16 setembro 2008

Dupla vitoria


"TAS iliba FC Porto e arrasa Apito Final
No acórdão da sentença que determinou a participação do FC Porto na edição da Liga dos Campeões que hoje se inicia, o Tribunal Arbitral do Desporto destroça a UEFA e põe em cheque tanto a Comissão Disciplinar da Liga como o Conselho de Justiça da FPF. O documento, que demorou todo este tempo a redigir - a decisão foi anunciada a 15 de Julho - chegou ontem aos clubes envolvidos, mas só trouxe motivos para ser bem recebido pelos dragões. No mínimo, a norma que o excluía da Champions vai a enterrar.

O painel de juízes do TAS nem chega a aprofundar a violação do princípio da retroactividade, ou seja, a decisão de excluir o FC Porto da Liga dos Campeões por actos ilícitos cometidos antes da existência dessa regra - uma das principais armas de defesa dos dragões. Para o Tribunal Arbitral, o regulamento viola vários outros princípios, a começar pelo da proporcionalidade.

Levada à letra, diz o TAS, a alínea d) do ponto 1.04 exclui perpetuamente os clubes que cometam actos ilícitos. Em lado nenhum, ressalvam os juízes, está determinado que a exclusão seja de um ano (ou dois, ou três) como pretendia o instrutor da UEFA no processo inicial. Outra falha encontrada é a do desrespeito pelo princípio da igualdade de tratamento: os clubes só sofreriam a sanção coincidindo o ano da condenação com o ano do apuramento para a Champions. Sem apuramento, não há castigo.

Mas o TAS rapidamente põe de parte a norma, já feita em pedaços, por entender que nem é necessário discuti-la: o FC Porto não preenche os requisitos para ser castigado por ela. O painel afirma que os critérios não ficaram estabelecidos, mesmo que a UEFA pudesse decidir apenas com base na decisão dos órgãos portugueses. "As duas decisões do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol e da Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa", concluem os três juízes, "não demonstram com a certeza necessária que o FC Porto ou o seu presidente estiveram envolvidos em actividades ilícitas". E, na opinião do TAS, mesmo que provassem, a UEFA tem meios para julgar a culpabilidade do FC Porto autonomamente e não pode estar vinculada às sentenças da Comissão Disciplinar ou do Conselho de Justiça.

O outro tema forte do Apito Final - se a condenação do FC Porto transitara ou não em julgado - foi considerado pouco importante pelo Tribunal, que no acórdão diz "perceber" a decisão de não recorrer tomada pela SAD portista, dada a irrelevância dos seis pontos perdidos. Até porque "ficou provado que o recurso do presidente aproveitava ao clube".

Para o tricampeão português, este acórdão pode ser o salvo-conduto que faltava, dado estar ainda no ar a possibilidade de uma futura exclusão da Champions. O TAS fica pelo menos comprometido com esta decisão, que terá forçosamente reflexos em hipotéticos recursos, mas o mais certo é que a UEFA retire, ou substitua, a alínea d) do ponto 1.04 dos regulamentos da Liga dos Campeões e da Taça UEFA. E uma nova redacção que possa afectar o FC Porto atingirá também Milan, Juventus, Fiorentina, Marselha, etc, etc.

Benfica e Guimarães pagam dez mil euros aos tricampeões
Para além das custas do processo, que o TAS já endereçara a Benfica, Guimarães e UEFA na sentença resumida de 15 de Julho, cada um deles terá de pagar ao FC Porto dez mil euros para ajudar às deslocações e emolumentos dos advogados."
in O Jogo


"Pinto da Costa indemnizado
O tribunal de primeira instância considerara válida a detenção do presidente do FC Porto, em 2004, à porta da Judicária, mas o recurso para o Tribunal da Relação reverteu a sentença. Foi dada razão parcial a Pinto da Costa, que se traduz, de acordo com a SIC Notícias, no pagamento de uma indemnização, pelo Estado, no valor de 20 mil euros."
In O Jogo

Porque será que a Bola, o Record e o Correio da Manhã que tantas 1ªas páginas fizeram dos recursos do clube da Luz para a Uefa, para o TAS, tendo feito até primeiras páginas a dizer que o Porto não ía à Liga dos Campeões, não dão honras de 1ª página ao acordão do TAS...?

ADENDA
A quem interessar, o acordão da sentença do TAS já pode ser consultado aqui.

42 comentários:

  1. Zirtaev, desculpa me estar a repetir mas apetece-me escrever isto 1000 x :)

    o acordão do TAS é arrasador !!

