08 setembro 2008

Crónica de costumes da lusa arbitragem e seus avaliadores


Repararam como os benfiquistas aclamaram a postura do auxiliar agredido na Luz? Parece que os árbitros, se baixarem a bola face ao terror, se fazem homens. Pena é que continuem os bichos horrendos com Paixão de sempre. Onde se fala dos satélites benfiquistas e voltam à baila os penáltis leoninos…

O Francisco José Viegas bem diz que "nem vale a pena" ver as capas dos pasquinácios lisbonenses, pegando em mais um exemplo (estigmatizante?) do Rascord do costume, após o clássico. Acontece-me, de vez em quando, num café bisbilhotar os jornais da casa. Um destes dias, embora sem surpresa, li no mesmo pasquim que o árbitro Jorge Sousa teve nota positiva em cinco jornais e/ou rádios alegadamente de referência.

O Rascord é aquele jornal que criou uma fantasiosa Liga da Falsidade, onde vertem as suas "opiniões" das arbitragens transformadas em pontos nos jogos que julgam ver com isenção, critério e rigor. Lá vinha, ainda, uma nota negativa a Bruno Paixão, no Braga-Sporting, uma nota 2 que me intrigou mas que, na folha de caserna em apreço, é coisa para passar rápido: o desencanto, fatal e facilmente, dá lugar à desilusão. Na coluna do deve-haver, entre benefícios e prejuízos de arbitragens, só apontavam um erro em favor do V. Guimarães no Marítimo. Portanto, mais uma vez, ninguém no Rascord viu um penálti por assinalar frente ao Sporting. A razão de Bruno Paixão ter nota negativa não subentendi nem interessa: axiomaticamente, uma nota acima de zero é positiva para este gajo.

Árbitro que prejudique o FC Porto tem nota positiva
Voltando à Luz: não será com receio dos cachaços que podem levar da assistência que circula nas suas costas numa tribuna, todos ali à mão para serem chamados à atenção, que os jornaleiros de serviço sobrevivem: interiorizaram a reverência face ao risco de chapada in loco ou despedimento sumário na redacção; pois acharam positivo o trabalho de Jorge Sousa que, sem qualquer erro a favor do FC Porto, fez apenas isto:

1) não mostrou vermelho a Katsouranis no penálti, sendo o último defesa antes de Lucho ficar diante de Quim - um penálti, helàs!, que o mesmo árbitro, naquele local e em jogada muito parecida, negou ao FC Porto a 1 de Dezembro, por agarrão semelhante de David Luiz a Lisandro;

2) depois daquele momento "politicamente incorrecto" contra os da casa, Jorge Sousa mostrou 3 amarelos a jogadores do FC Porto. É discutível e mesquinho o do Fernando por derrubar Aimar, mas o de Sapunaru (sobre Leo) e de Rodriguez (sobre Quim a sair da baliza) nem falta foram e no primeiro lance quase deu golo (do livre deu canto e daí Lisandro salvou sobre a linha); a videoteca que nenhuma tv da treta mostra ter decerto mostrará que numa falta forjada semelhante, Leo arrancou um livre do qual Katsouranis deu a vitória em P. Ferreira na época passada – resta dizer que o criminoso do costume foi o Bruno Paixão…

3) praticamente nenhuma dividida foi julgada a favor do portista em compita e jogadas como a de Sapunaru foram repetidas por Yebdá e não sancionadas nem com falta, quanto mais amarelo;

4) o golo do Benfica parece golo, mas se o "liner" que o validou não tivesse sido (re)chaçado talvez não fosse coagido a julgar em favor do desesperado Benfica de então e em nome da própria sobrevivência e respeito do princípio de que um auxiliar deve valer-se a si próprio como o burro que parte e reparte…;

