13 janeiro 2008

Fórmula FCPorto

FCPorto 4-0 SC Braga
Lisandro 5' e 81', R. Meireles 18' e E. Farias 90'
Equipa: Helton, Bosingwa, P. Emanuel, B. Alves, M. Cech, P. Assunção (Bolatti 84'), R. Meireles, Lucho, Quaresma, Lisandro (Mariano G. 82') e Adriano (E. Farias 80')

40.089 Espectadores

- No dia em que foi apresentado o belo monolugar do FCPorto que disputará a Superleague Fórmula, a equipa demonstrou, a seja quem for o piloto, como vencer a prova e Bosingwa demonstrou a que velocidade deve o carro andar para o conseguir. Este Bosingwa em dia sim é mesmo um dos melhores laterais direitos do mundo, não tenho dúvidas.

- As assistências para os dois primeiros golos foram perfeitas e foram meio golo, principalmente a segunda feita pela classe dos pés do Lucho e que é um grande hino à visão de jogo no futebol. Os pés do argentino parecem ter olhos e o Raúl Meireles, com a sua excelente desmarcação e execução, só deu a devida conclusão que aquele passe merecia.

- Lisandro defende muito e com grande raça, é óptimo a atacar e excelente a marcar. Personifica o verdadeiro espírito do Dragão, é um jogador completo. Como ele conheço muito poucos, é talvez a maior jóia desta equipa, pelo que faz e pelo exemplo que dá aos outros. Começam a faltar as palavras para descrever a sua entrega ao jogo. Presidente Pinto da Costa segure-o bem, mas mesmo muito bem, que jogadores destes são uma raridade em todo o mundo.

- Meireles tem vindo a jogar maravilhosamente, tal como Lisandro também ele é incansável, defende, ataca, passa bem, desmarca-se, aparece na esquerda, na direita e no centro de ataque e ainda marca golos. Está numa forma extraordinária.

- O Braga foi jogando o que o FCPorto deixou jogar. Depois de pressionar para abrir o marcador, que teve a sorte e o engenho de o conseguir cedo, o FCPorto ficou nas suas quintas, entregou o domínio de jogo ao adversário e explorou as suas costas com as chamadas transições rápidas. A diferença deste para outros jogos esteve apenas a eficácia ofensiva porque jogadas perigosas como as que resultaram em golo ontem, noutros jogos, também apareceram em grande número.

- Já sabemos que vão dizer que o Braga jogou mal. Pois… que grande azar, contra o FCPorto todos jogam mal. Quem diz isso sabe que não é apenas uma coincidência, mas como é evidente não o vão admitir, mas também não necessitamos que o façam.

- A equipa demonstrou que pode dar espectáculo, tal como o fez em muitos momentos deste jogo, e não o digo só por ter marcado tantos golos. Os 40.000 espectadores que assistiram à partida não saíram defraudados de forma alguma. Se a equipa se portar sempre assim, mesmo que os golos custem a aparecer, o que duvido que aconteça se jogarem assim, podem ter a certeza que o número de espectadores aumentará ainda mais.

-Pode ter sido só sorte, mas Farias em 10 minutos, com uma excelente assistência e um bom golo fez mais que o Adriano em 80 minutos e que Postiga em toda a primeira metade do campeonato. Será este um verdadeiro reforço de Inverno?

- 1º lugar com 41 pontos, 11 pontos de vantagem para o segundo classificado, melhor ataque com 28 golos, melhor defesa com apenas 5 golos sofridos, melhor marcador da prova, Lisandro com 13 golos, há 400 minutos sem sofrer golos em casa… tudo isto em meio campeonato. Júlio Magalhães na sua última crónica ao JN dizia que o FCPorto necessitava de dar um incentivo extra aos jogadores para o resto do campeonato, que deveriam receber um prémio extra se não perdessem mais nenhum jogo. Pois eu aumento a parada e acho que o prémio deveria aparecer se a equipa não perdesse mais qualquer ponto, não duvido que se o conseguissem, a diferença pontual na tabela classificativa seria no fim do campeonato verdadeiramente histórica.

43 comentários:

  1. gOLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO !!!!!!!

    lISANDRO JÁ ÇEVA 12 !!!

    BOM SINAL....

    ResponderEliminar
  2. Farias... aleluia... pode ser que este pegue de estaca...
    1golo, 1 assistencia, gostei!

    ResponderEliminar
  3. Hoje até deu para o Farias marcar, a provar que os jogadores precisam de sorte e apoio para singrar. Espero que seja o virar de pagina para ele e para o Porto no respeitante a pontas de lança.
    30 minutos iniciais de grande nivel, do melhor que ja vi fazer o Porto esta época.

    Lisandro gigante como sempre, a fechar nos flancos e depois ainda com tempo para aparecer ao primeiro poste 3 ou 4 vezes para finalizar. Adriano muito esforçado, vale por 3 Postigas e preciso de minutos e entrosamento com este meio campo.

    Broom com uma entrada assassina para vermelho leva amarelo e Paulo Assunçao num lace em que joga de baixo para cima, tentando jogar a bola e acertando inadvertidamente nos pitons da bota do Miguelito, é admoestado da mesma forma. Critérios Proencianos. De resto à imagem do que fez a Bruno Alves e depois nao fez a Simao a época passada, nos primeiros minutos do Benfica-Porto.