    Não só pelo acordão em si, cujo conteúdo finalmente é revelado como pelo desmontar da tese de que o resultado da famigerada reunião do CD da liga tinha sido importante na tomada de decisão do TAS. Não o foi.
    Vão mais longe e até tomam uma posição de concordância com a SAD do Porto por esta não ter recorrido
    porque "ficou provado que o recurso do presidente aproveitava ao clube".

    Uma vitória esmagadora da estratégia montada pela SAD portista/Adelino Caldeira.

    Uma enormíssima derrota para os anti portistas

    ResponderEliminar
  2. Porque há notícias que são "vitórias" e outras são "derrotas". Veja-se a diferença no CM:

    2 de Setembro 08

    "Pedroso ganha acção contra o Estado"

    e a notícia de hoje:

    16 de Setembro 08
    "Estado vai recorrer da condenação"
    "FC Porto: Relação do Porto atribui indemnização de 20 mil euros"

    Não adianta... não me parece que este género de jornalismo venha a mudar. E só estou a pegar nas "gordas".

    Chama-se a este fenómeno dissonância cognitiva. Trocado em miúdos, cada um pinta o mundo à sua imagem.

    Não importa, a realidade é que hoje se festejam duas vitórias (que, apesar de tudo, nada têm de surpreendente)

    Saudações portistas!

    ResponderEliminar
  3. Pedroto dizia" deixá-los pousar". Sempre ouvi dizer que " a verdade é como o azeite, vem sempre acima", mas uma coisa certa, como diz o nosso Presidente, " largos dias tem 100 anos " e é bem verdade.

    O TAS arrasou toda essa corja , e foi mais longe arrasa até a UEFA de forma que estes só se têm de sentir envergonhados. Uma dupla vitória, num jogo onde já está a começar a cheirar a goleada portista.

    ResponderEliminar
  4. A imagem do nosso grande presidente, na 1ª pagina, está imensamente adequada...

    Para quando os pedidos de indemenização ao gajo da LIGA SAGRES?
    Esse pequenote que nem pense ir ao Dragão amanhã.

    ResponderEliminar
  5. Depois do TAS dinamitar as intenções sombrias de certos iluminados, só temos de exigir uma reacção firme por parte do FCP. Calar os Platinis devia ser tomado como ponto de honra.

    E era para ser já hoje, de forma a pressionar os franceses que vêm ao Dragão com ordens para queimar o jogo do FCP.

    ResponderEliminar
  6. Será que finalmente teremos uma reacção ao acordão por parte dos abutres minhotos?
    Eles ficaram de emitir um comunicado, assim que saísse o dito acordão...Ou terão vergonha na cara e meterão o rabinho entre as pernas?
    Toca lá a enviar 10.000€ para o Dragão!

    ResponderEliminar
  7. "O outro tema forte do Apito Final - se a condenação do FC Porto transitara ou não em julgado - foi considerado pouco importante pelo Tribunal, que no acórdão diz "perceber" a decisão de não recorrer tomada pela SAD portista, dada a irrelevância dos seis pontos perdidos. Até porque "ficou provado que o recurso do presidente aproveitava ao clube"."

    Este parágrafo é para dedicar aos Ricardos Costa deste blog...

    ResponderEliminar
  8. Oporto:

    Que eu saiba sou a única pessoa com o nome de Ricardo Costa neste blog.
    Como tal mantenho o que sempre defendi,a honra do clube está acima de tudo mais.
    .

    .
    E o próprio TAS não sabe que essa hipótese do recurso de Pinto da Costa aproveitar ao clube não foi colocadada de ínicio,mas apenas a meio quando a FPF viu que o F. C. Porto estava seriamente comprometido e deu a hipotese que os processos fossem conexos.
    .
    .
    Eu até fazia questão de começar a liga com menos 6 pontos,era uma medalha.
    Até porque se provando a nossa inocência seria mais uma vitória -essa sim- contra tudo e todos e ainda sabia melhor por termo-nos dado ao luxo de dar 6 pontos de avanço aos rivais.
    .
    .
    O que sei é que a imagem do clube a passar mundo como tendo aceite uma condenação e retirada de 6 pontos por tentativa de corrupção não vai ser o TAS que nos vai devolver.Como tal mantenho,nada está acima da honra do clube e nunca deveriamos aceitar uma condenação em seja o que for quando nos consideramos inocentes.
    .
    .
    De resto,um acordão arrasador para:Benfica,Guimarães,Liga de Clubes,FPF e acima de tudo para a Uefa e os seus dúbios regulamentos que agora terão que ser alterados...
    .
    Das duas uma,ou os alteram e todos pagam de igual:Juventus,Milan,Marselha,Porto etc ou admitem que era rídiculo a não admissão do Porto nas suas competições e o senhor Platini se cala de uma vez por todas.

