14 setembro 2011

Este homem é um Míster, carago!

Retiro do Maisfutebol, que merece a referência total e só sublinho duas ou três passagens que tudo resumem do jogo de futebol, do papel do treinador, enquanto desmascara parolos que dão ênfase à táctica e falam como se fossem treinadores:

«O meu papel é não estragar o talento que tenho em mãos»
Vítor Pereira sintetiza qual é, para si, a missão de um treinador: conduzir jogadores e deixá-los crescer.

Por João Tiago Figueiredo2011-09-13 23:15h
«Treinar é uma descoberta constante. Eu não me iludo com o táctico, julgo que treinar é conduzir jogadores. Quem vai dar a dinâmica são os jogadores, são eles que promovem o modelo do jogo. É algo que vai acontecendo, são os jogadores que nos levam para um caminho de posse ou de transições. Eu não acredito em «futebóis» em que o treinador assume o papel fundamental. Acredito no talento dos jogadores e que quanto mais qualidade tivermos e se o treino estiver à altura da qualidade deles, eles próprios vão à procura do jogo em que se sentem mais confortáveis e mais acreditam. Se eles não acreditarem é o treinador que está a impor e se o treinador impõe é o jogo do treinador e não o jogo dos jogadores.»
[Qual o sector que está melhor?] «O meu conceito de jogo é colectivo, não é sectorial. Evoluímos como equipa, não é o sector A, B ou C que está melhor ou pior...Temos de ter consciência que estamos numa fase prematura, inicial, mas estamos a crescer para dominarmos mais e sermos mais agressivos. Agora, não consigo dizer se será contra o Feirense, se será no próximo jogo da Liga dos Campeões. Não sei dizer se a criança já caminha ou corre aos dois ou aos três meses.»

[Sobre James Rodríguez]: «O James tem um talento muito grande e vai ser um futebolista de nível mundial. Mas é ainda um menino que está a crescer e que tem um talento acima da média. Temos muitos jogadores de qualidade. O meu papel é não estragar o talento que tenho em mãos e deixá-los desfrutar do jogo e crescer como equipa, sem muitas amarras tácticas. Espero não estragar o talento que tenho em mãos.»

3 comentários:

  1. Caro Zé Luís:Só o prazer de denunciar lampiões encapotados me trás novamente a lhe pedir que se investigue a corja encornada que se esconde sob o manto de outros clubes na lista dos VINTE candidatos da liga à assembleia eleitoral para a eleição da direcção,arbitragem,disciplina,pois a auto-proclamada "gente séria" está a trabalhar à descarada!!O bandalho do pragal colaço representa o atlético,o olhanense é "representado"pelo doente e ex jogador dos encornados carlos deus(já têm o jesus)pereira e quantos mais???vamos lá todos catar e denunciar a quadrilha.A lista veio publicada em
    Porto, 08 set (Lusa) - O Conselho de Presidentes da Liga de Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), reunido hoje no Porto, elegeu os 20 clubes que indicarão delegados à Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol.

    A cimeira dos dirigentes aprovou uma lista única, com 12 emblemas da Liga principal e oito da Liga de Honra, que será sufragada em assembleia geral extraordinária do organismo que gere o futebol profissional, a 14 de setembro.

    Constam dessa lista, Paços de Ferreira, Beira-Mar, Feirense, Rio Ave, Académica, Olhanense, Guimarães, Marítimo, Setúbal, Gil Vicente, Sporting e União de Leiria, da Liga, e Oliveirense, Freamunde, Aves, Moreirense, Naval, Trofense, Belenenses e Atlético, da Liga de Honra.


    e os nomes em:
    http://1.bp.blogspot.com/-XeOOngYAz-g/TnCvHWG9lbI/AAAAAAAAOqU/n_Usbudk1rc/s1600/Digitalizar0014.jpg

    Vamos ao trabalho e cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Silver(io), não me incomoda isso aí e até percebo pouco do assunto, são normais os jogos de bastidores, e legais, e decerto o FC Porto não anda a dormir.

    Isso dos delegados interessa pouco. Para já há 2 candidatos.

    Se aparecer mais um de última hora, o careca de Sintra que não faz um corno e em quem nem o benfas confia, ou o gomes da liga que terá o beneplácito da maioria dos profissionais, depois vê-se.

    Se não aparecer ninguém ganha o Girafa, e nem o PdC se incomoda.

    Se avançar o gomes da Liga, ganha ele e fica tudo na maior.

    No problem.

    Não se pode perder tempo com ninharias.

    De resto, se quisesse aprender alguma coisa, esse link não funciona.

    Fico com o pouco que sei e o mínimo que importa ao FC Porto.

    Tranquilo.

    ResponderEliminar
  3. É mesmo um mister! E é destes misters que o nosso clube precisa de ter sempre no banco... depois de 4 épocas comandados pela antítese do que este mister aqui afirma, é uma alegria, um orgulho e um alivio ver a equipa dirigida do modo que tem vindo a ser desde a época passada!

    ResponderEliminar