5) Nuno Gomes teve uma entrada sobre Sapunaru para vermelho directo e, além de ter estas bravatas contra o FC Porto do qual era adepto em pequenino e ganhou recalcamento, parece que ninguém se indignou apenas com o amarelo; os "politicamente correctos" falam num cartão alaranjado que não existe nas Leis do Jogo, o que diz bem da atitude e da coerência e habilitações com que nos brindam quase diariamente com as suas diatribes;

6) Sapunaru foi o Cristo de serviço, Luisão percebeu que era fácil bater no estranho; nunca percebi a razão de tanta algazarra em cada canto a favor do FC Porto, nada equiparado na área portista. Algo visto, ao invés, no Rascord, que na pág. 3 e na pág. 48 repetiram a “pretensa agressão” que nem no replay vislumbraram – mas não é problema de carácter, só de cataratas…

7) também aqui o árbitro Jorge Sousa foi exemplar para quem o avaliou: numa profusão de cantos para o FC Porto, nem percebi se valia a pena o sururu na área encarnada, porque quando o canto era, finalmente, cobrado, pelo menos os portistas já não pareciam estar lá, nenhuma bola levou perigo;

8) como é possível um árbitro permitir, se não viu as agressões (várias, que o Rolando não abriu a cabeça num poste ou contra o Fucile...), em cada canto do FC Porto, uma luta própria de galinheiro, chamando a atenção dos defesas agressores, quando perante tantos exemplos de infracção podia ter aproveitado um canto para, com coragem, marcar um penálti e expulsar mais alguém.

Temo que o árbitro não quis ter argumentos para expulsar mais benfiquistas, Nuno Gomes foi paradigmático e só a bondade de Rui Moreira, a elogiar a sua fotogenia, se equipara à piedade cristã. O Sousa contemporizou mais do que o costume. Benquerença ainda mostra que sabe contar pelos dedos, um, dois, três, quatro, mas Jorge Sousa, que me lembre, permitiu tudo em seis ou sete cantos, nem os contei a todos, contra o Benfica.

Uma vergonha, portanto, que passou impune.

Se a coerência se mantiver nas nomeações para o ano, já que desta vez marcou o penálti não assinalado na época passada, talvez da próxima ele marque mais penáltis e expulse os prevaricadores. Deve ser esse o benefício da dúvida que os cronistas do regime lhe concederam.

Coragem da lata que alude a honra e fair-play
Pois coragem não teve o árbitro, ou esta feneceu-lhe quando marcou o penálti. Devem ter-lhe caído os tomates, fosse da presença do Cebola ou do nabo do Katsouranis e a penca espetada do Luisão.

Repararam que os “satélites” benfiquistas em órbita nos media exaltaram a coragem, também aqui, do árbitro-assistente, por não se queixar do cachaço.

Se o gajo levasse um murro nos cornos no Dragão era cobarde por não fazer perigar o jogo e conduzir, pelo justicialismo da Liga da Bosta, o FC Porto à despromoção.

Como, entrando 6 metros no campo pelo cachaço amigável do diabo de Gaia, José Ramalho quis ser homem e cristão a poupar a instituição à despromoção, gabaram-lhe a coragem. Foi de homem, tanto até que Luís Filipe Vieira achou-se à altura de o felicitar também; sim, porque o labaredas da Luz, não foi ao árbitro ameaçá-lo de ter o primo do Veiga no aeroporto à espera de assapar-lhe…

Foi um gesto de honra, até de fair-play, quiçá de humildade, magnânimo como o Alexandre Magno, do tipo que invade programas de televisão e descompõe uma comissária da PSP lisbonense armada em sabichona de como montar segurança naquele antro de criminosos. Os aduladores de serviço não pouparam nos adjectivos, do Seara ao Vasconcelos, sabendo quão importante era não ter mais bravatas fora de campo.