    ResponderEliminar
  9. Perfeito o timming do TAS, no dia em que começa a champions. Vão haver muitas gaivotas indispostas hoje. :P

    Só pelo que vem publicado n'O Jogo de hoje seria suficiente para despedir o Ricardo Costa. Mas, dada a influência do SLB na cúpula da LPFP, não acredito que seja desta que se limpe a porcaria da liga.

    Vou esperar que o TAS coloque o acórdão no site deles para comentar os argumentos que validaram essa decisão.

    ResponderEliminar
  10. Ricardo Costa:

    Não acha que a honra do clube acaba de ser limpa pelo TAS?
    A estratégia de defesa foi a mais acertada de todas?

    ResponderEliminar
  11. Ficou provado que a estratégia adoptada pelo Clube era a mais RACIONAL e ADEQUADA. Porque nos terrenos em que se move, a JUSTIÇA tem que ser RACIONAL e não pode ser regida por paixões! É para mim uma bela prenda de aniversário. Faz-me acreditar na Justiça e nos Homens!...

    ResponderEliminar
  12. Não sendo o Ricardo Costa, gostaria de responder aos que pensam exclusivamente como o 'oporto'.

    Não acho de forma alguma que a honra do FCP tenha sido limpa. Foi nos dada razão! Que é muito diferente de a honra estar imaculada.

    Basta ter umas décadas de vida para saber que a honra que temos na nossa rua não é necessariamente a mesma na rua ao lado.

    Isto da honra tem muito que se lhe diga! Não se podendo agradar a gregos e a troianos, fica a verdade que temos para nós próprios. Os que nos querem mal não querem acreditar na teoria publicitária do 'algodão não engana'.

    Como já referi num comentário anterior, tenho para mim que a SAD tem a obrigação de fazer a Europa saber que estamos a ser perseguidos na nossa Liga e agora até pelo palhaço do Platini.

    E não me venham com a teoria da alta política como aqui li há uns dias! Se não fizermos barulho, ninguem quer saber DE SABER a verdade - esta decisão do TAS.

    ResponderEliminar
  13. Também continuo a pensar que o FCP deveria ter recorrido e não vejo em que é que esta decisão do TAS teria sido diferente se o FCP tivesse recorrido!
    Mas continuam a existir por aqui portistas sempre prontos a atacar as opiniões de outros portistas da pior forma. É caso para dizer: com portistas destes, para que precisamos nós dos gayvotas?
    Gozemos todos com alegria estes belos momentos e deixemos a azia e os "kompensam" para quem os merece...
    E tal como aqui já alguém disse, este acordão do TAS tem que ser levado aos 4 cantos do mundo. Temos que o publicitar ao máximo. Até porque a nossa CS fará dele o branqueamento do costume...
    E... ou eu me engano muito... ou ainda hoje surgirá uma notícia que desviará as atenções...

    ResponderEliminar
  14. hulk, nem é preciso uma notícia para desviar atenções, é só passar os olhos nos diversos pasquins e tudo está atirado para as letras pequenas ou para as páginas que ninguém lê.
    O kompensan vai esgotar de novo e é engraçado ver que os abutres e os aprendizes ainda tem que nos pagar...

