mais do que uma pessoa me disse que ele era portista, mas pode não ser verdade.

    ResponderEliminar
  39. Antes de mais meus parabens para quem merece.

    Um trabalho com a qualidade que o BLOG demonstra só poderia ter estes resultados e acredito sinceramente que muitos mais sucessos estão para vir.

    ResponderEliminar
  40. Não se esqueçam de gravar a reportagem da SportTV para depois a malta ver aqui. Eu tenho vídeo, mas não tenho a sporttv :-( senão gravava, claro.

    http://rascordonline.planetaclix.pt

    ResponderEliminar
  41. Zirtaev muitos parabéns! Estes extensíveis claro aos convidados e participantes deste blog!

    Acho que já era altura de se marcar um jantar convívio com todos os elementos deste familia...

    ResponderEliminar
  42. Caros amigos, muito obrigado a todos pelo vosso apoio. Mas peço-lhes encarecidamente que não elevem demasiado as expectativas, podem ficar deveras decepcionados. Se há atributos que penso não ter é o dom da palavra e o que irão ver pode-se transformar num enorme flop. Quem sabe poderão desejar que eu não aparecesse sequer na tv :-).

    É que uma coisa é escrever, já que tenho oportunidade de rever o que escrevo e assim consigo evitar alguns erros, já outra coisa é falar e ainda por cima para uma câmara de televisão, em que a pressão nos faz gaguejar como nunca pensamos e o que dizemos muita vezes não corresponde ao que queremos dizer. Recordo-me de o ter feito na reportagem da SportTv, mas já não dá para corrigir. Tive apenas a sorte ou o azar (ainda vamos ver) de me aparecerem à minha frente estas "oportunidades".

    Por falar em SportTv, informaram-me que a reportagem referida deverá passar no inicio da transmissão da antevisão do jogo, por volta da 16H10.

    Em relação à entrevista para o JN, pelo que sei, e que não é certo, está programada para uma edição apenas para o próximo fim de semana.

    Mais uma vez obrigado a todos.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  43. este blog merece tudo parabéns, ainda há quem dê valor....

    ResponderEliminar