    Quaresma muito mal. Vaidoso, perdas de bola umas atras das outras, e naqueles segundos preciosos apos a perda de bola. Com o talento que tem exibiçoes destas nao deveriam passar em claro. Nao me parece que o treinador tenha 'unhas' para ele.

    Meio campo muito bem, muito esforço e entrega. Jogos precisam-se para apurar a condiçao fisica. Muitos altos e baixos em termos de velocidade na segunda parte. Substituiçoes tardias.

    Campeonato controlado, merce de muito trabalho da equipa técnica e dos jogadores, apesar de arbitragens tendenciosas fim de semana apos fim de semana. Todas as semanas mostramos a nossa superioridade. Nada de novo, nos ultimos 20 anos. Mesmo roubados, como hoje.

    Gostei da azia das galinhas, adeptas de Braga. Muitas galinhas também no plantel bracarense, que jogam com azia e acabam quase a vomitar tal o esforço a correr atras de nos e tal a indisposiçao pela derrota humilhante.

    ResponderEliminar
  4. 11 notas sobre o jogo:

    1 - 40098 pessoas a provar que, se os visitantes trouxerem muitos adeptos o estádio enche. Comparem a nossa assistência dos nossos jogos do Belenenses, Guimarães, Braga e Leixões com as dos outros e verão daquilo que eu falo.

    2 - Penso que o Braga não contava com a entrada forte do FCP.Entrou disposto a marcar cedo e, felizmente, conseguiu.

    3 - Primeira parte quase perfeita, uma consistência defensiva aliada a uma eficácia ofensiva. Equipa solidária e muito trabalhadora.

    4 - Segunda parte o FCP dá a bola ao Braga para aquecer e entreter-se no meio campo mas, excepção a duas lances, o Braga nada faz.

    5 - A minha dúvida de Lisandro é saber se ele fez alguma coisa de errado na partida. O que ele correu e lutou e saiu como se nada se tivesse passado. Vou ter de começar a comer bifes argentinos.

    6 - Uma vez li uma história de um treinador famoso que virou-se para outro e disse-lhe: escolhes a equipa que quiseres, mas deixas-me escolher o meio campo e ganho-te o jogo. Nesse meio campo um jogador tinha de ser Lucho. Começam-me a faltar palavras para a qualidade dele.

    7 - Mas além de Lucho, hoje também estiveram brilhantes Raul Meireles e Paulo Assunção. Um meio campo de formiguinhas, com qualidade, com muita solidariedade a provar que afinal o FCP nem precisa de camisola 10.


    8- Adriano - Não gostei do jogo. Para mim,passou ao lado. Um dia mau, também tem direito.

    9 - Farias em 10 minutos faz uma assistência e marca um golo, fez mais do que Adriano. Apenas jogou 58 minutos no campeonato, penso que é tempo de lhe darmos mais oportunidades, até para ver se aqueles adeptos que já o colocaram o rótulo de " contratação falhada" têm razão ou não.
    E não é por ter feito maus jogos na Intercalar que é bom ou mau jogador,é necessário dar tempo. E depois, quem é o ponta de lança que tira lugar ao Lisandro ? Agora, certamente, irá ter mais oportunidades e vamos a ver o porquê dele ser contratado.Ainda não perdi a esperança de ver o Miguel Sousa Tavares elogiá-lo.

    10 - Resultado exagerado ? humm,..talvez, mas se fosse 3 a 0 penso que não. Como disse na TSF, neste campeonato, as equipas jogam o que o FCP deixa jogar. Subscrevo inteiramente.De tarde houve quem tivesse a prever uma tempestade, afinal houve uma tempestade de golos.

    11 - Vieirinha no banco do Leixões, entrou quase a terminar a partida. Não sei se repararam, mas eu disse no banco...do Leixões. Para quem teve uma semana a exigir o seu regresso, uma pergunta, ele teve no banco do Leixões, e é assim que tem estado, será que um jogador que está no banco do Leixões ( e repito mais uma vez...) merece vir para o Porto ?

    ResponderEliminar
  5. Melhor jogo da temporada sem duvida, apesar de na 2ª parte termos jogado QB.
    A 1ª parte foi de altissimo nivel,é verdade que só realizamos tres remates dos quais obtivemos dois excelentes golos com assistencias primorosas do Bosingwa e do Lucho,mas o resto foi delicioso, tendo em conta que o Braga tem uma excelente equipa e troca muito bem a bola..
    Fiquei muito satisfeito com o golo e a assistencia do Farias, que no meu ver aproveitou muito bem a oportunidade dada.
    Pena para mim, que o professor só tenha feito as tres susbtituiçoes nos ultimos 10 mns!
    Temos de dar mais minutos ao Farias e ao Bolatti, para se integrarem melhor na equipa , caso haja uma lesão.
    Na minha opinião estiveram todos muito bem, excepto Quaresma( e esta hem?-o melhor jogador da equipa acumula exibições menos boas,só prova que não somos dependentes dele!), usou e abusou dos calcanhares e de algum individualismo exagerado-julgo tambem que esta na altura de outro jogador marcar cantos, pois ele marca-os sempre para o 1ºposte para o defesa adversario cortar!
    Estamos muito satisfeitos sim senhor,mas a noticia do emprestimo do Leandro lima deixou-me desiludido.Então e se o Lucho e o Quaresma se lesionam?..quem vai ser o playmaker da equipa?..
    Ah..a arbitragem teve os seus ques..marcou-nos muitas faltas contra...mas a favor mandava sempre seguir!
    Criterios proencianos do socio vermelho a começar pelo amarelo ao P.Assunção!
    Cump.