    ResponderEliminar
  15. Não Oporto...O TAS não apaga o facto da imagem de Porto ter corrido mundo afora associada a tentativa de corrupção...
    As 1ªas páginas que fizeram em Portugal e o destaque que deram lá fora não é comparável a esta boa nova do TAS infelizmente.
    .
    .
    Já sabemos em que sociedade vivemos,em que a comunicação social tem o poder de c ondenar e manchar o nome de pessoas e instituições.
    Não há nada que apague aqueles meses em que o clube passou a imagem de clube corrupto por ter aceite a condenação.
    .
    .
    É uma questão de príncipio,nunca nos devemos contentar ou aceitar uma condenação seja ela qual for se nos sentimos inocentes.
    E afinal sempre teríamos razão de qualquer das maneiras como o TAS acaba de o demonstrar...
    .
    .
    Podiamos começar a liga com menos 6 pontos mas a honra do clube não tería sido afectada porque o clube não tería aceite a condenação e teria feito recurso e era isso que se noticiaria mundo fora.
    E mais tarde ía-nos ser dada razão e poderíamos pedir uma pesada indemnização á Liga de Clubes pelo prejuízo desportivo de nos ter tirado os 6 pontos caso chegasse a esse ponto.
    .
    .
    O TAS arrasa por completo com os orgãos de justiça desportiva portuguesa.Espero reacções e o Dr Ricardo Costa já se devia ter demitido.
    Ele adorou aparecer na Tv quando foi para condenar...Agora que leva o raspanete fica calado...
    .
    .
    O balde de água fria no Benfica e na imprensa do regime...Em Portugal diziam eles não havia justiça e sería na Suíça com juízes independentes que se veria isso...
    Agora até já gostavam do CJ da Fpf porque até se reuniam finalizadas as reuniões...
    Se calhar é agora o TAS que não é sério...ehehe.
    .
    Eu gostava de ver a cara daqueles juristas sérios e isentos a ver a barafunda que foi a reunião do CJ e a forma leviana como condenaram um clube e um presidente...
    Foi preciso ir á Suíça para este país perceber o mesquinho que é,e entender que infelizmente vivemos num país centralizado e que inveja o sucesso alheio.

    ResponderEliminar
  16. Muitos parabéns grande Meireles.

    Muito mereceste neste dia uma noticia deste calibre.

    Já agora, que continues por cá por muitos e muitos anos a moer-lhes a paciência, principalmente ao vizinho de cima.

    Hoje é dia de festa, cantam as nossas almas, para o menino Meireles uma salva de palmas!

    ResponderEliminar
  17. Uma óptima notícia sem dúvida e ainda melhor pelo timing escolhido..
    início da champions, vem mesmo a calhar, que possa ser aproveitado pela equipa para lhes dar ainda mais garra e força para ganharmos aos turcos e mostrar aos platinis, gaivotas e a toda a Europa porque temos ganho, continuamos a ganhar e iremos ganhar sempre, somos MELHORES!!

    Fui daqueles que critiquei o porto por não ter recorrido, continuo a achar que a defesa podia ter sido feita doutra forma, mas tenho que admitir que depois de notícias como estas o clube possa ter tomada uma boa decisão!!

    Já agr, viram a pouca vergonha de ontem à noite na sic notícias no programa Dia Seguinte? O director de comunicação do Benfica, um tal de João Gabriel, falou em directo no programa para surpresa e revolta de todos os comentadores, para se tentar defender das declarações vergonhosas que fez sobre a agressão do Luisão e atacar o Guilherme Aguiar! É muito triste, ninguém pode criticar os meninos que vêm logo chorar para a tv, e esta deixa!!
    Faz-te a eles hoje Rui Moreira, ainda nos vão ter que pedir desculpas eheh

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  18. Meireles,
    Estou a ver que para além da "religião" temos em comum o dia de aniversário e o apoio desde a 1º hora à estratégia adoptada pelo nosso clube

    um abraço

    ResponderEliminar
  19. Apesar desta noticia não ter o impacto que deveria ter... (já se sabe porque) é uma vitória imensa para o nosso clube.

    Se havia dúvidas que temos uma organização despotiva sem igual... fica aqui a prova final.

    Quero apenas deixar bem claro, que a direcção do FC Porto, deveria "esmagar" mediaticamente o bruto do Platini...
    O que ele tem vindo a dizer é gravissimo... Aliás, as primeiras declarações foram graves, mas apesar do TAS ter dado razão ao FCP, ele continiou a proferir afirmações que são danosas para a grande instituição que é o Porto.

    Acho que é tempo e mais que tempo de agir...
    É uma questão de honra de exigir o respeito que o Porto merece perante toda a Europa... e não será certamente um imbecil como esse gaijo que nos vai tirar todo o crédito que temos e merecemos.

    Quanto aos 10 mil euros que vão vir de Lisboa, seria bom que fosse dito pelo FC Porto que irão servir para pagar o ordenado deste mês do Rodriguez. :)

    ResponderEliminar
  20. e agora o antigo presidente do conselho de justiça da federação portuguesa de futebol ?
    Nao terá o madaíl que repensar ?
    Secalhar havia um cozinhado bem feito e o homem teve mesmo de encerrar a reunião.