Fora de campo, aliás, o Benfica era suposto não fazer jogo súcio. Disse-o, em Vila do Conde, um tipo de olhar esgazeado que, pelo semblante e a função de director de comunicação do clube fala-barato, mais parece um censor a quem os cronistas do regime devem prestar contas. O seu olhar penetrante, diria intimidatório, assegura-lhe o perfil para a missão, depois de assessorar Jorge Sampaio e ter a coragem de contar em livro como Figo confessou ao ex-presidente que o Veiga ameaçou atirar-se da janela de um hotel de Barcelona se o jogador rompesse a corda e não trocasse o Barça pelo Madrid, porque estava um milhão de contos em jogo. Estão a ver do que o homem é capaz, tanto o Veiga como o arcanjo Gabriel que aterrou no inferno…

A propósito de um pneu queimado (falar de ofício é fácil) do autocarro do Benfica, em Gaia (porta de acesso ao inferno, pelo visto), antes de ir ao Rio Ave, esse tipo disse que era bom, doravante, que o futebol fosse jogado dentro do campo.

Talvez tenha sido uma farpa ao Rui Costa que no Bessa (6 de Abril, foi 0-0) perseguiu Lucílio Baptista e esmurrou a porta do balneário do árbitro. Ainda o João Gabriel não descera à terra, então, e já o Rascord punha em respeito os seus jornalistas: quem denunciou o Rui Costa inssurecto, insultuoso e agressivo foi posto em causa e, na capa, lá vinha, como veio na 2ª feira, a mentira piedosa a desculpabilizar tudo. O Rui tinha ido felicitar o árbitro, ao desafio com o presidente da instituição que, precisamente pelas críticas nesse jogo, ainda está a cumprir uma suspensão de dois meses, coisa leve…

Para abrir um parêntesis e lembrar, ainda, sempre com o jornal protagonista e um Boavista-Benfica (o do 3-0), o cabotino director do afundanço jornalístico que desculpabilizou os dois ou três benfiquistas expulsos pelo famigerado João “Pode ser o João” Ferreira, dizendo que a culpa é do ambiente que se forma à volta dos jogos e os jogadores não são culpados, são vítimas (sic, mas não riam).

Daí a sua intervenção, de João Gabriel, esta semana a sacralizar o pedido de desculpas benfiquistas a Jorge Sousa. Algo de nobre, dizem aqueles que atacam adversários e árbitros no túnel para os intimidar com vista à próxima visita.

Queriam taças de cristal como o Rui Silva faz agora um ano (Benfica-Naval, 15 de Setembro de 2007)? Não, levam cachaços para aprenderem e pedimos desculpas que fica bem.

Como o empate custou 4000 euros, coisa barata num Benfica-Porto sob o signo do terror, é altura de voltar a discutir se o Beira-Mar-Porto valia ou não os 2500 euros que a Carolina disse ter contado… Eu sou de boas contas e à moda do Porto, percebe-se.

Paixão percebeu os “cachaços” anteriores
Por custo ainda mais baixo, Bruno Paixão favorece sempre o Sporting; não se sabe bem, porque os viscondes não se metem
em negociatas. Nem venderam craque algum, para manterem a linha. Moutinho, esse, levou que contar por se aventurar a querer sair da toca. Bruno Paixão, em Braga, fez o favor costumeiro. Percebeu bem os “cachaços” anteriores.

Não seria de bom tom ter três penáltis contra os calimeros em outros tantos jogos oficiais. Foi na Supertaça e na 1ª jornada da Liga. Ui que brado deu um penálti, inexistente de facto, quando o resultado estava em 3-0… Mais uma afronta noutro jogo seria demais e, depois do verniz estalado com risca ao meio, lá haveria luto de novo contra a arbitragem.

Como se sabe, está pendente a ameaça de o Sporting abandonar a Direcção da Liga. Chamam-lhe espada de Dâmocles e milhares de anos depois ainda mete medo.

Bruno Paixão fez mais um serviço a bem do futebol que torna competitivo, à custa de decisões arbitrais sempre impunes, a Liga da treta. Não viu uma falta de Postiga sobre Meyong. Penálti claro, até Jesus, do lugar etéreo onde ascendeu há 2008 anos viu e, descendo à terra, reclamou. Insensível apelo aos impenetráveis omniscientes do Rascord para os quais o Sporting voltou a não ser beneficiado, como em muitos jogos da época passada, e da anterior que quase lhe permitiu chegar ao título…

Relembremos que, sendo o recordista de penáltis a favor (ver tabela na coluna da direita desta página de referência) e o que menos sofre com eles, o Sporting correria o risco de pulverizar… todos os recordes.