    ResponderEliminar
  6. Bom, já fazia falta uma goleada. E ter sido aplicada a uma equipa de topo nacional, é apenas a cereja no topo do bolo.

    Agora vejam bem o que diz o maisfutebol sobre o golo do Raúl Meireles, golo em que duvidei quem tinha marcado, e que entre os seis jogadores mais avançados, Meireles seria um dos últimos que esperava ser o responsável, pela dificuldade do lançe, por ser um golo de cabeça, por estar na posiçao do ponta de lança, enfim... por estar a fazer aquilo que nao era suposto estar a fazer:

    "O golo madrugador tranquilizou a equipa, que dez minutos depois chegou ao segundo numa jogada perfeita. Um golo que só existe porque existe o talento de Lucho. Perfeito a ver a desmarcação de Raul Meireles e a colocar-lhe a bola para um golo fácil."

    Vá, pronto, foi fácil... tipo, qualquer médio Milan fazia aquilo a brincar... :)

    ResponderEliminar
  7. Grande jogo sim senhor à CAMPEÃO!!

    todos os jogadores estão de parabéns! acho que o farias merecia uma oportunidade nos poucos minutos que esteve em jogo mostrou trabalho e talento!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  8. Excelente exibição, comprovando k este Porto está a anos luz dos pretensos adversários directos. Jogo calmo, perfeitamente controlado, sem permitir grandes veleidades ao adversário, impondo ritmos, numa comunhão perfeita entre equipa e público, k permitiu uma exibição de gala.

    E aquele 3º golo, magnífico na conclusão mortífera de Lisandro foi, quanto a mim, a cereja no topo do bolo. Saúde-se também o regresso aos golos de Farías, aproveitando da melhor maneira os minutos concedidos, com um remate pleno de oportunidade e uma assistência açucarada. Será que temos homem?

    Quanto ao resto, nada de novo, a não ser um aumento enorme da azia no País. Basta veemhoje a capa da Bola...
    Como habitualmente, o defensor oficial do clube da Luz é esse pasquim, feito por benfiquistas para benfiquistas. Hoje, na capa, o título não engana. Alude-se à paupérrima exibição mas aproveita-se para dar uma bicada à arbitragem, como se esta fosse responsável pela mediocridade que impera para os lados do Seixal. Pena que estes filhos da puta não usassem o mesmo critério na semana passada, quando Paraty deixou ficar em campo os arruaceiros grego e brasileiro, perdoando a expulsão a ambos e permitindo ao clube do regime a obtenção de um pontinho, precioso na luta pelo segundo lugar. Aí não houve direito a parangonas nem a títulos sensacionalistas...


    Tadinhos, a azia faz tanto mal. E têm eles o "melhor plantel dos últimos 10 anos"...

    Paulo Pereira,

    http://mundoazulebranco.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Um grande jogo do Porto...Finalmente assisti a uma vitória sem grande discussão e com um brilho táctico muito conseguido! Partida muito boa de LISANDRO -já vem sendo normal é o MAIOR de todos- Bosingwa -melhorou o comportamento- Pedro Emanuel, Bruno Alves, Meireles, Paulo Assunção, Lucho -alguns maus passes, talvez muita marcação- Helton -também melhorou a concentração- e Farias...Duas assistências e um golo! Foram duas assistências, uma foi anulada mas erradamente! Sem mácula!

    ResponderEliminar
  10. Somos uma máquina a jogar futebol.

    Ninguém nos pára.

    Força FC Porto.

    marinheiroaguadoce a navegar

    ResponderEliminar
  11. Bom jogo, boa atitude, continuo rendido a Lisandro, um verdadeiro portento, joga, faz jogar, mete golos, defende, carrega a equipa, entusiasma, enfim, fabuloso.
    Do outro lado um Quaresma individualista, egocêntrico, que estraga jogo, enfim, admito baixa de forma mas não admito individualismos burros e estéreis.
    Contente por Adriano que algo desapoiado lutou e por Farias que deu um ar da sua graça e se espera que ambos liguem o turbo para o resto do campeonato.

    ResponderEliminar
  12. Grande vitória do nosso F.C.Porto!

    Este FCP é uma verdadeira equipa e cada vez tenho mais orgulho de ser portista!

    Cinco jogadores a realçar: Lucho, Raul Meireles, Lisandro, Bosingwa e Farías. Espero mesmo que este Ernesto Farías arranque para esta fase final da época e resolva de uma vez por todas as dúvidas sobre o seu valor.

    Uma pergunta sobre os ajustes no plantel do FCP: concordo totalmente com esta política e o regresso do Helder Barbosa. No entanto, caso o emprestimo do Leandro Lima se confirme, não acham que Ibson também deveria regressar?

    p.s. Pela 1ª vez dou razão ao Sr. Rui Santos. Este FCP deveria estar num campeonato como o espanhol.

    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  13. Excelente exibição do Porto, que soube ainda melhor pelo dilatar da vantagem para o segundo classificado. Helton, seguríssimo; a defesa não comprometeu, o meio-campo foi de luxo e na frente um Lisandro ao seu melhor nível. De assinalar o primeiro golo do Farías (e uma assistência). É muito importante que a segunda linha do Porto apresente outro rendimento na segunda volta.

