16 janeiro 2008

Taça para Jesualdo

Voltam os fantasmas a lembrar tragédias antigas, até na Luz…

É tempo de Taça, agora, e os fantas-gongóricos comentadores que dão o campeonato como perdido vão tentar atrapalhar com os fantasmas que assolaram o ano passado o Dragão.

Jesualdo irá rodar alguns jogadores mas, sem pressão de um calendário amenizado neste mês com um jogo por semana graças à ausência na Taça da Liga, resta saber em que medida o técnico do FC Porto gerirá os “titulares” habituais e os suplentes do costume. O onze remodelado de alto a baixo, como em Chaves (só dois sobreviventes do anterior jogo da Bwin Liga), dão a indicação de poder haver mais do mesmo no sábado com o Aves (18.30h). A antecipação do jogo é um sinal de poupança para Alvalade no domingo seguinte. Essa gestão do calendário pode ter seguimento no plantel. A ver vamos, mas desde que os senhores jogadores que comandam no campeonato fiquem no banco para qualquer eventualidade, sempre vale prevenir e sempre se pode remediar alguma coisa.

Mas não resisto a lembrar o 24/11/2002 quando Jesualdo foi eliminado da Taça e despedido do Benfica após perder com o Gondomar! E, by the way, com uma equipa recheada de ex-portistas, na era em que parecia bem pescar todos os reforços possíveis com tarimba de campeões nas Antas. Vejam só:

Nuno Santos; Armando Sá, Hélder, JOÃO MANUEL PINTO, Cabral (Mantorras 45’); Andrade; Roger (DRULOVIC 32’), Petit, ZAHOVIC (Anderson 70’); FEHÉR e Nuno Gomes.

Digam lá se um treinador tem culpa de uma equipa assim ser eliminada!

Fernando Santos conseguiu apresentar um onze com menos nomes sonantes quando o Torreense afastou nas Antas o FC Porto com arbitragem de Bruno Paixão. Este:

Costinha; Nelson (Panduru 55’), JOÃO MANUEL PINTO, Aloísio, Fernando Mendes; Peixe (FEHÉR 26’); Carlos Manuel, Chippo; Capucho, DRULOVIC e Mielcarski.

Mas não deixou de ficar com o estigma da eliminação, compensada pelo título que significou o penta e as duas vitórias na Taça de Portugal nos anos seguintes.

Jesualdo só tem motivos para sorrir. Apesar dos fantasmas e os velhos do Restelo que não deixarão de lembrar coisas passadas.

12 comentários:

  1. Nuno

    Fucile,Bruno Alves,Stepanov,Bosingwa

    Bolatti,Meireles,Lucho

    Quaresma,Farías,Lisandro


    Acho que era importante aproveitar o ânimo do Farías e dar-lhe a titularidade neste jogo ao lado de Quaresma e Lisandro.

    Bolatti será o 4º médio do nosso plantel, logo é importante dar-lhe ritmo.

    Stepanov tem de voltar a entrar aos poucos na equipa e este jogo seria importante para elevar os seus níveis de confiança.

    Com o resultado controlado poderiam sair Lisandro, Quaresma e Lucho e dar-se tempo a Adriano, Castro e Mariano ou Helder Barbosa.


    Faço um apelo a todos para irem ao estádio apoiar o FUTEBOL CLUBE D PORTO

    ResponderEliminar
  2. Tambem axo k era importante k Farias jogasse de inicio para aproveitar o facto de ser um adversario teoricamente mais fraco o k logo a partida nos fara ter um fluxo atacante mais forte aparecendo a bola mais vezes na frente,ao contrario do k acontece kdo normalmente entra em jogo (o mesmo acontece com Mariano) pois estes normalmente entram nos minutos finais kdo a equipa esta apenas a gerir resultados.E mesmo tendo jogado de inicio o jogo da Liga Intercalar na Povoa nao pode servir de exemplo ( pelo menos pra mim) pois nao me lembro de ver a bola mtas vezes na frente.Para os avançados e importante a bola estar mtas vezes no ataque..Basta ver que os reforços que mais se destacaram foram aqueles com tarefas mais defensivas.Mas espero k seja essa a unica alteraçao..nao adianta meter Farias ou quem quer k seja se atras dele nao tem uma ekipa rotinada.