Já passou cinco anos e quatro campeonatos completos sem um penálti contra, havia 34 jornadas em cada. Fantástico. Desde o último título, quando pagou a ignomínia de sofrer cinco penáltis apesar dos abundantes 17 que lhe sorriram, o Sporting só numa época, das últimas seis, teve mais de três penáltis contra. Mesmo assim, um ano farto, pois teve 8 a favor contra 4…

Nas últimas seis épocas, o deve-haver foi assim para os leões, de então para cá: 9-2; 11-3; 6-3; 8-4; 4-2; 10-1.

Era impossível melhor, como improvável seria sofrer um penálti por jogo, em três. Normal é ter 10 em 15 jogos caseiros, como na última época.

Ainda houve esperança de uma mãozita do Tonel em Braga, de raspão, mas já na Supertaça em Leiria o Paixão mostrou como não se vê mão na bola. O Bento nem se importa, desde que lhe vá de feição.

Quanto a Postiga, de novo a marcar desde o jejum de Dezembro quando deixou de contar para o totobola de Jesualdo, já percebe a diferença de jogar de azul ou verde.

Frente ao Sporting, carregando Polga da forma desnecessária como fez a Meyong, Postiga viu Pedro Henriques marcar-lhe uma falta da qual Tello assinou a vitória leonina no Dragão, há dois anos. Agora pode fazer a mesma falta na sua área que o Bruno Paixão não marca. E o Rascord, que uma vez deu nota 3 (positiva) a este energúmeno da arbitragem no infame Campomaiorense-Porto de 19/2/2000, também não.

Não são leões, não. São bezerros de ouro.

p.s. - A Liga da treta, que fez mais labiríntica a sua Taça da cerveja, recomeça só dia 21. São dois domingos sem futebol de que se fala, porque o número de jogos pode diminuir que se fala cada vez menos dos outros clubes.
Ainda bem que a Selecção volta a ser Nacional, com Queiroz: mesmo com convocatórias na net mas sem revelações nos jornais, já conquistou respeito o que cada um deve pelo menos a si próprio. Assim o ajudem os resultados por mérito, não por amiguismo em nome do espírito de grupo ou socos ao adversário.
Antes de recomeçar a Liga também da cerveja, e da que não gosto, os nossos clubes jogarão as eurotaças sem pressão dos jogos caseiros, em nome de mais uma jornada de Taça da FPF ao domingo. Haja paciência, se falta, pá, a ciência.

23 comentários:

  1. SAUDAÇÕES PORTISTAS

    Visitem o meu blog, deixem o vosso comentário, o seu conteúdo é principalmente dedicado ao FC PORTO o clube de meu coração, com algum humor á mistura,
    imagens e outras notícias interessantes.

    http://ultrasfcportomatosinhos.blogspot.com

    Faço muito gosto que o meu link fosse publicado na página do vosso blog que desde já acho deveras interessante e informativo.


    ATÉ BREVE
    ORGULHOSO EM SER TRIPEIRO

    ResponderEliminar
  2. Nao é justo escrever um post a dizer tantas verdades, é que assim ficamos sem nada para dizer.

    Nada a acrescentar.
    Acrescentar acrescentam os pasquins, mentiras para poder vender, que os ignorantes e tapados sao mais que as maes.

    O pais dos amigalhaços. A perseguiçao ao Porto segue ja dentro de momentos, todos os fins de semana, em tv's, pasquins e campos de bola, federaçoes, liguitas e poder instalado.
    E pensar que o futebol é so a imagem do que se passa em outras actividades, economicas e politicas.
    Que vergonha.