    ResponderEliminar
  14. Arrebatador. Fiquei contente de início pelo estádio muito mais composto: fora os 2.500 mil de Braga, sempre foram uns 37 mil portistas. Levei com um indefectível portista atrás de mim, de pronúncia marcadamente lisboeta ou do sul. Não o digo por maldade, mas cada vez que oiço tal sotaque fico a pensar o que lá dizem sobre a pronúncia do Norte...
    O homem estava no Paraíso. Só não gostou do Marek Cech, e sabemos porquê: o eslovaco dá espaço e deixa sempre cruzar sem fazer oposição no momento crucial, nunca tenta desarmar e não se apercebe quando o outro vai cruzar, quase dava o 2-1 graças à folga que ele concede aos adversários.
    No resto, arrebatador.
    Não diria que foi a melhor exibição da época, mas roçou a perfeição. Seria injusto esquecer o jogo com o Guimarães e os golos de baliza aberta falhados por Quaresma e Tarik. Também teria sido goleada, e o Vitória sempre foi mais afoito, e inconformado, no ataque.
    Os golos foram de compêndio: bolas lançadas para o sítio certo, contra a aleatoriedade dos lances de bola parada que ninguém percebe fora e dentro do campo.
    Machado tem razão: grande eficácia, o que é invulgar. Imaginem se Quaresma marcava na 1ª parte (contra P. Santos) e Lucho era mais feliz do que foi no remate ao poste.
    Lucho é uma classe à parte. Fora o Lisandro, nos golos e na defesa ao ataque, pronunciei sempre o nome de Lucho: duas assistências e a de Meireles é fantástica com a percepção do médio em aparecer no lugar certo; um remate ao poste, classe em todos os lances ofensivos e defensivos.
    O meio-campo fantástico a pressionar, ajudados pelo exemplar Lisandro e o determinado Adriano. Já sabemos, Menphis, que Adriano não tem técnica para receber bem a bola como ponto de apoio. Mas é letal onde, felizmente, agora está Lisandro. Adriano marcará: tem o sentido do golo. Longe da área perde-se um pouco, mas batalha como 3 Postigas como aqui alguém lembrou.
    Quaresma jogou bem: ok, ainda um pouco para a bancada, mas muito para a equipa. Toques de calcanhar são preciosismo aceitável quando está 2-0. Mas semeia o pânico com a bola. Com o grande Zé Intratável como ontem, nenhuma defesa e meio-campo estão a salvo.
    Quando tudo corre bem, impomos ao adversário a nossa lei, até a sorte do jogo nos é favorável: o 2-1 esteve perto, por Linz (ainda que em jogada de ressalto, mas resolveu bem o 1x1 com Bruno Alves para finalizar mal, mas muito bem à ponta-de-lança) e Stélvio, creio eu, a cabecear alto.
    O Braga nunca foi pressionado desta forma e andou embaraçado para construir jogo.
    Confesso que nem sabia do 0-0 do Benfica: vi a 1ª parte e 1 golo mal anulado ao Nuno Gomes, mas mais nada. Golo desse tipo marcou Lisandro ao Belenenses e também não contou, empatámos...
    Jesualdo ficou como os adeptos: radiante, bastou o aviso do jogo com a Naval. É claro que não podemos exigir jogos sempre assim, de resto são os adversários que muitas vezes espicaçam o FC Porto. Mais um chegou ao Dragão para jogar o que pode e sabe, mas sucumbiu. Tinha 8 ou 9 jogos sem perder e foi goleado. Venham mais destes e que todas as equipas tenham o sentido construtivo que Braga e Guimarães mostraram no Dragão. O risco é sempre perder, o brinde é empatarem com alguma sorte (Belenenses). Mas até o Leixões jogou sem complexos na Luz e acabou favorecido, decerto com moral, fez o jogo pelo jogo, desde o início com 4 homens na frente e sempre confortável em campo.
    São estes exemplos mais vezes repetidos que fazem falta na Bwin Liga. Pode-se perder mais vezes, mas aprende-se mais, ganha-se capacidade de sofrimento e nível competitivo, supera-se as próprias forças e derrubam-se os medos cénicos. Cajuda tinha dado a filosofia: ganhou mais perdendo. Que os jogadores e treinadores se convençam disso. Porque dos pretensos críticos que atiram foguetes por empates imerecidos em jogos de massacre defensivo, daí não virá luz e incentivo para os espectáculos serem melhores.
    As equipas crescem jogando, arriscando, superando-se. Eliminam a jogar as desigualdades de orçamento e qualidade dos plantéis que há em todos o lado. Mas a jogarem sem complexos, a discutir o resultado e não a "empatar o jogo" na mira do pontinho, qualquer equipa pode ir longe.
    São os exemplos que se vêem todas as semanas lá fora. Em Portugal tem de ser a regra. Sem medo de perder por 1 ou por 4.
    O hábito de ganhar não está ao alcance de todos. Mas o hábito de jogar deve ser condição necessária para uma equipa se dignificar.
    É o que acho faltar ao futebol em Portugal, em geral. Uma cultura do jogo e do espectáculo digno de profissionais e não especulativa à espera de um arzinho de sorte para um resultado amiúde imerecido.
    Em minha opinião, frente ao FC Porto as equipas têm pela frente o mais alto nível competitivo em Portugal pelo qual podem medir a sua caacidade de jogar e de superar os níveis que, sem serem exercitados, serão sempre desconhecidos até dos próprios.
    E ter assistências de 40 mil com um belo jogo complementam o agrado de ver jogos em Portugal.