    Sinceramente hoje sinto me grande.
    Incrivel os meios de comunicação social...
    O benfica controla mesmo os meios de comunicação...
    Existe muita gente empenhada em que o benfica volte a ganhar, muito dinheiro envolvido...
    o projecto do benfica se não tem sucesso nestes proximos 2 anos vai dar bronca financeira da grossa.
    enfim

    ResponderEliminar
  21. Já era de esperar que a noticia nos orgãos de comunicação do sistema, iria lá para um canto de página, em letras miúdas, e mesmo assim, deve ter sido com grande azia que lá foi colocada. Mas lá que foi uma grande noticia, lá isso foi. Ainda por cima no mesmo dia em que também foi dada razão ao presidente, no processo da detenção ilegal.
    Para que seja uma semana fantástica, só falta mesmo uma vitória contra os turcos.

    Porque noto que ainda subsiste grande divergência de opiniões, a propósito do não recurso do clube no processo apito final, gostaria de dizer o seguinte: Respeito a opinião de quem era a favor do recurso, como o Ricardo Costa, e de quem era contra, ou seja a favor da decisão tomada pela SAD, como oporto. Já não posso estar de acordo, com aqueles que acham que quem pensa de modo diferente não é bom portista.
    Pessoalmente, por uma questão de principio, tendo a concordar com Ricardo Costa, na defesa intransigente nas questões de honra, tenho aliás, um grande respeito pela forma apaixonada como o faz. Felizmente temos jovens, julgo que o Ricardo é um jovem, que num mundo materialista e cínico em que vivemos, se bate por esses principios. No entanto, não tenho certeza quanto à bondade do recurso ou não recurso. Quando o presidente comunicou que o clube não recorria, e que nem valia a pena explicar porquê, eu acho que valia sim senhor, era mesmo fundamental uma explicação. Eu percebi, como todos aqueles que tem um minimo de inteligência, a razão de não recorrer, mas não dizer, com toda a ênfase, que não recorrer, não significava aceitação do castigo, muito menos aceitação da culpa, foi dar armas ao inimigo, e ele não as desperdiçou.

    Imagino as voltas que os estômagos, dos Cartaxanas, Delgados, Manhas, Batistas, Goberns, Pinhões e outras aves abundantes, devem ter dado hoje. Gostaria de estar por perto para saborear.

    ResponderEliminar
  22. Como fui dando umas dicas sobre estas matérias, sei o que escrevi e o que se escreveu nomeadamente quanto à "bondade" de dever haver recurso ou não, agora só tenho a dizer que, mesmo assim, om tudo esmifrado e explicado, ainda há quem ache que se devia ter recorrido.

    Não é uma uestão de ser bom ou mais, muito ou pouco portista. Mas teimar ue se devia ter recorrido, quando o TAS reconhece o óbvio, desculpem mas é algo mais que teimosia. Aliás, o mesmo foi dito, logo à partida, de Rui Moreira e até MST. Mas quando eles só se ouvem a si próprios, não há nada a fazer, pois não?

    A estratégia estava certa e deu um resultado retumbante.

    - começando pelos queixnhas que foram vexados com a obrigação de comparticiparem as despesas do FC POrto além de pagarem as custas do processo.

    - passando pelos platinis que n
    ao se sobrepõem os homens de leis, isentos e que sabem do que falam, convenhamos que é preciso pensar antes de e não riscar os "platinados"...

    - para acabar no vexame maior à justiça desportiva lusa, ao Ricardo Bosta da Liga do Taberneiro Hermínio a acabar nos medíocres que no CJ levaram a sua avante...

    Quanto ao ressarcimento do FC Porto, omo também defendi, só na justiça civil portuguesa se aclará tudo. Então, o FC Porto poderá pedir chorudas indemnizações às instituições, já que os malfeitores nessa altura estarão a monte e, como os polítios da asneira cá da parvónia, n
    ao pagam nada do seu bolso.

    É claro que só então a cara e o nome do FC Porto será limpo de vez.

    Mas esta sentença ajuda a repor, primeiro a justiça, depois o espírito da mesma, que muitos fizeram e estupidamente querem fazer por esquecer.

    Grande parte da imagem do FC Porto está intocada com esta sentença.

    Não sou catastrofista a pensar que o dano é irreparável, até porque n
    ao creio que tenha sido um dano de monta. Tudo passa, como passou com o Milan, a Juve, o OM...

    Não façamos disto um monstro. Até porque se ainda não pedeu a cabeça, decerto está já decepado dos seus membros anquilosados e isso é um triunfo inquestionável do FC Porto contra os medíocres do costume e os salazarentos homens de mão o regime.

