19 setembro 2008

Pressionar como um bloco em meia hora e sofrer o dobro do tempo


Finalmente a Liga Milionária começou com uma vitória. E logo em ano platinado de queixinhas.

Foi um grande resultado, com uma exibição na primeira meia hora que deixa água na boca e permite antever periodos de grande futebol quando a equipa estiver mais entrosada e quando fisicamente se atingirem os niveis desejados.

Vencemos contra uma equipa recheada de valores e gente experiente que sabia muito bem o que andava a fazer em campo. Fomos das poucas equipas que conseguiu a espaços, um domínio tão avassalador nesta primeira jornada. Outros exemplos são o Manchester e o Real Madrid com este último a jogar contra um adversario muito mais fraco e que, apesar disso, não produziu um resultado mais volumoso que o nosso.

A profundidade nas alas não é a mesma do ano passado. Isto é apenas disfarçado pelos rasgos do Rodriguez. E é perfeitamente normal nesta fase. Os laterais e os médios-ala são todos novos. Acho que é um factor a ter em conta antes de se criticar o rendimento dos laterais. As alas são inteiramente compostas por jogadores novos e sem qualquer experiência de Liga dos Campeões.

Há muita coisa a melhorar defensivamente, principalmente dentro da área perante livres ou cruzamentos perigosos. Vimos muitas vezes os adversários aparecerem em vantagem na área para finalizar depois de cruzamentos bem medidos (saidos dos pés de grandes jogadores).

Lisandro falhou oportunidade soberana para sentenciar o jogo e ele próprio sabe, melhor que ninguém, que não pode voltar a ter um momento daqueles num jogo da Liga dos Campeões onde os pormenores tudo decidem. Isso não apaga a sua enorme exibição.

Como houve muito mais aspectos positivos que negativos importa salientar alguns dos positivos.

Este Porto é uma equipa menos previsível ofensivamente do que a do ano passado. Consegue jogar num espaço muito mais curto, em 30-40 metros, sem se desarticular nem esticar muito em campo. Isto foi para mim, o que de mais importante ficou deste jogo. Aquela primeira meia hora deixa antever um Porto mais compacto, porque é mais fléxivel. Todos trabalham para todos. Na primeira meia hora pressionámos alto e como um bloco.

E foi por isso que voltei a gostar do Tomás Costa, numa altura em que as pernas faltavam em ambos os conjuntos, e com o Porto a pagar a factura daquela primeira meia hora avassaladora, o jogo “estendeu-se”. Aragonés assim o pretendia nos últimos 10 minutos. O jogo partiu, com o factor sorte a poder ditar (mais do que a qualidade das equipas) o resultado. Tomás Costa entrou para evitar que, com o jogo partido e o campo a “alongar-se”, os dois do miolo turco não distribuíssem jogo nem fizessem passes a rasgar a nossa defesa. E foi ele que ajudou Fernando nessa tarefa (e muito bem) quando a frescura já não existia. Para além disso ainda saiu a jogar 2 ou 3 vezes com clarividência.

Estes dois últimos jogos confirmaram que ganhámos uma equipa. Jogadores muito novos como Sapunaru, Rolando e Fernando foram lançados às feras e apesar dos arranhões sairam vivos e mais capazes. No seu primeiro clássico e no seu primeiro embate Europeu, Rolando e Fernando estiveram quase irrepreensíveis e Sapunaru mostrou no lance do terceiro golo a sua capacidade competitiva. Bosingwa levou 3 anos para se fazer no lateral que hoje deslumbra a Europa.

Acabar o jogo com apenas 3 jogadores de campo (!) oriundos do plantel da época passada e apresentar este rendimento, é obra. E isso deve-se muito a Lucho. Pela primeira vez realizou uma verdadeira pré-época e o resultado está á vista.

Há obviamente muito a melhorar, mas esta equipa tem uma margem de progressão enorme e tem tudo para ser uma equipa muito sólida e compacta.

Sobre o público do Dragão não há muito mais a dizer do que já foi dito. Seria uma discussão para dissertações e teses sociológicas. O comportamento dos públicos no futebol tem muito a ver com factores sociais e com a cultura dos povos. O ambiente nos estádios portugueses é, na generalidade, assim para o pobre. Não fossem os Super Dragões e os funerais eram apoteóticos.

14 comentários:

  1. Completamente de acordo com o Soren, sobre tudo, com o conteudo sobre o Tomy!! Acho que temos ali um box-to-box, de enorme valor. Estou desejoso, de ver esta equipa mais rotinada, vai dar muito que falar..