    ResponderEliminar
  15. grande futebol clube do porto !

    gostava de saber mesmo a razao desta mudança ?! terá algo a ver com a saida de postiga ? talvez tenham visto que não há mama para ninguem , mesmo que sejam da "casa".

    grande farias ! sim senhora ! será impossivel continuar assim ( 10 mins , 1 assistencia de golo e 1 golo ) ... mas fiquei muito esperançado nele.

    gostei do mariano , tem tudo para vingar, em termos fisicos. só falta mesmo ganhar cabeça.

    se nas derrotas a culpa é do jesualdo, penso que agora , nao se pode dizer só lisandro e lucho ... nao se pode falar só dos jogadores , mas também do jesualdo. este que até se viu constantemente a acertar posicoes e a dar indicações.

    parece que também , as contratações nao foram assim tão "flop" como se falava. Farias já fez mais que muitos, bolati parece ser um bom substituto do paulo assunção. e mariano pode dum momento para o outro arrancar.

    o leandro lima foi bem emprestado para mim. penso que o meio campo do porto está mais do que definido e tem bons substitutos com bolati e kaz ( sim kaz , admiro muito este jogador , pelo menos o kaz do boavista ! )

    gostava de dar uma nota ao Braga : 4-0 , e só dois lances de perigo, parece que é uma equipa de fundo da tabela , mas quem viu atentamente o jogo , repara que apesar de tudo , apesar de em muitas partes dominadas , são uma excelente equipa , com um excelentissimo treinador ... com mecanismos de defesa e ataque , com os laterais a subirem e com um ataque de linz e j. tomas ( o jailson por outro lado nao me convenceu ) muito perigosos e, contra uma equipa "normal" e nao contra o grande fcp , podiam ter marcado muitos golos a qualquer momento.

    Parabens ao FCP e ao SC Braga. Grandes equipas , bem treinadas e muito obrigado as duas pelo excelente espectaculo ! Isto sim é futebol e devia ser sempre , todos os fins de semana !

    ResponderEliminar
  16. Jogo fantastico do FC Porto, as trocas constantes na frente de ataque, simplesmente baralhou o Braga por completo.. 5 Estrelas!

    Farias, parece melhor adaptado á europa..

    ResponderEliminar
  17. Melhor exibição da época.É assim que o meu povo gosta! Concordo com o Zirtaev, o Farías jogou mais em 10 minutos que o Adriano em 80Vamos a ver se no sábado contra o Aves confirma o cheirinho de ontem.Muito bem o meio-campo: já jogam de olhos fechados.Para além do Adriano, também não gostei muito do Quaresma, o que só abona a qualidade dos restantes e a prova que a equipa não é dependente do "Ciganito"

    ResponderEliminar
  18. Parece cair-se já no 80. O Farías já provou alguma coisa? Acho cedo, nem o enterrei antes, nem deito o incenso agora. Prefiro esperar. Será sempre solução do banco. E a prova, ele e mais outros, de que a ambientação não é igual para todos. Diacho, tem de ter pormenores que justifiquem alguma fama, mas entrou no melhor período da equipa e correu tudo bem. Às vezes é preciso isso e às vezes as coisas nem podiam correr melhor.
    Reparei que se lamentava, nalguns sectores, não haver substituições mais cedo. Se Lucho fizesse 3-0 em vez de acertar no poste, Jesualdo lançaria mais cedo os jogadores.
    Assim, ficaram 10 minutinhos para ambientar. Ainda bem que em tão pouco tempo tudo acabou maravilhosamente. Mas não haja precipitações.
    Talvez com o Aves para a Taça os segundos planos se ponham em evidência. Mas nunca se sabe, não é?...

    ResponderEliminar
  19. Também sou da opinião de que não se podem endeusar jogadores, porque à primeira oportunidade fazem o (im)possível para nos contradizerem!O contrário também acontece, já estive empenhado em condenar a actuação de um jogador que de repente -não mais que de repente- se revela fundamental para o jogo e para o resultado! O futebol é assim mesmo, nele abundam factores tão aleatórios como a sorte, a inspiração, etc...Mas fico satisfeito quando um jogador "condenado" revela qualidades, só pode ser positivo para todas as partes envolvidas, para os adeptos, para o Clube e para o jogador!

    ResponderEliminar
  20. Nao acho que o Braga tenha jogado o jogo pelo jogo. O Guimaraes sim. Alias, tirando a exibiçao do Porto que foi igualmente boa nos dois jogos, nao me parece que haja muito em comum entre estes duas partidas. Como aqui alguém disse e concordo, o Braga movimenta-se bem, com boas mudanças de posiçao e os laterais a apoiar, mas foi uma equipa medrosa, como tantas outras. Tentou nao defender muito atras e controlar a meio campo, mas como a pressao do Porto foi muito alta, o Braga jogou asfixiado.