    ResponderEliminar
  3. Não tenho dúvidas.

    Este zé luís merece o prémio "Capitão Moura". É "um hóme JUSTO, HONESTO, COIRENTE e IMPARCIAL".

    Merecido.

    ResponderEliminar
  4. De facto não há muito para comentar porque o Zé Luís poupou-nos trabalho e disse tudo o que tinha de ser dito.
    Mas porque não resisto a dar também o meu bitaite, deixo-vos uma curiosidade. Sabiam que houve catorze sumaríssimos até 2006? E sabiam que, desses catorze, onze foram aplicados a jogadores do Porto? Não me dei ao trabalho de ver, mas aposto em como desses onze sumaríssimos, aí uns oito ou nove saíram da secretária do Cunha Leal. Por coincidência estes processos vinham sempre à quinta ou à sexta feira, para que o FCP não tivesse a oportunidade de recorrer para o CJ da FPF a tempo destes analisarem o recurso em tempo útil.
    Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, até as personagens, porém os beneficiados são sempre os mesmos. O sumaríssimo ao Luísão saiu com a devida antecedência, duas semanas antes do reinício do campeonato, dando tempo de sobra para a corja benfiquista preparar o recurso para o CJ. Já agora, e então para o Nuno "Gomes"? Nada de sumaríssimos? Pois, pois, já era pedir de mais.

    ResponderEliminar
  5. Há neste post do Zé luís mais uma coisa que entendo que deve ser sublinhada e enaltecida: o ataque ao Sporting.
    Tantas vezes esquecido nestas guerras de bastidores, choramingando por um lado e dando ares de quem é superior por outro, o Sporting tem sido tão beneficiado como o Benfica. Os claros benefícios que da arbitragem obtêm são só a ponta do iceberg. Inteligentemente criaram boas relações com o Porto, mas não perderam de vista os seus vizinhos. Conseguindo agradar a gregos e a troianos encheram a liga com os seus lacaios porque deram a ideia para a opinião pública que sportinguismo, imparcialidade e neutralidade são sinónimos e assim é que o nosso futebol pode recuperar a credibilidade.
    Cada vez mais acho que as nossas atenções devem, não ser desviadas, mas repartidas com os clubes da segunda circular. Para ser sincero, os Dias Ferreiras deste mundo, às vezes, conseguem irritar-me tanto como as Pinhões e os Manhas.

    ResponderEliminar
  6. alguém está a par da possibilidade da inscrição do hulk estar a infringir a limitação de inscrições por clube /época ?

    ResponderEliminar
  7. http://img154.imageshack.us/img154/9358/hulkinscrioqa7.jpg


    offshore na imagem esta o artigo, basta ler que isso não passa de uma mera especulação de uns anormais que nem ler sabem, hoje li num blog que era um caso á semelhança do caso mateus lol

    o artigo refere que a partir de 1 de julho o jogador pode ser inscrito no máximo por 3 clubes e jogar por 2 em jogos oficiais, como ele não jogou pela equipa sul americana jogou apenas em jogos oficiais por 2 equipas(FCP e a equipa japonesa), tendo estado inscrito na pior das hipóteses em 3 clubes (Acho que nem esteve inscrito na equipa sul america, pelo que não ha nenhuma irregularidade.

    ResponderEliminar
  8. Será que o hulk está a começar a incomodar certos alienados que para aí andam?

    ResponderEliminar
  9. offshore nao me digas que acreditas nesse tipo de barbaridades?

    ResponderEliminar
  10. Eu acredito na inteligência daqueles que participaram na compra do Hulk. E não me acredito que não se tenham informado acerca dos regulamentos de inscrições de jogadores e da situação do jogador, tendo em conta aquilo que aconteceu com o Meyong.