    Força F.C.Portoooooooooooooooooo

    ResponderEliminar
  2. Gostei da abordagem e comentários ao jogo do Soren, embora haja ali um jogador que tem ainda um pouco a evoluir, o Sapunaru, que para mim é ainda irregular, mas se lhe derem tempo, quem sabe, pois temos de lembrar-nos que Jardel, Derlei e até Lisandro no 1º Ano nas Antas pareciam menos promissores. Quanto às restantes equipas na UEFA, tirando o Braga que é a minha cidade adoptada, fiquei agora a perceber que não era por terem umas equipas de sonho que nos queriam tirar o lugar na champions, pois eu pensava que o FCP ao ir à champions tiraria a oportunidade de benfiquistas e vimaranenses de se encontrarem na final da Champions 2008 / 2009. Mas pelos vistos com equipas da média baixa ( Porthsmout e Napoles) conseguiram uns pontitos na UEFa para daqui uns anos ficarem pela UEFA, pois tá claro...

    ResponderEliminar
  3. Subscrevo completamente o comentário do Soren. Grande resultado contra uma das 8 melhores equipas na champions da época passada.

    O Quaresma disse que ia embora para não ser mais assobiado. Dada a amostra deste jogo se calhar vamos ter mais do mesmo. A equipa da última época foi campeã contra tudo e contra todos. A desta época parece que vai ter de jogar contra os adeptos. Se as equipas portuguesas não têm bons resultados nas competições europeias a culpa é em parte da falta de apoio das bancadas. Se é para assobiarem mais vale a pena ficarem em casa. Não fazem falta no estádio.

    ResponderEliminar
  4. senhor joão ribas :

    nem vou comentar o seu post, porque não me interessa continuar discussoes.

    só dois pontos :

    o fucile marcou um golo de penalti. trata-se de um comportamento a "não abuses da sorte". penso que o comportamento do lizandro a falhar o lance nao foi de "não abuses da sorte", o lisandro falhou por que falhou, errou. nao percebo, e se calhar como tu nao percebes no teu caso, eu nao percebo por que haveria de mostrar o punho. sobre o futuro, e se o fucile for titular no proximo jogo ? sabes que ele nao jogou neste por que estava castigado, certo ?

    sobre a historia dos mancos, pois claro que nao disse, mas eu posso responder a outras pessoas no mesmo comentario, ou tenho que responder só a si ? se for ver, o senhor nao o disse, mas houve quem o tenha dito.

    sobre virgem ofendida , se faz favor, ou é novato , ou então via que criticas já eu fiz muitas.

    ResponderEliminar
  5. Soren,
    Estou de acordo com o teu comentário.
    Relativamente ao Sapunaru, o seu defeito é a falta de velocidade, que o impede de acompanhar o adversário convenientemente, mas a qualidade está lá!
    O bentez não é tão mau como o pintam, mas tem algumas dificuldades quando está sob pressão, daí que ao assobiarem-no ,mais enervado fica.
    Agora assobiar por assobiar, já é um hábito desagradável.
    Pede-se á claque que puxe mais pelo clube,pois neste jogo, estiveram muito pouco interventivos, excepto apos os golos e no final do encontro.

    ResponderEliminar
  6. Sobre o publico ou os publicos:

    Lembro-me do ambiente nas Antas ser diferente daquele que agora vai no Dragao. O publico "fez-se snob".
    Esta maneira de viver as coisas com a contençao desmedida para o positivo e a abertura doentia para o negativo é degradante.
    Ha a ideia que o Sr. Dr. nao pode berrar pelos jogadores mas dizer mal ja pode.

    Nao ha canticos generalizados, as pessoas nao estao unidas. Nao vao ao futebol participar numa festa em conjunto vao a titulo individual.

    O hino do Porto passa nos altifalantes, nao ha organizaçao a cantar, a letra nao passa nos ecrans e as pessoas estao desligadas. Falam sobre outra coisa qualquer, alheadas de algo que deveria ser o mote para o inicio de um ambiente unico. Falta identidade? Nao sei.

    O que sei é que am Anfield isso seria impossivel.

    Ha uma relaçao directa entre a evoluçao da cidade e o ambiente no estadio. Mas isto daria pano para mangas.

    ResponderEliminar
  7. Louro, ja percebi que muita gente anda a zurzir nas orelhas do Sapunaru.
    Os grandes laterais levam tempo a fazer. Quantas asneiras nao fez o Bosingwa até atingir o nivel que hoje atingiu? Lembro-me do golo do Chelsea no Dragao ha 2 anos que resultou de um esquecimento do Bosingwa no acompanhamento do seu adversario directo. E o Bosingwa é por ventura, o lateral mais rapido do mundo.

    Sapunaru, Fernando, Rolando, Tomas Costa, Hulk, Guarin. Tudo putos!
    Experiencia quase nula. Entao na Liga dos Campeoes é zero! Mas até é zero para outros mais experientes como o Benitez. O proprio Rodriguez é ainda muito inexperiente nestas andanças e muito novo.

    Dai a contençao nas palavras do treinador quando se fala em objectivos europeus. Esta equipa é para atacar a Champions? Pode ser, mas nao este ano. So se evoluçao for uma coisa do outro mundo.
    Mas ha quem ache que a assobiar é que la vamos.
    Nao houve egoismos nem excessos de individualismo. Todos deram o maximo. Assobiar porque?