    ResponderEliminar
  3. eu acho que se deve por o farias e bolatti e o Nuno a jogar de resto mantinha a equipa, acho que o tempo de recuperação para o jogo com o sporting é mais que suficiente, e usando um 11 forte o porto poderia conseguir uma vitoria folgada que motivaria os jogadores e seria possivel dar um bom espectaculo para o publico presente.

    PS: espero que o Helder barbosa possa entrar neste jogo de maneira provar que pode ser opcçao para o jogo com o SCP (quando digo opcçao é estar no banco e entrar no jogo na segunda parte)

    ResponderEliminar
  4. O Porto devia rodar mas com cautela...Não deve alterar 6 ou 7 jogadores apenas 3 ou 4...
    Nuno,Bosigwa,Stepanov, Bruno Alves e Fucile, Bolatti Lucho e RAul Meireles, Quaresma Farias e Lisandro...Não podemos menosprezar os adversários e temos que apresentar uma equipa que nos dê garantias...

    ResponderEliminar
  5. Um clube como o F.C.P.entra em todas as provas para ganhar, logo a taça de Portugal, é para vencer.
    O exemplo de Chaves em que jogaram, vários jogadores pouco utilizados, deve ser repetido, com o cuidado de ter no banco aqueles que em caso de necessidade podem fazer a diferença.Assim eu optaria por: Nuno,Fucile, Stepanov, J.Paulo e Lino,Bolatti, R.Meireles e Kaz,M.Gonzalez, Farías e Adriano.
    No banco- Ventura, B.Alves, Lucho, Lisandro, Quaresma, M.Cech e L.Lima (caso não saia).
    Mais uma vez o portistas de bancada é citado no JN.Parabéns a todos.

    ResponderEliminar
  6. Concordo Zé Luís.

    Jesualdo só tem motivos para sorrir.

    Estou com total confiança na vitória contra o Aves, mesmo que o Professor dê oportunidade às reservas. Aliás, acho que deverá ser isso que ele vai fazer. Se estes não jogam contra os "Aves", vão faze-lo contra quem?

    Eu apostaria no seguinte 11:

    Nuno
    Fucile
    Stepanov
    P.Emanuel
    Cech
    Bolatti
    Meireles
    Mariano
    Quaresma
    Lisandro (Barbosa)
    Adriano (Farías)

    Abraços!

    ResponderEliminar
  7. Esqueci-me do Kaz! Sai Mariano que eventualmente poderia substituir o Lisandro no 11 que apresentei.

    ResponderEliminar
  8. Depois de ver o Penafiel 0- F.C.Porto 4, e um grande Rui Pedro,tenho que o colocar no minimo,no banco.

    ResponderEliminar
  9. Concordo com o 11 do ricardo e com o que ele disse de não podermos mudar quase uma equipa inteira. abraços

    http://estrelasdofcp.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Boas,

    Será, sem dúvida, a ocasião ideal para rodar alguns dos jogadores menos utilizados. Jogando no Dragão, perante uma equipa do escalão secundário, será normal e salutar até que o decano treinador portista tente a poupança, antes do início de um ciclo infernal de jogos. Assim sendo, eu lançaria o recém-chegado Helder Barbosa às feras, colocando lá na frente, na procura pelo golo, o argentino Farías, como prova de confiança depois dos 9 minutos soberbos k efectuou frente ao Braga.

    Lucho será, provavelmente, um dos esteios da equipa, juntamente com Quaresma, a descansarem. No entanto, estou convicto, os 11 k entrarem, envergando aquelas camisolas míticas, saberão contornar as eventuais dificuldades k possam surgir.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  11. nao sei se viram mas o portistas de bancada foi referenciado no noticias de hoje.

    ResponderEliminar
  12. Seja qual for a equipa que se escalone a obrigação é ganhar,mais nada!"Não escrevi manada"!Agora fazer descansar tantos titulares???Por alma de quem???Os melhores Portos que eu saboreei foram os Portos cansados!Deus me ajude,os jogadores precisam é de jogos,mais nada!

    ResponderEliminar