    No entanto, também acredito na perseguição doentia ao Porto, portanto até podiam saber da inscrição ilegal e estar à espera de mais jogos para retirarem mais pontos...mas isto até deve ser a parte do meu cérebro que vê as coisas mais negras e podres da vida. Enfim, seja como for aqueles benfiquistas idiotas que se preocuparam em pesquisar a vida do novo craque do Porto, só demonstram que não têm mesmo confiança nesta equipa, nem mesmo com Aimares, Di Marias, Suazos e Reyes. Tanto que se forem ao blog que lançou esta polémica, o blog que fala mais do nosso Porto que do clube da luz, podem ver que a caixa de comentários está cheia como provavelmente nunca esteve..O que me deixa mesmo orgulhoso do meu clube e de ser PORTISTA!

    ResponderEliminar
  11. O Regulamento da Fifa referente aos clubes que um jogador pode representar numa mesma época, tem esta excepção:

    "As an exception to this rule, a player moving between two clubs belonging to associations with overlapping seasons (i.e. start of the season in summer/autumn as opposed to winter/spring) may be eligible to play in official matches for a third club during the relevant season , provided he has fully complied with his contractual obligations towards his previous clubs."


    Isto traduzido dá qualquer coisa como:

    Como excepção a esta regra, um jogador que se mude entre dois clubes pertencentes a associações com épocas que se sobrepõem (por exemplo início da época no Verão /Outono num clube e Inverno/Primavera no outro), pode ter direito a jogar em jogos oficiais por um terceiro clube durante a época em questão, desde que tenha cumprido integralmente todas as obrigações contratuais pelos clubes prévios.


    Como Hulk não rescindiu unilateralmente com nenhum dos anteriores clubes, parece-me que a transferência do Hulk para o Porto está completamente abrangida por esta excepção.

    ResponderEliminar
  12. Soren,
    não é uma questão de acreditar, mas temos de estar alerta para estes ataques que revelam uma "perseguição doentia" de quem não consegue ganhar dentro do campo.

    após ter colocado a questão fui ler os regulamentos e parece-me que a inscrição é perfeitamente legal. Aliás a FIFA emitiu o certificado !!

    ResponderEliminar
  13. Não importa o ano civil mas a época desportiva. Como sabem as épocas desportivas da Ásia, America do Sul e Europa não são coincidentes.
    Um bom exemplo é a transferencia d Mascherano para o Liverpool.
    Este seria o 3º clibe mas a FIFA autorizou.

    ResponderEliminar
  14. No Rascord:

    Inscrição de Hulk teve aval da FIFA
    LEVANTAM-SE DÚVIDAS QUANTO A UM PROCESSO IRREGULAR

    A dúvida foi levantada por um fórum na Internet afecto ao Benfica e ganhou grande projecção durante o dia de ontem: afinal, a inscrição de Hulk como jogador do FCPorto respeita o “Estatuto e Transferência de Jogadores” da FIFA? A informação que recolhemos é clara: antes de assinarem com o avançado brasileiro, os dragões solicitaram um parecer ao organismo que tutela o futebol internacional, recebendo sinal positivo que fez com que a operação avançasse.

    Os regulamentos da FIFA dizem que “os jogadores podem ser inscritos por um máximo de três clubes durante uma temporada. Nesse período, o jogador só está elegível para disputar jogos oficiais por dois clubes. Como excepção a esta regra, um jogador que se transfira entre clubes pertencentes a associações com temporadas cruzadas (ou seja, temporada que se inicia no Verão/Outono e temporada que se inicia no Inverno/Primavera) é elegível para disputar jogos oficiais por um terceiro clube”.

    É o caso, já que Hulk jogou pelos japoneses do Kawasaki Frontale (Março) e do Tokyo Verdy (entre Abril e Julho) antes de se transferir para um campeonato que se rege por outro calendário. Quanto aos uruguaios do Rentistas, o passe do avançado brasileiro apenas era detido por este clube, pelo qual nunca chegou a ser inscrito.

    ResponderEliminar
  15. Ainda no Rascord:

    Águias felicitam MPLA pela vitória nas legislativas angolanas
    MENSAGEM DE LUÍS FILIPE VIEIRA PARA EDUARDO DOS SANTOS

    O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, enviou hoje uma mensagem de felicitações a José Eduardo dos Santos pela "expressiva vitória eleitoral" do MPLA nas eleições legislativas de Angola.