    Também concordo que nao se devem endeusar jogadores.
    Ja vejo muita gente a endeusar o Farias e a por de parte o Adriano.
    Adriano é matador. Resolveu um campeonato. Farias deve ser bom, senao nao marcava tantos golos na Argentina, mas até agora so fez 10 minutos bons, precisamente os unicos 10 minutos em que o Braga tentou jogar ao ataque: 2 para 2 no golo do Adriano e melhor ainda, 3 para 2 no golo do Farias.
    Mostrou que tem boa técnica e que quando os jogadores estao confiantes podem ser decisivos.

    Quanto a Quaresma, ja nao bastou o amarelo propositado contra o Guiramaes para ter umas férias mais longas, agora, que devia estar bem reposto, entrega-se a um futebol miseravel. Gostei mais dele quando o Braga tinha a bola. Mas naqueles preciosos segundos apos perder a bola, nao a tentou recuperar uma unica vez. Vaidoso demais, nao tem quem o faça crescer no balneario e nao diminui o vaidosismo que é tao prejudicial a estes jogadores de tao fino recorte técnico. Basta ver as votaçoes de capitaes e treinadores para o prémio da FIFA, em que o Ronaldo, de longe o melhor do mundo da actualidade, ficou em terceiro.

    Quaresma quer ter protagonismo e como nao o foi tendo nos golos, tentava sempre dar nas vistas quando recebia a bola. Cantos todos ao primeiro poste e mal marcados. Pode e deve dar muito mais.

    Acho muito bem que se de espaço aos jogadores virtuosos para arricarem o seu futebol, mas quando se perde a bola, tendo o adversario ao alcance o jogador nao se pode alhear do lance, como fez ontem em TODAS as perdas de bola.

    ResponderEliminar
  21. Amigos e comPortistas:
    Proponho seriamente o início de uma discussao ponderada, como já vi ser possível neste espaço. Já por várias vezes referi que vivo em Espanha, particularmente em Barcelona. Gostava de saber a vossa opiniao sobre o seguinte:

    Sempre vi o campeonato escocês com tristeza. Um campeonato tao proximo geograficamente de outro com tanta qualidade, a possibilitar que apenas duas equipas da mesma cidade tenham a possibilidade de ganhar campeonatos, é efectivamente triste.
    Ver a mesma equipa ganhar, como fez o rangers, 6 campeonatos seguidos só pode fazer com que os adeptos do desporto, se aborreçam. Justamente o que me tem vindo a acontecer ultimamente com o nosso campeonato.

    Para resumir, e como nao quero mais continuar a desejar vitórias a outros clubes que nao o meu apenas por caridade, e porque os outros dois principais candidatos ao titulo nunca vao conseguir chegar ao nivel do Porto. proponho sinceramente que se comece a debater a inserçao do FCP na liga espanhola. Só consigo ver vantagens para todos: O Sporting e o Benfica teriam mais dinheiro para contrataçoes, já que dividiriam entre si os lucros das transmissoes televisivas internas e internacionais; o Porto por sua parte recebería bastante mais dinheiro do que o que recebe agora já que em Espanha as transmissoes televisivas sao muito mais valiosas. Desportivamente, os dois clubes de Lisboa deixariam de ter um outsider nortenho com quem se preocupar, já que em realidade, estao ambas a fazer o seu próprio campeonato (amador, diga-se). O Porto passaría a estar numa competiçao a sério, e acredito sinceramente que já existe no nosso clube classe suficiente para discutir campeonatos em Espanha, imagine-se só se houvesse mais dinheiro para contratar uma estrela por sector do campo. Para finalizar... podería ver o meu clube jogar em barcelona pelo menos duas vezes por ano :D

    Espero os vossos comentários
    Um abraço a todos.

    ResponderEliminar
  22. Acabei de ver e ouvir o Humberto Coelho na Tvi que o Porto este ano só jogou bem 3 ou 4 jogos esta época, e que apenas faz marketing de super equipa, que implicitamente, segundo ele não é!
    Este fulano que não diz os "Ls", que practicamente não sabe falar, muito menos ter discursos coerentes, defendendo na mesma frase o sol na eira e chuva no nabal. Enfim um perfeito idiota...como grande parte destes portugueses invejosos..

    ResponderEliminar
  23. e logo hoje que ate deu gosto ouvir o Rui Santos falar... hehe

    ResponderEliminar
  24. Grande tareia que estamos a dar aos adversários da Liga. Começam a faltar palavras para adjectivar a superioridade do nosso FC Porto a nivel interno. E diz o homem da lagosta que temos um modelo táctico de equipa pequena...pois ainda bem, porque se tivessemos um modelo de equipa grande ao estilo dos 6 milhões de cabeçudos, não sei o que seria deste campeonato...

    Provavelmente seria um campeonato de muita conversa e poucas vitórias.



    Parabéns Jesualdo, e obrigado por dares razão a quem em ti confia desde o primeiro dia!


    Abraços!