    ResponderEliminar
  8. Ainda não vi aqui ninguém que explicasse porque é que assobia?

    É que eu não os queria mandar todos para o caralho e apelidá-los de mentecaptos sem perceber...

    ResponderEliminar
  9. Soren,
    Eu não o conheço mas penso que gostaria muito de falar sobre futebol e principalmente sobre o nosso clube, pois concordo plenamente com as suas ideias tanto no post como agora nos comentários.
    À que falar de futebol e sobretudo, gostar de futebol.
    O F.C. Porto tem um bom punhado de jogadores jovens que ao longo desta temporada se vão transformar em mais uma boa equipa para nossa alegria.
    Quanto aos adeptos, o problema é que a maioria deles são adeptos de vitórias e não do clube. Ou seja são do Porto porque o Porto é quem está na mó de cima.
    Em Portugal sempre foi assim, as pessoas apoiam a equipa que ganha, o mesmo se pode vêr com a nossa selecção, Só se apoia agora porque está a fazer bons resultados, pois à 15/20 atrás ninguém gostava da selecção.

    SAUDAÇÕES PORTISTAS

    ResponderEliminar
  10. Hugo,
    Nunca tinha visto as coisas por esse prisma.
    Mas é bem capaz de ser isso mesmo. As pessoas sao de quem ganha. Eu, sendo ainda novo, comecei a ser do Porto quando ir ganhar à Luz era quase um milagre e quando ir a uma final europeia era um sonho impossivel de atingir.

    Lembro-me ver jogos nas Antas com o Milao, em que o publico berrava do principio ao fim e quando sofriamos um golo o inferno das Antas começava num grito de incentivo à equipa para uma recuperaçao que quase sempre acontecia.

    Hoje é sem duvida muito diferente. Comodismo e snobismo a mais. Sem tirar nem por. E cultura de futebol? Qual é?

    Basta ver videos do apoio dos adeptos do PSV nesta joranada em perderam em casa com o Atlético de Madrid por 0-3 e ficamos esclarecidos.

    ResponderEliminar
  11. Parabens Soren. Aqui está um comentário de alguém que vivendo o seu portismo com a paixão de todos os outros, é capaz de fazer uma análise racional, quer do jogo, quer da equipa e do seu enorme potencial.
    Estou completamente de acordo que esta equipa tem uma grande margem de progressão, e ao contrário de alguns portistas, acho que o Professor Jesualdo é o treinador indicado para a conduzir a patamares de rendimento que nos permitirá sonhar.
    Espero é que os assobiadores percebam que não é assim que vamos lá. Há gente naquele estádio que não percebe o significado da palavra adepto.

    ResponderEliminar
  12. Iori, em ambos os casos que discutimos, do Licha e do Fucile, passou-se exactamente o mesmo - desleixo. Se a tua interpretação não é essa, então aí está a razão de não estarmos de acordo relativamente ao diferente comportamento do Jesualdo nos dois casos. Engraçado, é que que não me viste aqui dizer se preferia que o JF cerrase os punhos ou discutisse isso fora dos "holofotes" em ambos os casos. O que defendo é a igualdade de tratamento para com todos os elementos do Grupo de Trabalho.

    Quanto à questão do Fucile que levantei, acho que fui bem claro. De facto, como eu referi, ele esteve afastado das opções iniciais até ao jogo da Luz! Óbvio que sei que o Uruguaio teve de cumprir 1 jogo de castigo, pela expulsão diante do Shalke ;)

    Por fim, falo sobre os Assobios à Equipa. Não concordo com isso, mas fico muito aborrecido de ver toda gente preocupada com isso. Devia toda a gente era estar preocupada com o facto de total ar de «novo riquismo» que se goza no nosso Estádio! Daí eu sempre referir das saudades que tenho das Antas, daqueles jogos à chuva, de pé, onde 20.000 Almas faziam muito mais barulho que os 55.000 que por vezes esgotam o nosso Dragão... Nas Antas, quando a Equipa eventualmente «passeava» no relvado, o "Tribunal" sempre lhe dava a devida reprimendas, mas era tão poucas vezes que tal acontecia, derivado do constante apoio que não deixava nunca os jogadores "adormecerem". Essa é a grande diferença, a falta de apoio que estes novo Público que vai ao Dragão não dá à Equipa durante os jogos.
    Por isso, gostava de saber daqueles que tanto criticam os Assobiadores, quantos sentem que puxam, cantam e tentam "fazer o seu trabalho" na bancada em prol da Equipa. Até nas reacções aos cânticos «Anti-Mouros» se nota esse Snobismo puro... Simplesmente horrível jogar em casa. Felizmente, sempre que o nosso Clube vai fora, esse apoio faz-se notar bem mais que no Dragão...

    PS - Estou para ver amanhã, em Vila do Conde, à chuvinha, quantos vamos lá estar...

    ResponderEliminar