    A mensagem enviada ao líder do MPLA considera o resultado eleitoral "sinal evidente do reconhecimento assumido pelos angolanos pelo trabalho desenvolvido" (pelo MPLA) bem como "o reconhecimento da consolidação da jovem democracia angolana".

    "Há amizades que se forjam, desenvolvem e aprofundam através de formas diversas. O Benfica está ligado a Angola por uma convivência de muitas décadas, laços muito fortes que o tempo foi fortalecendo. Angola também faz parte da nossa história", prossegue a mendagem enviada pelo clube lisboeta.

    Luís Filipe Vieira refere a ligação "pela língua, pela cultura, pelos afectos" e destaca os "muitos angolanos que ajudaram a construir a 'memoria' do Benfica", antes de reiterar o "empenho em fortalecer, ainda mais, os laços que nos unem".

    Data: Segunda-feira, 8 Setembro de 2008 - 20:42

    Mas que merda é esta??

    ResponderEliminar
  16. duarte pernes, vamos por partes:

    - é claro que os sumaríssimos penalizaram muito mais o FC Porto.
    Foi no pós-Mourinho, só em 2004-2005 os portistas levaram com 4 ou 5 sumaríssimos, qual deles o mais ridículo. E se não eram sumaríssimos eram expulsões à toa naquele campeonato infame em que, mesmo jogando mal com uma equipa refeita e 3 treinadores, o FC Porto seria campeão não fossem as manobras de bastidores. Não era o Cunha Leal que despachava, eram os famigerados Mourão e Cebola que, num recurso do McCarthy, aumentaram mesmo a pena de 2 para 3 jogos. Algo a que Luisão está sujeito, neste momento, mas sabemos que não vão castigá-lo mais porque ainda tem de cumprir 40h de serviço cívico por conduzir embriagado...
    - quanto aos sumaríssimos ao Benfica, um em cada uma das últimas três épocas, foram todos justificados, lembre-se o Derlei ainda em Abril ou Maio passado a dar uma cotovelada a um jogador do Boavista.
    - sobre o sporting, pois tem andado a chorar e a mamar, pelo menos nas taças. Em Braga ninguém comentou a arbitragem, parecia encomendada. Mas a listagem de penáltis na página ao lado diz bem que o Sporting, só na Liga, tem mais a favor e menos contra, não restam dúvidas, e por margens alargadas.
    - sobre os Dias Ferreiras, presumo que estejas a falar de mais um triste Dia Seguinte de ontem, que apanhei de passagem, com Dias Ferreira calado que nem um rato quando Guilherme Aguiar batia no pobre Seara, mas mal GA aflorou o nome do Sporting, calado que nem um rato, o DF insurgiu-se e fez-se de virgem ofendida a trazer o caso do Augusto Duarte na casa de Pinto da Costa (não se sabe a fazer o quê, na verdade), ao que GA ripostou lembrando o Mário Chinês Luís de Santarém que de uma finalíssima da Taça no Jamor em que o FC Porto foi espoliado nos dois jogos com o Sporting, o escalabitano seguiu de viagem apra a China na comitiva leonina e com fato oficial - algo que, em 1978, obrigava a requisitar vistos de entrada com muita antecipação.
    Depois, é claro, desliguei, porque até o GA se assusta consigo próprio ao aflorar certos temos e não saber como mantê-los a arder para irritar os outros...

    offshore, o tema do hulk foi logo tratado e noticiado quanto a esses efeitos. Na altura tocou-se na questão mas estava tudo confirmado como legal. No caso dos uruguaios do Rentistas, o jogador nunca lá jogou e a mudança de clubes da Ásia (onde as temproadas decorrem no ano civil e não mudando de ano, especialmente no Extremo Oriente) para a Europa está salvaguardada pela FIFA. Nada de novo, portanto.