    ResponderEliminar
  25. Pedro, há realidades sociais e económicas que não se podem abstrair. A Escócia já teve outros campeões quando um tecido económico e social era mais diversificado, mas a hegemonia do Old Firm é incontrastável desde há 120 anos. Atenção, o Rangers já ganhou 9 campeonatos seguidos, como o Grande Celtic dos anos 60 campeão europeu no Jamor.
    Mesmo a Inglaterra conheceu melhores dias e o poderio financeiro concentrado (ou franchisado levando o dinheiro a outras paragens, vê o Liverpool e o M. United comprados por americanos) é que projectou clubes londrinos que pareciam vegetar, como Arsenal e Chelsea que nos anos 80 eram quase residuais na capital.
    A FIFA já não permitiria jogar noutros países, no caso que propões. Há um exemplo irlandês, os norte-irlandeses do Derry City jogam na Rep. Irlanda mas foi o extremismo religioso/político dos anos 60 e a permissividade de então nas regras da FIFA, que permitiu o salto da fronteira.
    Ultimamente não falta quem toque no assunto, mais a brincar do que a sério por desconhecer as consequências e os impedimentos legais.
    Mas a um dos últimos que tal sugeriu lembrei que se os clubes não podem jogar noutros países, ao menos que árbitros estrangeiros apitem em Portugal, até porque alguns apitos nacionais já dirigiram jogos lá fora.
    Isto sim não está proibido e sempre dava outra seriedade e descomprometimento aos jogos onde vemos quase sempre os mesmos fazerem praticamente sempre as mesmas coisas.
    Mas é neste contexto de aparente falta de competitividade, como há dias notei, que os clubes portugueses chegam aos quatro à Primavera das eurotaças. E apesar das condicionantes por cá, o FC Porto soube crescer e tornar-se altamente competitivo e singrar na Europa.
    Nunca poderemos fugir à nossa dimensão como país. À parte os grandes países europeus, e os seus campeonatos mais fortes, a Liga portuguesa está logo a seguir em termos de interesse e impacto. Será o jogo jogado porventura mal avaliado e a dispersão de assuntos menores ganhará um indesejado "valor", mas não temos que nos envergonhar, em minha opinião. É preciso saber os limites em que nos movemos e não pensar que somos ou coitadinhos ou os maiores do mundo e arredores.

    ResponderEliminar
  26. Eu emigrante em Espanha orgulho-me da dimensão atingida pelo nosso clube!

    A cultura de imprensa em Espanha é muito diferente da corrupta imprensa portuguesa...

    Em Espanha assume-se, à imagem norte-americana se és de esquerda, de direita, do centro, anarquico, extremista...se és madrilista, culé e por aí fora.

    O Camacho é uma espécie de Toni espanhol. Um gajo que ama o seu clube, mas sem competências tecnicas.

    O nosso FCP tem um prestígio incomparável!
    Nos ultimos anos, não se esqueçam que vendemos Ferreira, Carvalho, O MAGICO, Anderson e D. José, mais conhecido por PEPE, o tal que já dizem ter sido um achado...

    Amigos portistas:
    -Ontem, o Rui Santos, na sua imensa sapiência, começou a culpar a imprensa desportiva pela elevação do SLB a uma dimensão que já não faz sentido...
    Para mim é um mau sinal...

    ResponderEliminar
  27. Um "pormenor" notado ontem: os comentadores Rui Santos e Manha envergaram gravatas em tons de cinza e negro...Estão nitidamente de luto! Os outros -excepto os mediadores que as trouxeram AZUIS!???- deixaram as gravatas em casa...Que grande falta de classe!...PORMENORES!...Mas a sua conversa é mesmo conversa da treta...Não dá sequer para acreditar na sua boa fé. Gosto de os ouvir -melhor, de os ver- para sentir as "suas derrotas" estampadas no semblante! Mas eles são "Manhosos", sabem disfarçar, menos claro, nas gravatas!...Porconseguinte temos de treler as suas conversas...O que eles dizem não é exactamente o que eles pensam...Utilizam argumentos duros para com os seus, porque sofrem, como nós sofremos quando o "nosso" Porto decai! Eles tentam nas suas críticas dar um ar de democraticidade que é falsa, é tão só, dor de cotovelo! Depois inventam -e nem precisam de ir muito longe- que aquilo que o Porto tem é sorte, porque não joga nada -lá vai "coitadinho" na frente- mas só porque os "seus queridos" estão a ser estúpidos e perdulários!...Também eu acho que o Porto não tem feito grandes exibições, mas os outros, valha-nos Deus, que tristeza e pobreza Franciscana!...Sábado foi para mim o mais conseguido dos nossos jogos em todos os aspectos: astúcia, sentido de oportunidade e capacidade para golpear no tempo certo! A equipa ganhou outra dimensão. Os remates sucederam-se de várias zonas do campo e de elementos que tinham andado apagados nos últimos jogos nesse aspecto. Para mim Lisandro continua a ser um exemplo a seguir por todos os seus companheiros. É assim que deve ser um jogador de futebol, artista q.b. e muitas "ganas" de ganhar! O resto -o que dizem os comentadores- entra-me por um ouvido e sai-me pelo outro! Outro "pormenor": Costa, finalmente, foi o "nosso" comentador da SporTv!...

    ResponderEliminar
  28. Não ouvi, mas sei como Zé Alberto Costa é imparcial e correcto nas análises, além de um grande craque quando jogou no FC Porto.
    Já agora, Victor Fernandez despedido em Saragoça. Santos da casa nem sempre fazem milagres.

    ResponderEliminar
  29. Também penso assim Zé Luís...Dois/três nomes me assaltam em termos de isenção: Costa, Águas e o ex-treinador do U. de Leiria! Os outros resvalam -tarde ou cedo- para o partidarismo clubísta que acaba por envenenar as suas afirmações e retirar-lhes credibilidade! Um abraço.