    ResponderEliminar
  23. Completamente de acordo com o Zé Luis, não aceitar isto é o mesmo que não aceitar a realidade dos factos, acrescento que continuo a não compreender a enorme preocupação com o que diz a imprensa de Lisboa é necessário ignora-la cada vez mais e limitar-nos a referir quem nos trata com o mínimo decência. A blogosfera é uma arma importante para lermos e escrevermos onde achamos que somos bem tratados e onde a discussão não esta viciada por critério Mouriscos obscuros.

    ResponderEliminar
  24. Além de uma olímpica ignorância generalizada sobre o "tratado" do TAS, a manifestar a tendência dos Órgãos de Comunicaão Social que se resume à sua implantação em Lisboa contra dois pontas-de-lança que resistem no Porto, há uma questão curiosa que remete, ainda, para o segundo caso de indemnizaão do Estado a uma vítima do show-off policial (não judicial):

    enquanto o verme do CM dizia, adiantando-se à notícia, que o MP iria recorrer da decisão da Relação a favor de Pinto da Costa, O Jogo salienta que, face à exiguidade do valor (inferior a 30 mil euros) fica automaticamene anulada a possibilidade de a parte vencida poder recorrer.

    Não sei nada que sustente uma ou outra versão, mas talvez pareça mais ser verdade o que O Jogo escreve.

    Ja o famélico CM, reage como o cãozinho de Pavlov: soa uma campaínha e ele saliva. O MP perde um processo, logo vai recorrer.

    O CM é como um sapo de laboratório: corta-se-lhe as patas e diz-se-lhe para saltar, se não o faz é por ser... surdo.

    É a merda da CS que temos. Pena que muitos ainda liguem a isso. É que já não dá para rir. Só dá mesmo... pena.

    p.s. - numa ronda por alguns blogs que se dizem de referência, idóneos (devem querer dizer ideólogos, mas não sabem nem o são, pobres diabos, uns de bigode, outros de gordo unto), nada ou muito má a análise à coisa do TAS.
    A "inducação da classe operária" está mesmo como nos tempos da Revolução de Outubro. Foi há 90 anos. Como a sociedade e o pensamento podem regredir - eis um case study...
    Mas não dou velas a fracos defuntos.

    ResponderEliminar
  25. Falemos, então, do futebol a valer que começou.

    Foi de uma pobreza confrangedora o Sporting ante um tremeliques catalão.

    Vão ver que a Imprensa vai pôr tudo cor-de-rosa.

    O problema é que o Shakhtar não perdeu pontos onde não se pode fazê-lo. E, para mim, é o favorito ao 2º lugar. De resto, bem melhor do que o D. Kiev, no grupo do Porto. Mas nunca fiando...

    ResponderEliminar
  26. Ainda por cima o "Espórtin" perdeu..."Tenho uma lágrima no canto do olho"...O meu vizinho coitado diz ser Sportinguista e eu tenho pena, dele e do filho que se afirma Benfiquista, vai ser uma semana em grande!...Para mim claro!

    ResponderEliminar
  27. Este parecer do TAS- Orgão imparcial- vem incomodar muita gente a começar pelos melancias de serviço do trio de Ataque, que perante este parecer ,meteram os pés pelas maos e não souberam encarar a realidade,pondo em causa um Tribunal Europeu ISENTO!
    Só falta, não o parecer, mas a decisão dos Tribunais civeis , para desmascarar de vez Esta cabala!
    Força Grande FCP!
    Amanha vamos encher o Dragão!

    ResponderEliminar
  28. Finalmente percebi que os "inteligentes" deste País -Carlos Daniel, Pedro Vasconcelos e Rui Oliveira e Costa pelo menos- não pescam uma "mínima" de Inglês -têm uma má relação com ela-, estão todos à espera do que o outro pode acrescentar para avançarem na conversa...Triste figurinha a deles, gente da Comunicação Social!...Mas que são teimosos que nem burros lá isso é verdade, embora eu ache que está tudo arrumado -mas isso sou eu que sou do Porto e não sou Inteligente- se só podem sofrer consequências, os Clubes que se apurarem no ano em que forem condenados e também não pode haver retroactividade!?...Se não, lá vêm novamente à baila os Milão, Juventus, Marselha, Fiorentina, etc...

    ResponderEliminar
  29. Vejo que a minha sanidade mental esta bem e recomenda-se.
    Pinto da Costa e o Porto ilibados. Afinal a SAD nao anda a dormir como muitos apregoam, os comentadeiros e jornaleiros continuam na sua pequenez a fazer as fighurinhas tristes do costume e a demonstrar o porque de Portugal estar no estado em que se encontra.
    Tudo igual portanto.