    No fim disto tudo, como sempre me pareceu, há tiros para o ar para distrair do essencial: a coacção sobre o árbitro-assistente na Luz a que, cobardemente, nenhum jornal desportivo deu ênfase. Bastava uma ou duas manchetes bem fortes e agressivas para o assunto não mais morrer. Para já, tocado o ponto na blogosfera, obriga a comentários diversos em programas televisivos. O que já não é mau, mas é pouco, até porque os intervenientes portistas nunca enfatizaram o prejuízo decorrente da agressão a que não é alheio, pode-se especular, a validação do golo benfiquista que não foi nada claro. Aliás, ao considerar-se positiva a arbitragem de Jore Sousa esvaziou-se a polémica dada a unanimidade quanto aos casos mais susceptíveis de suscitarem discussão (penálti e golo do empate).

    ResponderEliminar
  17. A propósito do post, como já saiu algo longo, porque gosto de meter todos os pormenores e antecedentes ainda que me surjam de memória, estava para insisrir o tema do V. Guimarães.

    Mas tornou-se um clube tão triste e, igualmente, como o outro, de pobres ressabiados, que deixei cair.

    Não resisto, porém, a lembrar o que disse Cajuda após o jogo de Basileia: algo como dizer que, face à arbitragem holandesa (muito impecável, assinalou um penálti que poderia perfeitamente passar como jogada normal com o árbitro a ver as costas dos jogadores e a não poder discernir a falta que existiu mas só o seu auxiliar podia ver) a roubar um golo limpo (acontece a qualquer um), os árbitros portugueses estavam perdoados e não faziam pior do que os estrangeiros.

    Curiosamente, o JN fez um cartoon fantástico com o tema: a quem ouvia o Cajuda pela TV, ao jantar, deu-lhe um ataque ao ouvir aquilo sobre os árbitros portugueses...

    Ora, eu não só não acho como advogo que os estrangeiros apitem em Portugal. De resto, Cajuda podia dizer bem dos apitos lusos porque foi por eles muito beneficiado para chegar ao 3º lugar, com muitos golos irregulares e eu, de memória, lembro facilmente um em Setúbal, outro com o Boavista em fora-de-jogo (6 pontos), um golo que não entrou com o Braga (+3), um golo em falta sobre o g.r. com o V. Setúbal em casa logo à 1ª jornada (+1), que valeram preciosos e muitos pontos...

    Nem de propósito, a ironia de ganhar na Madeira com um alegado penálti não assinalado aos do Marítimo, no regresso a casa onde os árbitros portugueses são porreiros, pá.

    E isto também não deve ser esquecido, porque o bronco nº 2 dos presidentes de clubes, o parolo de Guimarães, disse que foi prejudicado duas vezes na UEFA, aludindo na primeira ao caso com o FC Porto e que os camelos acham que deviam ter entrado directo na Champions.

    Ainda bem que cheiraram só a Europa, espreitaram pela porta da Champions e vão à vida na UEFA com o Portsmouth.

    Esta gente só tem o que merece.

    Mas faz parte do folclore. Vira o disco e toca o mesmo.

    ResponderEliminar
  18. Não percam a entrevista de Jesualdo no jornal Publico.
    Grande, Grande entrevista:

    ResponderEliminar
  19. Zé Luis,

    Tudo como dantes, então!

    Aliás... tudo como sempre foi!

    Qual a novidade?

    ResponderEliminar
  20. Parabéns Zé Luis.

    Continua de olho nos gajos da 2ª circular.

    Muita atenção ao Sborting, porque continuo na minha.
    Eles sabem que temos um ódio de estimação aos bermelhos.
    E por saberem isso, metem veneno para andarmos às turras com os mesmos, e sorrateiramente vão sendo benefíciados.



    Já repararam que sempre que o Moutinho entra em substituição de alguêm na selecção A, esta perde ou empata?

    O homem dá galo.

    ResponderEliminar