    ResponderEliminar
  30. Estou a ponderar apresentar uma queixa à SPORTV pela falta de isenção dos seus comentadores.
    Porque temos que levar, todas as semanas, com Paneiras, Helder, mas sobretudo SImões?
    A este ultimo só le falta desatar a gritar, de forma histerica à moda dos 6M, sempre que o seu clube marca golo ou é prejudicado!
    O Vilas Boas é um grande comentador...e grande portista!

    A emissão da TVI ontem à noite foi pronográfica. Humberto Coelho a espumar-se de raiva, o manhoso sem arguementos e o coroado em estado de choque... Foi o melhor Bwin de todos os tempos!

    ResponderEliminar
  31. oporto, esses são os irredutíveis gauleses, que nunca se rendem.
    Mas na próxima vão torcer pelo Porto, ó se vão! Ainda por cima se perderem em Guimarães, vão desejar que o azul-e-branco ganhe em Alvalade.
    Cuidado com as amizades nos próximos tempos!
    Quanto às queixas à sporttv, só se for por reporem o Académica-Sporting que foi fraquinho e retransmitido ontem ao final da manhã (segundo a programação deles).
    O bom jogo Porto-Braga ficou escondido em nome da aversão a espectáculos de qualidade.
    É a falta de senso na divulgação do que é melhor na Liga.
    Ambiente doentio, é o que é. Tratem-se...

    ResponderEliminar
  32. Porto de «Buenos Aires»:

    Lisandro/Lucho que sociedade!!!
    Farias:(tal como Bollati) é para ir entrando...
    Mariano: há que dizer que se esforça muito, mas nada mais do que isso tem mostrado, o que é muito pouco.

    Portistas: a história recente aconselha prudência e não euforia!

    ResponderEliminar
  33. De facto, quando os comentadeiros falam assim, tao mal do Benfica e tao bem do Porto, fazem-no por sofrimento. Nao podemos deixar de ouvir: " O benfica nao pode isto", "nao pode aquilo", "nao é aceitavel que uma equipa como o Benfica faça isto, ou aquilo", "nao é aceitavel que o Benfica jogue neste sistema", " que compre este ou aquele", bla, bla ,bla. Uma no cravo e depois, outra na ferradura com: "o Benfica é demasiado elevado a um nivel que nao tem pela comunicaçao social", quando eles proprios elevam a equipa a um patamar onde nunca esteve nem estara, sempre que dizem o "nao pode isto", "nao pode aquilo". Rui Brilhatina no seu melhor, a contradizer-se a cada 5 minutos.

    De facto a destoar esta o doentinho do Humberto. O homem esta a precisar de ajuda, anda num estado de negaçao da realidade. Que figurinha triste que ele fez, meu deus.

    Ze Luis, essa disparidade entre repetiçao de jogos de Porto e os Recreativos de Lisboa é mesmo assim. Mas é mesmo assim em todas as estaçoes, senao recorde-se o tal resumo das 22 do Benfica-Porto na TVI que passou para às 2 da manha.

    ResponderEliminar
  34. Zé Luíos desculpa de só te responder agora ao teu comentário sobre a minha observação sobre o Adriano, mas cá vai:

    É claro que prefiro o Adriano do que o Postiga, é um jogador que luta mais que se sacrifica mais pela equipa do que Postiga e mais matador mas, no meu ponto de vista neste jogo ele não esteve tão bem, o que também tem direito, embora tivesse lutado para mudar as coisas, penso que Jesualdo apenas errou em deixá-lo estar mais tempo, mas concordo com a tua visão que dizes que ele deveria estar à espera do 3 a 0, mas só surgiu mesmo o 3 a 0 quando Adriano saiu.
    Mas também olhamos para o Lisandro a cortar bolas no lado direito da defesa, pensamos que todos os pontas de lança têm de ser assim, manias de adepto :)

    Aliás, por mim, Adriano será titular na próxima partida, não é porque Farias fez a partida que fez que vou endeusá-lo, aliás, eu preciso de ver alguns jogos, e não 58 minutos,para ver se ele é útil à equipa ou não.
    Gosto de estar sempre no meio-termo, fiquei imensamente feliz pela exibição de Farias, mas quero que ele brilhe mais. Arriscava contra o Aves jogar os dois juntos e também a dar mais tempo, principalmente, ao Bolatti, tenho gostado muito das suas entradas nas partidas.

    ResponderEliminar
  35. Realmente, depois de uma vitória categórica, por 4 golos de diferença, de uma exibição muito boa, com momentos de futebol de primeira, dizer que "o Porto não joga bem, mas ganha" é ridículo (para não dizer outra coisa que começa em dor e acaba no cotovelo). O mesmo texto não pode servir para todos os jogos. Contra a Naval foi assim. Contra o Braga, não. Mas pronto, a intenção é que conta...

    ResponderEliminar
  36. Refiro-me, claro, ao oHOHOHoh Bwin Liga, a jornada, os casos, o fórum, o drama, o horror...

    ResponderEliminar
  37. Oh Bruno,
    O valdemar descaiu-se bem sobre o seu Benfiquismo doentio..
    grande apanhado!
    eheh

    ResponderEliminar
  38. E o Belenenses que vai perder 6 pontos!?

    É muito bem-feita!

    Perdi toda a simpatia por eles, aquando o caso Mateus.

    ResponderEliminar