    Para reforçar o que penso o Sporting levou uma humilhaçao futebolistica à moda antiga, com 65-35 em posse de bola e 25-8 em remates parav além de um dominio territorial e tactico igualmente humilhante.
    Deu também para ver que com um avançado movel, dois homens bem encostados nas alas que tenham o apoio de laterais afoitos e resistentes e que nao tenham pejo em entrar na area para desiquilibrar e, com 3 homens a fazer as mudanças de velocidade e a entrar nas linhas defensivas no miolo, este sistemazeco de 3a do Sbordém nao passa de uma miseravel manta cheia de buracos.
    Espero que o Professor tenha gravado para ver e rever.

    Tudo normal portanto.
    Para confirmar a normalidade, amanha vamos ganhar e pronto, la vai o Kompensam que hoje se vendeu às carradas esgotar num abrir e fechar de olhos.

    ResponderEliminar
  30. Grande terça-feira. 3 vitórias num só dia: A do PC versus Estado, a do TAS e a do Barça (só foi pena terem falhado tantas oportunidades, 7/1 era um resultado mais justo). Agora só faltam mais 3 para a semana ser perfeita: A do Porto (a mais importante, claro) e as do Portsmouth e do Nápoles, para compôr o ramalhete.

    A alguns portistas, sempre críticos de tudo o que os dirigentes do Porto fazem, humildemente digo: O Porto não tinha nada que recorrer de coisa nenhuma. O Porto é uma instituição, não faz nada, quem eventualmente faz são as pessoas que o servem. O Porto foi punido por algo de que era acusado o seu presidente e o presidente recorreu. Posição jurídica e moralmente inatacável: Recorreu-se da acusação e não das penas; Só os culpados assumidos é que recorrem das penas, aceitando as acusações. Para além disso, recorrer da pena de -6 pontos seria pura "angelicalidade", os inimigos do FCP bateriam palmas entusiasmados. Mas pelos vistos, alguns portistas, até gostariam que, para além de termos de levar com um calendário que até parece que foi fabricado pelo LFV, para além de termos que levar com árbitros nomeados à medida para nos roubarem (depois do Sousa é a vez do Proença, com quem quase sempre empatamos e sempre com o dedo dele no resultado), ainda tívéssemos que começar o campeonato com -6 pontos. Irra pá, que com portistas assim nem precisamos de anti-portistas.

    ResponderEliminar
  31. Afinal ainda há esperança....o insuspeito matutino CManha,na sua edição de hoje em artigo assinado pela investigadora e proba jornaleira tania queirós laranja,citando fontes credíveis e isentas (fontes oficiais ligadas ao benfica)assegura que o FCPorto ainda será penalizado pela uefa por imposição do Tas,pois desconhecia o douto parecer,aqui,com força de lei e que deverá,espera-se,transcrito para a Lei Fundamental Portuguesa (Constituição)do freitas pai de domingos,amaral que em boa hora consagrou a votação desapaixonada do carrajola e os seus tres apaniguados conselheiros,que fazendo,desinteressadamente horas extraordinárias,a bem da justiça desportiva e da sua moralização.
    Mais se afirma que o benfica irá enviar à uefa o supra citado parecer/lei e que quanto à retroactividade da lei uefeira,o tas,confirma que ela não se aplica ao FCPorto.
    Se necessário seguirão,atempadamente,digo eu,novos pareceres assim a modos da nova lei gabriel "ganhar espaço/luisão),assinados por figuras impolutas e marcantes do panorama político e desportivo nacional como bagão felix,cervan,seara,morgado & saldanha,entre outros,a que se juntará escritos desapaixonados de rara investigação de queirós,marinho,pinhão/carolina,delgado,cartaxana,manha,etc.
    Finalmente será produzido um novo filme,subsidiado como tantos outros,dos grandes realizadores mundiais,botelho e vasconcelos,que versará a vida e obra do grande almadense joão carrajola que explicará devidamente ataviado do seu cachecol encarnado,a bondade da magna reunião do cjustiça e as razões da sua celeridade.Será tambem focada a necessidade imperiosa da constituição dum tribunal desportivo onde todos os elementos que o integrem sejam assumidamente arautos duma nova ordem desportiva lisboeta tipo barbas e taxista máximo e nacional tipo diabinho de gaia.

    ResponderEliminar
  32. cesario:

    A fonte do SL Bosta deve ser a mesma que afirmou à saída da UEFA, aquando o recurso do FC Porto, ter sido uma grande vitoria para o SL Bosta.

    ResponderEliminar
  33. Leiam o acórdão. A notícia d'O Jogo é parcial. Leiam o acórdão em bom inglês. A UEFA foi criticada pela forma como decidiu, mas o Porto não foi ilibado por ninguém. E o prícnipio da retroactividade, segundo o TAS, vale. Tem é de ter um período temporal defnido, mas o TAS aceita o princípio da retroactividade.

    ResponderEliminar
  34. Obrigado a todos pelos galhardetes, o dia foi bom, não muito quente mas como eu gosto, aliás por alguma razão nasci em Setembro, tempo ainda seco -ainda de férias- mas já um pouco fresco a querer recordar que o Inverno virá aí sem contemplações...Para já, as árvores cobrir-se-ão de tons cheios de diversidade a pender para os amarelos e castanhos! Gosto de vir à varanda e observar todo este colorido à minha mercê...Depois, lá mais para o fim da tarde, já se consegue notar o fumo a elevar-se das pequenas casas que se escondem entre as árvores na outra margem do Douro...E o rio, começa a querer vestir um ligeiro casaco feito de fino algodão branco!

    ResponderEliminar
  35. Mas se o princípio da retroactividade abranger o Porto, acredito que abrangerá também os colossos Italianos e aí lá estamos nós outra vez, tudo começa a engasgar-se...Porque as coisas parecem-me bem claras, tudo pende para os mais poderosos. A não ser que a Lei seja ajustada à medida do FCPorto -o que é muito perigoso se acontecer, porque será perfeitamente legível para todo o Mundo e a bronca será grande- as coisas vão ter um desfecho favorável. Quanto às manchas, elas são irreversíveis e não o são porque o Clube recorreu ou não, mas sim porque estas coisas trazem sempre consigo uma caterva de consequências imprevisíveis...A partir do momento que as dúvidas se foram acentuando, através dos mexericos que escutamos há tanto tempo e das investigações "dirigidas", a mancha foi-nos colada inevitavelmente...Era essa a intenção e isso resultou. Depois os estragos que nos foram lançados, foram sendo minimizados pela acção dos nossos Juristas e pelas performances dos nossos jogadores -algo que eles não previam. estou certo- mas o anátema ficou e só vai ser lavado definitivamente, se entretanto se provarem as ligações obscuras -ou nem tanto assim- dos intervenientes de toda esta tramóia...Ainda ontem os nossos queridos inimigos tudo fizeram para escurecer estes pareceres, com teses mirabolantes de "ainda pode acontecer", "a ver vamos", mas encaixarem que o Porto ganhou uma dura batalha isso é que não reconhecem. -Jogam agora com os recursos e todos sabemos que os recursos são as armas dos perdedores, por isso eu digo, há que ser OBJECTIVO e não embarcar em delírios românticos...No futuro cá estaremos, atentos para recolher e denunciar tudo o que for caindo -como maçãs podres- nesta árvore da manipulação descarada e imoral destes senhores que de Homens, têm muito pouco.

    ResponderEliminar
  36. meirelesportuense:
    Parabéns pelo excelente comentário.
    É exactamente isso que eu penso de toda esta "confusão".
    Aliás, quando o presidente dos 6 milhoes de frustrados declarou que o objectivo deles não era ocuparem o lugar do FCP na CL... toda a gente se riu, mas eu levei isso a sério e percebi que o objectivo principal era denegerir a imagem da nossa Instituição e manter entretidos os 6 milhoes de frustrados!
    Por isso espero ansiosamente pelo dia em que o FCP possa passar ao ataque, também fora do campo!!!
    Mas o mais importante é ganhar lá dentro das 4 linhas e isso é que eles não conseguem engolir!!!
    E agora... vamos aos turcos!
    .... E cá vão os meus parabéns, embora com atraso, desejando-lhe muitos mais dias como o de ontem... com duplo motivos para festejar!

    ResponderEliminar
  37. Foi reposta a verdade, mas n�o a honra. T�o simples quanto isto.
    Agora � perciso cair em cima da Liga e principalmente do Conselho de Justi�a (Dr. Ricardo Costa) e exigir uma indeminiza�o desses camelos com uma grande dor de corno.
    Quanto � imprensa Portuguesa n�o h� nada a fazer, � o que temos mas n�o � t�o mau assim porque eles ainda n�o perceberam que com esta atitude para como o nosso clube apenas conseguem unir-nos mais e tornar-nos mais fortes ainda, embora amargorados com a descrimina�o de que somos alvo.

    Sauda�es Portistas

    ResponderEliminar